




IV CDM Open de Tênis agitou o cenário esportivo em Cachoeiro de Itapemirim
Alunos do Y6 realizam 3ª edição da Fiesta Latina e celebram a diversidade cultural latino-americana
Varejo capixaba apresenta o maior volume de vendas em junho dos últimos 25 anos
Confira os destaques sociais da semana! Os momentos mais badalados, eventos marcantes e presenças ilustres estão na nossa seleção especial.
diretor executivo Jackson Júnior (jacksonjr@ revistaleia.com) colunistas Flávia Teixeira, Regina Monteiro, Nicolli Viana, Itamar Gurgel e Polyanna Gloria articulistas Marilene Depes, Sergio Damião, Janine Bastos e Wilson Márcio Depes administrativo Ammanda Castro / CRA 21252 (ammandacastro@revistaleia.com) diagramação Paulo Henrique impressão Gracal Gráfica e Editora tiragem 5.180 exemplares periodicidade Semanal
www.revistaleia.com
contate a leia Tel. 28 3036 2010 atendimento e correspondência Rua João Valdinho, 01, Coronel Borges, 29306-010, Cachoeiro de Itapemirim, ES cartas para redação Vale crítica, elogio, sugestão. Não deixe de enviar também seu nome completo e telefone faleconosco@revistaleia.com para assinar e anunciar ASSINATURAS de 2ª a 6ª feira das 09h às 18h pelo telefone 28 3036 2010 /// Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da revista ou da editora.
@REVISTALEIA /REVISTALEIA
28 99909-1929
Licenciamento de conteúdo Para adquirir os direitos de reprodução de textos e imagens, envie um email para faleconosco@revistaleia.com Para baixar sua revista digital Acesse www.revistaleia.com/ app utilizando o seu smartphone ou tablet!
Você também pode ler a Revista LEIA baixando na App Store ou no Google Play. Foto de Capa: Divulgação
Por acaso, de forma até mesmo indiscreta mas curiosa, atrasei o passo para ouvir a conversa entre um padre, a quem muito admiro, e um psicanalista, que, da mesma forma, homenageio sempre. O psicanalista virou pro padre e disse: - “Sabe que vc daria um bom psicanalista”. O padre retrucou: “A diferença entre nós é que que você marca hora, e eu, não; você cobra, e eu, não...”. O psiquiatra se despediu sorrindo, pois eram grandes amigos e admiradores, um do outro.
Assim que o psiquiatra partiu, fui ao encontro do padre. Para justificar suposta grosseria, o padre me explicou: “Nós, padres e pastores, com frequência somos procurados por pessoas angustiadas em busca de ouvidos atentos e palavras de consolo. Supõem que, pela função que nos reveste, somos todos éticos e capacitados a guardar confidências devido ao rigor do dever de confissão.”
O perigo, disse ele, é quando o religioso se julga capaz de substituir o terapeuta ou se convence que é, de fato, um guru merecedor de discípulos que o
O PERIGO, DISSE ELE, É QUANDO O RELIGIOSO SE JULGA CAPAZ DE SUBSTITUIR O TERAPEUTA OU SE CONVENCE QUE É, DE FATO, UM GURU MERECEDOR DE DISCÍPULOS QUE O INCENSAM DE ADMIRAÇÃO.
incensam de admiração. Aí, sem dúvida, essa eventual dependência descamba para outras situações... Mas, sem entrar em análise de conceitos psiquiátricos ou religiosos, fico me perguntando quantos jovens demonstram, hoje em dia, angústia diante da vida? Fazem terapia, vivem sob medicação, movem-se de uma atividade a outra sem que qualquer delas os satisfaçam. Alguns se refugiam no álcool ou nas drogas como se a vida fosse um peso insuportável que exige muleta como ponto de apoio. Outros, como temos visto aí todos os dias, nas redes, televisão, enfim, em todos os meios de comunicação, transformam o ressentimento em violência.
Confesso, não era assim na minha infância e adolescência. Passou da hora e muito - de um exame mais profundo da situação. De encontrar um sentido pelo qual a vida vale a pena. Está faltando esperança? Ora, só há perseverança onde há esperança.
Escrevo semanalmente e publico minhas crônicas bianualmente em livros. Sou consciente que, às vezes, eu me supero na escrita, e muitas vezes nem tanto. Crônicas são como filhos, amamos todos e quando decido publicar prefiro não escolher. No geral escrevo o que vivo, o que observo da vida, e meu ponto de vista em relação ao vivido. E agora estou lançando meu oitavo livro - sete de crônicas e a pesquisa do Mestrado. Certa vez li uma crônica linda sobre Marataízes, e senti a frustração de nunca ter escrito algo assim sobre a praia que amo. Ao comentar com meu amigo, também escritor, Wilson Depes ele foi categórico e me alentou: - Marilene, essa pessoa só escreveu essa crônica ou outras poucas na vida, você escreve toda semana, não há como comparar! Sou capricorniana organizada, arquivo tudo o que escrevo - digitalizado e impresso. O primeiro passo para a publicação do livro é buscar cada crônica no sequencial e daí enviar ao editor para as devidas correções. Nunca pensei em buscar editoras fora da minha cidade, aliás minha vida gira em torno de Cachoeiro, sou integralmente bairrista, aqui eu vivo, aqui eu consumo, aqui trabalho e a minha história gira em torno de Cachoeiro, e de Marataízes nas férias. Cachoeiro Cult é a minha editora e entrego meus escritos para os competentes Fernando Gomes e José Mar-
O PRIMEIRO
PASSO PARA A PUBLICAÇÃO DO LIVRO É BUSCAR CADA CRÔNICA NO SEQUENCIAL E DAÍ ENVIAR AO EDITOR PARA AS DEVIDAS CORREÇÕES.
celo Grillo que fazem as correções devidas e editam a obra. A capa e o marketing ficam a cargo da amiga Luciana Fernandes, que sempre me cobra fotos novas e eu vou enrolando, tenho preguiça de estúdio e de fazer pose. Envio fotos que representam outras ocasiões, o que para mim não altera o resultado.
Publicar livro é oneroso e como não busco patrocínio o retorno é sempre insignificante em relação aos gastos, mas compensa em satisfação pessoal. Decidi entregar, a partir do sétimo livro, a uma entidade e me abstenho da venda, já que sou péssima neste quesito. Como trabalho com idosos, o sétimo entreguei ao Lar João XXIII e o oitavo ao Lar Adelson Rebello Moreira.
Cada livro que escrevi remete a um tempo: os dois primeiros tratam da descoberta do feminismo; o terceiro a paixão pela liberdade e desejo de voar; o quarto foi pesquisa de Mestrado sobre as ILPIs; no quinto o valor da dança na vida a dois; no sexto a revelação da luta nas causas sociais; no sétimo o abraço à vida e a plenitude de viver, e neste oitavo celebro os 80 anos totalmente compromissada com a vida.
Ano em que nasci. Ano mágico para o Brasil: sagrou-se Campeão Mundial de Futebol pela primeira vez; surgia Edson Arantes do Nascimento (Pelé); nascia a música na batida da Bossa Nova. Até 1968: brincava no Cais do Avião; pegava siri no braço de mar que contorna Vitória e caranguejo no mangue onde hoje se encontra o Sambão do Povo; após o desaparecimento do mangue, buscava a Ilha das Caieiras, bem antes do bairro São Pedro; subia e descia os morros do Alagoano; no pátio do colégio Ludovico Pavoni, jogava futebol e acompanhava as obras do Santuário e Basílica de Santo Antônio. Apesar de simpatizar com o Botafogo (influência do Garrincha e seus dribles, assim como pela irreverência do Afonsinho), foi o ano em que conheci o Flamengo. 1976: Iniciei a Faculdade e conheci Fabiola e como na paixão do futebol... 1981: Formamos pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória (Emescam) e casamos. 1983: Nasceu Helomar, meu primeiro filho. Nasceu em Vitória, com trinta dias estava em São Paulo. 1984: Um ano emblemático, por conta do livro homônimo de George Orwel. Um clássico da literatura política que impactou minha adolescência. No ano nada ocorreu, o personagem do poderoso irmão que
APESAR DE SIMPATIZAR COM O BOTAFOGO (INFLUÊNCIA DO GARRINCHA E SEUS DRIBLES, ASSIM COMO PELA IRREVERÊNCIA DO AFONSINHO), FOI O ANO EM QUE CONHECI O FLAMENGO
tudo via e podia, tempos depois, foi adaptado no programa de televisão do Big Brother. 1986: mudei para Cachoeiro. 1988: Constituição Brasileira, Lei Orgânica da Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS), o que nos salvou na pandemia do Covid. 1989: Nasce meu segundo filho, Vitor, um cachoeirense. 2018: Nasce Bernardo, meu primeiro neto, um paulistano. 2019: Flamengo campeão das Américas. 2020: Apesar do isolamento social, por conta da pandemia do coronavírus, nasce em abril uma esperança, João Vitor, meu segundo neto, um cachoeirense. 2024: duas netas (Anna Liz – cachoeirense e Heloisa – paulistana). Para o futuro: Muitas esperanças. Alguns desejos: Voltar a correr nos gramados do campo de pelada do Clube dos Médicos; o meu Bom Dia Nação que posto no Grupo de WhatsApp do Clube, nas manhãs dos jogos do Flamengo, se concretize em vitórias e não incomode tanto os tricolores cariocas, botafoguenses e vascaínos. E, mais ainda, as vaidades e interesses da política ideológica não atrapalhem a vacinação dos brasileiros e a economia do nosso país.
