Issuu on Google+

1ª Quinzena de Agosto Distribuição gratuita Ano I - Edição nº 01

FOCO

- Pág. 03

Porque eles querem calar o Ministério Público? Além de ação no STF, existe também uma “PEC da Impunidade” querendo proibir promotores públicos de realizarem investigação.

REGIÃO

POLÍTICA

- Pág. 04

- Pág. 06

Clima de insegurança cresce na região e população fica assustada com os recentes índices de criminalidade

Cidadão tem papel fundamental na fiscalização do processo eleitoral, diz secretáriogeral do TSE REGIÃO - Pág. 02

ESPORTE - Pág. 07

Tem regra nova valendo para os motoboys

Olimpíadas 2012: Brasil começa

ENTRETENIMENTO - Pág. 06

Horóscopo: Confira o que seu signo lhe reserva para essa semana! Musica:

“Tiozinho Charmoso”. Luan Santana lança novo clipe para os fãs. REGIÃO - Pág. 05

“Agora será necessário ter idade mínima de 21 anos e motoristas com mais de 21 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não poderão mais exercer a atividade”

Barueri abrirá inscrições para curso gratuito de Padaria Artesanal No terceiro dia, vitórias no “Curso de Padaria Artesanal vôlei, vôlei de praia, handebol oferece também oportunidade de e no boxe nos Jogos Olímpicos reforço na renda familiar”

Como órgão máximo da Justiça Eleitoral, o TSE também fiscaliza todo o processo. Mas nas eleições municipais, cabe ao órgão dar a palavra final aos recursos que chegam à corte. Por isso, o secretáriogeral do TSE recomenda aos eleitores que, primeiramente, façam suas eventuais denúncias ao juiz eleitoral ou ao promotor da Justiça Eleitoral para que a respostas ocorram de forma mais célere.

Pergunta

semana!

da

PSDB x PT. Porque nos últimos quatro anos o Governo Federal tem investido mais em Cotia do que o Governo Estadual? Envie sua resposta para: redacao@jornaltabloide.com.br


1ª Quinzena de Agosto de 2012

www.jornaltabloide.com.br

02.

NACIONAL

TABLOIDE - Jornalismo Regional

Motoboys têm que seguir novas regras para trabalhar

Telefonia

Celulares da região ganham o dígito 9 na frente do número

Anatel diz que com as novas combinações, as operadoras podem expandir a criação de novos números. nono dígito acrescido a seus números de telefone, a medida atinge mais de 34 milhões de usuários na região metropolitana de SP. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a inclusão do dígito nove à frente dos atuais números Segundo especialistas, com a mudança, é para ampliar a quantidade de oferta de os investimentos das empresas para o novas linhas nos municípios com DDD novo processo devem passar dos R$ 300 11. Hoje a região possui cerca de 44 mimilhões. lhões de linhas e com a nova medida, poderá ter capacidade de dobrar essa deDA REDAÇÃO manda. As operadoras informaram que Região - A partir de agora os celula- vai ocorrer um período de transição para res com DDD 11 de São Paulo terão um que todos os usuários se adaptem.

O motociclista deve usar capacete com viseira de cristal e adesivo refletivo, e colete sinalizador.

“Agora será necessário ter idade mínima de 21 anos e motoristas com mais de 21 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não poderão mais exercer a atividade” DA REDAÇÃO

Brasil - Começou a valer as novas regras para ser motoboy, será necessário ter idade mínima de 21 anos. Além disso, será obrigatório ter carteira de habilitação na categoria “A” com validade de pelo menos dois anos. Para exercer a profissão, os condutores de moto-táxi e moto-frete terão que apresentar certidão de antecedentes criminais e comprovante de curso de qualificação, com aulas sobre segurança, ética, disciplina, legislação e vários outros temas, aprovado pelo DETRAN. Os motoristas com mais de 21 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não poderão mais exercer a atividade. De acordo com especialistas em legislação trabalhista, as novas regras da Resolução nº 356 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) valem também para as motocicletas, que deverão conter protetor de motor “mata-cachorro”, antena aparador de linha “corta-pipa” e dispositivo para transporte de carga. “Quem não se adequar à lei, terá que arcar com multa mínima no valor de R$ 191,54. Os motoboys deverão submeter seus veículos a vistorias semestrais estabelecendo, dessa forma, os requisitos mínimos de segurança tanto para moto-táxi, quanto para moto-frete. O artigo 139-A do Código Brasileiro de Trânsito estipula que as motocicletas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias só podem circular com autorização emitida pelo DETRAN. Com a regulamentação das profissões de motoboy e moto-taxista, prevista na Lei nº 12.009/2009, a partir da vigência da Re-

