Page 1

1

Blog: revistaunika.blogspot.com

Site: www.revistaunika.com.br

Ano 8 Nº 30 - Distrito Federal e Estado de Goiás - 2012- R$ 5,00 Não concluiu seu abjetivo? Talvez não tenha acreditado o suficiente.

Carlos Peixoto

Nesta Edição Matérias Sobre: Saúde, Beleza e Estética, Eventos Sociais e Mais.

‘Transplantes de coração’

Distrito Federal é líder nacional.

Olavo da Drogaria Central Falando de suas pretenções

Geraldo Messias

Faz obras movimentar Águas Lindas de Goiás

Goiás investe R$ 500 milhões

em saneamento no Entorno do Distrito Federal

Hildo do Candango

E suas ações na Assembleia Legislativa


2


Editorial Dra. Beatriz Franco Pág. 08

Do Editor Meu caro leitor, para iniciar gostaria de fazer uma pergunta, se você não acredita em si próprio, quem mais pode acreditar? Muitas vezes deparo com pessoas reclamando, cultivando sentimentos de impotência perante a vida: “meu chefe não me deixa crescer”, “nada dá certo para mim”, “tudo é muito difícil”... Meu caro, a autoestima é a avaliação que cada indivíduo faz de si mesmo. Dependendo de como nos auto avaliamos, seremos mais ou menos capazes de desenvolver uma vida que tende à felicidade e à realização das metas, a que nos propusemos. Com baixo amorpróprio, as pessoas se tornam inseguras, sujeitas a objetivos impostos por outros, sensíveis às críticas e pessimismos. Em minha caminhada, como comunicador tenho observado inúmeros profissionais talentosos, mas que se anulam diante de oportunidades ou que se fragilizam perante qualquer crítica, guardando para si, excelentes ideias e energia de realização, simplesmente por não confiarem neles mesmos. Acabam cultivando sentimentos de impotência perante a vida. Na vida ou no trabalho, você precisa colocar-se como protagonista e não como vítima da própria história. Você poderá ter chefes difíceis ou empresas que não lhe oferecem o que busca, mas seja qual for a situação, você sempre terá o livre-arbítrio de fazer escolhas, de estar ou não em determinada empresa ou de interagir com as pessoas de forma diferente e, portanto, com resultados diferentes. Só a experiência não garante o sucesso profissional. A autoestima é tão importante quanto os conhecimentos e as habilidades. Ela ajuda em sua vida profissional e faz com que o seu trabalho renda mais. O mercado de trabalho está em constante mudança e não se pode ficar parado em sua zona de conforto. Deve-se querer sempre crescer no âmbito profissional, acreditando sempre que o amanhã será melhor de que o hoje. Cuidado apenas, para que as pessoas não confundam seu otimismo com arrogância. Use a sua inteligência emocional para expor suas ideias de maneira que não pareça que você sabe tudo. Respeite sempre a opinião dos outros, pois todos têm sempre mais o que aprender. Aguardamos críticas, sugestões e estamos a sua disposição. Um grande abraço e até a próxima. Carlos Peixoto

3

Transplante de coração

Aborto aprovado

Pág. 34

Pág. 20

Pro Contabil .................................................................> Pág. 04 São Lucas Mat. de Construção ....................................> Pág. 05 Instituto Axioma ............................................................> Pág. 06 Marques Paiva..............................................................> Pág. 07 Dra. Beatriz Franco.......................................................> Pág. 08 Everaldo Veículos ........................................................> Pág. 09 12 Sintomas de Gravidez..............................................> Pág. 10 Olavo da Drogaria Central.............................................> Pág. 11 Genivaldo Silva..............................................................> Pág. 12 Evandro do Cetep.........................................................> Pág. 13 Feliz Aniversário............................................................> Pág. 17 Trabalho e Perseverança..............................................> Pág. 18 Colégio Selectus...........................................................> Pág. 19 Mais uma escola para Águas Lindas............................> Pág. 20 Aprendendo a dirigir......................................................> Pág. 21 Giva Felipe....................................................................> Pág. 23 Dep. Hildo do Candango...............................................> Pág. 26 Águas Lindas Shopping................................................> Pág. 27 Pizzaria Framozo..........................................................> Pág. 29 Restaurante Comunitário..............................................> Pág. 30 Abuso sexual.................................................................> Pág. 32 Uma cidade em obras...................................................> Pág. 33 Transplante de coração.................................................> Pág. 34 O aborto é aprovado.....................................................> Pág. 40 Minha primeira empresa................................................> Pág. 45

Capa

Olavo Barbosa, Aline Alves e Letícia Olavo Barbosa, popularmente conhecido como Olavo da Drogaria Central. Um jovem natural de Crateús no Ceará, casado, pai de uma filha, chegou a Águas Lindas em 1996, e desde então atua no ramo de farmácia, podendo ser considerado um pioneiro do ramo no município, lembrando que a Drogaria Central foi à primeira farmácia, a trazer o medicamento genérico, ajudando assim, a população ter remédios mais barato e com a mesma qualidade. Olavo é uma pessoa humilde, carismática de costumes simples, uma pessoa que está sempre pronto para ajudar, em especial, quem o procura com alguma dificuldade na área de farmácia. VOCÊ TAMBÉM PODE SER CAPA ÚNIKA (61) 3618 7669 - 8425 2404 - 9191 1487 - 9608 8777

Expediente

Diretor Responsável: Carlos Peixoto - DRT/DF 8507- Filiado a FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas. E-mail: contatounika@brturbo.com.br / revistaunika@brturbo.com.br Sites: www.revistaunika.com.br / www.revistaunika.blogspot.com Diag, e Projeto Gráfico: Domingos Ferreira - Direção de Artes: UNIKA Comunicação - Secretária: Marilei de Sousa Fotografia: UNIKA Comunicação, Beto Castanheiro e Fujioka. - Circulação: Estado de Goiás e Distrito Federal Tel: (61) 3618 7669 / 8425 2404 Administração e Redação: Quadra 08 Lt. 03 Camping Clube – Águas Lindas/GO CEP: 72910 000 Revista ÚNIKA é Marca Registrada - Publicação de Unika Comunicaçao Marketing e Publicidade Ltda.

Os colaboradores não possuem qualquer vínculos empregatício com a revista. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam, necessariamente, opinião dos editores da revista.


4

Contabilidade

Procontábil - Contabilidade Falando um pouco de Controle Interno

Aline Deusdete

A função do controle está intimamente ligada às demais funções do processo administrativo. O planejamento, a organização e a direção repercutem intensamente nas atividades de controle da ação empresarial, propiciando a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial, obtidas através do planejamento, da organização e da direção. A palavra “controle” tem muitas conotações, e seu significado depende da função específica em que é aplicada. Desse modo ela pode ser entendida como a função administrativa que compõe ou faz parte do processo administrativo, e que antecede como meio de regulação utilizados por um indivíduo ou empresa. Como certas tarefas que um “controller”

aplica em uma empresa para acompanhar e balizar o seu desempenho e orientar decisões, como a função restritiva de um sistema para manter os participantes dentro dos padrões desejados e evitar qualquer desvio, pode ainda apresentar várias conotações como: conferir ou verificar, regular, comparar com um padrão, exercer atividade sobre alguém. Para Attie (1998, p.111): O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração.

Registros e Baixas de Empresas, Alterações, Impostos de Renda, Consultoria Contábil.

15 Anos em Águas Lindas, 20 Anos de Bons Serviços A Satisfação de nossa empresa, é cuidar da sua.

(61) 3613 1373


5

Vendendo qualidade pelo menor preço A ordem é não perder negócio, mesmo que para isso tenha que baixar ainda mais os preços. Venha conferir!

DO BÁSICO AO ACABAMENTO - ENTREGA RÁPIDA EM TODA A CIDADE.

NOS FAÇA UMA VISITA E CONFIRA NOSSAS PROMOÇÕES. Jesus Cristo é o motivo do nosso sucesso!

Fone: (61) 3613 1900 QUADRA 26 - LOTE 04/05 - JD. BARRAGEM - ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS - GO


6

Jurídico

Para ter uma carreira de sucesso, você precisa de 3 coisas: A melhor Instituição, os melhores professores e acertar na escolha. As duas primeiras nós já temos. Faça Pós no Instituto Axioma. Matrículas abertas para o 2º semestre 2012. Venha e saiba mais. VOCÊ ENTRE OS MELHORES!

CURSOS: *PÓS-GRADUAÇÃO

PSICOLOGIA COM ÊNFASE NO ENSINO ESPECIAL /INCLUSÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO PARA SURDOS / LIBRAS RECURSOS HUMANOS INSPEÇÃO ESCOLAR

*CAPACITAÇÃO

Em breve: O LÚDICO NA APRENDISAGEM LIBRAS BÁSICO ALFABETIZAÇÃO EM LIBRAS CÁLCULOS TRABALHISTAS

*PROFISSIONALIZANTES TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO Em breve: BRIGADISTA E SOCORRISTA

Sobre direção da Professora Eliane Paiva, o Instituto Axioma vem crescendo a cada ano, através de uma política de ensino-aprendizagem que preza pela qualidade educacional e pela aquisição de conhecimentos através do desenvolvimento da pesquisa científica, estimulando seus alunos à formação de um censo crítico e de um caráter humanístico.

61 3613 9422 As margem da BR 070 - Qd. 43 - Conj. B - Lote 36 - Salas de 01 a 05 - Águas Lindas de Goiás - GO


Beleza & Estética

7

História de Sucesso

Marques Paiva - Um vencedor Muitas são as definições que encontramos por aí sobre sucesso profissional, mas a verdade é que cada um de nós sabemos exatamente quando e como nos sentimos vitoriosos. Em Águas Lindas de Goiás, quando se fala em sucesso profissional, imaginamos alguns empreendedores e dentre eles, o jovem Cearense Marques Paiva, um profissional que conquistou o reconhecimento e a admiração do público aguaslindense, como profissional e como ser humano. Marques é formado nos melhores institutos de formação para cabeleireiro em Brasília e São Paulo. Os estúdios, que levam seu nome Marques Paiva, Cabelo e Maquiagem, são hoje destaques, sendo considerado, dos melhores salões de beleza no município. Segundo Marques, algumas pessoas conseguem fama, outros conseguem sucesso,

mas obter ambos e manter a tradição é para poucos. Há seis anos a primeira unidade do estúdio Marques Paiva foi fundada em Águas Lindas, os anos se passaram e o sucesso continuou crescendo. Estamos cientes que estamos vivendo um ano eleitoral, o destino de Águas Lindas politicamente falando, pode mudar ou continuar, o povo vai escolher qual é a melhor opção. Enquanto conversávamos, perguntei para Marques Paiva qual é sua visão politica em Águas Lindas, ele disse que nos anos anteriores tem acompanhado de longe a movimentação politica da cidade, mas que, pretende em 2012 colocar seu nome a disposição do povo em uma candidatura. “É só uma pretensão, não sei se concretiza, gosto de fazer política, tenho recebido muito apoio a esse respeito, vamos esperar o tempo certo, trabalhar muito e ver o resultado” Conclui Marques.

Sempre que pode, Marques Paiva e sua equipe está fazendo Ações Sociais para ajudar os menos favorecidos, são pessoas que não pode ir ao salão pagar pelos serviços. O último evento aconteceu no dia 15 de abril de 2012, no Jardim Barragem 2, na Igreja Cristo vem, uma ação que reuniu uma média de 400 pessoas. “Ação: Beleza, Saúde e Cidadania”.

Quadra 108 - Lote 05 - Cidade Jardim - Águas Lindas de Goiás / GO


8

Odontologia

Dra. Beatriz Franco

Fala de verdades e mitos sobre a odontologia

CREME DENTAL CLAREADOR FUNCIONA? - MITO. Ele faz apenas uma limpeza da superfície, o que dá a falsa impressão de dentes mais claros. No entanto, é preciso ter cuidado com esse tipo de pasta: ela pode ser utilizada como um complemento às técnicas de clareamento para manter o resultado conquistado por seu dentista. Mas podem trazer prejuízos a estrutura do esmalte dos dentes, devido a sua abrasividade.

CHUPAR LIMÃO DESGASTA O DENTE? - VERDADE. A acidez do limão pode corroer o esmalte. Quem tem esse costume- e coloca em prática em média de três a quatro vezes ao dia – pode vir a apresentar desgaste com o passar do tempo. Se você é fã somente da limonada, pode ficar tranquila. Ainda que tome o suco diariamente, dificilmente irá estragar o esmalte. Lembrando que após o consumo, a boca deverá ser higienizada.

ANTIBIÓTICO DEIXA O SORRISO AMARELADO? - MITO. Quando os dentes já estão formados, não há como a ingestão deste medicamento provocar manchas. A origem deste mito tem fundamento: antigamente, era comum os médicos receitarem tetraciclina para crianças com as amídalas inflamadas, o que alterava a coloração dos dentinhos em formação.

BICARBONATO DEIXA TUDO BRANQUINHO? - MENTIRA. Você pode até ter a sensação de que seus dentes estão mais claros. Mas na verdade, esse produto só faz uma limpeza superficial. Como retira a sujeita de cima, a pessoa tem a falsa impressão de que o sorriso está mais branco, porém não houve clareamento real, somente um clareamento superficial.

Dra. Beatriz Franco

MASCAR CHICLETE ACABA COM O MAU HÁLITO? - MENTIRA. Quem já tentou

essa artimanha sabe que o sucesso é temporário. Na hora você pode até sentir um alívio pelo aroma que a goma de mascar oferece, mas quando a real causa não é devidamente tratada, odor desagradável volta logo depois.

ESCOVA DURA LIMPA MELHOR? - MENTIRA. Você já deve até estar com o discurso pronto: quando higieniza os dentes com outro tipo de escova não sente limpar. Além de machucar a gengiva por causa do atrito, as cerdas nada macias – junto à força empregada- representam riscos ao esmalte e aumentam a sensibilidade dos dentes.

Cuidando dos seus dentes e do seu sorriso Atendemos adultos e crianças!

Cirurgias, Raios-X, Próteses, Restaurações, Periodontia, Canal (endodontia) Aparelho Ortodôntico, Estética/Clareamento, Implantes, Aplicação de Fluor .

Temos Convênios Com: IPASGO e Rede UNNA

Dra. Beatriz Franco CRO-GO-4062 Pós-graduada em Ortodontia e Especialista em Implante Olivaldo Weiler - Protético - TPD-437

Ligue e Marque sua consulta:

3618-2844

Rua-10 Quadra-14 Lote-12 Jd-Brasília Águas Lindas Go


Política

9

Everaldo Veículos

Fala sobre a possibilidade de se candidatar a prefeito em Águas Lindas de Goiás Em meio à turbulência políticas que vive o município de Águas Lindas de Goiás, e em véspera de uma eleição para prefeito e vereadores, despontam vários candidatos tanto para o Legislativo como para o Executivo Municipal. Alguns nomes são destaque, outros simplesmente alguém conhece. Em meio a esses nomes, um vem se destacando, por já ser conhecido, já participou de outras campanhas, tem um bom relacionamento com o comércio, é empresário, e há muito tempo reside no município. Estamos falando do empresário Everaldo Ramiro, popularmente conhecido como Everaldo Veículos. Em uma recente conversa com nossa equipe, veja o que responde Everaldo sobre uma provável candidatura a prefeito em Águas Lindas de Goiás. Ha comentários de que o senhor será candidato a prefeito em Águas Lindas, o senhor confirma, há essa pretensão? Na política muita coisa pode acontecer, eu estou à disposição do partido, gosto da política, gosto de ajudar as pessoas, ainda estou analisando uma candidatura, só sei dizer que se eu for prefeito acredito que, com minha força de vontade, vou trabalhar muito para oferecer a esse povo uma boa qualidade de vida. O senhor é um empresário bem sucedido, porque almeja a pasta majoritária do Executivo Municipal? Veja bem, é justamente por ser empresário que sei o quanto é difícil tocar uma empresa nesse município, já melhorou muito de alguns anos para cá, mas ainda tem muito por fazer. É preciso trabalhar uma política de incentivo paras as empresas, em especial para as micros e pequenas empresas que muitas vezes, se

perdem por não ter se quer, conhecimento de como buscar um financiamento. É preciso oferecer a esses empresários no mínimo uma assessoria. O senhor é da base aliada do atual prefeito, em uma provável candidatura sua, como será? Sim, sou da base aliada da atual gestão, tenho conversado com o prefeito, e ele sabe da minha pretensão, como disse estou à disposição do povo pode ser que faço uma parceria com o atual prefeito, estamos conversando e política é isso, se por ventura comungar dos mesmos ideais para a próxima gestão, por que não andarmos juntos? Sabemos que um dos grandes problemas de Águas Lindas hoje é a falta de emprego, se por ventura fosse eleito a prefeito de Águas Lindas, o que faria para amenizar esse problema? Como eu disse a partir do momento

que você dar incentivo a uma empresa, ela automaticamente gera empregos. Eu praticaria uma política de incentivo empresarial, em primeiro lugar com as empresas que já estão aqui, e buscaria novos investidores, quem sabe até trabalharia a ideia do polo industrial no município que tanto foi falado e não concluído. Qual a mensagem que o senhor deixa a população de Águas Lindas? Que continuem acreditando, Águas Lindas é uma cidade promissora, formada por pessoas honestas e trabalhadoras, pessoas que sonham com uma melhor qualidade de vida, com melhor sistema de saúde e educação. Continuem acreditando, pois, dias melhores virão.

Fone: {61} 3613 6251 - Jd. Querência e Jd. Brasília - Águas Lindas de Goiás


10

Dicas

12 sintomas da gravidez

Enjoos, inchaço nos seios e aumento da frequência urinária são alguns dos sinais, mas nem sempre indicam a ocorrência da gestação. Muitos dos sintomas da gravidez podem ser facilmente confundidos com outras condições. “Não existe um sintoma específico da gravidez. Eles são sugestivos”, afirma Eduardo Cordioli, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein. Ou seja: estes sintomas sugerem algum outro estado do corpo, não necessariamente uma gestação. Não é incomum, também, estar grávida e confundir os sintomas com tensão prémenstrual. “Os primeiros sintomas podem começar a aparecer a partir de uma semana antes da menstruação”, afirma a ginecologista e obstetra Denise Coimbra. O atraso menstrual costuma ser o ponto de partida. A partir dele, a mulher nota outras reações, como inchaço e dor nos seios, leves cólicas no baixo ventre e enjoos, entre outros sintomas comuns, listados abaixo. Mas a confirmação de uma gravidez só pode ser feita com um exame adequado, indicado por seu médico. “A mulher deve procurar um ginecologista para entender o que está acontecendo com o seu corpo”, recomenda João Antonio Dias Junior, médico do Centro de Reprodução do Hospital Sírio Libanês. 1. Atraso menstrual - Por que acontece? O organismo interrompe a menstruação a fim de preparar o útero para o feto. O atraso menstrual nem sempre indica gravidez. Também pode ser sintoma de alterações hormonais, estresse e perda ou ganho de peso. 2. Inchaço e dores nos seios - Por que acontece? O corpo passa a produzir hormônios que irão estimular a produção de leite. Também é um sintoma precoce. O inchaço e as dores nos seios nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de TPM e alterações hormonais em função do uso de pílulas anticoncepcionais. 3. Aumento da frequência urinária Por que acontece? É resultado da ação da progesterona no corpo e da pressão exercida pelo útero sobre a bexiga. O aumento da frequência urinária nem sempre indica gravidez. Também pode ser sintoma de infecção urinária (quando acompanhada de dor), uso de medicamentos diuréticos e diabetes. 4. Cólicas - Por que acontece? O útero está se adaptando para abrigar o embrião. Algumas mulheres ignoram este sintoma, já que ele pode ser associado à menstruação. Cólicas nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de menstru-

ação e infecções intestinais, entre outros. 5. Sangramento - Por que acontece? É resultado da implantação do embrião no útero. Pode passar despercebido para algumas mulheres, principalmente se for leve. O sangramento nem sempre indica gravidez. Também pode ser sintoma de menstruação, ferimento interno, infecção ou alterações hormonais. 6. Escurecimento dos mamilos Por que acontece? Devido à ação dos hormônios que mantêm a gestação. O escurecimento dos mamilos nem sempre indica gravidez. Também pode ser sintoma de disfunção hormonal. 7. Náuseas e enjoos - Por que acontece? Está relacionado às alterações de olfato e paladar comuns durante a gestação, além da questão hormonal. Algumas mulheres podem se sentir enjoadas nas primeiras semanas após a concepção, enquanto outras só sentem este sintoma após o terceiro mês de gravidez. Náuseas e enjoos nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de intoxicação alimentar, viroses, infecções bacterianas, entre outros. 8. Fadiga e cansaço - Por que acontece? Devido às alterações hormonais no corpo, como o aumento do hormônio progesterona, responsável pela manutenção da gravidez.

Fadiga e cansaço nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de estresse, exaustão, resfriado ou gripe. 9. Desejos diferentes - Por que acontece? Os hormônios também são responsáveis por desejos de determinados alimentos – e aversão por outros – ao longo da gravidez. Pode também indicar a necessidade de repor algum nutriente em falta no corpo da mulher. Desejos ou aversão por alimento nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de TPM, ansiedade e falta de nutrientes, entre outros. 10. Dores de cabeça - Por que acontece? O fluxo sanguíneo passa a ser mais intenso no período da gestação. Dores de cabeça nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de TPM, exaustão, resfriados ou gripes, entre outras doenças. 11. Variações de humor - Por que acontece? Os hormônios, que preparam o corpo para o desenvolvimento do bebê, também provocam as alterações de humor. Variações de humor nem sempre indicam gravidez. Também pode ser sintomas de TPM, estresse, desgaste físico e mental, problemas psicológicos. 12. Tonturas e desmaios - Por que acontece? Durante os primeiros meses de gravidez, a pressão sanguínea da mulher pode cair. Este não é um sintoma frequente. Tonturas e desmaios nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de pressão baixa, hipoglicemia e problemas cardiovasculares, entre outros. Fontes: Edilson Ogeda, do Hospital Samaritano de São Paulo; Eduardo Cordioli, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein; Denise Coimbra, ginecologista e obstetra; João Antonio Dias Junior, médico do Centro de Reprodução do Hospital Sírio Libanês.

EXPEDITO DA ELETRÔNICA

Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. “Dalai Lama” Caros amigos, creiam, pois dias melhores virão.

Contato: 61 3613-2297


Farmácia

11

Olavo da Drogaria Central Disse “Vi Águas Lindas nascer e crescer”.

Olavo Barbosa, popularmente conhecido como Olavo da Drogaria Central. Um jovem natural de Crateús no Ceará, casado, pai de uma filha, chegou a Águas Lindas em 1996, e desde então atua no ramo de farmácia, podendo ser considerado um pioneiro do ramo no município, lembrando que a Drogaria Central foi à primeira farmácia, a trazer o medicamento genérico, ajudando assim, a população ter remédios mais barato e com a mesma qualidade. Olavo é uma pessoa humilde, carismática de costumes simples, uma pessoa que está sempre pronto para ajudar, em especial, quem o procura com alguma dificuldade na área de farmácia. Em uma conversa com nossa equipe veja o que diz. Você é um empresário bem conceituado, conhecido pela população de Águas Lindas, alguma vez já pensou em entrar para a política? Bem, hoje como empresário faço minha parte, estou sempre presente nos eventos sociais da cidade, ajudando a desenvolver a cultura, sempre patrocino músicos, atletas, maratonistas, e outros, pois, acredito muito no seguimento cultural de nossa cidade, é uma área bastante promissora, com tendência de crescimento, basta acreditar e dar oportunidade para os jovens que serão o futuro. Tenho projetos a serem desenvolvidos, tanto para esporte, cultura e lazer como para outros seguimentos que melhore a qualidade de vida do povo. Ainda não tinha pensado em ser político, tive muitos convites às eleições passadas, mas nunca estive interessado. Você estar pensando em se candidatar a vereador, nas próximas eleições em Águas Lindas? Estou pensando, tenho conversado com meus amigos, meus familiares, meus clientes e tenho recebido muito apoio da população nesse sentido, me incentivando, esse ano ha uma possibilidade de eu me candidatar a vereador por Águas Lindas, estou otimista e se for à vontade de Deus, vou cumprir mais essa missão. Você já foi candidato ou já exerceu a

algum cargo público? Não, nunca exerci e nem fui candidato a nada, até porque durante esse tempo estava cuidando da minha empresa. Tenho sido questionado pelos meus amigos, meus clientes sobre ser candidato, estou analisando uma possível candidatura. O que você ver como prioridade em Águas Lindas hoje? O progresso chega dia a dia em Águas Lindas, eu vi esse município nascer e crescer. Tenho acompanhado seu desenvolvimento passo a passo, sabemos que a cidade, ainda é dormitório para muita gente, pois, não temos emprego para tanta gente, e vão procurar fora em especial no Distrito Federal. Acredito que isso irá mudar em breve, com a vinda de grandes empresas, como o Shopping, por exemplo, estão abrindo caminho para grandes indústrias e com isso gerar emprego para essa população. A geração de empregos é prioridade para o povo dessa cidade.

sabemos que não é fácil atender uma cidade com essa dimensão com os recursos que temos. É importante lembrar que os repasses para o município vem de acordo com o número de eleitores e não de habitantes, e infelizmente, mais da metade dos moradores de Águas Lindas, votam em suas cidades de origem ou no Distrito federal. Mas uma coisa é certa, o importante é não desistir, nunca deixe de acreditar, pois, as melhorias da nossa cidade esta chegando.

O que você considera como maior problema de Águas Lindas hoje? E o que pode ser feito? Sempre existirá um problema, uma cidade como Águas Lindas que cresce acima do normal, a população cresceu muito, e os recursos do município não pode acompanhar, as pessoas querem melhorias, mas

Qual a mensagem que você deixa a população? Assim como eu acreditei, vi também pessoas fortes e guerreiras acreditando e crescendo junto com essa cidade, te digo que Águas Lindas fará júri a seu nome, será a cidade mais linda, e melhor para se viver no entorno do Distrito Federal. É só acreditar.

Olavo Barbosa

As mais completas lojas de medicamentos e perfumaria da cidade Entrega rápida em toda região da cidade - Aplicação de injeção e nebulização grátis

Av. Central - Pérola II

Predatamos seu cheque para 30 e 60 dias


12

Oportunidade

Genivaldo Silva

do Bombeiro Particular Pretende ser candidato a vereador Com certeza você já deve ter ouvido falar dele, um homem honesto, trabalhador que assim como a maioria dos moradores de Águas Lindas, acredita em um futuro melhor para a população do município. Genivaldo Silva, mais conhecido como Genivaldo do Bombeiro Particular, reside no município desde 1994, é um dedicado pai de família e sempre que pode está envolvido em ações sociais, que ajuda os menos favorecidos.

GENIVALDO DO BOMBEIRO PARTICULAR, ACREDITA QUE UNIDOS SEMPRE SEREMOS MAIS FORTES. FAÇA PARTE DO NOSSO PROJETO.

Foi pensando na população aguaslindense, inclusive nos mais pobres, que Genilvaldo Silva juntamente com sua equipe, fundou o Bombeiro Particular, com pessoas organizadas, treinadas para atuar na área de segurança contra incêndio, pânico, abandono da edificação, bem como desenvolver e manter uma mentalidade prevencionista em qualquer estabelecimento. Segundo Genivaldo, sua equipe não tem hora, tanto faz durante o dia ou à noite, estão prontos para ajudar quem está precisando de um socorro. Genivaldo está preocupado com a qualidade de vida das pessoas de Águas Lindas, e acredita que o emprego, é o que mais dar dignidade a um pai de família. “É preciso que se faça alguma coisa para gerar empregos nesse município, a cidade tem muita gente desempregada, e as poucas que trabalham, tem que enfrentar ônibus lotado todo dia cedo para Brasília, deixando longe, seu lar e sua família”. Disse Genivaldo. Pensando assim, Genivaldo fundou também em Águas Lindas, o Balcão de Empregos, um serviço que tem como objetivo, auxiliar as empresas e a população no preenchimento de vagas com profissionais diferenciados. A função deste serviço é divulgar as vagas em aberto e os currículos de profis-

sionais cadastrados. Desta forma, também contribuindo para a evolução do comércio do município e para que as pessoas trabalhem mais perto de casa. Enquanto conversávamos, perguntei sobre pretensões política, ele disse que nunca foi candidato a nada, no que diz respeito a cargos públicos, mas que tem vontade e se tudo der certo será candidato a vereador nas próximas eleições. “Eu nunca pensei em ser político, muito menos em me candidatar, mas, tenho projetos para ajudar a desenvolver esse município, tenho conversado com muita gente, amigos, lideranças e tem me incentivado muito a tentar fazer esse trabalho no Legislativo municipal” Respondeu Genivaldo.

E-mail: balcaodeemprego10@gmail.com

CONTATO: GENIVALDO SILVA - DO BOMBEIRO PARTICULAR - (61) 9195 5549


Trabalho

13

Evandro do CETEP realizou uma grande reunião para discutir com lideranças municipais uma provável candidatura a vereador na próxima eleição em Águas Lindas de Goiás. As eleições de 2012 se aproximam, e os pré-candidatos mais organizados se movimentam para deixar tudo em ordem e não dar nada errado na hora de registrar suas candidaturas. É preciso analisar, para saber até onde é viável ser candidato, e é isso que vem fazendo um grande líder em Águas Lindas de Goiás, O professor Evandro do Cetep, um paraibano de Campina Grande, que ha quatro anos mora e trabalha em Águas Lindas. Segundo ele, essa cidade é como se fosse sua terra natal, aprendeu amar o jeito simples de ser das pessoas desse município, acredita que em breve se tornará a capital do Entorno do distrito Federal, ou seja, a melhor cidade para se viver e mais desenvolvida da região. Evandro pretende ser candidato a vereador, acreditando assim, que com sua experiência e com seus projetos na área da saúde, pode ajudar muito na formação de uma melhor qualidade de vida dessa população. No dia 21 de abril de 2012, o professor Evandro do CETEP e sua equipe, realizou na sede da escola CETEP, um almoço com amigos e várias lideranças municipais, para falar do seu trabalho junto o seguimento saúde em Águas Lindas e na oportunidade falou de suas pretenções políticas. O evento contou com muita gente otimista e animada.

Evandro Soares e Esposa Alexsandra da Silva

A escola CETEP, está com vagas abertas para os seguintes cursos:

*TÉCNICO EM ENFERMAGEM *AUXILIAR DE SAUDE BUCAL

VENHA NOS FAZER UMA VISITA, AO LADO DO SUP. TATICO

*QUALIFICAÇÃO EM IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA (Gesso Hospitalar) *CURSO AUXILIAR DE FARMÁCIA *QUALIFICAÇÃO EM NECROPSIA

Seja um profissional na área da saúde - Faça um curso profissionalizante na escola CETEP. Fone - (61)3618-1696


14

Flashes & Caras

A família em pose para revista ÚNIKA Júnior, Amanda, Dinando e Rosani.

