Page 1

Biojournal Koppert do Brasil Ano 03 - NĂşmero 03 2016

journal

bio


Koppert do Brasil

Expediente: Presidente Global: Mr. Paul Koppert

Diretoria Brasil: Diretor Industrial: Danilo Pedrazzoli Diretor Comercial: Gustavo Herrmann

Jornalista Responsรกvel: Jaqueline Antonio (Mtb 28,498)

Contato Koppert do Brasil: Cidade: Piracicaba/SP

Telefone: +55 (19) 3124-3677 E-mail: comunicacao@koppert.com.br Site: www.koppert.com.br

02

www.koppert.com.br

Rodovia Margarida da Graรงa Martins, Km 17,5 (s/n).


Mensagem da Diretoria

UM BOM COMEÇO

Cada safra, novos desafios. Diferentemente da maioria das pessoas de hábitos predominantemente urbanos,

nós do agronegócio comemoramos o ano novo entre junho e julho, ou seja, no final do ano-safra.

Mais do que colher bons frutos do que passou, e diga-se de passagem a Koppert foi muito bem na safra

passada, olhamos para a frente, sempre pensando em nosso cliente final, o agricultor.

Como será o clima, como estarão os preços das commodities, do dólar, são assuntos cotidianos nas puxadas de

papo na revenda ou na fazenda. La Niña? Não sabemos.

A certeza que temos é que a cada passo dado aprendemos mais, nos tornamos melhores. Seja qual for o

cenário, esta equipe coesa, a família Koppert, estará ao lado de seus clientes, para o que der e vier.

E virão barreiras, obstáculos, negatividade. Devolveremos com sabedoria, trabalho e positividade.

E virá a concorrência, nos seguindo e nos copiando. Continuaremos a falar bem de nossa tecnologia, de

nosso portfólio, sem precisar mencionar o concorrente, mas sempre incentivando a comparação, certos de que a combinação entre indústria e campo fará o cliente perceber o nosso diferencial e fidelizar-se.

E virá o pico da safra, com a correria peculiar do setor de biológicos, que ainda não é a primeira opção de

compra do produtor. Atravessaremos com nossa nau carregada de soluções viáveis, sustentáveis, mostrando que cada vez mais o biológico torna-se item de primeira necessidade.

Agosto veio. E com o passar deste primeiro mês da safra, gostaríamos de agradecer a todos pelos esforço

despendido em atingimento de nossas metas. Não somente de vendas, mas também de produção, de P&D, de registros, de comunicação, de desenvolvimento de mercado, financeira, de RH e TI. Enfim, #somostodossuperherois

No entanto, ainda é só o começo. Temos muito trabalho à frente. Com responsabilidade e organização, tenho

a certeza que colheremos os frutos de mais uma etapa agrícola, juntos.

Um grande abraço a todos e boa safra!

03

www.koppert.com.br

é o nosso lema deste ciclo, bradado em nossa Convenção última, em tom de safra cheia.


SPICAL®

Produto Macrobiológico para controle de ácaro rajado é lançado pela Koppert do Brasil No início do ano de 2016, a Koppert do Brasil começou a comercializar o produto SPICAL®, agente biológico de controle composto por ovos, formas jovens e adultos do ácaro predador Neoseiulus californicus. Este predador é indicado principalmente para o controle do ácaro rajado - Tetranychus urticae, mas pode se alimentar também do ácaro vermelho - Panonychus spp., do ácaro branco - Polyphagotarsonemus latus e de pólen. SPICAL® não é tóxico para homem, animais e meio ambiente, sendo um produto de ação especifica, pois, o Neoseiulus californicus se alimenta exclusivamente de ácaros-praga. Em condições adequadas após as liberações, o ácaro predador pode se manter na área por um longo período, reproduzindo se e atuando no controle da praga. Como são predadores (organismos que alimentam-se de outros insetos ou ácaros) tem como modo de ação consumir várias presas para poder completar seu ciclo. Normalmente, alimentando-se diariamente de ovos ou fases jovens das pragas. O Neoseiulus californicus tem a notável capacidade de se alimentar de outros ácaros, considerados pragas em sistemas agrícolas brasileiros. Uma vez liberado no campo o SPICAL® vai em busca do ácaros praga, predando ovos, ninfas, larvas e adultos. O produto é ideal para o manejo integrado de ácaros-praga e manejo de resistência aos defensivos químicos, preservando os inimigos naturais. Recomenda-se a utilização do produto no início da infestação da praga, podendo ser necessárias várias aplicações em intervalos curtos. As liberações consistem em polvilhar as folhas da cultura de modo a distribuir os ácaros predadores e o material inerte no qual o ácaro está em mistura, fazendo uso do frasco liberador.

www.koppert.com.br

04


Eventos

Koppert presente na Show Rural Coopavel 2016 Abrindo o calendário de eventos de 2016, a Koppert do Brasil participou durante de 01 a 05 de fevereiro, do Show Rural Coopavel, em Cascavel/PR. O evento faz parte do cronograma agrícola do país há 28 anos e contribui com o aprendizado de produtores rurais da cidade e região. Mais de 210 mil visitantes podem conhecer o papel que a Koppert tem desempenhado na promoção da sustentabilidade de cultivos, através da sua missão. “A Koppert contribui para melhorar a saúde das pessoas e do planeta. Em parceria com a natureza, tornamos a agricultura mais saudável, mais segura e mais produtiva”.

www.koppert.com.br

05


Eventos

Koppert participou da Inovashow 2016 O Grupo Boa Fé - Ma Shou Tao, realizou nos dias 16 e 17 de fevereiro, na sede da Fazenda Boa Fé, em Conquista (MG), a primeira edição do INOVASHOW. Este evento foi planejado para reunir todos os elos da cadeia produtiva agrícola e pecuária, em um só encontro, levando ao público participante inovação, tecnologia, resultados de pesquisa e conhecimento aplicados no dia a dia de uma fazenda. Embora novo neste formato, o evento já é referência no Brasil Central. O INOVASHOW é uma versão moderna e atualizada dos tradicionais eventos Ma Shou Tao Agrícola e Pecuária, que durante 23 anos sucessivos foram o ponto de encontro de importantes players do mercado, produtores, empresários rurais, consultores, profissionais liberais e estudantes ávidos por conhecimento, novas tecnologias e informações práticas para melhorar a gestão e o desempenho de uma fazenda. O evento se alternava, sendo um ano dedicado à agricultura e o outro à pecuária, reunindo na sede da Fazenda Boa Fé mais de 3.000 pessoas por edição, sendo a última edição realizada em 2012. “Depois de mais de duas décadas consecutivas de evento, estava ficando difícil apresentar inovações a cada ano. Passamos quatro anos sabáticos, que nos permitiram acumular inovação, pesquisar e gerar novos dados para apresentar em um evento mais completo, que reúne agricultura e pecuária em um encontro único”, justificou Jônadan Ma, diretor executivo do Grupo Ma Shou Tao, organizador do evento.

www.koppert.com.br

06


Eventos

Tecsin 2016 O diretor industrial Danilo Pedrazzoli e o coordenador Luziário Fonseca, representaram a Koppert, na Tecsin. O evento foi realizado em parceria com a Sinagro e aconteceu no dia 04 de fevereiro, em Querência/MT.

Koppert presente na Copercampos A Koppert participou da Copercampos, em Campos Novos SC, nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro. Realizado anualmente, o Dia de Campo Copercampos organizado e conduzido pela cooperativa é um evento importante do agronegócio brasileiro. Pesquisas são realizadas no Campo Demonstrativo para validação de novas tecnologias, desenvolvimento e melhoria da eficiência produtiva. Os resultados dos testes com sementes, químicos e técnicas de produção, servem de referência para o planejamento das áreas de produção dos associados da Copercampos e das agropecuaristas visitantes.

www.koppert.com.br

07


Eventos

Agro Rosário 2016 Durante os dias 10, 11 e 12 de março, a Koppert, participou do Agro Rosário 2016, que nessa edição teve como tema: “A Força da tecnologia”. O evento contou com a palestra de Clóvis de Barros Filho, doutor e livre-docente pela Escola de Comunicação e Artes da USP e palestrante há dez anos no mundo corporativo. O tradicional evento, aconteceu na área da JH Sementes, em Rosário, município de Correntina.

