Page 1


85 98822.5584 - 99713.3428 lederly@gmail.com lederly.com.br - issuu.com/lederly facebook.com/lederlycomics twitter: @lederlycomics

ESTA OBRA ESTÁ DISPONÍVEL APENAS PARA LEITURA ON LINE GRATUITA. É PROIBIDA SUA REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL PARA FINS COMERCIAIS, SOB O RISCO DE PENA DE ACORDO COM A LEI DE DIREITOS AUTORAIS.


2ª edição

fortaleza 2017


O tempo voa! Parece que foi ontem, mas a primeira vez em que coloquei o Tobias no papel foi por volta de 1995, quando então eu tinha apenas 16 anos. A ideia do menino de pijama que vive aventuras oníricas ao lado do seu ursinho de pelúcia já estava lá naqueles primeiros rascunhos, apesar de o propósito ser outro (veja as páginas extras no final do livro para saber mais). De lá para cá aconteceram muitas coisas. Criei outros personagens, escrevi outras histórias, produzi diversas ilustrações e deixei o Tobias um pouco de lado. Até que, mais ou menos em 2010 – não vou saber precisar o ano exato – folheei o caderno de rascunhos que continham os esboços do menino e resolvi fazer algumas histórias curtinhas. Apesar de gostar muito da premissa original, sabia que faltava alguma coisa para completar aquela criação. Foi então que bateu aquele "estalo" de basear as historinhas do Tobias nas canções de ninar e cantigas de roda da minha – e da sua – infância. De cara, veio o "Boi da Cara Preta"! Depois, "A Cuca vem pegar". E como gostei da brincadeira, acabei baseando a terceira historinha na canção "Sonho de Ícaro", do Byafra, uma das minhas preferidas da adolescência. É nesse clima gostoso de infância que o menino Tobias, ao lado do seu inseparável ursinho de pelúcia Potim, vive aventuras no mundo dos sonhos e precisa cumprir algum tipo de tarefa para poder acordar são e salvo em sua cama. E se você não tem medo de caretas, embarque agora no mundo do Boi da Cara Preta!

Lederly Mendonça



DEDICO AO MEU LINDO FILHO GABRIEL MENDONÇA, QUE ESTÁ SEMPRE NOS SONHOS DO PAPAI.


7


8


9


10


11


12


13


14


15


16


17


18


19


20


21


22





Em meados da década de 1990 eram publicadas por aqui duas hqs da dc comics que eu gostava bastante, o "Senhor Destino" e "Rapina e Columba", respectivamente, nas saudosas revistas DC2000 e Os Novos Titãs, da Editora Abril Jovem.

Em 1993 surgiu uma minissérie intitulada "Armageddon 2001" que pôs fim à dupla Rapina e Columba ao revelar que Rapina era o grande vilão da história. a hq da dupla foi cancelada na ocasião!

Mas o que isso tem a ver com o Tobias?

no auge da adolescência, tive uma ideia de como trazer os heróis Rapina e Columba de volta. E mais: de criar uma ligação com o Senhor Destino, já que Rapina era um avatar do Caos e Columba, da ordem e o supracitado Destino, um lorde da Ordem. O fio condutor da história – e do embate entre os três heróis – seria um menininho que teria o poder de viajar livremente pelos dois mundos, do Caos e da Ordem.

Dá uma olhada ali em cima e veja como foram os primeiros rabiscos, por volta de 1995. ao lado, o desenho do que seria a "capa" da minha hq.


A história começava com Tobias sendo chamado por uma figura enigmática para um mundo misterioso, juntamente com outras crianças.

O desenrolar dessa trama talvez jamais venha a existir para o público, mas o início da HQ você pode ver agora! Essas trÊs páginas foram desenhadas em 1995, quando eu tinha apenas 16 anos.


teaser de "tobias e o boi da Cara preta" divulgado em 2012.


aqui estão alguns estudos do visual do tobias. mesmo tendo-o criado há tempos, foi necessário rememorar os traços, inclusive para deixá-lo com esse visual mais "fofinho" com o cabeção!

como sou canhoto, geralmente desenho da direita para a esquerda. assim, considere o rascunho da direita como a primeiro (re)desenho que fiz do tobias.

o ursinho potim não mudou tanto. ele tem traços bem simples, sem dedos nas mãos, nem nos pés. o focinho enorme lembra um pouco um coala!

eis os primeiros esboços do boi da cara preta. apesar de não aparecer de corpo inteiro na historinha, precisei saber como seria.


o visual do boi da cara preta acabou ficando assim. bem assustador, por sinal!

aqui, algumas tentativas de criação do visual da casa do boi da cara preta. acabei achando interessante a ideia de uma casa incrustada em rochedos.


o primeiro rabisco da cuca não ficou muito ameaçador. já o gato de cima do telhado e a menina chorona saíram sob medida nesses esboços.

o segundo desenho da cuca ficou bem mais interessante. agora já podemos correr amedrontados!


a composição da capa da versão impressa do tobias começou com um pequeno rascunho chamado de "rafe".

em seguida, fiz um esboço um pouco maior que o tamanho normal da revista.

foi nesse esboço que fiz as colagens com pedaços de fotografias e tecidos e a pintura com tintas guache e aquarela.


acima, a capa finalizada da versão impressa lançada pela editora ornitorrinco em 2013.

ao lado, o aviso de porta que foi distribuído na ocasião do lançamento do álbum no fiq2013 (festival internacional de quadrinhos de belo horizonte).


quem sou eu Ilustrador, designer gráfico e diretor de arte nas áreas editorial e publicitária. Trabalhei como professor no Senac, Sesc, Rede Cuca, Porto Iracema das Artes e FANOR/Devry. Hoje, componho o corpo docente dos cursos de Design Gráfico, Design de Interiores, Arquitetura, Design de Moda e Publicidade & Propaganda do Centro Universitário Estácio do Ceará. Autor do livro A Espetacular Arte de Desenhar Quadrinhos (Editora SENAC Ceará, 3ª ed., 2013) e do livro infantil Tobias e o Boi da Cara Preta (Editora Ornitorrinco, 1ª ed., 2013). Participei do álbum MSP Novos 50 – Maurício de Sousa por 50 Novos Artistas (Panini Comics, 2011) com a hq "A Turma do Penadinho: Boasvindas!" e da coletânea Capitão Rapadura 40 Anos (Armazém da Cultura, 2013) com a hq "Os Fantasmas dos Gibis Passados". Autor da ilustração "Estrelinha Mágica" para o livro Mônica(s) (Panini Comics, 2013). Sou também ilustrador do caderno de economia Mercado Aberto do jornal Folha de S. Paulo e cartunista da Revista MAD.




Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.