
1 minute read
JOSÉ ANCHIETA
José Anchieta Barbosa nasceu em 12 de maio de 1921 no lugar Vieira, municipio de Paraibano (hoje); filho de Lourenço Barbosa Ribeiro e de Maria Pereira de Andrade.
Aos nove anos de idade já sabia ler e escrever, tirava as quatro operações fundamentais.
Advertisement
Certo dia viajou com seu pai à São João dos Patos, montado no meio de uma carga de algodão; seu pai comprava e vendia para a familia Rocha Santos. Pesados duas cargas de algodão, Anchieta fes os cálculos às escondidas e guradou consigo; nos ajustes de conta ele disse a seu pai – a conta foi tirada certa. O Sr. Eurico da Rocha Santos, ao ver aquela cena perguntou a seu pai: queres me dar este menino, para estudar e trabalhar aqui?
O pai de Anchieta assumiu o compromisso de mandar o menino; ao chegar em casa, comuniucou à esposa, que concordou, enquanto que os avós de Anchieta fizeram uma guerra contra a idéia, mas o pai enfrentou e mandou o filho para a cidade.
Ao chegar a São João dos Patos (em 06/01/1931), Anchieta passou a estudar e trabalhar, adquirindo intyeira confiança no local onde residia e trabalhava.
Casou-se no ano de 1943 com a jovem Maria do Carmo Santana, com quem teve sete filhos. Dois anos após o casamento foi nomeado para o IBGE, como Agente de Estatística.
No ano de 1959 mudou-se para Tmon, com a família, exercendo a função na cidade de Pedreiras, para onde fora transferido.
E com o passar do tempo, educando os filhos, hoje tem dois filhos médicos e um advogado...
DEPOIMENTO PRESTADO A CLODOMIR LIMA CAMPOS