2 minute read

SALVE SALVADOR!

Uma das cidades mais fascinantes do Brasil, Salvador foi também a primeira capital colonial do país. Fundada em 1549 por Tomé de Souza. Salvador foi sede da Monarquia Portuguesa no novo mundo e infelizmente um grande mercado escravista no continente sul americano. E hoje, estas heranças estão vivas por toda a cidade. Com paisagens paradisíacas e excelente estrutura hoteleira, o estado baiano tem uma imensa extensão litorânea e muito a oferecer aos seus visitantes. E, dessa vez, nosso desembarque será na capital Salvador, destino onde praia e cidade, descanso e folia, passado e presente andam lado a lado e têm tudo para te convencer de que essa é, sim, a escolha ideal para a sua próxima viagem.

Nosso destino final é Guarajuba, a cerca de 45 kms de Salvador, onde fica o Vila Galé Marés. Mas antes de partirmos para o final, não perdemos a oportunidade de conhecer um pouquinho de Salvador.

Advertisement

Confira o que você pode fazer em um dia na capital Baiana:

Farol da Barra

Símbolo de Salvador, o Farol da Barra é imperdível por diversos motivos como, por exemplo, o fato de abrigar o Museu Náutico e uma exposição de artefatos de navegação e de um naufrágio, ocorrido em 1668; por ser o farol mais antigo do continente americano, com a construção finalizada em 1698; e por sua vista capaz de deixar qualquer um apaixonado. Além disso, esse importante ponto histórico também é rodeado por uma praia de águas mansas e quentinhas, lotada aos finais de semana.

Pelourinho

Dispondo de uma vista sensacional para o mar e fixado no alto de um paredão de pedras, o Pelourinho foi construído para ser um local de defesa da cidade logo que ela foi fundada, em 1549. Lotado de construções históricas, principalmente dos séculos 17 e 18, o point abriga ícones como, por exemplo, a Igreja de São Francisco, toda banhada em ouro. Tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a região ainda apresenta diversas manifestações culturais, que fazem suas apresentações ou têm suas sedes ali, como é o caso do Olodum, um dos grupos de música afro mais tradicionais do país.

E Levador

L Acerda

Ligando a cidade alta e a cidade baixa desde 1873, o Elevador Lacerda tem 73,5 metros de altura e uma vista inesquecível. Com quatro cabines, o percurso dura 22 segundos e é perfeito para aqueles que querem descer do Pelourinho para o Mercado Modelo ou vice-versa. Mas atenção: antes de embarcar vale apreciar a vista com o Forte de São Marcelo ao fundo e a Baía de Todos-os-Santos.

Mercado Modelo de Salvador

Em frente ao Elevador Lacerda, o Mercado Modelo fica em um prédio estilo neoclássico datado de 1861 e reconhecido como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Dispondo de mais de 200 lojas, figura como o melhor local de Salvador para comprar artesanato assim como produtos típicos da Bahia. Fora isso, o endereço também conta com grandes restaurantes e alguns bares, ideais para curtir com a família ou amigos.

PraiaS aS joiaS de Salvador

Claro que uma passadinha na praia é obrigatória, né?

Não deixe de curtir um dia na Praia de Itapuã, onde as águas mansas e esverdeadas são um convite para um demorado banho de mar, principalmente na maré baixa, momento em que se formam deliciosas piscinas naturais. Para completar, a Praia de Porto da Barra já foi eleita como uma das praias urbanas mais bonitas do mundo e tem um pôr do sol extraordinário. Por fim, outras opções são as praias de Stella Maris, queridinha tanto para aqueles que querem relaxar quanto pegar ondas, e do Flamingo, que combina estrutura de alimentação, espreguiçadeiras e um mar incrível.