2 PLÁSTICAS
8
SALVADOR SEXTA-FEIRA 14/3/2014
CRIANÇAS
Envie o texto ATCULT para o número 50010 e receba informações diárias sobre a agenda cultural. Operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo. R$ 0,10+imp. por msg (1/dia).
Envie o texto ATCULT para o número 50010 e receba informações diárias sobre a agenda cultural. Disponível para Claro, Oi, TIM e Vivo. R$ 0,10+imp. por msg (1/dia).
ARTE CONTEMPORÂNEA Trabalho vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2012/2013 estará exposto a partir de hoje na Galeria Solar Ferrão
Exposição O Suicídio de Meu Pai retrata o luto de um fotógrafo André Penteado / Divulgação
LARA PERL
Quando André Penteado recebeu a notícia da morte de seu pai morava em Londres, em 2007. Em um momento de dor e confusão, a sua reação foi colocar um filme preto e branco na sua câmera analógica e sair para andar um pouco, tentando digerir tudo aquilo. Este ato natural de fotografar acompanhou todo o seu processo de luto e resultou no ensaio O Suicídio de Meu Pai, vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2012/2013 na categoria Livre Temática e Técnica. Hoje, a partir das 19h, a exposição do trabalho, que já passou por Buenos Aires e Londres, chega ao Brasil e será inaugurada na galeria Solar Ferrão, no Pelourinho.
Desdobramentos
Luto
Nas imagens, é possível acompanhar três momentos do luto vivido pelo fotógrafo. O primeiro é a dor e o choque pelo recebimento da notícia, passando pelo velório e funeral com seus familiares. A segunda etapa do ensaio é o processo de despedida vivido nas semanas seguintes, quando ele experimentou as roupas do pai e resolveu fotografar a si mesmo vestindo-as. Quando viu os cabides vazios jogados no estúdio, também decidiu fazer uma série de registros. A última parte representa as consequências emocionais da perda a longo prazo. O artista reuniu imagens que fotografou no seu entorno e cotidiano ao longo dos anos seguintes. “É um trabalho sobre o impacto do suicídio na vida de pessoas próximas a quem se
Exposição Acervo MAB – Coleções
Mostra do acervo de pinturas, artes decorativasdosséculos18e19,porcelanasorientaise europeias, cristais e outros objetos de coleções como a do ex-governador da Bahia Francisco de Góes Calmon. Museu de Arte da Bahia – Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória (3117- 6903). Ter a sex, das 13h às 19h; sáb, dom e feriado, das 14h às 19h. Exposiçãopermanente.
Árvore do Conhecimento
A mostra da artista plástica Tina Melo se baseia nas histórias que rondam a vinda dos negros africanos para o Brasil no processo de colonização. Através de videoinstalação, Tina narra o ritual do esquecimento das raízes e identidades para então atravessar o Atlântico. As voltas dadasporhomensemulheresna‘ÁrvoredoEsquecimento’antesdoembarqueemOuidah,noBenin,seriamresponsáveispeloesfacelamentoda memória,comonumtipodeapagadorcapazde anularaslembrançasetornaressaspessoassuscetíveis ao trabalho escravo sem que viessem a se rebelar.Centro Cultural Plataforma – Praça São Brás, Plataforma. Ter a sex, das 9h às 20h, sábedom,das10hàs17h.Até12deabril.
Ave Aves
Instalação de Chico Liberato ocupa a área de acesso do aeroporto e mostra painéis que ressaltamabelezaeascoresdasavesgenuinamentebrasileiras,tãopresentesnaculturaindígena, uma das fontes de referência na obra do artista. Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães. Horário de funcionamento do aeroporto.Exposiçãodelongaduração.Até23 demaiode2014.
