LADPM // newsletter 02

Page 1


NEWSLETTER

LIGA DOS AMIGOS DO DOURO

PATRIMÓNIO MUNDIAL

Edição 02 / março 2025

Editorial

Compromisso com o Douro: Construindo o Futuro

Comemorações do Douro Património Mundial 2024

Dia Internacional do Vinho do Porto São João da Pesqueira

Repensar Portugal Território e Democracia 5

Douro: uma visão crítica Congresso Trás-os-Montes e Alto Douro 5

Assembleia Geral 29 de março

Transformar o Douro Curso

Coleção

Viagem ao Douro Arquitetura e Património

Compromisso com o Douro: Construindo o Futuro

Em2025, a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial reforça o seu papel de voz ativa na defesa e valorização deste património único, investindo na renovação e no envolvimento da comunidade.

Uma das prioridades deste ano é a aproximação a uma nova geração de durienses - jovens que decidiram investir, inovar e construir o seu futuro no Douro. São produtores, investigadores profissionais de diversas áreas, que conjugam uma visão global com um profundo enraizamento na identidade da Região. Trata-se de uma geração qualificada, empreendedora e com ambição internacional, que aposta na diferenciação e que terá um papel central na preservação deste legado e na construção de um Douro sustentável e dinâmico.

tado na área das Ciências da Educação – Educação e Desenvolvimento, destina-se a professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, oferecendo ferramentas para sensibilizar as novas gerações sobre a importância da preservação do património e da gestão sustentável dos recursos.

Em 2025, a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial reforça o seu compromisso com a preservação e valorização deste território único, apostando na inovação, no envolvimento da comunidade e na formação das novas gerações para um Douro mais sustentável e dinâmico.

Nesta dinâmica, os professores dos diferentes níveis de ensino, que lecionam no território duriense, devem assumir um papel determinante enquanto agentes na preservação do património e catalisadores da mudança rumo ao desenvolvimento sustentável. A edição de 2025 do curso destinado a docentes realizada em parceria com a Cátedra UNESCO, focar-se-á nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, perspetivando o Douro num verdadeiro Laboratório Vivo de Sustentabilidade. O curso, acredi-

A Liga reafirma o seu compromisso com o Douro, promovendo eventos culturais e espaços de reflexão sobre os desafios que moldam o futuro da Região, sempre em sintonia com a valorização do seu estatuto de Património Mundial. Paralelamente, prossegue com o processo de reorganização e fortalecimento da comunicação, enquanto aguarda a decisão do Estado Português sobre o pedido de Estatuto de Utilidade Pública, submetido em novembro de 2024. Este reconhecimento reforçará o papel da Liga, aumentando a sua credibilidade e abrindo novas oportunidades de colaboração e apoio para a concretização das suas iniciativas

O futuro do Douro constrói-se com o envolvimento de todos. Preservar este património e garantir um desenvolvimento sustentável exige compromisso, inovação e ação. A Liga continuará a desempenhar o seu papel neste percurso, contando com todos aqueles que partilham esta visão.

Comemorações do Douro

Património

Mundial 2024

ALiga celebrou mais um aniversário do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial no passado dia 14 de dezembro, promovendo um debate sobre a valorização da gastronomia do Douro e das experiências gastronómicas, enquanto parte integrante do património cultural de uma Região reconhecida pelos seus vinhos e pelo seu estatuto de destino turístico de excelência.

A reunião da Assembleia Geral decorreu durante a manhã, seguida de uma experiência gastronómica e de um debate moderado pelo duriense Manuel Carvalho (Jornal

São João da Pesqueira celebrou o Dia Internacional do Vinho do Porto com uma tertúlia sobre os desafios e oportunidades do Douro, refletindo sobre o futuro da Região Demarcada.

Público), que contou com a participação de Miguel Poiares Maduro (Universidade Católica), Carlos Martins (Opium), Beatriz Machado (Niepoort), chef António Geadas e do crítico de gastronomia Rafael Tonon (Jornal Público).

As celebrações decorreram nas instalações da empresa Quanta Terra, especializada na produção de vinhos de reconhecida qualidade que, em 2022, transformou uma antiga destilaria da Casa do Douro num espaço icónico de enoturismo e um importante centro de artes e de cultura.

Dia Internacional do Vinho do Porto

São João da Pesqueira

No

dia 27 de janeiro, o município de São João da Pesqueira assinalou o dia Internacional do Vinho do Porto, com uma tertúlia dedicada ao tema “Douro no seu labirinto – oportunidades, dilemas e desafios”, moderada pelo Presidente da Liga e por Manuel Carvalho (Jornal Público)

Embora o dia 10 de setembro seja oficialmente a data de celebração do Vinho do Porto, em Portugal, assinalando a criação da Região Demarcada do Douro, em 1756, pelo Marquês de Pombal, o ‘Port Day’ foi instituído em 2012 pelo Center for Wine Origins, uma instituição americana sediada em Washington, da qual o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto é membro fundador. Desde então, a iniciativa tem conquistado a adesão dos principais agentes do setor.

Repensar Portugal Território e Democracia

ALiga tem marcado presença em eventos comprometidos com o Douro. Foi nesse contexto que participou no encontro “Repensar Portugal” realizado no Palácio de Mateus em janeiro de 2025, no qual se afirmou a importância da territorialização das políticas públicas. O evento reconheceu o legado de uma Fundação e homenageou o seu impulsionador, Fernando de Albuquerque.

Os debates centraram-se em questões estruturantes, como a reforma da lei eleitoral, a arquitetura da governação subnacional em Portugal e a Lei do Clima. A sustentabilidade de territórios, como o Douro, exige a criação de valor socioeconómico e socio ecológico, garantindo que os serviços dos ecossistemas – como a captação e fixação de CO2, a infiltração e armazenamento de água no solo, a conservação do solo e da biodiversidade – sejam reconhecidos e integrados em programas de desenvolvimento de base regional. Estes mecanismos devem constituir fontes complementares de rendimento dos gestores destas áreas, assegurando a sua viabilidade e preser-

Douro: uma visão crítica Congresso

Trás-os-Montes e Alto Douro

ALiga participou no V Congresso de Trásos-Montes e Alto Douro, apresentando uma visão crítica sobre o Douro e os principais desafios da Região, uma intervenção assente em indicadores sociais e económicos.

A política de coesão assumiu um papel determinante em Portugal na melhoria global dos indicadores económicos, sociais e de emprego, contudo, as disparidades entre litoral e interior persistem e, no Douro, em particular. Mereceu reflexão o modelo de governação do território caraterizado por um marcado centralismo, promotor de um sentimento de abandono pelas populações que vivem fora dos principais centros urbanos, que se sentem esquecidas e excluídas da decisão política, alimentando o populismo reinante no país, na Europa e no Mundo.

Assembleia Geral 29 de março

Apróxima reunião da Assembleia Geral terá lugar no dia 29 de março numa Quinta emblemática do Douro – Quinta de Nápoles.

O programa inclui, ainda, três sessões destinadas a promover um diálogo aberto e construtivo com uma nova geração que escolheu o Douro para viver e desenvolver a sua atividade. Mais do que um espaço para partilha de ideias, esta iniciativa visa envolver ativamente estes atores na reflexão sobre os desafios da Região e na constru-

ção de soluções que assegurem a valorização do Douro como Património Mundial e território de futuro.

As sessões contarão com a presidência de figuras de referência no desenvolvimento do Douro, como os professores Miguel Cadilhe, Valente de Oliveira e Luís Braga da Cruz, sendo moderadas por jornalistas com ligação ao Douro Manuela Carneiro (SIC), Paula Lima (Lusa) e Carlos Almeida (jornal Vivadouro)

“O Douro é uma terra de tradição e inovação, onde a história se reflete em cada vinha. Respeitando a essência da região, é essencial continuar a evoluir e diversificar, garantindo um futuro sustentável e dinâmico”.