Mais um flash, Dep. Hildo do Candango, Zitinho da Famácia, Solange e Aleandra.

Um look Esclusivo a dupla sertaneja, Dudú e Edú, a primeira dama Luzia e o prefeito Geraldo Messias.

Os empresários Expedito da Eletônica, Evandro do Cetep e Everaldo Veículos.

Flash de Revista Nayara Regina, Margarete e Jairo Noleto

Flash Special Fátima, Adão Barbosa, Paulo e Sidy Mendonça

O editor dessa Revista Carlos e Magna Peixoto.

O fotógrafo das elites Beto Castanheiro e Maria Heloide.

Empresários da Pizzaria Framozo Empresários da Odonto Franco Alexandre Carneiro e Márcia Regina. Dra. Beatriz Franco e Euler

Wilian da Silva e Aline Inácio.

Dayane e Marcos Corrëa

Vereador Rogemberg e Samara Barbosa.

Maiara e Naiane Borges

Os editores do Jornal Gazeta Valério Rocha e Yolanda Dias.

Robson e Cilene Siorote.

Flash da ÚNIKA

Empresário da Dragaria Popular Ricardo, Stethany Toledo e Vítor Hugo. Itamar e os sobrinhos.

Rafael Lopes e Maria do Rosário.

Sem Stréss Thaís, Júlia Lopes e Maria Helena

Geovane Felipe e Eliane Pires.

O empresário Francisco Escócio e as dançarinas da banda Delírius

Rucikelly Ferreira e Cristiane Mendes.

Empresários do Colégio Selectus José Maria e Dra. Terezinha Loiola.

Joaquim Ribeiro e Layana Marcela.

Cleitão Brasil e Amiga Daniela.


Uma loja completa

15

Especializada em roupas para academia. Com os melhores preços da cidade.

parcelamos suas compras no cartão Calça Jeans - Bermudas Jeans - Short Jeans - Saias Jeans - Blusas

Preparamos lindas peças para seu presente Em qualquer data importante, você não pode deixar passar em branco! O Jeans é sempre uma ótima opção para presentear e ser presenteado, versátil, agrada diferentes estilos, além de compor looks diversos com a mesma peça. A Zoute Jeans, te oferece variedades de compra para você agradar quem você ama.

Jardim Brasília Águas Lindas de Goiás - Fone: (61) 3618 5089 Jardim Pérola II Águas Lindas de Goiás (61) 3618 1255


16

Bolsa Futuro

Governador entrega cartões do Bolsa Futuro Entre os 52 municípios contemplados, Águas Lindas foi a primeira cidade a receber. Para manter o ritmo de desenvolvimento goiano acelerado, o Governo do Estado está investindo na qualificação da mão de obra. O governador Marconi Perillo entregou hoje os cartões a 52 beneficiários do Bolsa Futuro, que representavam os 52 municípios contemplados com o programa. Goiás vai investir R$ 600 milhões na capacitação de 500 mil pessoas até 2014. O evento foi no Centro Cultural Oscar Niemeyer. “O lançamento desse programa Bolsa Futuro representa a garantia de que o tripé do desenvolvimento será desencadeado pelo Governo de Goiás”, afirmou Perillo. Ele pontuou que esse desenvolvimento necessita de indústrias, serviços e comércio para gerar empregos. Precisa também de infraestrutura, asfalto, energia e saneamento básico. E, principalmente, carece da formação da mão de obra qualificada. “O que nós estamos fazendo aqui é garantir que os goianos terão a sua mão de obra qualificada, profissionalizada, para que os empregos que estamos trazendo para Goiás possam ser ocupados por pessoas daqui de Goiás”, comenta. Entre os 52 municípios contemplados, Águas Lindas de Goiás foi a primeira cidade a receber o cartão do Bal-

sa Futuro. Segundo o prefeito Geraldo Messias este é um programa que vem de encontro com uma das necessidades diretas da cidade, uma vez tem muita gente desempregada, justamente pela falta de capacitação. O chefe do Executivo frisou ainda que os dados demonstram a importância do Estado no cenário nacional. Segundo Marconi, nos três primeiros meses do ano Goiás foi o estado que mais cresceu na indústria e no PIB. No mês de abril ele foi o que mais cresceu na geração de empregos. “O maior crescimento relativo proporcional do Brasil foi o goiano e o quinto crescimento em termos absolutos”, explicou. A continuidade desse avanço somente é possível com a ampliação da mão de obra especializada goiana. É nesse ponto que entra o Bolsa Futuro. O governador explicitou que o programa está focando nas famílias que estão beneficiadas pelo Bolsa Família e Renda Cidadã, mas também focará em outros jovens e adultos que queiram se preparar e se profissionalizar para garantir seu espaço no mercado de trabalho. “Nós vamos continuar gerando empregos aqui, mas é preciso que os nossos goianos estejam em condições de com-

petir por esses empregos, porque se não, os empregos serão gerados aqui e serão ocupados por pessoas de outros estados e outros países”, declarou Perillo. Marconi informou ainda que o Governo do Estado está implementando os três pilares para garantir o desenvolvimento acessível a toda a população. Ele citou entre os projetos em andamento que fazem parte disso o Rodovida e o Nossa Escola. “Uma política agressiva para atração de mais indústrias e empregos; uma política de infraestrutura condizente com a nossa realidade, com as nossas necessidades e com as novas demandas do nosso desenvolvimento; e uma política de formação de mão de obra adequada abrangente vão garantir o futuro do nosso Estado”, argumentou.


Aniversário

Dom Chicão ladeado pela esposa e filhos

Angelina, Dom Chicão e amigos

Feliz Aniversário Dom Chicão e Taynara

Mais um ano de vida, no dia 26 de maio de 2012, Dom Chicão convidou os amigos e familiares para comemorar seu aniversário e da sua filha Taynara. O evento aconteceu na residência da família em Águas Lindas de Goiás e contou com muita gente bonita que foram prestigiar os aniversariantes. Foi servido almoço, muito churrasco e cerveja.

1º-Jessica Cristina / 2º-Katia Holanda / 3º-Aline Barros

GAROTA ÚNIKA-2011 é Eleita Garota Expo-2012

Com um seleto corpo de jurados, formado por mulheres empreendedoras no município de Águas Lindas de Goiás, foi realizado no dia 03 de maio de 2012, o concurso para eleição da Garota Expo. O evento aconteceu na Pizzaria Framozo e contou com nove lindas candidatas, onde, entre elas, Jéssika Cristina, a Garota ÚNIKA 2011, foi à vencedora. PARTICIPE! GAROTA UNIKA 2012 - 3618 7669

Dr. Mário, Dom Chicão e Helder Morato

17


18

Empreendedorísmo

Trabalho e perseverança Os irmão Gêmeos que venceram

Pedro e Wesley, irmãos gêmeos, dois jovens que ultrapassaram grandes obstáculos e saíram vitoriosos, tal qual duas empresas com final feliz, Droganossa e Drogaria Rafael, servem de inspiração para quem não tem esperança de conquistar a autoestima. Eles superaram dificuldades que muitos acreditavam ser insuperáveis. Hoje, são confiantes e deixam clara a escolha pela autovalorização, que demonstram com uma postura positiva diante dos holofotes da vida, pensando chegar bem mais longe. Mas não quer dizer que sejam mais especiais do que outras pessoas, pois, ambos são poços de humildade. "Esses jovens empreendedores, tiveram perseverança, acreditaram e com muito trabalho encontraram caminhos para transpor as adversidades que, na verdade, estão ao alcance de todos nós, mas que infelizmente, muitos desacreditam de si próprios e preferem usar argumentos negativos de pessoas pessimistas”.

Pedro e Wesley Vitória é uma palavra que os empresários Pedro e Wesley, costumam repetir em suas conversas, ao falar de como superou as dificuldades que começou ainda na infância, Mas, desde garotos nunca deixaram de acreditar em seus valores, vencer na vida era uma meta a ser alcançada por esses dois goianos natural de Uruaçu no interior do estado, com muito trabalho e sem lamentações foram para a batalha.

DROGANOSSA ENTREGA GRÁTIS

SAÚDE E BELEZA COM ECONOMIA!

Ligou, chegou. 61 3618 4646

DR

DROGARIA RAFAE L

O MELHOR ATENDIMENTO E O MENOR PREÇO É AQUI!

DR IA GARE L DROA R FA

Entrega rápida 61 3616 2311

Parcelamos suas compras no cartão pague sem sair de casa Aferimos a Pressão e Glicose Qd. 42 - Conj. B - Setor 2 - Águas Lindas de Goiás - GO

Aferimos a Pressão e Glicose Qd. 71 - Lt. 21 - Jd. Pérola 2 - Águas Lindas de Goiás - GO


Educação

19

Educação Infantil - Ensino Fundamental Ensino Médio - (Com preparativos para o ENEM) RUA DA CÂMARA MUNICIPAL - CAMPING CLUBE - ÁGUAS LINDAS - GO

Dia das Mães no Colégio Selectus Alunos e mães vivenciaram um momento muito especial no dia 12 de maio no Colégio Selectus. As crianças homenagearam suas mães com apresentação de músicas, jograis, danças e brincadeiras. O Diretor, José Maria Loiola, durante sua fala, disse que as homenagens prestadas às mães são insuficientes para agradecer tudo aquilo que elas fazem pelos filhos durante sua existência.

A professora Edivane, que coordenou o evento, disse que “Nosso intuito é o de promover um encontro dos nossos alunos com suas mães no ambiente em que eles estudam e aprendem”. O Diretor acrescentou que são raros os momentos em que as mães e pais podem rever o ambiente escolar dos filhos e que, doravante, outras oportunidades serão promovidas para que haja maior interação da comunidade escolar.

Consultório de Clínica Geral e Estética Médica Dra. Teresinha Sena Loiola - CRM-15556-GO / CRM-18059-DF

Consultório de Clínica Geral e Estética Médica é uma unidade privada de saúde, coordenada pela médica Dra. Teresinha Sena Loiola – CRM-15556/GO e CRM-18059/DF. Está estabelecido no Jardim Querência, onde proporciona consultas e atendimento diário no horário comercial ou hora marcada.

Marcação de consulta pelo telefone: (61) 3613-6079 Quadra 11 - Lote 13 - 1º Andar - Jardim Querência - Águas Lindas de Goiás - GO


20

Educação

Mais uma escola para o município Jardim Águas Lindas II é o beneficiário O grande escritor paulista, Monteiro Lobato, imortalizado pela criação da obra “O Sítio do Picapau Amarelo” já afirmava que: “um país se faz com homens e livros”. Sabedor disso, o prefeito Geraldo Messias, na manhã desta sexta-feira, 25.05, fez a entrega de mais uma escola no município. Desta vez, a beneficiária foi a comunidade do Jardim Águas Lindas II, onde a Escola Municipal Maria José Costa Lima está localizada e vai atender crianças com idades entre quatro e 10 anos, matriculados da educação infantil ao ensino fundamental I até o 5º ano, que aproveitaram para fazer uma festa na cama elástica e saborear algodão doce, pipoca, suco e cachorro quente que foram distribuídos no local. Com pintura nova e várias reformas na estrutura física, a escola que antes se chamava “Raio de Sol”, vai atender a quase 400 crianças que antes, para estudar tinham que ser transportadas em ônibus da municipalidade para escolas dos vizinhos setores Camping Clube, Santa Lúcia II e Mansões Odisséia. A Escola Maria José vai atender aos estudantes dos Jardins

Águas Lindas II, III, Águas Bonitas II e Jardim Pepita. “Agora elas vão estudar próximo de suas casas. É melhor para elas e para suas mães”, destacou a diretora da instituição, Maria da Guia Alves Gomes. À noite, a escola atende ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Conforme o secretário municipal de Educação, Cleomídio Oliveira, com a nova instituição, sobe para 43 o número de escolas do município em Águas Lindas. “Até meados do segundo semestre, mais oito escolas serão entregues à população. O prefeito Geraldo Messias é altamente compromissado com a educação”, destacou o secretário. Com a boa nova de que nos próximos 20 e 30 dias o Jardim Águas Lindas II vai ser regularizado e, conseqüentemente, vai poder receber investimentos de infraestrutura do poder local e do governo federal, com contrapartida do município, o prefeito Geraldo Messias garantiu ter a consciência tranqüila em todas as suas ações administrativas e que nunca teve e nem tem vergonha do seu governo. Segundo ele, para administrar uma cidade como Águas Lin-

das, que tem quase 200 bairros, tem-se que ser abençoado por Deus. “Sei que sou um abençoado. Quando assumiu a prefeitura, nem transmissão de cargo eu tive. Recebi as chaves da prefeitura das mãos de um vigilante, mas eu fui em frente e tenho a certeza do dever cumprido”, garantiu ele. Além das oito novas escolas que serão entregues no próximo semestre, outra boa notícia foi de que, também no segundo semestre, todas as escolas municipais serão informatizadas para facilitar o trabalho de pesquisa dos estudantes. No ato de inauguração, a emoção ficou por conta da professora e cantora Maria Valclézia de Freitas, filha da diretora da escola e também da professora Josélia Maria Costa Lima, filha da professora que deu nome à escola, Maria José Costa Lima, falecida em julho de 2010. Ela morreu em conseqüência de um acidente de carro, quando retornava de férias da cidade em que foi criada, Paraibano, no estado do Maranhão. A primeira soltou a voz e homenageou a mãe diretora, Maria da Guia. A segunda fez uma homenagem póstuma à patrona da escola que, segundo ela, foi sua única e grande amiga e confidente leal. “A homenagem é justa. Toda a minha família sente-se lisonjeada”, disse emocionada e agradeceu ao vereador e professor Reginaldo Ribeiro Moura (PP), por ter proposto o nome de sua mãe para batizar a escola. “Nada mais justo. A professora Maria José, de onde estiver merece”, justificou ele. Repórter: Afrânio Pedreira - Fotos: Beto Castanheiro


Auto Escola

21

Aprendendo a dirigir Tirar a carteira de motorista é quase um rito de passagem, um símbolo da liberdade de ir e vir. Ela é a prova de que você está apto para conduzir seu veículo. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento oficial e de porte obrigatório para todo um condutor de veículo automotor terrestre. A CNH possui informações sobre naturalidade, filiação, necessidades especiais além da foto do condutor, sendo, portanto, um documento oficial com o mesmo valor da Carteira de Identidade (RG). Muitas pessoas ficam nervosas só de pensar em tirar a carteira de motorista. Mas o processo envolvido, apesar de trabalhoso, é bastante fácil e objetivo. Veja as principais informações sobre o assunto. Instruções 1) Primeiramente, é necessário que se tenha dezoito anos completos. 2) Tenha em mente a categoria pretendida, categoria esta que pode ser: Categoria A – habilita a condução de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral (motos, triciclos etc.); Categoria B – habilita a condução de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista (carros de passeio); Categoria C – habilita a condução de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas (caminhões); Para habilitar-se na categoria C, o condutor deve estar habilitado há, pelo menos, um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses. Categoria D – condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de

passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista (ônibus); Para habilitar-se na categoria D, o condutor deve estar habilitado há, pelo menos, um ano na categoria C ou há dois anos na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses. Categoria E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer. Para habilitar-se na categoria E, o condutor deve estar habilitado na categoria D ou há, pelo menos, um ano na categoria C e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses 3) Encaminhe-se a uma auto-escola (Centro de Formação de Condutores ou CFC) portando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, original e cópia de todos, além de uma foto 3×4 recente. 4) Na auto-escola você receberá informações sobre as taxas a serem pagas e poderá agendar os exames necessários para iniciar o curso de condução: exame médico (de vista) e psicológico (psicotécnico). Normalmente tais exames são realizados na clínica credenciada mais próxima à sua casa, e é importante que se leve uma foto 3×4 que irá aparecer na sua habilitação. 5) Tendo sido aprovado nestes exames você poderá assistir às aulas de legislação

Fátima e Junior

na auto-escola. É necessário um mínimo de 45 aulas onde serão abordados temas ligados a meio ambiente, legislação, sinalização, mecânica, direção defensiva, placas de trânsito, etc. 6) Após isso você realizará o exame teórico. Uma boa maneira de se prepara para o exame é realizar simulados, existem vários disponíveis na internet, além dos fornecidos pelas próprias CFCs. 7) Após aprovado no exame teórico você receberá a licença de aprendizado e estará apto para realização das aulas práticas que, no caso da primeira habilitação, devem ser no mínimo 20. Nas aulas práticas, preste bastante atenção nas dicas do instrutor. Na hora do exame não basta apenas saber conduzir, você deverá mostrar que sabe. Seja bastante expressivo quando olhar os retrovisores, olhar para trás e de dar o sinal para sair. 9) Marque o exame apenas quando se sentir seguro. Fazendo a prova com tranqüilidade só restará esperar a CNH em sua casa para sair dirigindo por ai. Quer mesmo aprender a dirigir? Não deixe de visitar a auto-escola abaixo.

8602-5854


22

Inauguração

Coliseu Beer

Agora em Águas Lindas de Goiás Inaugurada em grande estilo no dia 04 de maio de 2012

As margens da BR 070 - Em frente o Setor Pérola II

No dia 04 de maio de 2012, Águas Lindas de Goiás foi presentiada com a Coliseu Beer, uma empresa de renome no Distrito Federal. A festa de inauguração contou com a casa cheia, com apresentações de vários artistas, como; Brenno e Rafael, Banda Novo Baile, Cleber e Cauan, inclusive com a dupla sertaneja senssação do momento, Pedro Paulo e Matheus. Coliseu está situada as margens da BR 070, projetada com segurança, profissionais capacitados e com amplo espaço para garantir sua diversão. Venha nos fazer uma visita, estaremos te esperando, vamos te atender da melhor forma possível.


Perseverança

23

Giva Felipe

Sinônimo de Sucesso e Perseverança Ainda que o caminho não seja o apropriado (é difícil conhecê-lo de antemão), a pessoa otimista insiste e envolve mais gente em torno de suas metas. Ela não sabe bem onde suas ações vão dar, mas “paga pra ver” e arrasta um exército com ela. Ela não desiste. Ela persiste. Foi o caso de Giva Felipe, uma jovem empreendedora que não teve medo de tentar ser feliz, para ela, sonhar nunca foi ilusão, é determinação, é vontade de crescer e buscar novos horizontes. Por esse motivo e vários outro é que essa mulher guerreira colocou o “pé na estrada” e foi buscar o sucesso de suas empresas. Giva Felipe, sempre acreditou em si própria e no desenvolvimento de Águas Lindas de Goiás, sempre defende a cidade em suas conversas em outros estados e município, segundo ela, a cidade cresce a passos largos, só não ver quem não quer. Giva Felipe pretende entrar para o cenário político do município, foram inúmeras vezes que te convidaram, e depois de algumas insistências de amigos e parentes, estar estudando uma possibilidade de ser candidata à vereadora nas próximas eleições. Segundo Giva, sua vontade é muito grande de ver Águas Lindas sendo digna de seus moradores, de ver a população feliz e ter orgulho de morar no município, é preciso fazer uma política voltada para o social, é preciso pensar mais nas pessoas carentes, é preciso trabalhar formas para gerar empregos e dar melhor qualidade de vida para esses guerreiros intitulados aguaslindenses. Na oportunidade, Giva disse que as pessoas devem ter muita atenção nesse ano eleitoral, vão chegar muitos lobos em corpos de cordeiros, procure conhecer melhor seus candidatos, converse com eles, veja seus projetos, o que fazem e se pelo menos moram no município.

A maior loja de novidades e papelaria em Águas Lindas. Compramos direto da fábrica, por isso vendemos mais barato

Temos o maior estoque em papelaria e brinquedos - venha conhecer - 3613-4871


24


25


26

Legislativo

Últimas ações do Deputado Hildo do Candango A importância do Cheque-reforma

O deputado Hildo do Candango (PTB) destacou a importância do Programa Cheque-Reforma na melhoria da qualidade de vida da população de Águas Lindas de Goiás. Foi durante o lançamento nesta mês de maio de 2012 da primeira etapa do programa foi realizado naquele município em Águas Lindas de Goiás em parceria com a Associação de Moradores Vivendas Paraíso. O benefício foi liberado por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e contempla famílias de baixa renda. Um dos objetivos é oferecer moradia digna, melhorando a qualidade de vida da população. A presidente da Associação, Antônia Maria Neta, atendeu cada pessoa que compareceu ao lançamento do Programa. O deputado Hildo do Candango acompanhou a satisfação dos moradores. O parlamentar é

autor de uma emenda que garantiu os 300 Cheques-Reforma para Águas Lindas. “Para mim, foi uma honra poder defender esse recurso junto à Agência Goiana de Habitação e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Ficamos satisfeitos com a resposta do Governo do Estado e em participar deste momento considerado uma benção para muitas famílias que hoje vivem em moradias precárias”, afirmou o deputado Hildo do Candango. O deputado lembra que o valor a ser liberado para cada família vai ajudar na realização de pequenas, mas importantes reformas em cada lar a ser atendido. O deputado Hildo do Candango ainda agradeceu ao governador Marconi Perillo pela atenção dispensada ao Entorno.

Prêmio Mérito Acadêmico

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás o projeto nº 1.888/12, de autoria do deputado Hildo do Candango (PTB-GO), que institui o Prêmio do Mérito Acadêmico, honraria que deverá ser concedida a estudantes de graduação matriculados em instituições goianas de ensino superior estadual. O prêmio consiste no valor correspondente a passagens, diárias e ajudas de custo para a cobertura de despesas de participação em exposições e feiras, nacionais e internacionais. Os alunos a serem contemplados serão escolhidos anualmente, através de proces-

so seletivo, que deverá avaliar os seguintes quesitos: qualificação do estudante, adequação do programa à complementação do aprendizado curricular, e a importância do evento para o contexto econômico, científico e tecnológico do Estado. A matéria também especifica que os candidatos deverão preencher os seguintes requisitos: encontrarem-se matriculados na segunda metade de seus respectivos cursos, alcançarem excelente desempenho acadêmico, e terem sido escolhidos em processo seletivo interno. A instituição que desejar inscrever

Futuras Leis que beneficiam a população

Dois importantes Projetos de Lei aprovados em segunda e definitiva votação neste mês de maio de 2012 pela Assembléia Legislativa são de autoria do deputado Hildo do Candango. As propostas seguem agora para a sanção do governador Marconi Perillo. O projeto de nº 1225/2011 institui a criação no Estado de uma Campanha de Prevenção e Conscientização do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

A outra proposta, de n° 1268/2011, altera a Lei n° 13.898 de 24 de julho de 2001 que concede passa-livre às pessoas portadoras de deficiência e meio passe para os estudantes do ensino superior no transporte coletivo intermunicipal. "Entendemos que são matérias importantes para nossa população, e aguardamos que nosso governador Marconi Perillo, sancione as propostas que com certeza vão virar Leis", comenta o deputado Hildo do Candango.

Pedido para criação de um Grupo de Investigação de Homicídios em Águas Lindas de Goiás

O plenário da Assembleia Legislativo aprovou neste mês de maio de 2012 requerimento do deputado Hildo do Candango (PTB), que pede ao Governo do Estado providências para a criação do Grupo de Investigação de Homicídios na cidade de Águas Lindas de Goiás. O pedido do deputado Hildo do Candango (PTB) é para atender a necessidade de se montar uma equipe destinada exclusivamente a investigar crimes de homicídio em Águas Lindas de Goiás. Para o deputado, a criação desse grupo vai agilizar a investigação e a prisão de acusados, tendo em vista informações da própria Polícia Civil que indicam que um assassinato tem mais chances de ser esclarecido quando os levantamentos começam nas primeiras 48 horas após o crime. O deputado espera sensibilidade do Estado para que o Grupo de Homicídios seja logo criado.

candidatos deverá promover concursos internos de ampla divulgação para a escolha dos mesmos, e os estudantes contemplados deverão apresentar relatório escrito dos respectivos eventos para o quais foram contemplados. Eles também deverão participar de seminário público promovido pela instituição em que estiveram matriculados, para a divulgação dos resultados. Justificativa Aprovada previamente à publicação, a proposta segue agora à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde deverá ser aprecia.

A solução para a falta de água em Águas Lindas

Na opinião do deputado Hildo do Candango (PTB), a solução para a falta de água que atinge os moradores do município de Águas Lindas de Goiás é a unificação de poços. A medida foi defendida pelo parlamentar em reunião com moradores do Jardim Barragem 3. A população do setor sofre com a constante falta de água. Essa era uma ideia, inclusive defendida por alguns moradores. A alegação é que enquanto em algumas regiões de Águas Lindas de Goiás falta água, em outras o problema não existe. O deputado Hildo do Candango, já esteve várias vezes na Saneago buscando uma solução. "Esperamos sensibilidade do governo com essa questão. Água é algo essencial e que entendo que não pode faltar a população", comenta o deputado Hildo do Candango. Fonte: Assessoria de imprensa do deputado


Empreendimento

Águas Lindas recebe seu primeiro shopping

“Este será o primeiro de muitos que ainda serão instalados aqui”. A afirmação foi do prefeito de Águas Lindas de Goiás, Geraldo Messias quando da inauguração do primeiro shopping da municipalidade, o Águas Lindas Shopping, ocorrida na manhã desta quinta-feira, dia 31. A festa, além do prefeito, secretários municipais, autoridades e políticos locais, empresários e lojistas, teve a participação do presidente da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional, Gastão de Araújo Leite, no ato representando o governador do estado, Marconi Perillo. “Essa região está fadada ao sucesso. Qualquer atividade econômica aqui é crescimento garantido”, disse Gastão. O empreendimento, que é uma aposta do poder local, empresários, comerciários e muitos populares para o crescimento comercial e econômico do município vai, principalmente, fomentar a mão de obra interna e ser uma opção de compra, lazer e entretenimento não só dos aguaslindenses, mas também de cidades vizinhas do DF e de Goiás. “A expectativa é de que o local gere cerca de 1.250 empregos diretos e centenas de indiretos”, disse a superintendente do shopping, Adriana Ribeiro. Com investimentos de R$ 23 milhões, o Águas Lindas Shopping, conforme os empresários Marcelo Gomes e Antônio Dioníssios Clavidianos, presidentes das construtoras Terral Shopping Center e da Itebra Instalações, responsáveis pelo empreendimento, chega para reafirmar a confiança no potencial da região e atender as demandas de cidades vizinhas como Santo Antônio do Descoberto, Ceilândia, Samambaia, Brazlândia, além de Águas Lindas. Com o shopping, os cerca de 400 mil habitantes dessas cidades não serão obrigados a se deslocarem para outras localidades para garantir as compras em um único local. A princípio, a estimativa de freqüência mensal no local é de 500 mil pessoas. O Águas Lindas Shopping, com 19 mil metros quadrados de área construída em um terreno de mais de 80 mil metros qua-

drados, vai oferecer quatro salas de cinema, sendo uma em 3D; 61 lojas, que serão inauguradas ao longo do ano; sete opções para alimentação em uma praça climatizada com 400 lugares e 956 vagas de estacionamento. O shopping vai ter como âncoras as lojas de departamento Americanas e Riacho e o Bretas Supermercados. Para o prefeito Geraldo Messias, o Águas Lindas Shopping é mais um marco de crescimento da municipalidade que, nos últimos dez anos, segundo o Censo Demográfico de 2010, cresceu 48%. “Hoje é um dia importante. Aliás, o segundo na sua importância. O primeiro é o dia da fundação da cidade. O segundo é hoje, dia da instalação de um empreendimento de tamanha magnitude”, destacou Messias. Conforme ele, o local é o que a família e a juventude de Águas Lindas estavam precisando para o seu lazer, entretenimento e compras. “Eu achei tudo muito bonito. Um local muito agradável para as compras”, ressaltou a primeira dama e secretária de Ação Social, Cidadania e Trabalho, Luzia de Fátima. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em junho de 2011, o estado de Goiás é o nono colocado entre os estados com maior número de shoppings instalados. Liderando o ranking estão os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Itebra Instalações e Construções Técnicas Ltda Ao longo de sua história, a empresa se consolidou no mercado e passou a deter um know how proporcionado pela qualificação dos profissionais e aperfeiçoado pelos 39 anos de atuação no Brasil. A Itebra também incentiva o desenvolvimento de bairros e cidades auxiliando na sua modernização. Em Águas Lindas a empresa atua há 36 anos, antes mesmo da consolidação da cidade e o bairro Jardim Brasília, onde se instalou o comércio mais importante da região, é um exemplo claro de sua influência positiva na região. Além da Capital Federal e do entorno, a empresa realizou obras em Goiás, Amazonas e Tocantins.

27


28

Garota ÚNIKA 2011

ALINE RODRIGUES

ALINE SARAIVA

ANGELINA RODRIGUES

JÉSSIKA CRISTINA

EDUARDA SANTOS

INGRED LORRANY

JÉSSIKA NÚBIA

LUANA KATRIELI

SAYARA MARTINS

TARCILA PISSANGO

TAYANE PINHO

GABRIELA PEREIRA

SARAH E SORAIA SOUSA

BLENDA LORRAYNE

CRISTAL PALOMA

JÉSSYKA DIAS

Parabens Milena

Você é capaz.

LORRANE BARRETO

VALQUÍRIAN ESTEVAN

ALINE RODRIGUES

TAYNARA BONFIM

TERMOSINA COSTA

Toda mudança exige determinação. Mudar é desafio, é imprimir um novo roteiro, é buscar possibilidades de melhorar.

Quem apagou mais uma velinha no mês de maio de 2012, foi a princesa da família Rodrigues. Deus te dê muitos anos de vida.

DIANA CAETANO

Mude!

Anuncie na

E-mail: contatounika@brturbo.com.br Fones: (61) 3618 7669 - (61) 8425 2404 Site: www.revistaunika.com.br Blog: www.revistaunika.blogspot.com


Festas & Eventos

29

Pizzaria Framozo, sempre com novidades A Pizzaria Framozo está localizada às margens da BR 070, em Águas Lindas de Goiás, sendo de fácil acesso, tanto para quem está na cidade como para quem está chegando. Oferece um conforto e re-

quinte de uma Pizzaria moderna, com amplo espaço para realizações de eventos, tais como: Aniversários, reuniões familiares, eventos políticos, eventos corporativos, coquetéis de formatura e vários outros.

O Local, por si só, já é uma atração, uma vez que está sempre funcionando, todos os dias com atrações diferentes. Um ambiente sofisticado com segurança e profissionais capacitados para oferecer serviços com qualidade.


30

Investimeto

Águas Lindas agora tem Restaurante Comunitário No dia do trabalhador, o restaurante comunitário, já batizado pela população como “Geraldão”, foi o grande presente que o prefeito Geraldo Messias deu à população de Águas Lindas de Goiás. A festa de inauguração aconteceu pouco antes da hora do almoço e reuniu quase duas mil pessoas, numa fila quilométrica. Logo cedo, por volta das 9h, muito aguaslindense fez questão de engrossar a fila para degustar a comida boa, saudável e barata que o estabelecimento oferece ao preço de R$ 1 real. Foi o caso do aposentado do GDF, Martiniano Pereira da Silva, 63 anos. “Estou achando a entrega desse restaurante muito boa. A população estava precisando. Comida a um real é uma grande ajuda para quem tem pouco dinheiro (sic)”, comemorou. Segundo ele, que é casado e tem três filhos, pelo menos três vezes por semana, toda a sua família vai fazer as refeições no local. “Vai ser uma grande ajuda nas nossas despesas”, declarou. Caso o aposentado leve a família para comer no local três vezes na semana, ele vai gastar R$ 5,00 por dia, R$ 15,00 por semana e R$ 60,00 por mês. “Esse restaurante é para todos. Tanto para quem tem mais recursos como para quem tem baixa renda. Todos podem comer aqui. Basta querer”, esclareceu o prefeito de Águas Lindas, Geraldo Messias, do alto de um trio elétrico. E foi ele, Messias, e a primeira dama e secretária de Ação Social, Cidadania e Trabalho, Luzia de Fátima, os primeiros a saborearem a comida. No cardápio, arroz, feijão, estrogonofe de frango, salada, batata palha, suco e, de sobremesa, bombom som de valsa.

“Uma delícia. Cardápio simples. Bem feito e com um temperinho bem caseiro. Comi tudo”, destacou Luzia de Fátima. “Nota 10. Comida muito boa, bem feita e muito saborosa”, remendou o prefeito. Assim como eles, todas as pessoas que comeram no local foram unânimes em atestar a excelência da qualidade e sabor da refeição, que pode ser de até cinco mil diárias. “O trabalhador e toda a população de Águas Lindas merece. Não só isto, mas como tudo que está acontecendo na cidade”, disse Geraldo Messias, se referindo às diversas obras, como as quadras poliesportivas, o asfaltamento dos bairros, as creches e outras que estão em construção; as que foram entregues na sua administração e as que estão por vir como o Shopping, a Universidade, o Instituto de Educação e muitas outras que vão beneficiar em muito a população, inclusive com a geração de emprego. “Nossa cidade virou um verdadeiro canteiro de obras a céu aberto. Esse é o papel que todo e qualquer administrador tem que desempenhar “, concluiu ele. O assessor especial do prefeito, Denílson Palmitesta que, desde o início da gestão Geraldo Messias esteve à frente do projeto do restaurante, não cabia em si de contentamento com a inauguração do restaurante. “Vendo essas pessoas fazendo fila para usufruir do benefício da refeição barata, nos dá a certeza de que estamos fazendo a coisa certa e que estamos no caminho certo”, ressaltou. O Restaurante – Iniciada a construção na gestão passada, para que o estabelecimento fosse entregue à população foram precisos dois anos de serviços para reparos do projeto e solucionar problemas es-

truturais e de funcionamento que tiveram que ser revistos nessa atual administração. Entre os vários impecilhos, o mais complexo foi a coleta de notas fiscais e contábeis para fazer a prestação de contas junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que disponibilizou os recursos para a construção, com contrapartida do poder municipal. Em fevereiro deste ano, técnicos do MDS e da CEF, durante visita de inspeção do local, condenaram os sistemas de encanação de gás e energia elétrica, que tiveram que ser substituídos. A atual administração teve que arcar com a compra de todos os equipamentos de cozinha como panelas de pressão autoclaves, mesas, cadeiras e outros. A estimativa é de que os custos tenham ultrapassado a casa dos R$ 2 milhões. Embora o consumidor pague somente R$ 1 real pela refeição, o valor total do benefício é de R$ 4,75, cabendo à prefeitura arcar com o restante, R$ 3,75. O restaurante comunitário de Águas Lindas será administrado pela empresa Cial Alimentos e tem no seu quadro de funcionários três cozinheiras, três auxiliares, dois caixas, uma nutricionista, dezesseis auxiliares de cozinha e seis auxiliares de serviços gerais. Texto : Afrânio Pedreira


Evento

31

Maçonaria promove jantar beneficente

No dia 24 de abril de 2012, a loja maçônica de Águas Lindas de Goiás, Mensageiros da Arte Real, organizou uma seleta lista de empresários do município para o tradicional jantar beneficente. O evento aconteceu em grande estilo na churrascaria Búfallo Bio em Brasília no Distrito Federal. Durante o jantar ouve sorteios de brindes (DVDs) e um bingo empresarial, onde a premiação foi de R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00. Segundo os organizadores, o evento tem o objetivo de ajudar alguém que esteja em dificuldade e ao mesmo tempo promover a confraternização entre os empresários do município.

Espedita Confecções PARA QUEM GOSTA DE QUALIDADE A Espedita Confecções, surgiu do sonho de uma jovem, que queria não apenas abrir uma loja de vestuário, mas proporcionar sofisticação, conforto, qualidade, à preços acessíveis, com atendimento diferenciado, e adequado para todos os estilos de cliente.

Aqui você encontra as melhores marcas

Fone: 61 3613 7169 - 9176 9556

3x no Cartão

Qd. 41 - Conj. A - Lt. 06 - Setor 8 - Águas Lindas de Goiás

(Rua do tatico)


32

Não a pedofilia

Abuso Sexual Infanto Juvenil

Águas Lindas é contra e reuniu cerca de 1,5 mil pessoas em passeata Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da secretaria de Ação Social, Cidadania e Trabalho passou o 18 de maio com a população unida para dizer “não” ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes não só de Águas Lindas, mas de todo o mundo. Uma passeata de cerca de três quilômetros, reuniu cerca de 1,5 mil pessoas entre crianças, estudantes, idosos, professores, autoridades municipais e populares que, trajando camisetas com o slogan local de “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, marcaram o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual”, este ano com o slogan”. “Esquecer é permitir, lembrar é combater”. A campanha é celebrada em todo o país desde 2000. Em Águas Lindas, a data passou a ser lembrada a partir de 2009, quando o prefeito Geraldo Messias assumiu o poder local. Este ano, 1,5 mil kits, contendo camisetas, botom, garrafinhas de águas e lanches do movimento foram distribuídos pela prefeitura. “É uma luta que tem que ser de todos, não só dos governantes. Toda criança merece ser respeitada e ter uma infância sadia”, destacou o prefeito Geraldo Messias. Para

ele, é sabido que, infelizmente, cada vez mais crianças e adolescentes são vítimas de algum tipo de violência sexual e todos, indistintamente, têm que abraçar a causa e se posicionar, categoricamente, contra tal prática. “É um absurdo que crimes contra crianças, consideradas pela justiça como incapazes, sejam noticiados diariamente pela imprensa. Precisamos dar um basta”, apelou ele. A mobilização contra os abusos sexuais infantis, que reuniu pessoas de diferentes níveis, classes sociais e faixa etária da cidade, conforme os organizadores, cresce e fica mais forte a cada versão. Este ano, logo cedo, por volta das 7h30, dezenas de participantes já se encontravam concentrados em frente ao CREAS, na Quadra Poliesportiva do Setor 1 da cidade. “É uma luta em que faço questão de participar. Tenho horror de pedófilos”, disse uma estudante que não quis ter o nome revelado. “É um ato hediondo. Infelizmente a violência sexual infantil existe. Devemos lutar contra”, ressaltou a primeira dama do município e secretária de Ação Social, Cidadania e Trabalho, Luzia de Fátima que, juntamente com o marido, o prefeito Geraldo Messias, fez questão de fazer todo o trajeto da passeata com os participantes. O diferencial deste ano no percurso foi a travessia das duas pistas

da rodovia pela passarela. “Com isto, todos, além de se posicionarem contra a pedofilia, demonstraram também ter amor à vida e que as passarelas representam travessias com segurança”, disse Zilda Tavares, diretora do Programa CREAS da cidade. O vereador Rogemberg Barbosa, presidente da Câmara Municipal lembrou que a Constituição Federal estabelece e garante à criança, direito a lazer e proteção especial do estado. No pátio da Prefeitura Municipal, onde finalizou a passeata, houve apresentação da banda “Mais educação”, da secretaria de Educação, execução do hino nacional, pronunciamentos e distribuição de lanches para os estudantes. Saiba mais - A idéia de estabelecer “O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil” (18 de maio) surgiu em 1998, quando de um encontro na Bahia que reuniu cerca de 80 entidades públicas e privadas para um encontro organizado pelo CEDECA/BA, órgão representante da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais da Tailândia. O projeto de combate, de autoria da deputada Rita Camata (PMDB/ES) foi sancionado em maio de 2000. A causa do movimento foi a morte brutal e perversa da menina Araceli Cabrera Sanches de oito anos que, antes da morte, foi seqüestrada, drogada, espancada e estuprada por dois rapazes de classe média alta de tradicionais famílias da cidade de Vitória, Espírito Santo. O crime chocou e abalou a cidade capixaba. Texto : Afrânio Pedreira


Águas Lindas - GO 33

Águas Lindas, uma cidade em obras. Se para grandes dicionaristas a palavra “obras” significa resultado de ação, trabalho, reparos de certo vulto, em prédio, pontes, viadutos, estradas e etc, é certo afirmar que Águas Lindas é um grande canteiro de obras a céu aberto. Para confirmar o fato, basta dar uma volta na cidade. As obras podem ser vistas a olho nu. A grande maioria paga com recursos dos impostos arrecadados pelo município como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), por exemplo. Antes mesmo das chuvas darem uma trégua e temendo que as buraqueiras da cidade tomassem maiores proporções, o prefeito Geraldo Messias determinou que o secretário de Transportes, Trânsito e Serviços Urbanos, Paulinho da Ambulância, fosse às ruas e tomasse providências. Para sanar o problema, que não é de exclusividade de Águas Lindas, já que nos períodos chuvosos o país inteiro reclama da situação lastimável em que se transformam as estradas brasileiras, uma “operação tapa buracos” foi deflagrada na cidade. Em muitos locais, camadas de massa asfáltica foram disponibilizadas e, em pontos mais críticos, para evitar que os buracos aumentassem de tamanho e carros e ônibus ficassem atolados ou quebrassem peças e o ir e vir da população ficasse cada vez mais prejudicado, pedras de marroada, também denominada

pedra de mão ou rachão, muito utilizada na construção civil para drenagens, roçamentos e gabiões de contenções foram usadas para amenizar o problema. “A gente tinha que pensar urgente em alguma coisa”, lembrou o secretário Paulinho da Ambulância. Com o fim do período chuvoso, finalmente as obras de infraestrutura programadas pela Prefeitura Municipal começaram a sair do papel, tomar forma, se encontram a pleno vapor e algumas já concluídas. A Construtora Hábil, responsável pelas obras de asfalto, compactação de solo e pavimentação em vários trechos dos Setores 2 ao 9, estão em fase de conclusão. Já a empresa Artec também está em fase de execução do mesmo trabalho nos Setores do 10 ao 13. No complexo Santa Lucia, que compreende os setores Santa Lucia, Aguas Lindas II e Jardim Recanto, a Construtora Topázio se empenha por levar infraestrutura adequada à região. Homens e maquinário podem ser facilmente vistos dando duro nas obras de construção de galeria de aguas pluviais, rede de esgoto, asfalto e meio fio no local. Breve, começam as obras de construção da parte habitacional do projeto. No total, serão erguidas 130 unidades residenciais para pessoas de baixa renda. Além disso, a região vai ser beneficiada com uma compacta Estação de

Tratamento de Esgoto (ETE). A mesma construtora também é responsável pelas obras de infraestrutura dos Jardins Barragem V, VI, Recanto e Cidade do Entorno. As obras dos Setores Mansões Por do Sol, Olindas, Mansões Águas Lindas, Jardins Pinheiros I, II e Barragem I, II, III e IV, sob responsabilidade da empresa Sobrado Construções, estão sendo retomadas. E não são só esses setores que passam pelo processo de revitalização de suas vias. No início de abril, moradores do Peróla I e II foram beneficiados com a recuperação da principal via de acesso daquelas localidades. Logo, mais vias dos dois setores vão sendo recuperados. A comunidade do Setor 2, um dos mais antigos de Águas Lindas, há pouco tempo comemorou a chegada do asfalto em várias de suas ruas. Por alguns dias, moradores do setor tiveram o seu direito de ir e vir alicerçado, mas todos entenderam o transtorno do momento e até agradeceram ao prefeito Geraldo Messias pelas obras. A moradora de a 15 anos da localidade, Jakeline Oliveira, não cabia em si de contentamento quando viu homens e maquinários pesados trabalhando na sua rua. “Na época de chuva, algumas de nossas ruas ficam quase intransitáveis e nós ficamos sem poder entrar em nossas casas. Agora, com o asfalto este problema acaba”, salientou. “Sabendo dessa satisfação da população é que me sinto confiante de que estamos no caminho certo. Nosso trabalho é para o povo”, destacou o prefeito Geraldo Messias. Após o Setor 2 e conforme o cronograma da secretaria, as próximas localidades programadas para serem beneficiadas foram os Setores 8 e 9 que, devido a grandes declives de solo da região, sofreram grandes erosões, provenientes de enxurradas. Conforme o prefeito Geraldo Messias, todas as localidades de Águas Lindas serão beneficiadas com obras de infraestrutura até o final do ano. Texto: Afrânio Pedreira - Fotos: Beto Castanheiro


34

Informe

DF é líder nacional em transplantes de coração

Levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos mostra que Brasília é a capital das cirurgias cardíacas e ocupa posições de destaque nos rankings de transplantes de córnea, rim e fígado O número de transplantes no Distrito Federal apresentou um salto significativo nos últimos meses. O DF está entre as unidades da federação que mais realizaram esse tipo de cirurgia, em números proporcionais. De janeiro a março, foram 23 transplantes de rim, 120 de córneas, sete de fígado e sete de coração. Essa estatística fez com que o DF assumisse o 1º lugar no ranking de cirurgias de transplante cardíaco, 2º de córnea, 4º de rim e 5º em relação a fígado. Os dados são da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos e confirmam a meta estabelecida pelo governador Agnelo Queiroz no começo de sua gestão. “Pretendemos incentivar e ampliar o número de transplantes. Nosso projeto tem o intuito de transformar o DF em referência nacional em medicina de alta complexidade”, destacou o governador Agnelo Queiroz. Ele foi o autor da lei distrital que autorizou o GDF a criar a Central de Captação de Órgãos e o documento de autorização oficial de doação de órgãos. Para o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, que atuou durante 26 anos na área de transplantes, o bom resultado obtido é fruto de trabalho e dedicação. “Quando assumimos a pasta, o transplante de córnea estava descredenciado. O mesmo acontecia com o de rim e o de fígado estava parado há mais de quatro anos. A primeira deci-

são que tomamos foi colocar os transplantes como prioridade de governo e, assim, investir na criação de uma estrutura totalmente diferente no Hospital de Base. Atualmente, ao invés de São Paulo vir buscar órgãos aqui, nós é que estamos enviando profissionais para captar órgãos lá”, revela o secretário. O DF foi credenciado em novembro para realizar transplantes de fígado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outro fato inovador é o aproveitamento de órgãos que o Distrito Federal está tendo com o doador multiorgânico. “Na grande maioria das vezes, estamos aproveitando os órgãos aqui mesmo e só disponibilizamos para outros estados quando não temos um receptor aqui”, ressalta Barbosa. A próxima meta da Secretaria de Saúde é implantar o transplante de pulmão, que praticamente só é realizado no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Outro objetivo, ainda mais próximo de ser atingido, é a adoção do transplante conjugado, de rim e pâncreas, que beneficiará os pacientes diabéticos que passam por sessões de hemodiálise. Esse tipo de cirurgia, considerada de maior risco porque envolve o manejo de dois órgãos, já foi feita no Distrito Federal uma única vez e voltará a ser realizada de maneira regular. A Secretaria também planeja – e inclusive já obteve autorização do Conselho de Saúde – a criação de duas Organizações de