Azulejos de Udo
Coleção do ceramista Udo Knoff, os mais de 300 azulejos que compõem a mostra apresentam umpanoramadaarquiteturadeSalvador.Otrabalho constrói uma leitura histórica sobre as especificidades do cenário urbano. A mistura de história e arte, somada ao trabalho rebuscado da coleção, contextualiza o papel social e artísticodacerâmica–legadodotrabalhodoceramista alemão, Udo Knoff. Museu da Cerâmica Udo Knoff – R. Frei Vicente, 3, Pelourinho (31176388). Entrada franca. Ter a sex, das 12 às 19h; sábedom,das12às17h.ExposiçãoPermanente.
Bahia – Litoral e Sertão
Postais e fotos do início do século 20 retratam a relação econômica e social entre o litoral e o sertãobaianos.MuseuTempostal–R.Gregóriode Mattos,33,CentroHistórico(3117-6383).Tera
voluntário. “Não tinha uma explicação para fotografar, acho que queria me ocupar e entender tudo aquilo. Sendo fotógrafo é assim que eu lido com essas questões, sempre fotografei muito o meu cotidiano”, revelou. Ele relembra, por exemplo, o momento em que precisou se desfazer dos pertences do seu pai e decidiu experimentar todas as duas roupas. “Eu senti o perfume dele, as roupas ainda estavam com cabelos. Foi uma sensação muito intensa, como se ele estivesse ali e eu precisasse me despedir”, disse.
André Penteado vestindo roupas que pertenciam ao seu pai
“Busco sempre explorar questões universais a partir da minha vivência pessoal” ANDRÉ PENTEADO, fotógrafo
sex,das12às18h;sábedom,das12às17h.Entradafranca.Exposiçãopermanente.
Brasil e Holanda – Paz e Justiça
AexposiçãotrazàtonafatoshistóricosentreBrasil e Holanda, a partir do tema Relembrar, Refletir e Reagir. A primeira parte da mostra aborda a história de João Maurício de Nassau e sua influência no Brasil no século 17. A segunda parte integraaexposiçãoAnneFrank:umahistóriapara hoje, que traz uma perspectiva cronológica paralela entre a vida de Anne Frank, a Segunda GuerraMundialeoHolocausto.Emumaterceira parte, estão expostos os painéis relacionados à Cidade de Haia, conhecida como a Cidade InternacionaldaPazedaJustiça.PraçaCentraldoSalvador Shopping (piso L1). De seg a sáb, das 9h às 22h e dom, das 12h às 21h. Entrada Franca. Até26demarço.
É Tropical, Inclusive
O MAM-BA revisita seu acervo, com uma leitura alternativa da relação entre o nosso clima e a nossa forma de viver – a Tropicologia, a exposição ocupa todo o casarão do MAM-BA com 25 obras de diferentes artistas, entre eles os baianosJuraciDóreaeJuarezParaíso,alémdeTomie Ohtake e Tarsila do Amaral. Casarão do MAM – Av. do Contorno, s/n, Solar do Unhão. De seg a sex, 14h às 18h. Entrada franca. Até 18 de março.
Exposição de Moedas, Medalhas e Condecorações
Aexposiçãoapresentaahistóriadodinheiroem três eixos temáticos: a história do Banco Econômico, através de pinturas, mobiliário e objetos de época; as primeiras moedas que circularam no mundo; e as melhadas e condecorações, nacionais e extrangeiras, artisticamente trabalhadas em diversos lugares do mundo. Museu Eugênio Teixeira Leal – Rua do Açouguinho, 01, Pelourinho.Terasex,das9hàs18h,sábedom, das13hàs17h.EntradaFranca.
Insólitos
O artista-grafiteiro Samuca Santos utiliza em seus trabalhos figuras humanas mascaradas e as árvores secas para fazer uma reflexão acerca das questões pertinentes à sociedade contemporânea,ondesomosobrigadosavestirmo-nos com as nossas máscaras diariamente e montamosumatorimaginário,ocultandonossasreais identidades. Teatro Gamboa Nova – Largo dos Aflitos, Centro. qua a sáb, das 16h às 20h, e dom, das 14h às 18h. Entrada franca. até 30 de março
Maquetes Teatrais
A exposição Maquetes Teatrais é composta elementos de cena e de maquetes de cenários de
suicidou. Sentimos um misto de culpa e raiva, ficamos pensando no que poderíamos ter feito para evitar e por que a pessoa fez aquilo com você”, contou Penteado, em entrevista por telefone. O fotógrafo explica que, apesar de hoje parecer algo organizado e racional, foi um processo intuitivo, natural e in-
peças teatrais encenadas em Salvador e de maquetes cenográficas produzidas por alunos de cenografia. Casa Preta - Rua Areal de Cima, 40, Dois de Julho. Informações 9127-8649. Entradafranca.Até30demarço.
Memória da Cor
O artista visual sergipano Márcio Santana apresentasuaspinturas,sobacuradoriadeCésarRomero. As pinturas revelam um exercício de contemplaçãoeinteligênciavisualesãoresultantes deumexaustivotrabalhodepesquisacromática e de texturização. A exposição poderá ser visitada de segunda a sábado, até 30 de março. Galeria Acbeu – Av. Sete de Setembro, 1883, Corredor da Vitória. Seg a sex, das 14h às 20h, e sáb das 16h às 20h. Abertura hoje, às 19h. Entrada franca.
Luz Negra
A mostra Luz Negra, reúne 20 fotos em grandes proporções do fotógrafo baiano Robério Braga. As imagens que compõem Luz Negra, todas em pretoebranco,revelamaspectoscotidianoseculturaisdetrêstribosdoQuênia(quetambémhabitam o norte da Tanzânia): Maasai, Pokot e Samburu.MuseuCarlosCostaPinto-AvenidaSetede Setembro, 2490, Vitória. 3336-1662 . Seg a sex, das14h30às18h30;sáb,das14h30às17h30.
Mulher Porcelana também Quebra Louça
Duranteomêsdamulher,amostradiscuteosvalores de gênero e comportamento estabelecidossocialmente.Utilizandoocorpocomotraduçãodecaracterísticasdapersonalidade,compara poeticamente a composição química da porcelana com as variações da alma feminina. MuseuEugênioTeixeiraLeal–RuadoAçouguinho, 01, Pelourinho. Ter a sex, das 9h às 18h, sáb e dom,das13hàs17h.EntradaFranca.Até30de março
O Castelo de Berlim – Fórum Humboldt
Na mostra, a Fundação Castelo de Berlim – Fórum Humboldt, apresenta o mais importante projeto cultural da Alemanha. Com a reconstrução do Castelo de Berlim no centro da cidade, o projeto será um complexo de museus, biblioteca e universidade. A exposição também retoma a história do tradicional edifício. Instituto Goethe (ICBA) – Av. Sete de Setembro, 1809, Vitória.Segasex,das9às13h,esáb,das9hàs13h. Entradafranca.Até10deabril.
O Suicídio de Meu Pai
Vencedor da categoria Livre Temática e Técnica do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2012/2013, o paulista André Penteado utiliza fotografiaevídeoparacompreenderediscutiro impacto psicológico que o suicídio de uma pes-
Depois que voltou para Londres, André Penteado começou a frequentar um grupo de apoio para familiares de suicidas. Conhecendo pessoas que passaram pelo mesmo que ele, começou um trabalho para que eles expressassem seus sentimentos. “Foi quando cheguei a conclusão de que compartilhar o trabalho teria uma função social. Depois da primeira exposição, recebi ligações de pessoas que estavam em depressão, pensavam em se suicidar ou mesmo que perderam alguém próximo. Às vezes, um tema tão pessoal pode dialogar muito”, considera. Uma das partes deste trabalho também irá integrar a exposição. É um vídeo que mostra as mãos dos participantes, enquanto eles falam o que sentem. André é quem faz o último depoimento. EXPOSIÇÃO O SUICÍDIO DE MEU PAI / GALERIA SOLAR FERRÃO, PELOURINHO / ABERTURA HOJE ÀS 19H / VISITAÇÃO DE TER A SEX, DAS 12H ÀS 18H / SÁB E DOM, DAS 12H ÀS 17H. ATÉ 4 DE MAIO
soaprovocaemseusfamiliares,apartirdosuicídiodeprópriopai,em2007.Nasimagens,registram-setrêsmomentosdoluto:adoreochoque pelo recebimento da notícia, passando pelo velório, o processo de despedida vivido nas semanasseguinteseasconsequênciasemocionaisda perda a longo prazo. Galeria Solar Ferrão – R. Gregório de Mattos, 45, Pelourinho (3117-6743). Ter a sex, das 12h às 18h; sáb e dom, das 12 às 17h. Entrada franca. Até 4 de maio
Programe-se Aventuras Musicais
OmusicalinfantilPalavraCantadaretornaaSalvador com o espetáculo Aventuras Musicais. O showtemdireçãodadramaturgaMaríliaToledo e apresenta uma viagem ao universo musical e infantil da Palavra Cantada. Sandra Peres e Paulo Tatit - “Sandreca e Pauleco”, cantam, dançam e interagem como público e seus brincantes. No repertório,releiturasdeLeãozinho(CaetanoVeloso) e O Vira (Secos e Molhados), as novas músicas como Músicos e Dançarinas e Estamos Juntos, além de sucessos como Sopa, Rato e Vem DançarcomaGente.TeatroCastroAlves–Praça Dois de Julho, s/n. Campo Grande (33320614).R$100eR$50(filasAaP),R$80eR$40 (Q a Z6) e R$ 60 e R$ 30 (Z7 a Z11) Dias 5 e 6 de abril,17h.
Remendo Remendó [ GRÁTIS ] ApeçafazpartedofestivalBahiaemCenaAnoII, e sua história se passa em uma pequena cidade do interior do Brasil, onde o prefeito lança um festival de contadores de histórias. Para tanto, elereúneasmelhoresmentesdaregião:seusfilhos,aextrovertidaPorciaeointelectualCorisco, o sábio Sr Firmino e o divertido Alexandre. Na disputa por uma colher de ouro e um boi, todos se desdobram contando suas melhores histórias numa disputa pelo prêmio. Praça São Bras Plataforma. Sáb e dom, 16h. | Praça Campo Grande - Centro. Dias 22 e 23, 16h. | Largo da Mariquita-RioVermelho.Dias29e30,16h.
Teatro A Galinha Cocoroca Cocó
Adaptação e Direção: Gil Santana. Dona cocoroca Cocó é uma galinha muito solitária e simpática,masmuitoqueridaportodosdafazendaVale Feliz. Tudo muda quando ela recebe uma carta misteriosa. Todos querem saber o que tem dentro da cartinha, mas dona ela insiste em não abrirchamandoaatençãodetodosedespertando a curiosidade de toda bicharada. Até sua imã Coqueluxo, sai da cidade pra ver a tal misteriosa que dizem que veio de muito longe. Mas a galinhaserecusaaabriracartinha.TeatroGilSantana no Caballeros de Santiago – R. Praia da Paciência, Rio Vermelho (3489- 2917). R$ 40 e R$ 20.Sáb,domeferiado,17h.
A Roupa Nova do Rei
Adaptação e Direção: Gil Santana. Um rei muito vaidoso só pensa em roupas e desfiles, esquecendo so seu reino e do seu povo. Até que aprecem dois malandros muito espertos, disfarçados de costureiros dizendo possuir o mais belo e mágico tecido que existe, que só pode ser visto pelas pessoas inteligentes e capacitadas para suasfunções.Todosentramempânico,poisninguém consegue ver, nem o rei. Mas todos fingem que veem , até o grande desfile, quando umacriançagritaempraçapublicaqueoreiestá nu. Teatro Gil Santana no Caballeros de Santiago–R.PraiadaPaciência,RioVermelho(34892917).R$40eR$20.Sáb,domeferiado,16h.