Mafalda Bahia Machado

Enóloga e gestora de operações da WineStone.

“Precisamos de um Douro humanizado, com um programa de investimento que promova a integração intergeracional e permita antecipar estratégias para a Sua sustentabilidade ambiental, social e económica, sempre na perspetiva de preservação da Sua história e tradição”.

Sofia Correia

Sogrape

“Digo muitas vezes que o Douro é o sítio mais bonito do mundo, sem dúvida nenhuma! Essencialmente porque combina de forma perfeita a natureza e a ação do homem. Mas o que me move diariamente é tornar claro para tantos que, para além da beleza e das maravilhosas imagens que correm mundo, há um Douro invisível que ainda poucos conhecem. O Douro das pessoas isoladas, solitárias e que não acreditam no seu potencial. Trabalho todos os dias para ajudar a criar esperança e para capacitar as crianças e jovens da região para se tornarem agentes ativos de mudança, concretizando, no Douro, os seus projetos de vida de sucesso. Nesse momento o Douro será, com toda a certeza, ainda mais bonito do que é agora”.

Ana Taveira Bagos Doouro

“Precisamos de um Douro humanizado, com um programa de investimento que promova a integração intergeracional e permita antecipar estratégias para a Sua sustentabilidade ambiental, social e económica, sempre na perspetiva de preservação da Sua história e tradição”.

Francisca Van Zeller

Van Zeller´s & Co

Transformar o Douro

Curso

ALiga promoveu a criação e acreditação de um curso de formação, vocacionado para professores de diferentes ciclos de estudo, intitulado “Transformar o Douro, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, sob a coordenação do professor Artur Sá (Cátedra UNESCO da UTAD).

Na sequência da ação de formação realizada no ano passado, a edição de 2025 assume a centra-

lidade da Escola enquanto epicentro de mudança, estando fundamentada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU

O curso terá lugar em maio nos dias 9 (Museu do Douro), 10 (Museu do Coa) e 17 (UTAD) e conta com a parceria dos Museus do Douro e Côa, da associação dos Amigos de Ventozelo e da UTAD.

Viagem ao Douro

Arquitetura e Património

Nos dias 31 de maio e 1 de junho, a Liga organizará uma visita a algumas das mais emblemáticas intervenções arquitetónicas que foram distinguidas pelo Prémio Arquitetura do Douro

O Prémio Arquitetura do Douro, promovido pela CCDR-N, é um concurso bienal que visa distinguir e promover a excelência da arquitetura no Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO.

O prémio destaca boas práticas na construção, conservação e reabilitação de edifícios, bem como intervenções de redesenho urbano em espaços públicos, realizadas após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na lista do Património Mundial

O programa será divulgado aos associados na próxima reunião da Assembleia Geral.

Coleção Douro 20 anos Anos de Património Mundial

A “Coleção Douro: Vinte Anos de Património Mundial” reúne serigrafias graciosamente cedidas por doze artistas de reconhecido mérito artístico, prefaciada pelo associado António Barreto e a coordenação artística de Joana Paradinha.

O produto da venda desta coleção destina-se a reforçar a atividade da Liga, contribuindo para a valorização e projeção dos atributos de Património Mundial do Alto Douro Vinhateiro, conforme reconhecimento, delimitação e critérios da UNESCO, bem como para o desenvolvimento social, cultural e económico da Região e das suas comunidades.

LADPM O trabalho da Liga é possível graças ao apoio de todos os associados, parceiros e outros amigos do Douro.

Continuamos a contar consigo para preservar e promover a riqueza única do Alto Douro Vinhateiro.

Acompanhe-nos nas redes sociais e no nosso site para saber mais sobre as próximas iniciativas.

Junte-se à nossa missão. O Douro precisa de si!

Contactos: ladpm@ladpm.pt Redes Sociais: www.facebook.com/ladpm2015 www.instagram.com/ladpm_douro/

Obrigado pelo seu apoio!

ladpm@ladpm.pt - www.ladpm.pt

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.