Procura de Órgãos (OPOs), nos hospitais de Santa Maria e de Base, que contam com as maiores Unidades de Terapia Intensiva do Distrito Federal. As OPOs trabalharão com profissionais em regime de plantão durante 24h, em busca de doadores, e darão suporte à Central de Captação de Órgãos, responsável pela coordenação e acompanhamento das listas de espera de pacientes por cirurgias de transplantes, entre outras atividades. “As famílias têm se sensibilizado e vêm doando órgãos com regularidade. Todos os dias realizamos, em média, cinco transplantes. Caso não fossem bem atendidas ou percebessem que seus entes queridos ficaram desassistidos, dificilmente essas famílias estariam doando. Isso mostra que estamos melhorando cada vez mais o serviço público de saúde”, analisa o secretário Rafael Barbosa. ÓRGÃO - QUANTIDADE DE TRANSPLANTES

(de janeiro a março/2012) Coração 7 / Fígado 7 / Rim 23 / Córnea 120 / Total 157

Atendemos até as 24 horas Fone: 3613 3033


Informe

35

Dicas para evitar os erros

comuns na hora de praticar atividades físicas A malhação é a grande aliada da alimentação balanceada quando o objetivo é baixar o ponteiro da balança. Mas toda atividade física deve ser feita na medida certa e obedecer alguns cuidados, caso contrário, pode ser um tiro no pé. Muita gente se empolga querendo perder peso rápido demais e comete erros que podem não só comprometer o resultado final, mas também trazer prejuízos à saúde, publicou o site Emagrece Brasil. O professor de educação física e personal trainer Carlos Klein, de São Paulo, aponta as derrapadas mais comuns de quem começa a malhar querendo eliminar o estoque de quilos a jato. Veja como fugir delas: 1) Não comer antes de malhar – Isso é um baita equívoco. Afinal, o corpo precisa de energia para se movimentar. “De uma forma ou de outra, ele vai buscar e vai conseguir o que precisa”, diz Carlos Klein. O organismo de quem deixa de comer antes de treinar acaba destruindo as proteínas dos músculos para transformá-las em glicose, o açúcar do sangue, e, assim, ter gás extra para o esforço físico. Esse processo é muito mais rápido do que quando o corpo usa a gordura como combustível. O que é péssimo. Afinal, você acaba não enxugando os pneuzinhos e ainda perde massa magra. Uma barra de cereal ou um sanduíche de peito de peru, boas fontes energéticas, são algumas das opções para mastigar na meia hora que antecede a malhação. 2) Cortar radicalmente o carboidrato da alimentação – Já está claro, então, que sem energia o corpo não responde à malhação. Essa energia é obtida principalmente dos carboidratos, encontrado nos pães e afins. Veja o item 1. 3) Exagerar no treino – Um dos erros mais comuns entre os iniciantes é ir com muita sede ao pote — ou melhor, à academia ou ao parque. Mas nada acontece da noite para o dia. As mudanças no corpo são lentas e o aumento do volume e da intensidade do exercício deve respeitar os limites de cada um. O ideal é dar a largada com duas ou três sessões

por semana para, assim, melhorar a qualidade de vida e começar a ver os primeiros resultados. Mais do que isso, a atividade física desmedida pode ser prejudicial no início do trabalho, causando dores e lesões. É imprescindível fazer uma boa avaliação antes de começar e seguir a orientação de um profissional. Só assim você vai ter certeza de que está se esforçando na dose certa. 4) Fazer muito abdominal (e só abdominal) pensando que a barriguinha vai sumir – Os famosos abdominais apenas fortalecem a musculatura dessa região. Ou seja, não têm nada a ver com perda de gordura localizada. Diminuir a pança depende do gasto calórico total e de uma dieta balanceada. 5) Usar muita roupa para suar mais – Esse é um mito antigo. Começou com os lutadores de boxe, que usavam — e ainda usam — esse truque para ficarem mais leves imediatamente antes de se pesarem para uma luta. Mas a perda de peso, nesse caso, acontece simplesmente pela eliminação de líquidos via suor e, logo em seguida, quando o atleta se hidrata novamente, o ponteiro da balança volta ao seu antigo patamar. Não é uma prática saudável, já que com o líquido vão-se embora também os sais minerais. Sem falar no risco de desidratação. Além disso, não traz nenhum resultado positivo para a eliminação de gordura corporal.


36

Homenagem

Assistentes Sociais são homenageadas A secretaria de Ação Social, Cidadania e Trabalho de Águas Lindas de Goiás que trabalha essencialmente com o social, não poderia deixar que o dia do Assistente Social, 15 de maio, passasse em brancas nuvens. A homenagem da pasta às profissionais da área, cerca de seis, que atuam na municipalidade foi simples, mas que nem de perto perdeu sua importância. Afinal, o almoço foi feito carinhosamente pelos funcionários da área administrativa daquela secretaria. De uma forma ou de outra, todos tiveram a sua parcela contribuitiva. Um frango assado na maionese, com batatas e cebolas crocantes, arroz branco, feijão, salada verde com milho e tomates e suco foi o cardápio, servido em um cenário familiar a todos, por ser palco de vários acontecimentos, principalmente sociais: o salão de múltiplas funções daquela secretaria. “É simples, mas feito com muito amor”, disse Zilda Santana, assessoria especial da secretária de Ação Social, Luzia de Fátima que trocou a sua sala pelas panelas, numa justa e merecida homenagem às consideradas competentes e dedicadas assistentes sociais. “É muito bom sermos lembradas e homenageadas. Isso demonstra que o nosso trabalho não passa despercebido”, disseram as assistentes sociais Janaina Gomes e Fernanda Kelly. Conforme elas, a exemplo do que acontece em muitas das diversas categorias profissionais existentes no

país, salário digno e maior reconhecimento profissional é o que a maioria dos assistentes sociais do país deseja. A quase formada e estagiária de Serviço Social, Vilma Bessa de Souza, deseja mais. Segundo ela, o ideal seria que, no exercício pleno de sua profissão, além da ajuda momentânea que o assistido busca e que às vezes não consegue,

ela e suas colegas de trabalho pudessem garantir para o futuro. De acordo com a lei 8662/93 que regulamentou a profissão de Serviço Social, ao profissional da área compete, além de várias outras atribuições, planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais com vistas a beneficiar comunidades carentes. Texto: Afrânio Pedreira - Fotos: Beto Castanheiro

Temos livros didáticos de todas as escolas de Águas Lindas BRINQUEDOS, PRESENTES, COSMÉTICOS, UTILIDADES PARA O LAR, XEROX.

Parcelamos suas compras em até 3x sem juros nos cartões

(61) 3618 8837

Francisca e Artur Linhares. QUADRA 46 - CONJUNTO B - LOTE 02 - LOJA 04 - ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS - (AO LADO DO SUP. TATICO)


Homenagem

37

Dia do Enfermeiro é comemorado com festa

Uma feijoada feita no capricho, temperada com doses generosas de carinho, realizada na sexta-feira, dia 11.05.2012, no salão de festas Mansão JP, localizado no Setor Mansões Olinda, reuniu, antecipadamente, profissionais de enfermagem e o secretário de Saúde, Válber Tavares para comemorar o dia do enfermeiro, que é mundialmente celebrado em 12 de maio. Como não poderia deixar de ser, o clima foi de total descontração. Considerados como uma referência àqueles que cuidavam, protegiam e nutriam pessoas convalescentes, idosas e deficientes, a profissão de enfermeiro tem origem milenar. Por séculos, a área tem formado profissionais em todos os locais

do mundo. Só no Brasil, a estimativa é de existam mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos de enfermagem, que ultrapassam 900 mil profissionais. A Associação Americana de Enfermagem (ANA) define a profissão como "uma ciência e uma arte”, já que a tarefa principal da área é cuidar dos reais problemas de saúde com ações interdependentes e com suporte técnico-científico. Do latim “nutrix” que significa “mãe” e “nutrire”, criar e cuidar, transformado em inglês na palavra “nurse”, traduzida virou enfermeira. Dos profissionais da área, as que mais se destacaram e imortalizaram seus nomes foi Forence Nightingale, apelidada de “dama da lâmpada” e Ana Néri.

A primeira nasceu na cidade de Florença, Itália, em 12 de maio, dia em que se comemora mundialmente o dia do enfermeiro. A segunda, nasceu em Cachoeira, Bahia. É considerada a primeira enfermeira voluntária brasileira, por ter participado, em 1864, da Guerra do Paraguai, conflito para o qual seus dois filhos foram convocados a participar. Conforme Isabel Naves Costa, diretora de Atenção Primária da secretária de Saúde do município, atualmente, em Águas Lindas existem cerca de 60 enfermeiros e mais de 100 técnicos de enfermagem no município. O piso salarial nacional de um enfermeiro é, em média. de R$ 3,5 mil. Texto : Afrânio Pedreira - Fotos : Beto Castanheiro

Mineirinho do PVC pretende se candidatar A política começa esquentar em Águas Lindas, os pré-candidatos já se movimentam a todo vapor para promover suas candidaturas, nessa altura muitos partidos já sabem quem são seus candidatos e com quem vão fazer suas coligações. Tem pré-candidato de todo seguimento, religioso, comerciante, líder comunitário, profissionais liberais e vários outros. Depois de se destacar na meio comercial no ramo de forro de PVC, e depois de vários convites de amigos e partidos políticos, Anivaldo Magalhães,

popularmente conhecido em Águas Lindas de Goiás como Mineirinho do PVC, pretende se candidatar a vereador nas próximas eleições, segundo ele, gosta de política, gosta de ajudar as pessoas, tem projetos para melhoria da qualidade de vida da população aguaslindense e essa será uma forma de ficar mais perto do povo. Mineirinho pode se dizer pioneiro no ramo de forro de PVC, já forrou inúmeras residências no município, e a cada casa forrada é mais uma família amiga, que fica conhecendo a qualidade de seus serviços e o caráter de sua pessoa.

Mineirinho do PVC

Tel: (61) 9677 5550 - 9156 8404 - 3613 5741

Quadra 37 - Lote 2B - Conjunto A - Setor 2 - Águas Lindas de Goiás GO


38

Dicas

A hora certa de subir no salto

Especialistas ensinam como usar salto alto sem ganhar dores no joelho, sobrecarga na coluna e outros problemas Até a chegada da adolescência, os sapatos de salto da maioria das meninas eram aqueles que a mãe deixava fora do armário, prontos para um desfile pelo corredor de casa. Mas quando a vida social ganha baladas, festas de debutante e outras ocasiões que pedem uma postura elegante e alguns centímetros a mais, quem não quer um salto alto para chamar de seu? O ítem não é - ainda - obrigatório, mas a adolescência já permite que sapatilhas e sandálias baixas se tornem secundárias em algumas ocasiões. No entanto, algumas mães insistem em defender a ideia de que salto alto é coisa de mulher adulta. Cuidados básicos Apesar de parecer apenas implicância, elas não estão completamente erradas. Embora não seja proibido usar salto na adolescência, quanto mais cedo eles entram na vida de uma mulher, mais danos podem causar. “Não há uma idade certa para começar a usá-lo, mas o salto alto exige alguns cuidados”, afirma o médico ortopedista Fabiano Faria, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Segundo o especialista, usar salto pode causar encurtamento na musculatura localizada atrás do joelho e sobrecarregá-lo. “Quem usa muito salto tem dor na patela, osso que protege a arti-

culação do joelho. As mulheres, quando estão de salto, também costumam andar com bumbum arrebitado e isso gera sobrecarga na coluna”, explica o médico. Os problemas não param por aí: “para se equilibrar, elas aproximam um joelho do outro, e quando o corpo ainda está em formação isso pode projetá-los para dentro, deixando as pernas em forma de X”. Além disso, o salto alto pode causar tendinite, esporão e inflamações. “Outro problema é a dificuldade na flexão da planta do pé, o que prejudica a circulação e potencializa a tendência a varizes”, alerta o ortopedista Maurício Póvoa, da clínica Orthobone. Sem exagerar Parece assustador, mas nem por isso você deve jogar fora todos os sapatos que já comprou. Esses problemas aparecem se o salto alto for usado excessivamente. “O ideal é que a adolescente não passe mais de quatro horas com o salto nos pés”, afirma Maurício. De acordo com Fabiano, scarpins, anabelas e afins não são sapatos para usar todos os dias. “O salto alto deve ser usado ocasionalmente, em uma festa”, orienta. Caso contrário, medicamentos aintiinflamatórios e até tratamentos fisioterapêuticos poderão ser necessários. O lado bom Mas, se você está empenhada em

convencer sua mãe a liberar o salto nos seus looks, saiba que, entre tantos problemas que ele pode causar se não for usado com cuidado, há um benefício. “O crescimento repentino na adolescência pode causar encurtamento muscular, e um salto baixo, de dois a três centímetros, pode deixar a menina mais confortável do que com uma sapatilha ou rasteirinha”, diz Fabiano.

Armarinho, papelaria e presentes para todas as ocasiões No mês dos namorados, teremos grandes promoções de presentes. Temos as cestas mais completas e mais baratas, não deixe de nos visitar. Até 6X sem juros nos cartões VISA MASTERCARD E SORECRED.

Av. JK - Qd.28 - Lote 20 - Jd. Brasília - Águas Lindas GO


Legislação

39

Dilma ressalta aprovação de lei da transparência A presidenta Dilma Rousseff disse (no dia 17 maio de 2012) que o Brasil deu um passo decisivo ao aprovar a Lei de Acesso à Informação que entra em vigor no dia 16 de maio 2012. “Trata-se de uma das leis mais avançadas de transparência ativa e passiva adotando padrões de dados abertos para divulgação de informações. As informações devem ser abertas por Executivo, Legislativo e Judiciário e todos os níveis de governo. Todos os brasileiros poderão consultar documentos produzidos pela administração pública que deverão ser produzidos com linguagem simples”, disse a presidenta durante discurso na abertura da 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto (cujo nome, em inglês, é Open Government Partnership). Dilma defendeu ainda a gestão qualificada dos gastos públicos e a transparência da informação como forma de reduzir a corrupção. “Queremos também aprimorar a qualidade do gasto público, reduzir gastos e racionalizar processos.” “O bom uso dos recursos públicos, a eficiência e combate à corrupção são duas faces da mesma moeda que devem caminhar juntas”, completou. A presidenta cobrou também a transparência e regulação do setor financeiro. “Quando não há monitoramento e regulação adequados os fluxos financeiros são passíveis de manipulação com prejuízos para toda a economia mundial e para as conquistas sociais dos países”, disse. A parceria para o governo aberto reúne apenas governos e organizações da sociedade civil. Diante de representantes de mais de 50 países e da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, a presidenta Dilma Rousseff citou alguns dos mecanismos do governo brasileiro que permitem aos cidadãos o monitoramento, via

Lei entra em vigor no próximo dia 16 de maio de 2012 e vai obrigar poderes executivo, legislativo e judiciário a compartilhar seus dados na web internet, dos gastos públicos, como o Portal da Transparência. A 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto tem o objetivo de alcançar avanços concretos nos compromissos assumidos pelos governos para garantir maior acesso às informações públicas, aumentar a participação cívica, combater a corrupção e aproveitar novas tecnologias para tornar os governos mais transparentes e eficazes.

Talvez o carro que você procura esteje aqui... (61) 3613 2570 Venha nos fazer uma visita.

Nosso compromisso é com sua satisfação As margens da BR-070. Jd. Querência - Águas Lindas de Goiás


40

Aborto

O Aborto é aprovado

pelo STF em caso de anencefalia Depois de dois dias de debates, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram, em sua maioria, a favor da descriminalização do aborto de fetos anencéfalos (sem cérebro). A votação foi concluída às 20:30h da quinta-feira (12-04-2012). Oito ministros se posicionaram pela aprovação, enquanto Ricardo Lewandowski e o presidente da Corte, Cézar Peluso, votaram contra. Os ministros favoráveis foram: o relator Marco Aurélio de Mello, Rosa Maria Weber, Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Carlos Ayres Britto, Gilmar Mendes e Celso de Mello. Dias Tóffoli não participou do julgamento, porque se julgou impedido por já ter tratado do caso quando era advogado-geral da União. Ação em questão - O Supremo analisou uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), ajuizada em 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), que defendia a descriminalização do aborto em caso de gravidez de feto anencéfalo. A entidade defende que existe ofensa à dignidade humana da mãe por ela ser obrigada a carregar no ventre um feto que não sobreviverá depois do parto. No relatório apresentado nesta quarta-feira (11-04-2012), o ministro Marco Aurélio Melo considerou procedente o pedido feito pela CNTS. “A incolumidade física do feto anencéfalo, que, se sobreviver ao parto, o será por poucas horas ou

dias, não pode ser preservada a qualquer custo, em detrimento dos direitos básicos da mulher”, afirmou o ministro. Para ele, “é inadmissível que o direito à vida de um feto que não tem chances de sobreviver prevaleça em detrimento das garantias à dignidade da pessoa humana, à liberdade no campo sexual, à autonomia, à privacidade, à saúde e à integridade física, psicológica e moral da mãe, todas previstas na Constituição”. Princípios basilares Em voto longo e baseado nas informações colhidas durante quatro dias de audiência pública realizada pelo STF para debater o tema, o ministro Marco Aurélio concluiu que a imposição estatal da manutenção de gravidez cujo resultado final será a morte do feto vai de encontro aos princípios basilares do sistema constitucional. Para ele, obrigar a mulher a manter esse tipo de gestação significa colocá-la em uma espécie de “cárcere privado em seu próprio corpo”, deixando-a desprovida do mínimo essencial de autodeterminação, o que se assemelha à tortura. “Cabe à mulher, e não ao Estado, sopesar valores e sentimentos de ordem estritamente privada, para deliberar pela interrupção, ou não, da gravidez”, afirmou, acrescentando estar em jogo a privacidade, a autonomia e a dignidade humana dessas mulheres, direitos fundamentais que devem ser respeitados.

Na interpretação do ministro, ao Estado cabe o dever de informar e prestar apoio médico e psicológico à paciente antes e depois da decisão, independente de qual seja ela, o que hoje é perfeitamente viável no Brasil. Estado laico Ao proferir seu voto, o ministro reforçou ainda o caráter laico do Estado brasileiro, previsto desde a Constituição de 1891, quando da transição do Império à República. “A questão posta nesse processo – inconstitucionalidade da interpretação segundo a qual configura crime a interrupção de gravidez de feto anencéfalo – não pode ser examinada sob os influxos de orientações morais religiosas”, frisou. Julgamento histórico Esse foi o julgamento de um dos temas mais polêmicos que chegou ao STF. O presidente Cézar Peluso considerou “o mais importante julgamento na história desta corte”, porque “tenta-se definir o alcance constitucional da concepção de vida”. E foi justamente essa diferença de concepções em relação à vida que deixou para os anais da Casa uma frase histórica. Foi proferida pelo liberal ministro Ayres Brito direcionada para o próprio Peluso, que demonstrou em seu voto seu obscurantismo e fanatismo religioso. "Vossa excelência pensa que nascemos para a morte. Eu penso que nascemos para o espetáculo da vida", disse Ayres. De Brasília, Kerison Lopes

Brasil tem 65 hospitais públicos com profissionais capacitados para fazer abortos. O Brasil conta atualmente com 65 hospitais da rede pública que são considerados qualificados para realizar abortos previstos em lei, segundo o Ministério da Saúde. A partir de agora, esses centros começarão a atender também a casos de interrupção de gravidez de fetos anencéfalos, após julgamento favorável realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana. De acordo com o Ministério da Saúde, esses centros são considerados qualificados por terem profissionais especializados e por contar com um aparato especial para atender as grávidas. Procedimentos considerados mais simples para a realização de aborto podem ser feitos em qualquer hospital da rede pública. Além do caso de fetos anencéfalos, a legislação permite o aborto nos caso de estupro ou risco à saúde da grávida. O Ministério da Saúde informa que pretende qualificar mais 30 centros até o final do ano. O governo espera que esse número seja necessário para cobrir a demanda dos novos casos. Em 2010, foram registrados 1.684 abortos legais no País. No mesmo ano, foram registrados 544 óbi-

tos por anencefalia no território brasileiro. Os centros especializados estão espalhado por 25 unidades da federação. Os únicos Estados que ainda não possuem esses hospitais são Roraima, na região Norte, e o Paraná, na região Sul. Nas cidades e Estados onde não há hospitais qualificados, os gestores responsáveis dessas localidades devem, se necessário, providenciar o deslocamento para hospitais de outras regiões. Por também acolherem vítimas de violência, o nome destas unidades é mantido em sigilo por questão de segurança. De acordo com o Ministério, são os hospitais, pronto-socorros ou unidades de pré-natal que fazem o primeiro atendimento destas mulheres os responsáveis por fazer o encaminhamento das pacientes para a rede qualificada para fazer os abortos previstos em lei. Além dos hospitais públicos, os particulares também podem fazer o aborto em situação de anencefalia. O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou nesta sexta-feira, dia 13, que criou uma comissão especial para definir os critérios do diagnóstico e as diretrizes para o aborto.

Veja o número de centros especializados em abortos no Brasil: NORTE Acre 02 - Amapá 01 - Amazonas 03 Pará 02 – Rondônia 02 - Tocantins - 01 NORDESTE - Alagoas 01 - Bahia 01 Ceará 09 - Maranhão 04 – Paraíba 01 Pernambuco 05 - Piauí 02 - Rio Grande do Norte 01 - Sergipe 01 SUL - Rio Grande do Sul 04 - Santa Catariana 01 SUDESTE - Espírito Santo 01 - Minas Gerais 05 - Rio de Janeiro 01 - São Paulo - 11 CENTRO-OESTE - Distrito Federal 01 - Goiás 01 - Mato Grosso 03 - Mato Grosso do Sul 01


Empreendedor

41

Minha Primeira Empresa em Goiás abre inscrições em junho

As inscrições para o Programa Minha Primeira Empresa serão abertas em junho. Implementado pela Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) e pela Associação de Jovens Empreendedores (AJE), o programa tem como meta capacitar mais de 4 mil jovens com perfil empreendedor e muita vontade de abrir o primeiro negócio. De acordo com o superintendente de Micro e Pequenas Empresas da SIC, Thiago de Souza Peixoto, o objetivo é capacitar os jovens que acabaram de sair das universidades e que precisam de um ajuda profissional e financeira para se tornar um empresário de sucesso. “Muitas empresas são abertas, mas muitas se fecham por causa da falta de experiência e, principalmente, planejamento e capacitação para o ramo dos negócios”, disse. Capacitação Assim que realizada a inscrição, o interessado vai passar por um curso inicial de 24 horas, onde terá noções básicas de como gerir uma empresa. Em seguida, fará um teste de aptidão com psicólogo especializado na área de empreendedorismo. “Juntos, eles vão analisar se o jovem tem ou não perfil empreendedor, para ter um negócio próprio, ou perfil empreendedor, para gerenciar a empresa onde trabalha”, explica Thiago. Saindo do teste de aptidão, o futuro em-

preendedor vai para a última etapa, que é o curso aprofundado de empreendedorismo, no total de 36 horas. “Nessa última etapa, ele vai ver a parte aprofundada de se ter um negócio próprio, como o marketing, contabilidade, parte financeira e atendimento ao público, para que ele possa entrar pronto para o mercado de trabalho”, enfatiza. Captação de recursos Após a parte de capacitação pessoal para gerir o próprio negócio, o jovem terá acesso ao Crédito Produtivo, oferecido pela Goiás Fomento, parceira da SIC no programa Minha Primeira Empresa. Comparada ao mercado, a taxa de juros é baixíssima, 0,5% ao mês, de acordo com o superintendente. “As linhas de crédito variam de R$ 2 mil a R$ 16 mil. Se a pessoa pegar um empréstimo de R$ 16 mil, ela pagará apenas R$ 80 de juros básicos nas prestações”, explica. Thiago de Souza Peixoto acrescenta que o objetivo é aumentar o valor máximo da linha de crédito e permanecer com a taxa de juros. “Quem precisar de um montante maior, a Goiás Fomento oferece créditos de R$ 2 mil a R$ 2 milhões, e com juros bastante competitivos com o mercado”. Perfil O Minha Primeira Empresa não se restringe apenas aos jovens. Ele é válido para qualquer pessoa que nunca teve um negó-

cio próprio e se enquadra nas exigências da Goiás Fomento. “As exigências para conseguir o crédito na Goiás Fomento são as mesmas exigidas pelo Banco Central. Resumidamente, você não pode ter nenhuma restrição no nome” explica Thiago S. Peixoto. Assim que aprovado, o jovem já consegue retirar seu empréstimo com 45 dias. “Nós não queremos que esse crédito se torne um problema e uma dívida futuramente. Os juros são abaixo do mercado, subsidiados pelo Governo”, acrescenta. Para participar, o interessado também deve ser goiano ou residir em Goiás. Acompanhamento Ainda durante um ano, os consultores da Secretaria de Indústria e Comércio que são treinados pela consultoria do Sebrae, também parceiro do Estado, vão acompanhar a nova empreitada. “Temos os consultores que vão auxiliar a pessoa para ver se ela está no caminho certo. Os consultores vão ajudar a reorganizar ou até mesmo incrementar o negócio” disse o superintendente. A SIC também criou o clube Minha Primeira Empresa. Reunião com o objetivo de contatar todas as pessoas que já abriram seu negócio por meio do programa. "Queremos que elas troquem experiências e sucessos, além de fazermos um networking. Talvez, o que a empresa de um está precisando, está na empresa do outro”, conclui Thiago. Proposta A proposta de criar um programa que tivesse como foco o jovem empreendedor disposto a abrir o próprio negócio foi apresentada pela Associação de Jovens Empreendedores e Jovens Empresários de Goiás (AJE-GO) ao então candidato ao Governo de Goiás, Marconi Perillo, que acatou a sugestão. No dia 29 de novembro do ano passado, durante a solenidade de lançamento do programa, o governador afirmou que a ideia é juntar a primeira empresa com o primeiro emprego, oferecendo suporte para incentivar os jovens a abrirem seu primeiro negócio. Fonte: Goiás Agora.

Elizabeth Cabeleireira Unisex Sua beleza fica por nossa conta

Corte - Escova progressiva - Pedicure Manicure - Depilação e Química em Geral

Fone: (61) 9240-0252

Quadra 06 - Lote 29 - Camping Clube - Águas Lindas de Goiás


42

Julgamento

STF julga as cotas raciais

Por unanimidade, ministros votaram a favor da reserva de vagas para negros no ensino superior O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, por unanimidade, improcedente a ação que questionava o sistema de cotas raciais em instituições públicas de ensino superior. Dez ministros votaram pela constitucionalidade das cotas raciais: Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Cezar Peluso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e o presidente Ayres Britto. O ministro Dias Toffoli não participa do julgamento porque deu parecer a favor das cotas quando era advogado-geral da União. Foram dois dias (25 e 26 de abril) de julgamento. No dia 25, apenas Ricardo Lewandowski, relator da ação, concluiu que a política de cotas da Universidade de Brasília (UnB) é constitucional e julgou “totalmente improcedente” a ação do partido Democratas (DEM) que a questiona. Após o voto, o presidente do STF, ministro Ayres Britto, encerrou a sessão que foi retomada no dia 26, às 14h30. Lewandowski afirmou que o Estado pode lançar mão de ações afirmativas que atingem grupos sociais determinados, de modo a permitir-lhes a superação de desigualdades históricas. O relator apontou que os critérios objetivos, “pretensamente isonômicos”, do vestibular quando empregados de forma linear em sociedades marcadamente desiguais como a brasileira, acabam por consolidar ou até mesmo acirrar as desigualdades existentes. Lewandowski também destacou que as ações afirmativas são temporárias.

Entenda as ações e os argumentos dos dois lados

O ministro Luiz Fux, abriu o segundo dia do julgamento e seguiu Lewandowski, votando pela improcedência da ação do DEM. Fux elogiou o voto do relator e leu uma carta aberta do Centro Acadêmico da UERJ, que adota o sistema de reserva de vagas há 10 anos. Os alunos citam que a universidade se tornou um ambiente “mais democrático, menos desigual e, principalmente, mais brasileiro”. O ministro também argumentou que opressão racial dos anos da sociedade escravocrata brasileira deixou cicatrizes no campo da educação. “De escravos de um senhor, (os negros) passaram a ser escravos de um sistema”, ressaltou. Durante a fala de Fux, a sessão teve de ser interrompida para a retirada de membros da comunidade indígena que protestavam por não estarem sendo citados no tema das cotas raciais. A fala dos participantes da tribuna não é permitida durante o voto dos ministros. A ministra Rosa Weber, também considerou a política de cotas constitucional. Na avaliação da magistrada, a dis-

paridade racial é flagrante na sociedade brasileira e, como a condição social e histórica especifica dos negros os afasta das mesmas oportunidades que os brancos, a intervenção estatal para diminuir essa desigualdade é valida. “Liberdade e igualdade andam de mãos dadas. Para ser livre é preciso ser igual, para ser igual é preciso ser livre”, destacou a ministra.

Cármen Lúcia, também seguiu o relator e votou pela improcedência da ação contra as cotas raciais da UnB. Para a ministra, as ações afirmativas não são a melhor opção, o ideal seria termos uma sociedade na qual todos fossem igualmente livres para ser o que quiserem. Cármen concluiu que as cotas da UnB não colidem com a constituição, mas ao contrário, contribuem para todos se sentirem iguais. Joaquim Barbosa, vice-presidente do STF e o único ministro negro da Corte, também acompanhou o voto do relator. Barbosa destacou que sua opinião sobre o tema já é de conhecimento público e inclusive foi objeto de um livro publicado há 11 anos. O ministro afirmou que as ações afirmativas sofrem resistência, “sobretudo, da parte daqueles que se beneficiam ou se beneficiaram da discriminação que são vítimas os grupos minoritários”. Ele ressaltou também que o objetivo das ações afirmativas é combater a discriminação de fato, arraigada na sociedade, e promover a harmonia e paz social. O ministro Cezar Peluso, iniciou sua fala dizendo que seria desnecessário acrescentar qualquer consideração ao voto do relator, e acompanhou integralmente a decisão de Lewandowski. Para Peluso, as ações afirmativas são um experimento que o Estado brasileiro está fazendo e que poderá ser verificado e aperfeiçoado. Gilmar Mendes, também julgou improcedente a ação, mas apontou ressalvas ao modelo da UnB. Ele ressaltou o problema dos chamados “tribunais raciais”, comissões que julgam se os alunos são negros ou não e que ocasionalmente cometem erros, como nos casos de candidatos irmãos que foram classificados com raças diferentes. O ministro destacou as “enormes dificuldades na classificação” dos estudantes e as poucas vagas nos cursos, que causam tensão entre os candidatos – Direito na UnB, por exemplo, tem 50 vagas. Ele apontou em seu voto que tem muitas dúvidas sobre o critério puramente racial das cotas, que permite distorções socioeconômicas e pode “gerar perversões” ao privilegiar pessoas negras ricas que tenham tido boas condições de estudo. Marco Aurélio, também foi totalmente favorável as cotas. O ministro recuperou a

ideia de igualdade na história das constituições e falou de como havia diferença entre o direito e a realidade dos fatos. “Até chegar ao quadro de 1988, havia apenas formalização da igualdade. Na atual constituição dita cidadã, sinalizou-se mudança de postura”, disse citando a escolha de uso de verbos que evidenciava uma tentativa de mudança de postura. Leu os trechos “construir uma sociedade livre, justa e solidária”, “garantir o desenvolvimento nacional, não de forma estática, mas ativa” e “Promover o bem de todos sem preconceito”. Para ele “a neutralidade mostrou-se um grande fracasso”. Celso de Mello, acompanhou integralmente o relator. “Esse julgamento é sobre um dos mais importantes temas no Brasil. Traduz o compromisso que o País assumiu ao assinar cartas internacionais. Extrair a máxima eficácia das declarações em ordem a tornar possível os ganhos sociais reconhecidos em favor de quaisquer grupos é dever de todos nós”.

O presidente do tribunal, Ayres Britto, falou por último e adiantou o seu

voto com o relator antes mesmo de argumentar. “Quem não sofre preconceito pela cor da sua pele, não se sente igual, se sente superior. Nunca houve necessidade de constituição para beneficiar os hegemônicos, só foi proclamada igualdade para favorecer os desfavorecidos. Os brancos e heterossexuais nunca precisaram de constituição.” Apesar da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186, impetrada pelo DEM em 2009, ser específica e questionar a constitucionalidade do programa que reserva 20% das vagas da UnB para negros, a decisão do Supremo determinará jurisprudência sobre as cotas e influenciará futuras decisões do Congresso Nacional sobre leis que reservam vagas em universidades. Junto dessa ação, há um recurso feito por um estudante que alega ter sido prejudicado com o sistema de cotas implementado pela Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS). No Recurso Extraordinário 597.285, de 2009, ele pede a inconstitucionalidade do sistema. Os argumentos contra e a favor das cotas já foram bastante debatidos dentro do STF. Em 2010, o ministro relator da ação, Ricardo Lewandowski, realizou audiências públicas com especialistas em educação, professores e advogados para tratarem do tema.


Programa

43

Governo lança maior programa habitacional da história de Goiás

isso o Estado não se limitou à entrega do documento, mas chamou para si a responsabilidade da construção. Até 2014 está prevista a construção de 42 mil residências, 10 mil reformas, além da construção de creches, asilos e quadras de esporte. O Conjunto Vera Cruz, em Goiânia, por exemplo, vai sediar o maior projeto habitacional da história do Estado. No bairro serão erguidas mais de 5 mil casas.

Mais de 210 mil pessoas devem ser beneficiadas pelo Cheque Mais Moradia, lançado hoje pelo governador Marconi Perillo, durante solenidade no Centro de Convenções de Goiânia. Através do novo programa habitacional, o maior da história de Goiás, o Governo vai disponibilizar, em parceria com os governos federal e municipais, mais de R$ 1 bilhão para a construção, reforma e ampliação em todos os 246 municípios goianos. A expectativa do governador Marconi Perillo é de que até o final de 2014 existam apenas “resquícios” de famílias que ainda não têm moradia. “Hoje damos início a um desafio, investimos R$ 1 bilhão e mais recursos ainda devem vir”, adiantou Mar-

coni. O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Marcos Abrão Roriz, explicou que o programa, uma espécie de evolução do Cheque Moradia, é destinado a famílias com renda mensal bruta de até três salários em conjuntos habitacionais. De acordo com Marcos, a reformulação do programa foi necessária para viabilizar a ação conjunta com os governos. Segundo ele, a Agehab teve, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, 80% de êxito nas propostas apresentadas. “Provamos que temos projetos e credibilidade para fortalecer as parcerias”, observa. Marcos Abrão revela que o grande desafio do Governo foi materializar o cheque na construção e entrega de casa e por

Parceria À frente do programa Cheque Mais Moradia está, além da Agehab, a Secretaria das Cidades para dar celeridade e garantir a execução das obras em todos os municípios. A união de tantos esforços deve alçar Goiás à 1ª posição entre os estados brasileiros no quesito habitação popular. Dos 246 municípios que serão beneficiados, 119 com até 50 mil habitantes já têm projetos em andamento e outras 111 cidades já estão em obras com previsão de entrega para o próximo ano. Igor Montenegro, secretário de Cidades, explica que o programa vai ser adequado ao tamanho de cada município. “Cada cidade será beneficiada de acordo com seu porte. Vamos levar moradia a todos as cidades. Obviamente temos uma meta, que é extinguir o déficit habitacional, e esse programa é um grande passo nesse sentido”, conclui. Fonte: Goiás Agora

Servidores vão assumir Ipasgo em julho

Palavras do Governador Marconi Perillo

O governador Marconi Perillo anunciou que a prestação de contas do Ipasgo ocorrida no dia 08 de maio de 2012, também representa a despedida do presidente do Instituto, José Taveira. Em breve, ele deverá assumir nova missão dentro do Governo do Estado. Ele será substituído interinamente por um dos diretores da unidade e em julho, a administração pas-

sará para as mãos dos servidores. O chefe do Executivo afirmou que esse era um compromisso do Governo de Goiás com o servidor público. O presidente interino atuará até a discussão junto com o fórum de servidores públicos para transferência da gestão aos servidores. “Vamos fazer isto no mês de julho, mas só depois do Ipasgo estar saneado”, explica. Os no-

vos gestores receberão a unidade sem dívidas. “Fui cobrado e disse: Eu não entrego enquanto nós não provarmos que é possível reequilibrar financeiramente o Ipasgo e pagar os prestadores antes do tempo previsto nos contratos. Nós vamos conseguir fazer isso felizmente”, comenta. Perillo destacou a importância do trabalho desenvolvido por Taveira e seu grupo para sanear as contas do Ipasgo. “O doutor José Taveira é um homem muito idealista, de excelentes princípios e muito competente, que leva muito a sério suas missões na administração pública. Sem ele e a sua equipe, certamente, nós não poderíamos hoje apresentar a Goiás esses números relativos ao Ipasgo e nem tampouco, teríamos sucesso no saneamento do Beg, quando ele era diretor ou no início da estruturação da Goiás Fomento. Taveira está encerrando sua missão como presidente do Ipasgo, já que estou o convocando, para nova missão na nossa administração”, concluiu.


44

Meio Ambiente

Porque plantar árvores nativas

Aqui estão alguns dos motivos para você plantar não uma, mas várias árvores, e ajudar a natureza! Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo. Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça. A camada de folhas que se formam a baixo das árvores servem de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão. A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos: Em rios – a erosão leva terra e areia para o leito (fundo) do rio, fazendo com que o rio fique mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva, além da morte dos peixes. Para o Solo – a erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural. Ou seja, solo desprotegido tende a continuar desprotegido. Para os animais – a erosão pode levar embora ninhos de animais que os fazem no chão, e tampar os de diversos outros animais, matando os filhotes que estão dentro. Além do mais, sem vegetação e frutos para alimentá-los, eles vão embora ou morrem de fome. Para os lençóis freáticos – os solos sem vegetação, por não terem raízes e minhocas para deixá-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Além do mais, como não há barreiras para a água, ela vai embora rapidamente, não dando tempo para a água da chuva penetrar no solo. Com isso os lençóis freáticos secam, acabando assim com muitos rios e conseqüentemente com nossa água potável. A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beira de rios, aparecem as vezes dentro do rio, parecendo cílios. Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar. Uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar com capacidade de 2.500 kcal cada, funcionando 20 horas por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam

também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e florestas que tem seu clima mais fresco. Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos). Em um bosque frondoso, a copa das árvores acumula a maior parte da radiação solar, o que significa que o chão, permanecendo quase todo o dia na penumbra, é bem mais fresco. Assim se define um microclima – ou seja, um local restrito, ou isolado da região em torno. Desta forma, a temperatura na região de um bosque, no verão, pode ser 5 graus centígrados mais alta que a do próprio bosque. As metrópoles são outro tipo de microclima – nesse caso porque geralmente estão cobertas por massas de ar quente, situadas a cerca de 120 metros de altura, criadas pela poluição. O resultado é a criação de ilhas de calor: assim, a temperatura no centro de uma cidade, por exemplo, pode estar 6 graus centígrados acima daquela de bairros distantes (ou mais arborizados) e da zona rural. Se ainda assim, você ainda não se convenceu de que deve plantar árvores espere para saber mais… Sombra – ah que delícia uma boa sombra! Não é? Bem, se levarmos em conta a devastação e a não preocupação do reflorestamento, pode se preparar para sair de casa de guarda sol, pois a previsão é de que em 2030 nossas matas vão acabar! Madeira – se você não tem nada de madeira na sua casa pode enviar seu nome para colocarmos no livro dos recordes. O mercado madeireiro é um dos que mais cresce no Brasil. Muitas empresas são clandestinas, e pouca gente se preocupou em saber se a madeira que está comprando é autorizada ou não. Se você usa madeira, por que não ajudar plantando? Papel – não sei se você sabe, mas não há no mundo país que tenha um substituto para o papel vindo da madeira de árvores, sendo produzido em larga escala! Preocupante? Então imagine quantas árvores você já usou e vai usar só com papel! Oxigênio – você respira? Bem, pode não conseguir mais daqui alguns anos. A poluição gerada pelas grande cidades estão desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo! E uma novidade: Estudiosos afirmam que florestas muito antigas, que já atingiram seu equilíbrio, produzem a mesma quantidade de gás carbônico (liberado a noite) que a de oxigênio. E que florestas jovens, para poder crescer, liberam muito mais oxigênio do que gás carbônico. Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio!


Insvestimento

45

Goiás investe R$ 500 milhões

em saneamento no Entorno do Distrito Federal

Com objetivo de levar água tratada a todos os moradores do Entorno do Distrito Federal, o Governo de Goiás está aumentando seu potencial de armazenagem e distribuição de água na área. Oito obras de saneamento na região, realizadas pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), estão em andamento e outra está em processo de licitação. Somente nesses projetos estão sendo investidos quase R$ 500 milhões. O presidente da Saneago, Nilson Freire, revela que hoje 80% da população do Entorno recebe água tratada. O objetivo é que em três anos esse percentual seja ampliado para 95%. Em relação ao sistema de esgotamento sanitário, o índice atual é 20%, com previsão de aumento para 90% em cinco anos. “É uma meta ambiciosa. Em todo o Estado estamos investindo cerca de R$ 1 bilhão e somente para o Distrito Federal serão necessários R$ 3 bilhões”, explica. Essas nove obras contemplam os mu-

nicípios de Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Pirenópolis, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. Com recursos estaduais estão sendo investidos R$ 350 milhões. “Com destaque para a obra de Corumbá 4, que é um sistema de produção de água para atender quatro cidades e com previsão de entrega em dois anos. A usina vai fornecer água para Luziânia, Valparaíso, Novo Gama e Cidade Ocidental, resolvendo definitivamente o problema da falta de água dessas cidades do Entorno Sul de Brasília”, adianta Freire. O vice-presidente da Agetop, Adriano Rodrigues, destaca que há uma grande preocupação do Governo do Estado em relação ao Entorno. “A gente sabe da grande carência que existe por infraestrutura no Entorno, até porque é uma região que cresceu muito nos últimos tempos e infelizmente o poder público não conseguiu acompanhar”, avalia. O Governo do Estado está trabalhando para suprir esse déficit.

Está previsto ainda grande investimento na região para esgotamento sanitário. Segundo o presidente da Saneago, está sendo elaborada parceria para atender 10 cidades por meio da iniciativa privada. A meta é o investimento de R$ 3 bilhões nos próximos cinco anos para resolver definitivamente o problema. Outros projetos em convênio com o Governo Federal estão em execução. “Estamos construindo projetos através do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), principalmente para resolver a questão de água em Águas Lindas. Temos obras em andamento em várias cidades como Valparaíso; temos uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) pra entregar esse ano em Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Cristalina; e em Formosa vamos construir uma grande barragem com investimento de R$ 40 milhões pra resolver de vez a questão de água no município. Existem também obras em Alexânia. O Governo do Estado de Goiás está presente em todo o Entorno, em todas as cidades com investimento maciço na área de saneamento”, conclui Nilson Freire. Em relação aos recursos, o presidente da Saneago expôs que são utilizados recursos próprios, do Governo Federal por meio do PAC 1 e do PAC 2. E o Governo do Estado aguarda o PAC do Entorno para resolver o problema do esgotamento sanitário. Outras informações: (62) 3243-3175

Mercado Popular Municipal

Foi realizado no dia 27 de maio de 2012, uma assembleia com os proprietários de bancas no Mercado Popular de Águas Lindas, para tratar de assuntos de interesse de todos. Dentre a pauta da reunião, estava a eleição da nova diretoria do Mercado, uma vez que o atual presidente, Luiz da Grama, pretende ser candidato a vereador e não pode continuar no cargo. O evento contou com participação de muita gente, entre feirantes, lideranças e inclusive com o vereador José Lopes, presidente de honra do Mercado e hoje pré-candidato a prefeito de Cocalzinho de Goiás. Enquanto falava aos presentes, Luiz da grama falou da importância de estar unidos, é preciso que cada proprietário de banca venha trabalhar, esqueça a especulação de que vão tirar o mercado daquele local. “isso aqui foi um direito adquirido pelo povo, e somente Deus pode nos tirar desse lugar, estou trabalhando diuturnamente para implantar melhorias no Mercado, oferecendo, assim, melhor qualidade de trabalho para todos” Disse Luiz da Grama. Luiz da Grama e Família


46


47


48

Garota Únika 2011

CAMA - MESA E BANHO - A MAIOR E MAIS COMPLETA LOJA DA REGIÃO

Vendendemos produtos de qualidade com o menor preço da região. É barato mesmo porque vendemos direto da fábrica. Venha comferir.

3613-6201 Av. JK Qd.32 - Lt.18 - Lojas 1 - Jd. Brasília - Águas Lindas de Goiás - GO .......................> CONFIRA AQUI NOSSOS ENDEREÇOS: Qd.63 - Lt.11 - Lj.02 - Centro - Santo Antônio do Descoberto - GO .....................................> 3626-1279 Qd.QC 03 MC - Lt. 07c - Loja 2 - Setor Norte - Planaltina de Goiás - GO ..........................> 3637-8405 Quadra 491 - Lote 06 - Loja 05 Av Comercial - Pedregal - Novo Gama - GO ..................> 3628 1372 Rua Visconde Porto Seguro - Nº 625 - Centro - Formosa - GO .............................................> 3631-0252


REVISTA ÚNICA 30  

COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you