4 minute read

ECONOMIA - página

Saiba como fazer de maneira correta

Ecoponto traz opção para o descarte correto de materiais

Advertisement

O Ecoponto de Várzea Paulista recebe diversos tipos de resíduo como materiais de construção, entulho, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e recicláveis em geral para o descarte de forma gratuita no município.

O serviço fica localizado na Rua Atroaris, 348 – Jardim Continente, junto à Usina de Asfalto da cidade e tem seu funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas aos sábados das 8h às 13h. Confira os critérios de descarte:

Pisos, areia, blocos cerâmicos, blocos de concreto, concreto, reboco, telhas de cerâmica, gesso, vidro, metais, pneus, louças, móveis, madeira, papel, papelão, plásticos, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os televisores e monitores com tubo de imagem só serão aceitos se estiverem inteiros, apenas partes não são recebidas.

É permitido que cada munícipe leve até 1 metro cúbico de entulho por mês. O volume é significativo, pois uma caçamba comum tem espaço para 5 metros cúbicos.

DIVULGAÇÃO

A capacitação foi ofertada pelo Senai

Participantes da Frente de Trabalho recebem certificados

Nesta semana, no auditório da Praça CEU, em Várzea Paulista, 20 trabalhadores da Frente de Trabalho receberam o certificado dos cursos “Boas Práticas de Fabricação para Manipuladores de Alimentos ” e “Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho ” . As capacitações foram ofertadas pelo Senai, por meio de uma parceria das Unidades de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico com a empresa Adoro. A iniciativa teve o intuito de desenvolver novas competências, além de qualificar os moradores de Várzea Paulista.

De acordo com a coordenadora de RH da empresa Adoro, Daniela Ferreira Pinheiro, a empresa, por estar na região, busca desenvolver e qualificar pessoas para o segmento frigorífico. “Queremos que os participantes possam trabalhar na nossa empresa, pois nosso objetivo com esse projeto é desenvolver as pessoas para que se tornem excelentes profissionais do segmento ” , relatou.

A moradora do Jardim das Palmeiras, Carlucia Vaz, foi aluna dos cursos e comentou que achou muito interessante a oportunidade. “Eu achei que o curso foi muito bom, foi muito proveitoso. Além disso, abriu uma oportunidade de sermos contratados pela empresa que colaborou com o curso ” , disse.

Diferenças no preço de material escolar podem chegar a mais de 260%

As dicas são: reaproveitar materiais e livros e, antes de sair comprando, primeiramente pesquisar bem os preços

D REDAÇÃO redacao@jvregional.com.br

Com o início do ano, vêm às contas e uma delas são os materiais escolares, que devem ser adquiridos antes da volta as aulas e por isso é bom não deixar para última hora, mesmo avaliando que podem ocorrer ofertas. Pensando nisso, o Procon-SP , todos os anos, faz uma pesquisa de preços e orienta sobre as compras. O levantamento de preços de itens de material escolar feito pelo órgão apontou diferenças que podem chegar a mais de 260%. O levantamento, feito pelo núcleo de pesquisa da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor no período de 06 a 08 de dezembro de 2022 em oito sites de compras, tem como objetivo oferecer referências por meio dos preços médios obtidos. Os sites verificados foram: Amazon, Americanas, Gimba, Kalunga, Lepok, Livrarias Curitiba, Magazine Luiza e Papelaria Universitária. Foram comparados os preços de 80 itens relativos aos seguintes tipos de produtos: apontador de lápis, borracha, caderno, caneta esferográfica, caneta hidroopção.Outro ponto a ser observado é se o local pratica preço diferenciado em função do instrumento de pagamento, como dinheiro, cheque, cartão de débito e cartão de crédito. Lembrando que o material de uso coletivo não pode ser cobrado, e as escolas não podem exigir, por lei, qualquer material escolar de uso coletivo.

Todos os anos, com a proximidade do período escolar, os pais começam a fazer as contas para a compra de material

gráfica, cola, giz de cera, lápis de cor, lápis preto, lapiseira, marca texto, massa de modelar, papel sulfite, refil para fichário, régua, tesoura e tinta para pintura a dedo.Veja a pesquisa completa no link do Procon-SP .

Dicas para o consumidor

Antes de ir às compras, é interessante verificar quais dos produtos da lista de material o consumidor já possui em casa e se estão em condição de uso. A troca de livros didáticos entre alunos também garante economia. Na hora da compra, recomenda-se perguntar se há descontos para grandes quantidades - dessa forma compras coletivas podem ser uma boa

JARINU Cadastro para auxílio transporte se encerra em 16 de janeiro

A Prefeitura de Jarinu, por meio da Secretaria de Educação, reforça que 16 de janeiro é a data limite para cadastro do benefício de auxílio transporte universitário, referente ao 1º semestre de 2023.

O auxílio é concedido aos estudantes universitários, bem como àqueles alunos matriculados no ensino médio técnico e profissionalizante, residentes em Jarinu, que se deslocam para instituições de ensino localizadas em outro município.

É válido apenas para os cursos com duração de no mínimo dois anos. Estudantes de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado não se enquadram para receber o benefício.

Veja o passo a passo para solicitar o auxílio: 1º Cadastro - Caso seja a primeira solicitação do estudante, é necessário preencher o cadastro presencialmente na Secretaria de Educação, das 8h às 16h, portando os seguintes documentos com cópia:

Recadastro - Basta o universitário enviar o comprovante de rematrícula do mês dedezembro de 2022 ou janeiro de 2023, no prazo anunciado, para o e-mail juventude@jarinu.sp.gov.br. O estudante que já possui o auxílio e não realizar o recadastro, será cancelado.

DIVULGAÇÃO

O auxílio é para estudantes universitários ou do ensino médio técnico e profissionalizante

This article is from: