Page 1

Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver. Augusto Cury

Circulação Quinzenal Distribuição Gratuita Edição 15

28 de outubro a 10 de novembro de 2011

Ano I

XX DIÁLOGO AMBIENTAL PEDAGÓGICO Ricardo Mendes

Encontro realizado pelo Movimento Nascentes do Paraíba com apoio da Secretaria da Educação de Lorena, no último dia 25 de outubro, reuniu vários Dirigentes Municipais de Educação do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, além de Orientadores Pedagógicos e profissionais ligados à área ambiental. O evento teve como objetivos apresentar as realizações e perspectivas futuras do Programa Ambiental Interativo (PAI) e estabelecer uma "Agenda Comum" para a realização das atividades de Educação Ambiental, nos municípios, em 2012 e ainda definir propostas para serem encaminhadas à Conferência de Educação Ambiental, a ser realizada em novembro, na cidade Aparecida.

Página 03

CULTURA

Dia Mundial do Urbanismo O urbanista é o profissional responsável por projetar, organizar, criar e construir ambientes de forma harmônica, desenvolvendo atividades como paisagismo e comunicação visual. Cabe ao urbanista fazer e executar projetos relacionados ao lixo, à devastação de áreas ambientais urbanas, ao transporte e às construções. É o profissional que planeja o convívio harmônico entre a comunidade e o meio urbano, procurando sempre respeitar a natureza, reduzindo os impactos ambientais. A data é comemorada no dia 08 de novembro.

Profissionais da Educação e demais setores que participaram do evento

www.reflorestareviver.org.br MEIO AMBIENTE

Projeto Energia em Cena leva cinema ao ar livre para o Vale do Paraíba Desde o dia 17 de outubro as cidades de Bananal, Arapeí, São José do Barreiro, Areias, Queluz e Silveiras estão recebendo sessões gratuitas de cinema ao ar livre. Confira a programação do dia 31/10 ao dia 04/11 e outros eventos culturais da região na página 04.

Cachoeira Paulista inicia elaboração de projeto de coleta seletiva Para atender a legislação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Secretaria do Meio Ambiente, de Cachoeira Paulista, pretende capacitar os catadores independentes da cidade, bem como gestores públicos, além de realizar parcerias com instituições públicas e privadas para desenvolver os trabalhos de reciclagem na cidade. Divulgação

Foto: Ezyê Moleda

Página 06

ADEFIL E A ARTETERAPIA AOS ASSISTIDOS

Stela Gonçalves

Cinema inflável do Projeto Energia em Cena

I CAMPEONATO DE FUTSAL

Artesanato feito pelos assistidos da Adefil

Em Lorena, Projeto visa interação entre jovens e adolescentes através do esporte Página 06 Confira na Internet a versão eletrônica do Jornal no endereço: www.issuu.com/jornalvalevivo

Página 04 BASF realiza III Colóquio sobre ensino de ciências em Guaratinguetá

Página 02

jornalvalevivo


2

28 de outubro a 10 de novembro de 2011

Editorial Editorial 7 bilhões de pessoas. Este é o número de habitantes do Planeta que a ONU prevê atingir nesta segunda-feira (31 de outubro). Mas será que a Terra está preparada para esse número gigantesco de pessoas, ou estamos a cada dia sufocando mais e mais o nosso habitat? Investimentos em várias áreas como Saúde e Educação são prioridades, afinal as desigualdades sociais ainda são grandes. Mas é sabido que precisamos aprender a viver de maneira sustentável, para que esta geração e as próximas possam aproveitar com dignidade e ter melhores oportunidades de vida. Estamos à beira de um colapso ambiental. O êxodo rural é uma realidade e o crescimento populacional, sem o devido planejamento, acompanhado de um aumento da construção civil muitas vezes sem respeitar os limites da natureza, com os produtos e subprodutos gerados e descartados de forma aleatória sem respeito de alguns e ausência de fiscalização do Poder Público, tem gerado preocupação de todos os lados, principalmente do Terceiro Setor. O Governo Federal deu a partida com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, agora cabe aos Municípios fazerem o seu dever de casa.

Projeto: Qual é o Grilo? Sexualidade

A sexualidade está relacionada à vida, sentimentos, emoções e sensações relacionados ao prazer. É um tema muitas vezes difícil de ser tratado, pois envolve diversas dimensões humanas, por isso, permeado de dúvidas, preconceitos, estereótipos e tabus. Vale se questionar: "De onde tiramos tanta crença que só faz empobrecer e dificultar o sexo?" Estas mensagens entram com facilidade em nossas mentes, porque temos uma insegurança básica sobre sexo e anseio por qualquer informação sexual. Considerando esses fatos, o tema "sexualidade" tem como objetivo informar questões inerentes e esse assunto, auxiliando também para que diversos delitos não sejam cometidos pela ignorância ou desinformação. Encontramos, dentre eles, problemas sociais e de saúde pública, tais como intolerância e violência entre gêneros, gravidez na adolescência, manifestação de doenças sexualmente transmissíveis e todas as suas conseqüências. "Falar sobre sexualidade para alguns pais é um assunto realmente consA química no cotidiano das escolas municipais de Guaratinguetá trangedor, que ultrapassa Como parte das atividades do Ano internacional da Química e com o objetivo de aproximar suas crenças e valores, mas a química dos alunos por meio dos educadores e professores multiplicadores acontece nesse não o faze - los traz piores sábado, 29.10, em Guaratinguetá, o III Colóquio sobre o ensino de resultados aos filhos. Ciências de Guaratinguetá 2011. A informação é sempre O III Colóquio será um momento de troca de experiência e de conhecimento entre educa- o melhor remédio."

III Colóquio sobre ensino de ciências de Guaratinguetá

dores e multiplicadores do programa ReAção. Na oportunidade serão apresentados os principais avanços do ensino de ciência na rede pública de ensino. O tema central do encontro será "a química no cotidiano das escolas municipais", com o desafio de mostrar porque o ensino de ciência tem contribuído para melhorar a qualidade da educação, estimulando os professores a atuarem como mestres e os alunos a aprender cada vez mais. Participarão cerca de 200 professores da rede municipal de ensino, desde a educação Infantil, passando pelos ensinos fundamental I (1º ao 5º ano) e II (6º ao 9º ano), além de especialistas e pesquisadores, que se interessam pelo trabalho que vem sendo realizado em Guaratinguetá. O Programa ReAção foi iniciado pela BASF em 2006 com o objetivo de aproximar professores e estudantes dos avanços da ciência. Sua metodologia, baseada no uso de materiais comuns, que podem ser encontrados em qualquer lugar, e em operações mentais como obJornal Vale Vivo Tiragem: servar, descrever e comparar CNPJ: 13.463.982/0001-08 5.000 exemplares tem contribuído para que a Lorena - SP Distribuição quinzenal frequência de desempenho dos Departamento Comercial: nas cidades: alunos melhorem. Este trabaRicardo Mendes (12) 9727-7092 Lorena, Aparecida, Assessoria e revisão: Cachoeira Paulista, Canas, lho faz parte da estratégia de Maria Auxiliadora Matias Guaratingetá, Piquete, diálogo da BASF com a socieDiagramação: Potim e Roseira dade. Rafael Gomes de Andrade www.jornalvalevivo.com.br (12) 9186-3127 / 8140-1119 contato@jornalvalevivo.com.br BASF Brasil 100 anos. Transformando a As opiniões e conceitos emitidos nos artigos assinados, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. química da vida.

Expediente

Coordenadora pedagógica - Fabiene Faustino. Psicóloga do Projeto Beatriz Azzolini O Projeto Qual é o Grilo estará presente dia 05 de novembro das 09h as 13h, na Praça Arnolfo de Azevedo em Lorena, participando do evento de aniversário da Escola da Família. As pessoas interessadas em conhecer o Projeto, obter informações ou orientações, estão convidadas a comparecer no local.


3

28 de outubro a 10 de novembro de 2011

XX Diálogo Pedagógico Ambiental reúne autoridades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira O encontro realizado em Lorena contou com o apoio da Secretaria de Educação do município e abordou interatividade e perspectivas futuras dos programas ambientais Monica Bettencourt

Leilah Diniz Abordar Educação Ambiental não é mais somente para especialistas no assunto. Os efeitos que a falta de conscientização traz diariamente ao planeta, estão cada vez mais evidentes. O XX Diálogo Pedagógico Ambiental aconteceu na última terça-feira (25), em conjunto com as secretarias de vários municípios, visando assim, sanar a falta de integração entre a grande quantidade de especialistas de áreas diferentes, preenchendo as lacunas referentes ao conhecimento ambiental. Lázaro Tadeu Ferreira da Silva, coordenador do Movimento Nascentes do Paraíba afirmou a importância de se promover diálogos entre as instituições, "No caso da educação entram as instituições educacionais e as demais que participam conosco, contribuem tecnicamente e politicamente, de acordo com o trabalho de cada uma delas". "Os diálogos pedagógicos, por exemplo, tem grande importância na criação de uma agenda comum de ações de educação ambiental no Vale do Paraíba". O Programa Ambiental Interativo (PAI) é uma reposta ao I Congresso Ambiental do Vale e ainda de acordo com Lázaro o diálogo é um instrumento para levar as pessoas a conversarem especificamente sobre educação, "Pretendemos ainda fazer esse diálogo entre as empresas que também precisam estar presentes para podermos caminhar para o II Congresso Ambiental do Vale do Paraíba que pretendemos fazer em 2013". O Secretário da Educação de Lorena, Élcio Viera esteve presente no evento e comentou sobre a importância de se preservar o meio ambiente. "Apoiamos a luta pela preservação, acompanhamos o movimento Nascentes do Paraíba, o trabalho das bacias hidrográficas e sempre procuramos ajudar, estamos voltando agora para a secretária de educação, e queremos sim, estreitar relações com a secretaria de meio

Professor Lázaro, coordenador do Movimento Nascentes do Paraíba

ambiente, iremos nos unir para trabalhar melhor essas questões ambientais." Maria Nazaré, Secretaria da Educação de Aparecida e coordenadora da Iª Conferência de Educação Ambiental, ressaltou a educação ambiental como pontuada dentro das metas do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE). Maria Nazaré comentou que uma dessas metas é desenvolver a educação ambiental como tema transversal. "Aparecida, assim como outras cidades da região, está trabalhando com essa questão, as escolas de Aparecida estão fazendo um trabalho maravilhoso, temos o apoio da Nova Dutra. Dentre os projetos realizados pela cidade de Aparecida está a 1ª Feira Verde promovida pelas escolas, em conjunto com Ricardo Mendes

Secretario de Educação de Lorena, Profº Élcio Vieira, faz a abertura do evento

Secretaria de Educação de Aparecida, Sra. Maria Nazaré Carlota de Castro durante palestra

Paulo Valladares Soares, Presidente da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba

Salão lotado durante o evento

coordenadores e diretores". A engenheira da Cetesb, Sonia de Aquino também participou do evento explicando um pouco sobre o trabalho da companhia e esclarece que as pessoas confundem a Cetesb como órgão criador das leis ambientais, "A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental tem o papel de fiscalização de leis já existente, não criamos essa leis, somente fiscalizamos." A engenheira afirma ainda, que não há como falar em planejamento sem falar em educação, e acredita que o Diálogo realizado em Lorena é uma ferramenta para se trabalhar melhor essa questão. "Aqui a gente pode verificar a necessidade de se ter um compromisso, principalmente da área da educação de planejamento para ações futuras", comentou Sonia. Miguel von Behr, Chefe da FLONA (Floresta Nacional) no município de Lorena, também compareceu ao evento e apóia esse tipo de estratégia de atividade em conjunto. "Queremos participar desses eventos, pois sabemos da importância em formar parcerias para que trabalhemos da forma mais completa e abrangente possível" Afirmou Behr. Estiveram ainda presentes ao evento, vários Dirigentes Municipais de Educação e Orientadores Pedagógicos, bem como o Sr. Alberto Alves Marques Filho, Secretário Municipal da Educação de São José dos Campos e Vice Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo, a Sra. Alexandra Andrade, Coordenadora Executiva do Instituto Oikos de Agroecologia, o Sr. Paulo Valladares Soares, Presidente da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, o Sr. Paulo Tadeu Camargo, Técnico Ambiental e Presidente do CODEMA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Aparecida), o Sr. Celso Luiz Q. Giampá, Diretor Adjunto Meio Ambiente do CIESP e o Sr. Nelson Bittencour, Secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Lorena. O XX Diálogo Pedagógico Ambiental teve a organização executada pela Secretaria da Educação de Lorena, juntamente com a professora Débora de Souza, coordenadora de Projetos Ambientais, e sua equipe. O Imoesc (Instituto de Ensino Superior de Caçapava), através da Sra. Daniela Raro, também apoiou o evento, que teve ainda o café da manhã e almoço patrocinado pela empresa CRIA'S FESTAS, situada na Rua Laurindo Luiz dos Santos, 431, Sta Edwiges, Lorena, com telefones para contato: 12-3152893 e 12-9731-7449. Lembrando que nos dias 17,18 e 19 de novembro, acontecerá em Aparecida, a I Conferência de Educação Ambiental, realizada pela Secretaria da Educação da cidade.


4

28 de outubro a 10 de novembro de 2011

Arteterapia da Adefil auxilia o desenvolvimento dos assistidos Com mosaicos, pinturas e demais artesanatos, assistidos ganham mais autonomia Por Stela Gonçalves Além dos atendimentos de odontologia, fisioterapia, psicologia, a Adefil - Associação dos Deficientes de Lorena oferece aos assistidos a possibilidade de aprenderem arte. O setor de Arteterapia da Adefil atende cerca de 250 pessoas entre crianças, adultos e é sucesso entre os assistidos. Ano passado foram realizados 1.035 atendimentos. "Eu gosto muito da arteterapia e é um bom exercício; eu aprendi a costurar pequenas coisas, fazer pinturas, desenhos, e a professora é ótima" exclamou Raissa Lavras de 11 anos, que contou ainda, que antes da arteterapia, era mais distraída e CULTURA - Lorena Apresentação encerrando as festividades do Mês da Criança Secretaria da Cultura e Turismo de Lorena e Projeto Guri apresentam: AULA ABERTA DO PROJETO GURI. Com alunos de Canto Coral dos pólos de Lorena e Guaratinguetá, com regência da Professora Nair Cavaterra. O espetáculo será na Casa da Cultura de Lorena, dia 29/10 (sábado) as 16h.

tinha dificuldades de coordenação motora. Outro assistido que pode perceber melhoras no processo de reabilitação graças à arteterapia, foi Carlos Eduardo Silva. "Além de se divertir, a gente se distrai enquanto espera atendimento em outro setor; acaba levando algo novo pra casa e ocupa o tempo. No meu caso, a arteterapia aumentou minha autoestima pelo fato de fazer algo bonito e ser útil de alguma forma, houve melhoras também, na minha coordenação motora, que antes era ainda mais reduzida" disse Carlos. Para a diretoria da instituição, são fundamentais os investimentos na arteterapia, pois entendem que são muitos os benefícios que ela proporciona na vida das pessoas, pois, é um complemento que auxilia os outros profissionais da área de saúde, na busca de uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência. "A arteterapia potencializa a capacidade de auto-analise e autoconhecimento; ajuda a reavaliar e equilibrar várias áreas da vida pessoal; melhora a auto-estima; desperta a capacidade de expressão, favorece a partilha

de sentimentos positivos ou negativos e ajuda aceitá-los; melhora a capacidade de comunicação; desenvolve a criatividade e enfim, é fundamental na reabilitação", completou o Presidente da Adefil, Dr. Natanael Cardoso. Eles fazem pintura em tecido, em tela, mosaicos, trabalho em madeira, e trabalham muito com a reciclagem. Os trabalhos feitos pelos assistidos estão à venda, alguns estão expostos no perfil da Adefil no Facebook. Os interessados em adquirir ou conhecer melhor, podem comparecer na instituição. "Gostaria de convidar quem ainda não conhece os trabalhos dos assistidos, a comparecer na instituição e reforço que a deficiência na verdade não está neles, está nas pessoas que julgam sem conhecer. Eles podem ser úteis sim, e prestam um excelente trabalho. É gratificante ver a boa vontade deles em aprender, eu tenho alunos aqui que já estão tendo renda com o que aprenderam a fazer. Realmente é uma experiência única estar aqui, é muito bom fazer o que a gente gosta" Finalizou Ângela. Conheça o trabalho dos nossos artistas. A Adefil fica na Rua Tiradentes, nº 140, no Bairro Cidade Industrial.

Projeto Energia em Cena leva cinema ao ar livre para o Vale do Paraíba Com patrocínio da Elektro, sala itinerante de cinema viaja pela região paulista com sessões gratuitas de filmes nacionais Os cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (As Melhores Coisas do Mundo, Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade) lançaram em 2011 mais um projeto com o objetivo de popularizar o cinema nacional, o Energia em Cena, com patrocínio da Elektro. Desde o dia 17 de outubro até 03 de novembro, os moradores de Bananal, Arapeí, São José do Barreiro, Areias, Queluz e Silveiras estão tendo sessões gratuitas de cinema ao ar livre. Para o Energia em Cena foram selecionados filmes nacionais para toda a família. Serão exibidos os filmes O Grilo Feliz e Os Insetos Gigantes, Eu e Meu Guarda-Chuva, Se Eu Fosse Você, Se Eu Fosse Você 2 . Com 300 lugares, o cinema inflável ficará dois dias em cada cidade com duas sessões por noite, totalizando quatro exibições em cada local. As sessões são sempre às 18h30 e 20h30. A projeção é digital em uma grande tela inflável e som stereo surround. A expectativa é que durante todo o projeto sejam realizadas 280 sessões para aproximadamente 84 mil espectadores sentados. Sobre o Cine Tela Brasil - Criado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognese, desde seu primeiro ano de estrada, em 2004, o Cine Tela já realizou mais de 4.100 sessões, com um público total de 788 mil espectadores, sendo que muitos deles estiveram em uma sala de cinema pela primeira vez. Com a taxa de ocupação da sala em 88% - a maior do país -, 73 filmes nacionais já foram exibidos.

Confira a programação para o período de 31/10 a 04/11: Queluz Datas: segunda-feira (31.10) e terça-feira (01.11) Endereço: Rua Corifeu de Azevedo Marques nº 756 - Bairro da Palha. (Ao lado da quadra da Escola Municipal Maria Mendes) Programação: Segunda-feira (31.10) 18h30 - Eu e Meu Guarda Chuva 20h - Se Eu Fosse Você Terça-feira (01.11) 18h30 - O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes 20h - Se Eu Fosse Você 2 Silveiras Datas: quinta-feira (03.11) e sexta-feira (04.11) Endereço: Praça da Criança - Av. Mario de Paula Cardoso S/N Programação: Quinta-feira (03.11) 18h30 - Eu e Meu Guarda Chuva 20h - Se Eu Fosse Você Sexta-feira (04.11) 18h30 - O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes 20h - Se Eu Fosse Você 2 Site:www.cinetelabrasil.com.br


5

28 de outubro a 10 de novembro de 2011

29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Roseira realizada no Plenário Vereador João Caltabiano em 17 de Outubro de 2011 REQUERIMENTO Nº 142/2011 Considerando, que o papel do Vereador, além de legislar, é também encaminhar as reivindicações ao Executivo Municipal, sendo o principal elo de ligação entre a comunidade que representa, e o poder público municipal. Considerando, a necessidade de melhorar a sinalização junto ao trevo principal de acesso à cidade, principalmente de quem vem do posto Arco Iris, de onde partem inúmeros veículos de grande porte em especial os de carga, os quais nem sempre respeitam a sinalização existente no local entrando direto desrespeitando a sinalização de solo, colocando assim em risco os veículos que deixam a cidade que passam pelo local. Considerando que já houve registros de acidente, bem como reclamações de usuários que passando pelo local, por pouco não se envolveu em acidente. Pelos considerandos, requeiro após ouvir o augusto plenário, ao Exmo Senhor Prefeito Municipal Marcos de Oliveira Galvão, providências junto à Concessionária Nova Dutra, para que possa estar melhorando a sinalização no local, no sentido de minimizar o problema, se possível estar estudando a possibilidade de construir uma lombada antes da sinalização de solo existente no local, o que certamente estaríamos contribuindo muito com a segurança do trânsito, que tenho a plena certeza que é ponto crucial dessa conceituada empresa. Que deste sê de conhecimento ao Diretor da Concessionária Nova Dutra e aos órgãos de imprensa local. Plenário Vereador João Caltabiano, 17 de Outubro de 2011. Vereador João Vilaça Guimarães Autor do Requerimento Vereador José Roberto da Palma Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador Claudinei Ramos Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador Espedito Duarte Rodrigues MOÇÃO Nº 045/2011 Considerando que o vereador é representante do povo e deve reconhecer os ótimos serviços prestados em nosso município. Considerando que a Policia Militar é preventiva, mas quando solicitada, e com o auxílio da sociedade faz um belo trabalho. Considerando que no dia 11 de outubro de 2011, foi solicitada a presença de Policiais Militares na rua João Alvarenga, que chegaram em suas viaturas rapidamente, tomando as providências necessárias. Estavam de plantão em nossa cidade o Cabo PM Rosiney César de Souza,o Cabo PM Ernesto Éder dos

Santos, o Soldado PM Marcelo Roberto Pinto Chagas e o Soldado PM André Luiz dos Santos Rosa. Pelos considerandos, apresento à Mesa, após ouvido o Plenário, Moção de Parabenização e Agradecimento aos citados Policiais Militares pela eficiência, atuando com sucesso nesta operação. Que Deus os proteja e os abençoe nesta arriscada profissão. Que desta se dê conhecimento ao senhor Subtenente Norival Valter Ferreira da Silva, DD.Cmt do 1º GP/PM de Roseira. Plenário vereador João Caltabiano, 17 de outubro de 2011. Vereadora Marlene Pereira de Siqueira Silva Autora da Moção Vereador Joel Polydoro Vereador João Vilaça Guimarães Vereador Claudinei Ramos Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador José Roberto da Palma Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador Espedito Duarte Rodrigues MOÇÃO Nº 046/2011 Considerando que o vereador é representante do povo e deve reconhecer os ótimos serviços prestados em nosso município. Considerando que a Policia Militar é preventiva, mas quando solicitada, e com o auxílio da sociedade faz um belo trabalho. Considerando que no dia 09 de outubro de 2011, às 18:30 horas o Cabo PM Rosiney César de Souza e o Soldado PM Claudemir Marcelo Ribeiro Proença, apreenderam uma espingarda. Pelos considerandos, apresento à Mesa, após ouvido o Plenário, Moção de Parabenização e Agradecimento aos citados Policiais Militares pela eficiência, visando sempre a segurança de nossa população. Que Deus os proteja e os abençoe nesta arriscada profissão. Que desta se dê conhecimento ao senhor Subtenente Norival Valter Ferreira da Silva, DD. Cmt do 1º GP/PM de Roseira. Plenário vereador João Caltabiano, 17 de outubro de 2011. Vereadora Marlene Pereira de Siqueira Silva Autora da Moção Vereador Joel Polydoro Vereador João Vilaça Guimarães Vereador Claudinei Ramos

Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador José Roberto da Palma Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador Espedito Duarte Rodrigues MOÇÃO Nº 047/2011 A Câmara Municipal de Roseira, nesta oportunidade reconhece e parabeniza os trabalhos do Rotary Internacional na pessoa do senhor José Maria Cruz, Governador em exercício do Distrito 4.600, pelos trabalhos voltados a erradicação da Poliomelite no mundo, em momento histórico, pois falta apenas 1% a ser atingido. O Programa Pólio Plus, atingindo um alto grau de credibilidade no mundo, recebendo uma doação de Bill Gates em 2008 de cerca de 100 milhões de dólares ao citado programa. Que desta Moção se dê conhecimento ao Governador José Maria Cruz e ao Presidente do Rotary Club de Roseira, senhor Walter José Ronconi Fazzeri. Plenário vereador João Caltabiano, 17 de outubro de 2011. Vereadora Marlene Pereira de Siqueira Silva Autora da Moção Vereador Joel Polydoro Vereador João Vilaça Guimarães Vereador Claudinei Ramos Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador José Roberto da Palma Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador Espedito Duarte Rodrigues MOÇÃO Nº 048/2011 Ao nascer recebemos a graça de Deus de compartilhar de uma vida onde fazemos parte uma das dos outros e sempre marcando o tempo. Durante a vida sempre pedimos a proteção de Deus para que possamos viver em harmonia, sem sofrimento e partilhar com todos o dom da vida. Quando vamos ao encontro de Deus, sabemos que quem aqui fica, irá orar para que o nosso lugar ao lado do Supremo seja bom, com certeza estando ao lado Dele todos os lugares são bons. Para quem nesta vida sempre esteve junto ao nosso Deus, procurando sempre obedecer aos seus mandamentos, será vontade nossa e com certeza a do Supremo que compartilhe de sua mesa. Apresentamos Moção de Pesar pelo falecimento do senhor José Gregório de Barros, ocorrido no dia 08 de outubro de 2011.

Que desta se dê conhecimento a família. Plenário vereador João Caltabiano, 17 de outubro de 2011. Vereador José Roberto da Palma Autora da Moção Vereador Joel Polydoro Vereador João Vilaça Guimarães Vereador Claudinei Ramos Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereadora Marlene Pereira de Siqueira Silva Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador Espedito Duarte Rodrigues MOÇÃO Nº 049/2011 Considerando que o senhor Ercílio Paulo Teixeira Salles, sempre foi uma pessoa exemplar, ótimo chefe de família, querido por todos. Considerando que ficamos consternados com a partida deste nosso amigo. Considerando que partindo para a Eternidade, deixa uma família alicerçada nos princípios do amor, da solidariedade, do companheirismo, da moralidade, do bom exemplo, sendo respeitada e querida por toda a comunidade roseirense. Apresentamos à Mesa, Moção de Pesar pelo falecimento do senhor Ercílio Paulo Teixeira Salles, ocorrido no dia 07 de outubro do corrente ano. Com certeza, ele sempre será lembrado por todos, pelo seu grande exemplo de vida. Que Deus abençoe e conforte a sua esposa senhora Érica, as filhas Lidiane, Paula, Elen e demais familiares. Esta Casa associa-se, sensibilizada, à família enlutada. Que desta se dê conhecimento à família. Plenário Vereador João Caltabiano, 17 de Outubro de 2011. Vereador Espedito Duarte Rodrigues Autor da Moção Vereador José Roberto da Palma Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador Claudinei Ramos Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador João Vilaça Guimarães Vereadora Marlene Pereira de Siqueira Silva Vereador Joel Polydoro

30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Roseira realizada no Plenário Vereador João Caltabiano em 24 de Outubro de 2011 INDICAÇÃO Nº 049/2011 Indico ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal Marcos de Oliveira Galvão que providencie a pintura, a colocação dos logotipos da Prefeitura e faixas reflexivas no ônibus escolar de placa ADK 4104, veículo este que vem de encontro a atender a necessidade da nossa população e que esteja em condições de segurança e identificação. Plenário Vereador João Caltabiano, 24 de Outubro de 2011. Vereador José Roberto da Palma Autor da Indicação Vereador Claudinei Ramos Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador João Vilaça Guimarães Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador Espedito Duarte Rodrigues Vereadora Marlene Pereira de Siqueira Silva Vereador Joel Polydoro INDICAÇÃO Nº 050/2011 Considerando que o papel do vereador é de requerer, indicar e também auxiliar. Considerando que 02 de novembro é o Dia de Finados, e nosso cemitério recebe muita gente, inclusive pessoas de fora. E, pelos considerandos, indico ao Executivo Municipal, Senhor Marcos de Oliveira Galvão, providenciar, assim como em todos os anos vem dando atendimento no cemitério do nosso município, água potável e uma enfermeira no local, caso alguém passe mal, e se possível, ônibus para s horários de missa, dando oportunidade as pessoas que queiram ir e não possuem condução própria. Também, realizar, se possível, um mutirão de limpeza no local. Que desta se dê conhecimento ao DSM. Plenário Vereador João Caltabiano, 24 de Outubro de 2011. Vereadora Marlene Pereira de Siqueira Silva Autora da Indicação Vereador Joel Polydoro Vereador José Roberto da Palma Vereador Claudinei Ramos REQUERIMENTO Nº 143/2011 Senhor Presidente REQUEIRO, a Vossa Excelência, na forma regimental e depois de ouvido o Plenário, ser solicitado o apoio da Secretaria de Serviços Municipais de Roseira, no sentido de ser recolocado a placa de divulgação da Rádio Comunitária Sant'Ana FM, que encontra-se caída em um terreno, junto ao trevo de acesso ao centro de Roseira, pela Rodovia Estadual SP-62. Que deste requerimento, se de conhecimento ao Reverendíssimo Pe. José Ferreira, MD. Presidente da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Roseira. Plenário Vereador João Caltabiano, 24 de Outubro de 2011. Ver. Edson Chagas Rodrigues Líder do PMDB - Autor do Requerimento Vereador Claudinei Ramos Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador José Roberto da Palma Vereador Espedito Duarte Rodrigues REQUERIMENTO Nº. 144/2011 Senhor Presidente REQUEIRO, a Vossa Excelência, na forma regimental e depois de ouvido o Plenário, solicitar a Ilma Sra. Profª Neusa Bedaque, MD Diretora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Roseira, a colocação de uma placa de divulgação, do Pólo de Apoio Presencial da Faculdade Anhanguera - Uniderp, uma parceria com a Prefeitura Municipal de Roseira, no prédio da Escola Municipal Prof. Joaquim de Campos, considerando a importância da referida Faculdade para o Município de Roseira, como mais uma realiza-

ção da Administração Municipal, que alcança inúmeros jovens, de Roseira e Região, cuja presença, está passando despercebida, por falta de uma placa de identificação, proporcional a importância da faculdade para a Comunidade Roseirense. Que deste requerimento, se de conhecimento ao EXMO SR Marcos de Oliveira Galvão, MD Prefeito Municipal de Roseira, ao ILMO SR Gestor do Pólo de Apoio Presencial e ao ILMO Presidente do Diretório Acadêmico Multidisciplinar da Universidade Anhanguera - Uniderp em Roseira. Plenário Vereador João Caltabiano, 24 de Outubro de 2011. Ver. Edson Chagas Rodrigues Líder do PMDB - Autor do Requerimento Vereador Claudinei Ramos Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador José Roberto da Palma Vereador Espedito Duarte Rodrigues REQUERIMENTO Nº. 145/2011 Considerando que o vereador deve estar atento com o bem-estar da população. Considerando que o vereador também deve fiscalizar as necessidades pendentes do servidor público municipal, tendo em vista que, em especial, os (as) funcionários dos PSFs trabalham para o bem da comunidade, dedicando-se e prevenindo as famílias com exames periódicos, pré-natal, aviso de vencimentos de vacinas, etc. Por estes considerandos é que requeiro ao Sr. Prefeito Municipal informação sobre a empresa que assumiu os vencimentos dos PSFs; se esta se propôs a assumir também as cestas básicas dos funcionários e qual a possibilidade da Prefeitura estar cobrando a mesma o mais rápido possível, ou se não, a probabilidade da própria Prefeitura estar suprindo essa necessidade óbvia dos funcionários, já que nunca tiveram esse direito. Que esse requerimento se dê conhecimento aos responsáveis de todos os PSFs e a Diretora da Secretaria de Saúde. Plenário Vereador João Caltabiano, 24 de Outubro de 2011. Vereador Claudinei Ramos Autor do Requerimento Vereador José Roberto da Palma Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador João Vilaça Guimarães Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador Espedito Duarte Rodrigues Vereadora Marlene Pereira de Siqueira Silva Vereador Joel Polydoro REQUERIMENTO Nº. 146/2011 Considerando que no bairro do Barretinho, paralelamente na Avenida Brasil e no final das ruas Cruzeiro, Pindamonhangaba, Manoel Torquato, Taubaté, São José dos Campos, passa o córrego do Barretinho. Considerando que este córrego recebe águas da Vila Prado, Vila Roma, Jardim Primavera e a água despejada pela estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que traz um odor desagradável. Considerando que nas limpezas e desassoreamento o leito do córrego foi rebaixado e onde o córrego atravessa a estrada velha, ou seja, a SP - 62, a tubulação de passagem ficou suspensa ficando assim, estancada a água. Requeiro à Mesa, após ouvir o Plenário, que seja solicitado ao Diretor do DER - 6 de Taubaté, que providencie o rebaixamento da rede para que a água não fique estancada, causando mau cheiro para aquela comunidade, facilitando a proliferação de vetores e o risco de enchentes. Contamos que tal pedido seja atendido com urgência para que algum desconforto a população seja evitado. Plenário Vereador João Caltabiano, 24 de Outubro de 2011. Vereador José Roberto da Palma Autor do Requerimento Vereador Claudinei Ramos

Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador João Vilaça Guimarães Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador Espedito Duarte Rodrigues Vereadora Marlene Pereira de Siqueira Silva Vereador Joel Polydoro REQUERIMENTO Nº. 147/2011 Considerando que o papel do vereador é de fiscalizar e também olhar o bem estar dos munícipes. Considerando que a época das chuvas está chegando e que no bairro de Roseira Velha existe um córrego que corta o bairro, que se encontra com muito entulho, trazendo preocupação aos moradores. Pelos considerandos, requeiro à Mesa, após ouvido o Plenário, que o Exmo. Senhor Vice Prefeito e Secretário de Obras, Fernando Siqueira, tome as providências necessárias com relação a limpeza desse córrego. Plenário Vereador João Caltabiano, 24 de Outubro de 2011. Vereador José Roberto da Palma Autor do Requerimento Vereador Claudinei Ramos Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador João Vilaça Guimarães Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador Espedito Duarte Rodrigues Vereadora Marlene Pereira de Siqueira Silva Vereador Joel Polydoro REQUERIMENTO Nº 148/2011 Considerando que é dever do vereador zelar pelo bem estar da população. Considerando que no final da Avenida Portugal há uma valeta que se tornou depósito de entulho e que, esta semana, a Prefeitura retirou do local, mais de 10 caminhões de lixo. Considerando que os moradores do bairro do Barretinho nos trouxeram essa solicitação. Pelos considerandos, requeiro à Mesa, após ouvir o plenário, que o Exmo. Senhor Prefeito Municipal Marcos de Oliveira Galvão nos informe a possibilidade de fazer estudos e realizar a canalização da citada valeta, que tem aproximadamente 30 metros de extensão. Plenário Vereador João Caltabiano, 24 de outubro de 2011. Vereador Espedito Duarte Rodrigues Autor do Requerimento Vereador José Roberto da Palma Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador Claudinei Ramos Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador João Vilaça Guimarães REQUERIMENTO Nº 149/2011 Considerando que é função do vereador trabalhar pela segurança da população. Considerando que é grande o número de pessoas que se deslocam pela estrada vicinal Antonio Fazzeri até o Cemitério Municipal e o Mosteiro da Sagrada Face. Considerando que o referido trecho não possui acostamento, o qual torna o local em eminente risco de acidentes a pedestres. Pelos considerandos, requeiro, ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal Marcos de Oliveira Galvão, informações sobre a possibilidade de estar intercedendo junto aos proprietários dos terrenos ao longo do trecho da citada estrada, para doação ou desapropriação, onde possa ser feito o acostamento, proporcionando mais segurança aos munícipes que se utilizam do local. Plenário vereador João Caltabiano, 24 de outubro de 2011. Vereador José Augusto Coelho Pereira

Autor do Requerimento Vereador Claudinei Ramos Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador João Vilaça Guimarães Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador José Roberto da Palma Vereador Espedito Duarte Rodrigues MOÇÃO Nº 050/2011 Considerando que o Cabo PM Ernesto Éder dos Santos, sempre foi um chefe de família exemplar, tendo residido em nosso município, sendo muito querido por nossa população e por seus colegas. Considerando que durante muitos anos, trabalhou em nossa cidade, sendo um dedicado Policial Militar, prestando seus serviços com muita responsabilidade, eficiência, atenção e compromisso com a segurança pública. Considerando que ficamos muito consternados, com o trágico acidente, que infelizmente, o levou de nosso convívio. Considerando que hoje essa lacuna fica preenchida pela saudade. Apresentamos à Mesa, Moção de pesar pelo falecimento do Cabo PM Ernesto Éder dos Santos, ocorrido no dia 19 de outubro do corrente ano. Que Deus abençoe e conforte a família. Esta Casa associa-se, sensibilizada, à família enlutada. Que desta se dê conhecimento à família. Plenário Vereador João Caltabiano, 24 de outubro de 2011. Vereador Joel Polydoro Autor da Moção Vereadora Marlene Pereira de Siqueira Silva Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador Claudinei Ramos Vereador João Vilaça Guimarães Vereador Espedito Duarte Rodrigues Vereador José Roberto da Palma Vereador Edson Chagas Rodrigues Vereador José Augusto Coelho Pereira MOÇÃO Nº 051/2011 Senhor Presidente Apresento com satisfação, Moção de Parabenização ao Professor de Judô, Luis Antonio de Paula Santos, Funcionário contratado pela Administração Municipal, criador e coordenador do Projeto Crescer em Roseira, por 07 (sete) anos, desenvolvendo atividades de judô e dança, atendendo crianças e adolescentes, dos 06 (seis) aos 17 (dezessete) anos, num total de 160 (cento e sessenta) alunos, participando de competições regionais e estaduais, considerando o esforço, a dedicação do Professor Luiz, bem como, o carinho e o respeito dispensado aos alunos do referido projeto, projetando positivamente a imagem do Município de Roseira, no meio da comunidade esportiva e, junto a opinião pública. Que se dê conhecimento desta Moção ao EXMO SR Marcos de Oliveira Galvão, MD Prefeito Municipal de Roseira. Plenário Ver. João Caltabiano, 24 de Outubro de 2011. Ver. Edson Chagas Rodrigues Líder do PMDB - Autor da Moção Vereador Claudinei Ramos Vereador Francisco de Assis Moura Vieira Vereador José Augusto Coelho Pereira Vereador José Roberto da Palma Vereador Espedito Duarte Rodrigues Projeto de Lei nº 24/2011, do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial. (aprovado) Projeto de Lei n.º 25/2011, do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, objetivando a transferência de recursos para aquisição de equipamentos e materiais de natureza permanente. (aprovado).


6

28 de outubro a 10 de novembro de 2011

LORENA

Programa Escola da família realiza 1º Campeonato de futsal em Lorena O projeto visa integração entre crianças e adolescentes participantes do programa na cidade Leilah Diniz O esporte é um dos maiores transformadores de vida e gerador de oportunidades. A prática do esporte é comprovadamente uma das principais ferramentas utilizadas a favor do jovem. Uma das mais importantes metas que os setores educacionais devem visar conseguir entre crianças e jovens é que em concordância com o modo de viver e interesses as novas gerações adquiram passatempos positivos e saudáveis. O que há ser muito benéfico para eles mesmos, e para a sociedade em que moram. Projetos sociais voltados para o esporte unem saúde e educação, além de diminuir o tempo ocioso das crianças e adolescentes, tirando-os das ruas. O programa Escola da família de Lorena está inserido em 10 escolas do município, levando à comunidade atividades diversas por meio de 66 voluntários, entre eles educadores, gestores e universitários. O Campeonato de futsal é o mais novo projeto municipal do programa Escola da família. O idealizador do projeto Ricardo Augusto "Cowboy", afirmou que o principal objetivo do torneio é fazer o entrosamento entre os jovens participantes, "Queremos unir as unidades escolares e principalmente os jovens, mostrando que o programa pode reunir pessoas de bairros diferentes, fazendo assim uma confraternização e criando laços de amizade e companheirismo."

Alex Silva de Oliveira, secretário adjunto de educação participa do programa como voluntário desde 2005 com projetos de capoeira. De acordo com o secretário, as atividades efetuadas no programa Escola da família tornam-se uma extensão do que é passado diariamente nas instituições de ensino. "Projetos como o campeonato de futsal estendem a visão sobre o ambiente escolar, essa interação entre aluno, escola e família tem papel primordial na vida desses jovens." Cristiane Lopes dos Reis é gestora da escola sede do I Campeonato de futsal do programa Escola da família realizado na escola municipal Santa Edwiges. Cristiane acreditando no projeto colocou a disposição dos organizadores do campeonato, o espaço físico para que o evento pudesse ser realizado, "A escola tem um espaço legal, além do pedagógico, participar efetivamente da vida dos jovens é importantíssimo para o desenvolvimento de cada um deles", e complementa, "São muitos os ex-alunos que comparecem na escola para participar das atividades oferecidas nos fins de semana, esse campeonato está sendo muito significativo para a integração principalmente das escolas". A supervisora do programa Escola da família em Lorena, Débora de Souza Reis, aposta nos projetos desenvolvidos na cidade, e afirma visitar frequentemente o trabalho individual dos voluntários nas escolas. Débora admite que ainda existam falhas no projeto,

Ricardo Mendes

Jovens fazem o juramento antes do início do Torneio

mas que busca sanar esses problemas sempre que percebidos, e se sente realizada ao ver mais de 50 crianças e adolescentes presentes na primeira edição do campeonato, "Esses jovens poderiam estar nas ruas, sem lazer, mas estão aqui participando dos jogos", e completa, "É muito satisfatório e gratificante ver que o programa Escola da família funciona, e é bom saber que temos um papel importante na vida das famílias da comunidade."

MEIO AMBIENTE

SEAMA - GUARATINGUETÁ

Prefeitura de Cachoeira Paulista trabalha na elaboração de sistema de coleta seletiva

Secretaria expõe painel sobre Gestão de Resíduos da Construção Civil

A pedido do poder judiciário, o departamento jurídico da prefeitura reuniu parte do secretariado de Cachoeira Paulista para realçar a necessidade e obrigatoriedade de concretização da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que abrange entre outros fomentos, a implementação de ações para a gestão dos resíduos e criação de um sistema de coleta seletiva, desde a educação e conscientização da população até a destinação final do produto. Através da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura de Cachoeira Paulista está trabalhando a elaboração de um Sistema de Coleta Seletiva para a cidade. "Levantamos alguns dados sobre o assunto e já esboçamos um projeto inicial, porém ainda precisamos de mais informações, mais dados e estamos aguardando o repasse dos grupos envolvidos no setor, como a Vale Soluções Ambientais e a Comunidade EMAÚS (que já tem um plano piloto de coleta em andamento). Dados por exemplo,

como o número de material reciclável gerado por Cachoeira Paulista e o número de catadores existentes na cidade, são importantíssimos para a formatação do trabalho", disse Pedro Martimiano, Secretário do Meio Ambiente. De acordo com o projeto, que ainda não foi finalizado, entre as ações prescritas está a capacitação dos catadores independentes e dos membros do EMAÚS, bem como de gestores públicos (agentes de saúde, diretores, secretários) que poderão atuar como multiplicadores do sistema; o incentivo à educação ambiental nas escolas (já em andamenDivulgação to) e prevê ainda a realização de parcerias com instituições públicas e privadas que compondo a comissão reguladora do projeto farão o monitoramento dos trabalhos. Após a finalização do projeto, o mesmo deverá ser apresentado ao poder judiciário.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, apresentou no dia 19 de outubro o painel de Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil de Guaratinguetá, durante Seminário realizado pela UNITAU - Universidade de Taubaté. O painel foi apresentado pelo engenheiro ambiental Leesander Alves e a estagiária de engenharia ambiental, Natália Cardoso. Durante a exposição, foi abordada a questão das áreas de deposição clandestina de entulhos no município, demonstrando a falta de conscientização da população. Segundo Leesander, foram cadastrados 28 pontos na zona urbana de depósito irregular de resíduos de construção civil. Para enfrentar essa situação a Prefeitura implantou um centro de triagem e transbordo de resíduos de construção civil, onde o munícipe pode levar seu resíduo para ser processado e reutilizado. Os caçambeiros que exercem essa atividade estão sendo cadastrados e acompanhados no centro de triagem, ao lado do Parque Ambiental Santa Luzia (Estrada Vicinal Rafael Américo Ranieri, 990). Leesander salienta que esse estudo teve o intuito de divulgar as ações realizadas pela administração municipal em relação à gestão dos resíduos de construção civil. Divulgação

Adilson Sabará Assessoria de Imprensa

Rua Lulu Meyer, 319 - Vila Zélia - Cep: 12.606-110 Lorena -SP (12) 3157-3749 - (12) 9785-1958 - PRÓXIMO AO SUPERMERCADO DIA

Engenheiro Ambiental Leesander Alves durante seminário

Edição 15 do Jornal Vale Vivo.  

Edição 15 do Jornal Vale Vivo.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you