Page 1

Diariamente na internet - www.ultimanoticia.com.br

Estilo

Dicas para se proteger e aproveitar o verão Página 8.

13 a 26 de janeiro de 2017 - Edição 153 - R$ 1,00

Obra Divulgação/ Acom. PMJM

Melhoria no abastecimento de água O DAE está concluindo a execução de uma adutora no bairro Lucília, em João Monlevade. O serviço contempla a primeira etapa de um projeto com 3 obras importantes, que visam melhorar o abastecimento na cidade. Página 3.

Curso de Informática gratuito De 23 de janeiro a 3 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o Projeto de Inclusão Digital. Página 3.

Contas de telefone mais caras O aumento é fruto de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de outubro, que obriga as empresas de telefonia a recolherem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Página 4.

João Monlevade

Lugar para empreender

Um estudo do Sebrae apontou a cidade de João Monlevade como uma das cidades mineiras com a maior taxa de sobrevivência de micro e pequenas empresas do país. De acordo com o levantamento a cidade registrou 77,9% de sobrevivência, acima da média nacional, que é de 76,6%. Leia mais na página 5.

Carnaval 2017 em Barão de Cocais

Hiper Comercial Monlevade Divulgação

Prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos faz reunião com Corpo de Bomberiros para tratar da segurança do evento. A área do espaço de eventos tem 4.640 m² e seu projeto contempla construção de lanchonetes com praça de alimentação, posto de saúde, camarins, posto policial e banheiros, além de um pórtico de proteção que está sendo instalada em seu entorno. Página 7.

Calendário de vacinação é ampliado Divulgação

A partir de agora, uma maior parcela da população ficará mais protegida uma vez que irão receber vacinas como a HPV, meningocócica C, tríplice viral e varicela, além da hepatite A. Nos municípios de Minas Gerais, os postos de saúde já se encontram abastecidos com as doses necessárias para imunizar os grupos prioritários. Página 6.

Escola Integral do Recreio em São Gonçalo do Rio Abaixo segue em obras Depois dos serviços de terraplanagem e fundação, as obras da Escola de Tempo Integral do Recreio, recebem estruturas de concreto pré-moldadas. O empreendimento começou a ser construído no primeiro semestre do ano passado. Página 7.

Moradora de João Monlevade ganha Corolla em sorteio

Página 3.

Fundação Crê-Ser realiza atividades recreativas nas férias Até o dia 03 de fevereiro, no período da manhã, a Fundação Crê-Ser em João Monlevade está de portas abertas para atividades recreativas. Durante esses dias estarão sendo oferecidas atividades educativas e de recreação para as crianças. Página 3.


Cidades / Opinião

13 a 26/01 de 2017 - Pág. 2

Editorial

João Monlevade, cidade polo do Médio Piracicaba Tempos atrás, se você quisesse abrir um negócio próprio, teria mais chance de sucesso numa grande metrópole. Ali estavam concentrados os consumidores mais endinheirados, os investimentos em infra-estrutura e também as grandes empresas, em torno das quais um rol de pequenos negócios se estruturava. Esse cenário mudou, é o que mostrou o estudo do Sebrae “Sobrevivência das empresas no Brasil”, onde as cidades mais bem colocadas no ranking são do interior . O novo boom de riqueza nacional passa longe das grandes metrópoles, que se desenvolvem lentamente ou estão estagna-

das. Apesar de considerar dados que levam em conta um cenário econômico diferente do atual, uma coisa é certa, a cidade de João Monlevade é a cidade polo do Médio Piracicaba, referência em prestação de serviço e comércio. Diante desta realidade há a necessidade de planejamento para que continue ocupando essa posição de destaque. É preciso atenção quanto a melhoria da infra-estrutura da cidade, policiamento e incentivos fiscais, para que novos empreendedores tenham interesse em se instalar aqui, além de garantir a manutenção dos já existentes e o bem estar da população.

Djalma, Leles, Guilherme e Cláudio Cebolinha são eleitos para a Mesa Diretora 2017/2018 O presidente da Câmara de João Monlevade no biênio 2015/2016, Djalma Bastos (PSD), foi reeleito para o mesmo cargo nos próximos dois anos. A Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos do Legislativo monlevadense durante o biênio 2017/2018 tem como vice-presidente Leles Pontes (PRB), Guilherme Nasser (PSDB) como Primeiro Secretário e Cláudio Cebolinha (PDT) como Segundo Secretário. A eleição da mesa ocorreu na manhã do dia 1º de janeiro, durante a posse dos 15 vereadores, prefeita e vice-prefeito eleitos para o mandato de 2017 a 2020. A cerimônia ocorreu no Teatro Professor Antônio Gonçalves, no Centro Educacional de João Monlevade. A banda Harmonia Celeste, do Templo Arca da Assem-

Cíntia Araújo/ CMJM

Cerimônia de posse dos vereadores, prefeita e vice-prefeito eleitos para o mandato de 2017 a 2020

bleia de Deus, recepcionou a todos com interpretação de grandes sucessos. Além dos vereadores eleitos, ocuparam lugares ao palco o ex-prefeito Teófilo Torres, o deputado estadual Tito Torres (PSDB), o vice-prefeito Fabrício Lopes e a esposa Simone Lopes e, ainda, a prefeita Simone Moreira e seu marido, o ex-prefeito Carlos Moreira. Em cumprimento ao Regimento Interno da Câmara, o presidente Djalma Bastos conduziu os trabalhos. Conforme alteração do Regimento Interno, o vereador com o maior número de legislaturas é quem fez o juramento de posse dos vereadores. Sinval Dias (PSDB), que está em seu sexto mandato, o fez. Logo após, todos os vereadores, nominalmente,

disseram “Assim o prometo”, para que então o presidente declarasse todos empossados. Simone Moreira e Fabrício Lopes também fizeram o juramento e foram declarados empossados por Djalma Bastos.

Voto aberto para eleição da Mesa Ainda obedecendo o novo Regimento da Câmara, a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017/2018 foi aberta. Cada vereador foi chamado ao microfone para declarar ‘Sim’, em caso de apoio à chapa, ou ‘Não’, em voto contrário. A eleição contou com chapa única, encabeçada por Djalma Bastos, tendo como demais componentes

Leles Pontes, Guilherme Nasser e Cláudio Cebolinha. A chapa foi eleita com 11 votos favoráveis, abstenção dos petistas Belmar Diniz e Gentil Bicalho, além do vereador Thiago Titó (PDT) e voto contrário de Pastor Carlinhos (PMDB). Logo após, os vereadores fizeram uso da palavra. Todos reafirmaram seu compromisso com a população de atuarem além das causas partidárias. Djalma Bastos aproveitou o momento para agradecer aos vereadores a eleição da mesa. “Vamos continuar trabalhando de forma a valorizar a Câmara Municipal, os vereadores e servidores, e reforçar a nossa importância para o desenvolvimento do município”, destacou Djalma.

Relatório da Comissão das Mulheres é aprovado na ALMG Divulgação

A deputada estadual Rosângela Reis (PROS), preside a Comissão Extraordinária das Mulheres

O relatório bianual da Comissão Extraordinária das Mulheres foi aprovado pela presidente da comissão, deputada Rosângela Reis. Durante a audiência, Rosângela destacou o trabalho, as discussões e a busca por uma sociedade mais justa entre homens e mulheres.

No relatório apresentado foram levantados temas sequencialmente debatidos durante as comissões, como: a sub-representatividade feminina nas instâncias de poder, o machismo, as várias formas de violência perpetradas contra as mulheres, mais particularmente, mulheres

negras e do campo, dados de desigualdade social entre homens e mulheres, às múltiplas jornadas vividas e a perspectiva da igualdade de gênero. Ainda durante o encontro algumas recomendações foram citadas, dentre elas a aprovação da PEC 16 que garante ao menos uma mulher na mesa diretora da ALMG e a participação de pelo menos uma mulher no Colégio de Líderes. O texto recebeu também uma emenda da deputada Marília Campos, que propõe alterar o Regimento Interno da ALMG para acrescentar, entre os atos incompatíveis com o decoro parlamentar, a prática de atos de violência e o uso de expressões de cunho misógino ou depreciativas contra a mulher.

Contatos:

Diretor Geral

contato@ultimanoticia.com.br / (31) 98959-1000

Alexandre Miquelete

www.ultimanoticia.com.br Publicado desde 2013 - Propriedade da empresa K2 do Brasil Ltda.


Cidade

13 a 26/01 de 2017 - Pág. 3

Obra do DAE vai melhorar distribuição de água em vários pontos de João Monlevade O DAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos) está concluindo a execução de uma importante obra. Trata-se de uma adutora de 200 milímetros de diâmetro e de aproximadamente 200 metros de extensão, na rua José Loureiro, no bairro Lucília, João Monlevade. A obra, que chega até o Minibooster localizado no Areão, tem como objetivo a melhoria do abastecimento dos bairros Satélite, José de Alencar, Loanda, Belmonte, Metalúrgico, Laranjeiras, Baú e Vila Tanque. A construção da referida adutora (obra esperada há cerca de 10 anos) contempla a primeira etapa de um

projeto com 3 obras importantes, que visam melhorar, também, além do abastecimento de toda a região citada, a região da bacia de Carneirinhos (envolvendo bairros como Rosário, Vale do Sol, Novo Horizonte, Mangabeiras e Alvorada). Este projeto, que começou este ano, tem sido considerado como uma das obras prioritárias pela prefeita Simone Moreira, buscando-se a otimização no abastecimento em vários pontos da cidade. Acompanhada pelo diretor do DAE, Cleres Roberto, a prefeita Simone Moreira esteve visitando as obras na rua José Loureiro.

Divulgação/ Acom. PMJM

Abertas as inscrições para a III Copa Verão de Futsal Estão abertas até o próximo dia 20, as inscrições para a III Copa Verão de Futsal, que será realizada na quadra poliesportiva do bairro Laranjeiras. Segundo a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEL), as partidas acontecerão entre 30 de janeiro e 03 de fevereiro, sempre a partir das 19 horas. A final será realizada

Prefeita Simone Moreira visitava a obra, acompanhada pelo diretor do DAE Cleres Roberto

no dia 05 de fevereiro, às 10 horas. As inscrições são gratuitas, podendo ser feitas na SEL, à Av. Getúlio Vargas, 4.798, 3º andar, em Carneirinhos. O evento contará com a participação de oito equipes. Serão premiados com troféus e medalhas o campeão e o vice-campeão, além do artilheiro da competição.

TV Canção Nova volta ao ar no canal 26, em Monlevade Divulgação

Fundação Crê-Ser abre as portas para atividades recreativas nas férias Alexandre Miquelete/ UN

As crianças estão tendo a oportunidade de participar de atividades educativas e de recreação durante as férias

Até o dia 03 de fevereiro, no período da manhã, a Fundação Crê-Ser está de portas abertas para atividades recreativas. Durante esses dias estarão sendo oferecidas atividades educativas e de recreação para as crianças da comunidade, tais como: sessão de cinema com pipoca, brincadeiras de rua, campeonato de desenho, baú literário e atividades culinárias. Segundo a Direção da Fundação, as crianças aprendem noções de higiene e divisão de tarefas. A receita preparada pelos pequenos durante as atividades é servida no horário de lanche das crianças, no dia da atividade culinária.

Moradora de João Monlevade leva Corolla em sorteio do Hiper Divulgação

Elaine Cristina de Souza feliz da vida com seu carro novo

Elaine Cristina de Souza foi a sortuda que levou o

Corolla XEI 2.0 na promoção “O Hiper de casa nova

e você de carro novo!” do Hiper Comercial Mon-

levade. Durante o período da campanha, a cada R$ 100,00 em compras, os clientes receberam um cupom para participar da promoção. A ganhadora é moradora do bairro São Geraldo, em João Monlevade, e preencheu apenas três cupons. “Estou muito feliz. Preenchi três cupons e pedi uma amiga para colocar na urna para mim”, disse a Elaine. O sorteio aconteceu na noite do último domingo (8), no terceiro andar do supermercado.

Após investimentos, TV Canção Nova volta ao ar

Já está no ar o sinal da TV Canção Nova, que pode ser sintonizado através do canal 26, em UHF. Devido à desativação da torre na Mina do Andrade, o canal ficou temporariamente fora do ar, e a emissora fez investimentos para instalação de equipamentos no sistema do satélite. Segundo os técnicos,

para sintonizar a emissora, basta que se utilize uma antena UHF, direcionada para o satélite. Os trabalhos tiveram o acompanhamento da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de João Monlevade, através do técnico responsável pelas torres, Jânio Evangelista da Silva.

Curso de Informática gratuito abre inscrições no próximo dia 23 De 23 de janeiro a 3 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o Projeto de Inclusão Digital, em João Monlevade. Para realizar a inscrição, o candidato deve ter idade mínima de oito anos e ser alfabetizado, apresentar os seguintes documentos: cópia da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, e do comprovante de endereço (conta de luz ou telefone). As aulas que são gratuitas terão início no dia 6 de fevereiro. Serão disponibilizadas vagas para as seguintes turmas: Introdutório Jovem e Adulto

(para as pessoas que nunca tiveram acesso ao uso do computador); Profissionalizante (para o aperfeiçoamento das pessoas que já tiveram acesso ao computador); Master (para pessoas com idade acima de 45 anos); Informática básica infantil. As inscrições devem ser feitas no CDI Comunidade II, à rua Noruega, 16, bairro Cruzeiro Celeste (próximo ao Supermercado Fraga e Depósito Vasconcelos), no horário de 7h às 11h e 13h às 17h. Contatos também podem ser feitos pelo telefone 3852-6675.


13 a 26/01 de 2017 - Pág. 4

Gerais

INSS retoma pente-fino na próxima segunda-feira (16) Divulgação

de Desempenho Institucional por Perícia Médica em Benefícios por Incapacidade, que será pago aos médicos peritos. O valor permanece o mesmo: R$ 60,00 por perícia realizada.

Após mudança no ICMS, contas de telefone ficam mais caras a partir deste mês

Economia

Cerca de 530 mil beneficiários com auxílio-doença serão chamados para avaliação

A partir do dia 16 de janeiro, reinicia o pente-fino dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No total, serão chamados 530 mil beneficiários com auxílio-doença que estão há mais de dois anos sem perícia. A convocação será feita por meio de carta com aviso de recebimento. O Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade foi autorizado pela Medida Provisória 767, publicada na sexta-feira (6) em edição extra do Diário Oficial da União. Já na próxima semana, será realizado o levantamento dos dados dos segurados cujos benefícios serão revisados e reconfigurado o agendamento das perícias nas agências da Previdência Social. Após receber o comunicado,

o segurado terá cinco dias úteis para agendar a perícia pelo número 135. O beneficiário que não atender a convocação ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso. Para reativar o auxílio, ele deverá procurar o INSS e agendar a perícia. Na data marcada para a realização da avaliação, o segurado deve levar toda a documentação médica como atestados, laudos, receitas e exames. O processo estava interrompido pelo vencimento da MP 739, de julho de 2016, e pela não votação do PL 6427/2016 pelo Congresso Nacional. A nova medida estabelece os mesmos termos e critérios tratados na MP de 2016, com destaque ao Bônus Especial

Na avaliação do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Alberto Beltrame, o pente-fino é uma ação primordial para redirecionar os recursos previdenciários para quem realmente precisa. “Essa medida contribui para melhor governança e gestão de recursos públicos, contribuindo com o esforço do governo federal para equilibrar as contas”, afirma. O pente-fino já gerou uma economia de R$ 220 milhões para o Fundo da Previdência. Até 31 de outubro de 2016, foram realizadas quase 21 mil perícias. Desse total, 16.782 (80,05%) benefícios foram cessados na data de realização do exame; 304 (1,45%) foram cessados, mas houve concessão de auxílio-acidente; 1.520 (7,25%) tiveram data remarcada para cessação; 954 (4,55%) foram encaminhados para reabilitação profissional e 1.289 (6,15%), transformados em aposentadoria por invalidez.

O aumento é fruto de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)

O ano começou com aumento no custo da telefonia em todo o país, as contas terão reajuste para grande parte dos usuários de celular com planos de conta, os chamados pós-pago e controle. Em alguns casos, a alta pode chegar a quase 20%. Para o telefone fixo — com 42 milhões de linhas em funcionamento —, o aumento deve ser de até 13%, indica estimativa feita por fontes do setor. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não se trata

de aumento de tarifa ou preço de serviços. Em nota, a agência reguladora esclarece que o reajuste dos planos básicos das concessionárias de telefonia ocorre anualmente e é homologado sem o acréscimo de impostos. O último reajuste aprovado pela Anatel foi em setembro de 2016 O aumento é fruto de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de outubro, que obriga as empresas de telefonia a recolherem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o valor da as-

Lei garante vagas para pessoas com deficiência na educação técnica e superior Divulgação

Ficou sem sinal de internet? É seu direito ser ressarcido pelo tempo offline Divulgação

Lei inclui pessoas com deficiência entre os beneficiários de reserva de vagas nas universidades e escolas de ensino técnico federais

Cliente deve receber o desconto na próxima fatura

Você sabia que caso ocorra a interrupção do serviço de internet, você deve ter desconto na fatura? Pois bem, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Prestadora deve descontar do total do plano o valor proporcional

ao número de horas ou fração superior a 30 minutos. O desconto deverá ser efetuado no próximo documento de cobrança em aberto ou outro meio indicado pelo assinante. Além disto, manutenções preventivas, ampliações da

rede ou quaisquer alterações no sistema que provocarem queda da qualidade dos sinais transmitidos ou a interrupção do serviço deverão ser comunicadas aos consumidores que serão afetados com antecedência mínima de uma semana.

sinatura básica (ou pacote de assinatura) que é cobrada ao consumidor todo mês. Algumas operadoras recolhiam o ICMS, outras não. Para o STF, a assinatura mensal pode ser considerada um serviço, já que representa “a efetiva prestação do serviço de comunicação”. A decisão vale tanto para a telefonia fixa quanto para a móvel. Os índices de aumento, no entanto, vão variar, já que cada estado tem sua própria alíquota de ICMS. O ICMS sobre o setor em Minas Gerais é de 27%.

O presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.409, que inclui pessoas com deficiência entre os beneficiários de reserva de vagas nas universidades federais e nas escolas federais de ensino médio técnico. A cota para estudantes vindos de escolas públicas já previa a destinação de vagas para pessoas de baixa renda, negros, pardos e indígenas.

A Lei de Cotas estabelece como primeiro critério que no mínimo 50% das vagas para ingresso em curso de graduação, por curso e turno, sejam reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. No caso do ensino técnico de nível médio, a reserva é para alunos que cursaram integralmente o ensino fundamental na rede

pública. Como segundo critério, as cotas se destinam a pessoas de baixa renda, negros, pardos e indígenas. Pelo texto sancionado por Temer, os estudantes com deficiência agora entram nessa subcota. A distribuição é feita de acordo com as vagas ofertadas e a proporção desses grupos na população da unidade da Federação onde fica a instituição. Anteriormente, a regulamentação já permitia que as universidades federais instituíssem reservas de vagas para pessoas com deficiência, mas isso era opcional. Conforme estabelecido na Lei de Cotas, no prazo de 10 (dez) anos, será feita a revisão do programa especial para o acesso às instituições de educação superior de estudantes pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.


Economia

13 a 26/01 de 2017 - Pág. 5

Monlevade é destaque no estudo “Sobrevivência das empresas no Brasil”, realizado pelo Sebrae Cidade está entre as 35 do estado que tem a maior taxa de sobrevivência de pequenos negócios do Brasil A cidade de João Monlevade está entre as 35 do estado que tem a maior taxa de sobrevivência de micro e pequenas empresas do país. De cada 100 empresas da cidade, 77,9 permaneceram no mercado após os dois primeiros anos de existência. Isso é o que mostra o estudo “Sobrevivência das empresas no Brasil”, que foi realizado pelo Sebrae com empresas criadas em 2012 e que se mantiveram no mercado até 2014. De acordo com o levantamento, Minas Gerais registrou 77,4% de sobrevivência

e está entre os estados que apresentaram taxa maiores que a média nacional (76,6%). “A cada 100 empresas mineiras que abriram em 2012, aproximadamente 23 fecharam as portas até o final de 2014”, explica a analista da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas Venússia Santos. O primeiro lugar no ranking dos 454 municípios do país que tiveram 500 ou mais empresas constituídas em 2012 ficou com a cidade histórica de Ouro Preto. Outras 35 cidades mineiras ficaram acima da média nacional.

Arquivo UN

São elas: Vespasiano, Santa Luzia, Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete, Betim, Ponte Nova, Divinópolis, Viçosa, Sabará, Ibirité, Contagem, Nova Serrana, Pouso Alegre, Itajubá, Timóteo, Lagoa Santa, Unaí, Barbacena, Araxá, Paracatu, Ipatinga, São João del Rei, Cataguases, Formiga, Juiz de Fora, Governador Valadares, Ubá, João Monlevade, Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano, Ituiutaba, Alfenas, Lavras, Varginha e Ribeirão das Neves. Entre as capitais, Belo Horizonte foi a terceira com o maior número de estabele-

Entre as cidades com maior taxa de sobrevivência, João Monlevade ocupa a 29ª posição

cimentos de pequeno porte criados em 2012 (33.606 empresas). Porém, no ranking das capitais com as melhores taxas de sobrevivência, ficou em 13º lugar, com o índice de 76%. Os fatores que contribuem para o fechamento das empresas no mercado são diversos. O estudo destaca que, antes da abertura do negócio, uma proporção maior de empreendedores que encerraram as atividades estavam desempregados, possuíam pouca experiência no ramo, abriram a empresa por necessidade, não planejaram ou tiveram menos tempo para planejar a empresa. Após a abertura do negócio, tiveram dificuldades gerenciais, não conseguiram empréstimos em bancos, não aperfeiçoa-

ram seus produtos/serviços, nem investiram na capacitação da mão-de-obra, inovando menos e deixando de lado o acompanhamento rigoroso de receitas e despesas. “A sobrevivência ou a mortalidade da empresa é definida por uma série de fatores, que atuam de forma individual ou simultaneamente”, justifica Santos. A pesquisa mostra ainda que a taxa de sobrevivência dos pequenos negócios mineiros vem crescendo ano a ano. Das empresas constituídas em 2008, 59,5% sobreviveram nos 2 primeiros anos. Daquelas que iniciaram a atividade em 2009 e 2010, 60,1% e 77,2%, respectivamente, estavam em atividade nos 2 anos seguintes. A partir daí, houve uma estagnação

do aumento da taxa de sobrevivência das empresas de 77,3% em 2011 e de 77,4% em 2012. “O aumento das formalizações do Microempreendedor Individual (MEI) chegou a 65% no universo de pequenos negócios brasileiros em 2012 e contribuiu fortemente para as taxas crescentes de sobrevivência nos primeiros anos. Isso porque possui uma taxa de sobrevivência (87%) superior à de microempresas (55%)”, justifica Santos. O estudo revela ainda as taxas de sobrevivência para os setores da economia. A Indústria e da Construção mineira tiveram as melhores taxas de sobrevivência, 79,8% e 78,3%, respectivamente. O Comércio chegou a 77,5% e Serviços com 76,3%.

Dez dicas de sobrevivência 1) Planeje-se sempre; 2) Respeite sua capacidade financeira; 3) Não misture as finanças da empresa com as pessoais; 4) Fique de olho na concorrência; 5) Prospecte novos fornecedores; 6) Tenha controle do seu estoque; 7) Marketing não se resume a anúncio, invista em outras estratégias; 8) Inove, mesmo que seja um produto/serviço de sucesso; 9) Invista sempre na formação empresarial; 10) Seja fiel aos seus valores e aos do seu negócio.


Saúde

13 a 26/01 de 2017 - Pág. 6

Calendário de Vacinação é ampliado para uma parcela maior da população para 2017 O ano começa com importantes alterações no Calendário Nacional de Vacinação, que têm como objetivo otimizar a cobertura vacinal no país. A ampliação de grupos e faixas etárias faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), conduzido pelo Ministério da Saúde, para 2017. A partir de agora, uma maior parcela da população ficará mais protegida uma vez que irão receber vacinas como a HPV, meningocócica C, tríplice viral e varicela, além da he-

patite A. Nos municípios de Minas Gerais, os postos de saúde já se encontram abastecidos com as doses necessárias para imunizar os grupos prioritários. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaína Fonseca Almeida, faz um alerta às mães, pais e responsáveis pelos adolescentes para que eles levem suas filhas e, agora também, os filhos aos postos de saúde para receber a vacina contra o HPV.

“Cada vez que uma nova vacina é introduzida no Calendário Nacional, é um avanço para a saúde pública. A vacina HPV para meninos será inserida neste ano juntamente com a meningo C para adolescentes de 12 e 13 anos. Essas vacinas protegem contra doenças graves, como os cânceres causados pelos vírus HPV e a meningite por Neisseria. Por isso, é preciso ficar atento às faixas etárias abrangidas pelas mudanças e ter o cartão de vacinação atualizado”, afirma Janaína.

Vacina HPV

preservativo, mesmo antes dos jovens iniciarem a vida sexual, para evitar outras doenças”, orienta Janaína. As vacinas contra o HPV já estão disponíveis nos postos de saúde e devem ser administradas em duas doses, com intervalo de 6 meses, tanto para meninos, como para as meninas. Há vacinas remanescentes de 2016, com prazo de validade em dia, que podem ser administradas em ambos os sexos, não há diferenciação. Para o início deste ano, o Ministério da Saúde enviou para o estado de Minas Gerais cerca de 310 mil novas doses, que começam a ser encaminhadas aos municípios a partir da próxima semana. Ao longo do ano, novas doses serão encaminhadas de acordo com a demanda dos municípios. Dados do IBGE mostram que no estado são 343.129 meninas e 354.932 meninos na faixa de vacinação. A expectativa é imunizar toda essa população.

crianças e não houve mudanças em sua composição. Para o início deste ano, o Ministério da Saúde enviou para o estado cerca de 245 mil novas doses, que começam a ser encaminhadas aos municípios a partir da próxima semana.

Uma das principais mudanças do Calendário de Vacinação é a que diz respeito à vacina HPV quadrivalente que, a partir deste ano, passa a ser disponibilizada, em duas doses, para meninos entre 12 e 13 anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde, a faixa etária do grupo de abrangência será ampliada gradativamente e, até 2020, irá abranger meninos de 9 até 13 anos de idade. As meninas de 9 a 14 anos de idade que ainda não tiveram a oportunidade de serem vacinadas, também podem receber as duas doses. Há também novidades para a população que vive com HIV/Aids. A vacina passa a abranger homens de 14 a 26 anos de idade vivendo com o vírus, que receberão três doses da vacina. Com as mudanças, a população alvo passa a ser de mulheres e homens vivendo com HIV/ Aids, de 9 a 26 anos de idade. A diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-MG reforça, ainda, que os homens, quando imunizados contra a doença, além de deixar de transmitir o vírus HPV durante a relação sexual, estão protegidos contra o câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, câncer bucal e de faringe. “A inclusão de meninos no calendário permanente da vacina HPV é extremamente relevante. Tanto eles ficam protegidos, quanto as mulheres, porque o vírus é transmitido pela via sexual, podendo causar nas mulheres diversos cânceres, entre eles o mais recorrente que é o de colo de útero. Vale então destacar a importância dos pais em levar os filhos às unidades de saúde e ainda conversar sobre o uso do

Vacina meningocócica C O Ministério da Saúde passou também a disponibilizar a vacina meningocócica C conjugada para adolescentes de 12 e 13 anos. A faixa-etária também será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídas crianças e adolescentes com 9 até 13 anos. Essa medida foi adotada para proteger os adolescentes que ainda não tinham imunidade e estavam mais suscetíveis a adquirir a doença. A vacina protege contra a meningite por Neisseria, bactéria que mais causa óbitos. Minas Gerais também já está abastecida com a vacina, que pode ser encontrada nos postos de saúde municipais. A vacina é a mesma utilizada anteriormente na rotina para

Vacinas tríplice viral e varicela A partir de agora, a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) passa a ser disponibilizada em duas doses para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade. Já as crianças até 4 anos passarão a receber uma dose da vacina varicela (atenuada). A introdução da segunda dose da tríplice viral para a população de 20 a 29 anos de idade se dá devido à situação epidemiológica da caxumba nos últimos anos, que vem apresentando surtos, principalmente em adolescentes e jovens dessa faixa etária.

Vacina dTpa A vacina adsorvida difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular) tipo adulto – dTpa passa a ser disponibilizada para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação. As mulheres que porventura perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação devem receber uma dose de dTpa no puerpério, período que vai até 6 a 8 semanas após o parto. Essa medida visa garantir que os bebês já nasçam com proteção contra a coqueluche, uma vez que os anticorpos são transferidos da mãe para o feto. A transmissão de anticorpos evita que os bebês contraiam a doença até que completem o esquema de vacinação com a vacina pentavalente, o que só ocorre aos seis meses de idade.

