7 minute read

Lançado o livro ‘100 Grandes Vinhos de Portugal’

Da autoria da jornalista Maria João de Almeida

Advertisement

A editora Zest Books desafiou a jornalista Maria João de Almeida a escrever um livro onde se destaca uma centena de grandes vinhos portugueses. O resultado excedeu as expectativas e deu origem a um livro histórico e artístico, que se assume já como uma referência nacional e internacional.

Não é um livro qualquer. É uma obra que o nosso país já merecia há muito tempo, de referência, intitulada ‘100 Grandes Vinhos de Portugal’. Editado pela Zest Books, o livro inclui a seleção de vinhos e textos da reconhecida jornalista e crítica de vinho Maria João de Almeida, o design criativo da M&A Creative Agency e a produção final gráfica da VOX.

Publicado separadamente em duas línguas, (português e inglês), os livros terão distribuição nacional e internacional, tendo em vista reforçar a qualidade dos vinhos portugueses, mas também a sua internacionalização. Para fazer os prefácios foram convidadas duas personalidades incontornáveis do sector, a crítica de vinhos inglesa Julia Harding (Master of Wine), e o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.

Tal como refere a autora, quem conhece a história e a realidade dos vinhos portugueses sabe bem como a sua qualidade cresceu nos últimos anos. É por isso fácil de imaginar a dificuldade desta escolha dos 100 Grandes Vinhos de Portugal, já que muitos vinhos de grande qualidade ficaram de fora. “Por diversas vezes, vi-me entre a espada e a parede quando tive de optar por este ou por aquele vinho. Mas a vida é mesmo assim, feita de escolhas, e sei que o leque de vinhos escolhidos é motivo de grande orgulho para Portugal”, diz Maria João de Almeida.

Através desta seleção de brancos, tintos e espumantes, e até de alguns rosés, ficamos a conhecer as histórias de muitos produtores nacionais, a perceber diferentes métodos de produção e a compreender a lógica e as razões de cada enólogo quando fez determinado vinho desta ou daquela forma. Momentos e pensamentos agora partilhados através deste livro, que acumula horas de provas e deliciosas conversas, a maioria delas também ao redor de um copo.

“São muitos anos dedicados ao mundo do vinho. E só com estes anos acumulados me atrevi a pensar num projeto desta natureza, o qual exige um profundo conhecimento da oferta que existe no mercado. Era, sem dúvida, um livro que fazia falta. Já somos visíveis internacionalmente, os profissionais do setor já reconhecem grande qualidade aos nossos vinhos, mas ainda há um grande trabalho a fazer junto do grande público”, afirma Maria João de Almeida, rematando que “a ideia que tem de prevalecer junto do consumidor a nível mundial não é o preço barato dos nossos vinhos, é a nossa qualidade. Uma qualidade aqui representada por vinhos premium e topo de gama que resultam dos nossos terroirs tão genuínos e de muitas das nossas castas”.

A ideia de fotografar garrafas com um objeto que contasse a história do produtor, de uma região ou das suas castas partiu da autora, que não teve dúvidas em desafiar a M&A Creative Agency para o produzir. “O projeto que nos foi apresentado só poderia dar origem a um livro marcante esteticamente. Tinha de se criar um conceito visual distinto, por isso nos empenhámos aprofundadamente em fazer deste livro uma obra de arte, uma edição memorável” afirma Luís Marques, CEO da M&A Creative Agency. “Há anos que a Zest Books se assume como uma editora especializada nas áreas do vinho, da gastronomia e do turismo e, depois de estudar o mercado achámos que faltava no nosso país uma obra marcante como esta, que perdurasse. A Maria João era a pessoa certa para o escrever, e toda a equipa trabalhou em conjunto para este projeto dar certo. Estamos muito orgulhosos do resultado final, não tenho dúvidas que vai dar que falar”, afirma Nuno Seabra Lopes, editor da Zest Books.

O livro chegará às livrarias dentro de uma semana. Foi lançado no Altis Grand Hotel e poderá ser adquirido através do site da Zest Books www.zestbooks.pt.

Nos dias 19, 20 e 21 de Novembro, no Centro Logístico

Pinhel é a capital dos Vinhos & Sabores da Beira interior

O Centro Logístico de Pinhel recebe nos dias 19, 20 e 21 de novembro a sexta edição do “Beira interior – Vinhos & Sabores”, evento que pretende promover e divulgar os vinhos e a gastronomia da região. O evento, organizado pelo município de Pinhel e pela Comissão Vitivinícola regional da Beira interior (CVrBi), regressa depois da pausa forçada, em 2020, devido à pandemia e também integra a iniciativa “País das Maravilhas”, promovida em parceria com o projeto “7 Maravilhas de Portugal”.

