Issuu on Google+

gastronomia

2º Giro Gastronômico da Semana do Rei: Confira os pratos especiais que vem por aí

comportamento

As curiosidades da fé moderna: o fato de não se ingerir carne vermelha na sexta-feira da paixão foto formacor

Enlace

Maíra Teixeira & Gyovanni Rabello

O casamento de Maíra e Gyovanni foi marcado por muita emoção dos amigos e familiares presentes.

Nº 154

07 de abril 2012

R$ 3,00

www.revistaleia.com


02 > Leia,07 de Abril de 2012


Da Redação Eis a essência da Revista Leia. Em três anos de existência (em breve faremos uma edição especial alusivo ao aniversário), vários foram os profissionais que passaram e deixaram aqui sua marca, a cada fase. Manter um periódico semanal é um desafio que envolve recursos financeiros e pessoais consideráveis, que só não superam o prazer indescritível de ver um nova edição a cada semana nas bancas. Temas pertinentes, de alcance municipal, estadual e nacional encontram-se em nossas diversas páginas, sempre contextualizadas. Política, economia, sociedade, comportamento e cultura estão mais do que representadas em nossa rica pauta. Matérias e reportagens especiais que se identificam com o leitor, trazendo sua realidade cotidiana para dentro da revista, também são atrativos que você não encontra em outra publicação local. As dificuldades impostas são derrubadas com criatividade e trabalho, e o diálogo junto aos leitores é fundamental para atendermos as demandas do mercado cachoeirense, ainda incipiente no gênero. Dispor de toda essa versatilidade na internet, através do portal leiatudo.com, já nos é um diferencial nesse sentido. Todavia, continuaremos buscando a excelência, refletindo Cachoeiro e a região sul em nossas linhas e fotos. Nossa meta é trazer a Leia para ainda mais perto de você, em um exercício constante de interatividade produtiva.

índice DIRETOR EXECUTIVO Jackson Júnior (jacksonjr@revistaleia.com) REPÓRTER Sávio Resende (savio@revistaleia.com) Thiago Viana (thiagoviana.es@gmail.com)

10

Gastronomia

Veja alguns dos pratos especiais preparados pelos restaurantes de Cachoeiro para o 2º Giro Gastronômico da Semana do Rei

Samantha Gomes Dias FOTÓGRAFOS Rafael Duarte COLUNISTAS Flávia Teixeira, Cristiane Feu, Wilson Márcio Depes e Marcos Jacob ARTICULISTAS Romário Vargas, Wilson Márcio Depes, Helder Caldeira e Izabel Lacerda GERENTE COMERCIAL Marcos Tristão (marcos@revistaleia.com)

Economia

Alimentos made in China

07

política

Sociedade

Os fatos que foram destaque na semana

18

Casagrande enfrenta outro problema: a violência

COMERCIAL Adriana Almeida FINANCEIRO Nayara Tristão DIAGRAMAÇÃO Paulo Henrique IMPRESSÃO e CTP Gracal Gráfica e Editora TIRAGEM 5.180 exemplares PERIODICIDADE SEMANAL Edição n° 154 07 de Abril de 2012

26

Paladar

Para que não faltem opções nas datas especiais, a Revista Leia da uma super receita

+ conteúdo em revistaleia.com

Revista Leia Cachoeiro de Itapemirim - ES Rua Ludário Fonseca, n°54 CEP 29 305-520 Tel.: 28 3036-2010 E-mail revistaleia@hotmail.com Site: www.revistaleia.com

Escreva para nós: vale crítica, elogio, sugestão. Não deixe de enviar também seu nome completo e telefone cartas@revistaleia.com


perfil

entrevistas foto: rafael duarte

Paulo Lúcio Gomes / Empresário

O

perfil da Revista Leia dessa semana entrevista o novo síndico do Shopping Cachoeiro, Paulo Lúcio Gomes, de 52 anos, eleito no mês passado para um mandato de dois anos. Nascido em Presidente Kennedy, vive em Cachoeiro por opção há mais de duas décadas.

Desde cedo trabalhando, chegou a iniciar o curso de Direito mas sem completá-lo. Ao longo de sua caminhada profissional, foi estagiário em um escritório de advocacia, atuou no setor financeiro de uma indústria de bebidas, bem como, foi gerente administrativo do Banco do Estado de

Minas, ainda na década de 1980. Prestou também consultoria na renomada transportadora Della Volpi. Mas como todo bom visionário, uma hora ele resolveu empreender, e constituiu a empresa Fleece Line Confecções, que fabrica roupas e é o nome de sua loja dentro do Shopping Cachoeiro. Hoje, ela

online revistaleia.com o site da leia é o lugar para você opinar e participar opções de lazer no litoral e nas montanhas Turistas e capixabas que estiverem no Espírito Santo durante o feriado de Páscoa têm várias opções de lazer nas praias e das montanhas.

divulgação

samana santa

As tradicionais encenações da Paixão de Cristo, que antecedem a Páscoa, acontecem de Norte a Sul do Espírito Santo nesta quinta-feira (5) e na Sexta-Feira Santa, dia 6 de abril. Confira a programação em nosso site de algumas cidades capixabas.

