Issuu on Google+

Volume 1, Edição 1

Abril 2014 Laureci T. Trzaskos de Souza

Atravesse na faixa Os ciclistas costumam trafegar na borda direita da pista e é muito comum o pedestre, quando quer atravessar a rua, dar A segurança no trânsito é responsabilidade de todos. Motoristas principalmente, pois estão mais protegidos e devem zelar pela integridade de ciclistas e pedestres, muito mais vulneráveis. Mas estes devem tomar seus cuidados também, respeitar as leis e evitar comportamentos que coloquem suas vidas em risco. As dicas de hoje são para os pedestres. Fique atento! O principal conselho para os pedestres é prestar bastante atenção no trânsito, principalmente em relação à aproximação de bicicletas, já que estas não fazem barulho e são bem menores que um carro, portanto mais difíceis de serem notadas.

um passo para fora da calçada antes de olhar para os lados. Mas, muitas vezes, vem por ali uma bicicleta, e o descuido do pedestre pode causar um grave acidente com sérias consequências para ambos. Ocorre também com frequência, quando o trânsito está parado, de o pedestre atravessar a rua passando por entre os carros e, às vezes, ao cruzar em frente a um ônibus ou caminhão, não percebe que do outro lado vem um passando um ciclista (este problema é muito comum também com motos). Sempre que possível, o pedestre deve respeitar a sinalização e cruzar a rua sobre a faixa apropriada. Quando não houver faixa, deve redobrar sua atenção.


Espaço compartilhado As faixas compartilhadas para ciclistas e pedestres não são muito comuns, mas quando for o caso, ambos devem ficar bastante atentos, especialmente o ciclista, que deve trafegar em baixa velocidade e sempre dar a preferência. Use a calçada

O pedestre, por sua vez, deve evitar

Também é muito comum o pedestre

mudanças bruscas de direção e observar

caminhar pela borda da rua. Em algumas

sempre a aproximação de alguma bicicleta

situações isto é aceitável – quando não há

quando quiser atravessar a via.

calçada ou quando esta está intransitável, por exemplo -, mas deve-se tomar muito cuidado e observar a aproximação do ciclista. Pode acontecer de ele estar entre um automóvel e a guia, sem espaço para

Crianças devem andar sempre de mãos dadas com um adulto, que deve zelar para que elas caminhem em linha reta, também sem mudar repentinamente de direção.

manobras, e a presença do pedestre na rua pode causar um acidente. Respeite a ciclovia Nenhuma ciclovia existe ocupando o espaço de passagem do pedestre. Há sempre uma calçada ao lado. A ciclovia é dos ciclistas, e às vezes também dos skatistas e patinadores, e não deve ser usada por pedestres, principalmente com carrinhos de bebê – o que, infelizmente, não é raro em ciclovias.

A maioria dos acidentes são causados pelos motoristas. As principais razões destes acidentes são: Alcoolismo - nunca beba em excesso antes de dirigir. Se passar das medidas entregue o carro para alguém que esteja sóbrio, ou fique estacionado até a bebedeira passar. Excesso de velocidade - procure se programar para não ter que se apressar na hora de cumprir seus horários.


Desrespeito à sinalização - preste atenção às placas. Elas existem para coordenar o trânsito e fazer com que todos trafeguem com segurança. Se você furar o esquema, tudo se complica e os riscos de acidentes são maiores. QUANDO A CULPA É DO PEDESTRE. Grande parte dos acidentes é provocada pela desatenção dos pedestres. Procure andar corretamente, para poder chegar mais longe, ou, simplesmente chegar. Os maiores erros dos pedestres são: Atravessar fora da faixa - procure andar na linha atravessando sempre na faixa de segurança. Se não houver nenhuma por perto atravesse linha reta, somente depois de olhar para os dois lado e certificar-se de que não vem carro. Imprudência- nenhum ser humano normal é provido de superpoderes, por isso, evite disputar velocidade com os carros. Atravessar apressadamente na frente de um deles pode ser fatal. Espere a melhor hora e atravesse. Quem tem pressa nem sempre alcança. Desatenção - quem vive no mundo da lua enquanto anda nas ruas, corre sério risco de chegar mais rápido ao céu. Quando sair por aí, procure ficar atento aos locais por onde anda. Pode ser que no seu caminho passe algum motorista irresponsável e se você estiver distraído, não dá nem tempo de anotar a placa.

Referências Bibliográficas:

  

www.webbibers.com.br/blog

http://portaltailandia.com.br/noticia/p refeitura-de-tailandia-lancacampanha-de-transito/ http://www.transitolegal.com.br/transi tolegal/pedestre.htm


A Escola Felício Francisquiny está localizada no bairro da Chapada, atende alunos das vilas Ildemira, Jardim Planalto, Colônia Gertrudes, Colônia Moema e Taquari dos Polacos. Conta com 150 alunos incluindo turmas de Educação Infantil até 5º ano. Nesse ano (2014) a escola passou a atender as crianças em Período Integral, com diversos projetos, envolvendo Língua Portuguesa, Matemática, Jardinagem, Acompanhamento de tarefas, Dança, Teatro e Apoio aos alunos com dificuldade de aprendizagem.


Laureci - atividade 03