
2 minute read
ENFOQUE E ELEMENTOS CHAVE
Como objectivos específicos do programa se encontram:
1. Criar uma base de serviços das cooperativas adaptadas aos membros das mesmas. 2. Adaptar a estrutura organizativa da cooperativa aos serviços que oferece, e proporcionar uma formação e fortalecimento organizacional e empresarial 3. Adoptar ferramentas e registros de gestão cooperativa, adaptadas aos serviços e formar aos membros para prestar estes serviços.
Advertisement
O Programa de Fortalecimento Cooperativo da CODESPA constitui um apoio e melhora das cooperativas em um primeiro nível introdutório ou básico. Superado este nível, será necessário seguir aprofundando em um segundo nível com as cooperativas e fortalecendo os aspectos mais avançadas de comercialização, melhorias dos planos de negócios das cooperativas, assim como nas complementaridades de serviços das cooperativas de uma mesma área, entre outros aspectos.
De acordo com a experiência e enfoque da CODESPA, o programa de fortalecimento de cooperativas considera os seguintes princípios:
• Valorizar, em primeiro lugar, as iniciativas locais das comunidades e dos camponeses associados. • Dar prioridade aos seus interesses como associação ou grupo de camponeses. • Mudar a mentalidade de assistencialismo para uma mentalidade de desenvolvimento local sustentável. Ou seja, criar rendimentos na própria comunidade sem estar a espera de incentivos externos, com os próprios recursos.
Para alcançar o sucesso na implementação do programa de formação, a metodologia da CODESPA se baseia nos seguintes elementos chave:
• Metodologias participativas de aprender-fazendo e de ensino de adultos. • Perfil do técnico facilitador com conhecimentos em ditas metodologias, com experiência em formação nas comunidades rurais, com um bom conhecimento da agricultura e das prioridades da agricultura familiar de camponeses e camponesas. • Nível mínimo de motivação ao grupo com antecipação. O programa incorpora formação e sensibilização para garantir a inclusão de grupos motivados e informados para alcançar uma participação efectiva. Para que a formação seja efectiva, é necessário que os associados tenham a necessidade de saber mais e tenham motivação para o desenvolvimento cooperativo sustentável. • Adaptação do período de formação e duração compatível com o trabalho nas lavras. • Desenvolvimento da formação em localizações exteriores ou comunitárias próximas às aldeias. Deve organizar-se em um lugar próximo a aldeia ou comunidade do grupo de trabalho, em um espaço aberto ou relacionado com as reuniões comunitárias onde normalmente se realizam.
A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR INICIATIVAS LOCAIS DAS COMUNIDADES SOB A ABORDAGEM NÃO ASSISTENCIALISTA
Antes de começar a implementação deste programa é importante que os chefes do programa considerem a importância de valorizar as iniciativas locais das comunidades dos camponeses e da agricultura familiar; dar prioridade aos seus interesses e ter vontade de mudar a mentalidade assistencialista de: “receber, receber, receber...” das comunidades.