Autos da Paixão de Cristo no ES Siga a revista na internet acervo digital issuu.com/leia

04 > Leia,07 de Abril de 2012

no twitter @revistaleia

no facebook /revistaleia


é um sucesso do qual ele se dedica por completo, demandando a maior parte de seu tempo nessa atividade. Entre 2005 e 2010 assumiu a função de sub-síndico do Shopping Cachoeiro, acumulando experiências que atualmente lhe servirão nesse novo desafio. Segundo ele, calorosa companhia da família e dos amigos é o alicerce de qualquer crescimento. Quais são as responsabilidades de um síndico e o que te levou a aceitar esse desafio? O Síndico é o porta-voz e deve defender os interesses comuns dos condôminos. É ele quem cuida da administração, da prestação de contas, zela pela união, bem comum e de todas as outras tarefas que a ele foi confiado, no momento em que o escolheram como seu representante. Quanto mais transparente for o trabalho de um síndico, mais credibilidade e confiança ele pode adquirir. Sempre fui um homem trabalhador e gosto de novos desafios, e como sou lojista no Shopping há mais de 14 anos, resolvi colocar o meu esforço e o meu tempo em favor deste Condomínio, ao qual tenho um enorme carinho e apreço. Quais são os problemas mais comuns enfrentados pela Administração? O Condomínio do Centro Empresarial Shopping Cachoeiro é uma estrutura comercial composta por três pavimentos de garagens; dois pavimentos de lojas e quiosques; um cinema com duas

twittou-se

Siga-nos @revistaleia

O que os fiéis consumidores podem esperar em novidades, inovações e projetos para o futuro do Shopping Cachoeiro? Buscaremos trabalhar em parceria com os proprietários do shopping para promover as melhorias necessárias para tornarmos nosso shopping ainda mais agradável e acolhedor aos clientes. Além disso, trabalharemos incessantemente para trazer novas lojas que possam agregar ainda mais valor às que já possuímos.

Praça Jerônimo Monteiro Centro - Cachoeiro de Itapemirim Galeria Vila Shopping Tel:. 28 3526 8596

dVD em cinema 3D em São Paulo Roberto Carlos lançou na noite de terça-feira, 3, no Cinemark do shopping Cidade Jardim (SP), seu novo DVD, “Roberto Carlos em Jerusalém”. O cantor recebeu imprensa e convidados ilustres para apresentar, em sessão 3D, uma prévia com seis músicas do especial, gravadas no ano passado, em show no Sultan’s Pool, em Jerusalém.

@TerisHenrique

@Barbara_Parteli

Como você encara a concorrência em relação a outro shopping de grande porte na cidade? Apesar de sermos do mesmo segmento, temos perfis bastante distintos, a começar pela nossa localização, tamanho (a torre comercial (salas)) e outros detalhes que fazem do nosso shopping único. Ele nasceu para ser um shopping de Cachoeiro e para Cachoeiro. Não temos espaço físico para abrigar lojas âncora, mas conseguimos sintetizar o melhor de cada segmento em nosso espaço físico.

roberto carlos

Agora é oficial! 27 de junho inaugura-se a TV Digital em Cachoeiro! \o/ “Faz um 21”, “Feijão, feijão, feijão”. “Esfrega, esfrega, esfrega”. Repetição de palavras em comerciais p ficar na mente das pessoas.

salas de exibição; um auditório com capacidade para 100 pessoas e 7 andares de salas comerciais onde abrigamos os mais gabaritados profissionais. Uma estrutura deste porte e magnitude requer todo comprometimento necessário para gerí-lo, e os problemas são muito diversos. Mas o prazer de promover o bem-estar para nossos clientes e proprietários supera qualquer dificuldade.

capa

O enlace de Maíra Teixeira & Gyovanni Rabello Foto: formacor

07 de Abril de 2012, Leia

> 05


Romário Vargas v e n d a s

Romário Vargas é palestrante e consultor, graduado em administração de empresas e em MBA Executivo e Marketing pela FGV.

M

Pós venda não vendida

uito se fala em pósvendas, que nada mais é do que ligar para saber se o produto, ou serviço, vendido ao Cliente o está satisfazendo a contento e se não há algum tipo de problema. Isso se faz tanto em vendas no atacado quanto no varejo. Esse contato pode ser permanente, inclusive para oferecer produtos novos, parabenizar pelo aniversário, perguntar sobre estoque e até mesmo fazer uma visita para reforçar o vínculo com o Cliente, já que vender também é fazer relacionamento e amizade. E quando o Cliente não compra, apesar de todos os esforços e técnicas empregadas pelo vendedor? Muitas vezes ele não quer dar um “feedback” negativo com receio de deixá-lo ofendido, porém, o pior é ficar sem saber o que aconteceu para que o Cliente não comprasse de você, a fim de que se tenha a oportunidade de corrigir os rumos da negociação. Não existe melhor maneira de saber por que um Cliente não comprou de você do que perguntando a ele próprio e, até mesmo, insistindo para que diga o porquê não comprou. Afinal, vendas, como outra profissão qualquer, é um perder e ganhar diário. Há poucos dias, quando ministrava um curso de atendimento e venda, falei sobre o pós-venda de produtos ou serviços não vendidos, e muitos não entenderam essa colocação afirmando que eu estava errado e que o correto seria contato pós-venda de produtos vendidos ao Cliente. Felizmente, naquele grupo de profissionais de vendas havia um que fez o contato com um Cliente, que não comprou dele, ligando para saber os motivos da não compra naquele dia. Nisso, descobriu-se que o problema foi o preço. A diferença de preço era mínima e sua empresa o autorizou a dar o desconto para não perder a venda. A

isso chamamos de pós venda de produtos ou serviços não vendidos. As empresas precisam atentar para esse detalhe muito importante, de quantos Clientes não compram, e procurar saber do por que não compram. Diante dessas valiosas informações, precisa-se alterar suas estratégias de vendas, melhorando o atendimento, treinando suas equipes para o pós venda de produtos ou serviços não vendidos, até porque, segundo pesquisas, quando o vendedor não consegue fazer a venda, ele culpa o produto ou serviço e, também, fala mal do Cliente. Quando consegue vender, o vendedor atribui aos seus argumentos a sua capacidade de fazer um excelente relacionamento com o Cliente, a sua capacidade de persuasão e tudo mais.

“As empresas precisam atentar para esse detalhe muito importante, de quantos Clientes não compram...” Dedicamos um bom tempo, em nossos treinamentos, ao tema de contatos pós - venda de produtos ou serviços não vendidos, pois já temos exemplos de empresas que assim o fizeram e passaram a vender muito mais, aumentando suas carteiras de Clientes leais. Se quiser saber mais sobre esse tema específico, basta nos enviar um e-mail ou deixar um comentário e/ou pergunta no artigo postado no site da Revista LEIA www.revistaleia.com). Caso queira contratar o curso de EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO E TÉCNICAS DE VENDAS, para sua equipe, é só enviar um e-mail direto para: romário.vargas@ibgl.com.br.

Outros artigos em > www.revistaleia.com/romario

06 > Leia,07 de Abril de 2012


economia e negócios

por Marcos Jacob economia@revistaleia.com

ilustrativa

Especialistas em vendas complexas

Com o crescimento da economia no Brasil, o profissional especializado em vendas mais complexas se transformou em produto de primeira necessidade para a expansão das empresas. A venda complexa envolve normalmente grandes valores e vários tomadores de decisão que avaliam contratos e ciclos de negociação. O foco são profissionais experientes em serviços e soluções integradas, que sabem identificar oportunidades e transformá-las em soluções criativas para as empresas. Os setores que mais contratam esses profissionais são os de tecnologia da informação e indústria. Mas quem também começa a abrir espaço é o varejo e o setor automotivo, que estão necessitando cada vez mais de mão de obra qualificada e experiente.

Alimentos made in China

Associativismo Uma das formas de conseguirmos defender interesses comuns e fortalecer a posição econômica e política de qualquer segmento é o associativismo. Pensando dessa maneira, foi realizado no dia 4 de abril o evento Dia de Associar-se. Um grande número de empresários participaram da ação realizada no Sesi e que teve o patrocínio da Findes e CAS e com o apoio do Banestes, Bandes e Sebrae. No registro Egídio Malanquini, diretor do Centro de Apoio aos Sindicatos (CAS)

Jovens empresários

divulgação

cer menos daqui A China deverá cres r continuar a importa por diante, mas vai A s. es de alimento progressivos volum não escimento econômico desaceleração no cr to na en ente menor crescim significa necessariam é um to fa os agrícolas. E esse ão demanda por produt laç re agronegócio. Com alerta para a área do de da ali o crescimento na qu aos manufaturados, o e sto es, seu baixo cu dos produtos chines ções, a produção incentivo das exporta ça para torna-se uma amea . to en gm esse se

Os jovens empresários de hoje têm muito mais pressa. Eles representam o oposto do comodismo, mal que afetou muitas gerações passadas. Eles são mais questionadores, querem inovar o tempo todo, estão antenados às novas tecnologias e têm, cada vez mais cedo, alcançado altos postos nas organizações. Porém, é preciso que eles deem um passo de cada vez. Embasar a decisão em reflexões e, às vezes, esperar as coisas amadurecerem, contribui para as suas chances de erros serem menores. E lembre-se: amadurecer é ter a capacidade de organizar a própria vida.

ilustrativa

Poupança em alta

Após dois meses de captação negativa, a poupança voltou a receber depósitos em volume superior aos saques em março. De acordo com divulgação nesta quinta-feira (05) do Banco Central, o sistema financeiro apresentou captação líquida de R$ 2,544 bilhões. Somado ao crédito de rendimentos, que foi de R$ 2,119 bilhões no mês, o desempenho de março fez com que o saldo das cadernetas fechasse o trimestre em R$ 428,998 bilhões.

Leia Mais coluna Economia e Negócios revistaleia.com/economia

Porque é caro produzir no Brasil? Estamos caminhando para ser a quinta economia global. Mas até quando poderemos sustentar tal posição com tantas fragilidades no sistema produtivo, elevadas taxas de juros, alta carga tributária e infraestrutura precária e cara? Em 2011, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), os impostos pagos pelos brasileiros atingiram 34% do PIB, superando os 32% de 2010. Isso está muito acima da média de 25% dos países com os quais competimos. Um estudo da Fiesp mostra que os tributos representam 40,3% dos preços dos produtos industriais, considerando toda a cadeia produtiva. É preciso urgente reformas estruturais e em especial a tributária e trabalhista para salvar as indústrias e resgatar a competitividade. 07 de Abril de 2012, Leia

> 07


Wilson M. Depes

g e r a l

Meu TOC... Wilson Márcio Depes é Advogado e professor universitário, na cadeira de Direito Tributário, há mais de 20 anos. É também jornalista profissional e escritor, tendo publicado dois livros

“Tem sempre um ar de náufrago fazendo um apelo”

D

esde muito jovem tinha uma curiosidade quase obsessiva: colecionava palavras e queria saber seu significado. Hoje, minha amiga psicóloga chamaria de TOC, ou seja, transtorno obsessivo compulsivo. Talvez não fosse nada disso. Lembro-me que o meu tio Erasto, irmão de minha mãe, com pena do menino, foi correndo na livraria comprar o meu primeiro dicionário: um Aurélio. A felicidade foi plena. Eu lia, por exemplo, uma crônica de Rubem Braga. Mas não sabia o que queria dizer a palavra “leviana”. Aí me irritava. Foi então que o dicionário começou a abrir meus horizontes. Como explicar, por exemplo, para meus amigos estagiários, que um dicionário pode abrir horizontes? Eles – e elas – riem de mim. Uso uma técnica. Leio o trecho da crônica sobre amizade: “É horrível levar as coisas a fundo: a vida é de uma própria natureza leviana e tonta. O amigo procura manter suas amizades e manda longas cartas sentimentais tem sempre um ar de náufrago fazendo um apelo. Naufragamos a todo instante no mar bobo do tempo e do

espaço, entre as ondas de coisas e sentimentos de todo dia”. Aí pergunto: seria possível, sem dicionário, apreciar o que disse Rubem? Quer dizer, inviabilizo, com isso, a tese do TOC. As meninas me olham com um sorriso de aeromoça. Mas, no fundo, querem dizer: “Pra que dicionário, pois eu tenho o Google?”. Tento ser charmoso, declinando um poema de Drummond – “A palavra: Já não quero dicionários consultados em vão./ Quero só a palavra que nunca estará neles nem se pode inventar./Que resumiria o mundo e o substituiria./Mais sol do que o sol, dentro da qual vivêssemos todos em comunhão, mudos, saboreando-a.” Não fui convincente. Mas disse pra elas que o ser humano vai se adaptando com tudo e que, um dia, talvez eu dispensasse os meus dicionários, mania que trago desde criança. E me despeço. Vou pra casa meio triste, pensando, seriamente, não só nos pesados dicionários, mas o que vou fazer com todos os meus livros? Que dúvida cruel. Cartas para a redação. Ou, para ser mais moderno, para o meu e-mail, meu facebook ou pro meu site ou meu blog. Boa Páscoa.

Outros artigos em > revistaleia.com/wilson

08 > Leia,07 de Abril de 2012

Endereço. Rua Prof Seabra Muniz, 30. Cachoeiro de Itapemirim - ES. Bairro. Independência. Telefone. (28) 3521-7011


politica ´

e bastidores

por Wilson Márcio Depes wmarciodepes@gmail.com divulgação

Poluição sonora

Mais um drama

Os tribunais superiores vêm decidindo que apenas o excesso de ruídos decorrentes da utilização do playground pelos moradores é que prejudica a relação de vizinhança que limita o uso do direito de propriedade em prol da boa convivência social. Quer dizer, o uso normal do playground, dentro dos limites ordinários de tolerância, se impõe diante da convivência em sociedade.

Não fossem os graves problemas dos royalties e da extinção da Fundap, que já lhe trouxeram cabelos brancos a mais, o governador Casagrande enfrenta agora outro interno: a violência. Os fatos e a imprensa não lhe dão sossego. A grande imprensa já aponta que o “Estado passa Rio e São Paulo em assaltos”. Com a agravante de ocupar o segundo lugar no ranking dos homicídios. A Secretaria de Segurança refuta os números dizendo que a situação melhorou. Mas isso não interessa. Os fatos estão aí pra qualquer um ver: o governo Casagrande está perdendo a guerra contra a violência. E isso não é bom, principalmente num ano eleitoral.

Quarta fatal

Vitória

O Oficial de Bernardo Fajard Justiça de ser aprovado o Lima acaba no concurso do Ministério Públ ic São Paulo, e va o, no Estado de i fix Campinas, onde ar residência em ex de Promotor. De ercerá o cargo ainda hoje, sába ixará o Estado do do merecimen . Uma vitória to e do esforço de um jovem e talentoso advogado.

Quem ganha

O relatório do senador Ricardo Ferraço sobre a FUNDAP será votado no próximo dia 11, quarta-feira, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A situação está ficando cada vez mais difícil para o estado, que pode perder o incentivo da FUNDAP por causa da alteração na alíquota do ICMS sobre produtos importados. A atuação do senador Ferraço tem sido motivo de elogios.

No jogo eleitoral quem ganha é o ex-governador Paulo Hartung. Mansa e tranquilamente, mostrando que é profissional da política, está dando autógrafos no seu livro “Retalhos”. Todos os políticos querem tirar uma casquinha no prestígio de Hartung. É o eterno espectro de Casagrande. Para espantar o fantasma já se formou um grande bloco de políticos em torno da governabilidade. Mas Hartung consegue fazer o contraponto. rafael duarte

Relações cortadas

Um imbróglio

Desandou o projeto de sistema viário do prefeito Casteglione. O trânsito de Cachoeiro se transformou num autêntico caos. Há pontos de gargalos que exigem uma intervenção do poder público imediatamente. O trânsito já não pode conviver com medidas pontuais. Ele um sistema e como tal tem que ser olhado. A situação é grave.

