Especial Dia das Mães

Page 1

Ser mãe é acreditar que é possível superar dificuldades DIVULGAÇÃO

ão é a toa que a palavra ‘mãe’ tem muita força, não apenas no nome, mas também nas atitudes, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria quando se trata principalmente de um filho. Histórias como a de Gisélia Barbosa, a Gisa, que é mãe de três filhos, serve de exemplo e inspiração para muitas pessoas que diante das dificuldades esmorecem. Ela conta que há quatro anos, o destino a colocou a prova. Ela tem um filho, o Luiz Guilherme que aos 15 anos sofreu um acidente durante uma brincadeira em suas férias escolares, no qual bateu a cabeça e não contou para os pais. “Por vários dias ele teve dor de cabeça, mas como tinha alergias, pensávamos que poderia ser consequência deste problema”, relata Gisa, que num ‘sexto sentido de mãe’ percebeu que algo estava errado e pediu ao marido que o levasse ao

N

12

médico. “No hospital, o médico que o atendeu também acreditava que as dores de cabeça poderiam ser de seu problema alérgico”, relata a mãe. Entretanto, uma semana depois, ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) paralisando um lado de seu corpo, sendo levado às pressas ao Hospital da Cidade de Várzea Paulista, onde ela destaca a dedicação da equipe de profissionais que o atendeu. “Na conversa com os médicos, meu filho contou que havia caído e batido a cabeça e teve de ser encaminhado ao Hospital Universitário em Jundiaí para fazer uma tomografia, mas acabou sendo recusado naquele serviço, voltando a Várzea Paulista”, relembra, salientando que devido à gravidade do caso teve que ser internado no HU posteriormente, onde ficou por vários meses. “Na época, alguns médicos chegaram a dizer que não teria chance de sobre-

Luiz Guilherme ao lado da mãe Gisa e de toda a família

viver e só um milagre o salvaria”. Mas ela buscou forças na fé e na perseverança que a fez acreditar que seu filho poderia, não apenas sobreviver, como também não ficar em estado vegetativo. “Hoje ele está voltando a recuperar a coordenação motora, fala, conhece todo mundo e muitas vezes tenho que repreendê-lo para que pare de falar um pouco”, disse sorrindo.

Diante de toda esta provação, Gisa dá um conselho às mães que tem problemas semelhantes. “Independentemente de que seu filho esteja doente, acamado ou tenha alguma deficiência, nós sempre vamos ser mães e temos que lutar até o último instante, sempre acreditando que é possível superar as dificuldades, por mais dolorosas que sejam”, destacou.

A VERDADE REGIONAL

O que uma mãe faz pelos seus filhos Dói muito para uma mãe dizer não aos seus filhos, desafiá-los, vê-los cair, abandonar seus sonhos ou desperdiçar suas capacidades. Mas ela também quer que eles aprendam a importância dos limites. Seus filhos a respeitarão mais se acreditarem que ela deve ser a figura de autoridade nesse relacionamento. Uma mãe não pode viver pelos filhos, mas partilha tudo com eles. Portanto, uma mãe tenta, a cada dia, costurar asas enormes e rápidas que lhes permitam voar muito mais alto. Uma mãe quer “tudo de bom” na vida dos seus filhos, mas também quer que aprendam a navegar em alto mar enfrentando as tempestades. Sabe que seus filhos devem aprender a caminhar sozinhos e evoluir com seus erros e acertos.

Elas conhecem melhor do que ninguém os defeitos de seus filhos, mas os aceitam e não os escondem. Sabem se eles estão bem só com o olhar, porque as mães são especialistas em detectar as emoções. Uma mãe carrega uma carga muito pesada sobre seus ombros. Sente-se culpada e responsável pelos problemas dos filhos. Provavelmente sacrifica seus objetivos, aspirações ou a sua vida por eles, o que faz das mães as pessoas mais generosas do mundo. Quando seus filhos acordam à noite com febre, quando querem enfrentar o mundo e superar todos os obstáculos, incentivá-los a seguir em frente e, acima de tudo protegê-los, é o que faz das mães o maior exemplo de coragem e amor nesse mundo.

12 de maio de 2019


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Especial Dia das Mães by Jornal A Verdade Regional - Issuu