Koppert Brasil recebe prêmio de melhor stand na Agro Rosário 2016. A Koppert Brasil foi a vencedora do prêmio de melhor stand da Agro Rosário 2016. Na foto, o CTV Márcio Badaró recebendo o troféu.

www.koppert.com.br

08


Eventos

Koppert na Show Safra 2016 O diretor comercial da Koppert Brasil Gustavo Ranzani Herrmann, juntamente com o time Koppert marcaram presença na Show Safra entre os dias 29 de março ao dia 01 de abril de 2016.

Koppert México inaugura a Koppert Development Institute (KDI) No dia 03 de março de 2016, os diretores da Koppert Brasil Gustavo Herrmann e Danilo Pedrazzoli, juntamente com o Conselho Diretivo da Koppert, participaram da inauguração do (KDI) Koppert Development Institute no México, criado com o intuito de se tornar o principal Instituto de inovação para a produção sustentável de frutas vermelhas (berries).

www.koppert.com.br

09


Eventos

AgroBrasília 2016 A Koppert do Brasil esteve presente na AgroBrasília 2016, agradecemos a presença de todos amigos e parceiros que compareceram em nosso Stand. O evento aconteceu entre os dias 10 e 14 de maio.

Parecis Super Agro De 9 a 12 de Abril, a Koppert Brasil esteve presente na Parecis Super Agro 2016. Em 2016, a Parecis Super Agro teve como objetivo se manter como uma grande vitrine ao proporcionar oportunidades tecnologias e informações e realização de negócios.

10

www.koppert.com.br

para demonstração de produtos e serviços, difusão de


Eventos

Koppert Brasil na Tecnoshow Comigo 2016 O Diretor Comercial da Koppert Brasil, Gustavo Ranzani Herrmann palestrou sobre a importância do MIP (Manejo Integrado de Pragas) em grandes culturas durante o evento Tecnoshow Comigo - 2016, que aconteceu entre os dias 3 e 7 de Abril.

Crops & Chemicals EUA 2016 De 19 Ă 21 de julho, a Koppert do Brasil esteve presente em um dos mais importantes eventos de biopesticidas do mundo, nos EUA. Entre os palestrantes estavam o Diretor Industrial da Koppert do Brasil Danilo Pedrazzolli e Luciano Zappelini Gerente de Desenvolvimento, Gustavo Herrmann Diretor Comercial da empresa tambĂŠm compareceu ao evento.

www.koppert.com.br

11


No dia 30 de agosto, aconteceu na Koppert Brasil Reunião Técnica com os grandes grupos mundiais da cultura do tabaco.

Reunião / Visita Técnica

Reunião Técnica Koppert.

Na apresentação, Rodrigo Rodrigues Coordenador de Cereais da Koppert do Brasil apresenta a empresa e discursa sobre Controle Biológico.

Visita técnica ao NUDEMAFI No dia 8 de agosto, a equipe técnica da NUDEMAFI (Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Manejo de Pragas e Doenças), liderada pelo professor Dirceu Pratissoli receberam a visita da Koppert, Renan e Marcelino do departamento de desenvolvimento agronômico no campus da UFES, Espírito Santo.

www.koppert.com.br

12


Eventos

Koppert Brasil recebe Prêmio Master Cana A Koppert do Brasil recebeu no dia 22 de agosto, o Prêmio Master Cana na categoria Desempenho Agrícola Produtos e Insumos. A cerimônia promovida pelo Grupo ProCana, Centro de Informações Sucroenergéticas, aconteceu no Espaço Golf, na cidade de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. MasterCana é uma tradicional premiação no setor de cana-de-açúcar, que há 28 anos reconhece o trabalho de pessoas e organizações que estão em busca da otimização do setor, em aspectos produtivos, tecnológicos e socioeconômicos. Também são premiadas as empresas que trabalham por um setor mais eficiente e alinhado com a sustentabilidade e o meio ambiente.

