
1 minute read
JOANA DA ROCHA SANTOS – D. NOCA
São João dos Patos, 1892 – Floriano, 1970
Dona Noca, nasceu em 18 de dezembro de 1892, na Vila de São João dos Patos, e foi criada sob os moldes europeus. De família ligada ao comércio, produção e indústria, em 1910, assumiu os negócios de beneficiamento de arroz e algodão da família, quando o pai e os irmãos viajaram para tratar de interesses econômicos.
Advertisement
Joana sempre foi uma mulher ligada às questões políticas de sua terra, manifestando-se com denúncias quando não concordava com alguma situação. Por estas atitudes é que em 1934 foi nomeada para o cargo de prefeita de São João dos Patos, onde permaneceu até 1951 e para onde voltou em 1955, após o pleito eleitoral. Revolucionária, em 1950, quando houve uma grande fraude eleitoral que favorecia Vitorino Freire, ela não hesitou e tomou para si a liderança do movimento contrário, apoiada pelo advogado e jornalista Raimundo Bastos.
Foi uma figura extremamente marcante em seu tempo, lembrada pela forma firme e decisiva como comandava a cidade. Apesar disso, tinha sempre uma visão humana, com um olhar voltado para os mais pobres. Faleceu no dia 06 de abril de 1970 na cidade de Floriano, estado do Piauí.
Dominando grande parte do sertão, os moradores a temiam pelo seu poder – comercial e político – e pela valentia.
Foto 1 - Capela que faz parte do acervo da família Rocha Santos
. Foto 2 – Residência do Sr Eurico da Rocha Santos. http://saojoaodospatosonline.blogspot.com.br/p/sao-joao-dos-patos-historia.html
Antiga residência da Sra. Joana da Rocha Santos Dona "NOCA" foi por muito tempo sede de vários órgãos do município. http://saojoaodospatosonline.blogspot.com.br/p/sao-joao-dos-patos-historia.html