SERGIO DAMIÃO SANT´ANNA MORAES, É MÉDICO E MEMBRO DA ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS
ASSESSORIA E ACOMPANHAMENTO JURÍDICO SÃO A CHAVE PARA REDUÇÃO
O setor de rochas ornamentais é um dos pilares econômicos do Espírito Santo, especialmente em Cachoeiro de Itapemirim, onde a tradição das rochas ornamentais movimenta a região e projeta o estado no cenário internacional. Empresas do setor conseguem fechar negócios expressivos e alcançar mercados exigentes. Mas, para muitos empresários, o verdadeiro desafio não está em vender — e sim em receber.
Em um setor com margens de custo altas, logística complexa e forte dependência de exportações, a inadimplência tem se mostrado um obstáculo maior do que a própria concorrência. Quando o pagamento não é feito no prazo, os efeitos
aparecem em cadeia: folha de funcionários comprometida, fornecedores sem receber, fretes atrasados e, muitas vezes, a impossibilidade de honrar contratos assumidos.
“No setor de rochas, é comum que o empresário feche um grande contrato e, ainda assim, fique sem ver o dinheiro entrar no caixa. Esse é o tipo de problema que não aparece na hora da venda, mas pesa no dia a dia da empresa. Muitas vezes, cuidar preventivamente da forma como os contratos e recebimentos são estruturados evita dores de cabeça futuras e custos ainda maiores”, afirma o sócio-fundador do Aguiar Castellari Advocacia, Raynner Henrique Aguiar. E não receber no tempo certo não é apenas um problema financeiro imediato. A inadimplência reduz a capacidade de reinvestimento das empresas, fragiliza a credibilidade junto a instituições financeiras e trava novos negócios. Além disso, obriga muitos empresários a recorrerem a linhas de crédito caras, que corroem ainda mais os resultados.
Mais do que discutir como cobrar, especialistas destacam que a prevenção é o ca-
SOBRE O AGUIAR CASTELLARI ADVOCACIA
minho mais seguro. Estruturar contratos com cláusulas claras, prever garantias cambiais em exportações e definir mecanismos rápidos de cobrança são medidas que reduzem significativamente os riscos. Rotinas de acompanhamento jurídico também evitam que pequenas dívidas se transformem em litígios longos e custosos.
“Ter um acompanhamento jurídico constante ajuda a evitar que pequenos problemas cresçam e fiquem caros. No fim, cuidar preventivamente costuma sair mais barato e trazer mais tranquilidade do que agir só quando o problema já está instalado”, afirma Raynner.
No fim, o que se busca é previsibilidade. Para competir em um mercado cada vez mais globalizado, as empresas do setor precisam ter a certeza de que o valor vendido se transformará em recursos disponíveis. “A segurança jurídica nesse processo não é apenas uma proteção — é um diferencial competitivo que garante fôlego para investir, inovar e continuar crescendo”, finaliza o sócio-fundador do Aguiar Castellari Advocacia, Raynner Henrique Aguiar.
O Aguiar Castellari Advocacia possui escritórios em Rio Novo do Sul/ES e Cachoeiro de Itapemirim/ES, oferecendo suporte jurídico a empresas do setor de rochas ornamentais. Nosso trabalho envolve uma compreensão ampla da cadeia produtiva — desde a pesquisa e extração, passando pelo beneficiamento, até as operações de exportação. Essa experiência prática possibilita uma visão estratégica sobre os desafios e as oportunidades que o setor enfrenta diariamente. Com foco em segurança jurídica e soluções adequadas, o Aguiar Castellari Advocacia atua de forma preventiva e contenciosa, assessorando empresas na gestão de riscos, na elaboração de contratos e no atendimento a demandas específicas do segmento. Nossa atuação abrange diversas áreas do Direito, incluindo ambiental, trabalhista, cível, tributária e internacional, garantindo suporte completo às necessidades do setor. Mais do que aplicar a lei, buscamos compreender o contexto e a dinâmica do setor, oferecendo suporte jurídico que contribua para o fortalecimento e crescimento sustentável de uma das atividades econômicas mais relevantes da região.
A última semana de agosto chega cheia de novidades, trazendo mais uma edição da Cachoeiro Stone Fair. Centenas de delegações estrangeiras já confirmaram presença, e a cidade promete ferver! Enquanto isso, a gente vai contando pro mundo que está rolando por aqui. Quer saber mais? Então vem com a gente!
Já começou a contagem regressiva para o evento social mais esperado do ano! No dia 7 de setembro, no Cerimonial Sonho Meu, acontece a 10ª edição da Feijoada da Leia. E claro: estamos de olho em cada detalhe para contar tudinho pro mundo!
Sabe aquele chopp Brahma supergelado e cremoso? Vai ter! A feijoada deliciosa do Buffet Belas Artes? Vai ter! As celebs e os bonitões mais badalados? Todos vão estar lá! E você, já garantiu o seu lugar?
Na quarta-feira, dia 20, o Palácio Bernardino Monteiro foi palco do lançamento do oitavo livro da escritora Marilene Depes. A noite foi marcada por encontros fraternos e muita celebração à literatura.
Deslumbrante! A bela Ana Júlia Falqueto brilhou em sua festa de 15 anos. Parabéns e muitos momentos inesquecíveis!
O médico pneumologista Dr. Leandro Baptista marcou presença no Congresso Brasileiro de Asma, DPOC e Tabagismo, realizado no Centro de Convenções de Salvador, Bahia, pela Sociedade Brasileira de Pneumologia.
O fim de semana trouxe também uma doce novidade: nasceu Maria Antônia, filha de Dr. Geraldo Fabres e Rosiane Gouveia
A pequena Valentina agora tem uma irmãzinha para compartilhar a vida.
Os empresários Eder Oza e Alexandre Zancanella, titulares do Espaço Noivos, já estão a todo vapor com a nova coleção de verão, batizada de Épico.
No lançamento de seu novo livro, a escritora Marilene Depes autografou centenas de exemplares. A capa, criada pela designer e publicitária Luciana Fernandes, é um charme à parte. Parabéns, queridas!
Jamisson Pereira e Manoela Paz celebram a chegada do caçula Benício, que trouxe ainda mais amor à família, junto do irmãozinho Ângelo Gabryel.
GABRIEL CANAS
A feijoada mais deliciosa da cidade te espera na Festa da Leia! Preparada com carinho pela chef Camila Misse, do Buffet Belas Artes, o prato especial é imperdível. Não fique de fora!
Nosso amigo Anderson Del’puppo não para! Além de comandar o salão que leva seu nome, o Del’puppo Lavacar e o Del’puppo Caffè, ele ainda é diretor social dos Caçadores Carnavalescos Clube. Agora, anunciou que em 2026 vai realizar o maior evento de festas já visto no Espírito Santo: a Cidade das Noivas. Sucesso garantido!
De 26 a 29 de agosto, Cachoeiro recebe a 36ª edição da maior feira de rochas ornamentais do Brasil, a Cachoeiro Stone Fair. O evento acontece no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa e promete reunir autoridades, empresários e personalidades de todo o país e do mundo.
Entre os presentes ao lançamento do livro de Marilene Depes: Fernando Gomes e Ruth Maria, Stela Leão, Anderson Del’puppo, Magali Dutra Martins, Maria José Novaes Pinheiro, Sandra Moura, Rebeka Depes, Adriana Sader e tantos outros bacanérrimos.
