Issuu on Google+


2 ○

Sua oportunidade pode estar aqui. Para anunciar: 73 3041-5100 ○

○ ○ ○ ○ ○

○ ○

Um novo universo Editorial de oportunidades

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Os próximos cursos do Projeto Cidadania Já seguem com toda força no bairro São Roque, na Escola Municipal Brasilia Baraúna. As inscrições acontecem de segunda à sexta das 14h até às 17h. Ainda segundo o coordenador do Projeto Cidadania Já Denilton Santos, os cursos profissionalizantes gratuitos já começaram. Inscrições abertas : Informações 73 8819-1944

Projeto Cidadania Já promove cursos no São Roque em Itabuna

Madre Thaís com novos cursos

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

A Faculdade Madre Thaís está oferecendo novos cursos, que são: Logística, Biomedicina e Direito. O vestibular está próximo de ocorrer. Informações 73 3222-2330 ou www.faculdademadrethais.com.br

○ ○

Governo vai oferecer 75 mil bolsas de estudo no exterior

○ ○ ○

○ ○ ○

O nome da rosa

Anônimo

○ ○ ○ ○ ○

Semana de Comunicação na UESC A IX Semana de Comunicação da UESC – 2011, cujo tema é “Comunicação, tecnologias, usos e apropriações”, já está com as inscrições abertas para o envio de resumos. O Prazo para o envio é de 03 de outubro a 04 de novembro de 2011.

Mestrados e doutorados em educação serão gratuitos O ministro da educação, Fernando Haddad, anunciou em outubro que os cursos de pósgraduação, mestrados e doutorados em educação, até aqueles ministrados em instituições privadas, serão gratuitos. Uma portaria, garantirá aos cursos na área de educação o mesmo mecanismo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os docentes que quiserem fazer o curso e trabalharem nas redes públicas terão a dívida saldada automaticamente.

Vestibular UESB 2012: Inscrições até 3 de novembro As inscrições serão feitas somente via internet, inclusive, para os candidatos beneficiados com a isenção total, conforme o Edital n.º 066/2011. Ao se inscrever, o vestibulando deve optar por duas opções de curso, de acordo a codificação indicada no manual do candidato.

A presidente Dilma Rousseff afirmou que o Governo Federal pretende conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior para estudantes brasileiros. A ideia é lançar, até 2014, 75 mil bolsas de estudo para financiar esses estudantes no exterior, particularmente na área de ciências exatas.

O Núcleo de Prática Jurídica (NUPRAJ) do curso de Direito da FTC Itabuna visa atender gratuitamente à população de baixa renda que não tem condições para custear advogado, em processos de conciliação, homologação ou sentença, prestando serviços de atendimento inicial através de triagem em mutirão comunitário ou na sede NUPRAJ e acompanhamento em audiências, sempre atuando nas áreas: Cível, Criminal, Trabalhista e Defesa do Consumidor. Quem tiver interesse no serviço, basta ir ao Campus FTC Itabuna, na Praça José Bastos, número 55 - Centro.

○ ○ ○ ○ ○ ○

Durante meu primeiro ano da faculdade um certo professor nos deu um questionário. Eu era bom aluno e respondi rápido a todas as questões até chegar à última: Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola? Sinceramente, isso parecia uma piada. Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela? Eu entreguei meu teste deixando essa questão em branco. Um pouco antes da aula terminar, um colega perguntou se a última pergunta do teste ia contar na nota. É claro! Respondeu o professor. Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção, mesmo que seja para dirigir-lhes um simples "bom dia". Um bom profissional é, antes de tudo, uma boa pessoa, e uma boa pessoa não ignora ninguém. Principalmente aquela que limpa o chão que você suja todo dia. Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Dorotéia.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O Jornal UniverCidade não tem qualquer responsabilidade pelos serviços e produtos das empresas anunciadas nesta edição. Todos os produtos e serviços estão sujeitos às normas do mercado, do Código de Defesa do Consumidor e do CONAR - Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

(73) 3041-5100 Tiragem: 3.000 exemplares

Assistente de arte: Álvaro Pereira Revisão: Elisandra Reis Redação: Evellin Portugal redacao@jornalunivercidade.com.br Comercial: 73 8827-0206 comercial@jornalunivercidade.com.br www.jornalunivercidade.com.br R. São João, 377 Lj1 B. Fátima CEP 45604-020

Érika Moreira

Até o próximo mês!

Assistência jurídica grátis na FTC

○ ○

○ ○ ○

É com muito prazer que colocamos em suas mãos o mais novo jornal da região. Cunhado na ideia de mostrar o mercado de trabalho mais de perto, de uma forma “macro” e de como fazer para merecer um lugar ao sol nesse universo, nasce o jornal Univercidade. Um veículo feito para os profissionais do futuro, para quem quer começar ou recomeçar, quem quer novos horizontes, quem deseja chegar à faculdade, ou para quem já chegou, enfim, para aqueles que desejam ir mais longe. Traremos em cada edição uma abordagem das oportunidades que a região oferece e dos principais temas que estão inseridos nesse contexto: qualificação profissional e capacitação técnica, além de dicas e entrevistas. As melhores opções de cursos técnico, profissionalizante, superior, também estarão aqui, além de divulgarmos vagas de emprego e estágio. O momento também é de concursos, por isso traremos assuntos da área. Nessa primeira edição, o jornal UniverCidade dá seus primeiros passos: manter os leitores informados sobre o mundo de cursos, concursos e empregos. Por essas páginas o leitor encontrará informações enriquecedoras, que de alguma forma, esperamos contribuir com o futuro profissional de muita gente. Os estudantes, em todos os níveis, do ensino médio, os universitários, aqueles que querem um curso profissionalizante, uma formação técnica ou superior, se encontram aqui no mesmo interesse de conseguir uma vaga no mercado ou de se qualificar para vôos mais altos. Todos são convidados a participar desta caminhada a um novo horizonte de oportunidades! Você tem em mãos uma ideia concretizada. Agradecemos a Deus e a todos que tornaram possível esta realização.

Karina Lins

Lilian Cavalcanti

Evellin Portugal

Jefferson Reis

Direção: Jefferson Reis jefferson@jornaunivercidade.com.br Textos dessa edição por

Participe, envie sua crítica, sugestão, ou texto para: redacao@jornalunivercidade.com.br

"Para o verdadeiro sucesso, pergunte a si mesmo 4 questões: Por que? Por que não? Por que não eu? Por que não agora?" James Allen


3

Jornal UniverCidade - O novo informativo do mercado de trabalho

CIEE: descobrindo novos talentos para empresas

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

A Polícia Rodoviária Federal trabalha na organização do seu próximo concurso, que visa substituir os funcionários terceirizados da área administrativa até 31 de dezembro de 2012. A PRF prevê o preenchimento de 4,5 mil vagas até a Copa do Mundo, em 2014.

A Caixa Econômica Federal já iniciou os preparativos para o próximo concurso, que abrirá vagas para nível médio e superior. O prazo de validade da última seleção vence em 2012 e o banco pretende iniciar a seleção antes de o prazo expirar, para que não haja desfalque no quadro de pessoal.

PRF abrirá concurso

Os grandes eventos esportivos podem trazer ao país um número de até 2,98 milhões de visitantes adicionais no período de 2010-2014, de acordo com dados do instituto de pesquisa Ernst & Young Terco. Na Bahia, cuja capital está entre as 12 sedes da Copa, a expectativa da Secretaria de Turismo é de 700 mil turistas durante os meses de junho e julho de 2014, o que representa 300 mil visitantes a mais do que o Estado costuma receber neste período.

CAIXA 2012

exclusivamente pela internet, através do site www.uesc.br/concurso, no período de 08 de junho a 09 de julho de 2011 até as 15:30 horas. O valor da taxa de inscrição será no valor de R$ 150,00.

O Concurso Público de Provas e Títulos é para o provimento de 22 vagas nos cargos permanentes de Professor Auxiliar, Assistente, Adjunto e Titular de Ensino. As inscrições serão feitas

foto Policiamento

UESC - 22 vagas para professor auxiliar

Para garantir a segurança da população durante a realização dos grandes eventos esportivos que serão sediados pelo Brasil – Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016) – será necessário adequar o efetivo dos órgãos policiais brasileiros, o que exige a abertura de novos concursos públicos. Uma ótima notícia para aqueles que desejam ingressar na área. A meta da Polícia Federal (PF) é promover a formação de cerca de mil policiais por ano até 2013, ano que antecede a realização da Copa. Na Bahia, a previsão é de realização de concursos para a Polícia Militar, com oferta de 3.500 vagas de soldado e Polícia Civil, com vagas ainda a serem definidas para o cargo de delegado e perito técnico. Para este último, a previsão é de 100 oportunidades.

concurso destinado ao preenchimento de 2.500 vagas (2 mil técnico e 500 para perito médico) deverá ser publicado, no mais tardar, até novembro. Isso porque o Decreto nº 6.944 estabelece prazo de, no mínimo, 60 dias entre a divulgação do documento e a realização das provas.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild, informou que as provas do conscurso técnico do seguro social e perito médico deverão ocorrer em janeiro ou fevereiro do próximo ano e provimento em março. O edital do

Polícias abrirão mais de quatro mil vagas para a Copa Reprodução

INSS: presidente prevê provas para início de 2012

Entrevistamos o concursado Fagner Joaquim Barbosa de Souza, classificado em 7º lugar para o cargo de agente administrativo da Prefeitura Municipal de Itapebi no ano de 2006, que trouxe dicas à quem está se preparando para um concurso.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

ter a ajuda financeira", finaliza. Interessados podem realizar o cadastro através do site www.ciee.org.br, no qual o perfil do estudante ficará disponível no banco de dados, que deverá ser atualizado constantemente, ou comparecer à unidade do CIEE em Itabuna, localizada na Avenida Duque de Caxias, 359 - Centro.

do SESI, SENAI, EEEMBA, IEL, Núcleo de Inovação e Tecnologia da UESC, além dos Núcleos de Saúde, promovido por alunos da UNIME, Jurídico, promovido por alunos de Direito da FTC e de Assistência Social, promovido por alunos do curso de Serviço Social da UNOPAR. Ao todo a I Feira de Estágio da Região Sul, alcançou 337 participações nas palestras, 241 participações nas Oficinas e 184 visitas nos núcleos de atendimento e stands (número aproximado). O evento arrecadou 319 kg de alimentos e 18 produtos de limpeza doados que serão destinados ao Abrigo São Francisco, SOS Criança e MAANAIN.

O evento promovido pelo IEL e Fórum de Estágio da Bahia, reuniu instituições de ensino, estudantes, empresários, parceiros e comunidade para um dia de atividades com palestras, debates, exposição das práticas de estágios pelas empresas e núcleos de atendimentos à comunidade Com início às 9 h da manhã,a programação contou com a apresentação do Coral SESI, seguido das palestras “Ferramentas de Sucesso para o Mercado de Trabalho” e “Responsabilidade Social”. À tarde, os participantes puderam participar de 4 oficinas oferecidas com os temas Saúde e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Primeiros Socorros e Eletromecânica básica. Houve ainda stands

O Centro de Integração EmpresaEscola (CIEE) é uma organização não governamental, de utilidade pública e mantida pelo empresariado nacional, que visa oportunizar os estudantes de nível médio, técnico e superior uma vaga de estágio, por meio de projetos sociais, como o Programa de Estágio, que existe há aproximadamente 50 anos, e é oferecido aos jovens a partir dos 16 anos de idade e o Aprendiz Legal, que atende jovens entre 14 e 24 anos incompletos. O CIEE atua intermediando o contato do candidato com a empresa, gerando um benefício para os dois lados: para o estudante, que tem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho, e para a empresa, que forma novos profissionais. Quem começa com um estágio, não quer parar mais de trabalhar. É o caso de Letícia Santos, 16, que há 9 meses atua como recepcionista em uma empresa da cidade. "Graças ao CIEE as portas foram abertas. Agora que eu entrei no mercado, não quero mais sair". Ela aproveita para citar os benefícios que o estágio ofecere. "Antes eu só estudava pela manhã e pela tarde fivaca sem fazer nada. Agora, ocupo meu tempo com algo produtivo, me desenvolvendo profissionalmente, além de

Em Itabuna, a Unidade Operação é responsável pela parceria superior a 500 empresas, incluindo empresariados de cidades circunvizinhas

I Feira de Estágio da Região Sul da Bahia foi um sucesso

Jornal UniverCidade Você começou fazendo cursinhos, ou estudando sozinho? Fagner - Primeiro percebi que a possibilidade de estar em um emprego público poderia ser uma oportunidade de estabilidade, e a partir daí comecei a me preparar estudando matérias que eu não dominava muito bem. Sempre estudei sozinho, mas sempre focando algum assunto específico. Fiz um planejamento de matérias que caiam em concurso e fui estudando sem um concurso definido. Depois surgiu a oportunidade de fazer esse concurso específico, assim foquei nos assuntos que menos dominava. JU - Qual era a sua jornada diária de estudo? Fagner - 2 horas em média por dia. JU - E nos finais de semana, você estudava, ou aproveitava para descansar e sair com os amigos? Fagner - Estudava no período da manhã e relaxava no resto do dia. Jornal UniverCidade Como você dividia o seu estudo entre teoria e exercícios? Fagner - Mais exercícios, com pouca teoria. Quando tinha algum assunto que não ficava bem claro, estudava a teoria. Jornal UniverCidade Você usou alguma técnica para manter o equilíbrio e a concentração no dia da prova objetiva? Fagner - Sempre cochilo nas provas. Parece estranho, mas para mim ajuda. Relaxa. E procuro responder logo as questões que considero fáceis, vou lendo e respondendo. Por Erika Moreira Estudante do curso de Comunicação Social- Rádio e Tv da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).


4

Sua oportunidade pode estar aqui. Para anunciar: 73 3041-5100

Estudantes aprovam adoção do Enem pela Uesc Alunos de cursinhos se dizem preocupados, apenas, com a questão da concorrência nacional. Para a Uesc, a regi��o não será prejudicada.

UFBA será responsável pela implantação da UFESBA, segundo MEC O Ministério da Educação (MEC), definiu a Universidade Federal da Bahia como instituição tutora para a implantação da nova Universidade Federal, que terá campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. O chefe de gabinete da reitoria da Ufba, professor Fernando Rego, disse que já foi instituída uma comissão encarregada pela elaboração do Projeto Pedagógico da Ufesba. Após construir o Projeto Pedagógico, a comissão da Ufba irá encaminhá-lo ao MEC para aprovação. Quanto ao local, o secretário de Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa, informou que o município dispõe de três possíveis áreas.

Divulgação

A confirmação sobre a mudança na forma de ingresso nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) pegou alunos de cursinhos prévestibulares de surpresa. Considerado um dos vestibulares mais difíceis da Bahia, o concurso anual da Uesc é famoso por tirar o sono de muita gente. Essa situação pode mudar com a destinação de 50% das vagas para alunos quem obtenham bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estejam incritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O UniverCidade ouviu estudantes de cursinhos e encontrou opiniões parecidas: apesar de aprovarem a mudança, os alunos gostariam de ver alguns detalhes contemplados, para que os candidatos na região não sejam prejudicados pela concorrência, que será nacional. Para o pré-vestibulando Edvan Lins, 18, a adoção do Enem facilitará o ingresso dos candidatos, no entanto, ele afirma que achou curto o espaço para que a mudança entre em vigor. "A direção da Uesc deveria ter dado um aviso prévio, ou, ao menos, utilizar a nota do Enem somente em 2013. Só nos avisaram quando as inscrições do Enem já haviam sido encerradas". No mesmo sentido, a estudante Carla de Oliveira, 24, se mostra contente com a nova chance de ingressar no ensino superior, uma vez que o nível de dificuldade das questões é menor, mas acredita que o aumento da concorrência irá prejudicar alunos da região. "Facilita por um lado e dificulta por outro. Deveria haver uma

Com Jackson Lessa

A partir de 2013, a seleção para graduações da Uesc será inteiramente através da nota do Enem Edvan Lins acredita que o novo método facilitará o ingresso na Uesc

preferência para os candidatos daqui", declara. De acordo com o gerente de orientação e integrante da Comissão de Seleção da Uesc, José Reis, a adoção do Enem faz parte de um acompanhamento da tendência, já que grande parte das universidades brasileiras utiliza esta forma de seleção. Ele ainda afirma que o novo método de avaliação não irá prejudicar candidatos da região, e ressalta que no vestibular também havia abertura para a concorrência nacional. "O vestibular é a seleção dos melhores. As escolas devem se qualificar cada vez mais, para que estudantes de outros lugares não ocupem as vagas que deveriam ser preenchidas por alunos dessa região. Não podemos pensar no protecionismo", completa. Sobre a adoção do Enem já para 2012, José Reis declara que, mesmo os candidatos que, por algum motivo não puderam se inscrever no Enem, poderão participar do processo seletivo, pois 50% das vagas ainda serão destinadas para o vestibular. "Independente de ser utilizado pela Uesc, os egressos do Ensino Médio tinham o dever de se inscrever no Enem, é uma exigência do MEC", finaliza.

Estudantes já podem consultar onde vão fazer as provas do Enem 2011 Os mais de 5,3 milhões de estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011) já podem consultar os locais onde vão fazer as provas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Para acessar, é preciso ter em mãos o CPF e a senha obtida no ato da inscrição para o Enem. As provas do Enem serão nos dias 22 e 23 de outubro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que o comprovante poderá ser impresso no portal do Enem.

A encruzilhada energética Energia é uma palavra derivada de enérgeia, que em grego significa "em ação", é a propriedade de um sistema que permite produzir trabalho, como conceitua a Física. Podemos afirmar que o desenvolvimento humano é indissociável da energia, na verdade sem energia não existiriam seres humanos. Desde o início da vida em sociedade, o homem procura fontes de energia que possam ser geradas de forma contínua, ou armazenadas para serem consumidas nos momentos de necessidades. À medida que a humanidade descobria novas fontes energéticas, aumentava a capacidade de crescimento econômico, porém também expandia a interferência de forma negativa no meio ambiente. Dessa forma, a acessibilidade a energia passou a ser um prérequisito ao desenvolvimento, enquanto que a escassez de energia passou a simbolizar um atraso econômico e social, o que consequentemente eleva o índice de pobreza. Atualmente o mundo passa por um dilema, uma verdadeira encruzilhada energética, há uma necessidade gigantesca de produzir para saciar a vontade de consumir da sociedade, mas simultaneamente a natureza dá sinais de esgotamento, ou seja, as fontes de energia tradicionais não podem ser utilizadas de forma intensa como vem sendo. Sabe-se que a produção e o consumo de energia estão

diretamente ligados à produtividade do trabalho e à riqueza das sociedades. O grande problema é que o planeta Terra não consegue mais fornecer energia para manter o padrão de produção que a chamada sociedade de consumo está acostumada, quase que viciada. Diante disso, os governos de diversos países e as grandes organizações de defesa ao meio ambiente procuram um Plano B. O mundo já foi dependente do carvão mineral e agora é do petróleo, porém quem depende de uma só fonte de energia corre um grande risco de sofrer desabastecimento ou atravessar uma grande crise, que afetaria a economia e a qualidade de vida de sua população. O grande desafio é conciliar a ambição do crescimento econômico e a questão vital de proteger o meio ambiente, ou seja, como colocar em prática a sustentabilidade. Verificase que o ser humano quando precisa escolher entre os dois caminhos a seguir, prioriza a economia e não a preservação da natureza, mas chegamos a um limite. Resta saber se a sociedade vai ficar presa a um discurso de proteção ambiental ou vai realmente adotá-lo. Enquanto a sociedade perde tempo discutindo o tema e não encontra uma verdadeira solução para essa problemática, o mundo acompanha o vertiginoso esgotamento do planeta. Fica a pergunta, parafraseando "Sampa" de Caetano Veloso, até quando as feias fumaças apagarão as estrelas?

83% dos assalariados em empresas não têm curso superior, diz o IBGE. Diferença salarial é mais acentuada por escolaridade; em 2009, trabalhador com nível superior ganhava 225% mais


5

Jornal UniverCidade - O novo informativo do mercado de trabalho

Texto e foto: Karina Lins

Jorge Portugal dá aula show em Itabuna "Pelo caminho da educação chega-se ao lugar que a gente deseja e almeja. No meu entender, não existe outro caminho", foi essa a mensagem deixada pelo professor de português e apresentador Antonio Jorge Portugal aos estudantes de Itabuna que participaram da aula show do projeto “Educação em Movimento” ocorrida no dia 4 de outubro. O “movimento” vai acontecer em cinco cidades baianas. O evento, promovido pela Rede Bahia de Televisão, reuniu no auditório do Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (ICEI), centenas de estudantes e tem por objetivo oferecer aos alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), educação e cultura, em um formato de aula diferenciado, que reúne música e conteúdo da melhor qualidade, aplicando o princípio da inteligência emocional. Professores de renome como Ricardo Carvalho, Antônio Jorge Portugal e Ednaldo Santos, mais conhecido como Naldo chamaram a atenção dos estudantes, com uma aula pra lá de descontraída. Na oportunidade Ricardo falou sobre os conflitos do século XXI e arrancou aplausos da platéia. O professor de física e diretor do Colégio e Curso Galileu, Naldo, falou sobre Ondulatória. Aguardado com muita ansiedade, o professor Jorge Portugal deu aula de redação para a platéia. Entre um intervalo e outro, a música tomou conta do auditório com os cantores da terra, Marcelo Ganem e Fábio Souza com sua banda, fazendo da primeira edição do evento, um grande sucesso. De acordo com o professor e apresentador Antonio Jorge Portugal é preciso não restringir a educação à sala de aula e sim, levá-la para outros ambientes como os auditórios, as ruas, a praia, de

Jorge Portugal abrilhantou o evento

Estudantes lotaram o auditório do ICEI em Itabuna

forma a injetar uma educação de qualidade na veia do Brasil. "Trazendo artistas e suas energias para irrigar de inteligência e sensibilidade a cabeça da galera", comentou. Para Jorge o ENEM traz uma mudança que favorece o aprendizado, uma vez que, a abordagem é interdisciplinar, porque promove a integração buscando o saber e explicando determinados fenômenos existentes em nossas vidas como a matriz energética, o

aquecimento global e conflitos do século XXI. "Isso requer um aluno mais antenado, um aluno plugado na sua contemporaneidade e professores do mesmo nível", acrescentou. Além disso, Portugal vê com bons olhos o projeto. "Espero que o projeto seja uma referência de mobilização em favor da educação", finalizou. Para Naldo, professor e diretor do Colégio Galileu em Itabuna, o projeto foi muito importante porque refletiu o momento em que os alunos estão às vésperas das provas do ENEM mobilizando assim, os estudantes da cidade. "Em se tratando da presença de Jorge Portugal é uma coisa fantástica. Jorge é o mestre, sou muito fã dele. Itabuna só tem a ganhar com esse movimento, essa interação com os professores Ricardo Carvalho de História e Jorge Portugal, além da participação dos professores da região', diz. Na visão do professor itabunense,

o evento marcou a concretização do ENEM na vida dos estudantes. "É uma tendência natural ver essas adaptações, até porque as universidades, a exemplo da UESC e da UFBA que estão em seu último ano de vestibular e a partir do ano que vem estarão aproveitando apenas as provas do ENEM", explica.

Animado com o projeto, Naldo disse que pretende cobrar a presença de Portugal e do evento mais vezes na cidade de Itabuna. O projeto já percorreu as cidades de Barreiras, Juazeiro, Itabuna e vai até Vitoria da Conquista, Feira de Santana terminando em Salvador.


6

Teste vocacional em pauta

Reprodução

A escolha da profissão é uma decisão para a vida toda, por isso deve ser feita com todo o cuidado para que não haja arrependimentos. Dúvidas sobre seguir a vocação ou a carreira que melhor remunere são comuns entre os jovens. Nesses casos, o correto é que se busque a orientação de um profissional, através da realização do teste vocacional, quando serão medidos interesses, aptidões, e até a personalidade do indivíduo. De acordo com a psicóloga e pósgraduanda em MBA em Administração e Gestão do Conhecimento, Pryscilla Ramos, mesmo antes do 3º ano do Ensino Médio, o estudante está apto a realizar esse teste, que, apesar de identificar áreas de interesse, não indica a profissão específica que o jovem deve seguir. Em entrevista ao UniverCidade, a psicóloga que também realiza orientação vocacional, afirma que não basta apenas fazer o teste: é preciso levar em consideração uma série de aspectos no momento da escolha do futuro profissional. A seguir, a entrevista: Jornal UniverCidade - Qual a importância de buscar a orientação vocacional? Pryscilla Ramos - A orientação serve para dar um direcionamento ao jovem na sua escolha profissional, e principalmente, ajudar o jovem a se conhecer melhor. J.U - Qual é o momento certo para fazer um teste vocacional? P.R - Não existe um momento certo, mas o ideal é que seja realizado antes da inscrição no vestibular, ou mesmo antes de ingressar no 3° ano. J.U - O que é avaliado neste teste? P.R - Bem, isso depende do teste que

As dúvidas sobre o futuro profissional podem ser amenizadas através da realização de um teste vocacional

será utilizado pelo psicólogo. No meu caso, eu utilizo dois testes que avaliam o tipo psicológico do indivíduo, baseado no modelo tipológico de Jung e quais são suas áreas de aptidão. Lembrando que nenhum teste será capaz de mostrar o indivíduo por inteiro, pois a singularidade e a dinâmica psíquica vão muito além de testes psicológicos. J.U - Ele realmente funciona? P.R - Sim. Mas não faz milagres! Ele funciona desde que seja feito da maneira correta. Não basta apenas fazer o teste, existem muitas coisas por trás da escolha profissional, como a realidade familiar e financeira, perfil psicológico, história de vida, entre outros aspectos. J.U - O teste já indica a profissão ou somente a área de atuação, ficando a profissão a critério do indivíduo? P.R - O teste vocacional é uma forma que o jovem tem de identificar áreas de

Reprodução

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

A Universidade Harvard é uma das instituições educacionais mais conhecidas e prestigiadas do mundo, bem como a instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos. Foi fundada em 8 de Setembro de 1636 em Cambridge, Massachusetts. Contabilizou por ano uma média de matrícula de 20.042 estudantes, sendo 6.715 estudantes de graduação, 12.424 estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e 975 estudantes em programas de extensão universitária. O custo total de um estudante de graduação em Harvard no ano letivo de 2008-2009 foi calculado em 43.655 dólares, sendo 30.275 somente de matrícula, mais 9.946 de estadia e alimentação, e 3.434 dólares de outras taxas. A universidade possui a quarta maior coleção de livros do mundo, com mais de 150,5 milhões de títulos! Oito Presidentes dos EUA estudaram em Harvard,com destaque Barack Obama, John F. Kennedy. Além disso, 43 exalunos ganharam o Prêmio Nobel. Site da Harvard http://www.harvard.edu/

Reprodução

Saiba mais!

Harvard

Sua oportunidade pode estar aqui. Para anunciar: 73 3041-5100

Para Pryscilla Ramos, o teste vocacional funciona, mas não indica a profissão específica

interesse, para obter o conhecimento das suas aptidões, logo ele não dará a profissão específica que o jovem deve seguir, pois

essa deve ser uma decisão pessoal e que envolve vários aspectos, como mencionei acima. J.U - Qual seu conselho para os jovens que ainda têm dúvida em relação ao curso universitário ou à área de atuação? P.R - Em primeiro lugar parar! Parar para pensar o que espera da vida, quais são seus anseios e sonhos. Depois conversar com a família, procurar conhecer as profissões e fazer o teste vocacional, que ajuda bastante na decisão. Dica: Se você ainda tem dúvidas sobre o futuro profissional, busque orientação o quanto antes. Vale lembrar que muitos testes são oferecidos pela internet, mas é preciso ter cuidado, já que a grande maioria não é confiável. O ideal é que a orientação parta de um psicólogo. Outras dúvidas podem ser tiradas diretamente com Pryscilla Ramos, através do e-mail: pryscillapsico@gmail.com.

pt.wikipedia.org

Está difícil para a faculdade? Essa realidade pode mudar com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Criado em 1999, o Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Em Itabuna, as duas faculdades presenciais, a União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime) e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), aceitam o financiamento, como forma de facilitar o ingresso no Ensino Superior. Mesmo não sendo difícil conseguir o financiamento, o estudante deve cumprir algumas regras: Somente poderá solicitar o financiamento para um único curso de graduação em que estiver regularmente matriculado; não

O financiamento é concedido aos estudantes matriculados em cursos presenciais com situação positiva nas avaliações do Ministério da Educação

Passo a passo O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o site do SisFies e informar os dados solicitados. Após concluir sua inscrição no SisFIies, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. Após a validação das informações o estudante

deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento. No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. Sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Reprodução

Fies: oportunidade de financiar o ensino superior serão considerados regularmente matriculados os estudantes cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas durante o período de inscrição; e os estudantes que concluíram o Ensino Médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o Fies deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 ou ano posterior, ficando isentos dessa última exigência os professores da rede pública de ensino, que estejam em efetivo exercício do magistério da educação básica e que sejam integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição. Também não será exigido o Enem dos estudantes que tenham concluído o ensino médio antes de 2010. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos.

