
















Facilité Marketing: criatividade e resultado em nova sede
Onde o cuidado também ensina: o olhar atento da psicologia na Maple Bear Cachoeiro
Estúdio Ubuntu transforma rocha em arte e se destaca na Cachoeiro Stone Fair 2025
Confira os destaques sociais da semana! Os momentos mais badalados, eventos marcantes e presenças ilustres estão na nossa seleção especial.
diretor executivo Jackson Júnior (jacksonjr@ revistaleia.com) colunistas Flávia Teixeira, Regina Monteiro, Nicolli Viana, Itamar Gurgel e Polyanna Gloria articulistas Marilene Depes, Sergio Damião, Janine Bastos e Wilson Márcio Depes administrativo Ammanda Castro / CRA 21252 (ammandacastro@revistaleia.com) diagramação Paulo Henrique impressão Gracal Gráfica e Editora tiragem 5.180 exemplares periodicidade Semanal
www.revistaleia.com
contate a leia Tel. 28 3036 2010 atendimento e correspondência Rua João Valdinho, 01, Coronel Borges, 29306-010, Cachoeiro de Itapemirim, ES cartas para redação Vale crítica, elogio, sugestão. Não deixe de enviar também seu nome completo e telefone faleconosco@revistaleia.com para assinar e anunciar ASSINATURAS de 2ª a 6ª feira das 09h às 18h pelo telefone 28 3036 2010 /// Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da revista ou da editora.
@REVISTALEIA /REVISTALEIA
28 99909-1929
Licenciamento de conteúdo Para adquirir os direitos de reprodução de textos e imagens, envie um email para faleconosco@revistaleia.com Para baixar sua revista digital Acesse www.revistaleia.com/ app utilizando o seu smartphone ou tablet!
Você também pode ler a Revista LEIA baixando na App Store ou no Google Play. Foto de Capa: Divulgação
A Revista Leia está se preparando para mais um Feijoada. Tudo começa com um coquetel, na Barezy, se não me falha a memória, no próximo dia 2. Uma espécie de aquecimento. A Feijoada já se tornou tradicional. Aliás, marca, definitivamente, o sucesso pleno da Revista. Até aí se vê que o Júnior conseguiu, com muito talento, foi superar a internet. Fico muito orgulhoso quando uma pessoa me pergunta: “Você escreve para a Leia, né?”. Digo isso, sobretudo, porque escrevo desde o primeiro número. Conheço - acho até ajudei um pouquinho - a luta travada pelo jovem Júnior.
Paro para um fôlego. Na primeira crônica, lembro-me que citei Guimarães Rosa. Lembrava que a vida é assim: a gente escolhe um caminho, na esperança de que ele vá nos conduzir a um lugar de alegria. Tolos, pensamos que vá nos conduzir a um lugar de alegria. Tolos, pensamos que a alegria está no final do caminho.
A FEIJOADA
JÁ SE TORNOU TRADICIONAL. ALIÁS, MARCA, DEFINITIVAMENTE, O SUCESSO PLENO DA REVISTA.
ATÉ AÍ SE VÊ QUE O JÚNIOR CONSEGUIU, COM MUITO TALENTO, FOI SUPERAR A INTERNET.
E caminhamos distraídos, sem prestar atenção. Afinal de contas, caminho é só caminho, passagem, não é ponto de chegada.
Com frequência, a gente não chega lá, porque morre antes. Mas há uns poucos que a gente chega lá, Mas há uns poucos que chegam ao lugar sonhado – só para descobrir que a alegria não mora lá. Caminharam sem compreender que a alegria não se encontra ao final, mas às margens do caminho. Pergunto: não foi isso que disse Robaldo?
A grande verdade – e digo isso para comparar cada número da revista ou todo ano com a Feijoada -, pelo menos pra mim, o real não está nem na saída ou na chegada. Está no meio da travessia. Ou seja, mais um número da revista, mais uma Feijoada. Ou ainda, na subida do morro, suado, para lançar cada edição.
Os jovens nem sabem o que é uma venda, posteriormente denominada armazém e finalmente supermercado. Os supermercados de hoje comercializam produtos variados, mas não se comparam as vendas similares à do “Seu” Lidirico, um comerciante tão famoso do Vale de Jequitinhonha, que virou até música e me inspirou.
As vendas do século passado não possuíam organização, os produtos ficavam embolados, alguns expostos e outros não, separados do freguês por um balcão. Vendiam cachaça, kichute, penico, gaiola, pássaros, cigarros, peneira, bomba de matar mosquito, esteira, bola, espelho, vela, havaiana, Novalgina, sabonete, guarda-chuva, vassoura, vara de pescar, rapadura, mel, chiclete, alfinete, linha e agulha, tecidos, mantimentos e uma infinidade de produtos.
A venda da minha infância era do “Seu” Enock Moreira da Fraga, em Soturno, um senhor sério e respeitado, comerciante único na região. Lembro-me dos sacos de estopa repletos de feijão e arroz, vendidos a quilo e pesados em balança de dois pratos
AS VENDAS DO SÉCULO PASSADO
NÃO POSSUÍAM ORGANIZAÇÃO, OS PRODUTOS FICAVAM
EMBOLADOS, ALGUNS
EXPOSTOS E OUTROS NÃO, SEPARADOS DO FREGUÊS POR UM BALCÃO.
e uma carreira de pesos. Na venda do “Seu” Enock tinha carne seca, cachaça, rapadura, botina, penico, ferramenta, tecido, sabão e sabonete, querosene, queijo, panela, fumo de rolo, entre outros produtos e de cuja miscelânia desprendia um odor que ainda sinto impregnado nas narinas. Macarrão não se vendia, era produzido em casa, e nem carne, as famílias criavam os animais para abate, galinheiros e chiqueiros eram comuns nos quintais. Meu objeto de desejo era o baleiro giratório de vidro, repleto de pirulitos, cocadas e balas de chupeta. Não havia chicletes nem chocolate, e não fazia falta o que não se conhecia.
Em Cachoeiro a tradição foi mantida até pouco tempo com o “Rei da Miscelânia”, que só não comercializava perecíveis. As vendas evoluíram para os armazéns especializados em produtos alimentícios, e que ainda podem ser encontrados. Mas as vendas, ah, essas só existem em nossas memórias afetivas.
Tempos atrás visitei Buenos Aires, lembro que perguntei ao motorista do táxi sobre um bom local que pudesse assistir os Portenhos dançando o tango. Para minha surpresa, respondeu que o tango era coisa de profissionais e artistas e dirigido aos turistas. Perguntei das milongas, insistiu: coisa para turista. Tempos depois, fui em um encontro de casais. A maioria, quase todos, não sabia sambar. O que ouvimos é que o samba está no sangue do brasileiro, assim como o futebol. Não acredito ser inato ao brasileiro. A facilidade para o futebol sempre foi uma realidade para a maior parte da população. Mais para os homens. Mas o processo de formação de um bom jogador de futebol está se restringindo, como no samba, para as Escolas. Os campos de várzeas, os campos nos terrenos baldios desapareceram gradativamente, e com eles desapareceram os meninos peladeiros, os com bolas de meia, a alegria e os craques da espontaneidade. Atualmente são formados pelos clubes, escolinhas sem a arte, mais com os músculos. Voltei a pensar no motorista do táxi argentino, acho que ele não estava de mau humor, e sim, foi verdadeiro. Admitiu o que nós brasileiros não reconheceríamos, assim como ele não dança o tango, não sabemos sambar. O samba aparece no carnaval, reservado à
ATUALMENTE SÃO FORMADOS PELOS CLUBES, ESCOLINHAS SEM A ARTE, MAIS COM OS MÚSCULOS. VOLTEI A PENSAR NO MOTORISTA DO TÁXI ARGENTINO, ACHO QUE ELE NÃO ESTAVA DE MAU HUMOR, E SIM, FOI VERDADEIRO.
Sapucaí, para o turista. Também nos morros em ensaios das Escolas de Samba e em exibições. Muito pouco nas festas, e menos ainda nas praias, um bom local no verão. Assim, a maioria das crianças e adultos, vêem falar de samba e não sabe exibir nosso ritmo e dança mais conhecida mundo afora. Interessante que, estávamos em Buenos Aires, em uma casa intitulada Museu do Tango, ao tomarem conhecimento de sermos brasileiros, o apresentador e os músicos tocaram em um ritmo que se assemelhava ao samba e pediram a uma das brasileiras presentes que sambasse. Nada! Ela não sabia sambar. Na dança ou futebol a graça está na arte, espontaneidade. Porém, como não existem os locais para o aprendizado natural, a disciplina e o estudo com os profissionais tornam-se de suma importância. Nós brasileiros adoramos opinar naquilo que não conhecemos adequadamente. O exemplo maior é do presidente, opinião muitas vezes equivocada. Errar no tango, no futebol ou no samba não traz nenhum malefício. Mas na política, economia, educação e saúde são outros quinhentos.
SERGIO DAMIÃO SANT´ANNA MORAES, É MÉDICO E MEMBRO DA ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS
COM APENAS DOIS ANOS DE ATUAÇÃO, AGÊNCIA ATUA COM MARKETING DIGITAL E SEGUE EM EXPANSÃO
A Facilité Marketing inicia uma nova fase de sua trajetória com a inauguração de sua nova sede, um espaço pensado não apenas para atender clientes com mais conforto, mas também equipado com cenários exclusivos para gravações e produções de conteúdo. A mudança simboliza a consolidação da agência como uma das principais referências em marketing digital na região.
"NÓS ACREDITAMOS QUE MARKETING PRECISA SER LEVE, CRIATIVO E ÁGIL.."
Fundada por Pollyanna Borges, que já atuou em grandes times do digital, como: Adriana Santanna e Rodrigão, Leandro Aguiari, Priscila Andrade (Filhas de Eva), entre outros, a Facilité nasceu com a missão de descomplicar o marketing para empresas e profissionais que não têm tempo a perder.
“Nós acreditamos que marketing pre-
cisa ser leve, criativo e ágil. Um dos diferenciais mais elogiados pelos nossos clientes é a nossa rapidez em atender demandas. Nós entendemos que o marketing é, muitas vezes, no flow, e precisamos acompanhar o ritmo do cliente para
gerar resultados reais”, destaca Pollyanna Borges, fundadora da Facilité.
Em apenas dois anos, a agência já conquistou a confiança de mais de 30 marcas, incluindo médicos e dentistas de renome, como: Dra. Mariane Gouveia, Dr. Watson Viana Vieira, Dra. Paula Gaburo, Dra. Ana Carolina Almeida, Dra. Gina Fornazier, Dra. Fabíola Fornazier, Climune Vacinas, entre outros. Especializada no setor da saúde, a Facilité se destaca também por atender empresas de diferentes segmentos, sempre guiada pelos pilares de criatividade, facilidade e resultado.
Seu slogan resume bem a proposta: “Marketing descomplicado para quem não tem tempo a perder.”
A última semana de agosto chega cheia de novidades, trazendo mais uma edição da Cachoeiro Stone Fair. Centenas de delegações estrangeiras já confirmaram presença, e a cidade promete ferver! Enquanto isso, a gente vai contando pro mundo que está rolando por aqui. Quer saber mais? Então vem com a gente!
Já começou a contagem regressiva para o evento social mais esperado do ano! No dia 7 de setembro, no Cerimonial Sonho Meu, acontece a 10ª edição da Feijoada da Leia. E claro: estamos de olho em cada detalhe para contar tudinho pro mundo!