Também prestigiaram o evento membros da Academia Cachoeirense de Letras: Wilson Márcio Depes, Wagner Medeiros, Maria Elvira Tavares, Higner Mausur, Luciana Fernandes, Adilson Dilem, Maikely Teixeira Colombini, Lucimar Costa e Paula Garruth.
A empresária chiquérrima Fabíola Depes Sandrini recebeu as queridas Denise Vieira, Mirella Ultramar, Rosely Hora, Marli Rubim e Lusmara Soeiro para uma noite de vinhos, risadas e boas conversas. Puro alto-astral!
Na quinta-feira, dia 21, o Jaraguá Tênis Clube recebeu mais uma edição do tradicional Encontro dos Empresários. A grande homenageada do mês foi a empresa Hortifruti. Entre os presentes: o deputado estadual Allan Ferreira, secretários municipais, o presidente da Acisci Ruberval Rocha e os empresários Winston Machado, Fernando Leal, Luis Carlos Tófano, entre outros.
Os carinhosos pais Caetano Monteiro e Isabela Couto são só alegria com os filhotes Ava e Tom. Família musical!
No último domingo, vários cachoeirenses prestigiaram o show memorável de Caetano Veloso, em Vitória. Entre eles: Felipe Ribeiro e Juliana Monteiro, Clarice Monteiro, Ramon Gualandi e Suzana Donna, Michelle Dillen e muitos outros bacanérrimos. Ah, que casal maravilhoso! Alexandre Grafanassi e Sabrina Grafanassi esbanjam elegância e classe por onde passam.
O advogado Gustavo Moulin e a odontóloga Míriam Lopes celebraram 26 anos de união. Felicidades ao casal!
EVENTO TEVE COMO TEMA BRASILIDADES E MARCOU A MUDANÇA DE DIRETORIA PARA A GESTÃO 2025/2028
O Jantar Beneficente Rochativa marcou, mais um ano, a história da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Em sua 19ª edição, o evento reuniu, no último dia 22, mais de mil convidados, no Athenas Hall, em Cachoeiro. A noite contou com apresentação cultural das crianças dos projetos da Rochativa junto com a Camerata Jovem Rochativa, e teve como atrações musicais o grupo Falamansa e o cantor Alex Campanha. Estiveram presentes os patrocinadores, mantenedores, apoiadores e autoridades, sendo: Júnior Corrêa, Vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim; João Paulo Silva Nali, Prefeito de Castelo; Dalton Perim, Prefeito de Venda Nova do Imigrante; Peter Nogueira da Costa,
Prefeito de Mimoso do Sul; Helinho Lima, Prefeito de Atílio Vivácqua; Marcelo Santos, Deputado; Coronel Nerio Pereira, Comandante do 9° Batalhão da Polícia Militar; Evair de Melo, Deputado Federal e Renata Fiório, Secretária de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim.
“ESSE MOMENTO É DE TROCA, NETWORKING E O FORTALECIMENTO TANTO DO ROCHATIVA QUANTO DAS PARCERIAS DE TANTOS ANOS. É INCRÍVEL VER ESSE ESPAÇO COM MIL PESSOAS QUE POSSUEM O MESMO PROPÓSITO: AJUDAR A COMUNIDADE"
O evento também marcou a posse da Diretoria Gestão 2025/2028. Bruno Bolognini Martins assume como Presidente; Eutemar Venturim, Vice-Presidente; Eliandre Thouzo, Diretora Administrativa e Luiz Ferdinando Zanette, Diretor Financeiro.
Os convidados puderam, em mais de 7 horas de festa, imergir na cultura brasileira e suas especificidades. “Primeiramente, agradeço a todos que confiaram em mim essa responsabilidade tão grande de assumir a presidência do Rochativa. Vamos seguir com os projetos realizados pela gestão anterior com a certeza de que as crianças e adolescentes continuarão muito bem assistidas e cheias de oportunidades. E é indescritível a felicidade de reunir tantas culturas e pessoas diferentes em um mesmo ambiente. Aqui, muito além de um agradecimento, também estamos adquirindo conhecimento e conhecendo ainda mais o nosso Brasil. Tudo foi feito com muito carinho para os presentes e para as nossas crianças e adolescentes”, afirma o presidente Bruno Bolognini Martins.
Além das apresentações culturais, Eutemar Venturim e Valdecyr Viguini, Presidente e Vice-presidente da Gestão 2022/2025, respectivamente, receberam uma linda homenagem. “Me sinto grato por ter sido presidente de um
projeto tão lindo como o Rochativa. Agradeço aos diretores, conselheiros, mantenedores, patrocinadores, padrinhos e os prefeitos das cidades do Sul do Estado que abriram as portas das cidades para que pudéssemos levar os projetos Rochativa para as escolas e dar mais oportunidade para essas crianças e adolescentes. Além disso, também gostaria de agradecer aos educadores que são responsáveis por fazer o nosso trabalho acontecer, e, em especial o Sicoob, Sicoob Credirochas, Sindirochas
e CentroRochas que nos ajudam desde o início e confiaram no nosso projeto. Não poderia deixar de agradecer a minha família também, que me deu a possibilidade e o caminho para poder me dedicar a esse projeto tão incrível. Agora, sigo como vice-presidente certo de que vamos continuar trabalhando para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes”, afirma Eutemar. Os padrinhos e patrocinadores também receberam as devidas homenagens. “Esse momento é de troca, networking e o for-
talecimento tanto do Rochativa quanto das parcerias de tantos anos. É incrível ver esse espaço com mil pessoas que possuem o mesmo propósito: ajudar a comunidade. Finalizamos o evento pensando no próximo que, com certeza, será um sucesso”, finaliza o presidente Bruno Bolognini Martins.
BUFFET - BELAS ARTES /// DECORAÇÃO - CLAUDINEI TRENTINO DECORAÇÕES /// CERIMONIALISTA - PETRI GESTÃO DE EVENTOS /// PRODUTORA AUDIOVISUAL - EMOVI /// SEGURANÇA - SERGUS SEGURANÇA /// SOM E ILUMINAÇÃO - HUGO FIÓRIO AUDIOVISUAL /// MESTRE DE CERIMÔNIA - MÔNICA CAMOLESI /// CAPTAÇÃO DE IMAGENS E TRANSMISSÃO - LUCIANO MERÇON /// /// SOM CAMERATA - RHM STUDIO /// TRANSMISSÃO AO VIVO NAS REDES SOCIAIS E IMAGENS - ÊXITO TECNOLOGIA /// SOBREMESA - BRUNA SCARAMUSSA /// TROFÉUS HOMENAGENS - CAJUGRAM /// DESIGN DA MARCA E ARTES DIGITAIS - LFERNANDES COMUNICAÇÃO & MKT /// IMPRESSÃO BACKDROP - MARETO COMUNICAÇÃO VISUAL /// IMPRESSÃO CONVITES - GRACAL GRÁFICA E EDITORA /// IMPRESSÃO CAIXA DE DOCE - GRAFBAND GRÁFICA E EDITORA /// OUTDOOR - ARTSUL /// OUTDOOR - SUL OUTDOOR /// ESPUMANTE E VINHO - SABOR DE VINNO /// COBERTURA TOTAL : REVISTA LEIA /// APRESENTAÇÃO MUSICAL - FALAMANSA /// APRESENTAÇÃO MUSICAL - ALEX CAMPANHA /// INTERNET - FAZZY
19º JANTAR BENEFICENTE MARCOU A POSSE DA DIRETORIA GESTÃO 2025/2028
O 19º Jantar Beneficente Rochativa que aconteceu no último dia 22, no Athena Hall, também marcou a posse da Diretoria Gestão 2025/2028 do Rochativa. Bruno Bolognini assume a presidência do projeto, junto com Eutemar Venturini, vice-presidente; Eliandre Thouzo, Diretora Administrativa e Luiz Ferdinando Zanette, Diretor Financeiro.
“Estou muito feliz em tomar posse da presidência do Rochativa, um projeto que impacta e muda a vida de tantas crianças e adolescentes. Parabenizo a todos os diretores que já passaram por aqui e fizeram, durante esses 19 anos, o melhor para o crescimento do projeto e por fazer ele chegar onde está hoje. De agora para frente, junto com os outros diretores e conselheiros, vamos entregar o nosso melhor para continuarmos escrevendo essa linda história, alavancando projetos e agregando ainda mais com ideias e conhecimento”, afirma o presidente, Bruno Bolognini.
