Issuu on Google+

bichos

Cerca de 200 pessoas, acompanhadas de seus pets, participaram da 2ª Cãominhada

comportamento

Na véspera do dia da mentira, uma análise de como ela está presente na vida das pessoas.

Os significados da Páscoa

Na semana em que comemoramos essa importante data para a cultura ocidental, a Revista Leia traz uma série de informações sobre os aspectos religiosos e econômicos que envolvem a celebração.

Nº 153

31 de março 2012

R$ 3,00

www.revistaleia.com


02 > Leia,31 de Marรงo de 2012


Da Redação Para os católicos essa semana é santa. Na sexta-feira da paixão, inclusive, a tradição sequer permite que os fiéis ingiram carne vermelha. Para os evangélicos, a ressurreição de Cristo no domingo é o ponto alto desse evento, com a ceia garantida. Enquanto isso, a Páscoa dos judeus celebra a libertação do seu povo no Egito. Inúmeros são os significados, sempre recheados de fé e esperança em dias melhores. Mas como o capitalismo não perdoa nem Deus, o sistema não deixaria de lucrar na festiva data. Hoje, o verdadeiro sentido das comemorações que aludem à prisão, crucificação e elevação do Eterno Jesus, se perde na medida em que a glamourização e o consumo de bens relacionados, superam a reflexão e a caridade pertinentes a esse tempo. Na sociedade rasa em que vivemos, por vezes invertemos as prioridades da nossa vida, mediante equívocos que, não raramente, visam atender a mesquinhez de uma vaidade plástica, imediata. Sendo toda essa problemática uma questão cultural, da qual somos agentes passivos e receptores (reprodutores se quisermos), a esperança reside justamente nas atitudes pouco óbvias que podemos tomar, na contramão dessa futilidade vigente. Aproveitemos então o santo período para se entregar à verdadeira redenção, fruto do sincero entendimento acerca do que realmente interessa. Mais do que nunca, hoje o cotidiano nos exige sobriedade, em todos os sentidos. Integridade e convicção em nossas atitudes também são fundamentais, em detrimento da reles aparência que insiste em ignorar a existência do próximo.

índice DIRETOR EXECUTIVO Jackson Júnior (jacksonjr@revistaleia.com) REPÓRTER Sávio Resende (savio@revistaleia.com) Thiago Viana (thiagoviana.es@gmail.com)

25

Samantha Gomes Dias

Bichos

Cerca de 200 pessoas, acompanhadas de seus pets, participaram da 2ª Cãominhada

FOTÓGRAFOS Rafael Duarte COLUNISTAS Flávia Teixeira, Cristiane Feu, Wilson Márcio Depes e Marcos Jacob ARTICULISTAS Romário Vargas, Wilson Márcio Depes, Helder Caldeira e Izabel Lacerda GERENTE COMERCIAL Marcos Tristão (marcos@revistaleia.com)

Economia

Inadimplência de veículos bate recorde

07

política

Sociedade

Ana Luiza filha de Alexsandra e Toshiba

18

Senador, Magno Malta uma incógnita na política

COMERCIAL Adriana Almeida FINANCEIRO Nayara Tristão DIAGRAMAÇÃO Paulo Henrique IMPRESSÃO e CTP Gracal Gráfica e Editora TIRAGEM 5.180 exemplares PERIODICIDADE SEMANAL Edição n° 153 31 de Março de 2012

26

Paladar

Aprenda a fazer essa deliciosa sobremesa com frutas vermelhas

+ conteúdo em revistaleia.com

Revista Leia Cachoeiro de Itapemirim - ES Rua Ludário Fonseca, n°54 CEP 29 305-520 Tel.: 28 3036-2010 E-mail revistaleia@hotmail.com Site: www.revistaleia.com

Escreva para nós: vale crítica, elogio, sugestão. Não deixe de enviar também seu nome completo e telefone cartas@revistaleia.com


perfil

entrevistas foto: rafael duarte

Sérgio Liberatti / Empresário

N

essa semana, o perfil da Revista Leia entrevista o empresário Sérgio Liberatti, que atua no ramo do entretenimento em Cachoeiro. Proprietário do Cine Shopping Cachoeiro e do Cine Ritz Sul, tem 39 anos e possui formação superior completa na área de Ciências Contábeis.

Oriundo de uma família humilde, perdeu o pai ainda criança. Desde novo sempre trabalhou, porém, sem jamais abandonar o sonho de ser dono do próprio negócio. Por dois anos ajudou o tio em um pequeno comércio na cidade. Durante outros dez, foi funcionário da Viação Itapemirim, atuando no setor de mecânica e, depois, almo-

xarife daquela empresa. Na década de 1990 abriu o seu primeiro empreendimento: a locadora ‘AB Vídeo’, situada na rua Samuel Levy. Posteriormente, inaugurou sua segunda locadora, a ‘Vídeo Maker’, no subsolo do supermercado Casagrande. Contudo, ao longo dos anos, em decorrência da pirataria generalizada e do desenvolvimento de

online revistaleia.com o site da leia é o lugar para você opinar e participar Festival de frutos do mar Capixabas e visitantes que apreciam frutos do mar fiquem atentos: omeça nesta quinta-feira (5) o IV Festival de Frutos do Mar de Itapemirim, na região Sul do Espírito Santo.

divulgação

gastronomia

Erick Silva é uma das grandes apostas do MMA brasileiro para ocupar o lugar que será deixado pelos quase quarentões Anderson Silva, Rodrigo Minotauro e cia. em um futuro que sempre se aproxima. Quem compartilha desse pensamento é o ex-lutador Wallid Ismail, que é também empresário do capixaba e presidente do Jungle Fight.

Wallid: ‘É o Neymar do MMA’ Siga a revista na internet acervo digital issuu.com/leia

04 > Leia,31 de Março de 2012

no twitter @revistaleia

no facebook /revistaleia


outras mídias, esse mercado foi perdendo força e competitividade, e o empresário Sérgio Liberatti foi novamente obrigado a ousar em suas iniciativas. Nos idos de 2003, trouxe de volta ao município duas salas de cinema, que até hoje mantém exibições regulares dos últimos lançamentos da indústria cinematográfica mundial, no Shopping Cachoeiro. Visionário, em 2008 apostou na inauguração do Shopping Sul, e investiu naquele espaço montando mais duas salas de exibição. Ele acredita sinceramente que um trabalho sério e honesto garante o retorno financeiro, em qualquer situação. Atualmente, sua perspectiva de futuro reside na abertura e ampliação de novas salas em outros municípios da região sul do estado. Por toda a vida, diversas foram as atividades que ele desenvolveu até encontrar o que realente queria, se realizando profissionalmente. O segredo, para ele, é acreditar e nunca parar. Quais razões o levaram a investir no ramo do cinema em Cachoeiro? Ainda na locadora Vídeo Maker, conheci o Alexandre Canteruccio, na epóca, dono do Viva Cinema e que buscava um sócio na cidade. Conversando com ele, avaliei a proposta e vi que era algo que poderia servir para mim, já que eu estava meio que no ramo e adorava o que fazia. Me interei do funcionamento de todo o processo e aqui estou até hoje, e agora, já me preparando para a instalaçao de uma sala 3D em Cachoeiro, brevemente.

