1 minute read

ESTELA CAMILLO

Next Article
CLARICE RITO

CLARICE RITO

Instagram: @estelacamillo

OtrabalhodeEstelaconsistenainvestigaçãopictórica decenascotidianasatravésda pintura,dodesenhoedafotografia.Tendoafotografia comobaseparaaprodução,aartista busca capturar a relação luz-cor-materialidade, relaçãocativadanosestudosdearquitetura.

Advertisement

As pinturas apresentadas são baseadas em recortesfotográficostiradosnodiaadia,em sua maioria em situações que marcaram o quefoiocotidianopandêmico,alimpezaea natureza; o acúmulo dos detergentes na janela foi uma pintura produzida em 2020, em momentos de maior isolamento e da compulsãopelalimpeza.

A experiência como estudante de arquitetura e urbanismoinfluencioumuitosua percepção sobre o mundo, social, política e esteticamente;nainteraçãoentremateriaiseno objetodeslocadodolugarsurgiuointeressepictórico pelomundo,quesóseexpande.

“Tenhocomotemamaisrecorrentesnomeutrabalho asdicotomiasmateriaisvivo-morto orgânico-inorgânico.”

Sobre o Trabalho

Para o ceramista Gustavo Assis, a natureza está retratada de forma implícita. Há muito tempo, a humanidade se relaciona com a cerâmica, incutindo-a de conteúdos simbólicos. O artista tira proveito disso mergulhando em um mundo dominado pela subjetividade. Revelado através deste viés, podemos primeiramente ver que ele se envolve com a natureza através de sua matéria-prima, o elemento terra. Além disso, ao destituir seus potes do valor utilitário, seja transformando-os em objetos zoomórficos, em representações de ânforas ou deusas da fertilidade, o artista se debruça sobre temas de origens ancestrais. Somos transportados a um lugar onde as barreiras entre o real e o simbólico, o homem e a natureza se mesclam, permitindo diversas níveis de interpretação das suas criações pelos espectadores.

This article is from: