Diariamente na internet - www.ultimanoticia.com.br
Turismo
página 7.
14 a 27 de agosto de 2020 - Edição 211 - R$ 1,00
João Monlevade adere ao Minas Consciente e novas atividades podem funcionar Bares, restaurantes e lanchonetes passam a funcionar com consumo no local Alexandre Caldeira/UN
A Prefeitura de João Monlevade informou nessa segunda-feira (10) que aderiu ao programa estadual Minas Consciente – Retomando a Economia do Jeito Certo, que orienta o resgate gradual e seguro das atividades econômicas em toda Minas Gerais, durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). A notícia foi anunciada pela prefeita Simone Moreira (PTB), durante uma entrevista concedida a Rádio Global FM. O Minas Consciente foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com o objetivo de auxiliar os municípios mineiros para que possam agir de maneira correta e responsável, mantendo os bons resultados apresentados pelo Estado na contenção da pandemia. O programa, criado por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedese) e de Saúde (SES/MG), sugere a retomada gradual do comércio, serviços e outros setores, a fim de levar a sociedade, pouco a pouco, à normalidade, por meio de um sistema de critérios e protocolos sanitários que garantam a segurança da população. O plano setoriza as atividades econômicas por etapas. São elas: onda 1 – vermelha, referente aos serviços essenciais; onda 2 – amarela, serviços não essenciais; e onda 3 – ver-
de, serviços não essenciais com alto índice de contágio por covid-19. “A divisão funciona de forma semelhante a um semáforo”, explica o secretário-adjunto da Sedese, Fernando Passalio, e completa: “A onda vermelha é a mais restritiva, é o ‘pare’, com a abertura de menos setores. A amarela é intermediária, em que começamos a incluir setores como vestuário, salões de beleza, lojas de variedades e de departamentos. Por último temos a onda verde, que seria o ‘siga’, com ampliação dos setores que podem funcionar”. Para oficializar a adesão, Simone Moreira (PTB) emitiu o Decreto Municipal nº 087/2020, publicado no Diário Oficial do Município no dia 11. João Monlevade encontra-se enquadrada, conforme o Plano, na onda amarela. Neste caso, poderão funcionar: restaurantes e bares (consumo local); autoescolas e cursos de pilotagem; salões de beleza e atividades de estética; comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; papelarias, lojas de livros, discos e revistas; lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem; comércio de itens de cama, mesa e banho; lojas de móveis e lustres; imobiliárias; lojas de brinquedos; hotéis e afins.
Saúde A campanha de vacinação contra o sarampo segue até o fim deste mês. Pessoas de 20 a 40 anos, independente da situação vacinal, devem procurar as unidades de saúde até o dia 31. A população deve se vacinar mesmo com a pandemia da covid-19. Página 3.
Eleições 2020 A partir de amanhã (15), quando faltará três meses para o primeiro turno das Eleições 2020, agentes públicos de todo o país estarão proibidos de praticar uma série de condutas. A regra visa evitar o uso de cargos e funções públicas em benefício de determinadas candidaturas e partidos. Página 4.
Obra concluída O novo trevo de Itabiruçu, em Itabira, foi inaugurado no último sábado (8). O trevo cruza as rodovias estaduais MG-434 e MG-129, ligando a cidade a BR-381. A obra visa garantir mais eficiência no trânsito e segurança para quem trafega pela região. Página 6.