
1 minute read
Histórico


Advertisement


‘Arte contemporânea em movimento’ foi o nome escolhido para a 3ª edição da exposição de Ready Made produzida pelos estudantes do componente curricular de Estética e História da Arte, do segundo semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa, no segundo semestre letivo de 2022. Constituiu-se como uma proposta de trabalho que pretendeu reunir produções que buscassem retirar o manto da verdade absoluta sobre as coisas, ao ressignicar objetos do cotidiano, a partir de junções inesperadas, interferências pouco convencionais, capazes de deslocar nossos pensamentos e criar frestas e ssuras em nossas formas de ver o mundo. Há, nela, espaço para o belo, mas também para o horror, o feio, o tenso, o espantoso, todos sentimentos capazes de acionar alegrias, dores, memórias e prazeres. Arte de múltiplos materiais, mais e menos nobres, de artistas que inventam as próprias técnicas e criam sua poética ao longo de seus processos.
Ready made é um termo da língua inglesa que designa “feito pronto”. No contexto da arte, faz referência a um estilo de criação artística que tem por intenção que objetos já prontos (industrializados ou não) ganhem novos signicados ao serem deslocados e\ou ao receberem algum tipo de intervenção e, assim, possam produzir provocações no público. O primeiro Ready made foi criado pelo pintor e escultor Marcel Duchamp, no ano de 1913, chamado “Roda de Bicicleta” que uniu um banco a uma roda de bicicleta, encantado pela poética que ele julgava advir de seu movimento de giro. Com esta proposta, o artista questionou o estatuto tradicional da arte que, até então, valorizava a arte apenas como um produto original do artista, feita com materiais nobres e habilidade técnica. As obras de Duchamp são tidas como as sementes da conhecida Arte Conceitual, uma tendência contemporânea que entende a obra como a produção ou manifestação de uma ideia ou conceito, independente do material ou da técnica usados pelo artista e do resultado nal da obra. Desta forma, a 3ª edição da Exposição Ready Made, busca uma perspectiva desconstrucionista de arte, movimentando as relações entre arte e vida, como um campo coletivo de indagação.
O presente catálogo apresenta as 28 obras que foram criadas e produzidas pelos estudantes. Ficaram dispostas ao público nos corredores da universidade durante os primeiros meses do ano de 2023, recebendo intervenções e interação com o público. Este registro busca que estas obras, de caráter efêmero e provocativo, possam perdurar na memória do curso, servindo como registro da criatividade dos nossos estudantes. Entre com espírito aberto.