A par do Salão de Vinhos e Sabores, no evento haverá provas comentadas de vinhos, degustações de produtos locais, ‘showcookings’, um seminário, uma área de restauração e animação musical. Contará com a participação de cerca de 30 produtores de vinhos, bem como de outros produtos regionais, como enchidos, queijo, mel, frutos secos, doces e compotas, doçaria tradicional, entre outros.

Rui Ventura diz que as expetativas para este regresso “são bastante altas, tendo em conta que sentimos que todos estão ansiosos por voltar à normalidade e ao quotidiano que tanta falta nos faz”. O autarca de Pinhel, em declarações ao jornal “O Interior”, diz o público está “desejoso de poder desfrutar deste certame de características tão próprias e singulares”, mas também aos produtores de vinho e de outros produtos locais e regionais, cuja divulgação e promoção passa também por eventos deste género”.

Para o edil, o Beira Interior - Vinhos & Sabores 2021, “é de facto uma edição especial e recheada de atrativos”, pois para além do salão de vinhos e sabores, “há toda uma panóplia de atividades complementares, como sejam as provas de vinho comentadas, um seminário sobre enogastronomia e vários momentos de animação musical”. Contudo, Rui Ventura diz que “a grande novidade deste ano é a realização do “País das Maravilhas”, iniciativa com a chancela das “7 Maravilhas de Portugal” que vai ter lugar num dos pavilhões do Centro Logístico e onde será possível, ao longo de todo o fim de semana, degustar os pratos vencedores das sete categorias do concurso “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”, realizado no Verão de 2021”. O autarca diz-se “confiante de que vai ser mais um motivo de atração de público a este evento”.

O autarca de Pinhel diz que o evento se “afirmou na edição de estreia”, pois a partir daí, “o certame tem crescido de ano para ano”. A prova disso, salienta o autarca, é a associação de outros eventos a este fim de semana dedicado aos vinhos, como a cerimónia de entrega de prémios do concurso “Vinduero-Vindouro”, o maior concurso de vinhos da Península Ibérica, mas também o Raid TT Vinhos da Beira Interior promovido pelo Clube Escape Livre e, este ano pela primeira vez, o Encontro Nacional das Confrarias Báquicas e Gastronómicas, organizado pela Federação das Confrarias Báquicas de Portugal”.

Com a presença dos chefes Chakall, Luis Américo e Vítor Matos

Festa do Espumante celebra Melgaço de 26 a 28 de novembro

A Festa do espumante em Melgaço está preparada. O evento, que conhece a sétima edição de 26 a 28 de novembro, no Largo do Mercado, recupera o modelo presencial e apresenta uma programação intensa, que pretende valorizar os espumantes obtidos no terroir de eleição da casta Alvarinho, bem como os produtores e produtos locais de eleição.

As temperaturas altas verificadas no mês de Outubro levaA Festa do Espumante reunirá no mesmo recinto os grandes artífices dos espumantes de Alvarinho da sub-região, proporcionando aos visitantes a possibilidade de conhecer as mais recentes edições. De igual modo, outros produtos melgacenses (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros) estarão igualmente representados e com possibilidade de aquisição. O espaço de restauração, em funcionamento contínuo no evento, terá menus tentadores para harmonização. Diariamente, o evento receberá no palco provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, sessões conduzidas pelo sommelier Manuel Moreira.

No capítulo do show cooking, três conceituados chefes serão protagonistas. Chakall (dia 26, pelas 19:00), Luis Américo (dia 27, 15:30) e Vítor Matos (dia 28, 15:30) apresentam propostas culinárias que terão por base alguns dos ingredientes mais famosos da sub-região, trabalhando-os de um modo criativo que irá, certamente, surpreender.

As noites de 26 e 27 de Novembro serão particularmente animadas com música ao vivo e atuações de DJ’s. Rui Afonso e o DJ Tata integram o cartaz de sexta-feira e, no sábado, será a vez do trio Bruno Pereira, Andréa Domingues e Roberto Martins, seguindo-se pela madrugada o DJ Pedro Simões (RFM).

A Festa do Espumante, em Melgaço, tem entrada livre e realiza-se dia 26 (das 11 às 02 horas), 27 (das 12 às 02 horas) e 28 de Novembro (das 12 às 18 horas), no emblemático Largo do Mercado. O evento é uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho e o apoio da Revista de Vinhos.

This article is from: