
CIDADES
48° Grupo Escoteiro Itabira Celebra
Seu 1º Aniversário e Fortalece
Protagonismo Juvenil na Cidade

TURISMO
Hotel China Park vira Eco Resort e fortalece o turismo nas Montanhas Capixabas












48° Grupo Escoteiro Itabira Celebra
Seu 1º Aniversário e Fortalece
Protagonismo Juvenil na Cidade
Hotel China Park vira Eco Resort e fortalece o turismo nas Montanhas Capixabas
Alunos do 4º ano da Maple Bear Cachoeiro exploram o universo da poesia em projeto literário autoral
20. TURISMO
Hotel China Park vira Eco Resort e fortalece o turismo nas Montanhas Capixabas
Marcelo Santos faz balanço do primeiro semestre na Ales
Confira os destaques sociais da semana! Os momentos mais badalados, eventos marcantes e presenças ilustres estão na nossa seleção especial.
diretor executivo Jackson Júnior (jacksonjr@ revistaleia.com) colunistas Flávia Teixeira, Regina Monteiro, Nicolli Viana, Itamar Gurgel e Polyanna Gloria articulistas Marilene Depes, Sergio Damião, Janine Bastos e Wilson Márcio Depes administrativo Ammanda Castro / CRA 21252 (ammandacastro@revistaleia.com) diagramação Paulo Henrique impressão Gracal Gráfica e Editora tiragem 5.180 exemplares periodicidade Semanal
www.revistaleia.com
contate a leia Tel. 28 3036 2010 atendimento e correspondência Rua João Valdinho, 01, Coronel Borges, 29306-010, Cachoeiro de Itapemirim, ES cartas para redação Vale crítica, elogio, sugestão. Não deixe de enviar também seu nome completo e telefone faleconosco@revistaleia.com para assinar e anunciar ASSINATURAS de 2ª a 6ª feira das 09h às 18h pelo telefone 28 3036 2010 /// Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da revista ou da editora.
28 99909-1929
Licenciamento de conteúdo Para adquirir os direitos de reprodução de textos e imagens, envie um email para faleconosco@revistaleia.com Para baixar sua revista digital Acesse www.revistaleia.com/ app utilizando o seu smartphone ou tablet!
Você também pode ler a Revista LEIA baixando na App Store ou no Google Play. Foto de Capa: Divulgação
Dizer que estou bem humorado, hoje, não é verdade. Escrevo numa terça-feira com alguns prognósticos aterrorizantes sobre o que será o amanhã de nosso país. Por mais paradoxal que possa parecer, não entendo mais nada sobre as pessoas... Aliás, ao completar 100 anos, o jornal O Globo mandou de presente aos seus assinantes um calhamaço com mais de 100 páginas, contando sua (e nossa) história desse período. Até o querido Zuenir Ventura, a quem sou devedor de tanto carinho e sabedoria, apareceu em destaque. Um autêntico craque das letras... Trabalhou no jornal desde muito jovem.
Aliás, Zuenir foi exemplo para todo mundo, sobretudo para leitores fiéis. Ainda hei de recuperar meu exemplar, com dedicatória, que Verônica, querida amiga, me tomou emprestado e ainda não devolveu... O livro é sobre aquele que é considerado o maior pecado: a inveja. Ora, ódio espuma, a preguiça se derrama, a gula engorda, a avareza acumula, a luxúria se oferece, o orgulho brilha, só a inveja se esconde. Pois foi justamente sobre este pecado tão complexo que Zuenir se debruçou durante quase dois anos. Em "mal secreto", título do primeiro volume da coleção plenos pecados, ele convida o leitor a um mergulho no universo daquele que foi
ORA, ÓDIO ESPUMA, A PREGUIÇA SE DERRAMA, A GULA ENGORDA, A AVAREZA
ACUMULA, A LUXÚRIA
SE OFERECE, O ORGULHO
BRILHA, SÓ
A INVEJA SE ESCONDE
apontado, numa pesquisa exclusiva, entre os brasileiros, como o mais conhecido dos pecados capitais.
A leitura de parte de O Globo, de domingo, mexeu muito com minhas emoções. Fiquei imaginando onde estariam os exemplares do “Correio do Sul” e “O Arauto”, os jornais mais antigos de Cachoeiro? Todos preparados com tipos de chumbo e componedores, letra por letra, para paginar e depois partir para impressão nas antigas máquinas. O prefeito Ferraço, como político, frequentou as páginas desses jornais e talvez pudesse pedir sua Secretaria de Cultura para recuperar alguma coisa dessa história tão fecunda. Estará fazendo um grande bem à nossa terra.
Pois bem, vou ingressar agora na parte jurídica dos processos sobre a IA. Anda plagiando, até mesmo, os livros de Machado de Assis... Os principais riscos da IA são desemprego estrutural, aumento da desigualdade social, perpetuação de vieses e preconceitos, indefinição sobre direitos autorais, ameaças à privacidade e desafios éticos e de segurança. Na próxima edição vou falar um pouco sobre essa experiência. Até mais.
WILSON MÁRCIO DEPES É ADVOGADO, JORNALISTA PROFISSIONAL E ESCRITOR, TENDO PUBLICADO DOIS LIVROS
Há algum tempo percebo que algo está acontecendo, não estou tendo controle sobre os fatos, e isso me incomoda. Em geral administro minha vida: o que como, bebo, assisto, leio, com quem convivo, enfim uma vida planejada. Observo que tenho lido pouco, alguns livros até iniciei e não dei continuidade.
Continuo com a leitura diária dos jornais A Tribuna e O Fato, e semanalmente as revistas Leia e Veja. Mesmo com a vida repleta de atividades sempre sobrou tempo para os livros. E ultimamente não sobra mais. Nem para ler, nem para tocar acordeão e nem para estudar línguas, tanto quanto gostaria. E o que me rouba o tempo?
Tenho assistido seriados e eles realmente me absorvem, não consigo ver só um ou dois episódios, fico presa ao enredo e só desligo após tudo ser desvendado. Os jornais na TV também me prendem, principalmente quando fervilham notícias. Na verdade, sou curiosa e consumidora voraz de informações, mas sempre fui, o que não me tirava o foco. O que tem acontecido comigo?
Nos últimos anos, e cada vez mais, sinto-me presa num aparelho, grudada até. Trata-se do meu celular.
CONTINUO COM A LEITURA DIÁRIA DOS JORNAIS A TRIBUNA E O FATO, E SEMANALMENTE AS REVISTAS
LEIA E VEJA. MESMO COM A VIDA REPLETA DE ATIVIDADES
SEMPRE SOBROU
TEMPO PARA OS LIVROS.
Semana passada fatos sucederam e ficou claro a minha dependência. O carregador parou de funcionar, já era tarde e fiquei angustiada, porque se não conseguisse outro carregador passaria a noite off line. Na segunda situação fui para o trabalho sem o aparelho, o que nunca acontece pois sempre verifico antes de sair. Como era sábado decidi não retornar e passei uma manhã sem celular e nada grave aconteceu, sobrevivi.
E aí me dei conta do quanto estou atrelada à vida on line, consumo e sou consumida pelo Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, Messenger, X e Thread. E bombardeada por informações a cada minuto – uso o celular para rezar, interagir com grupos, trabalhar, cozinhar, estudar, partilhar a vida, participar de reuniões, enfim, o aparelho que me conecta à vida também me sufoca. E por tudo que narrei tomo a decisão: se é um vício vou me libertar, celular só em horas previamente estabelecidas, se for urgente me liguem. Nunca é tarde para recomeçar.
Minha sogra: Arlete Pitanga de Freitas; Minha Confreira da Academia Cachoeirense de Letras (ACL): Joacy Ribeiro Novaes. Duas almas caridosas que partiram juntas em 19 de julho de 2025. Minha sogra: católica fervorosa; minha confreira: Doutrina Espirita. Da partida da confreira Joacy tive a notícia no grupo da Academia. Sandra Novaes, sua filha, nos informou. A outra filha, Ivana Ribeiro Novaes, nos falava na segunda de manhã: “Em época tão delicada como a atual, me ponho a refletir sobre as grandes almas que trilham seus caminhos fazendo luz pelos seus exemplos de vida. Peço licença aqui para falar de um desses cordeiros do Mestre que voltou à pátria espiritual neste mês de julho de 2025. Falo de minha mãe, mulher que enfrentou muitas batalhas em vida para mostrar que sua fé é a fé operosa, que trabalha incansavelmente pelo próximo. [...] Ela partiu agora, aos 99 anos e 4 meses de vida.” Minha sogra nasceu na Prainha de Vila Velha, bem próxima a Igreja da Nossa Senhora do Rosário e residiu até o fim dos seus dias abaixo do Morro do Convento da Penha, nossa padroeira. Da confreira Joacy acompanhei em cantinho do WhatsApp da Academia suas Mensagens da Madrugada. Acordava cedo e lia: “Por
. FALO DE MINHA MÃE, MULHER QUE ENFRENTOU
MUITAS BATALHAS EM VIDA PARA MOSTRAR QUE SUA FÉ É A FÉ OPEROSA, QUE TRABALHA INCANSAVELMENTE PELO PRÓXIMO.
que não procuras os bens espirituais com a mesma determinação com que procuras os bens temporais? / Com um esforço de compreensão, tolerância e paciência chegarás vitorioso ao teu destino / A gratidão nascida da seiva do amor é a estrela, que assinala cada alma em marcha da evolução, deixando sinais luminosos pelo caminho.” Minha sogra, diferente da confreira Joacy, tinha toda sua energia do bem para aqueles que a rodeavam, agia de uma maneira peculiar, toda força para o esposo, filhos, netos, bisnetos, sobrinhos, sobrinhas, os parentes sanguíneos e aqueles que chegavam à sua porta, uma corrente do bem contaminante, mas caseira. Não escrevia, não enviava mensagens em rede social. Limitava-se a casa, igreja e vizinhos. Apesar de serem diferentes na maneira de manifestar e expressar a fé, a determinação em fazer o bem era a mesma. Durante o sábado pela manhã e até o fim do dia, mais ainda no momento do sepultamento da minha sogra, a conexão Vila Velha / Cachoeiro estava feita e fiquei com a impressão que as duas ascenderam aos céus de mãos dadas.