Sabe aquele chopp Brahma supergelado e cremoso? Vai ter! A feijoada deliciosa do Buffet Belas Artes? Vai ter! As celebs e os bonitões mais badalados? Todos vão estar lá! E você, já garantiu o seu lugar?
Na quarta-feira, dia 20, o Palácio Bernardino Monteiro foi palco do lançamento do oitavo livro da escritora Marilene Depes. A noite foi marcada por encontros fraternos e muita celebração à literatura.
Deslumbrante! A bela Ana Júlia Falqueto brilhou em sua festa de 15 anos. Parabéns e muitos momentos inesquecíveis!
O médico pneumologista Dr. Leandro Baptista marcou presença no Congresso Brasileiro de Asma, DPOC e Tabagismo, realizado no Centro de Convenções de Salvador, Bahia, pela Sociedade Brasileira de Pneumologia.
O fim de semana trouxe também uma doce novidade: nasceu Maria Antônia, filha de Dr. Geraldo Fabres e Rosiane Gouveia
A pequena Valentina agora tem uma irmãzinha para compartilhar a vida.
Os empresários Eder Oza e Alexandre Zancanella, titulares do Espaço Noivos, já estão a todo vapor com a nova coleção de verão, batizada de Épico.
No lançamento de seu novo livro, a escritora Marilene Depes autografou centenas de exemplares. A capa, criada pela designer e publicitária Luciana Fernandes, é um charme à parte. Parabéns, queridas!
Jamisson Pereira e Manoela Paz celebram a chegada do caçula Benício, que trouxe ainda mais amor à família, junto do irmãozinho Ângelo Gabryel.
GABRIEL CANAS
A feijoada mais deliciosa da cidade te espera na Festa da Leia! Preparada com carinho pela chef Camila Misse, do Buffet Belas Artes, o prato especial é imperdível. Não fique de fora!
Nosso amigo Anderson Del’puppo não para! Além de comandar o salão que leva seu nome, o Del’puppo Lavacar e o Del’puppo Caffè, ele ainda é diretor social dos Caçadores Carnavalescos Clube. Agora, anunciou que em 2026 vai realizar o maior evento de festas já visto no Espírito Santo: a Cidade das Noivas. Sucesso garantido!
De 26 a 29 de agosto, Cachoeiro recebe a 36ª edição da maior feira de rochas ornamentais do Brasil, a Cachoeiro Stone Fair. O evento acontece no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa e promete reunir autoridades, empresários e personalidades de todo o país e do mundo.
Entre os presentes ao lançamento do livro de Marilene Depes: Fernando Gomes e Ruth Maria, Stela Leão, Anderson Del’puppo, Magali Dutra Martins, Maria José Novaes Pinheiro, Sandra Moura, Rebeka Depes, Adriana Sader e tantos outros bacanérrimos.
Também prestigiaram o evento membros da Academia Cachoeirense de Letras: Wilson Márcio Depes, Wagner Medeiros, Maria Elvira Tavares, Higner Mausur, Luciana Fernandes, Adilson Dilem, Maikely Teixeira Colombini, Lucimar Costa e Paula Garruth.
A empresária chiquérrima Fabíola Depes Sandrini recebeu as queridas Denise Vieira, Mirella Ultramar, Rosely Hora, Marli Rubim e Lusmara Soeiro para uma noite de vinhos, risadas e boas conversas. Puro alto-astral!
Na quinta-feira, dia 21, o Jaraguá Tênis Clube recebeu mais uma edição do tradicional Encontro dos Empresários. A grande homenageada do mês foi a empresa Hortifruti. Entre os presentes: o deputado estadual Allan Ferreira, secretários municipais, o presidente da Acisci Ruberval Rocha e os empresários Winston Machado, Fernando Leal, Luis Carlos Tófano, entre outros.
Os carinhosos pais Caetano Monteiro e Isabela Couto são só alegria com os filhotes Ava e Tom. Família musical!
No último domingo, vários cachoeirenses prestigiaram o show memorável de Caetano Veloso, em Vitória. Entre eles: Felipe Ribeiro e Juliana Monteiro, Clarice Monteiro, Ramon Gualandi e Suzana Donna, Michelle Dillen e muitos outros bacanérrimos. Ah, que casal maravilhoso! Alexandre Grafanassi e Sabrina Grafanassi esbanjam elegância e classe por onde passam.
O advogado Gustavo Moulin e a odontóloga Míriam Lopes celebraram 26 anos de união. Felicidades ao casal!
ESTÉTICA EM
CACHOEIRO
COM 20 ANOS DE CARREIRA, DRA. MARIANE GOUVEIA ALIA EXPERIÊNCIA E INOVAÇÃO PARA TRANSFORMAR A AUTOESTIMA DOS PACIENTES
Há 20 anos, a Dra. Mariane Gouveia retornou a Cachoeiro, sua cidade natal, após ter concluído sua residência. Trazendo consigo a experiência de quem foi aprovada na prova de títulos e em primeiro lugar no concurso público para dermatologia do Estado, ela construiu, desde então, uma carreira marcada pela excelência e pela atualização constante, consolidando-se como uma das médicas mais respeitadas da região.
“TRAZER O FOTONA PARA CACHOEIRO É DEMOCRATIZAR O ACESSO AO QUE HÁ DE MAIS
MODERNO EM DERMATOLOGIA
ESTÉTICA, SEM QUE MEUS
PACIENTES PRECISEM SAIR DA CIDADE PARA TER RESULTADOS DE EXCELÊNCIA”, AFIRMA A MÉDICA.
Com presença frequente nos maiores congressos internacionais de dermatologia e em eventos nacionais, muitos deles fechados e apenas para médicos selecionados, Dra. Mariane mantém como pilar de sua prática clínica a busca incessante por inovação. Hoje, sua clínica conta com 10 tecnologias de ponta, escolhidas criteriosamente para oferecer tratamentos eficazes, naturais e seguros. O mais recente investimento foi a chegada do Fotona, considerado o melhor laser do mundo e inédito no sul do Espírito Santo.
O Fotona é conhecido como a “Ferrari dos lasers” por sua versatilidade e precisão. Com ele, é possível realizar desde rejuvenescimento facial e tratamento de manchas até protocolos para flacidez, cicatrizes e olheiras. “Trazer o Fotona para Cachoeiro é democratizar o acesso ao que há de mais moderno em dermatologia estética, sem que meus pacientes precisem sair da cidade para ter resultados de excelência”, afirma a médica.
A DRA. MARIANE INAUGURA SUA NOVA CLÍNICA, UM ESPAÇO COM QUASE 250 M², PROJETADO PARA SER REFERÊNCIA EM
SOFISTICAÇÃO E INOVAÇÃO EM TODO O ESPÍRITO SANTO.
As novidades, porém, não param por aí. No primeiro semestre de 2026, a Dra. Mariane inaugura sua nova clínica, um espaço com quase 250 m², projetado para ser referência em sofisticação e inovação em todo o Espírito Santo. Além de múltiplas salas de atendimento e equipamentos de última geração, o local contará com uma sala de preparação com poltronas de massagem e um conceito de acolhimento que une ciência, tecnologia e bem-estar em um só lugar. Um projeto que, sem dúvidas, posicionará Cachoeiro no mapa da dermatologia estética de alto padrão.
COM PRESENÇA FREQUENTE NOS MAIORES CONGRESSOS
INTERNACIONAIS DE DERMATOLOGIA E EM EVENTOS NACIONAIS, DRA. MARIANE MANTÉM COMO PILAR DE SUA PRÁTICA CLÍNICA A BUSCA INCESSANTE POR INOVAÇÃO.
AV.FRANCISCO LACERDA DE AGUIAR, 177, ED. ARPOADOR. 2º ANDAR - SALA 206 A 209, GILBERTO MACHADO - CACHOEIRO/ES INSTAGRAM @MARIANEGOUVEIA_DERMATO TELEFONES (28) 3026-0331 / (28) 99944-8791
RECEBE
O Hospital Evangélico de Cachoeiro recebeu neste mês a mais elevada certificação concedida pela World Stroke Organization (WSO) no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Único hospital do Sul do Estado a alcançar a certificação Diamond, segundo a iniciativa Angels como nível máximo no atendimento de AVC.
O hospital conta com equipe multiprofissional especializada, incluindo neurolo-
SAIBA
MAIS
O Hospital Evangélico de Cachoeiro também é referência no tratamento oncológico completo, neurocirurgia, cardiologia, cardiopediatria e nas cirurgias bariátricas. Primeiro hospital fora da grande Vitória a ofertar cirurgias robóticas
gistas, residentes, clínica médica, cardiologia, angiologia, pronto-socorro, UTIs, neurocirurgia e assistência multiprofissional (enfermagem, radiologia, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia clínica, serviço social e psicologia), além de uma estrutura completa de exames de imagem, garantindo atendimento completo.
Com a certificação Diamond, o HECI reafirma seu compromisso com a excelência, a inovação e, sobretudo, com o cuidado
integral aos pacientes vítimas de AVC.
“A certificação Diamond é o reflexo do esforço conjunto de nossos médicos e de toda a equipe multidisciplinar. O HECI conta com uma estrutura completa para atender pacientes com AVC de forma rápida, eficaz e humanizada, reafirmando nosso compromisso com a vida. Isso é sinal de excelência e cuidado completo,” afirma o neurologista Waldemar Algemiro, coordenador do Serviço de AVC do HECI.
Com a certificação Diamond, o HECI reafirma seu compromisso com a excelência, a inovação e, sobretudo, com o cuidado integral aos pacientes vítimas de AVC.
PSICOLOGIA
AS PSICÓLOGAS PARTICIPAM DE REUNIÕES, OFERECEM ORIENTAÇÕES E CONTRIBUEM COM PRÁTICAS QUE FORTALECEM O PROCESSO EDUCATIVO
Na Maple Bear Cachoeiro, o aprendizado vai além dos livros. Cada passo da infância é compreendido como um universo de descobertas — e, para acompanhar esse processo com atenção, sensibilidade e afeto, a escola conta com um Departamento de Psicologia dedicado ao desenvolvimento integral dos alunos.
A equipe é composta por duas psicólogas que acompanham de perto a rotina das crianças. Estão presentes em sala de aula, nos corredores, nos momentos de brincadeira e de silêncio, nos gestos e nos olhares — sempre com um olhar atento aos sinais que podem ser emitidos, mesmo quando não são verbalizados.
Quando necessário, realizam acolhimentos com escuta ativa e respeito à individualidade de cada aluno. Acreditam que cada criança é única e, por isso, merece ser compreendida em sua singularidade, em seu tempo e na sua forma de se expressar.
O trabalho do setor também se dá de forma coletiva, por meio da colaboração com a equipe pedagógica. As psicólogas participam de reuniões, oferecem orien-
tações e contribuem com práticas que fortalecem o processo educativo. A atuação da Psicologia se entrelaça ao ensino, na compreensão de que emoção e aprendizagem caminham juntas.
A parceria com as famílias é outro eixo essencial. São promovidos encontros com pais e responsáveis, construindo-se uma
ponte sólida entre casa e escola, baseada na confiança, no diálogo e no cuidado compartilhado. Também são desenvolvidos projetos que incentivam o desenvolvimento afetivo, a construção de vínculos e o acolhimento das emoções no cotidiano escolar, partindo do princípio de que uma criança acolhida é uma criança que floresce. O setor ainda integra a trilha de formação da equipe escolar, contribuindo para o alinhamento entre os profissionais e promovendo uma atuação integrada, harmônica e comprometida com o crescimento de cada estudante.