Leia Mais Política e Bastidores revistaleia.com/politica

pedro junior

Não é das melhores as relações entre os prefeitos Carlos Casteglione e João Coser, segundo se colhe do mercado político. Tanto que Coser não foi à posse de Rodrigo Coelho, seu colega de partido, mas esteve presente a do novo deputado, Esmael Almeida, que é do PMDB. As especulações ganharam ênfase entre os deputados. Uma possível ruptura – se se confirmar – que deve repercutir nas eleições.

[Curtinhas] O ex-deputado Zé Carlinhos da Fonseca vai precisar de recurso na justiça para preservar seu cargo de diplomata. ####Hoje ele está à frente da embaixada do Brasil em Mianmar, na Ásia. ####Foi condenado por ter cometido irregularidades quando ainda era secretário da Fazenda do governo de José Ignácio Ferreira. #### Caderno de Literatura Brasileira, dom Instituto Moreira Salles, homenageia Rubem Braga. ####Trabalho da mais alta qualidade. #### O Instituto Futura coloca o nome de Paulo Hartung como candidato a prefeito de Vitória.#### Ricardo Ferraço torce para que isso aconteça. #### Abre vaga para que ele dispute o Governo do estado nas próximas eleições. 07 de Abril de 2012, Leia > 09


gastronomia

semana do rei rafael duarte

Molinas Gourmet rda Ilegal, Imoral ou Engo

um giro de T dar água na boca

Samantha Dias

Além de fazer uma homenagem a Roberto Carlos, o evento tem como objetivo atrair turistas e desenvolver a economia local

Aladim Buffet Árabe O Calhambeque 10 > Leia,07 de Abril de 2012

udo pronto para o início do 2º Giro Gastronômico da Semana do Rei em Cachoeiro. Dos dias 19 a 22 de abril, trinta bares e restaurantes da cidade oferecerão cardápios variados, todos batizados com nome de musicas de Roberto Carlos. Carnes, peixes, pizzas, porções, tortas, comidas japonesa e árabe, tem para todos os gostos. Jorge Mourad é dono de restaurante e participa pela segunda vez do evento. O prato escolhido é o tabule, uma salada árabe, e a escolha tem uma explicação: “Além de a minha família ser de origem árabe, o que justifica meu gosto por esse tipo de comida, resolvi preparar esse prato no ano passado porque sei que Roberto Carlos não come carne. Como o evento é uma homenagem a ele, achei que seria interessante seguir esse critério”. Para esse ano, Jorge aposta no mesmo prato. A ideia para a realização do Giro Gastronômico surgiu do Conselho Municipal de Turismo, com o objetivo de atrair pessoas da própria cidade e de cidades vizinhas, conforme explica o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho: “A gastronomia


está intimamente ligada ao turismo. E em Cachoeiro, o turismo cultural é motivado pela figura de Roberto Carlos. Então resolvemos unir todas essas coisas no Giro Gastronômico”. Ele afirma também que no ano passado foi registrado um aumento de 40% nas vendas e a expectativa para esse ano, são ainda maiores. “A repercussão foi muito boa, tanto para os visitantes, quanto para os comerciantes. Saltamos de 18 para 30 estabelecimentos participantes”, afirma Ricardo. O restaurante Molinas Gourmet participa pela primeira vez. A proprietária, Margareth Molinaroli, acredita que essa é uma boa oportunidade, entre outras coisas, para divulgar os estabelecimentos. “Essa iniciativa é maravilhosa também para a população, que poderá desfrutar de excelentes receitas”. Para atrair o público, o prato escolhido é a torta de bacalhau “Ilegal, Imoral ou engorda”. Todos os estabelecimentos participantes vão receber cartazes, banners e aventais personalizados, para que o público possa reconhecer a participação do restaurante e, consequentemente, se sentir motivado a conhecer o prato.

Onde Comer

Aladim Buffet Árabe Prato: “O Calhambeque” Combo de 10 esfirras árabes fechadas (coquetel) com recheio de carne moída. Endereço: bairro Santo Antônio. Telefone: (28) 3522-9731. Molinas Gourmet Prato: “Ilegal, Imoral ou Engorda” - Torta de bacalhau regada a azeite, com molho de tomate, azeitonas pretas, palmito fidalgo com creme de batatas, cobertos com catupiry, claras em neve e decorado com cebolas em rodelas e azeitonas. Endereço: Sest/Senat - BNH. Telefone: (28) 3517-6940.

Parkin Pizza Grill “Evidência”

Parkin Pizza Grill Prato: “Evidência” - Massa fina e crocante assada em forno à lenha coberta com pomodori pelati, orégano, queijo parmesão, carpaccio, rúcula e lascas de grana padano. Endereço: Praça Benjamin Silva, 27 – Independência. Telefone: (28) 3521-6833.