E a motivação é clara: o sorriso das crianças. “O que nos motiva dia a dia é ver essas crianças e adolescentes felizes e tendo con-
tato com atividades esportivas e culturais. Recebemos relatos de pais, mães, avós, tios, agradecendo e dizendo o quanto as atividades agregaram a vida tanto da criança quanto da família. Isso nos impulsiona a fazer mais e mais”, completa o presidente.
Os trabalhos da nova diretoria estão a todo vapor. “Já temos uma reunião marcada para definirmos o planejamento estratégico e as diretrizes para os próximos anos. Mas já temos um projeto latente:
trabalhar com os alunos do ensino médio e formar profissionais para o setor de rochas ornamentais ou outros setores dentro do município em que atuamos. Essa é apenas uma das ações que queremos inserir no nosso planejamento estratégico. A população pode esperar continuidade do trabalho que já vinha sendo realizado e novos projetos para contribuir ainda mais com as nossas crianças e adolescentes”, finaliza o presidente, Bruno Bolognini.
“ESTOU MUITO FELIZ EM TOMAR POSSE DA PRESIDÊNCIA DO ROCHATIVA, UM PROJETO QUE IMPACTA E MUDA
A VIDA DE TANTAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. PARABENIZO A TODOS OS DIRETORES QUE JÁ PASSARAM POR AQUI E FIZERAM, DURANTE ESSES 19 ANOS, O MELHOR PARA O CRESCIMENTO DO PROJETO E POR FAZER ELE CHEGAR ONDE ESTÁ HOJE. "
ATUALMENTE A ROCHATIVA ATENDE CERCA DE 1974 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM VÁRIAS CIDADES DO SUL DO ES
Mais um ano dedicado a realizar sonhos. Assim podemos definir 2024/25 para a Rochativa, uma instituição que promove, por meio das atividades artísticas, esportivas e sociais, o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens das cidades do sul do estado. Atuando em comunidades em situação
de vulnerabilidade social, a Rochativa conta atualmente com 7 projetos em andamento. As aulas acontecem no contraturno escolar, em escolas e entidades parceiras. Esse poder transformador só é possível graças aos nossos padrinhos, parceiros e patrocinadores do setor de rochas ornamentais.
O projeto de Jiu-Jitsu da Rochativa oferece a crianças e adolescentes a oportunidade de desenvolver disciplina, autoconfiança, respeito e trabalho em equipe por meio do esporte. Mais do que aulas, esse projeto é um espaço de acolhimento, educação e construção de futuros melhores, com opor-
tunidades de participação em diversos campeonatos. Em 2024, os alunos do projeto conquistaram o 6º lugar na Copa Sicoob Credirochas de Jiu-Jitsu. Participam do projeto crianças e adolescentes de escolas públicas e entidades parceiras das cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo.
O JIU-JITSU É REALIZADO ATRAVÉS DE RECURSOS PRÓPRIOS, COM O APOIO DOS PADRINHOS E ATRAVÉS DA DESTINAÇÃO DA NOTA PREMIADA CAPIXABA E PELO FIA
PARTICIPAM DO PROJETO CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E ENTIDADES PARCEIRAS
O projeto de ballet é mais do que dança. É disciplina, arte, expressão e transformação. As aulas acontecem em escolas e entidades parceiras, nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo. O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e difundir a dança clássica, oferecendo um espaço seguro e acolhedor. Assim, buscamos resgatar a dignidade de crianças, adolescentes e famílias, promovendo o comprometimento dos alunos em todos os âmbitos da vida.
PATROCÍNIO:
O PROJETO TEM COMO OBJETIVO DEMOCRATIZAR O ACESSO À CULTURA E DIFUNDIR A DANÇA CLÁSSICA, OFERECENDO UM ESPAÇO SEGURO E ACOLHEDOR.
PATROCÍNIO:
Durante a infância e a adolescência muitos funcionamentos psíquicos e emocionais ainda estão em desenvolvimento, portanto são fases que exigem mais zelo por parte das famílias, das escolas e da comunidade. O projeto Psicoativa foi criado para atender demandas das escolas públicas parceiras da Rochativa por cuidados em saúde mental para seus alunos, o projeto funciona desde 2016 em Cachoeiro de Itapemirim e conta com uma estrutura oferecendo psicoterapia e avaliação psicológica para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
O PROJETO PSICOATIVA FOI CRIADO PARA ATENDER DEMANDAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS PARCEIRAS DA ROCHATIVA POR CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL PARA SEUS ALUNOS, O PROJETO FUNCIONA DESDE 2016
O projeto Capoeira vai muito além do jogo, é identidade, cultura e inclusão. As aulas são realizadas em escolas e entidades parceiras nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Rio Novo do Sul. Por meio dos movimentos, da música e da convivência em grupo, promovemos a inclusão social, o desenvolvimento pessoal e a valorização da cultura afro-brasileira. A prática da capoeira fortalece a disciplina, o respeito e a autoestima de nossos alunos, transformando vidas com raízes na ancestralidade.
PATROCÍNIO:
PATROCÍNIO:
Utilizando a música clássica como ferramenta de inclusão social e educação, a Camerata Jovem Rochativa estimula a economia criativa por meio da arte, inserindo jovens artistas no mercado de trabalho e proporcionando visibilidade e novas oportunidades tanto para os integrantes quanto para o projeto. Dessa forma, impacta positivamente a vida dos jovens participantes e da comunidade como um todo. Composta por um grupo de 12 jovens músicos, a Camerata viveu, até agora, seu maior momento de destaque no final de 2024, quando foi convidada para uma turnê na Itália. Um dos pontos altos dessa experiência foi a apresentação no Vaticano, diante do Papa Francisco.
COMPOSTA POR UM GRUPO DE 12 JOVENS MÚSICOS, A CAMERATA VIVEU, ATÉ AGORA, SEU MAIOR MOMENTO DE DESTAQUE NO FINAL DE 2024, QUANDO FOI CONVIDADA PARA UMA TURNÊ NA ITÁLIA.
EMPRESAS CONTRIBUINTES NOS PROJETOS DA ROCHATIVA
PARCEIROS:
CELMO DE FREITAS
EDSON MACIEL PEIXOTO
EBERTHON DECOTHE THOMPSON
ADELAR MIRANDA ANDRÉ GARCIA
ATILIO TRAVAGLIA
AURELIO PRETTI
BRUNO MARQUES
DALVIMAR COSTALONGA
GISLANE MARIA FERNANDES
JULIANA FROSSARD IGRAMAR
JULIO GUIO
MARIANA SANDRINI
VINICIUS BREDA
ARTHUR DUTRA ALTOÉ
BISMARK BACHIETE CORNELIO DE CASTRO
JOANITA VIGUINI
LUIZ CARLOS BICALHO NEMER MOZART RODRIGUES PEDROTI
NELSON VIGUINI
SCHELBE VEGUINI MACEDO
VALDECYR ROBERTE VIGUINI
REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL QUE ATUAM VOLUNTARIAMENTE NA DIVULGAÇÃO DE AÇÕES E PROJETOS
• FERNANDA VENTURIM
• AURELIO MAMERI
• CARLOS ONOFRE
• CRISTIANO BRESSAN
• EBERTON THOMPSON
• ED ANDRÉ
ELIOMAR TORRES
• ELIZABETH MAMERI
• EVALDO PRAÇA FERREIRA
• FLÁVIA PENNA MACHADO
• GIOVANE BARBOSA PEREIRA
IGOR TOMÉ
• JOANITA VIGUINI
• JOSÉ ANTÔNIO SILVEIRA
• JOSÉ MÁRCIO TEIXEIRA
• KARINA COELHO MACHADO
• LUIZ CLAUDIO FARDIM
• MARCEL FIORIO
• MARCOS SÉRGIO PINTO
• RAMON BARROS
RENATA FIORIO
• RODRIGO RIOS BATISTA
• ROSA ANGELA SECHIN
• TAIRA CASAGRANDE NALLI
• TALES PENA MACHADO
VICTOR CARVALHO VARGAS
A AGF Equipamentos é uma indústria nacional com sede no interior do estado de São Paulo e filiais no estado do Espírito Santo e da Bahia. A empresa é especializada em soluções para o setor de mineração e construção civil, trabalhando com tecnologia de ponta em máquinas e equipamentos de extração, perfuração, movimentação, demolição e reciclagem. Com a expertise em tecnologia e excelência no pós-vendas, a AGF Equipamentos é capaz de oferecer agilidade de produção e baixo custo para o cliente.
CARREGAMOS ESSE SENTIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO QUE VEM DA ROCHATIVA PARA DENTRO DA AGF. ESTÁ NO NOSSO DNA FAZER PARTE DE ALGO QUE CONTRIBUA PARA A MELHORIA DA SOCIEDADE COMO UM TODO, SEM DISCRIMINAÇÃO, SEM DISTINÇÃO E SEM SELETIVIDADE. MOZART PEDROTI - GERENTE COMERCIAL
ACREDITAMOS QUE O VERDADEIRO VALOR DE UMA INSTITUIÇÃO ESTÁ NO IMPACTO QUE ELA PROMOVE NO MUNDO AO SEU REDOR. É POR ISSO QUE A RESPONSABILIDADE SOCIAL FAZ PARTE ESSENCIAL DA CULTURA DA APEX. SOMOS PARCEIROS DA ROCHATIVA E TEMOS ORGULHO DE APOIAR UMA INICIATIVA QUE REPRESENTA TÃO BEM OS VALORES EM QUE ACREDITAMOS. MATHEUS STARLING – DIRETOR EXECUTIVO APEX POLO VITÓRIA
Com mais de 10 anos de trajetória, a Apex é uma plataforma de investimentos e serviços financeiros sólidos e estruturados, com soluções completas e personalizadas às características do ecossistema regional. Hoje, a empresa está presente em três estados: Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. Explorando as potencialidades dos mercados regionais brasileiros, expandimos nossos negócios em torno de nosso core business e construímos uma tese resiliente. Assim, garantimos maiores retornos para nossos investidores e alavancamos o desenvolvimento das regiões onde atuamos.
A Boart & Wire é uma empresa com mais de 20 anos de experiência, especializada na fabricação e comercialização de fios diamantados para o corte de rochas ornamentais. Fundada na Itália, a empresa iniciou em 2007 sua expansão internacional, estabelecendo filiais no Brasil, Índia e Taiwan. Hoje, seus fios diamantados, projetados com precisão e produzidos com alta tecnologia, são utilizados em equipamentos de rochas em mais de 60 países. Desde o princípio, a Boart & Wire entendeu que a excelência no corte e a capacidade de adaptar suas ferramentas às necessidades específicas de cada cliente seriam fundamentais para conquistar uma presença global sólida.
A BOART & WIRE, COM MAIS DE 20 ANOS DE ATUAÇÃO NO BRASIL, TEM ORGULHO DE SE UNIR À ROCHATIVA EM UM PROJETO QUE LEVA APOIO EMOCIONAL, CULTURAL E EDUCACIONAL
A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE, ESPECIALMENTE EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM. RECONHECEMOS O VALOR DESSA REGIÃO PARA O SETOR E ACREDITAMOS QUE CONTRIBUIR COM SEU DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO É UMA FORMA DE RETRIBUIR TUDO O QUE ELA NOS PROPORCIONA. LARISSA FERREIRA
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cachoeiro de Itapemirim é uma entidade sem fins lucrativos, premiada e consagrada como uma das melhores do Estado. Desde a sua fundação, em 30 de julho de 1971, a CDL tem evoluído constantemente, numa busca incessante pela excelência em atender aos seus associados e consumidores com qualidade e agilidade.
QUANDO SURGIU O SINDIROCHAS, JUNTO COM A ROCHATIVA, COM ESSA CAMPANHA MARAVILHOSA VOLTADA A ATENDER PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE E DAR UM RUMO À JUVENTUDE, ENTENDEMOS QUE ERA A OPORTUNIDADE PERFEITA DE PARTICIPAR. SOZINHOS, NÃO CONSEGUIRÍAMOS ALCANÇAR O IMPACTO QUE A ROCHATIVA PROMOVE. CELSO LUIZ COSTA - PRESIDENTE
A Cimef escreve uma história há 54 anos, que nasceu da convergência de uma demanda de engenharia e tecnologia, aplicada ao então mercado de exploração do mármore e granito e do empreendedorismo de seus idealizadores, o suíço Hans Beerli e o alemão Heinz Kaschner. A partir daí ela se torna parte fundamental da história econômica de sucesso de Cachoeiro de Itapemirim.
POR ISSO, QUANDO ENXERGAMOS PROJETOS SOCIAIS COMO A ROCHATIVA E OUTRAS INICIATIVAS QUE ABRAÇAM A INCLUSÃO POR MEIO DO ESPORTE, RECONHECEMOS AINDA MAIS O VALOR DESSE TRABALHO. ESSAS AÇÕES INTEGRAM PESSOAS DE DIFERENTES REALIDADES E MOSTRAM QUE, NO FINAL, SOMOS TODOS SERES HUMANOS E PODEMOS COMPARTILHAR OS MESMOS ESPAÇOS.
A HEDEL É UMA EMPRESA MUITO HUMANA, PREOCUPADA NÃO APENAS COM SEUS COLABORADORES, MAS TAMBÉM COM TODAS AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DO NOSSO CICLO DE ATUAÇÃO. EMBORA SEJAMOS DE SANTA CATARINA E ESTEJAMOS FISICAMENTE DISTANTES DO ESPÍRITO SANTO, FOI ATRAVÉS DA ROCHATIVA QUE ENCONTRAMOS UMA FORMA VERDADEIRA DE AGIR DENTRO DO ESTADO, RETRIBUINDO UM POUCO DO QUE O ESPÍRITO SANTO REPRESENTA PARA A HEDEL. ADELAR MIRANDA - GERENTE COMERCIAL
A Hedel possui 30 anos de experiência e é atualmente a maior fabricante de multifios do mundo. Fundada em Santa Catarina, com mais de 400 máquinas instaladas em 14 países, possui projetos que miram no futuro com tecnologias de alto desempenho, como o Delta Wire 3, Linha de Resinagem e o monofio Neo Wire, que conta com Tecnologia de Imã Permanente desenvolvida em parceria com a WEG.
Fundada em 1946 na cidade de Italva, no Rio de Janeiro, a IMIL foi a principal responsável por fornecer os mármores comprados para a construção de Brasília. Em 1963, ela começa as atividades no Espírito Santo, em 2023, com o processo de moagem do calcário siderúrgico e em 2025, com calcário agrícola. A IMIL hoje é o maior produtor do mármore cintilante, dentre outros mármores.
A IMIL VEM PARTICIPANDO DOS PROJETOS DA ROCHATIVA AO LONGO DOS ANOS, PORQUE ACREDITAMOS MUITO NA IMPORTÂNCIA DESSAS INICIATIVAS SOCIAIS. SÃO PROJETOS QUE LEVAM BENEFÍCIOS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. É MUITO GRATIFICANTE VER OS RESULTADOS DESSE TRABALHO DA ROCHATIVA. QUANDO VOCÊ APOIA A INSTITUIÇÃO, DE ALGUMA FORMA ESTÁ AJUDANDO TODA A SOCIEDADE E, PRINCIPALMENTE, AS PESSOAS QUE MAIS PRECISAM. EUTEMAR VENTURIM
É UM ORGULHO REPRESENTAR UMA EMPRESA QUE IMPULSIONA O FUTURO DA INDÚSTRIA DE ROCHAS ORNAMENTAIS COM SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS DE ALTO NÍVEL. VER OS RESULTADOS SE CONCRETIZANDO REFORÇA O PROPÓSITO DO NOSSO TRABALHO E A CONFIANÇA QUE CONSTRUÍMOS COM CADA CLIENTE. — HASSAN ROCHA, DIRETOR DA KEDA STONE MACHINERY BRASIL
Com compromisso firme em qualidade e tecnologia avançada, a Keda desenvolve soluções inteligentes que aumentam a eficiência produtiva no setor de rochas ornamentais. Nossa linha completa atende todas as etapas do processo com precisão e automação de última geração. Projetadas para reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir acabamento superior, nossas máquinas atendem às demandas mais rigorosas do mercado. Nosso diferencial está também no suporte técnico especializado, com atuação direta na linha de produção para otimizar processos, ajustar parâmetros e garantir o máximo desempenho.
A Macroex é uma Trading Company que nasceu no Espírito Santo há 17 anos. É a maior importadora do setor de Rochas do Brasil, importando equipamentos, insumos e até produtos industrializados e naturais para as empresas do setor. É uma empresa feita por pessoas e para pessoas, sendo a casa dos "Macroferas".
PARTICIPAR DO PROJETO NOS MOTIVA E FORTALECE O COMPROMISSO QUE TEMOS: ENQUANTO CUIDAMOS DE NOSSA EMPRESA E DE NOSSAS PESSOAS, QUEREMOS TAMBÉM OLHAR PARA FORA E AJUDAR QUEM PRECISA DO NOSSO CUIDADO. AURELIO PRETTI RIBEIRO - SÓCIO ADMINISTRADOR
OS VALORES DA ROCHATIVA SÃO MUITO SEMELHANTES AOS NOSSOS: ACOLHER, CUIDAR E TRANSFORMAR. ASSIM COMO ALIMENTAMOS DIARIAMENTE MAIS DE 5.000 PESSOAS COM QUALIDADE E RESPEITO, AGORA ESTENDEMOS ESSE COMPROMISSO A QUEM MAIS PRECISA, REAFIRMANDO NOSSA RESPONSABILIDADE SOCIAL E NOSSO DESEJO DE CONSTRUIR UM FUTURO MAIS JUSTO PARA TODOS. CÍCERO GONÇALVES - DIRETOR
Fundada há mais de 40 anos por Marcos Bueno Silva, que começou servindo café da manhã de bicicleta pelas ruas de Cachoeiro de Itapemirim, a MEO Alimentação se tornou uma das maiores referências em alimentação coletiva no Espírito Santo. Hoje, com quase 100 colaboradores, a empresa serve mais de 5.000 refeições diariamente, promovendo não apenas nutrição, mas dignidade e bem-estar aos trabalhadores de empresas dos mais diversos setores. Com investimentos constantes em tecnologia, automação e segurança alimentar, a MEO alia eficiência operacional a um relevante impacto social.
A empresa Milanez & Milaneze S/A foi fundada em 1989 e é uma das principais empresas de organização de feiras do Brasil. Sediada no Espírito Santo, contribui com a visibilidade do Estado no cenário nacional e internacional de grandes eventos dos segmentos de rochas ornamentais, metalmecânico e vinhos. Faz parte do grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios na Europa.
O GOURMET ROCHAS COMEÇOU COM UM JANTAR PARA 30 A 50 PESSOAS E A GENTE ESTÁ AQUI HOJE COM O 19° JANTAR FALANDO DE 1000 PESSOAS COM O OBJETIVO DE FAZER O BEM. A MILANEZ & MILANEZE SEMPRE TEM UM ENVOLVIMENTO MUITO GRANDE COM O SETOR, A GENTE VÊ QUE ESTÁ ACONTECENDO É A PREOCUPAÇÃO DO SETOR DE ROCHAS TER UM BRAÇO SOCIAL FORTE. POR QUE A GENTE SE ENVOLVE COM A ROCHATIVA? É ISSO, SABER QUE A GENTE ESTÁ FAZENDO O BEM E QUE A GENTE ESTÁ JUNTO COM MARCAS FORTES COM ESSE OBJETIVO TÃO BONITO. FLÁVIA MILANEZ MILANEZE - CEO DA MILANEZ & MILANEZE
NA MONTE BIANCO, O MAIS MARCANTE É VER COMO A TECNOLOGIA APLICADA AOS NOSSOS INSUMOS IMPACTA DIRETAMENTE NA QUALIDADE DO ACABAMENTO. LEVAR ESSE NÍVEL DE RESULTADO AO MERCADO É O QUE NOS MOVE TODOS OS DIAS, SEMPRE COM FOCO EM EVOLUÇÃO, PARCERIA E EXCELÊNCIA — HASSAN ROCHA, DIRETOR DA MONTE BIANCO DIAMOND TOOLS
Com presença em mais de 50 países, somos referência global em abrasivos de alto desempenho para o setor de rochas ornamentais. Nossa linha inclui abrasivos desenvolvidos com tecnologia de ponta, garantindo qualidade no acabamento, padronização e produtividade em todas as etapas do processo. Acreditamos em inovação constante, sustentabilidade e excelência técnica. Nossa visão é clara: elevar o padrão do mercado e entregar valor real para nossos clientes, com soluções cada vez mais resistentes, eficientes e completas.
Fundada em maio de 2022 por Marcelo Moulão, a M. Moulao Mármore e Granito nasceu com o objetivo de extrair e comercializar o Mármore Calacata Matarazzo, uma das pedras ornamentais mais nobres do mundo. Desde o início, mantém foco em qualidade, padrões técnicos e ambientais rigorosos, além de confiabilidade, agilidade e acabamento superior. Reconhecida pelo destaque de seu mármore de coloração clara e veios marcantes, atende à demanda de arquitetos, construtoras e clientes que buscam sofisticação e durabilidade. Em constante expansão, a empresa segue comprometida com qualidade, ética e sustentabilidade em todas as etapas de sua operação.
QUE PROMOVE O BEM-ESTAR DE PESSOAS E CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. FICAMOS PROFUNDAMENTE GRATOS E FELIZES EM SABER QUE CONTRIBUÍMOS PARA CONSTRUIR TANTOS SORRISOS. JUNTOS, SEGUIREMOS ESPALHANDO AMOR, CUIDADO E ESPERANÇA PARA TODOS. JOSÉ GUILHERME DE
- SÓCIO ADMINISTRADOR
ESSE POUCO QUE A GENTE ESTÁ INVESTINDO CONSEGUE SER TRANSFORMADO EM MUITO ATRAVÉS DE TODO O TRABALHO QUE A ROCHATIVA FAZ, É A OPORTUNIDADE
QUE A GENTE TEM COMO EMPRESA TRANSPOR OS MUROS DA EMPRESA IMPACTANDO OUTRAS PESSOAS POSITIVAMENTE. ANA LUIZA BENICÁ - VICE PRESIDENTE
A Nebrax tem a transparência como um valor que norteia todas as nossas ações e, para nós, esse valor só é válido se transpassar as relações comerciais e impactar vidas de maneira positiva. Nosso compromisso com a sociedade vai além dos negócios: é uma missão de fomentar a esperança e criar oportunidades para um futuro melhor.
Localizada em Miami, Flórida, a Pantai possui como missão ajudar os clientes a realizar sonhos. No início, importava placas de granito de cor básica do Brasil, mas com o tempo, expandiu o estoque e o showroom. Hoje, oferece uma ampla variedade de Granitos, Quartzitos, Quartzos e Mármores exóticos de diversos países.
A Pantai é reconhecida em Miami e, para atender a demanda crescente, dobrou o espaço de armazenamento, totalizando 20.000 pés2, incluindo um armazém externo para suprir as necessidades de estoque.
GOSTARIA DE DESTACAR COMO É GRATIFICANTE VER A ROCHATIVA TRANSFORMANDO VIDAS ESPECIALMENTE DE CRIANÇAS PROMOVENDO INCLUSÃO, EDUCAÇÃO E ESPERANÇA POR MEIO DE FERRAMENTAS TÃO PODEROSAS COMO A MÚSICA E O ESPORTE
SEM DÚVIDA, É UM GRANDE COMPROMISSO, QUE SÓ É RECOMPENSADO PELOS RESULTADOS ALCANÇADOS E PELOS SORRISOS DAS MENINAS E MENINOS BENEFICIADOS. NÓS SEMPRE NOS SENTIMOS PROFUNDAMENTE TOCADOS POR ESSAS CAUSAS. GIAMBATTISTA PEDRINI - CEO
A empresa Pedrini foi fundada no ano de 1962, por Luigi Pedrini na província de Bergamo na Itália. Tendo como missão tenacidade, entusiasmo pelo trabalho, pesquisa e tecnologia que permitiram a Pedrini, mais de 60 anos de presença no mercado mundial. A Pedrini está presente em todos os continentes através da fabricação de máquinas e sistemas para processamento de pedras naturais.
Com 22 anos de experiência, a Quimicer é uma indústria química referência nos segmentos de rochas ornamentais, cerâmica, fibrocimento, madeiras e construção civil. Desenvolve produtos de alta performance com excelente custo-benefício, atuando no Brasil e no exterior. Sediada em Siderópolis (SC), possui equipes técnicas e comerciais em Rio Claro (SP), João Pessoa (PB) e Cachoeiro de Itapemirim (ES), além de atender clientes em países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, México e Peru.
É
ESTA INICIATIVA DA ROCHATIVA, NESTE TRABALHO TRANSFORMADOR COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, PROMOVENDO OPORTUNIDADES E CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO. PARTICIPAR DESTE PROJETO É MAIS DO QUE UM GESTO SOLIDÁRIO, TUDO ISSO SÃO VALORES DA QUIMICER. DIGIOVANI
TÉCNICO
Fundada em 2004, a Rocha Bahia oferece qualidade na extração de blocos. Trabalhando com uma linha de materiais exóticos e clássicos, buscam sempre inovar, não medindo esforços para desenvolver pesquisas para a obtenção de novos materiais. Além disso, prezam pela capacitação dos colaboradores, garantindo segurança dos materiais e oferecendo sempre o melhor para cada cliente.
TEMOS UMA PREOCUPAÇÃO MUITO GRANDE COM A POPULAÇÃO EM GERAL QUE MORA EM TORNO DAS NOSSAS MINAS. ESTAMOS SEMPRE POR DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO DENTRO E FORA DO BRASIL, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À AJUDA HUMANITÁRIA E FINANCEIRA PARA AJUDARMOS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE VÁRIAS FORMAS POSSÍVEIS. GABRIEL - ROCHA BAHIA MINERAÇÃO
A Simec Spa está presente no mundo inteiro contribuindo para o desenvolvimento do setor de rochas ornamentais. Conta também com tecnologias desenvolvidas nas áreas de processamento tanto da pedra natural, bem como, a cerâmica e o aglomerado. A empresa vem produzindo máquinas e instalações completas, que são apreciadas em todo o mundo pela sua confiabilidade e qualidade. Projetar máquinas competitivas em desempenho não é um capricho, mas sim o DNA da empresa. Nunca perdendo de vista o detalhe e a necessidade individual de cada cliente. Essa é a filosofia industrial que a SIMEC spa aplica na realização de todos os seus produtos.
A SIMEC SPA, LÍDER MUNDIAL EM MÁQUINAS E TECNOLOGIAS PARA ROCHAS ORNAMENTAIS, ALIA INOVAÇÃO INDUSTRIAL A COMPROMISSO SOCIAL. APOIANDO O PROJETO ROCHATIVA, QUE ACOLHE E FORMA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE, A EMPRESA COMPARTILHA VALORES COMO RESPONSABILIDADE, SUSTENTABILIDADE E VALORIZAÇÃO HUMANA. COM ESSA PARCERIA, REFORÇA QUE O VERDADEIRO PROGRESSO UNE TECNOLOGIA E SOLIDARIEDADE, AJUDANDO A CONSTRUIR UM FUTURO MAIS JUSTO E PROMISSOR. FERNANDO CASAGRANDE - ADMINISTRADOR
O TRABALHO REALIZADO É MUITO BONITO E, ACIMA DE TUDO, PROFISSIONAL. É EMOCIONANTE VER O BRILHO NOS OLHOS DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS BENEFICIADOS. NÓS, COMO EMPRESA, PEGAMOS CARONA NESSE PROFISSIONALISMO, PORQUE, SE FOSSE PARA DESENVOLVERMOS UM PROJETO DESSA DIMENSÃO SOZINHOS, LEVARÍAMOS MUITO MAIS TEMPO E ALCANÇAREMOS MUITO MENOS PESSOAS. FREDERICO BONADIMAN ESTEVES - DIRETOR EXECUTIVO.
A Skystone foi fundada no ano de 2003 na cidade de Fuzhou (China) e chegou no Brasil em 2007 para atuar na distribuição de fios diamantados e máquinas. Em 2017, foi criada a Skystone do Brasil que, além de passar a ser responsável por todos os negócios da matriz, foi também a primeira indústria do Grupo fora do território chinês. Hoje, o grupo também fabrica equipamentos para a indústria fotovoltaica e tem clientes nos 5 continentes ao redor do mundo contando atualmente com 125.000 m² de área construída e planos de dobrar essa capacidade nos próximos 5 anos.
Há 20 anos no mercado, a Speed - Soluções em Comex é especializada em comércio exterior e na oferta de serviços de soluções logísticas, de forma inteligente e rápida, englobando a assessoria, consultoria e despacho aduaneiro. A empresa tem expertise e reconhecimento em todo o território nacional e opera na exportação dos setores de rochas naturais, alimentos, transportes, cosméticos e embalagens. Na importação, é referência nas operações com máquinas e equipamentos, bebidas, vidros, painéis solares e insumos sob regime drawback.
O SETOR DE ROCHAS, ATRAVÉS DA ROCHATIVA, TEM TUDO PARA SER UM EXEMPLO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. A SERIEDADE COM QUE TUDO É CONDUZIDO E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES REALMENTE TRANSFORMAM A VIDA DAS PESSOAS E TAMBÉM TRANSFORMAM QUEM APOIA. BRUNO MARQUES - SÓCIO E DIRETOR COMERCIAL
NOSSA EMPRESA É MULTINACIONAL, COM MATRIZ NA ITÁLIA E UMA FILIAL NO BRASIL. POR ISSO, ENTENDEMOS QUE É MAIS DO QUE JUSTO DEVOLVER À SOCIEDADE, EM FORMA DE CONTRIBUIÇÃO PARA A ROCHATIVA, PARTE DOS RECURSOS E VALORES QUE SÃO GERADOS NO MERCADO BRASILEIRO. JOSE ROBERTO BASÍLIO - AGENTE COMERCIAL
Há 66 anos, usando a tecnologia para criar possibilidades ousadas com as pedras naturais, essa é a Tenax, que nasceu na província de Verona, na Itália e está há pouco mais de 20 anos no Brasil. Fornecendo insumos para o setor de mármore e granito, é líder mundial no fornecimento de resina.
Vermont Mineração é uma mineradora especializada na extração de rochas ornamentais exóticas. Valorizam a transparência em cada rotina, enaltecendo a equipe, clientes e fornecedores. Buscam inovação e atuam com resistência e persistência, sendo uma das maiores mineradoras do Nordeste do Brasil.
CONHECEMOS A ROCHATIVA HÁ 5 ANOS. AO RECEBER O CONVITE DE JOSÉ ROBERTO, DE IMEDIATO ACEITAMOS PARTICIPAR, E, DE LÁ PRA CÁ, NOSSA PARCERIA SE RENOVA A CADA ANO. NOS ÚLTIMOS 3 ANOS PARTICIPAMOS PRESENCIALMENTE DO JANTAR E TIVEMOS A CONFIRMAÇÃO DO QUÃO SÃO SÉRIOS E COMO CONTRIBUEM POSITIVAMENTE NA VIDA DE VÁRIAS CRIANÇAS E JOVENS. ACREDITAMOS QUE AÇÕES ASSIM PRECISAM SEMPRE SER DIVULGADAS E MANTIDAS POR NÓS, EMPRESAS QUE VISAM SEMPRE O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS E BEM-ESTAR DE TODOS – CÁSSIO JEFFERSON - DIRETOR EXECUTIVO DO GRUPO VERMONT MINERAÇÃO
CONTRIBUIR COM A ROCHATIVA NOS DÁ AINDA MAIS TRANQUILIDADE, PORQUE SABEMOS QUE ELA FARÁ A DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES REAIS. ASSIM, PARTICIPAMOS DO PROCESSO SEM NOS PREOCUPAR COM QUEM SERÁ BENEFICIADO, COM A CERTEZA DE QUE CADA CONTRIBUIÇÃO TERÁ GRANDE UTILIDADE. PRECISAMOS COMPARTILHAR UMA PARTE DO QUE RECEBEMOS, NÃO APENAS COMO GESTO DE SOLIDARIEDADE, MAS TAMBÉM PARA GERAR UMA ENERGIA POSITIVA E TRANSFORMADORA PARA AQUELES QUE MAIS PRECISAM. LUIZ FERDINANDO ZANETTE - SÓCIO-ADMINISTRADOR
Voltada para atender ao setor de mármore e granito, a Zanette Corretora de Seguros foi constituída em 1992 tendo como sócio Luiz Ferdinando Zanette, que, coincidentemente, é também um dos idealizadores da Rochativa. A empresa, que é focada em seguros de transportes e vida em grupo, atua em nível Brasil, priorizando o Espírito Santo. Atuando como embaixador da Rochativa e atualmente Patrocinador, Luiz Ferdinando tem orgulho em fazer parte desse projeto tão especial de responsabilidade social, desde o seu início, em 2007.
Sicoob Credirochas é uma cooperativa de crédito fundada em 1999, que tem como visão ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas. Todas as soluções e serviços, para os mais diversos segmentos empresariais ou pessoas físicas, são oferecidas pelo Sicoob Credirochas. O Sicoob Credirochas apoia a Rochativa deste a sua criação em 2007, onde iniciou o seu trabalho, complementando o Arranjo Produtivo Local - APL do setor de rochas, acolhendo as crianças e adolescentes inseridas nas escolas através de práticas esportivas e culturais, promovendo a formação humana e integrando-os na família e comunidade.
A GENTE SEMPRE FEZ QUESTÃO DE PARTICIPAR DE TUDO. QUALQUER DESAFIO QUE APARECE, A GENTE GOSTA DE ENCARAR, DE TENTAR E É POR ISSO QUE HOJE EXISTE ESSA HISTÓRIA MARAVILHOSA, COM TANTAS CRIANÇAS, PROJETOS E AÇÕES. AINDA VEM MUITA COISA BOA PELA FRENTE, SEJA QUANDO TEMOS A OPORTUNIDADE DE ESTAR JUNTOS PARTICIPANDO, SEJA QUANDO LEVAMOS NOVOS DESAFIOS PARA A ROCHATIVA, COMO ACONTECEU NA COPA SICOOB DE JIU-JITSU E NA VIAGEM PARA A ITÁLIA. PARA NÓS, É UMA GRANDE OPORTUNIDADE TER O DIREITO DE PARTICIPAR. SÃO TANTAS COISAS QUE SENTIMOS VONTADE DE FAZER PELA SOCIEDADE, DE CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA, QUE A CADA DIA INVESTIMOS MAIS: MAIS PROJETOS, MAIS CRIANÇAS, MAIS TRANSFORMAÇÃO. TEMOS O MAIOR PRAZER E A MAIOR SATISFAÇÃO EM ESTAR JUNTOS HÁ TANTOS ANOS E VAMOS CONTINUAR CRESCENDO JUNTOS, SEMPRE. TALES PENA MACHADO - PRESIDENTE DO SICOOB CREDIROCHAS
EVENTO ORGANIZADO POR GEREDYS, HENRIQUE E BOLA REUNIU CERCA DE 100 PESSOAS NO BAR GEREDYS, NA PRAIA DA COLÔNIA, NO ÚLTIMO DIA 16
Marataízes reviveu o clima nostálgico dos anos 80 durante a terceira edição da Festa Anos 80, realizada no último dia 16 de agosto, no Bar Geredys, localizado na Praia da Colônia. O evento reuniu cerca de 100 amigos em um dia marcado por música, alegria e confraternização.
A celebração foi organizada por Geredys, Henrique Palmito e Bola Bolelli, que
cuidaram de cada detalhe para garantir uma experiência inesquecível. Entre os destaques do encontro, uma saborosa feijoada e um cardápio com comidas de boteco deram o tom gastronômico da festa.
Com um ambiente descontraído e animado, a III Festa Anos 80 se consolidou como um dos encontros mais aguardados pelos participantes, que já demonstram expectativa para a próxima edição.
Na última quarta-feira (13), a escola promoveu a 3ª edição da Fiesta Latina, um projeto idealizado e organizado pelos alunos do Year 6, sob a orientação da professora de espanhol Maruja Flores.
O evento teve como objetivo valorizar a diversidade cultural e aproximar a comunidade escolar das tradições de países latino-americanos, como Equador, Honduras, Costa Rica, Porto Rico e Guatemala.
O projeto nasceu da proposta de estimular o respeito às diferentes identidades culturais e apresentar ao público a rique-
za da cultura latina. A festa contou com apresentações de danças típicas, comidas tradicionais e curiosidades sobre cada país — tudo preparado com empenho e entusiasmo pelos estudantes.
“Foi um trabalho de dedicação e muito aprendizado. Os alunos mergulharam no universo cultural desses países, explorando suas tradições, costumes e gastronomia”, destacou a professora Maruja Flores.
A presença das famílias deu um toque especial ao evento. Pais e responsáveis puderam vivenciar experiências gastronô-
micas únicas e participar desse momento de integração, que fortaleceu os laços entre escola e comunidade.
A Fiesta Latina deixou como marca um profundo aprendizado cultural e a valorização da diversidade, reforçando a importância da educação bilíngue no desenvolvimento global dos alunos.
ENDEREÇO: R. AMÉLIA MOLINAROLI GIRÓ, 57 SÃO GERALDO, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES CONTATO: (28) 99987- 2838
INSTAGRAM: @CACHOEIROMAPLEBEAR
Entre os dias 12 e 17 de agosto, o tênis foi o grande protagonista com a realização do IV CDM Open de Tênis, evento que reuniu atletas de diferentes idades e níveis técnicos em uma semana de grandes disputas e muita emoção nas quadras. Com partidas nas categorias Pro, 50+, A, B, C e Iniciantes, o torneio distribuiu troféus de campeão e vice para todas as categorias, celebrando o talento e a dedi-
cação dos participantes. Todos os atletas também receberam camisas exclusivas do evento, reforçando o espírito esportivo e a organização de alto nível.
Um dos destaques do torneio foi a premiação total de R$4.000,00 para a categoria Pro, que atraiu atletas de alto rendimento e garantiu partidas de altíssimo nível técnico.
O evento foi organizado por Leandro Grafanassi e contou com o apoio de im-
portantes patrocinadores como Gustavo Mairink Planejamento & Proteção Financeira, GWM, GW Líder e CVC, que contribuíram para o sucesso da competição.
O IV CDM Open de Tênis consolidou-se como um dos principais torneios da região, promovendo não apenas o esporte, mas também a integração entre atletas e o fortalecimento da comunidade tenística local.
Pro
B
C
Elisa, José Augusto e João comemorando 2 aninhos do pequeno Pedro. Festa linda!
A big band mineira Filosofando Raul Seixas se apresenta em Vitória no dia 5 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, com o espetáculo Raul 80 Anos – Um tributo ao legado do Maluco Beleza. O show reúne parte das músicas mais conhecidas do cantor, em um repertório pensado para ser cantado junto pelo público. As canções percorrem a trajetória de Raul Seixas, destacando diferentes fases de sua obra e filosofia. Os ingressos estão à venda no Sympla e custam a partir de R$25 (balcão, meia entrada).
A influenciadora Giovana Duarte celebrou nesta terça-feira (19) os 10 anos do Guia Capixaba, plataforma que há uma década divulga o melhor do turismo, da gastronomia e da cultura do Espírito Santo. O evento aconteceu na Casa Jardim, em Vitória, e reuniu cerca de 100 convidados, entre jornalistas, influenciadores e admiradores do trabalho da anfitriã. A organização do evento ficou a cargo da jornalista e produtora Lúcia Marins, que preparou uma programação com experiências ligadas à cultura e tradição capixaba.
Quem gosta de apreciar belas paisagens naturais e comida de qualidade tem uma nova opção turística em Cachoeiro – a Rota do Itabira. Com início na Estrada Municipal do Itabira, Km 17 da BR-482, ela tem, aproximadamente, 7 quilômetros de extensão e inclui opções de lazer para quem quer apreciar de perto a natureza que circunda o Pico do Itabira. Entre as atrações, há piscinas cujas águas emanam diretamente das fontes e passeios de veículos 4×4 em meio à natureza, comida boa, e locais onde é possível aproveitar a vista privilegiada das paisagens no entorno da pedra, além de um espaço cultural reservado às tradições afro-brasileiras e educação ambiental.
QUATRO DÉCADAS DEPOIS, A EMPRESA
REAFIRMA SEU COMPROMISSO
COM A QUALIDADE E O BEM-ESTAR
No último sábado, dia 16 de agosto, a Hortifruti Cachoeiro comemorou seus 40 anos de trajetória em grande estilo, com uma manhã especial de confraternização.
O evento contou com um delicioso café da manhã, preparado com todo carinho para os clientes, seguido de um momento de oração e agradecimento, celebrado pelo frei Rildo Fonseca de Lima.
A comemoração também reservou espaço para a diversão, com sorteios de brindes
A comemoração também reservou espaço para a diversão, com sorteios de brindes e dois vales-compras
e dois vales-compras de R$ 500,00 cada, que animaram ainda mais o público presente.
Fundada em 1985, a Hortifruti Cachoeiro nasceu do sonho de levar frutas, legumes e verduras fresquinhos e de qualidade direto para a mesa das famílias
Desde então, cresceu e se transformou em um espaço completo, oferecendo padaria com pães quentinhos, açougue com
cortes selecionados, lanchonete acolhedora e um restaurante self-service com o verdadeiro sabor da comida caseira.
Quatro décadas depois, a empresa reafirma seu compromisso com a qualidade, o bem-estar e a proximidade com a comunidade, celebrando não apenas sua história, mas também a confiança e a amizade de todos que fazem parte dessa caminhada.
Av. Aristides Campos, 527 - Gilberto Machado - CEP: 29302-801
Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo
gracalgraf icaeeditora
Entre em contato pelo QR code