Page 1

Condor, 24 de junho de 2011

Ano 03 Conexão Comunidade

Edição 23

04

Climatologista da Unijuí faz os prognósticos para o Inverno que teve início nessa semana

R$ 1,75

www.jornalvilaliberdade.com

06 Geral Católicos mobilizam a comunidade condorense com a realização das Missões Populares Franciscanas

12 Esportes Jogo da Solidariedade entre combinados de Condor e Panambi arrecadou bom número de agasalhos

Geral 03 Praça de Condor será revitalizada com recurso de emenda do Deputado Pimenta

Crianças foram imunizadas contra Pólio e Sarampo

No sábado passado, 18, foi realizado o Dia de Mobilização Nacional para a imunização de crianças contra a poliomielite e contra o sarampo. No Rio Grande do Sul mais de 460 mil crianças entre ZERO e cinco anos receberam as gotinhas contra a poliomielite, atingindo cerca de 70% da meta estipulada ao Estado, que é de 660 mil. Já contra o sarampo, que teve sua campanha de imunização iniciada também no sábado, a meta no Rio Grande do Sul será de vacina 800 mil crianças entre 1 e 7 anos. Em Condor, até quarta-feira, 22, das 447 crianças estipuladas pelas metas do Ministério da Saúde, 457 receberam a vacinação contra a poliomielite. Já contra o Sarampo, foram vacinadas 492, faltando ainda 83 para que a meta local seja alcançada. As vacinações seguem agora no Posto de Saúde em horário comercial, até o 27, porém, no dia 2 de julho será realizado mais um dia de mobilização, com funcionamento do Posto durante todo o sábado.

forcapremiadasicredi.com.br

Produtos participantes: Concorra a

5 Hilux

s e a muitos outro prêmios.

Quanto mais Sicredi você usar, mais chances de ganhar. Participe.

100 mil

brindes instantâneos.

s#ARTÜESs)NVESTIMENTOSs#ONSØRCIOS s#RÏDITO'ERALs3EGUROSs0REVIDÐNCIA s0OUPEDIs$ÏBITOEMCONTAs.OVAASSOCIA ÎO

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE/MF/Nº 06/0038/2011 e SEAE/MF/Nº 05/0037/2011. Promoção válida para as cooperativas de crédito participantes. Consulte condições de contratação dos produtos participantes, bem como o regulamento completo da promoção em forcapremiadasicredi.com.br ou nas cooperativas de crédito. Produtos e serviços sujeitos à disponibilidade na sua cooperativa de crédito. Para mais informações sobre produtos e serviços, vá a uma de nossas unidades de atendimento ou acesse sicredi.com.br. Imagens meramente ilustrativas. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.


2

Opinião

24 de junho de 2011

QUEM DISSE

“A Presidente Dilma e a Fifa disseram que Porto Alegre é uma das cidades mais preparadas para receber as delegações da Copa” JOSÉ FORTUNATTI, PREFEITO DA CAPITAL GAÚCHA

“Com a saída de Palocci, o governo se livrou de um problema”

DEPUTADO FEDERAL PAULO PEREIRA DA SILVA (PDT), PRESIDENTE DA FORÇA SINDICAL “Minha idade é o maior prêmio que Deus me deu. Deus nunca foi um pai para mim. Deus é meu amante”; “Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima”

DERCY GONÇALVES,

ANIVERSARIANTE DA SEMANA

*23/06/1907- +2008

falando nisso

A TV Record deu continuidade à série de reportagens contra Ricardo Teixeira na noite de segunda-feira, no horário nobre da emissora. Uma matéria de dez minutos assinada por Luís Carlos Azenha listou uma série de informações sobre negócios nebulosos do presidente da CBF e ainda usou o deputado Romário em depoimento forte contra a alta cartolagem nacional. O cerne da reportagem do Jornal da Record esteve no envolvimento entre Teixeira e a Sanud, empresa relacionada a escândalo de propina da Fifa na década de 90. Um dos representantes da firma no Brasil seria o irmão do cartola, Guilherme Teixeira. A matéria apresentou números de vulto de investimentos da sociedade Teixeira-Sanud no patrimônio do dirigente, incluindo as suas propriedades, uma transportadora na cidade de Piraí (RJ) e em um restaurante no hipódromo do Rio. Segundo programa exibido pela BBC, citado em material do Domingo Espetacular no final de semana, Teixeira foi um dos dirigentes da Fifa que embolsou propina da empresa de marketing ISL na década de 90. O brasileiro teria recebido US$ 9,5 milhões, devolvidos após acordo com a Justiça suíça, ainda de acordo com a TV inglesa. Ricardo Teixeira teria recebido propina por meio da Sanud, empresa que tem sede no pequeno principado de Lichtenstein, na Europa, e é sócia da RLJ, com sede no Rio de Janeiro. Segundo a investigação da BBC, teriam sido 21 depósitos da ISL destinados somente ao cartola brasileiro. O detalhe é que, segundo uma informação obtida junto ao ministério da Fazenda, a Sanud fechou em Liechtenstein há 12 anos, apesar de ainda ser apontada pela Junta Comercial do Rio de Janeiro

Perdão, italianos Alexandre Garcia Como se já não bastassem os nossos assassinos, passamos a abrigar mais um, esse Cesare Battisti, graças ao arbítrio do então Ministro da Justiça, Tarso Genro e do então Presidente Lula, no apagar das luzes(?) de seu governo. O mesmo arbítrio usado no sentido oposto, para mandar de volta à ditadura castrista dois atletas perseguidos políticos, que desertaram da delegação cubana nos jogos pan-americanos do Rio. E a Justiça brasileira nem passou por perto: os dois foram presos e embarcados num avião venezuelano. Pois o senhor Battisti, condenado em todas as instâncias nos tribunais italianos - no país berço do Ius Romanum, de indispensável estudo das nossas faculdades de Direito. Foragido na Franca, refúgio de perseguidos políticos, foi extraditado, com sentença confirmada pelo Tribunal Europeu. Qual a saída? Fugir para o Brasil, ora bolas! Entrou aqui com passaporte falsificado, o que neste país sem princípios não lhe tira o direito de conseguir visto de permanência, por incrível que pareça.

No primeiro julgamento do caso, o Supremo decidiu que estava configurada a extradição pedida pelo governo italiano, uma vez que os crimes cometidos por ele foram comuns e não políticos, não caberia, portanto, o título de refugiado que Battisti ganhara do Ministro Tarso Genro. O Supremo, então, desconstituiu o título de refugiado e disse que se ele é cidadão de outro país, foi condenado por crimes comuns, então cabe a extradição. Só que quem decide extradição é o chefe de estado, o Presidente da República. Que negou a extradição nas últimas horas de poder, em 31 de dezembro - certamente isso significa alguma coisa. Nada mais eloquente: o Chefe de Estado do Brasil faz uma banana para a democracia italiana, para a Justiça italiana, para o povo italiano, vítima de gente como Battisti. Lula e Genro, ao premiarem Battisti com o título de perseguido político afirmam que o regime democrático e as instituições e garantias não funcionam na Itália. A época de Mussolini acabou em 1945. Querem convencer a quem? Scusateci italiani!

www.jornalvilaliberdade.com DIRETORES

por Jorge Luiz Fripp

SÃO PAULO X CONRINTHIANS

Torço e até rezo para que as imagens na TV, do Pelé e do Lula, abraçados, vibrando e chorando, por ocasião da escolha do Brasil como sede da Copa de 2014, sejam demonstrações autênticas. Prefiro até mesmo que sejam ingênuas. Torço e rezo porque se não forem isso, ingênuas e autênticas, estamos perdidos. Porque não se escolhe mais uma sede de Copa do Mundo sem que haja corrupção antes. A imprensa do mundo todo escancarou nos últimos dias a ladroeira e a corrupção que campeiam soltas na Fifa e na CBF. Desde os tempos em que o Havelange presidia a CBF, e depois a Fifa, que a gatunagem deita e rola. A CBF tornou-se um feudo, um reino vitalício e hereditário da família de Havelange, sendo o seu genro, Ricardo Teixeira o encarrega-

como detentora de 50% da principal empresa de Ricardo Teixeira no Brasil. A reportagem da Record ainda apresentou uma lista de posses suntuosas em nome de Teixeira e trouxe o depoimento de Romário, que, como membro da comissão que fiscaliza as obras da Copa do Mundo, recentemente convocou Teixeira a se apresentar na Câmara dos deputados em Brasília para explicar o crescimento dos valores do evento. “Não vou dizer que é uma máfia. Mas é uma quadrilha, de cartolas que mandam no nosso futebol, em que as coisas não são claras”, afirmou Romário à Record, em depoimento que não cita nominalmente Teixeira ou algum outro dirigente. A expectativa é de que ofensiva da Record contra a CBF e suas relações estreitas siga nesta terça, com reportagem sobre supostas irregularidades na parceria entre o Corinthians e a MSI do polêmico empresário Kia Joorabchian. O clube paulista e seu presidente Andrés Sanchez se destacaram ultimamente como um dos principais alicerces do mandatário da CBF na cena política do futebol nacional. A aposta editorial da Record em ataques a Teixeira e amigos começou coincidentemente pouco depois da derrota da emissora na batalha pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014. Neste processo, a rival Globo saiu vitoriosa após participar do racha na relação da elite do futebol nacional em sua união no Clube dos 13. Nas últimas semanas, além do Jornal da Record e do Domingo Espetacular, a emissora paulista debateu o envolvimento de Teixeira em escândalo da Fifa no programa religioso Fala Que Eu Te Escuto e ainda criticou os atrasos nas obras para a Copa de 2014 através do humorístico Legendários.

do hoje de manter a máfia no poder. Como a maioria dos clubes deve até as calças, qualquer troquinho resolve o problema na hora de escolher os novos dirigentes. Faz tempo que nem candidato de oposição tem mais. Quem se opõe, corre sérios riscos. Até quem é gremista ficou com raiva e vergonha quando o Inter foi roubado pelo Marcio Rezende, contra o Corinthians, que não deu um pênalti claro e ainda expulsou o Tinga, dando o título aos paulistas. Isso logo depois do escândalo do caso Edílson, juiz que vendia resultados, que tirou muitos pontos do Inter, favorecendo o Corinthians. E por que o Corinthians? O Brasil e o mundo estão boquiabertos com as recentes declarações do presidente do Timão, Andrés Sanches, dadas a uma rede de TV, que

fez uma série de reportagens intitulada “Cartolas: Jogo Sujo”. Louva-se a cara de pau do Sanches. Nem vermelho ficou ao afirmar: “Sou amigo da Globo, sou amigo do Ricardo Teixeira, apesar de ser um gângster”. Onde fomos parar? Perdemos o pouco da vergonha na cara que ainda restava. Até parece que gângster, no Brasil, virou elogio. Mansões, restaurantes, fazendas fazem parte hoje do patrimônio de Teixeira, que com um salário de 70 mil por mês conseguiu fazer fortuna maior do que alguém que ganha cinco vezes mais. Serviu de modelo. Romário, quem diria, é quem teve a coragem de botar a boca no trombone. Diz que não sossega enquanto não derrubar o Teixeira e chega a afirmar que há uma quadrilha comandando o futebol. A rede BBC, de Londres, chegou ao ponto

de perguntar aos brasileiros: “Como não fazem nada para apagar esta mancha? Como Ricardo Teixeira e João Havelange se mantêm no poder e não estão na cadeia?” Agora dá para entender porque há um ano atrás a CBF excluiu o estádio do Morumbi da Copa de 2014. Agora dá para entender, como diz a direção do São Paulo, o ato de violência injustificada praticado não contra o clube, mas contra a cidade de São Paulo e contra o Brasil. Sanches e Teixeira já tinham acertado tudo. O novo estádio do Corinthians entra no lugar do Morumbi. Assim, o dinheiro para sua construção foi fácil de arranjar. E o São Paulo F.C., assim como o Grêmio, o Inter, o Atlético PR, que construíram seus estádios com dinheiro limpo, vão perder sempre para o Timão paulista. Assim, até o Industrial faz um estádio para a copa.

Denise Isabel Wuaden Marcelo Fripp

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Darci Serafim Rodrigues MTE/RS - 15.063

SUPERVISÃO GERAL

Jorge Luiz Fripp

EDITOR CHEFE

Marcelo Fripp

DIAGRAMAÇÃO

Denise Isabel Wuaden Marcelo Fripp

COMERCIAL

(55) 3379.1005 / 9145.7937

jornalvilaliberdade@gmail.com CIRCULAÇÃO

Semanal/Sexta-Feira TIRAGEM

500 Exemplares IMPRESSÃO

ITS Gráfica e Editora Jornalística Ltda FW Editoração Ltda CNPJ 10.643.438/0001-41

Rua Mauricio Cardoso, 26 Bairro Centro - Condor CEP 98290-000


Geral

Pimenta libera emenda para Condor

O

Praça Pedro Gärtner será revitalizada com recurso de emenda do parlamentar gaúcho

Deputado Federal Paulo Pimenta (PT/RS) enviou esse semana, um comunicado a administração municipal condorense, através da presidência do PT local, informando a liberação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil através do Ministério do Turismo. “É com satisfação que comunico a inclusão desse Município como beneficiário das Verbas do Orçamento Geral da União - 2011, através de emenda de minha autoria, junto ao Ministério do Turismo”, anunciou o deputado Pimenta em e-mail enviado ao presidente do PT de Condor, Gilberto de Moura (Betinho). Conforme Betinho, mais essa emenda oriunda do Gabinete do Deputado Pimenta, veio através de articulações políticas do PT Amplo condorense, por nomes como o Presidente Gilberto de Moura, do Secretário de Obras Antônio Paz de Moura, da Coordenadora da Ha-

Deputado Paulo Pimenta

bitação Eloá Fritsch Piasetzki, pelo Diretor da Câmara de Vereadores Dirson Wendland e pelo militante Jorge Morais, bloco do Partido dos Trabalhadores também representado pelo deputado Paulo Pimenta. “Nosso partido hoje é parte da base que forma a administração condorense e estamos sempre buscando apoio dos deputados do PT, tanto estaduais como federais, para trazer benefícios à nossa comunidade. Dessa forma chegamos a essa

segunda emenda do Deputado Pimenta em pouco mais de dois anos, lembrando que estamos iniciando o processo de licitação para a construção do Pórtico da cidade, também com recursos destinados pelo parlamentar”, disse Betinho. A emenda recentemente liberada será destinada a revitalização da Praça Pedro Gärtner. “A intenção do Prefeito Chico será de investir esses R$ 200 mil em um projeto que prevê a revitalização da Praça. Deveremos ter uma rua do lazer, com um espaço coberto para apresentações artísticas e culturais”, detalhou Moura. A rua do lazer deve ser construída no espaço entre a Praça e a Escola Agostinha Dill, na Rua Dom Pedro I. A perspectiva é de que a liberação do recurso aconteça ainda em 2011. O projeto, que ainda está em fase de elaboração, deverá passar por análise técnica do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv).

115ª Zona Eleitoral deve ter voto biométrico em 2012 O chefe do Cartório Eleitoral, Maciel Gaspar Klock, informou nesta semana, sobre a possibilidade da inclusão da 115ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Condor, Panambi, Santa Bárbara do Sul e Saldanha Marinho, no sistema de cadastro biométrico dos eleitores. Em contato com os prefeitos dos municípios da abrangência da 115ª Zona Eleitoral (ZE), Klock informou que esta foi uma das onze regionais selecionadas no Rio Grande do Sul a receberem, já no próximo processo eleitoral (eleições municipais de 2012), o chamado voto biométrico. “Ainda não temos a informação oficial, apenas fizemos o contato com os prefeitos para informar dessa possibilidade, deveremos ter mais detalhes e informações mais concretas a partir do próximo mês”, alertou Klock. Segundo Gaspar, os mais de 43 mil eleitores cadastrados na 115ª ZE deverão passar pelo recadastramento digital. “É um processo que deveria acontecer de qualquer forma e que agora irá acontecer para o cadastro biométrico. Porém, alertamos que isso deverá acontecer mais tarde, ainda não adianta procurar o Cartório Eleitoral porque não temos nada oficializado”, alertou. Con-

Voto biométrico já aconteceu em 15 municípios do Brasil na eleição de 2010

forme o Chefe do Cartório com sede em Panambi, a expectativa é de que o processo tenha início a partir do mês de setembro e que bases do Cartório deverão ser instaladas em cada um dos municípios da 115ª ZE. A oficialização do processo deve acontecer ainda no mês de julho. “Estamos buscando um agendamento para 20 de julho, quando técnicos do Tribunal Regional Eleitoral estarão fazendo uma visita aos nossos municípios e ao nosso Cartório para avaliarem a estrutura que temos aqui e apontarem quais são as necessidades para a implantação do

novo sistema”, explicou. Voto Biométrico – é a leitura biométrica digital do eleitor, o que, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, exclui a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, além de agilizar o processo de identificação no momento da votação. O voto biométrico começou a ser utilizado no Brasil na eleição de 2010, quando 15 municípios do País testaram o processo. Agora, além de Canoas (pioneiro do Estado), o Rio Grande do Sul terá voto biométrico em outras onze zonas eleitorais, o que corresponde a cerca de 350 mil eleitores.

24 de junho de 2011

3

Política

Claudio Motta

claudiomotta06@hotmail.com

Pesquisa recente revela o desinteresse dos jovens pelos partidos políticos, preferindo manifestarem-se através das redes sociais na rede mundial de computadores. Segundo a pesquisa “Os jovens brasileiros enxergam cada vez menos os partidos como uma opção para o engajamento político. Ao mesmo tempo, cada vez mais vêem a internet como ferramenta para esse tipo de mobilização. A conclusão resulta de uma pesquisa que ouviu brasileiros com idades entre 18 e 24 anos, segundo a qual 59% dos entrevistados afirmaram não ter nenhuma preferência partidária. O dado consta do relatório completo do estudo, realizado em parceria entre a agência Box1824 e o instituto Datafolha. De acordo com a agencia, mas os primeiros dados, revelados pelo jornal Folha de S. Paulo já apontavam que 71% dos entrevistados consideram a web um meio para fazer política. ‘Os jovens estão trocando partidos políticos por outras formas de atuação política. Não apenas uma, mas várias formas ao mesmo tempo. E a internet aparece como a principal delas’, diz o pesquisador da Box e sociólogo Gabriel Milanez”. Interessante os partidos observarem os indicativos da pesquisa, sob pena de perderem espaço com este público. Na verdade, penso que os partidos precisam tornarem-se mais atrativos para a juventude, apresentando opções de crescimento dos mesmos, sob pena de ir definhando. Temos visto nas convenções diminuição da presença de filiados e dos jovens ainda mais. Parece que o ex-Presidente Lula teve conhecimento da pesquisa, pois na semana que passou participou de encontro nacional de Blogueiros. No encontro, exaltou o trabalho feito por blogs independentes durante a campanha eleitoral do ano passado. “Vocês evitaram que a sociedade brasileira fosse manipulada como durante muito tempo foi. Vocês evitaram que os chamados falsos formadores de opinião pública que, às vezes, não convencem nem quem está em casa assistindo, ditassem regras. Nunca me preocupei com crítica se ela for verdadeira, me preocupo com inverdades, má-fé, más informações, como aquela pedra, aquele meteorito de papel que bateu na cabeça de um candidato no ano passado”, disse. Lula está buscando sintonia com a juventude, utilizando-se das ferramentas preferidas pelo segmento. Partidos, dirigentes, ocupantes de cargos públicos, todos devem estar atentos a esta tendência.

Venda e instalação de Climatizadores com ótimas condições de pgto

VENHA CONFERIR Eletrodomésticos e Refrigeração em Geral

Rua Gaspar Martins, 370 - Panambi / Fone 3375 4601


4

24 de junho de 2011

Conexão Comunidade

Inverno terá maior constância de frio

Estação deste ano deve ter três meses de temperaturas baixas e pouca chuva

C

omeçou na terça-feira, 21, a estação mais fria do ano. Conforme explica a professora de climatologia do curso de Agronomia da Unijuí, Cleusa Bianchi Krüger, o inverno deste ano deve ser de constates temperaturas baixas, ao contrário do ano passado, quando os dias frios foram concentrados em períodos. Também, a professora Cleusa destaca que as precipitações devem ser a baixo das médias históricas, girando em torno de 130 milímetros em cada um dos três meses do inverno, o que, segundo a climatologistas, não deve ser de efeitos mais críticos para as culturas de Frios deste inverno devem chegar com mais intensidade que no ano passado lembrar que esses meses de outono, com chuvas a baixo inverno, já que não dependem de 11° é um valor da média e temperaturas baixas, e que grandes volumes médio e não que no inverno não se reflita muito como de chuva e sim teremos dias com característica da La Niña, o que nos de temperaturas temperaturas em traz a idéia de que o inverno esteja mais amenas e constantes mais próximo das condições normais. Enaté frias. Confira, baixas que isso. tão, esse efeito retardado de La Niña, a partir de agora, Só para lembrar, na verdade ele não acontece porque os detalhes da no ano passado a La Niña ela tem as características entrevista da Protivemos uma con- nos meses de outono e primavera, e fessora Cleusa: dição de bastante inverno e verão, a corelação que os frio no mês de meteorologistas ela é um pouco meJornal Vila Liberdade (JVL) agosto, com tem- nor em relação a La Niña e o El Niño – Professora, peraturas bastante também. JVL – E já podemos fazer prognegativas, com como deve ser o Professora Cleusa Bianchi Krüger inverno que está um sequência de nósticos para o verão, principaltendo início nessa semana? dias com temperaturas a baixo de mente no que diz respeito a volumes Professora Cleusa Bianchi Krü- zero, entre zero a -2°C. de chuvas? ger – O inverno agora está começanJVL – Os meteorologistas afirProfessora Cleusa – As predo, as perspectivas para esta estação mam que as baixas médias de chu- visões, geralmente, se trabalham e que neste ano terá como principais vas, previstas para o verão em função de três meses, então, temos até secaracterísticas temperaturas máxi- do fenômeno La Niña, o que acabou tembro a previsão de La Niña, com mas e mínimas um pouco a baixo não se confirmando, devem se confir- enfraquecimento. O que os meteoda normal, principalmente para os mar no inverno. Isso é verdade? rologistas falam, mais para frente, meses de julho e agosto. Em relaProfessora Cleusa – Ainda nós lembrando que é complicado dar ção às chuvas, esse cenário também temos La Niña, os efeitos para nós essa previsão em função dos índivai continuar, com chuvas a baixo aqui no Estado do Rio Grande do Sul ces de acerto, mas que se espera do padrão aqui para a nossa Região se confirmam, são bem característi- que a gente caminhe para uma neu(Região Noroeste Colonial, Gran- cos do fenômeno, nos períodos de ou- tralidade, no final de El Niño e La de Ijuí), lembrando que o normal, a tono e primavera, então, se fala nessa Niña. Essa neutralidade quer dizer média, gira em torno de 130 a 138 questão, por termos tido um verão um ano normal pra nós. No verão o milímetros, em cada um desses dois chuvoso, o que não é característico da que é um ano normal? São aquelas meses (julho e agosto), então a gente nossa Região, mas que na condição chuvas esparsas, a baixo da média, tem uma perspectiva de chuvas um de La Niña não temos essa relação às vezes chove num canto da propouco a baixo da média, talvez re- bastante forte do que no verão, então, priedade mas as vezes no outro não, fletindo um pouco o grande volume essa relação é forte no outono e na então, é isso que se espera, porém é de chuvas que tivemos no início do primavera. O que se espera, realmen- muito difícil ou é muito incorreto a ano e agora vamos ter essa condição te, é que essas condições de La Niña, gente fazer essa previsão para um um pouco a baixo da média, mas isso que foram bem características nos longo prazo. não preocupa tanto em função das culturas de inverno, já que elas não necessitam de tanta chuva, mais é q quantidade de frio que é importante. JVL – Este inverno, então, deverá ser bastante rigoroso? Professora Cleusa – Os meses de julho e agosto, a idéia é de que se tenha temperaturas a baixo da média, mas com aqueles picos, alMariana Wiercinski de Mello guns dias com temperaturas bastanFisioterapeuta - Crefito 5/107.775-F te negativas, quando da ocorrência Formação em Fisioterapia Uroginecológica de geadas, e depois quando a temperatura vem um pouco a baixo da Vanessa Costa Beber Barzotto média, que é 10° a 11° Celsius para Fisioterapeuta - Crefito 5/123.634-F esses dois meses. Então, nesse peFormação em Pilates Clínico Internacional ríodo será um pouco frio, mais frio que o normal. Já para setembro, a Atendimento particular e previsão é de que já seja um pouConvênios: Unimed, co próximo do normal, girando em Cotripal, SUS e CISA torno dos 11° Celsius, que é a temRua Benjamin Constant, nº 402 - Sala 6 peratura média aqui da Região, vale Fone 3375 5004 - Panambi

Palavra do Pastor Pastor Jaime Vasconcelos

O Cristo que cura Nunca conseguiremos uma fé “firme” par a cura do corpo sem primeiro ficarmos livres de todas as “incertezas” quanto à vontade de Deus em nos “curar”. Louvado seja Deus! Antes de tentarmos exercer a nossa fé pela cura, devemos saber o que as escrituras ensinam claramente: que é vontade de Deus curar tanto o corpo como é sua vontade de curar a alma; curar sua vida social, sua vida financeira e sua família. Aleluia! Somente conhecendo que Deus “promete aquilo que estamos buscando”, podemos ficar livres de toda a “incerteza” e ter uma fé firme. É bom lembrar que, cada promessa de Deus é uma revelação do que ele “anela” fazer por nós. Em primeiro lugar, até que saibamos disso não há nada em que possamos basear nossa fé. “A palavra de Deus é a semente”. É a semente da vida divina. Se procurarmos a cura antes de termos plena certeza da palavra de Deus, de que ele quer nos curar, não vamos receber o que estamos procurando, pois nos falta conhecimento. É como tentar colher fruto de um campo não semeado. Seria impossível um lavrador ter fé par ceifar antes de ter “certeza” de que a semente foi selecionada, o campo preparado e então semeada, em terra bem adubada. Aleluia! Em (Jo 8.32) disse Jesus, e conhecereis a verdade e a verdade, vos libertará. Não é vontade

de Deus que haja colheita sem a sementeira ter sido semeada. A libertação da enfermidade vem pelo conhecimento da verdade. É bom lembrar que Deus não faz nada sem a sua palavra. A falta de conhecimento tem levado muitas famílias ao fracasso, tem levado o adiamento dos sonhos e atrasado a vida de muita gente. A palavra de Deus é a cura para o mundo. Veja o que diz o (Salmo 107.20). Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da sua destruição. São as palavras do Espírito Santo de Deus. Toda a obra de Deus é feita com “fidelidade” às suas promessas. Aleluia! O que eu estou dizendo que é importante “saber” que é a vontade de Deus curar-nos quando estamos enfermos é a “semente” que deve estar semeada no coração de todos que sofrem. Esta semente não pode ser semeada antes de ser conhecida, aceita e acreditada. Nem um pecador pode tornar-se cristão antes de “saber” que é a vontade de Deus salvá-lo. Louvado seja Deus! É só semear a palavra de Deus, regar e acreditar com firmeza que ela irá curar tanto a alma, o corpo, seu casamento, seu trabalho e sua vida financeira. A grande verdade é que a “semente” tem de permanecer plantada e ser regada antes que possa produzir os frutos. Aleluia! O (Sl 126.5) diz “os que semeiam em lágrimas segara (colheram) com alegria. Deixe a boa semente ser plantada, crescer e dar frutos. O seu coração está precisando de Deus é agora ou amanhã será tarde demais. Amém e Amém.

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Unidade Cristã Domingo 19h - Culto Condor /1ª Segunda do mês reuniões em Panambi/ 3ª Rincão dos Pinheiros: 15h Tarde da Benção, 19h30 Culto/ 5ª - 15h Tarde da Benção / 19h30 - Culto Condor/6ª Esquina Beck - Campanha da Libertação/Sábado - Templo Sede Rincão - Culto de Departamentos/Todos os sábados às 15h45 programa na Rádio 98.5 FM


Geral

Governo trabalha Orçamento Participativo

Coordenador regional esteve em Condor nessa semana para apresentar processo

A

Câmara Municipal de Vereadores, o Conselho Municipal do Desenvolvimento (Comude) e a Secretaria da Ação Social e Cidadania de Condor receberam a visita, na segunda-feira, 20, do Coordenador Regional do PPA Participativo, Paulo Sérgio Rodrigues, que convocou as lideranças locais para participarem das discussões que definirão, na forma de participação popular, o Orçamento 2012 e o Plano Plurianual do Estado. Coordenador Paulo Sérgio Rodrigues apresentou PPA Participativo na Câmara O Coordenador Paulo Sérgio apresentou à comunidade condorenses a forma em que o Orçamento 2012”, assim denominado pelo governo será definido o Orçamento 2012. Conforme esclareci- estadual, terá como base os eixos apontados no PPA. do, já na próxima terça-feira, 28, acontece em Ijuí a “O PPA, que ainda não foi aprovado na Assembleia Leassembleia Regional, quando será definido, entre 66 gislativa foi bastante debatido entre as lideranças dos programas distribuídos em 23 áreas (quadro ao lado) Coredes e pelos técnicos do Estado. Foi uma fase bas(como saúde, educação, desenvolvimento, etc), dez que tante importante, já que o orçamento participativo parte serão aplicados aqui na abrangência do Corede Noro- do que está previsto no PPA”, lembrou Paulo Sérgio. Dentro desse processo serão organizadas as peças este Colonial. Ainda, após isso, os municípios estarão mobilizados em assembleias locais, no dia 5 de julho, orçamentárias do Rio Grande do Sul, que resultarão nas para, entre os projetos regionais, escolherem três pro- definições dos investimentos dos recursos no Estado. jetos a serem desenvolvidos e receberem recursos do Para isso, o processo terá três fases: Definição dos obgoverno do Estado em suas localidades. “A proposta é jetivos estratégicos, as diretrizes do Governo tarso Genpara que a população defina o destino do Orçamento do ro; definição do Plano Plurianual com o apontamento Estado e não somente de uma parcela destinada ao que dos Programas e Ações (esses dois primeiros estágios tinhamos antes, que era a consulta popular”, salientou já aconteceram); e, por fim, o Processo de Participação Paulo Sérgio. Popular e Cidadã, que irá apontar as prioridades para o O “Processo de Participação Popular e Cidadã para Orçamento de cada ano.

24 de junho de 2011

5

As 23 áreas incluídas no Processo de Participação Popular e Cidadã 1 - DESENVOLVIMENTO E PROMOÇÃO DO INVESTIMENTO 2 - FAZENDA 3 - CIÊNCIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 4 - AGRICULTURA, PECUÁRIA E AGRONEGÓCIO 5 - DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO 6 - MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E ECONOMIA SOLIDÁRIA 7 - TURISMO 8 - INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA 9 - MEIO AMBIENTE 10 - EDUCAÇÃO 11 - CULTURA 12 - SAÚDE 13 - OBRAS PÚBLICAS, IRRIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO 14 - ESPORTE E LAZER 15 - HABITAÇÃO E SANEAMENTO 16 - COMUNICAÇÃO SOCIAL E INCLUSÃO DIGITAL 17 - SEGURANÇA PÚBLICA 18 - TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 19 - POLÍTICA PARA MULHERES 20 - JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS 21 - ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS (DETRAN) E GABINETE DO VICE 22 - CASA MILITAR (DEFESA CIVIL) 23 - PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, GOVERNADORIA

Poder Legislativo Municipal de Condor Rua do Comércio, nº 1190 - Condor, RS

Telefone 3379 1322 / email: cvcondor@brturbo.com.br / site: www.camaracondor.rs.gov.br

Da Síntese das Matérias Apresentadas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Condor/RS, realizada em 20 de junho de 2011: PROJETOS

Projeto de Lei Municipal n°. 050/2011, em regime de urgência urgentíssima, o qual “Autoriza o Município contratar em caráter temporário servidores para o cargo de Professor, nas áreas que menciona e dá outras providências”. Baixado para análise e parecer das comissões Permanentes.

PROPOSIÇÕES

Indicação n°. 047/2011, (Ver. Francisco), INDICA ao Poder Executivo efetuar o patrolamento da estrada de acesso a residência do senhor Cláudio Malheiros, na localidade de Esquina Hollas, no trecho que passa pela Igreja Congregacional até a ponte do rio Divisa, pois o referido trecho da via pública esta em difícil acesso, necessitando de melhorias com a máxima urgência. Deferida e encaminhado ao Executivo. Indicação n°. 048/2011, (Ver. Marcelo e Ver. Valdir), INDICAM ao Poder Executivo realizar obras de encascalhamento da estrada geral que passa defronte a propriedade do Sr. Flávio Fischer até a propriedade do Sr. Curt Brust, na localidade de Barra do Barbosa. Deferida e encaminhado ao Executivo. Requerimento n°. 025/2011, (Bancada do PP), REQUEREM seja enviado oficio a Fundação John Deere, solicitando informações da possibilidade de inclusão do Município de Condor no Programa Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere. Aprovado por unanimidade. Moção n°. 012/2011, “MOÇÃO DE PARABÉNS” a Professora Eunice Cristina Pereira Martins, que pela 5° vez ganhou o concurso Agrinho no ano de 2010. Parabenizar esta Professora, pois com sua dedicação tem levado e exaltado o nome e a educação do nosso Município por toda região e Estado. No ano de 2010 o tema do concurso Agrinho era Trabalho e Consumo, onde a Professora elaborou o seu trabalho com os alunos da Escola Municipal Caramuru, em Linha Colônia Cash, e teve como título Cada um Vive como Pode. E assim, com o referido trabalho, classificou-se em 1° lugar na região da produção, que é composta por 62 municípios, e alcançou o 2° lugar no Estado do Rio Grande do Sul, sendo classificada em meio a 5.229 trabalhos inscritos. Assim, queremos dizer a Professora Eunice, que para a nossa comunidade condorense, ter a oportunidade de ter seu trabalho na rede municipal de ensino, é um orgulho muito grande; que seu empenho e dedicação com certeza estão sendo absorvidos pelos alunos e crianças que vivem e convivem em seu meio. Portanto, é justa a singela homenagem que este Poder Legislativo ora estende a Professora Eunice Cistina Pereira Martins, através da presente Moção de Parabéns, para também deixar registrado o reconhecimento e o agradecimento desta Câmara de Vereadores, pois com esta premiação recebida, quem ganha é toda a comunidade escolar do Município de Condor. Aprovada por unanimidade. Moção n°. 011/2011, “MOÇÃO DE PARABÉNS” ao Clube de Mães Primavera, da Linha Mambuca. Parabenizar esta entidade pela passagem dos seus 22 anos de atividades, ocorrida no ultimo dia 11 de junho do corrente, nas dependências da Igreja Católica da Linha Mambuca. Dessa forma, queremos prestar este reconhecimento a este Clube de Mães, o qual ao longo desses anos vem prestando um importante trabalho na comunidade de Linha Mambuca. Assim sendo, solicitamos que seja dado conhecimento desta a Presidente, Sra. Wilma Moresco, e extensiva a todas as demais membras da entidade. Aprovada por unanimidade.

PARECERES DAS COMISSÕES

Projeto de Lei Municipal n°. 050/2011, o qual “Autoriza o Município contratar em caráter temporário servidores para o cargo de Professor, nas áreas que menciona e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade com os pareceres favoráveis. Por nada mais constar na ordem do dia, deu-se por encerrada a presente Sessão, ficando convocados todos os Vereadores (a) para a Sessão Ordinária, dia 27.06.2011, (segunda-feira) com início às 18:30 horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Anelise Wegner Haerter – Técnica Legislativa.


6

Geral

24 de junho de 2011

Missões Populares mobilizam Condor Freis Capuchinhos e missionários levam Fé às famílias de todo o Município

Avisos da Prefeitura Consulta Popular A Prefeitura Municipal

de Condor através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico comunica que inicia no mês de julho, no Estado, o Processo de Participação Popular e Cidadã para o Orçamento 2012. A Participação Popular e Cidadã é um mecanismo valioso, na qual, os cidadãos têm oportunidade manifestar suas necessidades por meio de um processo democrático e participativo. A Assembléia Pública Municipal de Condor será realizada no dia 05.07.2011 às 19h, no Plenário da Câmara Municipal. Convidamos a todos cidadãos do Município para participar do processo de escolha das demandas, lembrando que os mesmos deverão estar munidos do título de eleitor. A votação das Prioridades será realizada no dia 10/08/2011. Traga seu título de Eleitor e Participe!

Missionários realizam celebração na Linha Mambuca

D

urante esta semana algumas comunidades que fazem parte da Paróquia Santa Terezinha, Igreja Católica, do município de Condor, vivenciaram as Santa Missões Populares Franciscana, que reuniram famílias de todas as comunidades do interior e de todos os crédulos religiosos para uma mobilização de Fé e espiritualidade. Conforme o pároco católico de Condor, Padre Darci Serafin Rodrigues, “houve uma participação expressiva de famílias nos momentos de celebrações e palestras, inclusive de pessoas de outros credos”.

Missões mobilizaram comunidade em Esquina Beck

A semana inicial das Missões Populares em Condor mobilizou as comunidade Nossa Senhora da Luz de Esquina Beck, Nossa Senhora Aparecida de Pontão dos Buenos, Senhora de Lourdes da Linha Mambuca, Capela Cristo Rei de Capão da Chave e Nossa Senhora de Fátima do bairro Bom Jesus na cidade. Segundo as lideranças destas comunidades as “missões está sendo uma ação motivadora para uma maior união na família e uma melhor participação na comunidade. É uma bênção de Deus”, relatou o Padre Darci. A partir de hoje, as Missões seguem em mais uma etapa de ativida-

des no Município, mobilizando outras comunidades, inclusive a Matriz Santa Terezinha da cidade. Nesta sexta-feira, 24, a partir das 19h30 terão missões as seguintes comunidades: Menino Jesus na Linha Divisa, São José na Barra do Barbosa, Nossa Senhora da Paz na Colônia Casch, além da Matriz Santa Terezinha na cidade de Condor. As Missões Populares Franciscana, com o tema “UNIDOS EM CRISTO PELA FAMILIA – IDE E EVANGELIZAI”, seguem em Condor até o próximo dia 3 de julho. Toda a comunidade é convidada a participar.

Administração adianta parcela do 13º dos servidores Em nota publicada na tarde de ontem, a Prefeitura Municipal de Condor através da Secretaria Municipal da Fazenda, Planejamento e Recursos Humanos, comunicou que nesta quarta-feira dia 22 de junho foi efetivado o pagamento antecipando da 1ª parcela do DécimoTerceiro Salário aos servidores do Executivo Municipal e dos Aposentados e Pensionistas do FUNPREV.

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379 -1133 / Fax 55 3379 -1121

PUBLICAÇÕES LEGAIS Lei Municipal nº 1.957/2011: “AUTORIZA O MUNICÍPIO CONTRATAR EM CARÁTER TEMPORÁRIO SERVIDORES PARA O CARGO DE PROFESSOR, NAS ÁREAS QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Gabinete do Prefeito Municipal Em 22 de Junho de 2.011 José Francisco Candido Prefeito Municipal

Comunicado da Secretaria Municipal da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Condor solicita encarecidamente a todos os usuários do Sistema único de Saúde, SUS, especialmente aqueles que necessitam, de realização de consulta , exames e de transporte para se deslocarem para outros centros, que os mesmos deverão estar sempre munidos dos documentos pessoais, Carteira de Identidade e do Cartão SUS. Aqueles que não possuem seu documento de identidade deverão portar a Certidão de nascimento ou casamento. É obrigatório possuir os referidos documentos para a realização dos exames e consultas, e também para o uso do transporte em virtude de norma insti-

Mamografias

A SMS de Condor solicita que as mulheres que agendaram o exame de mamografia que as mesmas compareçam, na data e horário marcado, pois o não comparecimento acaba prejudicando o andamento dos exames e tirando a oportunidade de mulheres que necessitam realizar a mamografia anual. Caso não possam comparecer na data agendada, favor comunicar 48 horas antes, para substituir a marcação par outra pessoa. Fone de Contato 33791379 falar com a Enfª. Rosangela.

Garrafas Pet

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com as demais Secretarias está lançando novamente a Campanha de Arrecadação de garrafas Pet, limpas de preferência, para o Projeto de Confecção de ornamentos natalinos para o nosso município. Para tanto, pedimos a Comunidade condorense que nos auxilie nessa Campanha, entregando as garrafas no eco ponto de arrecadação: antiga COTICOL. Também Comunica a Secretaria Municipal da Educação que estão abertas as inscrições para voluntárias que queiram participar do Projeto. As interessadas deverão contatar com a coordenadora do Projeto Marlene Keller, pela manhã na SMEC e à tarde na sede do PIM.

Curso de Tricô

A Secretaria Municipal da Assistência Social comunica que estão abertas as inscrições para o curso de Tricô que será realizado no inicio do mês de julho, as interessadas em fazer o curso deverão fazer a sua inscrição junto a Secretaria da Assistência Social.

Recolhimento de Lixo

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos comunica que, em virtude do Feriado de Corpus Christi, no dia de ontem não houve recolhimento de lixo, sendo o trabalho retomado amanhã, sábado, dia 25.