Quais os principais desafios enfrentados no cotidiano desse negócio? Nossa principal dificuldade está em conseguir cópias de lançamentos para uma cidade do interior . Geralmente, as companhias ( Warner, Fox, Columbia, etc ) priorizam o lançamento nas capitais, e só depois é que as liberam para as demais cidades. A pirataria que rola solta em Cachoeiro também é outro grande problema. Você acredita no potencial do mercado de entrenimento no Brasil? Porque? Acredito muito. Para se ter uma idéia, só em 2012/13 serão abertas em todo o Brasil mais de 200 salas de cinema. É um ramo muito vivo e versátil, pois encontramos filmes para todos os públicos, gostos e idades. Além disso, ir ao cinema é sempre um programa especial e seguro. A diversão é garantida para quem vai assisitir sozinho, em casal, com a familia ou amigos. Quais são as inovações técnologicas que o cinema anuncia para o futuro? Segundo apontam todos os estudos, fatalmente nos próximos 4 ou 5 anos todos os cinemas do Brasil deverão ser digitais, encerrando o ciclo das atuais cópias de 35mm. Se por um lado essa iniciativa vai fazer os cinemas ganharem em qualidade de imagem e sonorização, por outro, também irá deixar uma saudade nostálgica para quem é cinéfilo de carterinha ou trabalhou no setor com os equipamentos antigos.

Praça Jerônimo Monteiro Centro - Cachoeiro de Itapemirim Galeria Vila Shopping Tel:. 28 3526 8596

twittou-se

festa

Gaiola em Guarapari

O problema é a espera. Esperamos das pessoas, das coisas, dos fatos, de nós mesmos..

@MayeliCaires

A Internet é um espaço muito perigoso pra quem não o sabe usar. Acabo de ler algo muito, mas muito equivocado sobre o #Telejornalismo local!

@LucasMendez

Siga-nos @revistaleia

capa

Edição com foto ilustrativa para falar sobre a Páscoa Foto: divulgação

Guarapari vai ferver de festas e eventos durante a semana Santa. Planeta Guarapa com três dias de super shows na Arena Pedreira, entre os dias 5 e 7 de abril, acontece também as tradicional Chopada universitária com direito ao show das Gaiola das Popozudas.

31 de Março de 2012, Leia

> 05


Romário Vargas v e n d a s

Romário Vargas é palestrante e consultor, graduado em administração de empresas e em MBA Executivo e Marketing pela FGV.

V

Comunicação em vendas

endas” também pode ser lida e entendida como “antolhos”, que é um tapa-olhos. Quem quer vender, não pode ter “vendas” nos olhos, tem que ter vendas (de vender mesmo) no coração. Aliás, “cardia” (coração) vem do grego popular que quer dizer “centro das emoções”. Logo, o bom vendedor tem que estar focado com o centro de suas emoções nas vendas. Para isto a primeira coisa a ser vendida para o cliente é a sua comunicação verbal. A um jovem (ou adulto) vestido como jovem, o invocativo “cara” pode ser usado como chamamento à venda: “e aí cara, posso lhe ajudar?” No entanto, o mesmo não acontece com as jovens (menina mulher, como se diz em Minas Gerais). No máximo: “e aí, posso caminhar com você na sua escolha?” Aos demais, e como a todos, a primeira fala é um olhar ladeado por um sorriso de bons dentes. Ninguém resiste a este tipo de fala inicial. É o anzol, é a isca. Se for um senhor ou senhora acima de sessenta anos, lembre-se que eles, por lei, têm prioridade e sempre tem razão, seja numa loja, numa delegacia de policia ou num tribunal. Os sexagenários são protegidos por lei, até contra os próprios filhos. No mínimo, se você estiver atendendo a uma pessoa mais jovem, peça licença por dois minutos, atenda estes senhores dizendo que em alguns minutos dará toda atenção a eles, ou arrume outro vendedor para atendê-lo! Não seja coloquial demais com quem você acabou de conhecer, mas não sabe quem é; são coisas totalmente diferentes! Ao apresentar um produto não use de palavras difíceis, químicas ou palavras estrangeiras o tempo todo, porque você pode estar falando de algo que não domina, com alguém que sabe tudo disto e só quer comprar. Quer apresentar bem um produto? Então estude tudo dele antes. Seja “menos” prolixo (exagerando na

apresentação sua e do produto), e nunca use “menas cor”, por “mais maior” que for a grandeza do possível cliente. Mario Quintana quando disse: “Eu quero que as palavras digam, aquilo que eu quero que elas digam”, não estava apenas falando da sua maneira de falar, mas também de ser bem ouvido e entendido! Não limpe o nariz em plena loja, se espirrar de maneira suína, não limpe a mão na roupa, porque haverá sempre alguém lendo suas atitudes. Dar a mão então ao cliente, nem pensar! A sua indumentária não pode ser exagerada na simplicidade ou na sensualidade, porque você está vendendo e não se vendendo! Uma boa oratória sempre vendeu, de idéias a tanques de guerra, a lotes na lua e moradias celestiais. Não é preciso, entretanto, ter um português de alto nível, porque você está ali para vender um produto e não dar aulas. No entanto, se alguém lhe corrigir, mesmo você estando certo, agradeça, afinal você está vendendo e não indo morar com o comprador! O “filósofo” Abelardo Barbosa que dizia: “quem não se comunica, se trumbica”, era extremamente popular, mas nunca usava de palavras chulas (dúbia interpretação ou palavrões) e todos, de intelectuais a analfabetos, compravam a imagem do Chacrinha e de seus anunciantes. A oratória é o primeiro degrau para finalizar uma venda. Seja rápido, mas não deixe transparecer que você tem frases de efeito antecipadamente prontas, a fim de que o cliente não se sinta um objeto passado à frente, pois ele pode querer voltar a comprar ou não de você. O falar bem, ter uma boa oratória, é também ser um bom leitor de livros. Escrevi alguma palavra difícil? Pergunte ou vá a um dicionário, eu nunca deixo de consultá-lo. Quem lê, fala bem...e eu não vendo livros!

Outros artigos em > www.revistaleia.com/romario

06 > Leia,31 de Março de 2012


economia e negócios

por Marcos Jacob economia@revistaleia.com

hg2 studio

Crise afeta intenção de compra do brasileiro

A crise econômica mundial “com certeza” afetará o bolso do brasileiro. Esta é a opinião de 42% da população, segundo pesquisa divulgada pela Cetelem BGN, empresa do grupo BNP Paribas. Outros 26% disseram que “talvez” seus efeitos serão sentidos, 18%, que não serão afetados e 14% não souberam responder. Além disso, para 22% dos entrevistados, o quadro econômico comprometerá muito o consumo de sua família, ocasionando redução de todos os gastos, primordiais ou não. O resultado da pesquisa indica, ainda, que o consumidor está mais cauteloso, possivelmente por conta das condições socioeconômicas. O levantamento foi com base em 1.500 entrevistas realizadas no início do ano.

Convenção L Estadual da CD

sta rio No registro, Celso Co or do Sicoob), Esthé ret (di r nio Ju co cis Fran no Ar S), -E op OCB/Sesco Colnago (presidente ente Sicoob), Rubens sid pre ce(vi off kh Kerca Sicoob Sul) e Moreira (presidente nselheiro (co az Juarez Albern Sicoob Sul)

Inadimplência de veículos bate recorde

Em contrapartida aos sucessivos recordes na venda de veículos no Brasil, a inadimplência no setor, no mês de fevereiro, chegou a 5,52% da carteira de crédito para pessoa física. O número, que considera atrasos acima de 90 dias, foi o maior patamar da série do Banco Central, iniciada em 2000. O dado, que engloba unidades novas e usadas, é quase o dobro do registrado no mesmo mês do ano passado (2,80%), porém ainda está abaixo da taxa de inadimplência geral (7,59%). Segundo o presidente da federação das concessionárias (Fenabrave) Flávio Meneghetti, a elevada taxa já está afetando as vendas de carros de entrada, de menor valor, e o mercado de usados.

Treinar, treinar e treinar

studio 75

s 15 e 16 de junho, Será realizada nos dia nvenção Estadual do em Cachoeiro, a 7ª Co ganização evento, que é uma or Comércio Lojista. O Lojistas do maras de Dirigentes da Federação das Câ a “Varejo L local, terá como tem Espírito Santo e CD ra discussão encontro vai trazer pa Sem Fronteiras”. O ista se para o comércio varej temáticas relevantes ado. erc m novas demandas do com L) posicionar frente às CD nte (preside

Num mercado onde as mudanças ocorrem com uma rapidez incrível, é preciso cada vez mais preparar e qualificar as equipes de vendas. Além de ser importante para adaptar os funcionários ao novo momento, a atual falta de mão de obra qualificada torna o treinamento ainda mais necessário como forma de preparar os colaboradores, principalmente os que estão entrando no mercado de trabalho. Pensando dessa maneira, a Form e Form Soulier, das empresárias Marluce Eiras e Daniele Coutinho, reuniram a equipe das quatro lojas, de Cachoeiro e Castelo, para fazer um curso interno de treinamento e atendimento ao cliente.

Recuperação americana

ilustrativa

Em um cenário internacional ainda inspirando muito cuidado e com a zona do Euro anestesiada após o choque de operação de resgate da Grécia e a preocupação com outros membros doentes como Portugal, e a China desacelerando, um sopro de alento vem dos Estados Unidos. A boa notícia, como destaca a reportagem da revista “The Economist”, é que a recuperação da economia americana não é robusta, nem dramática, mas real.

Leia Mais coluna Economia e Negócios revistaleia.com/economia

Executivos brasileiros são os mais bem pagos Pesquisa realizada em 23 países mostra que os salários na área financeira no Brasil superam os dos principais mercados. Desde o ano passado, a remuneração de profissionais de alta gerência vem superando alguns dos principais mercados, como Nova York, Paris e Xangai, e cresce em média 10% ao ano. A conclusão é de um levantamento global realizado pela multinacional empresa de recrutamento Roberts Walters, que pesquisou salários da área como marketing, vendas, recursos humanos e, principalmente, finanças. Na China e Austrália a remuneração também vem aumentando, porque são economias em expansão e sofrem com a falta de gente qualificada. 31 de Março de 2012, Leia

> 07


Wilson M. Depes

g e r a l

Qual é a forma? Wilson Márcio Depes é Advogado e professor universitário, na cadeira de Direito Tributário, há mais de 20 anos. É também jornalista profissional e escritor, tendo publicado dois livros

“Na semana passada foi o maior humorista da TV, agora o maior humorista da imprensa... “

O

ciclo de uma geração de gênios está se fechando. Ontem foi embora Chico Anysio, hoje Millôr. O Zuenir Ventura fez uma observação que reputo das mais interessantes. Disse que, no mínimo, o que se pode concluir desses exemplos é que não há receita para matéria-prima com que são feitos os gênios. Acrescenta que se trata de um enigma. O que há de comum é o fato de que cada um é uma matriz, um padrão original, uma forma que não consegue ser replicada. Em outras palavras, eles são aqueles raros exemplares que vieram ao mundo para serem fundadores de novos modos de proceder em qualquer ramo de atividade. E prestei muita atenção no que Zuenir falou porque é uma oitentão, completados este ano, que passou a vida convivendo e refletindo sobre o mundo e as pessoas. Zuenir é um pensador moderno, sereno e arguto que ganhou o seu primeiro emprego tomando a coragem de dizer a Carlos Lacerda que faria o obituário de Camus. Observem, caros leitores, que a conclusão é altamente filosófica e que, mais uma vez, voltamos ao começo de tudo: tudo é mistério.

Sobre Chico Anysio, Ziraldo disse que é um dos fenômenos humanos irrepetíveis. Nunca mais teremos Pelé e nunca mais teremos Chico Anysio. A respeito de Millôr, o cartunista, também genial, contou que “Uma vez me deparei com um quadro do Magritte, que era um homem de terno e gravata, num plano americano, e no lugar da cabeça, um sol. Peguei aquela imagem e mandei para o Millôr com um recado: ‘Millôr, achei o seu retrato, foi o Magritte que te pintou’. O Millôr era isso: no lugar da cabeça, uma explosão de luz. Uma luz que se apagou. Para mim, ele era essa imagem. O Millôr detestava essa coisa de falar da pessoa depois da morte. Então é difícil acrescentar alguma coisa sobre o que ele foi. E é difícil porque não tenho nada de novo para dizer, entende? Éramos amigos, trabalhamos juntos... A gente estava esperando... A bruxa está solta. Na semana passada foi o maior humorista da TV, agora o maior humorista da imprensa... Acho que eu não estou me sentindo bem. É como a frase que ele dizia: ‘Cristo morreu, Newton morreu, Einstein morreu... E eu não estou me sentindo muito bem”. Então, meus caros, fica assim.

Outros artigos em > revistaleia.com/wilson

08 > Leia,31 de Março de 2012


politica ´

e bastidores

por Wilson Márcio Depes wmarciodepes@gmail.com agência senado

Insegurança

Magno Malta uma incógnita

O secretário de segurança, Henrique Herkenhoff, passou a ser vitrine. Ganhou as manchetes e tem sido motivo de duras críticas em razão do crescimento da violência no estado. Em contraposição, ele afirma que os dados mostram que a violência, em comparação com o passado, sofreu uma queda considerável. Mas a situação incomoda o governador Casagrande, mas não cogitou de mudanças. Até Cachoeiro hoje vive uma situação de insegurança. Lutas de gangs no bairro Zumbi...

