2 minute read

memórias do esporte

Partida Inaugural do ESPORTE CLUBE INDEPENDENTE, realizada no antigo Estádio 14 de Dezembro – dia 29 de abril de 1956. Na oportunidade, empatou com o Juventus Futebol Clube pelo placar de 2x2.

FOTO/em pé, da esquerda para a direita: o segundo é Pedro Becker; o quarto Edson Mazzaferro; o sexto Breno Palma; o sétimo Jandir Formighieri. Agachados: o primeiro é Salathiel Machado e Silva. Os restantes não foram identificados.

Advertisement

A particularidade do nome “Independente” se dava por conta de que o time era formado exclusivamente por jogadores solteiros. Foi uma entidade com poucos anos de duração, por uma questão muito óbvia: Era um time formado por jogadores jovens e talentosos que marcaram sua época, time char-

CLUBE ATLÉTICO TOLEDANO (1959) – Em pé/da

esquerda para a direita: Barbosa, Orlando Atkinson, Wilmar Ribeiro, Tigrinho, Plácido Comerlatto, Luiz Arrosi, Roberto Sérgio Kloekner e Hélio Barbieri; Agachados: Oscar Rafael Ruaro, Vítor Beal, Benvenutti, Guido Scherer e Dirceu.

Este clube adotou o uniforme do Clube Atlético Paranaense (vermelho e preto) e começou com um time de jogadores jovens. Posteriormente, Armelindo Angeli, ao assumir a presidência, formou uma equipe de jogadores semiprofissionais. Armelindo ficou muito conhecido na época por contratar atletas que jogavam a troco de algum salário, inclusive importando jogadores do Paraguai; por arcar moso que a torcida feminina adorava. Desta forma, logo a grande maioria estava comprometido com alguma donzela da cidade.

Algumas lembranças desses atletas: Pedro Becker foi o primeiro presidente do Clube Náutico de Toledo, falecido recentemente no mês de abril do corrente ano; Edson Mazzaferro e Salathiel Machado e Silva eram filhos do destacado pioneiro Arthur Mazzaferro (Edson morou pouco tempo em Toledo, para seguir carreira de paraquedista no Rio de Janeiro); Jandir Formighieri casou-se com Clenar Viezzer, pessoa que no final dos anos quarenta, quando com quase tudo do seu próprio bolso, teve sérias consequências no seu financeiro particular. Porém, podemos afirmar que marcou sua época com memoráveis feitos e glórias.

Mais à frente, este clube alterou seu nome para CLUBE ATLÉTICO RECREATIVO INTERNACIONAL (CARI).

A sede desta entidade ficava na Rua Barão do Rio Branco (onde hoje situa a Pizzaria GM) – era uma construção de dois andares, em madeira, local onde se realizavam grandes bailes e muitas apresentações artísticas e também as gostosas “Soirées Dançantes”, às tardes de domingos, ao som de vitrolas de músicas gravadas em LP/Long Plays, época em que os casais jovem, foi secretária (datilógrafa) do padre Antônio Patuí e depois seguiu carreira no Fórum da Comarca de Toledo. Jandir faleceu prematuramente por problemas de saúde; dançavam bem agarradinhos. Certamente um tempo diferente dos dias atuais, onde reinava a diversão saudável e maneiras mais puras eram marcantes.

Equipe do ESPORTE CLUBE TOLEDO campeã do Torneio da Liga de Toledo de Esportes (07/09/1960).

Em pé – Representantes da Torcida Organizada: senhoritas Iracema Palma, Terezinha Sartori e Érica Grahal (ao lado do futuro esposo Luiz Domingos Pagliosa); Emílio Dietrickeit; Sérgio Chini; Edson Tavarez; Zibetti; Adir Nichelli; Luiz Genari.

Agachados: João Alfredo Araújo Lagoa (Breda); Doro (paraguaio); Odilon (paraguaio); Anor Normélio Dei Svaldi; Nelson Genari; Dirceu Borges de Mello (que no ano seguinte passou a ser técnico do “Esporte” (nome de “guerra” do clube).

Nota importante: Foto clicada pelo saudoso Augusto Clivati, que foi o primeiro fotógrafo profissional de Toledo.