SERGIO DAMIÃO SANT´ANNA MORAES, É MÉDICO E MEMBRO DA ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS
Cliente nova?
Ganhe 10% desconto na primeira aplicação! @ciliosammandacastro Rua Prefeito Sebara Muniz, 21 - Ed. Régis, sala 301 Bairro: Independência
A PROPOSTA PEDAGÓGICA ENVOLVEU O ESTUDO DE DIFERENTES TIPOS DE POEMAS E O APROFUNDAMENTO EM FIGURAS DE LINGUAGEM, CULMINANDO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS AUTORAIS
No último trimestre, os alunos do 4º ano da Maple Bear Cachoeiro, dos turnos matutino e vespertino, mergulharam em uma jornada criativa pelo universo da poesia. A proposta pedagógica envolveu o estudo de diferentes tipos de poemas e o aprofundamento em figuras de linguagem, culminando na produção de textos autorais.
A partir das atividades desenvolvidas durante a unidade, cada estudante escolheu um de seus poemas para ser aprimorado, com atenção especial à linguagem poética, estrutura e criatividade. O processo resultou em um Concurso de Poesia, que selecionou os finalistas após avaliação de uma banca de cinco juízes, com base em critérios como originalidade, adequação ao tema e refinamento da linguagem.
Idealizado pela professora Andrea Teixeira Vidal Neis, responsável pela disciplina de English Language Arts no turno vespertino, o projeto teve como principal
"OS ALUNOS PUDERAM OBSERVAR SUA EVOLUÇÃO AO REVISITAR VERSÕES ANTERIORES DE SEUS PRÓPRIOS POEMAS, IDENTIFICANDO MELHORIAS E ENTENDENDO QUE O PROCESSO CRIATIVO
É CONTÍNUO", EXPLICOU A PROFESSORA ANDREA.
objetivo incentivar a reflexão sobre o processo de aprendizado de forma individualizada e crítica. A atividade promoveu também o desenvolvimento socioemocional dos alunos, ao priorizar a comparação do progresso pessoal em relação a si mesmos, e não em relação aos colegas.
"Os alunos puderam observar sua evolução ao revisitar versões anteriores de seus próprios poemas, identificando melhorias e entendendo que o processo criativo é contínuo", explicou a professora Andrea.
De maneira simbólica, a experiência foi encerrada com uma metáfora inspiradora: os alunos são como a própria poesia — jamais prontos, sempre em construção, com espaço para refinamento e portadores de uma beleza única.
Se me contar eu falo pro mundo!
Agosto chegou cheio de novidades, encontros especiais e motivos para celebrar! Entre festas, viagens, aniversários e eventos que agitam Cachoeiro e região, nossa sociedade está em movimento – e você não pode ficar de fora. Então vem comigo, porque aqui a gente conta tim-tim por tim-tim de tudo que está dando o que falar!
A contagem regressiva já começou para a Feijoada da Leia. O evento mais badalado da cidade será no dia 7 de setembro, no Cerimonial Sonho Meu. É imperdível!
Comemorando o primeiro aninho da fofíssima Eva, o casal Arthur Valbon e Maria Calvi, com a filha Ana, esbanjou alegria e amor em família.
O querido Maurício Britto, depois de adquirir uma casa em Marataízes e adotar dois filhos pets, agora só quer saber do balneário. Nos fins de semana, já tem outro endereço!
O empresário e cabeleireiro Anderson Del’puppo está a mil com a organização da Cidade das Noivas 2026, que promete ser a maior feira de festas do Estado.
O tradicional Chá da Vovó, o mais antigo evento beneficente de Cachoeiro também já tem data marcada: 13 de agosto, às 17h, no Bom Gosto Buffet. Vale muito participar! Nós já garantimos presença. E você?
Os empresários Eder Oza e Alexandre Zancanella estão em tour pela Argentina e Uruguai, celebrando o aniversário do Alê. Parabéns, amigos!
O casal Ronaldo Depes – Marilene Depes já está em contagem regressiva para comemorar o aniversário de casamento com uma viagem à Itália, em setembro.
Toda a beleza, elegância e o charme da debutante Laura Zago Charra brilharam, no seu ensaio fotográfico de 15 anos.
Muita emoção e alegria marcaram o casamento de Fernanda Moreira Faria e Lenison Gomes de Oliveira. Um dia inesquecível!
Quem apagou as velinhas nesta semana, sendo muito homenageado nas redes sociais, foi o queridíssimo amigo, o odontólogo Vinícius Moreira Lugato. Ele é maravilhoso e merece toda a felicidade do mundo. Parabéns, amigo!
Os lindos noivos Luiz Carlos Machado e Mayara Carvalho estão em contagem regressiva para o tão esperado "Sim-Sim"!
ESTÚDIO JONATHAN LESSA
A advogada Hadassa Valiati, representante da Comissão de Marketing da OAB, e o fotógrafo Jonathan Léssa celebram a nova parceria com a 2ª Subseção da OAB/ES. Agora, advogados têm condições exclusivas para investir em posicionamento de imagem com um profissional especializado no meio jurídico. Uma oportunidade imperdível!