Porque o desenvolvimento emocional, social e comportamental é tão importante quanto o cognitivo. A presença de profissionais da Psicologia no ambiente escolar possibilita um olhar mais completo sobre o aluno, favorecendo a prevenção de dificuldades, a identificação de necessidades e a potencialização de habilidades. É um cuidado que antecipa, orienta e ampara — um suporte fundamental não apenas aos alunos, mas também às famílias e aos educadores, tornando a experiência escolar mais humana e transformadora. Na Maple Bear Cachoeiro, acredita-se que o afeto também ensina. E é por isso que a Psicologia está presente: para cuidar, apoiar e caminhar ao lado das crianças. Porque cada sorriso, cada desafio superado, cada passo dado — mesmo que tímido — compõe uma jornada única e especial. Em uma escola onde se aprende com livros, experiências e emoções, a Psicologia se faz presença viva — como um abraço silencioso que acolhe, fortalece e guia.
Ana Carolina e Ramon comemorando 1 aninho do filho
Daniel. Festa linda. Parabéns!
A Inspire Produções está prestes a completar 10 anos de história no cenário cultural capixaba. Para dar início às comemorações, de 4 a 7 e 11 a 14 de setembro acontece o Degusta Beer –Esquenta 10 anos, um festival que promete boa gastronomia, centenas de rótulos de cervejas artesanais, drinks variados, área kids e muita música ao vivo. Serão 8 dias de evento, sempre de quinta a domingo, no estacionamento do Shopping Vila Velha — com entrada gratuita.
Em meio às mudanças na dinâmica do cenário econômico mundial, garantir a soberania nacional passa, necessariamente, por uma indústria forte. O apontamento foi feito por lideranças, empresários e economistas que participaram primeiro dia do 16º Meeting de Líderes, realizado entre os dias 29 e 30 de agosto. As palestras e painelistas discutiram o contexto nacional e internacional, além dos desafios que o Espírito Santo terá nos próximos anos.
Gustavo Coelho e Yara Trigo no dia tão esperado pelo casal. O tradicional “sim sim” que reuniu amigos e familiares. Tudo lindo e impecável! Parabéns e felicidades!
O Balneário de Castelhanos, em Anchieta, vai se transformar, mais uma vez, no palco de uma celebração da gastronomia, turismo e entretenimento com o 9º Festival da Moqueca Capixaba. O evento começa no próximo dia 04 de setembro. A Secretaria do Turismo (Setur) também participa do Festival, que será realizado pela Associação Comercial de Castelhanos em Ação, com a organização do Clube Capixaba.
No último dia 16, aconteceu a 2ª turma do Curso de Assistente de RH, ministrado pela Psicóloga Empresarial Jânia Correia. O projeto tem como objetivo qualificar novos profissionais da região, preparando-os para atuar de forma estratégica nas empresas. Durante o encontro, temas como recrutamento e seleção, treinamento de pessoas e processos de gestão de pessoas foram destaques, proporcionando um aprendizado prático e relevante para os participantes.
Linda e querida Lara Veiga
Na última terça-feira, 26 de agosto, o Hospital Unimed, da Unimed Sul Capixaba, sediou uma reunião do Conselho de Administração do Sicoob ES, que contou com a presença dos presidentes dos Sicoobs do Espírito Santo. O evento reforçou o vínculo cooperativista entre as instituições e foi seguido por uma visita guiada pelos espaços assistenciais do hospital, conduzida por representantes da Unimed Sul Capixaba. Leandro Baptista, médico pneumologista da Unimed Sul Capixaba e Vice Presidente do Sicoob Credirochas, acompanhou o grupo durante a visita e destacou a importância do encontro. Segundo ele, receber líderes do cooperativismo capixaba é uma oportunidade para ampliar conexões e mostrar, na prática, como a excelência assistencial pode caminhar junto com os valores cooperativistas.