Vacina Hepatite A A última mudança no calendário diz respeito à vacina hepatite A, que passa

a ser disponibilizada para crianças até 4 anos de idade. O ideal é que a criança tome a dose da vacina entre 15 e 23 meses. Se a criança

perdeu a oportunidade de ser vacinada anteriormente, até os 4 anos ela pode ter o cartão de vacinação atualizado.

Período de férias pede atenção redobrada para evitar afogamentos Divulgação

Pais devem redobrar a atenção com crianças, mesmo que saibam nadar

O verão, aliado às férias, requer cuidados para evitar acidentes, dentre eles, os afogamentos. Com o calor da estação, aumenta a procura por cachoeiras, rios e lagos. De acordo com o sargento Tiago Fernandes, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a ingestão de bebidas alcoólicas é um

dos principais causadores de morte por afogamento em adultos. “As pessoas têm que evitar entrar na água depois que beberem, pois o álcool pode tirar os reflexos e provocar um acidente”, explica. O sargento explica ainda que saber nadar não é, por si só, uma condição para que um afogamento seja evitado.

A recomendação do militar é que a pessoa sempre vá acompanhada e faça um prévio reconhecimento do local. Outro ponto de atenção deve ser com as crianças que devem estar o tempo todo sob a supervisão de um adulto. “Mesmo que o local pareça tranquilo, é indispensável a presença de um adulto que esteja em constante atenção pois um pequeno descuido pode resultar em uma fatalidade”, diz. “Os pais devem ficar alertas ainda para o uso de coletes adequados ao tamanho da criança. Uma prática comum é o uso improvisado de itens de segurança, como por exemplo, garrafas pet e colchões infláveis. Esses acessórios não garantem a segurança de ninguém”, avalia.


13 a 26/01 de 2017 - Pág. 7

Região

Prefeito de Barão de Cocais se reúne com Corpo de Bombeiros para tratar do Carnaval 2017 Alinhado aos preparativos para o Carnaval 2017, o prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos, acompanhado do Capitão Souza da 57ª Cia – BC, do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcos Lamego, e dos engenheiros, Thiago Ribeiro e Hernane Duarte Jr; se reuniu na manhã desta segunda- feira (09), na sede do Comando do Corpo de Bombeiros em Itabira com os militares da corporação, Sargento Cássio e Tenente Berto. Na pauta do encontro, a definição de estratégias de ações, e alinhamento de metas de segurança para aprovação do carnaval de Barão de Cocais, que acontecerá de 24 a 28 de fevereiro. Uma das iniciativas será o uso obrigatório de extintores de incêndio, além de lau-

do de técnico responsável pelas estruturas de sonorização, lonas e coberturas que serão instaladas no Espaço de Eventos - José Furtado e Praça Nossa Senhora Aparecida, locais onde se realiza o carnaval Cocaiense. Na reunião ficou acertado que, a prefeitura de Barão de Cocais, através de uma equipe técnica fará um levantamento de toda á estrutura necessária para o carnaval, e apresenta-la ao Corpo de Bombeiros, a fim de receber orientação dos procedimentos de segurança que deverão ser tomados. “Queremos fazer um carnaval diferente, renovado, e com toda segurança que um evento desse porte necessita, e os foliões mereçam. Vamos fazer um carnaval de qualidade e com um custo menor do que o de 2016.

Vamos fazer mais com menos”, enfatizou o prefeito Décio G. dos Santos. “ o carnaval de Barão de Cocais é uma evento tradicional na região. Vamos fazê-lo ainda mais seguro e com conforto para a população e visitantes que vierem para a cidade. Já estamos tomando todas ás providências necessárias e preparando a programação que já está sendo definida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo”, comentou, Marcos Lamego. A área do espaço de eventos tem 4.640 m² e seu projeto contempla construção de lanchonetes com praça de alimentação, posto de saúde, camarins, posto policial e banheiros, além de um pórtico de proteção que está sendo instalada em seu entorno.

Divulgação/Acom. PMBC

Decio ao lado do Tenente Berto e do Secretário de Cultura, Marcos Lamego

Escola Integral do Recreio em São Gonçalo recebe pré-moldados Hendrigo Costa/AcomPMSGRA

Transita inicia vistoria de veículos escolares, em Itabira

Divulgação/Acom. PMI

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Teve início na quarta-feira (11), a vistoria dos veículos cadastrados para prestar serviços de transporte escolar em Itabira. Os motoristas devem levar os veículos para a inspeção obrigatória referente ao primeiro semestre de 2017. A vistoria atende aos requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), Lei Municipal 4.839/2015 e no Decreto Municipal 3.692/2016, que especificam as condições seguras para transporte de passageiros em veículo escolar. As inspeções serão realizadas por um engenheiro mecânico e uma empresa de soluções automotivas contratados pelo Município. O atendimento será realizado

de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante a apresentação de ordem de serviço que deve ser retirada na Diretoria de Transporte Público (Rua Ireni Barbosa, bairro Pará – antiga Prefeitura). Os ônibus deverão ser levados para a rua Sérgio Eisemberg, nº 42, bairro Fênix. Já as vans e micro-ônibus serão vistoriados na avenida Tabelião Osório Sampaio, 461, Vila Santa Rosa (Lana Automotiva). Durante a inspeção, são verificados os sistemas de sinalização, iluminação, freios e direção; pneus, equipamentos de segurança, adesivos de identificação, entre outros itens. Se for constatada alguma irregularidade, o motorista terá

um prazo determinado pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) para fazer a adequação e retornar para nova vistoria. Após o cumprimento das exigências, o veículo recebe o selo de inspeção.

Segurança A Transita, setor responsável pelas vistorias, alerta que os pais devem ficar atentos no momento de contratar o serviço de transporte escolar. Em casos de dúvidas, os usuários devem entrar em contato com a superintendência para saber se os veículos passaram pela inspeção e estão seguros para transitar com os alunos. As informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3839-2406.

Serviços são executados pela Precom Engenharia

Depois dos serviços de terraplanagem e fundação, as obras da Escola de Tempo Integral do Recreio, em São Gonçalo do Rio Abaixo, recebem estruturas de concreto pré-moldadas. O empreendimento começou a ser construído no primeiro semestre do ano passado. Executadas pela Precom

Engenharia, a escola do Recreio reforça os constantes investimentos promovidos pela Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo na área de educação. O projeto será contemplado com berçário permitindo acesso de crianças a partir dos seis meses até os cinco anos de idade e atenderá também os anos iniciais do ensino fun-

damental. As instalações terão espaços independentes para educação infantil e ensino fundamental. A escola contará com biblioteca, laboratório de informática, brinquedoteca, espaços de recreação, sala de oficinas, laboratório de ciências, quadra de esportes, refeitórios e outros espaços.


Verão

Estilo

13 a 26/01 de 2017 - Pág. 8

Notícias, dicas e tendências de beleza, casamento, moda, casa, decoração, comportamento, gravidez, bebês, carreira, emoções e muito mais. Confira!

Suco detox refrescante para o verão Câncer de Pele - Dicas que podem salvar vidas no verão Autoexame também é uma prática saudável para se prevenir contra a doença Os dias mais longos e as altas temperaturas de verão atraem as pessoas para as praias e atividades ao ar livre. Mas o convívio nesse ambiente saudável de contato com o sol exige um cuidado especial para proteger a pele e evitar o surgimento do câncer de pele, doença que ataca 175 mil brasileiros por ano. A mais grave forma de câncer de pele, o melanoma, atinge quase 6.000 pessoas por ano

e representa 4% dos tumores malignos no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), podendo levar à morte a partir de uma simples e pequena pinta. A exposição exagerada ao sol é o principal fator que pode comprometer definitivamente a nossa saúde. O problema pode, porém, ser facilmente evitado com cuidados e conhecimento. Confira no quadro abaixo:

As receitas de suco detox são ideais para quem quer eliminar as toxinas do organismo e, de quebra, perder alguns quilinhos. E além de ajudar no emagrecimento, essas bebidas com alto valor nutricional também oferecem outros benefícios, como manutenção do bronzeado, combate à TPM e melhora no intestino. O preparo é fácil, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e servir. Veja a receita elaborada pela nutricionista Cintya Bassi, para você se refrescar e arrasar este verão.

Ingredientes: 1 maçã picada Suco de ½ limão 1 folha de alface 1 colher de café de gengibre ralado ½ copo de água

Modo de preparo: Bata no liquidificador, coe e consuma em seguida.

Como aliviar o calor do bebê nos dias mais quentes

Divulgação/ News ABC

Chegou o verão. Época de férias, muito sol e calor. E com todo o calor que está fazendo o cuidado deve ser redobrado com os bebês, já que eles não conseguem reclamar da temperatura, demonstrar a insatisfação com palavras ou fazer alguma ação para se refrescarem. Por isso, eles podem ficar mais irritados, sobretudo se estiverem superaquecidos, usando roupas em excesso. É importante deixá-los com roupas leves, de tecidos finos, como algodão ou malha. Em dias muito quentes, você pode, inclusive, deixar o

bebê só de fralda, certificando-se de que não haja correntes de ar no ambiente. Para saber se seu filho está sentindo muito calor, o melhor é observar sinais como suor e vermelhidão. Os banhos de balde também ajudam a refrescar e relaxar. À noite, com a queda da temperatura e com o bebê dormindo e se movendo menos, a temperatura corporal também tende a diminuir. Portanto, uma camada a mais de roupa deve bastar. Por exemplo, um macacão um pouco mais grosso e meias, sem necessidade de cobrir a criança.

ATENÇÃO AOS ALERTAS DA SUA PELE Os principais sinais de alerta são pintas ou lesões novas que surgem na pele. Por isso, um autoexame rotineiro é fundamental.

Ed 153  

Jornal Última Notícia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you