No último fim de semana, Guarapari estava em festa com mais uma edição do Esquina da Cultura, que reuniu diversos artistas nacionais. E é claro que os cachoeirenses marcaram presença! Entre eles: Jackson Júnior – Ammanda Castro, Dra. Mariana Novaes Pinheiro – Dr. Rodolfo Do Carmo, Maria José Novaes Pinheiro –José Roberto Pinheiro, Dr. José Renato Federici – Lílian Federici, entre outras celebs. Uma festa bem bacana!
A querida terapeuta holística Sabrina Santana, especialista em Florais e Barras de Access, do Espaço Ser, estará atendendo em Cachoeiro de 18 a 21 de agosto. Ela é incrível! Para mais informações: @ sabrinasantana_terapeuta ou WhatsApp (21) 99588-6026. Recomendamos!
O Sabor de Vinno promoverá no próximo dia 7, às 19h30, uma Degustação Guiada dos vinhos Salton, organizada pela nossa querida sommelíère Inês Bonno, com participação especial do sommelier Orli Salton. Serão seis rótulos especiais, cheios de requinte e sofisticação.
No dia 31 de julho, comemoramos 1 ano da reinauguração do Palácio Bernardino Monteiro, restaurado e transformado em Centro Cultural. Desde então, pela primeira vez, a Academia Cachoeirense de Letras tem um espaço exclusivo para suas atividades. Motivo de muita festa!
O “parabéns pra você” do dia 31 também foi para o querido amigo, escritor e superintendente do Hospital Evangélico, Wagner Medeiros. A data foi comemorada com familiares, amigos e confrades da Academia Cachoeirense de Letras. Felicidades sempre!
Os advogados Nathalia e Marcos são sócios no escritório Tuayar & Dias, que atua com foco em Direito Tributário, especializado no atendimento a médicos e na Execução Fiscal para empresas.
TRABALHAR NO BRASIL
CONQUISTA FORTALECE O ESPÍRITO SANTO COMO REFERÊNCIA EM GESTÃO DE PESSOAS E RECONHECE MODELO QUE VALORIZA O CUIDADO TAMBÉM DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
Ser reconhecida como a melhor empresa do Brasil em sua categoria é um feito que transcende fronteiras organizacionais. Na última segunda-feira (28/07), a Unimed Sul Capixaba foi eleita a número 1 no país entre os planos de saúde de médio e grande porte, no ranking Great Place to Work (GPTW) 2025, que avalia as melhores empresas para trabalhar em diversos setores. A premiação posicionou o Espírito Santo como destaque nacional em gestão de pessoas no setor de saúde.
A conquista tem peso simbólico e prático. Ao alcançar o topo da lista nacional, a cooperativa capixaba sediada em Cachoeiro de Itapemirim projeta para o Brasil um modelo de gestão que valoriza o respeito, a confiança e o bem-estar de seus profissionais. Para os mais de 1200 colaboradores da Unimed Sul Capixaba, o prêmio mostra
que o ambiente onde trabalham diariamente está entre os mais saudáveis, inspiradores e comprometidos com o cuidado humano do país. E, para a comunidade atendida, o reconhecimento confirma que quem cuida de vidas também está sendo cuidado.
Segundo o diretor-presidente da cooperativa, Fernando Lemgruber, a cultura organizacional é parte essencial dos resultados que a empresa entrega. "Trabalhar em um ambiente saudável transforma o dia a dia e como as pessoas se relacionam entre si e com os pacientes. Quando o colaborador se sente respeitado, ele cuida melhor. E isso tem reflexo direto na qualidade dos serviços prestados à população", afirma.
O ranking GPTW é um dos mais respeitados do país e baseia-se na percepção dos próprios colaboradores sobre o ambiente de trabalho, além da análise das práticas culturais adotadas pela organização. Para concorrer aos rankings setoriais, como o de saúde, é necessário obter certificação prévia de excelência, e depois passar por uma avaliação detalhada dos chamados Pilares For All, que identificam o quanto a empresa oferece um ambiente justo, seguro e inclusivo para todas as pessoas.
Essa não foi a única conquista recente da Unimed Sul Capixaba. No dia 16/07, a cooperativa também foi premiada com o 1º lugar no ranking estadual GPTW, entre as grandes empresas do Espírito Santo. Foi a primeira vez que a organização participou da categoria de grande porte, após crescer em estrutura e equipe nos últimos anos. A dupla premiação, estadual e nacional, reforça o compromisso da cooperativa com a valorização de pessoas em todos os níveis.
Para o diretor vice-presidente da Unimed Sul Capixaba, Bruno Beber Machado, o reconhecimento em âmbito nacional simboliza a força de uma cultura construída com coerência. "Esse resultado é fruto de decisões que foram tomadas com base em escuta, respeito e clareza de propósito. Ser um ótimo lugar para trabalhar exige constância, diálogo e compromisso com quem está dentro da organização. E é isso que a gente vem fazendo", destacou.