Geral

Smec promoveu semana pedagógica

Momentos foram de reflexão e planejamento das atividades paras as escolas do Município

D

o dia 13 a 21 de junho ocorreram as reuniões pedagógicas coordenadas pelo Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Nesta etapa objetivou elevar a reflexão sobre o Planejamento, pois a necessidade do planejar faz parte da história do ser humano, no dia-a-dia sempre está se enfrentando situações que necessitam planejamento. O planejamento escolar, plano de ensino e planejamento de aula, do geral ao particular, todos estão relacionados e são fundamentais para que o currículo aconteça, pois o planejamento é um meio para se programar as ações, mas é também um momento de pesquisa e de reflexão. Todas as modalidades de ensino da Educação Infantil, Anos Iniciais e Séries Finais do ensino Fundamental tiveram oportunidade de discussão e sugestões. Pois

Gestores do setor de educação do Município estiveram reunidos

a partir dessa troca de experiências a Secretaria Municipal de Educação tem como objetivo elaborar juntamente com os professores da rede uma Proposta Municipal para o Ensino Fundamental de Nove Anos. Neste primeiro momento já se realizou coleta de dados para Proposta de Alfabetização e Le-

tramento para Educação Infantil e Anos Iniciais. Sendo que no mês de Julho ocorrerá a formação continuada e no segundo semestre do corrente ano será dado mais embasamento, e estudo na elaboração dessa proposta, relatou a Secretária Municipal de Educação e Cultura Sandra de Bairros.

Os professores da área de Educação Física, que atuam nas escolas do município de Condor estiveram reunidos no dia 21 de junho. Na pauta do encontro a elaboração da fórmula de disputa e a confecção dos carnês da fase local dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). De acordo com as tabelas elaboradas, as disputas entre os alunos atletas do município de Condor acontece durante quarta-feira e quinta-feira, da semana que vem, dias 29 e 30 de junho. Os campeões de cada modalidade na fase local estarão habilitados a participarem da fase regional, que acontece durante o mês de julho e tem abrangência nos municípios da 36ª Coordenadoria RegioReunião definiu tabelas para a disputa da fase local do Jergs nal de Educação.

CRAS e Smec promovem trabalho intersetorial

RAINHA DA 12ª OKTOBERFEST

Acontece no próximo dia 6 de agosto o Baile de Escolha da Rainha e das Princesas da 12ª Oktoberfest de Condor. O Baile será realizado no Pavilhão da Igreja Evangélica e terá animação da Banda Stúdio da cidade de Lajeado. A Comissão Organizadora ainda está recebendo inscrições das candidatas que concorrerão a coroa de Rainha da edição 2011 da Oktoberfest condorense.

7

De olho na Realidade Padre e Jornalista Darci Rodrigues sucursaldarci@hotmail.com

A EUCARISTIA É FONTE DA MISSÃO

Professores definem fórmula para Jergs local

No dia 16 de junho estiveram reunidos em um trabalho de integração intersetorial na SMEC as psicólogas do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Cristiane Breitenbach e Marli Kauffmamn, a Assistente Social Ieda Vergara, Secretária Municipal de Educação e Cultura professora Sandra de Bairros diretores das Escolas Municipais. O encontro proporcionou esclarecimentos sobre a atuação do CRAS no município e também a disponibilidade deste serviço

24 de junho de 2011

para com as Escolas. Os alunos que necessitarem de orientação, terão encaminhamento juntamente com

suas famílias nos atendimentos grupais com as psicólogas na sede do CRAS.

Novo Milênio Informática

Cursos - Equipamentos - Suprimentos Venda de Computadores - Assistência Técnica Recarga de tinta e toner

Condor agora tem 3G da Vivo Adquira seu Modem e seu Chip Vivo na Novo Milênio Rua Duque de Caxias, 188

Fone 3379 1010 / E-mail: sidilunardi@hotmail.com

Para os católicos a Eucaristia não é apenas um sacramento, mas é o maior de todos. Pois além de conter a graça do Senhor possui nela o próprio autor da graça. E foi na quinta-feira santa que Jesus instituiu a Eucaristia para permanecer visível no meio de seus fieis. (cf. Mt. 26,26-29) “Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo-o abençoado, partiu-o e distribuiu-o aos discípulos, e disse: Tomai e comei, isto é o meu corpo. Depois tomou o cálice e, dando graças, deu-lhes dizendo: bebei dele todos, isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para a remissão dos pecados. Fazei isso em memória de mim”. E assim Jesus institui o sacramento da Eucaristia que é fonte da vida cristã. E é o mistério da fé, o dom por excelência, o maior tesouro espiritual da igreja. Pois a Eucaristia é Jesus Cristo vivo e ressuscitado na forma de pão e vinho e após a consagração na santa missa se tornam o seu corpo e seu sangue. Mas somente pela fé vamos entender esse mistério, mas ao mesmo tempo é um mistério que torna realidade quando comungamos com Jesus e comungamos com as pessoas. Uma não é possível sem a outra. E é desta união que nasce o comprometimento pelo reino de Deus. Ou seja de sermos missionários levando a boa notícia do evangelho ao povo de Deus. E essa missão pode iniciar em nossas famílias, alimentados pela Eucaristia que nos sustenta espiritual, mas ao mesmo tempo nos dá coragem para superar as adversidades do mundo. E foi isso que aconteceu com os apóstolos e ao longo da historia da igreja para muitos discípulos do Senhor. E isso é para nós a certeza quando Jesus disse: “Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede” cf. Jo 6, 35). Quem recebe o Cristo, com a convicção que realmente Jesus está presente na Hóstia Consagrada, tem a benção de estar sempre saciado de graças vindas Dele. E assim o cristão que celebra e comunga verdadeiramente do Corpo de Cristo não fica parado, inerte, mas sai de si mesmo para anunciar o Senhor e suas maravilhas é o que estamos percebendo nas missões populares em nossa paróquia. E essa sede missionária é a certeza de que com a Eucaristia celebrada e recebida tem nos animado para termos um espírito evangelizador. E isso nos permite a não enterrar os talentos que recebemos, mas colocarmos a serviço do Senhor. Então aproveitamos para celebrar a Eucaristia nesta sexta-feira dia 24 de junho às 19h30min na Igreja Matriz Santa Terezinha quando teremos o inicio das missões populares na comunidade matriz. Vamos então marcar esse encontro com Jesus o Senhor de nossa vida e com os nossos irmãos na fé.


8

Especial

24 de junho de 2011

M

Um Centenário de vida

aria da Glória Mafalda dos Santos Teixeira, carinhosamente conhecida como vovó Glória, completou cem anos de vida no dia nove de junho de dois mil e onze. Nascida e criada em Cruz Alta, casou-se com Alexandre Teixeira, com quem teve oito filhos. Em meados de mil novecentos e sessenta e oito, Maria da Glória e seu esposo Alexandre mudaram-se para o Mato Grosso, onde ela reside até hoje na companhia de três filhos, netos e bisnetos. Seu Centenário foi marcado com uma linda e emocionante festa no dia onze de junho em Itiquira – MT. Seus filhos, netos, bisnetos e amigos uniram-se para comemorar a trajetória de alegria, paz e amor de Maria da Glória. Uma caravana de condorenses, descendentes de Vovó Glória, deslocou-se até lá para feste-

Advogados Vanderlei dos Santos Teixeira OAB/RS 64.199 Mario Antonio Glonvezynski Junior OAB/RS 47.966 Causas Cíveis: Inventários, Cobranças, Contratos, Família e Juizado Especial Cível Previdenciário: Aposentadoria e Revisões Direito do Consumidor e Direito do Trabalho Direito Imobiliário: Assessoria na Compra e Venda de Imóveis

Rua do Comércio, 365 Condor/3379 1222

Praça Eng. W. Faulhaber, 51 Sala B Panambi/3375 3244

Café Central Padaria & Confeitaria

Maria da Glória e seus netos

jar seu centenário. Recentemente Maria da Glória foi agraciada com seu primeiro tataraneto, que é

condorense, hoje com oito meses de vida.

Venha apreciar nossa grande variedade de doces, salgados, sucos, tortas e muito mais Aceitamos

Servimos Viandas de Segunda à Sexta AMPLO ESPAÇO PARA LANCHES Rua do Comércio, 574 - Fone 3379 1003

WB CONFECÇÕES Novidades em artigos de Inverno

Aceitamos

Grande variedade de Blusões de Lã, Moletons Masculino e Feminino, Casacos, Conjuntos de Tactel

Maria da Glória, suas filhas e bisnetos

Maria da Glória Mafalda dos Santos Teixeira

Rua do Comércio, 589 - Fone 3379 1409


Social

24 de junho de 2011

Descontos

Francisco e Mariana “Que suas vidas sejam sempre de muitas e muitas conquistas e realizações”. Feliz aniversário Mariana no dia 12/06 e Francisco no dia 18/06. Uma homenagem da vó Salete e demais familiares.

Um momento especial, merece atenção especial. Nasceu dia 1º de junho de 2011 Kauã Ruhan Barcelos Schmidt, para a felicidade dos pais Dilson e Viviane e das manas Kathleen e Keithy. Te amamos Kauã!

Gabrieli

ESPECIAIS

FARMÁCIA LAUT ERT Uma dose extra Vantagens para de você COMPOSIÇÃO Ampla linha de medicamentos e perfumaria com tudo que você precisa para manter a saúde e a beleza em dia.

INDICAÇÕES Para o cliente, que ganha descontos muito especiais, e para todos que procuram variedade em produtos e qualidade de atendimento.

MODO DE USAR Venha até a Rua Ipiranga, 450 ou ligue para (55)-33791738 E utilize nossos serviços. Atendimento fora de horário para clientes.

Center Confecções Venha Conferir as Novidades em Abrigos de Plush, Blazer de Veludo

Blusas, Básicas e Casacos da Malha Ludwig

Vestidos de Lã

Kauã

Restaurante e Pizzaria

À noite de Segunda à Sábado Pizzas, Xis, Pastelão de vários sabores, inclusive frutas e chocolate

E que seu jardim produza muitas outras rosas para você colher muitos e muitos anos, seja feliz hoje, amanhã e sempre. Te amamos Muito. com carinho seus pais: Juarez e Glacir, da Mana Berti, e do Noivo Jonas.

Aniversariantes da Semana

28/06 Osiel Oliveira da Silva 28/06 Augusto Barzotto 28/06 Angela Alves 28/06 Odelmo Breitenbach 29/06 Ana Júlia Dalabrida 29/06 Andressa Amaral 29/06 Cléber Oliveira Brizola 29/06 Taciane T. Mafalda 30/06 Eunice Pereira Martins 30/06 Dari Fritsh

Parabéns!

Botas Femininas com 20% de desconto Casacos e Blusões Masculinos e Femininos com 20% de desconto

Grande Variedade de Lã Pompom e Barbantes Fial e Supremo

Rua Maurício Cardoso, 45 - Fone 3379 1019

STRÜCKER

Segunda à Sexta ao Meio Dia Almoço

Gabrieli, dia 28 de junho é o seu aniversário, uma data especial para você, e que também nos deixa muito alegre por saber que você esta feliz, colhendo mais uma rosa do seu jardim. Você nos demonstra toda sua vivacidade e sua luta para realizar os seus ideais, nós desejamos que esse incentivo esteja sempre presente em sua vida para que possa conquistar mais e mais todos os seus sonhos.

24/06 Iris Wechwert 24/06 Lili Veiverberg 24/06 Luis Henrique Lindner 24/06 Natascha Sthalhofer 25/06 Cristiane Horst 25/06 Miriam Burgel 26/06 Gessi da Rosa Teixeira 26/06 Patrícia Trentin 27/06 Katiane P. Pereira 27/06 Moisés Herminio Cechella

9

Fone 3379 1463

Rua Duque de Caxias, 454

Clube de

Condor

Restaurante e Pizzaria Servimos

Almoço de Segunda à Domingo, com Buffet Livre, por Kg e Vianda A noite Lanches, pizzas, xis Organização de festas até 150 pessoas

Tele-entrega de xis e pizza Rua do Comércio, 858 - Condor Fone 3379 1066 ou 3379 1479


10

Escolas

24 de junho de 2011

Colaboradores: KaueWendland, Anaíse Rodrigues dos Santos Anderson Barros Elisangela Ribeiro Ribas - Professora Sára Adriane Medeiros de Oliveira - Coordenação

Festa Junina na Escola

A Festa Junina da Escola Levino Lautert aconteceu quarta-feira, dia 22/06 em dois momentos. No turno da manhã envolveu os alunos do 4º ano à 8ª série e de tarde do 1º ao 3º ano. O ponto alto da programação foram as apresentações da meninada e a avaliação das tarefas da Gincana Junina. Foi muito bonito, divertido e mostrou a capacidade de organização dos alunos e professoras, que conseguiram ensaiar diversas apresentações A festa foi emocionante e despertou o interesse da garotada na pesquisa do porquê da festa Junina, com isso resgatando e valorizando as manifestações culturais do homem do campo. A Equipe “Arraia de São João” foi a vencedora da Gincana Junina, com o total de 265,5 pontos. Valeu pela criatividade e dedicação de todos os participantes. Com muita satisfação os professores e Equipe diretiva parabenizam todos os participantes que se esforçaram pra fazer esse momento divertido, alegre e especial. Confira momentos da festa junina comprometida com a aprendizagem dos alunos:

Versos em rima falando dos santos juninos

Interpretação da música junina

MEIO AMBIENTE

Grito de Guerra

Tema desenvolvido na disciplina de Filosofia sob orientação da Profª Vanise Dahmer – Turma 202 – Ensino Médio 1- É importante ter consciência da imensidão e da importância que representa a Amazônia? Fernanda: Sim, pois ela é importante para a nossa sobrevivência. Andréia: Sim, pois a Amazônia tem uma imensidão incrível, além da sua importância mundial, por ter a maior biodiversidade do mundo. No entanto o clima e a estabilidade climática do planeta dependem dela, aumentando sua importância para nós. 2- Quer dizer que a floresta tem relação direta com nossa vida? Fernanda: Sim, porque existem várias coisas da Amazônia em nosso redor. Andréia: Com certeza, o calor por exemplo, tem aumentado cada vez mais, tudo isso tem haver com o desmatamento da Amazônia. Devemos nos preocupar e tentar salvar o que pouco resta da floresta Amazônica. 3- E o desmatamento? Fernanda: O desmatamento está relacionado com nosso dia-a-dia, fazendo com que nossas florestas acabem. Andréia: O desmatamento deve ser uma preocupação redobrada, pois é o ponto de partida para outras destruições que podem ocorrer com a Amazônia, fazendo assim que ela acabe por irresponsabilidade do homem. 4- O que nós podemos fazer para ajudar a salvar a Amazônia? Fernanda: Podemos nos informar de tudo o que compramos relacionados à Amazônia, para saber se é legalizado. Andréia: Podemos sim ajudar a salvar a Amazônia, mas não depende só de algumas pessoas, mas sim de todos. Começando, por consumir madeira legal, que seja sustentável de forma que a floresta fique em pé e não consumir madeira ilegal, que esteja sendo explorada de forma incorreta e prejudicial. 5- O trabalho missionário também ajuda no combate à exploração da madeira e à destruição ambiental? Fernanda: Sim, pois é fundamental conscientizar as pessoas sobre a importância da Amazônia. Andréia: Sim, pois a igreja tem um papel importante na conscientização mundial da necessidade de ajuda que a Amazônia necessita, ajudando-nos a denunciar e mostrar onde existe exploração de madeira ilegal. 6- Para o jovem defender o meio ambiente, ele não precisa um pouco de loucura, de idealismo? Fernanda: Não, pois cada um de nós sabe nosso papel na sociedade. Andréia: Sim, pois com idealismo, ajudamos a lembrar de que nosso dever de preservar e cuidar não é um favor na sociedade, mas sim um dever que deve ser cumprido. 7- E quem vai tomar a iniciativa? Fernanda: Todos nós. Andréia: Todos nós da sociedade, que queiram um mundo melhor.

Desfile do casal caipira Equipe vencedora “Arriá de São João”

MATEMÁTICA E MÚSICA

A turma 82 sob orientação da Profª Daniela F. Kettermann realizaram um trabalho diferenciado. Produziram e apresentaram canções relacionadas aos conteúdos da disciplina de matemática.

FESTA JUNINA

No dia 17 de junho as turmas do Ensino Fundamental e Médio realizaram suas festas Juninas. No turno da manhã foi a partir das 10h00min havendo tendinhas para compra de produtos típicos e também as danças. No turno da tarde, além dos pratos típicos das festas juninas e da pescaria, foi encenado o tradicional casamento caipira pela turma 82, sob orientação da Profª Lucinéia Renata Martins Zborowskí. Após as crianças puderam se divertir com as músicas e danças.

GINCANA ESPORTIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS

As turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental realizaram uma divertida gincana, sob orientação dos alunos estagiários Alesson Kettenhuber e Denise Dessbesell da Unicruz. Além dos mesmos, as professoras das respectivas séries também auxiliaram no decorrer da atividade. Foram realizadas atividades recreativas e esportivas.


Geral

A

Reajuste para três distribuidoras do RS entram em vigor no próximo dia 29

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou na terça-feira, 21, em reunião pública de diretoria, os reajustes tarifários de três concessionárias que atendem o interior do Rio Grande do Sul. São elas: Muxfeldt, Marin e Companhia Ltda. (Mux Energia), Centrais Elétricas de Carazinho S/A (Eletrocar) e Hidroelétrica Panambi S/A (Hidropan). As novas tarifas entrarão em vigor no dia 29 de junho de 2011. Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

24 de junho de 2011

PREVISÃO DO TEMPO

11

Fonte: Tempo Agora

Confira os índiCes a serem apliCados às Contas de energia.

As concessionárias encaminham informações econômicas e um índice com o reajuste pleiteado. Os dados são usados como referência para análise da área técnica da Agência,

Unidades ConsUmidoras e os mUniCípios atendidos pelas ConCessionárias

que sinaliza o reajuste a ser submetido à aprovação da diretoria, em reunião pública. Os pleitos das empresas são divulgados no sítio da ANEEL. Consulte aqui o pleito das distribuidoras. A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão assinados entre as empresas e o Governo federal, por meio da ANEEL. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas empresas.

por Carolina Breunig

Produtoras Rurais discutem o uso da internet A Comissão das Produtoras Rurais da Farsul realizaram no início desta semana a 35ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, no auditório da Federação, em Porto Alegre. O tema abordado foi “Comunicação: O Poder de Vencer Barreiras”. Zê-

nia Aranha da Silveira, coordenadora da Comissão, ressaltou que o objetivo foi incentivar o uso das redes sociais como ferramentas de divulgação e aperfeiçoamento da atividade, atendendo a demanda apontada pelas produtoras.

Farsul avalia Plano Safra Empresarial 2011-2012

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, participou, na sexta-feira passada, 17/06, em Ribeirão Preto, da cerimônia de anúncio do Plano Safra da Agricultura Empresarial 2011-2012 que terá um total de R$ 107,2 bilhões. Para ele, alguns pontos merecem destaque. Entre eles, as novas condições de financiamento e aumento do crédito para o médio produtor rural. Serão R$ 80,2 bilhões destinados a custeio e comercialização da safra, 6% a mais que o direcionado no ciclo 2010/2011. Desse valor, R$ 64,1 bilhões poderão ser contratados a juros controlados, com taxas fixas de 6,75% ao ano. O Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) terá 48,2% mais recursos que o estipulado na safra 2010/2011. No ciclo 2011/2012, o Pronamp coloca à disposição dos produtores R$ 8,3 bilhões para crédito de custeio e investimento, com taxas de juros de 6,25% e até oito anos para pagamento, no caso de operações de investimento. Para Sperotto, outra alteração importante foi o aumento do limite de renda bruta anual para enquadramento no programa que passa de R$ 500 mil para R$ 700 mil. Além disso, os limites de

custeio e de investimento/beneficiário foram ampliados, respectivamente, para R$ 400 mil e R$ 300 mil. Para investimento, serão R$ 20,5 bilhões e R$ 6,5 bilhões em linhas especiais (PSI e apoio ao setor sucroalcooleiro). Sperotto acrescentou a atenção especial dedicada à pecuária que está recebendo incentivos para renovação das pastagens e retenção de matrizes. “Essas práticas comuns no RS estão sendo estendidas para o restante do país, com benefício para a atividade”, ressaltou. O volume de recursos com limite de R$ 750 mil por produtor poderá ser aplicado na recuperação dos pastos, na retenção e compra de matrizes e reprodutores. Sperotto lamentou que a situação do arroz não tenha sido contemplada no Plano Safra. “O arroz continua na espera de avanços para frear a queda nos preços. É lamentável que no momento em que se ressalta a grandiosidade da agropecuária nacional, um produto tão importante como o arroz fique só nas promessas. Esperamos que na próxima semana ocorram avanços por parte da Conab, Ministério da Agricultura e Banco do Brasil”, ressaltou Sperotto. O assessor técnico da Farsul, Fernando Adauto Loureiro de Souza,

destacou que a pecuária gaúcha pode se beneficiar com o Programa Agricultura de Baixo Carbono que dará ao produtor condições de financiamento com taxas de juros de 5,5% ao ano, mais baixas que o fixado para a maioria das linhas de crédito para agricultura (6,75%). Segundo ele, a pecuária gaúcha sustentável em campo nativo que é praticada no bioma Pampa e nos Campos de Cima da Serra se enquadra nas condições de financiamento do programa que tem recursos para pecuária e recuperação de campos degradados. No total, os programas de investimento voltados a atividades agropecuárias que permitem a mitigação da emissão de gases de efeito estufa terão R$ 3,15 bilhões e poderão ser contratados com condições mais facilitadas. Fonte: Sistema Farsul

VAGA DE EMPREGO Precisa-se de casal para trabalhar em granja com conhecimento em todos os serviços. Interessados deixar currículo com referência no Sindicato Rural de Condor.


12

Esportes

24 de junho de 2011

Entre Condor e Panambi, venceu a solidariedade Confirmada para a próxima segunda Jogo entre combinados condorense e panambiense arrecadou bom número de agasalhos

Combinado condorense

F

oi realizado na tarde de domingo, dia 19, no campo do Grêmio Condor, Estádio Wilibaldo Schmidt, o 1º Jogo da Solidariedade, promovido pelos poderes Executivo e Legislativo e CMD de Condor. Como atração principal do evento, o enfrentamento em partida de futebol entre combinados de atletas de Panambi e Condor, porém, o objetivo maior da tarde era aumentar os estoques da campanha

Combinado panambiense

do agasalho, sendo que o ingresso para assistir a partida de futebol era um agasalho. E, na segunda-feira, dia 20, a entrega dos agasalhos arrecadados, pelo CMD, à Secretaria da Ação Social e Cidadania de Condor, confirmou o sucesso da iniciativa proposta pelo vereador José Dias dos Santos (PP). Mais de uma centena de peças de roupas, entre casacos, calças e camisas e camisetas foram arrecadados, principalmente através do público e dos atletas de

Panambi que prestigiaram o evento em Condor. Como resultado da partida, o combinado panambiense venceu a partida pelo placar de 4 a zero, gols de Eber, Emerson Ávila, Marco Sovaco e Cristian. Um jogo de volto esta agendado para acontecer no próximo dia 3 de julho, no Estádio João Marimon Júnior (Piratini) em Panambi, juntamente com a final do Campeonato Municipal de Juniores de Panambi.

o início do Municipal de Futsal

Está confirmada para a próxima segunda-feira, 27, o início do Campeonato Municipal de Futebol de Salão, categoria principal masculino. 17 equipes disputam, até o dia 5 de agosto o título condorense do Futsal. As rodadas serão disputadas em três dias da semana (segundafeira, quarta-feiras e sexta-feira) no Ginásio Municipal Deomar Lautert. Na página 13 da edição de hoje do Jornal Vila Liberdade a tabela completa do Campeonato Municipal de Futsal, acompanhe: - Adiada em função da chuva forte que atingiu a região na sexta-feira passada, a rodada inicial do torneio de Futebol Sete da Fase Local da Olímpíada do Sesi, que aconteceria em Condor no final de semana passado, irá acontecer no

próximo dia 2 de julho, também no Campo do Grêmio Condor, com os seguintes jogos: 13h45 - Kepler Weber X Bruning; 14h45 - Joscil X Saur “A”. Outras duas equipes participam do torneio (Saur “B” e Fockink) que terá os demais jogos no Sesi em Panambi. - Estão confirmados pelo CMD de Condor, para acontecerem a partir do mês de setembro os campeonatos municipais de futsal Feminino e Veteranos. Também deve ser realizados a partir de setembro o Campeonato Municipal de Futsal do Interior, o qual, o CMD passa a estudar a possibilidade de realizá-lo nas quadras do interior do Município, como Mambuca, Pontão e Esquina Beck. Ainda, já se trabalha a organização do campeonato de Futsete.

Igreja Batista Emanuel tem posse de novo Pastor nesse sábado A Igreja Batista Emanuel de Condor promove amanhã, 25, a posse do seu novo pastor. Assume a congregação condorense o Pastor Odemar Rehfeld, que anteriormente atuava na cidade de Ajuricaba, onde também trabalhou como professor da rede pública estadual. Rehfeld seguirá o trabalho a frente da Igreja Batista Emanuel de Condor no lugar do Pastor Maurício Zimmermann,

que deixou o Município no início deste ano. A Posse do Pastor Odemar Rehfeld acontecerá no templo sede da igreja em Condor, na Rua Duque de Caxias (em frente a Escola Agostinha Dill), a partir das 19h30 deste sábado. O culto de posse terá como orador o Pastor Oswaldo Mancebo Reis e será presidido pelos pastores Wolfgang Reinke e Ederson Malheiros Menezes.


2º Colocado Geral

1º Colocado Geral

X

X

7º Colocado Geral

8º Colocado Geral

Jogo A Jogo B

Segunda-feira - 01/08 X 19h 3º Colocado Geral 6º Colocado Geral 20h X 4º Colocado Geral 5º Colocado Geral

20h

19h

Quartas de Finais Sexta-feira - 29/07

21h Valência X Paladinus

Ganhador Jogo E

Perdedor Jogo E

X

X

Ganhador Jogo F

Perdedor Jogo F

Jogo E Jogo F

20h

19h

Sexta-feira - 05/08

Semifinais Quarta-feira - 03/08 X 19h Ganhador Jogo A Ganhador Jogo B 20h X Ganhador Jogo C Ganhador Jogo D Final

Ta T abelã elão F tsall Fu JVL VL

P V D E GP GC SG Chave A Assistec Holéssia Juventus Puma’s São José Shalke P V D E GP GC SG Chave B CNC Paladinus Revelação SER Grêmio Sport Valência P V D E GP GC SG Chave C Agrinova 19h Valência X Revelação Paladinus X SER Grêmio Greminho X Udinese Greminho 20h GreminhoX Lojas Marcelo Holéssia X Puma’s Juventus X São José Revelação X CNC Sport X SER Grêmio Lojas Marcelo 21h Shalke X São José Porto Porto X Greminho *Os jogos da Udinese 13ª Rodada - 27/07 11ª Rodada - 20/07, 19h Agrinova X Lojas Marcelo terão inícios às 18h30, *P=Pontos;V=Vitória;D=Derrota;E=Empate; GP=Gols Pró;GC=Gols Contra;SG=Saldo de Gols 20h Assistec X Shalke 19h30, 20h30 e 21h30.

Segunda-feira Quarta-feira Sexta-feira 1ª Rodada - 27/06 2ª Rodada - 29/06 3ª Rodada - 01/07 19h Holéssia X São José Puma’s X Shalke Juventus X Assistec 20h CNC X SER Grêmio Revelação X Paladinus Sport X Valência 21h Agrinova X Greminho Lojas Marcelo X Porto Holéssia X Shalke 4ª Rodada - 04/07 5ª Rodada - 06/07 6ª Rodada - 08/07 19h CNC X Paladinus SER Grêmio X Valência Revelação X Sport 20h Udinese X Porto Udinese X Agrinova Assistec X Holéssia 21h São José X Assistec Puma’s X Juventus Valência X CNC 7ª Rodada - 11/07 8ª Rodada - 13/07 9ª Rodada - 15/07 19h Porto X Agrinova Lojas Marcelo X Udinese Holéssia X Juventus 20h Shalke X Juventus São José X Puma’s CNC X Sport 21h Paladinus X Sport SER Grêmio X Revelação Assistec X Puma’s 10ª Rodada - 18/07 *11ª Rodada - 20/07 12ª Rodada - 22/07

Tabela Municipal de Futsal 24 de junho de 2011

3º e 4º Final

13

Jogo C Jogo D


14

Eu ví...

24 de junho de 2011

Na Net... (colaboração Paulo Lauer - paulolauer@gmail.com)

Farmácia do

DESPACHO INUSITADO DE UM JUIZ EM UMA SENTENÇA JUDICIAL ENVOLVENDO 2 POBRES COITADOS QUE FURTARAM 2 MELANCIAS. DESPACHO POUCO COMUM A Escola Nacional de Magistratura incluiu em seu banco de sentenças, o despacho pouco comum do juiz Rafael Gonçalves de Paula, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Palmas, em Tocantins. A entidade considerou de bom senso a decisão de seu associado, mandando soltar Saul Rodrigues Rocha e Hagamenon Rodrigues Rocha, detidos sob acusação de furtarem duas melancias: DESPACHO JUDICIAL. DECISÃO PROFERIDA PELO JUIZ RAFAEL GONÇALVES DE PAULA NOS AUTOS DO PROC Nº. 124/03 - 3ª Vara Criminal da Comarca de Palmas/TO: DECISÃO Trata-se de auto de prisão em flagrante de Saul Rodrigues Rocha e Hagamenon Rodrigues Rocha, que foram detidos em virtude do suposto furto de duas (2) melancias. Instado a se manifestar, o Sr. Promotor de Justiça opinou pela manutenção dos indiciados na prisão. Para conceder a liberdade aos indiciados, eu poderia invocar inúmeros fundamentos: os ensinamentos de Jesus Cristo, Buda e Ghandi, o Direito Natural, o princípio da insignificância ou bagatela, o princípio da intervenção mínima, os princípios do chamado Direito alternativo, o furto famélico, a injustiça da prisão de um lavrador e de um auxiliar de serviços gerais em contraposição à liberdade dos engravatados e dos políticos do mensalão deste governo, que sonegam milhões

dos cofres públicos, o risco de se colocar os indiciados na Universidade do Crime (o sistema penitenciário nacional)... Poderia sustentar que duas melancias não enriquecem nem empobrecem ninguém. Poderia aproveitar para fazer um discurso contra a situação econômica brasileira, que mantém 95% da população sobrevivendo com o mínimo necessário apesar da promessa deste presidente que muito fala, nada sabe e pouco faz. Poderia brandir minha ira contra os neo-liberais, o consenso de Washington, a cartilha demagógica da esquerda, a utopia do socialismo, a colonização européia.... Poderia dizer que George Bush joga bilhões de dólares em bombas na cabeça dos iraquianos, enquanto bilhões de seres humanos passam fome pela Terra - e aí, cadê a Justiça nesse mundo? Poderia mesmo admitir minha mediocridade por não saber argumentar diante de tamanha obviedade. Tantas são as possibilidades que ousarei agir em total desprezo às normas técnicas: não vou apontar nenhum desses fundamentos como razão de decidir. Simplesmente mandarei soltar os indiciados. Quem quiser que escolha o motivo. Expeçam-se os alvarás.Intimem-se. Rafael Gonçalves de Paula Juiz de Direito Ele com certeza desabafou por todos nós!