SETOR PRIVADO Uma opção simples, fácil e menos burocrática Uma outra opção com alternativas mais flexíveis é a da iniciativa privada. A participação de instituições privadas no segmento da educação é uma tendência que deve se intensificar no Brasil. Mesmo com programas de inclusão do governo federal, o setor privado exerce um papel importante na absorção desta demanda da sociedade brasileira. Entre as opções privadas para financiar os estudos temos o Crédito PRAVALER, gerido pela Ideal Invest. Hoje, é considerado o maior programa de crédito estudantil privado do país, com cerca de 20 mil alunos beneficiados. O PRAVALER não tem limite de vagas nem exige que se comprove carência de recursos. Além disso, o estudante consegue saber se tem o crédito aprovado em até três dias e pode simular o financiamento pela internet (http:// www.creditouniversitario.com.br/ simulador/).


7

Jornal UniverCidade - O novo informativo do mercado de trabalho

Muitos candidatos vão para uma entrevista de emprego, mas não têm os requisitos necessários para preencher a vaga. Por isso, deixam de entrar em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Além da oportunidade perdida, esse fato faz com que as empresas percam tempo à procura de candidatos com o perfil adequado, e tempo é dinheiro. Para resolver problemas como este, a Ponto Um Consultoria trabalha com encaminhamento de profissionais, sempre de acordo com as exigências das empresas. Além disso, a empresa oferece serviços de consultoria e gestão de pessoas. Atendendo pessoas físicas e jurídicas, a Ponto Um Consultoria atua no mercado buscando soluções precisas para as exigências dos clientes, sempre propondo

Reprodução

Ponto Um Consultoria encaminha para mercado de trabalho

melhorias. Voltada para Itabuna e Ilhéus, com predominância em Itabuna, a empresa estuda ampliação para municípios vizinhos já no próximo ano. Assim que cadastrados, os

Atenção! A prova do Enade está chegando

EAD: Reprodução

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Este ano, as provas do exame serão aplicadas no dia 6 de novembro, em todo o território nacional. O Enade 2011 avaliará estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; diploma de bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; diploma de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; e diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

candidatos são encaminhados para entrevistas de emprego, obedecendo os requisitos solicitados pelas empresas. Portanto não perca tempo! Outras informações através do telefone (73) 4141-1170.

Está cada vez mais fácil ter nível superior

Educação a Distância (EaD) tornou-se o modo mais fácil e rápido de se obter um diploma de conclusão de curso, principalmente para os que não têm tempo e disponibilidade para frequentar um curso presencial. Nessa modalidade de ensino, o aluno desenvolve sua autonomia através da escolha de horários e a ligação entre professor e aluno se dá, principalmente, pelas tecnologias, a exemplo da internet. Reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e oferecendo conteúdos equivalentes aos presenciais, os cursos a distancia tem sido cada vez mais procurados, por pessoas como Sirleide dos Reis, 42, que trabalha o dia inteiro como professora e desenvolve outras atividades à noite, sendo impossibilitada de cursar uma faculdade presencial. Silrleide cursa o 4º Semestre de Licenciatura em Pedagogia, e afirma

que se surpreendeu com a educação a distância. "Achei que, por não ser presencial, teria que realizar menos atividades. No entanto, o conteúdo é muito extenso. Temos que realizar diversas atividades através da internet, atividades que complementam a nota da prova presencial". Para ela, que vai à faculdade apenas uma vez na semana, essa modalidade de ensino não afeta o aprendizado. "O interessante da Educação a Distância é que eu faço meus horários. Se não tenho tempo pela manhã, dedico algumas horas à noite. Além disso, nós, alunos, temos o contato dos professores para esclarecer qualquer dúvida. Enquanto estudamos, podemos conversar com eles", finaliza. Vale lembrar que as faculdades oferecem cursos a distancia em quase todas as àreas, visando facilitar o ingresso e a permanência de estudantes no Ensino Superior.

3 º Workshop de patologia acontece em Ilhéus Acontece nos dias 28 e 29 de outubro o 3º Workshop de Patologia da Faculdade de Ilhéus, com minicursos, oficinas, palestras, uma delas com o médico Guilherme Furtado, presença assídua no quadro SOS Mais Você, do programa da Ana Maria Braga, da Rede Globo. Inscrição na Faculdade, CDL de Ilhéus ou www.faculdadedeilheus.com.br


8

Sua oportunidade pode estar aqui. Para anunciar: 73 3041-5100 Por: Lílian Cavalcante

William Silva

Filho de catadores de lixo, com o apoio da família, vive o sonho de cursar uma faculdade Filho de catadores de lixo, William Silva, 21 anos, estudante de agronomia da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, é o primogênito da família, além dele há também mais três garotos e uma garota. Apesar de viverem em um casa de tábua e sem luxo, Silvano e Sirley ensinaram desde cedo a seus filhos a importância da educação e se esforçam diariamente com o objetivo de vê-los ingressar no meio acadêmico, para assim poderem ter uma profissão e viverem de forma mais confortável que agora. De acordo com William, antes da aprovação no vestibular, em 2009, sua vida foi sempre uma constante preparação, e sua mãe, a maior incentivadora. "Minha mãe só estudou até a 5ª série, mas adora ler livros e foi ela que sempre me ensinou, pelo menos até o 1º ano, e, mesmo quando não sabia mais os assuntos, continuou cobrando de mim e dos meus irmãos a dedicação pelos estudos e não deixava que ninguém faltasse às aulas". A família Silva sempre saiu para catar lixo junta (pai, mãe e os cinco filhos), tal união chamou a atenção de Célio Kersul, um professor do curso de agronomia da UESC, que os viu passar em frente à sua casa. Impressionado com o carinho, o respeito, a amizade e a educação que existia entre eles, o professor começou a questionar sobre a vida deles e após conhecer um pouco da história de luta e muitas dificuldades pelas quais passavam, resolveu ajudá-los. O primeiro passo foi incentivar o jovem William, que concluía o 3º ano do nível médio, a concorrer ao vestibular na área de agronomia, as etapas seguintes dependeriam muito mais do esforço, dedicação e empenho nos estudos dele, do que de qualquer outro tipo de ajuda. E assim aconteceu, ele estudou sozinho em casa e na sua primeira tentativa em ingressar na UESC, com 19 anos de idade, ele foi aprovado, motivo de imensa felicidade para todos e para ele, o dia mais feliz de sua vida. A trajetória continua sendo difícil,

"Meu sonho era ser médico, mas a agronomia surgiu como uma escada que irá me possibilitar um dia, chegar à concretização desse sonho." cansativa e de muitos sacrifícios tanto para os pais como para os filhos. A família vive com menos de um salário mínimo e algumas pessoas colaboram para que o universitário possa continuar a estudar, seja com os vales transportes ou com o patrocínio para os congressos que ele tem participado em outros estados para defender seus projetos. E a maior referência de incentivo e apoio fiel é a de Célio Kursel, que insistentemente é lembrado por William: "O professor Célio sempre me ajuda, me acompanha, me aconselha, é o meu guru, um grande exemplo a ser seguido e ele é o principal responsável por hoje eu estar na UESC, cursando agronomia." Como precisa ficar na universidade pela manhã e à tarde, leva de casa a marmita para almoçar na instituição, já que não pode gastar dinheiro com lanches, e, só retorna ao lar às 17:30h, por conta Os pais de Willian acreditam que a educação de seu horário de pode dar um futuro melhor para seus filhos estudo não pode trabalhar fora. Hoje afirma que não pode deixar de trabalhar, ele tem uma bolsa de iniciação científica, pois precisam dar uma educação para mas ainda assim, gostaria de poder seus demais filhos e levar comida para ajudar mais seus pais. Afinal, ele tem dentro de casa. consciência que seu pai não tem mais Diante da realidade da sua família, condições de andar tanto como ele anda cheia de sacrifícios, abnegações e muitas para catar os materiais recicláveis, pois dificuldades, William ressalta a seus pés estão muito adoentados, num importância de valorizar cada gesto de grau que às vezes ele é impedido de se carinho e dedicação dos pais e deixa um levantar da cama de tanta dor que sente. recado para os demais jovens: Já sua mãe, tem problemas auditivos e "Dêem mais valor ao que vocês têm visuais, mas mesmo debilitados, o casal

William, um vencedor nos estudos e na vida

e lembrem-se que seus pais não vão estar por perto para sempre, a profissão será o seu porto seguro. Que cada um de nós, jovens, sejamos lembrados por fazer a diferença com boas ações e não como um marginal apontado na rua porquê matou fulano. Só depende de cada um colocar uma meta e seguir em busca do seu objetivo, pois se não existir isto, não se tem razão de viver. Vive-se por viver, apenas". Mesmo sem muitas condições financeiras, a família Silva vive em harmonia e, com um sorriso sincero no rosto demonstram o quanto se amam, se respeitam e se orgulham de ser como são. E William (futuro agrônomo), por conta de sua garra e determinação para entrar na universidade é hoje um exemplo para os quatro irmãos que sonham em seguir seus passos. E se tudo continuar dando certo, logo, logo este lar contará com um especialista em ciência da computação, uma agrônoma, um engenheiro civil e um médico, que é também o sonho do caçula. A pobreza não deve ser considerada empecilho para a realização dos sonhos mais improváveis que cada pessoa carrega dentro de si. No entanto, tornar esse ideal uma realidade vai depender do desejo e da força de vontade de cada um.

Corel X5 com desconto de 90% para alunos da FTC O CorelDRAW é o programa de design gráfico mais usado no Brasil, desenvolvido pela Corel Corporation, que possibilita a criação e manipulação de vários produtos, como por exemplo desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, entre outros. Para adquirir o software era preciso pagar o valor equivalente a 1.500 reais. Era, pois a empresa ENG DTP & Multimídia juntamente com a Corel começaram uma campanha no dia 10 de Fevereiro de 2011 proporcionando aos universitários de instituições conveniadas a ENG, licenças de CorelDRAW X5 por apenas R$ 150,00. Aos estudantes que não tem a instituição conveniada poderão comprar por R$ 499,00. Em uma lista divulgada no site da

ENG (www.eng.com.br) com 50 instituições, a Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) da Bahia foi a mais nova a aderir ao convênio com a COREL/ENG DTP & Multimídia, beneficiando milhares de alunos ligados a esta faculdade. Além de fornecer o programa com um ótimo desconto, o convênio também contempla professores com licenças de CorelDraw X5 e treinamento nesta última versão do software. A adesão ao convênio ENG DTP & Multimidia e Corel pode ser realizada pelas instituições interessadas pelo e-mail: eng@eng.com.br. Eis uma boa alternativa para a divulgação e difusão do novo produto no meio acadêmico brasileiro e, principalmente, baiano.

83% dos assalariados em empresas não têm curso superior, diz IBGE. Diferença salarial é mais acentuada por escolaridade; em 2009, trabalhador com nível superior ganhava 225% mais


9

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

"A grande dificuldade do curso são as matérias exatas, como a matemática. Eu encontrei muita dificuldade em Algoritimo, que a matéria base do curso. Essa matéria mostra como o computador interpreta o programa e é considerada uma das mais difíceis. Tem que gostar do curso para poder fazer. Não é fácil, mas é gratificante. É um mercado que tem futuro".

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

“Desde que conheci o computador me apaixonei por informática e tecnologia e soube que queria fazer algo relacionado à área"

O curso Matemática e programação são a base

Referente às aulas, o estudante afirma que disciplinas teóricas, como Cálculo, Algorítimo, Teoria Geral daAdministração, são passadas em sala. Já matérias como Linguagem de Programação, Arquitetura de Software, são passadas no laboratório de informática. No entanto, existem disciplinas teóricas e práticas, passadas em sala e no laboratório, variando de acordo com a necessidade. Ele ainda relata que nas aulas práticas, as atividades são desenvolvidas por, no máximo, duas pessoas por computador.

"Matemática e Física sempre foram o meu forte" Para ele, as expectativas são as melhores possíveis, principalmente porque o Brasil está em desenvolvimento. "Em uma palestra, eu ouvi dizer que até 2016, haverá 200 mil vagas no país para a área da Tecnologia de informação (TI), que engloba a área de Ciências da Computação e Sistemas de Informação.

curricular do curso, que também conta com disciplinas da área da administração. "Esse curso é mais focado na parte de programação e desenvolvimento de software. Mas, abrange uma área maior, como criação de software e administração."

���

Apaixonado por tecnologia, o carioca de nascimento e grapiúna por opção, João Veloso Vianna Filho, 20 anos, cursa o 3º Semestre de Sistemas de Informação, curso que tem duração de 8 semestres ou 4 anos, na Faculdade de tecnologia e Ciências (FTC), de Itabuna. Segundo ele, a escolha veio de infância, desde que teve o primeiro contato com um computador, aos oito anos. "Quando somos crianças, queremos ser Bombeiros, Astronautas, e comigo não era diferente. Mas, desde que conheci o computador me apaixonei por informática e tecnologia e soube que queria fazer algo relacionado à área". João conta que desde o Ensino Fundamental gostava das exatas.

Jornal UniverCidade - O novo informativo do mercado de trabalho


10

○ ○ ○

○ ○ ○ ○

○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○

Estou a procura de emprego em escritório para servir cafezinho. Tel: 81769691, Lindinalva Joaquina

Aulas de Informática básica em domicílio: Word, Excel, Power Point, Internet etc. Prof. c/ graduação na área. F. 8803-2458 /8143-3280

○ ○ ○ ○ ○ ○

Procuro trabalho como cuidadora de idosos ou crianças. Tenho bom nível, ótimas referências. Tel: 8809-8321 / 3215-0842.

Dá-se banca da 5ª à 8ª ( 1° e 2° graus). Curso de base de todas as materias. Curso Básico de Matemática prepare-se para supletivo (1° e 2° graus) e para concursos. Aceita alunos de recuperação, Matutino, Vespertino, e Noturno. Marízia - Trav. Mariá Ferreira,

Inglês p/ Copa 2014 e outros fins (vestib., mestrados, douto. etc) e passeios p/ Chapada Diamantina c/ tudo incl/. F. 8811-6584 / 9961-8975.

○ ○

cuidar de idosos ou limpeza de escritório. Tel: 8106-7459.

○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○

Tomo conta de idosos, tenho referência e muita paciência, prática, mas não sou enfermeira. Posso dormir no emprego. Tel: 8120-2652 - Alda

○ ○ ○

Motorista profissional com referência à procura de emprego. Tel: 3231-2509 / 8844-7141.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Procuro trabalho de faxineira,

Artigos, resenhas, projetos, Tccs, Monografia, Dissertações, Teses, Etc. Correção de erros gramaticais e ortográficos (nova ortografia); Adequação às normas ABNT; Correção de eventuais incoerências; Celeridade e Responsabilidade; Texto revisado por duas profissionais da área de letras. Contato: Denise Gonzaga - 8818-0696 (Mestranda em Letras / Estudante de Direito - UESC). Miréla Ramos - 88635022 (Mestranda em Letras - UESC). E-mail: mdrevisao@yahoo.com.br

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○

Motorista aposentado, carteira D está a procura de trabalho. Tel: 36177528, Raimundo Moraes.

Precisa-se de gerente (mulher) para lanchonete de alto nível. Tratar com Sr. Dalmar pelos fones 8163-3633 / 81283951

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Procuro emprego em supermercado, posto de gasolina, padaria ou outro serviço. 2º grau completo, sou esforçado e dedicado. Tenho 10 anos de experiência com atendimento em balcão. 73 8104-7155 | 3211-2730, falar com Marcos Ribeiro.

○ ○ ○ ○ ○ ○

Procuro uma senhora desimpedida, que possa viajar, e que morre no emprego, tomar conta de uma idosa. Com referências. F. 3211-5502 / 9981-0430

○ ○ ○ ○ ○ ○

Procura-se vendedor com experiência em vendas procurar Daniel contato 32129593.

ARA VAGA PPARA VENDEDOR

Precisa-se de vendedor externo. R. Prof. Alício de Queiroz, 186, Loja 7, frente pto de ônibus da Catedral, Centro F. 36176526.

Vagas para digitação online. Ambos sexos. Não é necessário experiência.

Cursos de reforço e Cursos de Férias. Prepare-se p/ supletivo (1° e 2° graus) com quem já tem experiência. Curso Básico de Matemática, Física e Química. Aulas particulares de matérias para concursos e outros. Aceitam-se alunos para recuperação, Cusos de reforços (bancas) e de base. Três turnos. Inicio imediato. menores preços. Profª Marízia. Também durante as férias. Fones: 9154-1070 / 3215-4007 (res.). Trav. Mariá Ferreira, 234, 1° and., Centro (frente a garagem edf. Maria Leandra).

○ ○ ○ ○

Vaga para representante de coméstico, atuar no extremo sul, remuneração a combinar. Pessoa dinâmica. 8864-8601 9965-4760. Lindoval.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Precisa-se de pessoas qualificadas para trabalhar na área de computação gráfica. Necessário o domínio em Corel Draw. tratar pelos telefones (73) 3212-2940 / 8827-1012 / 9981-1011, com Marcos ou Ana Paula, ou diretamente na Free Hand, R. Rui Barbosa, 138, Centro, Itabuna.

234 Centro (Subida da Capri Tintas), em frente à garagem do Edf. Maria Leandra. Informações Tels.: (73) 3215-4007 / 9154-1070. OS PREÇOS MAIS BAIXOS DA CIDADE.

○ ○ ○ ○ ○ ○

Nível Médio Completo-Ilhéus: Administrador (Restaurante); Agente de telemarketing; Aux. de produção; Aux. de serviços gerais (Hotel); Operadora de caixa (Centro); Recepcionista (Escritório de advocacia); Recepcionista (Pousada - Mulher); Recepcionista bilíngue (Hotel - 02 vagas). Nível Técnico- Ilhéus: Designer gráfico; Eletromecânico; Técnico eletrotécnico; Técnico em eletrônica com CREA; Técnico em informática (Com hab.). Nível Superior- Ilhéus: Assist. Adm. (Exp. contábil); Aux. Administrativa (Clínica odontológica); Coordenador de engenharia de utilidades; Cronoalista de controle de qualidade; Educador físico; Gerente chefe comercial; Professor de informática; Setor fiscal; Supervisor de manutenção; Supervisor de vendas; Supervisora de governança; Nível Superior- Itabuna: Aux. de Cadista; Aux. Financeiro; Chefe de loja(supermercado); Coordenador de Rh; Estágio em administração; Gerente-(loja centro); Líder de produção; Supervisor de vendas; Vaga para Guanambi; Logística (com inglês). (73) 3634-2756 / 3633-6545.

○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○

Precisa-se de dentista: Ordodontista Clínico e Radiologia e Técnico(a): Radiologia e THD para trabalhar em Itabuna Ilhéus. Tel: 3231-6780.

VAGA DE JOVEM APRENDIZ URGENTE. SEXO:Feminino. ESTUDAR A tarde, noite ou já ter concluído o ensino médio. REQUISITO: ENTRE 16 E 20 ANOS, more no Santo Antonio ou próximo. itabuna@cideestagio.com.br. 3613-2749/ 3041-2221. R. Firmino Alves, nº 60 – Ed. Módulo Center 6º and., sl 605, tel. (73) 3613-2749. Interessados devem comparecer ao CIDE ESTÁGIOS, trazendo o comprovante de matrícula e currículo.

○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Diversas vagas: Profissional com formação em Propaganda e Publicidade, ou Marketing;Moças com experiência em Vendas de Serviços;Fotógrafos com alguma experiência em estúdio; M o ç a s com conhecimento de Photoshop e outros programas de edição; Telemarketing Ativo com experiência mínima de um ano. Candidatos deverão enviar currículo com FOTO para nilton@reveledigital.com

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Precisa-se de gerente de vendas. Enviar curriculum para: administracao@chiller.com.br

Vaga para o Shopping Jequitiba de vendedora na Contém 1 grama. Requisitos: idade a partir de 20 anos, boa aparência, sexo femino, 2º grau completo, experiência em vendas (mínimo de 1 ano), gostar de moda, de se maquiar e de maquiar outras pessoas. Vaga pra noite. Patrícia, 3212-1281 horário comercial. grcontemitb@gmail.com

Precisa-se de auxiliar (não necessita experiência) e técnico em refrigeração, entregar currículo com foto na Alfa Refrigeração, Av Juracy Magalhães, 962 B. Fátima, Itabuna ou 73 3613-5236 enviar e-mail para alfarefrigeracao@hotmail.com

Empresa oferece vaga para pessoa com experiência em Corel e Photoshop. 3212-9593

Salão Embeleze precisa de um(a) cabeleireiro(a) que saiba fazer mecha, escova, corte, profissional qualificado, salário bom. Precisa de manicure. F. 3211-0035.

○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

ARTE FINALIST A FINALISTA

Empresa rastreadora veicular precisa de representantes para a região. Tel: 3041-3241 / 8831-8680

○ ○

Enviar e-mail: dkbrasil@dkbrasil.net

Sua oportunidade pode estar aqui. Para anunciar: 73 3041-5100

Curso: administração / pedagogia. Sexo: feminino. Requisitos: conhecimento em informática. Carga horária: 20 horas. Bolsa-auxílio: a combinar. Atividades do estudante: aux. Nas rotinas administrativas, setor comercial, dentre outras.

Curso: administração / comunicação. Sexo: ambos , idade entre: 18 e 25 anos. Requisitos: conhecimento em informática, curso de webdesigner, corel drawn. Carga horária: 30 horas de segunda a sexta feira. Bolsaauxílio: R$ 450,00 a R$ 545,00. Atividades do estudante: movimentação, manutenção do site da empresa.

Curso: ensino médio. Sexo: masculino idade entre: 18 e 25 anos. Requisitos: conhecimento em informática, dinâmico. Carga horária: 20 horas de segunda a sexta feira. Bolsa-auxílio: a combinar. Atividades do estudante: aux. Nas rotinas administrativas, atendimento ao cliente.

R. Firmino Alves, nº 60 – Ed. Módulo Center 6º and. sl 605 Itabuna tel. (73) 3613-2749.

CIEE ITABUNA Cursos: Ensino médio (estudantes do 1º ano, noturno); Educação Física (a partir do 3º semestre); Administração; Técnico em Comércio (a partir do 2º ano). 73 3613-8469 CIEE Ilhéus Curso: Administração; Ensino médio (sexo feminino) e Téc. em Turismo a partir do 2º ano. 73 36341408

*As vagas oferecidas neste classificado estão limitadas ao seu preenchimento.

Tigre recebe inscrições para estágio A Tigre, conexões e acessórios, iniciou o processo seletivo do Programa de Estágios 2012. Até 31 de outubro, universitários do penúltimo ou último ano dos cursos de Engenharias, Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, Comércio Exterior, Comunicação e Marketing, entre outros, poderão se inscrever por meio do site da empresa no link www.tigre.com.br/estagio. Há vagas para Camaçari/ BA. Site: www.tigre.com.br/estagio.


11

Jornal UniverCidade - O novo informativo do mercado de trabalho

A empresa Ciena Oliveira, com sede em São Paulo, está oferecendo cursos de mecânica, que inclui os sistemas de Impulsão; Transmissão; Freios; Suspensão; Elétrico; cilindro; pistão, e o curso de Injeção Eletrônica, que envolve Sistema PGM-FI; Diagrama Elétrico; Componentes Sistema I.E; Códigos de Falhas; Módulos de Controle (ECM) e Diagnóstico com Scanner, com duração de cinco semanas. Com aulas 100% práticas, o curso, que oferece material didático, está com inscrições abertas até o próximo dia 22. Além dos benefícios profissionais, a taxa de matrícula dos cursos é de R$ 39,90, podendo ganhar a inscrição quem indicar alunos, e ainda oferece descontos para quem

Reprodução

Empresa paulista oferece curso de mecânica e injeção eletrônica de moto

pagar a vista, além de parcelar o valor no cheque ou cartões Visa e Mastercard. Outras informações podem ser

obtidas através do número: 32122223, 9910-4366, ou na Ranger Motos, localizada na Av. Juracy Magalhães, 487 Centro Itabuna.

CIQPROL na qualificação profissional para operadores de máquina A CIQPROL é uma empresa que trabalha com cursos profissionalizantes que tem por objetivo a capacitação para operadores de máquinas voltadas para a área de construção civil. Na sua relação de cursos estão os de Britadeira, Caminhão Munk, Empilhadeira, Guindaste, Manipulador telescópico, Retroescavadeira, Escavadeira Hidráulica, Pá carregadeira e o mais recente, Patrol. A maioria dos cursos tem duração de três dias, com carga horária de 20 horas com aulas teóricas que envolvem normas de segurança, conhecimento de todo o funcionamento da máquina e aulas práticas em campo. Já o curso de Patrol que é o mais recente, tem duração de seis dias com carga horária de 50 horas. As turmas fecham com um número mínimo de 10 alunos e para se inscrever é preciso ter no mínimo o ensino fundamental. Além desses, a escola também oferece cursos na área de eletricidade predial e residencial, com introdução a comandos elétricos (duração de 45 dias), NR10 (norma que regulamenta a profissão do eletricista), corte e ligação e resgate em altura (só em finais de semana) cargas horárias variadas. Diante da demanda que vem surgindo na Região Sul por conta do expansão no

segmento de construção civil e a implantação de ferrovias e rodovias, os empresários que também ministram aulas nos cursos, comentam que esse tipo de mão de obra vem sendo muito requisitado por diversas empresas. Dessa forma, é necessária a qualificação de profissionais para operarem máquinas desse porte. Para tanto, a CIQPROL conta com uma equipe de cinco professores e possui uma metodologia inovadora em que os alunos participam ativamente da aula. "Os alunos já saem daqui como profissionais", afirma Elisângela, que acredita na expansão do

empreendimento. Com três anos de atuação, a empresa a cada dia consegue qualificar novos alunos de Itabuna, bem como de outras cidades da região, a exemplo de Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, XiqueXique entre outras. "A nossa escola é itinerante, vai a todos os lugares", diz. É tanto que está no plano dos empresários a criação de um alojamento para os alunos vindos de outras cidades nas futuras instalações da escola. 73 3612-2197

BELEZA Centro de Capacitação Técnica: maior e novo espaço no centro

Ambiente mais amplo e novos cursos e serviços foram algumas das mudanças que visam proporcionar um melhor atendimento aos clientes

Há seis anos no mercado, o Centro de Capacitação Técnica, referência na região, está com um espaço mais amplo e agradável, proporcionando um completo atendimento aos clientes, com todos os serviços em um só lugar. Atuando na área da estética, oferecendo cursos de capacitação e profissionalizantes para cabeleireiros, esteticistas e depiladoras, através de professores especializados e atualizados com as tendências, o Centro de Capacitação está localizado na Rua Duque de Caxias, 252- A. Além das mudanças no ambiente e da alta qualidade em serviços de relaxamento, coloração, luzes, mechas, tratamentos para todos os tipos de cabelos, selagem térmica com reposição de queratina, escova de verniz, progressivas, gradativa, alisamento sem química e sem formol, entre outros, uma novidade vai agradar bastante às mulheres que querem ficar bonitas sem gastar muito: o Centro está com preços

mais acessíveis e com formas de pagamento facilitadas, além de estar disponibilizando um grande número de cursos, como corte, escova, colorimetria, descoloração, progressiva, gradativa, sobrancelha com henna, depilação, limpeza de pele, massagem etc. Com um time de profissionais preparados, com cursos e certificados, que buscam atualização constantemente, o Centro de Capacitação Tecnológica visa trazer o que há de novo nos grandes centros e capitais para a nossa região. Lembrando que alguns serviços só são oferecidos lá, como a Escova Laminate, um alisamento sem química e sem formol aliado a um tratamento que reduz o volume e a Escova de Verniz, que é o novo hit entre as mulheres e os profissionais da beleza, contendo, em sua fórmula, nutrientes especiais que recuperam os fios danificados, dando-lhes mais brilho e eliminando o frizz em até 50% do volume.



Edicao1