www.koppert.com.br

13


Koppert no Mundo

Koppert e Lantmännen Bioagri assinam parceria No dia 19 de setembro, a Koppert Biological Systems e a Lantmännen Bioagri chegaram a um acordo sobre a aquisição dos ativos de produtos microbianos da Bioagri, registros e IP pela Koppert. O acordo significa que a Koppert irá expandir a sua capacidade de tratamento de sementes e Lantmännen Bioagri continuará a cobrir sua área de mercado na Escandinávia e nos países Bálticos. Ambas as partes também concordaram em desenvolver uma parceria forte em todo o portfólio de produtos, P&D e marketing. A Koppert Biological Systems é líder no mercado internacional em proteção de culturas biológicas, polinização natural e soluções sustentáveis de cultivo. Bioagri é parte do grupo Lantmännen, uma cooperativa agrícola do Norte da Europa, líder em agricultura, máquinas, bioenergia e produtos alimentícios. Ao longo dos últimos 20 anos, Bioagri tem desenvolvido com sucesso produtos biopesticidas para agricultura, silvicultura e horticultura. Foram negociados três produtos biofungicidas para tratamento de sementes com base nas bactérias Pseudomonas chlororaphis, comercializados sob os nomes Cedomon, Cerall e Cedress. Estes produtos pertencem ao primeiro grupo de biofungicidas registrados    para tratamento de sementes na Europa para o trigo, cevada, aveia, centeio, triticale (Cedomon e Cerall), cenouras e ervilhas (Cedress). A patente das bactérias  Pseudomonas azotoformans também estão incluídas na transação.

www.koppert.com.br

14


Eventos

Koppert do Brasil participou do Biocontrol Latam, maior evento de Biocontrole da América Latina A Koppert do Brasil participou do Biocontrol LATAM 2016 Conference & Exhibition, o mais importante evento de Biocontrole Internacional, entre 15, 16 e 17 de novembro de 2016, em Campinas (SP), no Royal Palm Plaza Hotel. O evento reuniu os principais especialistas mundiais e brasileiros para debater o atual momento e as perspectivas do segmento de controle biológico aplicados na agricultura. Martin Koppert (Gerente Global de Desenvolvimento de Negócios), apresentou a palestra Aplicações de Biocontrole Profissional e o Diretor Comercial da Koppert do Brasil Gustavo Herrmann, ministrou o tema: Os Desafios do Biocontrole na Agricultura Tropical. A Koppert apresentou em seu stand o portfólio completo de produtos biológicos e o Sistema Integrado Koppert para manejo integrado de pragas e doenças em parceria com a natureza. A conferência contribuiu para uma melhor compreensão do papel, da utilização, das soluções existentes e dos desafios do segmento de controle biológico.

www.koppert.com.br

15


Workshop

Workshop Koppert do Brasil. No dia 20 de dezembro de 2016, a Koppert do Brasil participou de um Workshop no Campus da UNESP em Botucatu. O evento contou com a presença do pesquisador da Embrapa, SÊrgio Abud e da professora da UNESP, Dra. Regiane Bueno.

www.koppert.com.br

16


Pesquisas em parceria terão foco no aprimoramento da produção agrícola no Brasil, com previsão de investimentos de R$ 20 milhões em dez anos

Parceria FAPESP e Koppert

FAPESP e Koppert anunciam acordo para pesquisas voltadas ao Controle Biológico de Pragas

No dia 20 de dezembro de 2016, a FAPESP e a Koppert do Brasil Sistemas Biológicos, empresa de origem holandesa especializada no controle biológico de pragas na agricultura, anunciaram um acordo de cooperação para pesquisas, com foco no desenvolvimento de produtos que garantam o controle de pragas e doenças em diferentes culturas agrícolas, por meio do controle biológico.

relacionados ao aprimoramento do controle biológico na produção agrícola, com foco de atuação da Koppert, que atualmente mantém em sua sede, em Piracicaba (SP), um departamento próprio de Pesquisa e Desenvolvimento, onde uma equipe de pesquisadores busca aperfeiçoar tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical.

17

www.koppert.com.br

Com duração de dez anos, o acordo é o primeiro assinado pela Fundação voltado exclusivamente aos temas


instituições. A proposta é de que diferentes pesquisas ajudem a desenvolver um sistema voltado para soluções naturais, com o manejo integrado de pragas e doenças na produção agrícola, visando a saúde do cultivo, sua resistência e produtividade. Para tanto, está prevista a realização de uma chamada de propostas de pesquisas nos próximos meses, e a criação de um Centro de Pesquisa Aplicada em Controle Biológico, na esfera do Programa  de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da FAPESP.  O acordo deverá impulsionar ainda o desenvolvimento

