1 minute read

História de Donizete de Souza na

Uma história de vida, dedicação e crescimento no decorrer de quatro décadas. Essa é a história de Donizete de Souza que completou em janeiro deste ano 40 anos de serviços prestados ao Clube Toledão. Sua chegada ao Clube Toledão ocorreu em 7 de janeiro de 1983, quando tinha 14 anos de idade, na gestão do então presidente Luiz Ari Bernartt (in memoriam) através de encaminhamento pela Ação Social São Vicente de Paulo através dos projetos da irmã Luiza Menin.

Donizete de Souza conta que na Ação Social participou de cursinhos por vários meses. Na época com 11 e 12 anos de idade, até que surgiu a oportunidade de ser engraxate e nessa função ficou por um período de 1 ano e 40 dias. Souza também foi entregador de jornal que vinha do Rio Grande do Sul. “Agradeço ao seu pai pela iniciativa do meu encaminhamento para as atividades na Ação Social, bem como a cada pessoa/profissional que lá participava

Advertisement

das atividades educativas”.

Ele menciona com orgulho que fez parte da guarda mirim tendo chegado à graduação de Cabo. “Como muitos outros, tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos e conceitos para meu futuro como pessoa. Naqueles tempos a guarda mirim tinha inúmeras regras que representaram em grandes valores na formação de um cidadão. Mas nem tudo foi maravilhas, as dificuldades que se observa hoje com os jovens não eram muito diferentes e a irmã Luiza prezava pela disciplina. Não nego ter recebido chamadas de atenção de quem considero minha segunda mãe, a irmã Luiza Menin. Isso contribuiu para o meu crescimento”, descreve Souza, salientando que fez parte da pedra fundamental para construção do prédio onde atualmente funciona a instituição beneficente, bem como participou da inauguração, pois antes or projeto funcionava junto ao Colégio Incomar.

1 o EMPREGO - No final de 1982, Donizete teve oportunidade de trabalhar num Despachante, não passando pelo período de experiência de 30 dias e, vindo, na sequência, a seletiva para o trabalho no Toledão sendo entrevistado pelo diretor Honorino Capellesso e contratado para as atividades de office boy / contínuo. Ele comenta que os trabalhos na época eram “semelhantes” aos de estagiários nos dias de hoje.

Donizete enfatiza que por vários anos exerceu função de office boy no Clube Toledão, nas gestões dos presidentes Luiz Ari, Sergio Kloeckner e Cláudio Pimenta. Mas, em 1988, foi promovido a função de Secretaria. Segundo ele, foi uma grande oportunidade de vida e crescimento no clube. “Foram longos anos nessa função e avançando a de Secretário Executivo”.

Um ano depois, em 1989, Donizete de Souza casou-se com Sueli com quem tem um casal de fi-