Na edição passada afirmei que a coalização formada pelo governador Renato Casagrande, o ex-governador Paulo Hartung e os Ferraço – Ricardo e Teodorico – era o arco mais amplo da história do estado. Tudo isso, por óbvio, é um apelo em torno da governabilidade, feito por Casagrande, mas que interessa a todos ao mesmo tempo. Mas onde fica o senador Magno Malta nessa com posição? É uma pergunta que todo mundo gostaria de fazer – e está fazendo – mas para ela não existe uma resposta concreta. Magno sempre gostou de mostrar – e já provou – que possui prestígio pessoal. Ele, sim, faz carreira solo, com todos os instrumentos pessoais de que é dotado, inclusive carisma.

Ausente Sucessor

O atual procurad Fernando Zardin or geral i o seu sucessor, emplacou na pessoa do promotor Eder Pont Casagrande o es es. O governador colheu na terçafeira (dia 27.03). A gr O senador Magno Malta, por certo, acredita numa ruptura desse conan procurador esco de promessa do sórcio. Não está seguro, pelo contrário, que interesses tão conflitantes lhido é dar ênfa se ao grupo especial possam se manter em paz até as eleições. Vide, por exemplo, o caso do de combate ao crim organizado. De prefeito Neucimar Fraga, de Vila Velha, que é candidato à reeleição, acordo com Ed e er, o Ministério Públ mas que não ostenta uma boa posição na pesquisa da Futura. E mais: a ico uma defasagem possui coalização possui candidatos. No mínimo três – os deputados Hércules de 165 promotores. Silveira e Rodney Miranda e, ainda, o ex-prefeito Max Filho. Magno olha, de longe, para colher os frutos que possam cair da árvore dos conflitos pessoais.

Acredita numa ruptura (II)

O jornalista Sérgio Garschagen deve ser o cachoeirense ausente n. 1 deste ano. Pelo menos é o primeiro candidato a ser inscrito e conta com o apoio, principalmente, dos meios de comunicação. Sérgio começou sua atividade jornalística no jornal O Momento, que era uma publicação da Prefeitura Municipal. É brilhante e dotado de grande capacidade de arregimentação. Pule de dez. Dizem que não é o candidato do prefeito. É pagar pra ver.

senado federal

Rompeu em Cachoeiro (III) Em Cachoeiro, por exemplo, o senador Magno Malta está rompido com o prefeito Casteglione, o qual ajudou a eleger. Mas tem um trunfo fortíssimo: a possível candidatura do deputado e colega de partido, deputado Glauber Coelho. O deputado anda estremecido com alguns membros do partido, mas nada que possa interromper ou impedir a consecução de uma estratégia de campanha. Glauber hoje tem mais votos que Casteglione. É um trunfo fortíssimo para próxima eleição municipal.

Não importa

Os tribunais superiores têm decidido que não constitui fundamento suficiente, a acarretar, para o alienante, a responsabilidade por danos resultantes de acidentes de trânsito, a simples omissão do registro da venda do veículo, junto à repartição de trânsito e ao cartório de títulos, quando comprovado que a venda efetivamente ocorreu antes do acidente e que o motorista do automóvel não era preposto do vendedor.

Leia Mais Política e Bastidores revistaleia.com/politica

[Curtinhas] #### O ex-deputado José Tasso afirma que vai se empenhar na eleição para prefeito em Cachoeiro.#### Faz campanha contra Casteglione e hoje pertence às hostes do PMDB. #### Tribunal de Justiça com postura firme: barrou o juiz Arthur de Almeida.#### Prefeito em briga jurídica com a Acepes. Perseguição implacável. #### A bruxa tá solta. Morre mais um gênio: Millôr Fernandes.#### STJ decidiu que apenas o teste do bafômetro ou exame de sangue pode atestar o grau de embriaguez do motorista para desencadear a ação penal. #### 31 de Março de 2012, Leia > 09


10 > Leia,31 de Marรงo de 2012


31 de Marรงo de 2012, Leia

> 11


GERAL

PÁSCOA

Os significados da Páscoa

Na semana em que comemoramos essa importante data para a cultura ocidental, a Revista Leia traz uma série de informações sobre os aspectos religiosos e econômicos que envolvem a celebração. Thiago Viana

12 > Leia,31 de Março de 2012


P

Com a economia aquecida, vendas sobem

ara origem do termo ‘Páscoa’, duas hipóteses se complementam: teria surgido do latim Pascae ou Paska, ou ainda, do hebreu Pesach. Em ambos os casos, a expressão significa Passagem. Embora hoje relacionemos diretamente a data à cultura judaico-cristã, o fato é que a maioria dos historiadores acredita que essa tradição é anterior as duas próprias religiões. Na região do Mediterrâneo, por exemplo, a sociedade grega festejava em março a passagem do inverno para a primavera, em um ritual que outros povos da antiguidade também promoviam. Da mesma forma, todavia, séculos depois, muitas civilizações bárbaras da Europa também realizavam manifestações semelhantes, ainda que sem conotação monoteísta. Páscoa Judaica Entre os judeus, a data marca a fuga deste povo da escravidão no Egito. Essa história encontra-se relatada na Torá (Pentateuco), que contém o livro de Êxodo, do Velho Testamento. Segundo a crença, o Faraó mantinha os israelitas cativos, hesitando em libertá-los. A partir dessa resistência, Deus então passou a destinar pragas sobre o monarca e os seus, e este, foi agonizando uma à uma, porém, sem retroceder na decisão. A décima praga, contudo, foi fatal: previa a matança de todos os primogênitos. A tradição nos relata que a partir de instruções divinas, na ocasião cada família judaica sacrificou um cordeiro e espargiu o seu sangue nos umbrais das portas de sua respectiva casa. Este era o sinal combinado para que o mensageiro de Deus não atingisse a residência com a décima praga. Por sua vez, a carne do cordeiro deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas. De acordo com essa narrativa, à meia-noite todos os primogênitos egípcios foram mortos. Aterrorizado, o então Faraó finalmente permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de outras represálias de Deus. Páscoa Cristã Já a chamada Páscoa cristã, foi estabelecida no Concílio de Nicéia, no ano de 325 de nossa era. Para tal, a Igreja Católica inspirou-se primeira-

Recente pesquisa realizada em todo o país, aponta que cerca de 52% das empresas varejistas disseram esperar um faturamento maior nesta Páscoa, se comparado às vendas da mesma data no ano passado, segundo levantamento divulgado na última quarta-feira (28) pela Serasa Experian. De certo modo, o otimismo dos empresários já reflete as medidas de estímulo ao consumo e de redução de juros que vem sendo adotadas pelo governo federal. Estima-se que novamente os ovos de chocolate serão os principais produtos comercializados nessa Páscoa, representando 86% das vendas. Na sequência, aparecem roupas, sapatos e acessórios relacionados (3%), bem como, celulares, smartphones (2%) e outros eletrônicos (2%). O gasto médio do consumidor deve girar em torno de R$ 50. A pesquisa da Serasa entrevistou 1.014 empresários do varejo em todo o País, de todos os segmentos e portes, entre os dias 6 e 13 de março. Em Cachoeiro, as opções são diversas para todos os gostos e preços. Redes de supermercados oferecem marcas conhecidas, cestas montadas e outros. Lojas especializadas em chocolate trazem novidades que vão do paladar ao formato dos produtos, do simples ao mais sofisticado. Segundo informações da franquia Cacau Show na cidade, alguns lançamentos se destacam pela originalidade: o Tutti-Magia, por exemplo, mescla banana em metade do ovo e laranja na outra parte. Ao degustar as duas juntas, ele se tranforma em um terceiro sabor, de Tutti-Frutti. Ovos recheados e que contém brinquedos em miniatura também são sucesso garantido junto ao público infantil. Existem até mesmo ovos de chocolate especiais, para àquelas pessoas que tem alguma resistência a lactose.

mente em razões judaicas: a passagem pelo mar Vermelho, à viagem pelo deserto rumo a terra prometida, entre outros eventos. Contudo, o principal significado da Páscoa para os cristãos está em celebrar a ressurreição de seu messias, pela santa narrativa, o redentor e único salvador Senhor Jesus. A Teologia que sustenta essa tradição considera que Este foi enviado ao

mundo para morrer na cruz e vencer a morte, em sacrifício, livrando assim a humanidade do pecado pela fé em seu nome. Cada denominação pratica seu ritual de forma diferenciada. A maior parte das igrejas evangélicas, por exemplo, comemoram a data através da cerimônia da Santa Ceia. Os católicos, por sua vez, dispensam a ingestão de carne na sexta-feira que antecede a Páscoa. 31 de Março de 2012, Leia

> 13


14 > Leia,31 de Marรงo de 2012


31 de Marรงo de 2012, Leia

> 15


bichos

cãominhada

2ª Cãominhada em Cachoeiro

Além de atrair novos voluntários, o objetivo do evento era conscientizar a população contra os maus tratos e abandono de animais. Samantha Dias

N

o último domingo, cerca de 200 pessoas, acompanhadas de seus pets, participaram da 2ª Cãominhada, realizada pela APACI (Associação Protetora de Animais de Cachoeiro de Itapemirim). A APACI é uma ONG criada há 10 anos com o intuito de buscar melhorias na qualidade de vida dos animais de Cachoeiro e região. Não possui abrigo nem recurso próprios e todo o

16 > Leia,31 de Março de 2012

trabalho é voluntariado. “Nós trabalhamos com lares provisórios de pessoas que se sensibilizam com a causa e abrigam os animais temporariamente enquanto cuidamos deles e os deixamos prontos para conseguirem um novo lar”, afirma a voluntária Fernanda Porto. Ela explica ainda que devido à essas limitações, a preferência para o recolhimento é dos animais vítimas de maus tratos, atropelamento ou que necessitam de cuidados especiais. A ONG também sofre com a falta de apoio, tanto da prefeitura quanto da sociedade. A voluntária Rayane Almeida explica: “Com o apoio da Prefeitura poderíamos fazer um trabalho muito mais eficaz. Temos a mão de obra voluntária, mas a falta de recursos bloqueia nosso trabalho. E também existe a dificuldade de conscientização da população, fazer com que as pessoas entendam que se cada um fizer um pouco, o trabalho rende mais”. Um dos pontos altos do evento foi a

Feira de Adoção. De acordo com Fernanda, a maioria dos animais foram adotados. “Nós só temos agora para adoção, tutelados pela APACI, em torno de dez gatos e três cães. Tem também outros animais que nós auxiliamos no processo de adoção, fazendo divulgação online”, afirma Rayane. Para os organizadores, o evento foi um sucesso. “O número de participantes aumentou em relação ao evento passado, vários animais receberam um novo lar, as pessoas se mostraram mais interessadas pelo nosso trabalho e conseguimos mostrar a elas que é uma delicia passear com nossos amiguinhos peludos”, conclui Fernanda.

Um dos pontos altos do evento foi a Feira de Adoção. De acordo com Fernanda, a maioria dos animais foram adotados


informe publicitário

Páscoa Solidária 2012 do HECI é sucesso

A

sétima edição da Páscoa Solidária do Hospital Evangélico em parceria com a Casa de Apoio aos Portadores de Câncer está apresentando ótimos resultados. O objetivo do projeto é arrecadar recursos para a manutenção e reforma dos quartos do SUS para pacientes oncológicos, atendidos no HECI. A estimativa é que aproximadamente 2 mil ovos, pirulitos e cestas de chocolate sejam vendidos. Todos os produtos são preparados com a mão- de- obra voluntária de ex- pacientes do setor de oncologia do HECI.

Além de produtos deliciosos feitos com chocolate Garoto, parceiro do projeto, a Páscoa Solidária tem como diferencial o preço baixo com produtos a partir de R$ 1,50. Foram produzidos ovos no tamanho de 100, 250 e 500 gramas. A novidade deste ano são os deliciosos cones trufados e ovos feitos com chocolate meio amargo. A trufa é vendida a R$ 1,50 e R$ 2,50 nos sabores chocolate ao leite e de coco. O Hospital Evangélico vem investindo os recursos da Páscoa Solidária nas melhorias do setor de Oncologia, possibilitando oferecer mais conforto e comodidade aos pacientes.

Saiba Mais: Os ovos de páscoa, bombons e pirulitos de chocolate são vendidos na recepção do HECI e na Casa do Coelho da Páscoa, montada na Praça Jerônimo Monteiro, funciona de segunda a sexta-feira de 09h00 as 18h00.

31 de Março de 2012, Leia

> 17


sociedade

FLÁVIA TEIXEIRA flavia@revistaleia.com

divulgação

barezy O estúdio Formacor, do fotógrafo José Carlos de Oliveira clicou a campanha outono/inverno da clássica marca da cidade: A Barezy. Com clima imponente de homens e mulheres de sucesso, os modelos da Ragazzo deram vida à idéia criada pela agência Conteúdo. A foto mostra apenas um gostinho do que está por vir. E o resultado poderá ser visto em breve, por toda cidade.

Casamento badalado

Ontem aconteceu o tão esperado casamento de minha querida irmã Maíra Teixeira e Gyovanni Rabelo. A cerimônia aconteceu na Matriz Velha, e emocionou os convidados. Sem falsa modéstia minha mãe estava deslumbrante e orgulhosa pelo enlace da filha. A noiva, sem comentários, perfeita! A festa, sem dúvida nenhuma estava um espetáculo, embalada pela banda Calistones. Semana que vem, a cobertura completa aqui na Revista Leia.

Uma geração de mulheres elegantes. Izabela, Maria Helena e Glorinha Nemer

18 > Leia,31 de Março de 2012

Niver Janaína

Hoje (31/04) rola o niver de Janaína Pimentel na The One, animada pela Dj Carol Legally (RJ). Luciano Carlette e Fabíola, Nelson Campos e Francielle, Diego Perim e Ieda, Vanderson Liberatore e Larissa, Eduardo Carlette e Brunella e amigos de vitória já confirmaram presença na badalada festa.

Meus queridos amigos Fabíola e Renato Lovati

feira de brinquedos

Juliana e Geson Sechim, seu pai, estarão participando da maior feira de brinquedos do Brasil, a Abrim, que será realizada dia 08 de abril em São Paulo. Prometem trazer muitas novidades para Cachoeiro. Eles se preparam para reinaugurar a loja Plim Plim e Marilia Haddad é a responsável pelo lindo projeto que promete surpreender até os mais exigentes clientes.


divulgação

Jantar Regina Grafanassi presenteou sua amiga Adriana Sfalcin que aniversariou no último dia 27 com um maravilhoso jantar em sua residência. Elas são amigas e participam do grupo das “Damas da Caridade”. Márcia e José Tasso, Mila Albano e Jefferson, Regina e Joaquim Carlette além de outros amigos abrilhantaram a noite que além de apreciarem saboroso prato puderam colocar a conversa em dia.

Cegonha Glauber Coelho e Fernanda curtindo o sétimo mês de gravidez. Aguardam ansiosamente a chegada de Isabelle.

Segundo Piso Minha amiga Marcinha lançou a coleção outono inverno na última terça-feira na sua loja “Segundo Piso” do Shopping Sul. A coleção está lindíssima e quem tem bom gosto não pode perder. Está arrasando! No lançamento, estavam presentes mulheres lindas e elegantes.

A contagiante Alessandra Sara aniversariou ontem (30/03) e Lusmara Soeiro preparou uma festa para receber a amiga. Hoje a festança vai ser no Paiol a partir das 17h e sem hora para acabar. No final uma surpresa vai “sacudir” a galera e ninguém vai ficar parado. Parabéns Alessandra, você merece tudo de bom.

O pequeno Pedro, seu pai Michel, a linda Nicole e Paulinha Venturin. Uma família linda e super querida.

Bombando

The César

Flávia Cola está fazendo sucesso com seu blog “Fratelli”, que traz dicas de looks do dia e de como você se vestir em diversas ocasiões. Além disso, ela compartilha maravilhosas dicas de culinária. O blog está um luxo. Parabéns Flavinha!

Carol Vargas aniversariou no último dia 29/04 e comemorou a data especial com amigos no restaurante The César. Quem também esteve por lá no mesmo dia comemorando mais uma primavera foi o querido Jathir Moreira ao lado da esposa Marisa e familiares.

Adriana Benincá Prado uma das mulheres mais lindas do sul do estado. Por onde passa brilha!

No próximo dia 3 de abril, a linda Ammanda Castro comemora mais uma primavera. Namorada do jovem publicitário da Revista Leia, Jackson Júnior, Ammanda que cursa administração, esbanja simpatia. Parabéns! 31 de Março de 2012, Leia

> 19


DISCIPLINA COMPROMISSO RESPONSABILIDADE ESFORÇO CONQUISTA Fizemos históri a! No Vest 2012 superamos noss lhores marcas. as meForam 61 aprova çõ es para 16 difer universidades p entes úblicas federai s e estaduais p inteiro, com des el o Brasil taque para o nú mero alcançado aprovações) e n na UFV (16 a UFES (11 apro vações). Tivemos alunos aprovados em 5 federais (Matheu ta, Isabela Mad s Pimenella e Jessica Co lo dette), em 4 (S Hatum, Thales A amira Luns ltoé Moreira e C amila Thiebaut) expressivo 1º lu , além do gar no curso de Agronomia da U pela aluna Sam FES obtido ira Luns Hatum e da aprovação nato Valadão M de Luiz Readoreira, do 2º ano, para a UNIC fruto do esforço AMP. Tudo e compromisso de nossos aluno sores e funcion s, profesários, que duran te o ano de 2011 ram ao máximo se dedicapara alcançar um resultado que n de orgulho. A to os enche dos, o nosso reco nhecimento. Pa rabéns!

GUIMARÃES ROSA - RELAÇÃO - ALUNOS/VEST 2012 01 - ANA PAULA G. DE ALMEIDA PRATES (UFRRJ - DIREITO) (UVV - MEDICINA) (FMC - MEDICINA) 02 - BRENO SALOTTO ROCHA (UFV - FISICA) 03 - CAMILA THIEBAUT BAYER (UFV - DIREITO) (UFF - DIREITO) (UERJ - DIREITO) (UNIRIO - DIREITO) 04 - DOUGLAS GONÇALVES FILHO (UFV - EC.DOMESTIC) (UFES - GEMOLOGIA) (UFES - MINEROLOGIA) (UNIVIX - ARQUITETURA) 05 - EDGAR ELERT NETO (UFV - DIREITO) 06 - ENZO TALIULI ZORZANELLI (UFV - E.FLORESTAL) (UFES - E.FLORESTAL) 31 de Março de 2012 20LOUZADA > Leia,BARBOSA 07 - FILIPE (UFF - ENG. CIVIL) (ESTÁCIO-ENG. CIVIL)

08 - GABRIEL MATIELO SILVEIRA (UFV - ED. FÍSICA) 09 - GABRIELA MOREIRA BORGES (UFRJ - ENG .CIVIL) 10 - ISABELA MADELLA FRADE - (UFV-BIOQUIMICA) (UFES - FARMÁCIA) (UFES - NUTRIÇÃO) (UFRJ -NUTRIÇAO) (UFSJ- BIOQUIMICA) 11 - JESSICA COLODETTE GALO (UFES-E. QUIMICA) (UFRRJ-E. QUIMICA) (IFRJ- QUIMICA) (UFLA-QUIMICA) (UFV-E. QUÍMICA) 12 - LIVIA BRAVIM FORTES DA SILVA (UFRRJ - ARQUITETURA) 13 - LUANA NICOLI FAIÃO (UFES-SERV.SOCIAL) (FAESA- PSICOLOGIA) (UNIVIX-PSICOLOGIA) (SALESIANO-SERV. SOCIAL) 14 - LUCAS CALVI PIAZZAROLO - (UFV - E.MECANICA) 15 - MATHEUS DE JESUS PIMENTA - (UFV-E.MECANICA) (UERJ-E. MECÂNICA) (UFRJ-E.MECANICA)