O Coelhinho que Queria ser Pretinho
Adaptação e Direção: Gil Santana. Um coelhinho branquinho muito esperto e ingênuo vai morarnumacidade,aondeconheceumamenina bem pretinha de quem fica amiga e ele resolve que quer ficar pretinho também. Usando de tudoparaficarpretinho,elesepintadepreto,come jabuticaba, toma café, come feijoada ,até descobrir que tanto as pessoas quantos os bichosjánascemcomamágicadamisturadeseus parentesnapele.Ficandofascinadoporisso,ele sai em busca de formar sua família. Teatro Gil SantananoCaballerosdeSantiago–R.Praiada Paciência, Rio Vermelho (3489- 2917). R$ 40 e R$20.Sáb,domeferiado,15h.
Os Saltimbancos da Esperança
Direção: Andréa Elia. Livre adaptação de Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Griimm, recria novos personagens do imaginário das histórias infantis, a exemplo do gato de Alice no País das Maravilhas que surge nessa montagem como a gatadeCheshire,assimcomoaGatadeBotasea Bat Gata. A história passa a ser contada por 2 jumentos, 2 cachorros, 3 galinhas, 6 gatas e 1 gato. O espetáculo apresenta uma série de situa-
ções engraçadas, nas quais os personagens lutam para manter a sobrevivência de um circo ameaçadodeextinção,jáqueascriançasquesó se interessam por televisão e internet. Teatro JorgeAmado–Av.ManoelDias,Pituba.R$50e R$25.Sábedom,às16h.
Os Três Porquinhos
Adaptação e Direção: Gil Santana. Com Gil Santana, Guilherme Guido Junior , Gilberto Reys, Victor Hugo Carvalho, Gilberto Reis, Luca Oliveira, Caê Miranda. A história acontece em uma fazenda na entrada de uma floresta. Os porquinhos vão ao piquenique, quando encontram o Caçador atrapalhado Chico Chicó, que lhes avisamqueolobomaufugiudozoológicoequeestá solto. Teatro Gil Santana no Caballeros de Santiago – R. Praia da Paciência, Rio Vermelho (3489- 2917). R$ 40 e R$ 20. Sáb, dom e feriado,18h.
Lazer Game Station – Bela Vista
O Game Station do Bela Vista conta com um leque de opções para divertir pessoas de todas as idades. O espaço oferece equipamentos como carrossel, simuladores de aventura, esportes, entreoutros. Shopping Bela Vista – Rua dos Rodoviários, Cabula. O acesso aos brinquedos custa de R$ 0,90 a R$8. Às terças, algumas máquinas têm desconto de 50% no preço da jogada. Seg a sáb, das 9h às 22h; dom, das 11h às 21h.
Game Station – Paralela
Com cerca de 1.500 m² de instalações modernas e muita tecnologia, o espaço entre tém crianças e a dultos nos simuladores, máquinas de corrida,carrossel e bumpercar. Shopping Paralela – Piso L2, Av. Paralela (3366-2535). O acesso aos brinquedos custa de R$ 0, 90 a R$ 7. Segasáb,das9hàs22h;dom,das12hàs21h.
Museu For The Children
O espaço totalmente dedicado às crianças é compostoporsaladeleitura,deciência,parafazer bolhas de sabão, onde acontecem contação de histórias e outras atrações para a meninada. Colina A, R. do Mangalô, s/n, Patamares (3367-0790). R$ 25 por criança (com direito a acompanhante)ouR$20paraquemlevardoação(roupas,brinquedoseoutrosobjetosinfantis). Ter a sex, de 9h às 15h. Sáb, das 9h às 14h; dom,das10hàs15h.
Pinte no MAM [ GRÁTIS ] OprojetoPintenoMAM,deautoriaecoordenação do artista plástico Maninho, proporciona lazer a toda família, através da pintura livre. Ao longo do comprido mural que é pintado são colocados banquinhos com a paleta de tintas e umavasilhacomágua.MuseudeArteModerna da Bahia – Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão (3117-6065).Dom,das15hàs18h.