RESENDE: O SONHO DE SER MÉDICO
E O HOSPITAL DO CÂNCER
DE CACHOEIRO
UMA TRAJETÓRIA DE VOCAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO E COMPROMISSO COM A VIDA
Natural de Cachoeiro de Itapemirim e criado em Mimoso do Sul, o médico radio-oncologista Dr. Bruno Resende trilhou um caminho de dedicação e compromisso com a saúde pública. Filho de produtores rurais, foi ainda na adolescência, enquanto andava na garupa da moto do pai, que ouviu a pergunta que mudaria sua vida: “O que você quer ser quando crescer?” Sem hesitar, respondeu: “Quero ser médico”.
O sonho ganhou incentivo total do pai, José Carlos Resende, e tornou-se realidade. Formado em Medicina, Bruno se especializou em radio-oncologia no Hospital de Câncer de Barretos (atualmente chamado de Hospital de Amor), em São Paulo — uma das maiores referências da América Latina no tratamento oncológico.
“Duas coisas me marcaram profundamente em Barretos e guiam minha atuação até hoje. A primeira é o amor com que os profissionais tratam os pacientes, independentemente da condição social. A segunda é o fato de ser um hospital 100% SUS, que oferece atendimento digno, gratuito e de qualidade. É esse modelo que queremos replicar em Cachoeiro”, afirma o deputado estadual Dr. Bruno Resende, referindo-se ao projeto do futuro Hospital do Câncer do município, uma das maiores bandeiras de seu mandato.
O Hospital do Câncer de Cachoeiro começou a ser construído em março de
HOSPITAL DO CÂNCER DE CACHOEIRO: UM SONHO QUE GANHA FORMA
SAIBA MAIS – O Hospital do Câncer em números:
120 novos leitos
20 leitos de UTI
4 salas cirúrgicas
24 máquinas de hemodiálise
Investimento total: R$ 250 milhões
600 empregos diretos gerados
O HOSPITAL DO CÂNCER DE CACHOEIRO COMEÇOU A SER CONSTRUÍDO EM MARÇO DE 2023, COM PREVISÃO DE ENTREGA ATÉ 2027. A OBRA É RESULTADO DE UMA PARCERIA ENTRE O HOSPITAL EVANGÉLICO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (HECI), ONDE DR. BRUNO ATUA, O GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, E EMENDAS DA BANCADA FEDERAL CAPIXABA.
2023, com previsão de entrega até 2027. A obra é resultado de uma parceria entre o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), onde Dr. Bruno atua, o Governo do Estado do Espírito Santo, e emendas da bancada federal capixaba. A unidade atenderá pacientes de todo o Sul do Estado.
Ao longo de sua carreira, Dr. Bruno estima ter acompanhado cerca de 7 mil famílias no enfrentamento ao câncer. “Essa é uma doença que envolve todos que amam o paciente. Amigos, parentes e cuidadores se tornam parte fundamental desse processo. É por essas famílias que seguimos lutando”, reforça.
Foi também em Barretos que Bruno conheceu sua esposa, a nutricionista Rafaela Donadeli. Juntos, são pais de Maria Clara e Eduardo (Edu). Hoje, vivem em Cachoeiro de Itapemirim, onde Dr. Bruno divide sua rotina entre o atendimento médico e o trabalho legislativo.
AO LONGO DE SUA CARREIRA, DR. BRUNO ESTIMA TER ACOMPANHADO CERCA DE 7 MIL FAMÍLIAS NO ENFRENTAMENTO AO CÂNCER.
“ESSA É UMA DOENÇA QUE ENVOLVE TODOS QUE AMAM O PACIENTE. AMIGOS, PARENTES E CUIDADORES SE TORNAM
PARTE FUNDAMENTAL DESSE PROCESSO."
Pela primeira vez sediado em Vitória, o 27º Congresso Brasileiro de Radioterapia contou com a participação de Dr. Bruno Resende na mesa oficial e em fóruns técnicos com especialistas renomados, como o presidente da SBRT, Dr. Gustavo Nader Marta, e os médicos Marcos Mattos e Raquel Guimarães. Promovido pela Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), o evento, realizado entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, reuniu profissionais de todo o país para debater avanços e inovações na área. “Foi uma alegria dupla: participar como médico e ver um congresso dessa magnitude sendo realizado em nossa capital. Foi um marco para o Espírito Santo e para nossa comunidade médica”, declarou Dr. Bruno.
RODOVIA DO FRADE:
INFRAESTRUTURA PARA O DESENVOLVIMENTO
Presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Econômico do Sul Capixaba, o deputado Dr. Bruno Resende acompanha de perto as obras de duplicação da Rodovia do Frade, em Cachoeiro de Itapemirim. O investimento de R$ 183 milhões do Governo do Estado deve transformar a mobilidade da região. A proposta foi formalizada através da Indicação Legislativa nº 1563/2023, apresentada por Dr. Bruno no primeiro ano de seu mandato.
AEROPORTO RAIMUNDO ANDRADE: LOGÍSTICA E FUTURO PARA O SUL
Outra frente de atuação do deputado está na fiscalização das obras de ampliação do Aeroporto Municipal Raimundo Andrade. A obra, com previsão de conclusão em março de 2026, prepara o terminal para receber voos comerciais regulares e aeronaves de médio porte, como o ATR-72 e o Embraer E-Jet 175. A iniciativa representa um avanço logístico para setores estratégicos como rochas ornamentais, agronegócio, turismo e serviços.
Desde o início de seu mandato, Dr. Bruno Resende preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, onde o parlamentar acumula importantes avanços:
- MAIS DE 90 REUNIÕES ordinárias e extraordinárias; - CERCA DE 40 VISITAS TÉCNICAS a unidades de saúde em todas as regiões do Estado; - Encaminhamentos sobre temas como EPILEPSIA, AUTISMO, HEMOFILIA E TERAPIA RENAL, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.
Encontro com pacientes são sempre um momento de carinho
Leis de destaque aprovadas com autoria ou relatoria de Dr. Bruno: - Estatuto do Câncer (Lei Estadual nº 11.815/2023): estabelece diretrizes e critérios para garantir os direitos das pessoas com câncer no Espírito Santo.
- Lei Estadual nº 12.443/2025: institui o Dia Estadual de Conscientização sobre a Epilepsia (26 de março) e a Campanha Março Roxo.
- Lei Estadual nº 12.482/2025: cria a Política Estadual de Atenção à Oncologia Pediátrica, voltada ao aumento das chances de cura e da qualidade de vida de crianças com câncer.
FUNDADO EM 27 DE JULHO DE 2024, O GRUPO NASCEU DO SONHO DE VOLUNTÁRIOS APAIXONADOS PELO ESCOTISMO
Uma data especial para o escotismo capixaba: o 48° Grupo Escoteiro Itabira completa seu primeiro ano de atividades, consolidando-se como uma nova força na formação de jovens cidadãos comprometidos com a sociedade.
Fundado em 27 de julho de 2024, o grupo nasceu do sonho de voluntários apaixonados pelo escotismo, determinados a construir um movimento onde os jovens fossem verdadeiramente protagonistas. Em apenas um ano, o 48° GE Itabira já desponta como um grupo em franca ascensão, reunindo cada vez mais crianças e adolescentes que encontram, no escotismo, um espaço seguro de aprendizado, diversão e desenvolvimento pessoal.
“Queremos um escotismo em que os jovens tenham voz, tomem decisões e aprendam a ser líderes, sempre guiados pelos valores do movimento,” destaca Raphaela Scardua, chefe escoteira do grupo.
As atividades do grupo acontecem todos os sábados, das 14h30 às 17h30, na Praça de Fátima, um espaço que, aos poucos, vem se transformando em ponto de encontro e convivência para famílias e escoteiros. Lá, os jovens participam de jogos educativos, atividades culturais, ações sociais e ambientais, vivências em equipe e apren-
dizados práticos que os preparam para os desafios da vida adulta.
Desde a sua fundação, o 48° GE Itabira já realizou campanhas solidárias, atividades de conscientização ambiental, oficinas de técnicas escoteiras e diversas experiências ao ar livre, sempre com foco no protagonismo juvenil. O resultado é um grupo cada vez mais numeroso e engajado, refletindo o impacto positivo do escotismo na comunidade local.
“Estamos muito felizes com tudo o que conquistamos neste primeiro ano. E queremos que Cachoeiro de Itapemirim saiba que o escotismo está aberto para todos que desejem crescer, aprender e fazer a diferença,” conclui Raphaela.
Com sonhos grandes e a energia contagiante de seus jovens, o 48° Grupo Escoteiro Itabira segue sua jornada, provando que é possível construir, desde cedo, cidadãos capazes de transformar a sociedade para melhor.
Elisa fez 1! No registro com seus pais Rodrigo, Poliana e sua irmã Laura. Parabéns!
Com o objetivo de fortalecer sua atuação como referência em transformação digital, a Globalsys realizou em Cachoeiro de Itapemirim mais uma edição do GlobalDay. O evento reuniu profissionais e parceiros para uma imersão em conteúdos estratégicos, abordando as principais soluções e tendências em inovação, tecnologia e negócios. Presente no Estado e em plena expansão nacional, a instituição aposta no GlobalDay como uma plataforma de relacionamento e geração de valor, promovendo conexões que abrem caminhos para novas oportunidades e parcerias de sucesso.
O Espírito Santo em Ação deu início a um novo ciclo com a posse da Diretoria Executiva e da Presidência do Conselho Deliberativo para a gestão 2025-2028. A cerimônia foi realizada na noite da última quinta-feira (31), no Le Buffet Master, em Vitória, reunindo empresários, políticos e lideranças institucionais, entre eles o governador Renato Casagrande, o vice Ricardo Ferraço e a vice-prefeita da capital, Cris Samorini. Fernando Saliba, que era diretor de Gestão Pública, assumiu o cargo de diretor-presidente da organização, sucedendo Nailson Dalla Bernardina, que conduziu a entidade nos últimos três anos.
Bruno Caliman, um dos maiores nomes da composição no país, é baiano, filho de capixaba, e escolheu morar no Espírito Santo onde passou toda sua infância. E será justamente no Estado que ele realiza um momento especial de sua carreira: a gravação do audiovisual "Caliman Acústico", em um show ao vivo no dia 6 de agosto, às 20 horas, no Teatro Sesi, em Jardim da Penha, Vitória. E a noite será especial. Além do repertório recheado de sucessos e músicas inéditas, Bruno Caliman vai receber convidados de peso: Paulo Ricardo (ex-RPM), Tato (Falamansa), Raffa Torres e Landau, unindo gerações e estilos em um show emocionante e cheio de poesia.
por itamar gurgel
CAPIXABAS
O turismo capixaba vive um momento de renovação e ousadia. Localizado em Domingos Martins, na encantadora região das Montanhas Capixabas, o tradicional Hotel Fazenda China Park inicia uma nova fase em sua trajetória e se apresenta ao público com uma nova marca e grandes planos para o futuro.
Agora, como China Park Eco Resort, o empreendimento dá um passo adiante em sua bem-sucedida trajetória, fortalecendo seu compromisso com a sustentabilidade e ampliando ainda mais o foco na experiência do visitante. Com uma visão ainda mais arrojada, o espaço consolida sua posição como referência no turismo capixaba e reforça seu papel no desenvolvimento da região e na geração de oportunidades para toda a cadeia produtiva do setor.
Para entender melhor os bastidores dessa transição e o que representa esse novo
momento na história do empreendimento, conversamos com Valdeir Nunes, mais conhecido como China, presidente do China Park Eco Resort. Confira a entrevista:
O QUE MOTIVOU A DECISÃO DE TRANSFORMAR O CHINA PARK EM UM ECO RESORT?
Um dos motivos que levou a essa decisão é nós trabalharmos além do Espírito Santo, é nós levarmos a marca para todo o Bra-
sil. Na realidade, já somos um resort, temos tudo em um só lugar. Hoje, no Brasil, tem 76 resorts; isso, eu digo resort aprovado por Resort do Brasil. É uma associação que valida esses equipamentos. Agora, colocar apenas o nome resort é muito fácil e no Brasil tem mais de 2 mil resorts assim, que apenas colocaram o nome. Mas o serviço que prestam, não condiz com aquilo que um resort precisa oferecer.
É importante frisar que temos 250 apartamentos e a nossa clientela, é regional incluindo turistas que vem um pouco dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia; na maioria, são clientes que estão a um raio de até 400km. O público que visita o Espírito Santo a lazer de avião é muito pequeno, talvez não chegue a 5%; e nas montanhas talvez não chegue a 1%.
Já Vitória recebe um bom número de pessoas do Brasil e tem uma boa movimentação de turismo de negócio. Então, isso também nos ajudou a trabalhar a marca resort para que possamos alcançar todo
o Brasil. E vale lembrar que, uma pessoa que visita um resort, costuma fazer esse roteiro de avião. Então, nós vamos entrar nesse roteiro de Resort do Brasil e com isso nós estaremos também divulgando o Espírito Santo em todo o País.
QUE TIPOS DE MELHORIAS OU MUDANÇAS ESTRUTURAIS E DE SERVIÇOS OS VISITANTES PODEM ESPERAR?
Desde 2015, com o sucesso que nós tivemos durante a Copa do Mundo de 2014, passamos por uma grande mudança. Então fizemos um planejamento de 10 anos, objetivando, desde aquela época, chegarmos a esse nosso objetivo hoje. Começamos muitas melhorias nesse período, quando construímos o Brinquedão, fizemos algo moderno, por que o nosso projeto sempre visou toda a família. E com Eco Resort não será diferente, continuamos visando a família. Quando falamos em crianças, por exemplo, além do Brinquedão, temos várias outras atividades. Temos cerca de cinco espaços direcionados à criança, uma equipe de recriadores permanente, trabalhando com a criançada com inúmeras atividades lúdicas e divertidas.
Além disso, a partir de 2015 melhoramos o nosso restaurante, que comporta até 700 pessoas sentadas. E estamos construindo um outro restaurante, que também vai atender nossos visitantes. Edificamos uma nova recepção, ampla e moderna para melhor receber os turistas; e estamos construindo um SPA, salão de beleza e já edificamos uma nova academia. São duzentos metros quadrados, com mais de 25 equipamentos. Estamos construindo um novo salão para música, onde as pessoas poderão curtir um salão especial; também estamos erguendo passarelas, ligando a recepção ao restaurante; e o restaurante aos nossos prédios de hospedagem.
O CONCEITO DE “ECO RESORT” TRAZ CONSIGO UM OLHAR MAIS ATENTO À SUSTENTABILIDADE. COMO ISSO SERÁ COLOCADO EM PRÁTICA NO DIA A DIA DO EMPREENDIMENTO?
Nós já estamos trabalhando com esse conceito. A nossa energia, por exemplo, temos o certificado de energia renovável e estamos montando também uma usina fotovoltaica, para atender o hotel; pelo menos em 60% a 70% da energia do nosso
hotel, ou seja, energia limpa.
Outro ponto a ser abordado é que nós já preservamos nossos lagos e nossas matas. Temos cerca de um milhão e quinhentos mil metros quadrados de área; e cerca de quinhentos mil metros quadrados é o que o hotel utiliza; então, as demais áreas são todas preservadas.
Nós também temos um cuidado muito grande com o lixo. Todo esse processo, nós estamos trabalhando e já estamos conversando em outros níveis para cada vez melhorar mais. Temos como objetivo esse cuidado, e toda a nossa equipe está empenhada em melhorar muito mais, o conceito de sustentabilidade em todos os níveis.
EXISTE UMA DATA DEFINIDA PARA OFICIALIZAR ESTA NOVA FASE, OU O CHINA PARK JÁ PODE SER CONSIDERADO, NA PRÁTICA, UM RESORT COM ESTRUTURA E SERVIÇOS COMPATÍVEIS COM ESSE NOVO POSICIONAMENTO?
Na realidade nós já funcionamos com o perfil de resort, com uma enorme área e atendimento excelentes, e devemos mudar essa chave no finalzinho de outubro, porque nós estamos esperando terminar o novo restaurante para poder se enquadrar alguns detalhes. Vale lembrar que todas essas obras não estão atrapalhando o andamento do hotel, que está funcionando normalmente. Na prática, naquilo que você mesmo já mesmo falou, nossa estrutura já é toda de resort. O que nós queremos é fazer com que o hotel seja mais conhecido e que nós tenhamos mais gente durante a semana, já que funcionamos todos os dias. Funcionamos com tudo, durante todos os dias da semana! Nossa ocupação nos finais de semana chega a 95% a 100% de sexta a domingo; e no meio de semana há uma variação de 30% a 40%. Agora, vamos trabalhar nossos
pacotes a nível nacional, e o turista não está preocupado de chegar no domingo ou na segunda; ele quer passear, está de férias, e com a marca resort, pretendemos trazer esse turista de fora.
QUAL O PAPEL DO TURISMO CAPIXABA NESSA NOVA ETAPA DO CHINA PARK E DE QUE FORMA ESSA TRANSFORMAÇÃO EM RESORT PODE IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO, BENEFICIANDO TAMBÉM OUTROS NEGÓCIOS E ATRATIVOS LOCAIS? O papel do turismo capixaba nessa nova etapa é fundamental, como expliquei a pouco, afinal, nós queremos que o Brasil venha conhecer todo o nosso Espírito Santo. É importante salientar que o turismo nas Montanhas Capixabas é feito pelos capixabas em sua grande maioria e nós valorizamos todo esse apoio dos nossos irmãos capixabas.
No caso do China Park, mais de 60% dos visitantes são capixabas da Grande Vitória e de todo o Estado. E cerca de 32% a 35% de estados vizinhos, como já havia mencionado, e um pequeno percentual dos demais estados, incluindo São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Curitiba e outros. Hoje, quem visita o Espírito Santo a lazer vem de carro, principalmente quando o turista vem para as montanhas. E nós queremos mudar isso!
Queremos fazer com que o turista de fora chegue de avião em Vitória e venha para as montanhas. Nós vamos ter, inclusive, um outro diferencial que será o passeio na região. Com uma van, o turista vai conhecer o agroturismo, cervejarias, plantação de morango, ver como se produz um queijo, e como que se colhe um café. Isso tudo é turismo de experiência e as pessoas que virão para o China Park, terão a oportunidade de conhecer a região.
Tem festa de criança à vista? Seja qual for a ocasião, se você precisa de
Ingredientes
1 kilo de pernil em cubos; 1 cebola picada; 2 dentes de alho; 1 xícara de açucar mascavo; 3 colheres de sopa de ketchup; sal
modo de preparo
Pernil desfiado: Tempere os cubos de pernil com sal e pimenta. Em uma panela de pressão com um fio de óleo, sele os cubos de pernil até dourar. Reserve. Na mesma panela, refogue a cebola até ficar transparente, tempere com uma pitada de sal e adicione
E ACOMPANHA UMA SALADINHA DE REPOLHO CÍTRICA QUE FAZ A DUPLA PERFEITA.
uma receita prática para muita gente, pode apostar neste pernil desfiado. É um sucesso como sanduíche e rende para um batalhão!
a gosto; pimenta calabresa a gosto; 2 unidades anis estrelado (opcional).
Salada de repolho cítrica: 1/2 unidade de
o alho picadinho. Coloque o ketchup, o açúcar mascavo e misture bem. Volte os cubos de pernil para a panela, coloque o louro e o anis estrelado.
Cubra com agua, feche a panela e cozinhe por 20 minutos após pegar a pressão. Retire
repolho roxo em tiras finas; 1 cenoura ralada; 1 xícara de maionese; 2 colheres de sopa de mostarda; suco de limão; sal a gosto
a carne da panela e desfie. Se o molho estiver muito líquido, deixe reduzir tá engrossar um pouco. Volte a carne ao molho, acerta o sal e misture bem. Salada de repolho
cítrica: Misture todos os ingredientes e leve a geladeira até a hora de servir.
Av. Aristides Campos, 527 - Gilberto Machado - CEP: 29302-801
Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo
gracalgraf icaeeditora
Entre em contato pelo QR code