(IFRJ-E.MECANICA) (UFSCAR-E.MECANICA) 16 - ANA PAULA COSTA - (UFV-C.SOCIAIS) (UFES-C.SOCIAIS) (UNIVIX-PSICOLOGIA) 17 - RAFAEL NEVES FASSARELA (UFSJ-E.MECATRON) (UCL-E.MECATRONIC) 18 - RAFAELA A. REIS MENDES (UFV - FÍSICA) 19 - SAMIRA LUNS HATUM DE ALMEIDA (UFV-AGRONOMIA) (UFES – 1º lugar - AGRONOMIA) (UFLA-E.FLORESTAL) (UFV-E. AMBIENTAL) 20 - SARA MARIA ZANETE - (UFV - ENG. CIVIL) (UNIVIX-ENG. CIVIL) 21 - THALES ALTOÉ MOREIRA (UFV-E.QUIMICA) (UFES-E.QUIMICA) (UFES-E.ALIMENTOS) (UFRRJ-E.QUIMICA) 22 - VICTOR MARIANO BOTELHO (UFES-C.BIOLOGIC) (S.CAMILO- C.BIOLOGICAS)


SA O R S E Ã R A M I U G A L ESCO ÇÃO RECORDE NASS APROVA IDADES PÚBLICA UNIVERSS E ESTADUAIS FEDERAI

23 - PEDRO HENRIQUE Z. DA VITÓRIA (UNIFAL - BIOTECNOLOG) 24 - CRISTIANO CARVALHO MODESTO (IFES - INFORMATICA) 25 - NATHANI ZAMPIROLLI (UENF - FISICA) 26 - VIRGINIA TEIXEIRA FERRON (UENF-AGRONOMIA) (UENF-C.BIOLOGICAS) 27 - STEPHANIE MELO SOBRAL - UEMS - DIREITO 28 - ALOISIO ZAMBON PINHEIRO - FDCI - DIREITO 29 - ITARÉ VICTOR GALVÊAS GARRUTE (FDCI-DIREITO) (UEMS-DIREITO) 30 - JOÃO PAULO R. MACHADO - FDCI - DIREITO 31 - ROBERTA BRAVIM FABELO - FDCI - DIREITO 32 - TÁSSIA ROZA ALTOÉ - UCAM - DIREITO 33 - MARIANA LOMAR VERONEZ - (FACACCI- ADMINISTRAÇÃO) (S. CAMILO-ADMINISTRAÇÃO) (FUCAPE-ADMINISTRAÇÃO) 34 - AMANDA RIBEIRO ANDRE

(UVV-PSICOLOGIA) (UNIVIX-PSICOLOGIA) 35 - LEONARDO SANTOS DE PAULA - UVV - ENG.CIVIL 36- LETICIA ABREU DE OLIVEIRA (UVV-NUTRIÇÃO) (FAESA-PUBL.PROPAG) 37 - LUCAS ZAMPIROLE BRANDÃO (UVV - E.MECANICA) 38 - MONIELLY BELMOK HEMERLY (UVV - REL. INTERN) 39 - STÉFANI MAR ATHAYDE - UVV - ODONTO 40 - GIOVANA CARLA ZANETTE MACEDO (FDV-DIREITO) (UNIVIX-DIREITO) 41 - ELUANA CAMPOS BASTOS - FDV - DIREITO 42 - ANA LUÍSA JORGE CARARI (UNIVIX-ARQUITETURA) (UNES-BIOMEDICINA) 43 - LETÍCIA FELIPPE COELHO - UNIVIX - ARQUITETURA 44 - RAYANE OLIVEIRA DE CASTRO (S.CAMILO-PSICOLOGIA) (UNES-PSICOLOGIA)

45 - FERNANDA BELMOK JANUÁRIO - UNIVIX - ENG. CIVIL 46 - GABRIELA COSTA CHAMON - UNES - DIREITO 47 - ILLEN LUIZA PETERLE DE J. CARVÃO (UNES - ADMINISTRAÇão) 48 - RODOLFO DALVI SABINO - S.CAMILO - ENG.CIVIL APROVADOS – 2º ANO 49 - LUIZ RENATO V. MADOREIRA (UNICAMP - ENG. DA COMPUTAÇÃO) 50 - CHRISTIAN PEREIRA GOMES (UFPEL -MÚSICA) (UERJ-QUÍMICA) (UNIFESP - PSICOLOGIA) 51 - LETÍCIA SPOLADOR FERNANDES - UFRRJ - AGRONOMIA 54 - LETICIA SCANDIANI SOAVE - UFPEL - C. SOCIAIS 55 - JULIANA GOBETH CALENZANI - UFU - LICENCIATURA 53 - FRANCIANE BABISKI SANTOS - CANDIDO MENDES - DIREITO 56 - VITOR MESQUITA MACHADO - FAESA - ENG. COMPUT. 31 deVIANA Março de- FDCI 2012- ,DIREITO Leia > 21 57 - OSIAS SOARES FILHO 52 - BRUNO DE PAULA MAGANHI - FDCI - DIREITO


By

Cristiane Feu Olhar Fashion - Qualidade de vida em primeiro lugar

Contato: 28 9919-0049

22 > Leia,31 de Marรงo de 2012

olharfashion.com.br - twitter @olharfashion


31 de Marรงo de 2012, Leia

> 23


comportamento

dia da mentira

A mentira nossa de cada dia Na véspera do dia dedicado à ela, uma análise de como a mentira está presente na vida das pessoas.

Samantha Dias

É

quase impossível encontrar quem goste de mentira ou quem nunca tenha contado uma inverdade alguma vez na vida. Uma mentirinha pequena ou mesmo uma com proporções maiores, quase todo mundo já contou ou foi vítima dela. De fato, a vida não passa sem nenhuma mentira. A tradição do 1 de abril ser o Dia da Mentira, ou o dia dos Bobos, como é chamado também em alguns países, começou há muito tempo. Segundo as explicações mais aceitas para a origem dessa data, tudo teve início na França, no fim do século XVI. Naquela época, a festa de Ano Novo era comemorada no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera, se estendendo até o dia 1 de abril. Com a implantação do calendário Gregoriano para todo o mundo cristão, o dia 01 de janeiro foi instituído como sendo o primeiro dia do ano. Acontece que alguns europeus resistiram à mudança e mantiveram a comemoração na antiga data. Essas pessoas, consideradas tolas, serviram de alvo às brincadeiras de 1 de abril. A elas eram enviados presentes estranhos e convites de festas que não existiam. 24 > Leia,31 de Março de 2012

Anos mais tarde, os trotes se espalharam por todo o mundo e o primeiro dia de abril ficou conhecido como o Dia da Mentira. Nessa data, as brincadeiras e as enganações são mais aceitas. Porém, apenas refletem o que acontece no dia a dia.

O crescente uso da internet na atualidade faz com que o hábito de mentir se difunda ainda mais, tendo em vista a grande ocorrência do fenômeno nesse meio A psicóloga Tatiana Debona afirma que algumas mentiras podem fazer parte da vida das pessoas, desde que não se tornem um hábito e não prejudiquem terceiros. E acrescenta: “Muitas pessoas têm medo da verdade, por ela ser dura de mais, ou por simplesmente ser a verdade. Essas podem preferir a mentira”. Ela explica que essa situação é ainda mais comum entre casais. “Às vezes uma verdade pode desencadear uma discussão, então a pessoa prefere contar uma mentirinha para que o assunto não

se estenda muito. Outras vezes, o marido ou a mulher prefere não saber de toda a verdade do parceiro. É o caso da traição, por exemplo. Tem gente que prefere não saber se de fato foi traído”. Mas Tatiana ressalta que o peso da mentira e o que ela representa são muito relativos. Segundo ela, existem pessoas mais maleáveis, que aceitam certas histórias, enquanto outras são totalmente intolerantes. Ainda segundo a psicóloga, o crescente uso da internet na atualidade faz com que o hábito de mentir se difunda ainda mais, tendo em vista a grande ocorrência do fenômeno nesse meio. “Se com o envolvimento pessoal, que dá menos liberdade para enganação já é comum nos depararmos com isso, com a internet, tem-se maior liberdade e facilidade para mentir, consequentemente, as pessoas estão mais expostas à ela”, afirma. Há casos em que o hábito de mentir pode se tornar uma patologia. É a chamada Mitomania. “A pessoa que tem essa doença mente e acredita nas próprias mentiras. Ela não percebe o que faz, os outros que estão à sua volta que conseguem perceber”, esclarece Tatiana.


cultura

cinema

Luz, Câmera... Ação! A cidade hoje é uma referência cultural no estado, no que tange a produção de animações, documentários e curtas-metragem. Thiago Viana

N

os últimos anos, percebe-se em Cachoeiro o início de um movimento bastante intenso e qualificado em relação à produção cinematográfica, nos seus mais variados gêneros. São artistas locais que, muitas vezes, usam a cidade como cenário e inspiração, e vem se destacando nacionalmente nos festivais promovidos Brasil afora. Recentemente, estreou na Conferência Internacional de Quadrinho e Cultura Pop, no Rio de Janeiro, a animação ‘Sangue e Rosa’, que leva a assinatura dos jovens diretores cachoeirenses Diego Scarparo e Henrique Gomes (erradicado na cidade maravilhosa). O enredo traz

O cachoeirense multimídia Diego Scarparo é um dos diretores do curta ‘Sangue e Rosa’

influências dos anos 20, principalmente, de um filme chamado Nosferato (nome do vampiro protagonista desse clássico longa), e da realidade vivida nos morros cariocas pelos sambistas da época. O resumo da história é o seguinte: o vampiro Nosferato sai de navio em bus-

ca de sua amada em Londres. Porém, é surpreendido por uma tempestade e acaba aportando no Rio de Janeiro, mais especificamente, na Via Isabel. Na oportunidade, conhece o lendário e boêmio músico Noel Rosa, criatura tão noturna quanto ele. E o resto da trama se desembola a partir desse encontro. Produzido com recursos angariados junto a editais da Petrobrás e do Ministério da Cultura, ‘Sangue e Rosa’ será lançado em Cachoeiro no próximo dia 26 de abril, no mercado municipal, e a entrada será franca. O lançamento na capital Vitória está agendado para o dia 10 de Maio, no Museu de Arte do Espírito Santo. Outras datas para exibição fora do país também estão sendo confirmadas.

Equipe de produção reunida depois de mais um longo dia de trabalho.

Algumas cenas da animação ‘Sangue e Rosa’, que mescla computação gráfica com fantches de massa e outras experiências. 31 de Março de 2012, Leia

> 25


Paladar

sobremesas

Divulgação

Receita Sabayon de frutas vermelhas Ingredientes

4 gemas; 100 g de açúcar e mais para polvilhar; 100 ml de vinho branco doce; Frutas vermelhas (framboesas, amoras e morangos) Modo de preparo:

Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa bem clara, adicione o vinho branco e bata em banho-maria (fogo baixo) até que esse creme triplique de volume. Retirar a bacia do banho-maria. Apoiar em um pano de prato e bata até esfriar completamente. Distribua as frutas vermelhas em pequenas formas, cubra com o creme e reserve na geladeira. Na hora de servir, polvilhe um pouco de açúcar e queime com o maçarico.

Sobremesas com frutas Brasil é abençoado com um clima que permite que, na maior parte do ano, os brasileiros tenham uma grande variedade de frutas para agradar a todos os gostos. Sendo assim, é possível inventar os mais variados tipos

O

de sobremesas - basta lançar mão do que está disponível na fruteira e abusar da criatividade. Aprenda a fazer uma deliciosa sobremesa com frutas vermelhas e diversas outras opções você pode também encontrar em nosso site (www.revistaleia.com)

+ receitas entradas

Baden Bock

Pato de Pequim

Cerveja escura com sabor adocicado e notas torradas, amargor moderado e aroma suave de lúpulo. Combina com carnes vermelhas, pato, massas com molhos à base de carne e queijos gorgonzola, roquefort e reblochon.

INGREDIENTES 1 3/4 kg de pato; 1 colher(es) (sopa) de mel; 3 colher(es) (sopa) de molho de soja; 1 colher(es) (sopa) de óleo de gergelim; quanto baste de colorau; 2 colher(es) (sopa) de água

Divulgação

+ cervejas artesanal

Modo de preparo Coloque o pato em um escorredor de macarrão na pia. Despeje água fervendo por cima e repita o procedimento por mais 2 vezes. Pendure o pato de um dia para outro em lugar arejado e frio ou coloque sobre a grade da geladeira. Na manhã seguinte, em uma tigela pequena, misture o mel, o shoyu, o óleo de gergelim e o corante. Coloque o pato sobre uma grade em uma assadeira. Pincele

Restaurante Ferrari’s

“faça uma deliciosa sobremesa com frutas vermelhas”

por igual com a mistura de mel, reservando 1 colher (sopa), e deixe por pelo menos 1 hora. Pré-aqueça o forno a 200° C. Junte a água à mistura de mel restante e despeje através da cavidade do pato. Com espetos de carne ou palitos de madeira, feche a abertura. Asse o pato por 1 hora e meia, até que, espetando com um palito na junção da coxa, escorra um líquido claro. Retire o pato do forno e deixe em lugar aquecido por 10 minutos antes de trinchá-lo.

Preços especiais para empresas Self-Service de Segunda a Sábado

Av. Cristiano Dias Lopes, 05 - Gilberto Machado - Em frente a Rodoviária - 28 3517-7410

26 > Leia,31 de Março de 2012


31 de Marรงo de 2012, Leia

> 27


28 > Leia,31 de Marรงo de 2012


Revista Leia