por Nicolle Viana
Essa semana aconteceu a 36ª edição da Cachoeiro Stone Fair na nossa cidade. Mais do que uma vitrine de produtos, a feira é um catalisador de transformações no setor de rochas naturais. Reconhecida como o maior encontro de marmoristas do Brasil, esta é um marco histórico que acompanha o desenvolvimento do setor de rochas naturais no País, consolidando o Espírito Santo como referência global na produção, tecnologia e design em pedras naturais. Pudemos ver diversas rochas ornamentais, como mármores, granitos, quartzitos, dolomíticos, etc., aplicadas de
PISOS, PAREDES, MOBILIÁRIOS E ESCULTURAS FEITAS EM PEDRAS E ATÉ MESMO ESTRUTURAS DOS STANDS DE FORMA LEVE E COM DESIGNS DIFERENCIADOS.
AS PEDRAS PAGINADAS
CONTINUAM SUPER EM ALTA, APROVEITAR DO DESIGN PRÓPRIO DA NATUREZA ENRIQUECE AINDA MAIS O MATERIAL...
diversas maneiras e com vastas opções de acabamentos. Pisos, paredes, mobiliários e esculturas feitas em pedras e até mesmo estruturas dos stands de forma leve e com designs diferenciados.
As pedras paginadas continuam super em alta, aproveitar do design próprio da natureza enriquece ainda mais o material e deixa o ambiente mais elegante e exclusivo. Além disso, utilizar materiais naturais nos ambientes é o mesmo que trazer a natureza para dentro do espaço e aumentar ainda mais o bem-estar no local.
PUDEMOS VER DIVERSAS ROCHAS ORNAMENTAIS, COMO MÁRMORES, GRANITOS, QUARTZITOS, DOLOMÍTICOS, ETC., APLICADAS DE DIVERSAS MANEIRAS E COM VASTAS OPÇÕES DE ACABAMENTOS.
Perfeito para festas de aniversário, assistir jogos de futebol ou servir naquele lanche especial, o bolinho de aipim com linguiça tem um gostinho muito especial. O salgadinho é rechea-
Ingredientes
500 gramas de aipim cozido e amassado 50 gramas de manteiga com sal; Meia xícara de leite; 50 gramas de cebola picada; 4 dentes de alho; pimenta-do-reino a
modo de preparo
Em uma panela com manteiga, refogue cebola e alho até quase começar a dourar. Adicione mandioca, leite, salsinha e misture bem. Coloque farinha de trigo e continue misturando
do com linguiça calabresa frita e muçarela ralada. Já a massa leva aipim cozido - também chamado de mandioca ou macaxeira -, manteiga, leite, alho, cebola e um toque de salsinha.Crocante por fora e cremoso por dentro, é uma receita versátil e cheia de sabor! Confira agora mesmo como fazer o bolinho de aipim com linguiça! A dica é servi-lo com ketchup e mostarda.
gosto; sal a gosto; salsinha picada a gosto; Meia xícara de farinha de trigo. Recheio: 200 gramas de linguiça calabresa picada e frita; 150 gramas de queijo muçarela
até soltar do fundo da panela. Coloque para esfriar e descansar em uma assadeira por uma hora. Recheio: Abra discos com as mãos, recheie com a linguiça frita e o queijo. Modele
ralado no ralo grosso. Empanamento: 1 xícara de farinha de trigo; 4 ovos; sal a gosto; páprica picante a gosto; 1 xícara de farinha de rosca; 1 litro de óleo
bolinhas e reserve.Empanamento: Passe as bolinhas já recheadas na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca ou na farinha panko. Frite em óleo quente e escorra em uma peneira.
Av. Aristides Campos, 527 - Gilberto Machado - CEP: 29302-801
Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo
gracalgraf icaeeditora
Entre em contato pelo QR code