
7 minute read
POPULAÇÃO - página
Lei Maria da Penha completa 16 anos
Advertisement
DA REDAÇÃO redacao@jvregional.com.br
Com esta lei, as mulheres passaram a ter mais confiança para denunciar as agressões sofridas no seu domicílio e/ou na sua família em face dos mecanismos de proteção nela previstos. E, por consequência, tem ajudado a reduzir a violência contra a mulher em virtude do receio de vir a responder um processo criminal e ser preso em caso de descumprimento de medidas protetivas vigentes.
Na avaliação da Guarda Muncipal de Jundiaí, que conta com o Programa Patrulha Guardiã Maria da Penha , a Lei se encontra extremamente atualizada com a previsão de diversos direitos à mulher em situação de violência doméstica e familiar com o fim de preservar a sua integridade física e psicológica. “É possível, ainda, melhorar a Lei, incluindo outras penalidades para o agressor que efetue violência doméstica ou familiar contra a mulher, bem como para aquele que descumpre medidas protetivas, como penas restritivas de direitos ou penas alternativas ” , destaca a GM, observando que a maioria das mulheres, que sofrem violência familiar ou doméstica, afirmam confiar na Lei Maria da Penha. Prova deste fato é o aumento do número de denúncias e orienta que, em caso de violência doméstica e familiar, a mulher deve chamar a polícia nos casos de ameaças promovidas pelo agressor, caso este esteja próximo, para repelir estas. Caso contrário, a mulher pode se dirigir diretamente para a Delegacia da Mulher, caso tenha na Cidade, ou Delegacia da área, que ocorreu o fato, para fazer um Boletim de Ocorrência e pedir as medidas protetivas de urgência e, caso necessário e disponível, abrigo temporário.
A mulher sempre deve denunciar na primeira agressão ocorrida, visto que esta tem a tendência de se tornar pior, pois, em caso de manutenção da relação, continuará vivendo no ciclo de violência, muitas vezes em cárcere privado sem perceber, visto que o agressor tem a sensação de impunidade.
Jundiaí conta com o Programa Patrulha Guardiã Maria da Penha e conta com apoio do Hospital Universitário, Hospital São Vicente, Centros de Atenção Psicossocial, Unidades Básicas de Saúde, Ambulatório de Saúde da Mulher, Unidade de Gestão de Assistência Social, Polícia Militar, Delegacia da Mulher (DDM), Defensoria Pública e Poder Judiciário.
A mulher sempre deve denunciar na primeira agressão ocorrida, visto que esta tem a tendência de se tornar pior
REGIÃO VÁRZEA PAULISTA ITUPEVA
Setembro marca o retorno da Cavalgada do Circuito das Frutas
DIVULGAÇÃO

Cavalgada valoriza o turismo rural
Após 2 anos, devido a pandemia, a cavalgada chega a sua XII edição e será realizada em 03 de setembro, a partir das 9h, tendo como ponto de saída e chegada o Bar do Mingo, no bairro Roseira em Jundiaí. No trajeto, belas paisagens, plantações e atrativos turísticos rurais dos municípios que compõem o Circuito das Frutas, fomentando o polo turístico e incentivando os empreendimentos rurais locais.
A Cavalgada do Circuito das Frutas retoma a valorização do turismo rural regional e das frutas da região, além de resgatar a cultura do tropeirismo.
Os interessados em participar devem entrar em contato com Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jarinu no (11) 40163843, até 08 de agosto. A taxa de inscrição é de R$100,00 e inclui café da manhã e almoço. As vagas são limitadas.
Fazem parte do Circuito das Frutas, além de Jarinu, as cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.
Centro de Testagem volta a atender no Ambulatório de Especialidades
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) está funcionando novamente no complexo do Ambulatório de Especialidades, localizado na Avenida Eduardo de Castro, 65 — Centro.
Atendimento
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Entre os serviços oferecidos, estão os testes rápidos para detectar ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), como a Aids, e os testes para detectar as hepatites virais B e C. Os testes rápidos de ISTs podem ser feitos, sem necessidade de agendamento e de forma bastante discreta, das 7h30 às 11 horas e das 13 às 15 horas. Até o final deste mês, a Prefeitura participou do Julho Amarelo, uma campanha contra hepatites virais com intensificação de orientações, testes e até mesmo da vacinação contra a hepatite B, que está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) durante todo o ano para pessoas de quaisquer idades. O teste dessas hepatites deve ser feito ao menos uma vez na vida e é voltado a pessoas com 40 anos ou mais. Veja detalhes na página da prefeitura.
Prefeitura, Sebrae e Casa do Artesão promovem capacitação presencial
A Prefeitura de Itupeva, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento, o Sebrae e a Casa do Artesão, promovem no mês de agosto uma trilha de capacitação presencial. Os encontros serão realizados no auditório do Paço Municipal conforme a programação: 22/08 das 14 às 18 horas – Benefícios da formalização e como precificar seus produtos e serviços; 23/08 das 14 às 18 horas – A relação entre Turismo e Artesanato e como utilizar o Instagram e o WhatsApp Business e 29 e 30/08 das 14 às 18 horaa – Técnicas de vendas consultivas. Para a inscrição acessar o link na página da prefeitura. Artesãos com CNPJ ganharão, além da capacitação, duas horas de consultoria.

Artesanato e Turismo é um dos cursos
MOBILIDADE RMJ tem uma frota de 611.421 veículos
A exemplo de outras regiões, a frota de veículos vem crescendo a cada ano, fazendo com que cada município repense a questão da mobilidade urbana. “A capacidade de deslocamento das pessoas precisa ser pensada regionalmente por motivos econômicos, sociais e pessoais. O sistema viário regional deve ser aprimorado de forma a proporcionar um eficiente deslocamento entre as sete cidades da RMJ” , argumentou o economista, Gildo Canteli.
Segundo ele, os sete municípios integrantes da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) possuem atualmente, uma frota de 611.421 veículos. “Jundiaí responde por 56,98% desse total, ou seja, 348.381 veículos estão licenciados na cidade ” , salienta, observando que no ranking estadual ocupa a 11ª posição superando 634 muni-
DIVULGAÇÃO

Tabela mostra a variação da frota de veículos em cada cidade da RMJ
cípios paulistas. Já no ranking nacional ocupa a 33ª posição superando 5537 municípios brasileiros. Na segunda posição vem Várzea Paulista com 75.415 veículos. A cidade ocupa no ranking estadual, a 75ª posição superando 570 municípios paulistas. Em nível nacional, está na 241ª posição, superando 5329 municípios brasileiros. Em termo de área territorial, Várzea Paulista tem 2.167 veículos por km² de área territorial, enquanto Jundiaí tem 807 veículos por km² . “Neste caso, Várzea Paulista é a que mais sofre, por ter a maior quantidade de veículos por km²” .
Na avaliação do economista, há que se reconhecer que alguns importantes investimentos já estão sendo feitos em cada município da RMJ. No entanto, os projetos deverão levar em conta a execução de obras de arte (pontes e viadutos), ligações de Avenidas de cidades vizinhas, por exemplo, a Av. dos Ferroviários (Jundiaí) com a Avenida Ipiranga (Várzea Paulista), também a ligação da Marginal do Rio Jundiaí até Itupeva, etc.
DIVULGAÇÃO

RMJ IBGE inicia Censo Demográfico 2022 na região; expectativa é de crescimento
O IBGE iniciou, na última segunda-feira (1), o Censo Demográfico 2022 casa a casa em todo Brasil. Agentes identificados vão visitar todos os domicílios até novembro realizando o questionamento para identificar os principais dados da população e suas condições de vida. Além de saber exatamente qual o tamanho da população, ele vai ajudar a obter dados sobre as características dos moradores – idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações. Questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderão dúvidas, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.
É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.
Na Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) a população em 2010, data do último Censo era de 695.724. Em 2021, o IBGE fez uma projeção de que a região possui 835.251 habitantes e a expectativa é de que haja crescimento em relação a este número.