Parceria FAPESP e Koppert

Ao todo, ao longo dos próximos dez anos, serão investidos R$ 20 milhões, divididos em partes iguais pelas duas

de um modelo de controle biológico apropriado às características da agricultura brasileira, que apresenta plantios ininterruptos de diferentes culturas em grandes extensões, com o desenvolvimento de novas cultivares e o frequente surgimento de pragas. A pesquisa e desenvolvimento em controle biológico avançaram no Brasil nos últimos anos. No entanto, diferentemente de países de clima temperado, no Brasil o controle biológico é feito em áreas abertas e extensas, fazendo com que sua utilização dependa de alta tecnologia – o que envolve conhecimento, produtos de alta qualidade e tecnologia de aplicação, características que serão desenvolvidas e coordenadas pelo Centro. Nesse sentido, as pesquisas deverão resultar em maior conhecimento sobre os macrorganismos (insetos e ácaros) e os microrganismos (bactérias, vírus, protozoários e nematoides) presentes na biodiversidade brasileira com potencial de uso no controle de pragas e doenças em diferentes culturas. Para o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, trata-se de um tema essencial para a agricultura do Estado de São Paulo, e no qual a pesquisa paulista tem muito a contribuir. “O acordo com a Koppert permite à FAPESP criar oportunidade para que a comunidade de pesquisa em São Paulo, em universidades e institutos de pesquisa, se associe à empresa para descobrir novos conhecimentos e aplicações na área de controle biológico. O modelo de Centros de Pesquisa em Engenharia, criado pela FAPESP, é inovador e tem poucos paralelos internacionalmente, permitindo que a equipe de pesquisa da empresa se entrose e desenvolva uma real colaboração com a equipe da universidade ou instituto de pesquisa, dado o longo prazo do contrato”, diz. Atualmente, a Koppert tem pesquisas em andamento com ácaros predadores, nematóides entomopatogênicos, parasitóides e diferentes microrganismos para controle de pragas e doenças. “Publicamos apenas pesquisas feitas técnico para gerar resultados de campo”, diz Danilo Scacalossi Pedrazzoli, diretor industrial da Koppert. Para ele, o acordo com a FAPESP deve trazer proximidade e melhoria ao relacionamento empresa-universidade, realidade comum na Europa e Estados Unidos, sobretudo porque as tecnologias introduzidas no Brasil vieram de países com clima e culturas diferentes, o que as inviabiliza ou diminui suas possibilidades locais de exploração.

18

www.koppert.com.br

em colaboração com universidades, uma vez que grande parte do que produzimos internamente tem um cunho


agricultura tropical, o que é inédito no mundo. O Centro FAPESP-Koppert trará ao mercado conhecimento prático no manejo de pragas e doenças, catalisando o conhecimento desenvolvido nos últimos 40 anos pelas universidades paulistas, precursoras no setor”, afirma. Internacionalmente, a utilização de controle biológico na agricultura tem aumentado entre 15% e 20% ao ano. Dados da Koppert indicam que o Brasil apresentou crescimento da produtividade em mais de 200% nos últimos 30 anos, com apenas 45% de aumento da área cultivada. “O foco e o desafio atual são aumentar ainda mais esta produtividade, sem expansão de área. O manejo integrado, onde se encaixa o controle biológico, pode contribuir para este aumento de produtividade, promovendo o uso racional e mais eficiente de ferramentas de proteção de plantas e redução de custos”, finaliza.

Trichodermil

®

Sem chances para as doenças de solo. - Trichoderma harzianum cepa Esalq 1306; - Registrado no MAPA; - Reestruturação da microbiota do solo; - Eficaz contra Sclerotinia sclerotiorum (Mofo Branco), Fusarium solani e Rhizoctonia solani.

ATENÇÃO: Siga rigorosamente as instruções contidas no rótulo, na bula e receita. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual. Nunca permita a utilização do produto por menores de idade. Faça o Manejo Integrado de Pragas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Uso exclusivamente agrícola. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO.

Tel +55 (19) 3124-3677 sac@koppert.com.br

www.koppert.com.br

Parceria FAPESP e Koppert

“O acordo trará retorno rápido no desenvolvimento de conhecimento focado em soluções sustentáveis em


A Koppert Biological Systems contribui para a saúde das pessoas e do planeta, em parceria com a natureza. Junto aos nossos clientes, tornamos a agricultura mais saudável, mais segura e produtiva. Nós queremos aumentar a saúde de seu cultivo, sua resistência e produtividade.

Biojournal 2016  

Biojournal Koppert Brasil 2016 Ed.03