TIAGO CONHEÇA MAIS UMA NOVIDADE DA FARMÁCIA DO TIAGO!!! AGORA, ALÉM DOS BRINCOS STUDEX QUE VOCÊ JÁ CONHECE, RECEBEMOS A NOVA LINHA PARA PERFURAÇÃO DE ORELHAS DE BEBÊS E CRIANÇAS!!! · Aplicador descartável; · Brincos folheados a ouro 24K; · Sistema silencioso; · De fácil aplicação; · Antialérgico; · Qualidade comprovada.

VENHA CONFERIR ESTE E OUTROS PRODUTOS E SEJA, VOCÊ TAMBÉM, NOSSO CLIENTE ESPECIAL!!! Rua Carlos Barbosa, 22 / Fone 3379 1238

Que Barbaridade! por Marcelo Fripp - Uma vez já fiz um gritedo aqui pelo mesmo fato que vô gritá e esperniá agora: virô mania, vício, cultura de boa parte do povo condorense de reclamá que “em Condor nunca tem nada”. Pois é, só que, quando tem, ninguém prestigia, e não me venha com essa de que foi pouco divulgado, que ninguém, sabia, que ninguém contô, porque deu na rádio duas semanas seguidas, saiu nos dois jornais da Vila, em jornal de Panambi e até nas rádia do além Palmeira. Pois é, to falando do Jogo da Solidariedade (baita ideia do vereador José Dias e baita organização

Cruzadinha

do CMD). Quem gosta um pouco de futebol em Condor e tem data de nascimento posterior aos anos de 1965, tenho a absoluta certeza que quase morre de inveja e de curiosidade daqueles que puderam viver nessa época e assistiram o Grêmio Condor em suas empreitadas regionais e estaduais, principalmente do confrontos com os times de Panambi do Piratini e do Grêmio Panambi. E quando surgiu esse prano de fazê esse jogo entre Condor e Panambi, foi a primeira coisa que me veio às ideia: jogo no Campo do Grêmio, as fotos dos jogos do Grêmio Condor cercado por centenas

de pessoas, Cincas, Maveriques e Variants... é de dá arrépio... Pois é, mas o sentido esse só foi meu e de pouquíssimos condorense que foram no campo domingo passado. Mas como que posso falá do publico se nem os atletas convocados compareceram (claro que alguns estavam sem condições físicas, mas teve os que não deram a mínima pra situação). Todavia, ainda tenho a esperança de ver o Campo do Grêmio lotado para uma grande partida do time da Vila contra seja lá quem for, pra que um dia eu também possa ter bons causos pra contar...

Resposta anterior

ClassiVila VENDO Chácara na Colônia Cash c/ 9,5 hectares. Tratar 9164 6691. VENDO casa de madeira na Rua Herbert Schmidt, c/ 190m², terreno de 878m². Tratar 9169 0032 ou 9109 4700. VENDO casa de alvenaria c/ 110m², Rua Castelo Branco, esquina com a Rua 15 de Novembro. Tratar 9153 9267. VENDO Royale 93 – DH, Ar, Bordô. R$ 7.500,00. Fone: 9155.4420 ALUGO Sala Comercial na Galeria Prager. Tratar 3379 1303.

VENDO Casa de Alvenaria c/ 85 m², terreno c/ 382m², construção recente, junto a Rua Oscar Sauer, 11, centro de Condor. Valor R$ 78.000,00. Tratar 9175 3519. VENDO Moto CG Titan, ano 95. Tratar 9123-7511. COMPRO terreno na cidade de Condor. Tratar com Eloi. PRECISO de casal p/ trabalhar em granja c/ conhecimento em todos os serviços. Contato deixar currículo no Sindicato Rural de Condor c/ referência.


Lazer Sudoku

24 de junho de 2011

15

Gastronomia

Sudoku, Ê um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo Ê a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das cÊlulas vazias numa grade, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiþes. O quebra-cabeça contÊm algumas pistas iniciais. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

RECEITA para o final de semana Pudim Bicolor Ingredientes 3 colheres (sopa) de chocolate em pó 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de açúcar ½ xícara (chå) de chocolate ao leite picado ½ xícara de (chå) de creme de leite Óleo para untar Coco ralado para polvilhar Creme branco: 1 lata de leite condensado 2 xícaras (chå) de leite 3 colheres (sopa) 300g de chocolate branco picado ½ lata de creme de leite Creme escuro: 1 lata de leite condensado 2 xícaras (chå) de leite 3 colheres (sopa) de maisena 300g de chocolate picado ½ lata de creme de leite

Modo de Preparo Para o creme branco, bata no liquidificador o

leite condensado, o leite, a maisena e o chocolate. Coloque em uma panela e leve ao fogo mÊdio, mexendo atÊ engrossar. Retire do fogo, misture o creme de leite, cubra com filme plåstico e deixe amornar. Despeje em uma forma de buraco no meio de 22 cm de diâmetro levemente untada com óleo. Leve a geladeira por 1 hora. Em outra panela, leve ao fogo mÊdio os ingredientes do creme escuro, menos o creme de leite, mexendo atÊ engrossar. Retire do fogo e misture o creme de leite. Espere amornar coberto com filme plåstico e despeje sobre o creme branco na forma. Leve a geladeira por mais 1 hora. Em uma panela, leve ao fogo baixo o chocolate em pó, a manteiga e o açúcar por 5 minutos ou atÊ formar uma calda. Retire do fogo, acrescente o chocolate picado, o creme de leite e misture atÊ derreter o chocolate. Desenforme o pudim e regue com essa calda. Polvilhe com coco ralado e sirva. tas nos palitos, no caso das maçãs em palitos de sorvete e os morangos e uvas em palitos de churrasco. Somente após as frutas estarem espetadas que devem ser passadas na calda.

Horóscopo da semana Solução Anterior

Ă RIES - O sol entra em



   



$%& '    ()*( +, )% -()(

# 

câncer, se une a mercúrio e mobiliza assuntos de família e relacionamentos familiares. Vida domestica passa a ser o mote principal de suas investidas e preocupaçþes. Carreira e finanças continuam em um bom momento.

LEĂƒO - O sol entra em câncer e sua saĂşde pode ressentir, pois sua energia ĂŠ derrubada neste perĂ­odo. Procure manter uma alimentação equilibrada e pratique exercĂ­cios moderados. O momento pede cuidados.

SAGITà RIO - A fase Ê carregada de mudanças emocionais profundas e necessårias. Algo ou alguÊm deve ser deixado para trås neste período. Intimidade e sensualidade em alta para sagitarianos comprometidos. Amor em fase de mudanças.

TOURO - O sol se une a mercúrio em câncer e promove mudanças e transformaçþes importantes em suas amizades e trabalhos em equipe. Este pode ser um período tenso, carregado e situaçþes difíceis. Não assine nenhum acordo nesta fase.

VIRGEM - O sol entra em câncer e se une a seu regente, que jå estå pressionado por planetas poderosos. A fase Ê tensa e carregada de mudanças importantes. cuide de suas finanças e não se envolva em investimentos inseguros.

CAPRICÓRNIO - O sol entra em câncer e se une a mercúrio promovendo as mudanças necessårias ao prosseguimento de seus planos e projetos. O trabalho segue razoavelmente tranqßilo com novos projetos e mudanças positivas.

GÊMEOS - O sol entra em câncer e se une a seu regente mobilizando assuntos relacionados às suas finanças. Mantenha seus investimentos e seus gastos sob rígido controle neste período e não assine contratos por alguns dias.

LIBRA - O sol entra em câncer e se une a mercúrio que Ê pressionado por poderosos planetas. Algumas mudanças serão inevitåveis neste período, especialmente no setor familiar e em sua carreira. Deixe o controle de lado.

AQUà RIO - O sol entra em câncer e se une a mercúrio pressionado por poderosos planetas. Neste período Ê possível que você enfrente alguns problemas no trabalho ou na saúde. Projetos podem ser adiados.

CÂNCER O sol entra em seu signo e se une a mercúrio promovendo mais mudanças em vårios setores de sua vida, especialmente nos relacionamentos familiares e pessoais. Carreira tambÊm passa por mais algumas mudanças.

ESCORPIĂƒO Projetos de viagens podem ser adiados neste perĂ­odo, no entanto vocĂŞ nĂŁo deve se preocupar, pois a fase mais tensa ĂŠ passageira. Cuide bem de seu dia a dia especialmente no trabalho que pode ter alguns problemas nesta fase.

PEIXES O sol entra em câncer e mobiliza seus romances e amores. A fase Ê ótima para rever questþes que ainda incomodam no setor. Caso esteja só, esta Ê um ótimo momento para sair, se divertir e conhecer alguÊm interessante.

   

 

.

$./.012 .34   .  5

 *



   

    !"

 

    

Amistosos de Futebol SĂĄbado 25/06 Campo do GrĂŞmio 13h30 - SĂŁo JosĂŠ x Flamengo Assemco 14h30 - 8 de Julho x Veterano do Ases Panambi Campo do Vila Nova 14h30 - Austral x Vet. Vila Nova

Concursos PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL BICACO-RS 42 vagas vagas, nível, Superior remuneração de atÊ R$ 1.890,16 .As inscriçþes podem ser feitas atÊ o dia 28/06, maiores informaçþes e inscriçþes no site www.plconsultorias.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATAI - RS 136 vagas, nível 2° grau, remuneração de atÊ R$ 4.425,69 .As inscriçþes podem ser feitas atÊ o dia 13/07, maiores informaçþes e inscriçþes no site www.pontuaconcursos.com.br.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA DO INCRA RS 42 vagas para vårios cargos, nível 1º, 2º e 3º grau, remuneração de atÊ R$ 6.276,05. As inscriçþes podem feitas atÊ o dia 28/06, pelo site www.objetivas.com.br.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRUBà - RS 114 vagas para vårios cargos, nível 1º, 2º e 3º grau, remuneração de atÊ R$ 5.406,95. As inscriçþes podem ser feitas atÊ o dia 06/07, no site www.concursosfmp.com.br


24 de junho de 2011

Livraria

JM

Correspondente Comercial do Jornal Correio do Povo

SEMPRE AO SEU LADO



       

Material Escolar e de Escritório Bazar com ótimas opçþes de presentes Brinquedos

3379-1642

Rua Germano Keller, 77 Em frente ao Hospital de Condor

        

Fone 3379 1120 e 3379 1220 E-mail: cerealistaschmidt@gmail.com Rua Castelo Branco, 718 - Condor (em frente ao GinĂĄsio Municipal)

)

Edição dia 24 de junho de 2011  

edicao 24065 jvl

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you