+ Restaurantes: Acesse e confira a lista completa dos restaurantes participantes (revistaleia.com)

07 de Abril de 2012, Leia

> 11


casa

& decoração rafael duarte

cozinha clean e funcional Antes relegada a um papel secundário, a cozinha hoje passou a ser um espaço social e de convivência

Samantha Dias

É

cada vez mais comum encontrarmos pessoas que investem dinheiro e tempo para montar a cozinha dos seus sonhos. Além de bonitas, elas têm que ser funcionais. Foi-se o tempo em que esse era um espaço isolado e desmerecedor de atenção. Atualmente, elas estão cada vez mais integradas aos outros ambientes da casa, consequentemente, chamando a atenção dos visitantes. Por isso, ela precisa ser bem planejada. A gerente geral Karina David de Angeli sabe disso, e para a reforma na 12 > Leia,07 de Abril de 2012

sua casa, precisou da ajuda de especialistas: “Eu queria que a minha cozinha atendesse às minhas necessidades e que fosse moderna e bonita”. Para atender ao desejo de modernidade, o que não faltam são opções, conforme explica a projetista de interiores Jaqueline Rosa. “As grandes novidades hoje e que agradam muito aos clientes são a bancada em ilha (colocada no meio da cozinha), uma segunda bancada para refeições rápidas, torre para colocação de forno e microondas e o fogão cooktop (tam-

Adilza Roncetti, que uma Cozinha Gourmet na cobertura de seu apartamento para receber todos meus amigos

bém chamado de fogão de bancada), entre outras coisas”, explica Jaqueline. Mas existem diversas outras tendências que quem está reformando ou construindo sua cozinha devem ficar atentos. “Hoje, as cozinhas são mais coloridas, não mais toda branca como costumávamos ver, e as cores podem estar nas prateleiras, nas cadeiras, nos objetos. É comum também misturarmos a cozinha moderna com peças antigas, de madeira de demolição, por exemplo”, afirma a designer de interiores Michele Alves. Depois de montada, é hora de investir em acessórios. Desde panelas e taças, por exemplo, até quadros e arranjos, tudo deve estar em harmonia e ajudar a enfeitar esse espaço. O custo para decorar uma cozinha completa pode


variar de R$2 mil a R$8 mil. O modelo de cozinha que está bastante em evidência é o modelo americano. “A cozinha americana é integrada à sala ou à sala de jantar, não há divisórias. Quem cozinha, fica em contato com os convidados”, explica Jaqueline Rosa. Há quem opte pela chamada Cozinha Gourmet, um segundo espaço preparado na casa para cozinhar e receber pessoas. Essas cozinhas geralmente são planejadas para ambientes maiores e abertos. É o caso da empresária Adilza Roncetti, que preparou uma Cozinha Gourmet na cobertura de seu apartamento. “Eu nunca tinha espaço para receber todos meus amigos. Agora eu reúno bastante gente quase todos os finais de semana. E o mais importante, tudo fica agregado, a cozinha e a área de lazer”, afirma. Karina David de Angeli para a reforma na sua casa, precisou da ajuda de especialistas e queria que a cozinha fosse moderna e bonita

07 de Abril de 2012, Leia

> 13


casamento fotos formacor

Maíra Teixeira & Gyovanni Rabello Maíra Teixeira e Giovanny se casaram no último dia 30 de Março. A linda cerimônia religiosa foi realizada na tradicional igreja Matriz Velha e emocionou amigos e familiares dos noivos. Após a cerimônia o casal recebeu os cumprimentos dos convidados no Jaraguá Tênis Clube para badalada festa ao som da banda Calistones.

José Maria, Maíra, Gyovanni e Beth (pais da noiva)

Maíra, Gyovanni, Isabela,Barbara,Lívia,Julia,Gabriel e Carolina

Márcio Jr. Maíra, Gyovanni, Flávia, José Maria e Beth

Glauber, Flávia, Gyovanni, Maíra, Gabriela, Márcio Jr Maíra, Gyovanni, Terezinha, José Rabello

14 > Leia,07 de Abril de 2012

Dário Teixeira, Maíra, Gyovanni


Márcio Jr, Maíra e Flávia

Guilherme, Roberta, Gyovanni, Maíra, Rita e José Clara

José Cinotto, Soraya, Gyovanni, Maíra, Ana Paula e carlos Felipe

Beth, Maíra e José Maria

Maíra com seu pai José Maria

Diogo, Pricila, Gyovanni, Maíra, Mirian, Henrique

Juliana, Amanda, Maíra, Flávia, Gabriela, Fernanda

Rodrigo, Edmar, Maíra, Gyovanni, Solange e Ramide

Edmar, Maíra, Gyovanni, Solange (pais do noivo) Gyovanni, Maíra, Ramide, Camila

Fernanda, Gabriela, Tatiana, Juliana, Maíra, Lorena e Flávia

Getúlio, Maíra, Gyovanni e Andressa

Lívia, Isabela, Bárbara, Gabriel, Carol

Ficha Técnica:

07 de Abril de 2012, Leia

> 15


comportamento

semana santa

Segundo o jovem estagiário João Paulo Fabris, que participa ativamente da vida da Igreja onde congrega, para ele ‘foi um desafio imenso ficar quarenta dias sem tomar refrigerante’

As curiosidades da fé moderna

Em dias de tecnologia predominante e vida urbana corrida, o tempo da quaresma é um momento especial aos cristãos que pretendem renovar sua fé através de promessas espirituais, sejam elas tradicionais ou mais criativas Thiago Viana

S

abemos que o termo quaresma é utilizado para designar o período que antecede a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. É um tempo de retiro espiritual

16 > Leia,07 de Abril de 2012

O fato de não se ingerir carne vermelha na sexta-feira da paixão já é uma tradição conhecida na semana santa. Contudo, o flagelo e o crescimento espiritual via penitência pode ocorrer também de outras formas, sendo ela estabelecida a partir da carência de qualquer coisa que seja realmente importante ao fiel que se sujeita. É um pacto direto firmado enilustração gil velasco

Rafaela Ávila foi mais ousada: decidiu que não brigaria em hipótese alguma com a sua mãe durante o período da quaresma

voltado à reflexão, onde os católicos geralmente se recolhem à oração e penitência. Nesse sentido, trazemos ao leitor alguns exemplos cachoeirenses interessantes, que refletem os novos ritos de fé praticados na sociedade atual que, embora baseados em dogmas religiosos, seguem também antenados com a modernidade.


rafael duarte

tre o crente e Deus, ambos cientes das limitações e dificuldades impostas no propósito escolhido. Segundo o jovem estagiário João Paulo Fabris, que participa ativamente da vida da Igreja onde congrega, para ele ‘foi um desafio imenso ficar quarenta dias sem tomar refrigerante’, que já compõe seu hábito alimentar diário. Enquanto isso, a estudante de direito Rafaela Ávila foi mais ousada: decidiu que não brigaria em hipótese alguma com a sua mãe durante o período da quaresma. “Tudo o que ela falava comigo eu só ouvia. Não respondia nem discutia sobre nada, mesmo estando certa. Ela até estranhava meu comportamento. Foi difícil, mas cumpri a meta.” Outro exemplo original vem da funcionária pública Sthephanie Darós, que resolveu abdicar do uso das redes sociais durante a quaresma. “O mais difícil pra mim foi fugir do Facebook. Ele sempre se encontrava aberto no meu ambiente de trabalho pelos meus colegas, e era uma tentação”. Todavia, o caso mais curioso trata-se um casal que preferiu não se identificar. São marido e mulher de meia idade, casados no civil e no religioso, e que fazem da abstinência sexual uma constante em seu relacionamento matrimonial, durante os quarenta longos dias da festividade.

Outro exemplo vem da funcionária pública Sthephanie Darós, que resolveu abdicar do uso das redes sociais durante a quaresma.

João Paulo Fabris

07 de Abril de 2012, Leia

> 17


sociedade

FLÁVIA TEIXEIRA flavia@revistaleia.com

divulgação

niver animado Turma animada tá aí, comemorando o aniversário da minha amiga Alessandra Sara (C). Essa galera não perde tempo, pintou um motivo à comemoração é certa. Curtem a vida intensamente, como deve ser. Sávio Resende, Luan de Deus, Alessandra Sara, Windsor Hora, Arádia Pacheco, Rodrigo Braganca, Marcela Viana, Jednho Brito, Lusmara Soeiro.

renato magalhães

No próximo dia 21 de abril estreia novo colunista na Revista Leia. Renato Magalhães vai trazer informações quentíssimas dos bastidores da politica, economia e da sociedade. Com suas palavras ele dá um feedback de como será. “Sobre estilo? Tentarei trafegar entre boas sacadas temperadas com mordacidade, ironia fina, visão diferenciada, humor, imparcialidade..”

10 km de caminhada

Para quem gosta de praticar esportes, uma dica bem legal. No dia 21 de abril vai acontecer em Vargem Alta a 13ª Caminhada do Descobrimento. A caminhada é de cerca de 10 km e passa por lugares lindos e exóticos da natureza serrana. Saúde é o que interessa!

a todo vapor

Está a todo vapor os preparativos para mais um “Shopping Sul Collection”. As tendências da coleção outono inverno das maiores marcas do país. Como acontece todos os anos será sucesso!

Frutos do Mar

Começou ontem o “Festival de Frutos do Mar” de Itapemirim. Diversos pratos e novidades como a “Feijoada de frutos do mar” estão sendo apresentados. Com certeza minha amiga Norma Ayub, que é prefeita do municipio estará presente. formacor

hg2 studio

Minhas amigas Daniela e Fernanda Baptista

18 > Leia,07 de Abril de 2012

Juliana Secchim e Maíra Teixeira, duas moças lindas e que eu adoro.


formacor

Viagem Minha amiga Mila Albano e Jefferson estão de malas prontas para a Inglaterra neste final de semana. Vão passar quinze dias curtindo lugares lindos e chiques.

Investimento Izabella e Idalice da Scarpabella estarão no dia 22 de abril na cidade de Franca (SP) em convenção conhecendo uma prévia da coleção de verão 2012/2013 da famosa marca de calçados Carmem Steffens.

Katatas Já está funcionando no Shopping Sul, para almoço e jantar o Katatas. Meu amigo Dudu e Márcio oferecem a melhor moqueca da cidade.

Lua de Mel Após um casamento badaladíssimo, Maíra e Gyovanni foram curtir a lua de mel em Miami e Orlando.

Larissa Perim, Maíra Teixeira e Bruna Guio. A foto diz tudo. Lindas!

Especial

Inovação

A Revista Leia já está preparando o especial de moda “Shopping Sul Collection”. A cobertura completa do evento e as tendências da coleção outono/inverno serão temas principais do especial mais esperado da temporada.

Nestor Neto e Fabricio Almeida, sempre inovando, trouxeram mais um presente para Cachoeiro. Agora a Top Fighter é a 5ª academia no Brasil a ter a moderna linha XR-5 de equipamentos RIGHETTO FITNNES.

Caio, Sabrina, Alexandre e Carol que comemorou mais um ano ao lado dessa família que eu admiro.

Caiu na Rede

Nossa to tonta aki de tanta mulher bonita no salão,Maira Teixeira,noiva do dia,Flávia Teixeira,Beth teixeira,Patricia Lomar Calegari Santana,Leilane Costa Silva,cada uma mais linda que a outra!!!! trebalhinho facil hj,hehehe,vamo que vamo!!! Elúsia Câmara no Facebook dia 30 de Março às 17:19

Minha querida Valéria Oakes comemorou mais um ano de vida no último dia 04. Parabéns! 07 de Abril de 2012, Leia

> 19


20 > Leia,07 de Abril de 2012


07 de Abril de 2012, Leia

> 21


By

Cristiane Feu Olhar Fashion - Qualidade de vida em primeiro lugar

Contato: 28 9919-0049

22 > Leia,07 de Abril de 2012

olharfashion.com.br - twitter @olharfashion


07 de Abril de 2012, Leia

> 23


24 > Leia,07 de Abril de 2012


NOVO CERATO NA K-ITA ana paula grechi

No último dia 31 de março, a K-Ita, concessionária Kia de Cachoeiro, reuniu clientes, parceiros e amigos para apresentação dos novos modelos de veículos para o ano de 2012. Modernos, design inovador chamou a atenção de todos os presentes no evento. Confira alguns momentos!

+ Confira a cobertura completa em nosso site www.revistaleia.com

Rod. ES 482 - Cachoeiro x Alegre, 273, Cachoeiro de Itapemirim - ES - Tel: (28) 3526-1400 | Venha conhecer o novo Cerato na K-Ita 07 de Abril de 2012, Leia

> 25


Paladar

entradas

Divulgação

Receita Bacalhau da prosperidade Ingredientes

3 colheres (sopa) de margarina 1 folha de louro 4 dentes de alho cortados em lâminas 1 xícara (chá) de cebola picada 650 g de bacalhau dessalgado, cozido e cortado em lascas ½ xícara (chá) de suco de abacaxi 2 xícaras (chá) de lentilha cozida; sal a gosto pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto ¼ xícara (chá) de salsa picada Modo de preparo:

Em uma frigideira grande, aqueça a margarina e frite a folha de louro e as lâminas de alho, retire-as e reserve o alho em papel absorvente. Na mesma panela, aproveitando a margarina restante, frite a cebola até começar a dourar e refogue o bacalhau. Junte o suco de abacaxi e a lentilha. Misture bem e deixe cozinhar até o líquido secar. Prove o sal e, se necessário, acerte o tempero. Polvilhe a salsa, transfira para uma travessa e espalhe as lâminas de alho reservadas por cima. Sirva em seguida com arroz branco.

Bacalhau para a Páscoa s vésperas da Páscoa, nada melhor que decidir o cardápio logo para comprar todos os ingredientes necessários. Se você não sabe o que preparar, a Revista Leia apresenta receitas salgadas e doces. Entre as opções estão lasanha de bacalhau

À

com farofa de biscoito e ervas, cheesecake de salmão com ricota e maçã verde, salmão assado com cebolete e tomates concassé, bacalhau à portuguesa e cordeiro de Páscoa. Na lista de sobremesas, brigadeirão com biscoito, cupcakes de chocolate ao cubo com ninho de amêndoas, trufa

“Para que não faltem opções nas datas especiais” de café, figos ao molho de vinho e creme de ricota, pudim de arroz doce com frutas frescas e torta de especiarias.

+ Receitas: Acesse e confira mais receitas salgadas e doces preparadas para a Páscoa (revistaleia.com)

+ receitas entradas

Baden Stout

Pavê dos frades

Com coloração negra e colarinho de boa formação, esta cerveja possui aroma tostado e adocicado, lembrando chocolate e café. Tem sabor amargo intenso, com leve dulçor ao fundo. Cremosa, combina com pratos condimentados e sobremesas de chocolate, como petit-gateau. Também fica muito boa quando combinada a sorvete de creme.

INGREDIENTES 1 lata de leite condensando; 1 lata de leite integral; 2 ovos; meia colher (sopa) de amido de milho; 5 colheres (sopa) de chocolate em pó; 4 colheres (sopa) de açúcar; 1 lata de creme de leite; 3 colheres (sopa) de licor de cacau; 1 pacote de biscoito tipo champagne (200 g); meio tablete de chocolate meio amargo picado

26 > Leia,07 de Abril de 2012

Divulgação

+ cervejas artesanal

Modo de preparo Em uma panela, misture o leite condensado com metade do leite integral, as gemas peneiradas, o amido de milho e três colheres (sopa) do chocolate em pó. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até adquirir consistência cremosa. Reserve. Em uma batedeira, bata as claras em neve, junte o açúcar, aos poucos, sem parar de bater. Misture delicadamente o creme de leite e reserve. Umedeça os biscoitos na

Restaurante Ferrari’s

mistura de licor de cacau com o leite integral restante. Forre com parte dos biscoitos umedecidos uma forma retangular (20 x 30 cm), despeje o creme de chocolate reservado, o chocolate meio amargo picado, os biscoitos restantes e, por último, a cobertura de claras reservada. Leve à geladeira por cerca de 4 horas. No momento de servir, peneire o restante do chocolate em pó sobre a superfície.

Preços especiais para empresas Self-Service de Segunda a Sábado

Av. Cristiano Dias Lopes, 05 - Gilberto Machado - Em frente a Rodoviária - 28 3517-7410


07 de Abril de 2012, Leia

> 27


28 > Leia,07 de Abril de 2012


Revista Leia