Issuu on Google+


DEDICO ESTE LIVRO AO MEU QUERIDO FILHO GABRIEL, FONTE DE INSPIRAÇÃO DIÁRIA DESSE PAPAI CARTUNISTA.


PAPO DE

CAMELÔ

NO FINAL DE 2011, LÁ PELO DIA 22 DE DEZEMBRO, O JORNAL FOLHA DE S. PAULO ABRIU INSCRIÇÕES PARA O QUINTO CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO, COM O PROPÓSITO DE GARIMPAR NOVOS CARTUNISTAS PARA AS SUAS FILEIRAS. PODERIAM PARTICIPAR ILUSTRADORES AMADORES E PROFISSIONAIS DOS QUATRO CANTOS DO BRASIL, DESDE QUE CONSEGUISSEM ENVIAR AMOSTRAS DOS SEUS TRABALHOS ATÉ O DIA 25 DE JANEIRO DE 2012, PRAZO APERTADÍSSIMO DE POUCO MAIS DE UM MÊS. MAIS MOLEZA DO QUE ISSO, SÓ EMPURRANDO UM BÊBADO NUMA LADEIRA COM UMA BICICLETA SEM FREIOS (POR VIA DAS DÚVIDAS, É MELHOR NÃO TENTAR FAZER ISSO!).

8

COM SITUAÇÕES ATUAIS, E MANTER-SE RELEVANTE EM TEMPOS DE VELOCIDADES CADA VEZ MAIORES DE DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO? QUEIMEI AS DUAS PRIMEIRAS SEMANAS DO PRAZO EXPERIMENTANDO DIFERENTES ABORDAGENS NA CRIAÇÃO DOS CARTUNS. MAS FOI SOMENTE COM O SURGIMENTO DA IDÉIA DE CRIAR DOIS CAMELÔS, QUE O TRABALHO COMEÇOU A EVOLUIR DE FATO. OS ASSUNTOS QUE PERMEIAM O TEMA ECONOMIA PUDERAM, ENTÃO, SER TRATADOS SOB A ÓTICA DOS PERSONAGENS. E A GAG ESTAVA JUSTAMENTE NESSE MEIO DE CAMPO: DOIS CAMELÔS DANDO A SUA INTERPRETAÇÃO DOS FATOS ECONÔMICOS DO BRASIL E DO MUNDO. QUER COISA MELHOR?

MAS A MOLEZA NÃO ACABA POR AQUI! OS CARTUNS PRECISAVAM SER PAUTADOS NO TEMA ECONOMIA, JÁ QUE A SELEÇÃO ERA PARA O CADERNO MERCADO ABERTO, QUE TRATA JUSTAMENTE DE... ECONOMIA! E MAIS: CADA CONCORRENTE TERIA QUE ENVIAR SEIS TIRINHAS E TRÊS CARTUNS INÉDITOS. COM ISSO, FOI-SE EMBORA O NATAL E O REVEILLON! E O CARNAVAL, JÁ QUE OS VENCEDORES SERIAM ANUNCIADOS NO DIA 19 DE FEVEREIRO. QUEM É QUE CONSEGUE CAIR NA FOLIA COM TODA ESSA EXPECTATIVA?

E FOI ASSIM QUE SURGIRAM O ZÉ, VENDEDOR DE BOLSAS, CAMISAS, BONÉS E AFINS, E O SEU INSEPARÁVEL COLEGA DE CALÇADA, CHICO, DONO DE UMA BANQUINHA DE CDS E DVDS ("GENÉRICOS", CLARO!).

E ONDE ENTRO NESSA HISTÓRIA? QUANDO DECIDI ENCARAR O DESAFIO! LOGO DE INÍCIO, O TEMA, QUE JÁ ERA COMPLICADO DE ABORDAR EM TÃO POUCO TEMPO, COMEÇOU A MOSTRAR-SE UM VERDADEIRO PESADELO! COMO FAZER HUMOR SOBRE ECONOMIA,

NAS PÁGINAS A SEGUIR, VOCÊ VAI CONFERIR COMO FICARAM OS CARTUNS CRIADOS PARA O CONCURSO. EM SEGUIDA, FAREMOS UMA RETROSPECTIVA 2012 E 2013 DA HISTÓRIA DO BRASIL E DO MUNDO SOB A ÓTICA DA ECONOMIA. E DOS CAMELÔS, CLARO!

FOI UMA VERDADEIRA MARATONA, MAS QUE VALEU MUITO A PENA, JÁ QUE DESDE FEVEREIRO DE 2012 TENHO A GRANDE SATISFAÇÃO DE PRODUZIR CARTUNS PARA O CADERNO MERCADO ABERTO DA FOLHA.


9


10


11


esta última tirinha sobre a crise econômica na grécia foi desenhada antes da criação dos camelôs. posteriormente ela foi publicada na folha.

12


CRISES, CRISES, CRISES....

2012 FOI O ANO DAS CRISES, NÃO MUITO DIFERENTE DE 2011 E DO ANO ANTERIOR. ALIÁS, NÃO MUITO DIFERENTE DE TODA A DÉCADA, DIGA-SE DE PASSAGEM! O EURO DESPENCOU, OS EUA QUASE QUEBRARAM, A GRÉCIA QUEBROU, A FRANÇA AGONIZOU, A INGLATERRA ENTROU EM RECESSÃO E A ALEMANHA SEGUROU AS PONTAS, EMPRESTANDO DINHEIRO PRA TODO MUNDO!

14


15


16


17


ENQUANTO ISSO, POR ESSES LADOS... O BRASIL TENTOU SAIR INCÓLUME DA CRISE GENERALIZADA COM MEDIDAS ECONÔMICAS QUE MAIS PARECERAM MAQUIAGENS FEITAS NO PHOTOSHOP PARA ESCONDER RUGAS! O IMPORTANTE ERA MANTER O POVO COMPRANDO, NÃO IMPORTA COMO FOSSEM PAGAR! NO MEIO DISSO TUDO, O CASO CACHOEIRA CAMINHAVA PARA MAIS UMA RODADA DE PIZZAS E O JULGAMENTO DO MENSALÃO TOMAVA FORMA! A ALARDEADA “RIO MAIS 20” NADOU, NADOU E MORREU NA PRAIA, SEM A PRESENÇA DOS EUA! ENQUANTO ISSO, NOS NOSSOS VIZINHOS DE AMÉRICA DO SUL, A PALAVRA DE ORDEM ERA “ESTATIZAR”!

18


19


20


21


22


23


24


25


26


27


SAUDADES DA MAROLINHA!

O BRASIL BEM QUE TENTOU MAQUIAR OS EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA MUNDIAL POR ESSAS BANDAS, MAS QUANDO A CORDA ARREBENTOU JÁ NO COMEÇO DE 2013, FOI DE UMA VEZ. O QUE ERA APENAS UMA MAROLINHA, TORNOU-SE UM VERDADEIRO TSUNAMI. CRESCIMENTO EM QUEDA, JUROS EM ALTA, DÓLAR VALORIZANDO E A INFLAÇÃO FUNGANDO QUENTE NO CANGOTE DA PRESIDENTA! A SOLUÇÃO? COPA DAS CONFEDERAÇÕES! O GOVERNO SÓ NÃO ESPERAVA QUE O GIGANTE ACORDASSE JUSTAMENTE NESSE MOMENTO!

28


29


30


31


32


33


34


35


36


37


38

NA HORIZONTAL, TUDO É IGUAL!


39


40


41


42


43


44


NA BEIRA DA CALÇADA

AUMENTO DE IMPOSTOS, CORTE DE IMPOSTOS, REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO, AUMENTO DE TARIFAS, ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA, AUMENTO DA INFLAÇÃO, CRISE NA GRÉCIA, IMPOSTO DE RENDA, AUMENTO DOS JUROS... O CIDADÃO COMUM NÃO ESTÁ IMUNE AOS ACONTECIMENTOS ECONÔMICOS DO MUNDO. ALIÁS, NA MAIORIA DAS VEZES É O PRINCIPAL AFETADO! A CORDA ARREBENTA DO LADO MAIS FRACO, NÃO É MESMO? E O QUE TERIAM A DIZER SOBRE ESSES ASSUNTOS DOIS ESPECIALISTAS NO EXERCÍCIO DE SEU COMÉRCIO INFORMAL?

46


47


48


49


50


51


52


53


ERROS DE GRAVAÇÃO!

PRODUZIR CARTUNS DE ATUALIDADES É UM CONSTANTE EXERCÍCIO DE PESQUISA, JÁ QUE UMA NOTÍCIA QUE É DESTAQUE AGORA, PODE NÃO TER A MESMA RELEVÂNCIA DAQUI A MEIA HORA, O QUE DIRÁ DE UM DIA PRO OUTRO. AS IDEIAS ACABAM SEGUINDO A VELOCIDADE DESSE FLUXO DE INFORMAÇÕES E MUITAS DELAS ACABAM FICANDO DE LADO EM TROCA DE OUTRAS MELHORES OU MAIS PERTINENTES. É O CASO DESSA SELEÇÃO DE ESBOÇOS.

54


55


56


57


58


59


60


LEDERLY

POR LEDERLY

NASCI HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS E CRESCI ASSISTINDO AOS SERIADOS JAPONESES DA TV MANCHETE. RABISCO DESDE QUE ME ENTENDO POR GENTE E MEUS PRIMEIROS PERSONAGENS ERAM HERÓIS DE ARMADURA QUE COMBATIAM MONSTROS GIGANTES DENTRO DE ROBÔS QUE VIRAVAM NAVES (OU SERIA O CONTRÁRIO?). NUNCA FIZ OUTRA COISA NA VIDA ALÉM DE DESENHAR, EMBORA ALGUMAS PESSOAS DISSESSEM QUE ISSO NÃO DÁ DINHEIRO! ATÉ HOJE NÃO SEI SE TINHAM RAZÃO OU NÃO! AUTODIDATA, LOGO NA ADOLESCÊNCIA CONSEGUI UM ESTÁGIO DE ILUSTRADOR NA PREFEITURA DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA E NÃO PAREI MAIS. TRABALHEI EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE PASSANDO POR TODOS OS NÍVEIS, DE ARTEFINALISTA À DIRETOR DE ARTE, ATÉ QUE PASSEI A DAR AULAS DE DESENHO, PINTURA E QUADRINHOS NO SESC E NO SENAC. SOU FORMADO EM ARTES PLÁSTICAS PELO

CEFETCE E ESPECIALISTA EM ARTES VISUAIS: CULTURA E CRIAÇÃO PELO SENAC. EM 2010 LANCEI O LIVRO “A ESPETACULAR ARTE DE DESENHAR QUADRINHOS” PELA EDITORA SENAC (JÁ ESTÁ NA TERCEIRA EDIÇÃO) E EM 2011 FUI CONVIDADO A INTEGRAR O ÁLBUM “MSP NOVOS 50 - MAURÍCIO DE SOUSA POR 50 NOVOS ARTISTAS” (EDITORA PANINI) COM UMA HISTÓRIA DA TURMA DO PENADINHO. PUBLIQUEI O LIVRO INFANTIL “TOBIAS E O BOI DA CARA PRETA” EM 2013 PELA EDITORA ORNITORRINCO E PARTICIPO DA COLETÂNEA “CAPITÃO RAPADURA - 40 ANOS” (ARMAZÉM DA CULTURA, 2013) EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DO PERSONAGEM DO CARTUNISTA CEARENSE MINO. AH, TAMBÉM ESTOU NO LIVRO “MÔNICA(S) (EDITORA PANINI, 2013) QUE COMEMORA O CINQUENTENÁRIO DE CRIAÇÃO DA DENTUCINHA. ATUALMENTE SOU PROFESSOR DOS CURSOS DE DESIGN GRÁFICO, DESIGN DE INTERIORES E DESIGN DE MODA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ E CARTUNISTA DO CADERNO MERCADO ABERTO DA FOLHA DE S. PAULO.



3por5