Pista de Patinação In-line Roller Skating
Combinando velocidade com diversão, a patinação in-line é uma opção saudável para curtir comamigosefamília.Osadeptosàmodalidade encontram, na atividade, diversos benefícios. Através da ação, o corpo trabalha o equilíbrio, a coordenação motora, a concentração, o condicionamentofísico,aresistênciamuscular,aagilidadeeosreflexos.2ºpisodoShoppingBelaVista.R$15(30min),R$25(1h).Nasquartas,estudantes têm desconto: R$10 (30min); R$ 230 (1h).Segasáb,das9hàs22h,edomeferiados, das12hàs21h.
Playland
A área de diversão dispõe de brinquedos infantis, com uma mini montanha-russa ejogos eletrônicos para todas as idades.3º piso do ShoppingIguatemi–Av.TancredoNeves,148,CaminhodasÁrvores(3450-8133).OcustovariaentreR$1,80eR$5,20.Segasáb,das10hàs22h; edom,das10hàs21h.
Zoológico [ GRÁTIS ] O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas tem 250 mil metros quadrados de área. Entre as suas principais atrações estão os 1.225 animais, distribuídosem86espéciesdeaves,38espéciesde mamíferos e 28 espécies de répteis. Rua Alto da Ondina, s/n, Ondina (3116-7954). De ter a dom,das8h30às17h.
Onde
Ondeéotítulodamaisnovaexposiçãodepinturas de Rosa Alba. A arquiteta de formação, Rosa Alba, por meio da sua arte, explora imagens de espaços arquitetônicos que ela chama de Urbis. Esses espaços podem não ser localizados geograficamente e registram um olhar particular expresso com ênfase nas cores e linhas curvas. Galeria Nelson Daiha, Senac Pelourinho – Largo do Pelourinho. Seg a sáb, das 9h às 17h. Entradafranca.Atéodia15.
projeto brasil apresenta
O Que é Teatro?
A exposição O que é o Teatro? foi produzida pelo ProgramaTerritórioArtes,daDirecçãoGeraldas ArtesdoMinistériodaCulturadePortugal,eestá em Salvador sob a tutela do Ateliê Cenográfico Maurício Pedrosa. Os painéis apresentam textos didáticos, fotografias e ilustrações coloridas eempretoebranco,sobreosaspectosmaisrelevantes dos mais de 2.500 anos da história (ou histórias) do teatro, desde a Grécia até a atualidade.CasaPreta-RuaArealdeCima,40,Doisde Julho. Informações 9127-8649. Entrada franca.Até30demarço.
companhia brasileira de teatro
Todo Brasileiro
Amostraécompostapor22painéiseregistrode maisde30fotógrafosecontacomareprodução do mapa histórico “Atlas de Fernão Vaz Dourado” de 1571, cedido pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. A exposição tem ainda outros importantes documentos sobre o Brasil, que foram cedidos pelo Projeto Acervo Documental Histórico da Secretaria do PatrimôniodaUnião.FaroldaBarra–ForteSanto Antonio da Barra, Salvador, Centro. Ter a dom, das 9h às 19h. Entrada franca. Até 23 de março
Valorização da Mulher no Campo
A exposição foi montada a partir de fotos do acervo fotográfico da EBDA, que retratam o trabalho de mulheres do campo, com atividades agropecuárias e de economia criativa. Instituto Mauá–RuaGregóriodeMatos,27,Pelourinho, Centro Histórico. Diariamente, das 9h ás 18h. Atéodia21.demarço.
Isso te Interessa?
14 e 15 mar’14 sex e sáb 20h Ingressos R$ 30 e R$ 15
Descartes com Lentes 16 mar’14 dom 11h Entrada Franca Teatro Martim Gonçalves | Rua Araújo Pinho, 292
www.companhiabrasileira.art.br produção local
patrocínio
Não recomendado para menores de 18 anos