2 minute read

Plano de Massas

1º Estudo em plano de massas Fonte: Autora, 2019

Advertisement

2º Estudo em plano de massas Fonte: Autora, 2019

No primeiro estudo de desenvolvimento em plano de massas, o Centro de Acolhimento se desenvolvia em um único bloco, localizado no meio do terreno em meio à vegetação.

No segundo estudo realizado, os blocos de serviço, recreação e administração encontravam-se em primeiro plano no terreno, fazendo com que o bloco dos dormitórios ficasse perpendicular ao bloco principal.

3º Estudo em plano de massas Fonte: Autora, 2019

4º Estudo em plano de massas Fonte: Autora, 2019

No terceiro estudo ainda em plano de massas, as áreas de serviços, recreação e administração, continuavam no bloco principal porém o bloco dos dormitórios estaria desmembrado, criando-se duas torres paralelas ao bloco principal que estariam localizadas em segundo plano no terreno.

No quarto estudo foram realizadas as modificação nos blocos de dormitórios, fazendo que com eles continuassem em dois blocos, mas um perpendicular e o outro paralelo ao bloco principal.

5º Estudo em plano de massas Fonte: Autora, 2019

Na quinta proposta, depois de aprofundar o estudo do entorno e as condições do terreno, foi proposto uma forma que permitisse que o bloco dos dormitórios tivesse uma vista ampliada da cidade, já que o terreno é o ponto mais alto da área.

A partir do formato adotado no bloco dos dormitórios foi possível evitar com a insolação atingisse toda a fachada do edifício, ampliando o conforto térmico no interior do edifício.

Ainda que esse formato gere a necessidade de circulação horizontal extensa, por vezes associada as circulações hospitalares, a solução nessa proposta é que a mesma proporcione uma vista, atrativa e agradável para área externa onde estará acontecendo atividades coletivas.

O bloco onde acontecem as principais atividades do centro de acolhimento, continua em primeiro plano, sendo o primeiro edifício a ser acessado pelo hospedes e visitantes.

This article is from: