3 minute read

BRUNO DE SOUSA NOLETO

Next Article
ROBRE OS AUTORES

ROBRE OS AUTORES

Por Amaury Carneiro - Publicado Em 27 Maio 2015 http://noticiasdeparaibano.com/index.php/paraibano?start=48

Parlamentar jovem, Bruno de Sousa Noleto, do município de Paraibano, fala a estudantes durante o fórum.

Advertisement

Governo reúne estudantes em Fórum Juvenil do Mercosul

Ascom. Gov.MA

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), promoveu, na última segunda-feira (25) e terça-feira (26), no auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o I Fórum Estadual Parlamento Juvenil Mercosul. Na oportunidade, os jovens Bruno Noleto, Cindynéia Cantanhede e José Antônio Barros, que representam a juventude maranhense no Brasil e em outros países do Mercosul, apresentaram suas vivências. O evento contou com a participação das secretárias de Estado de Educação, Áurea Prazeres, da Juventude, Tatiana Pereira e autoridades políticas.

Para a secretária de Educação, Áurea Prazeres, esse é um momento importante, porque demonstra o protagonismo dos jovens. “Esse momento realça o protagonismo da nossa juventude e essa é uma das metas da Seduc, incentivar o protagonismo juvenil nas escolas. O compromisso do governo Flávio Dino com a juventude é no fortalecimento da participação dos estudantes, envolvendo-os em debates nas questões sobre a comunidade escolar”, pontuou a secretária Áurea Prazeres. Construir uma história diferente. Foi o que pontuou a secretária de Juventude, Tatiana Pereira. “É um fato histórico vocês estarem hoje como parlamentares. É o jovem do Maranhão redesenhando a história do país”, frisou Tatiana Pereira.

128

O anfitrião do Fórum, o parlamentar jovem Bruno de Sousa Noleto, do CE Epitácio Pessoa, município de Paraibano, falou que com a experiência de parlamentar, ele tomou consciência de seu lugar na América Latina. “A troca de experiência com outras realidades serviu para entender que a educação tem que ser

universalizada e que ela é primordial para a construção de uma sociedade”, assegurou o estudante Bruno.

O Programa Parlamento Juvenil Mercosul é uma ação dos países do Mercosul que desenvolve cinco eixos temáticos: inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos, e visa promover espaços de encontro e diálogo a partir de discussão de temáticas de interesse comum e com foco na formação política e cidadã da juventude.

Desafio

Durante o Fórum, estudantes de várias escolas da capital participaram ativamente das discussões e palestras, entre elas “O jovem e os desafios do mundo do trabalho”, ministrada pela professora Maria José Barros Cardozo.

“Muitas vezes o jovem fica indeciso entre se preparar, fazendo cursos técnicos ou uma graduação, e ir logo para o mercado de trabalho, com o intuito de ajudar seus pais e ter uma independência financeira”, frisou Maria José Barros.

Para a estudante Vitória Martins, 15 anos, do CE Menino Jesus de Praga, o debate foi importante. “Mesmo estando no primeiro ano do ensino médio, ainda não sei o que vou fazer quando encerrar o curso. Há algumas áreas que tenho mais afinidade e a palestra me ajudou a dar um norte, foi de vital importância”, disse.

Em 2014, o Brasil realizou a 3ª Seleção de estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas de todo país, para serem representantes nacionais do Parlamento Juvenil Mercosul –PJM. A seleção nacional dos 27 estudantes que representam o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul é de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), que realiza encontros nacionais e internacionais, para promoção do protagonismo juvenil e a interação com jovens de outros países.

A diretora do Centro de Ensino Epitácio Pessoa Sra. Rosimar Alves e a professora Simonia, representaram a escola ao lado de Bruno.

Parabéns para o estudante e para todo o corpo docente da instituição, que é parte integrante dessa vitória educacional de representação internacional.

This article is from: