Último casal do cangaço é revelado em documentário - Regional...
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1297934
Assine Edição Digital
notícias
esportes
última hora
entretenimento
blogs
tv dn
serviços
assine
Buscar
30Jul INTERNACIONAL 16h05
Explosão de Galaxy S4 destrói apartamento
BANDO DE LAMPIÃO
Último casal do cangaço é revelado em documentário 30.07.2013
Like
Luciana Tavares, João Batista Torres Rocha and 271,236 others like this.
Tweet
6
6
Durvinha e Moreno pertenceram ao grupo de Virgulino. Filme é dirigido pelo cearense Wolney Oliveira Fortaleza. Com a morte de Candeeiro, ao 97 anos, na última quarta-feira, o penúltimo cangaceiro então vivo, e o 75º aniversário de morte de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, completado no último domingo, o cangaço tem tudo para voltar à voga nestes tempos combativo de manifestações e protestos Brasil afora. Para acender ainda mais a chama do cangaço, que parece nunca ter se apagado, em novembro estreia, em circuito nacional, "Os últimos cangaceiros", de Wolney Oliveira. É o primeiro documentário sobre o cangaço, fenômeno que já foi objeto de mais de 40 longas brasileiros de ficção. Devoto de ´Padim Ciço´, Lampião tinha no Cariri cearense território sagrado. "Os Últimos Cangaceiros" teve cenas rodadas em Fortaleza, Juazeiro, Brejo Santo (onde morou um integrante do bando) e cidades de outros sete Estados. O filme já recebeu prêmios em festivais O documentário teve cenas rodadas em Juazeiro, Fortaleza e Brejo Santo (onde morou o cangaceiro "Moreno", além de cidades de outros sete Estados. Vencedor de Melhor Longa-metragem Iberoamericano no Docs DF 2012 - Festival de Documentários da Cidade do México, e de outro sete prêmios, o filme conta a história dos ex-cangaceiros Durvinha e Moreno, que fizeram parte do bando.
FACEBOOK Diário Nordeste Curtir 271.238 pessoas curtiram Diário Nordeste.
Plug-in social do Facebook
ÚLTIMAS DA EDITORIA
30Jul | 16h05
Ministério Público pede suspensão da festa de emancipação de Russas
ÚLTIMA HORA 30Jul | 20h56
Vazamento de adutora é controlado e água escoa na zona oeste 30Jul | 20h53
Manifestantes fecham pista da Rebouças em ato contra Alckmin 30Jul | 19h46
O arretado casal de velhinhos escondeu sua verdadeira identidade e o passado controverso até da própria sombra, por mais de meio século. Até que Moreno, então com 95 anos, resolveu dividir com os filhos o peso das lembranças e reencontrar parentes vivos, entre eles seu primeiro filho, deixado aos cuidados de um padre, mais de cinco décadas atrás quando ele e a mulher serviram a Lampião.
BNDES anuncia financiamento de R$ 92 milhões para 5 parques eólicos no Ceará 30Jul | 19h24
Manifestantes protestam contra a construção de viadutos no Cocó 30Jul | 18h23
Infraero nega existência de salários atrasados e redução de benefícios da categoria
Segredo Durvinha e Moreno, falecidos após as filmagens, esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos. O casal tinha feito parte do bando de Lampião, o principal líder do cangaço. Nesse sentido, Wolney Oliveira coloca uma peça-chave na nossa empoeirada coleção ´Vultos da Pátria´ com um enfoque mais digerível, embora com um nó na garganta (melhor que uma faca), e mais aceito por descendentes de cangaceiros que a carapuça de foras-da-lei. "Foi um parto fazer esse filme, que seria originalmente sobre Lampião. Mas acabamos nos apaixonando por Durvinha e Moreno" diz o cineasta cearense. Wolney promete fazer outro
1 of 4
30/07/2013 21:28