solução do CONTRAN, será vedado os moto-frete para transporte de combustíveis, produtos tóxicos ou inflamáveis, com exceção do gás de cozinha e de galões de água mineral. Nesses casos, a motocicleta deverá conter o ‘sidecar’, um dispositivo anexado a moto, especial para esse tipo de transporte. Quando em serviço, o motoboy deverá estar vestido com colete e capacete retro-refletivos, aprovados pelo CONTRAN. A norma também disciplina que a pessoa ou empresa que contratar os serviços de um motoboy será responsável por danos cíveis oriundos do descumprimento das normas relativas ao exercício da atividade. Há alguns anos, a profissão de motoboy nem existia na lei. Hoje, essa nova regulamentação pode ajudar a vida desses profissionais. Atualmente, são inúmeras as empresas que utilizam os serviços dos motoboys e a profissão, por si só, é de alto risco. Com certeza, essas determinações trarão mais segurança para os motoboys de todo o Brasil.

Para ser motoboy ou moto-taxista é preciso: - ter 21 anos e ter habilitação na categoria A há pelo menos 2 anos;

a moto deve ser registrada na categoria aluguel, com placa vermelha; - também devem ser instalados protetor de pernas e aparador de linha; - os produtos não podem ser transportados em mochilas, apenas baús ou grelhas; - água e gás só podem ser transportados com reboque; - o veículo deve passar por uma inspeção semestral.

A

Editorial

1ª  edição do Jornal Tablóide está no ar. Nossas boas vindas aos nossos futuros leitores, que serão nossos maiores aliados nessa trajetória editorial impressa e eletrônica. O Jornal Tablóide (JT) será um jornal quinzenal gratuito, editado pelo Grupo Brasileiro de Comunicação (GBC) em parceria com empresários da grande São Paulo. Apesar da crise da mídia no mundo e no Brasil, o nosso periódico aparece num momento de ressurgimento do jornalismo impresso local, já que nos últimos anos outros veículos de comunicação da região passaram por reformas gráficas e editoriais. Com uma tiragem de 15 mil exemplares, o JT surge com uma redação modesta – uma proposta inovadora de jornalismo regional investigativo, que prioriza a opinião dos seus leitores e a valorização do ser humano como o maior patrimônio de nossa sociedade. O jornalismo de caráter local tem ganhado cada vez mais importância nos dias atuais quase como contraponto aos fenômenos, também comunicacionais, da globalização. Amplia-se

assim a necessidade de órgãos de imprensa capaz de fornecer informações locais e regionais já que a “grande mídia” tem como foco fatos e acontecimentos em escala nacional e global. É nessa perspectiva que começa a ser contada a história do Jornal Tablóide na região metropolitana de São Paulo. A região Oeste de São Paulo é centro polarizador de municípios que estão em crescimento econômico como as cidades de Osasco, Taboão da Serra, Embu das Artes, Cotia, Barueri, Jandira, Carapicuíba, Itapevi e Vargem Grande Paulista. Por isso as informações sobre o que ocorre nessas cidades têm relevância e as notícias devem fluir para toda a região metropolitana. A regionalização acaba por implementar novas necessidades à população, entre as quais, um veículo que lhe instrua e lhe mantenha informada sobre seus direitos, auxiliando para que esses sejam resguardados. Esperamos poder contar sempre com o apoio dos empresários e cidadãos da nossa região, para conseguirmos manter não só a liberdade editorial, mas principalmente a liberdade de imprensa para com nosso público. Obrigado!

Expediente: Jornal Tabloide é um periódico impresso quinzenalmente, publicado pelo GBC - Grupo Brasileiro de Comunicações Ltda. Diretor: Neuri Bechi. Editor de Arte: Fábio Soares Rodrigues (fabiodiagramador2@gmail.com) Tiragem: 15 mil exemplares. Circulação: Osasco, Taboão da Serra, Embu das Artes, Cotia, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi e Vargem Grande Paulista. www.jornaltabloide.com.br Gráfica: Areté Editorial S/A Reclamações e sugestões: redacao@jornaltabloide.com.br / Fone: (11) 2801-1213 O Jornal não se responsabiliza por matérias assinadas, e todos os anúncios aqui publicados são de responsabilidade dos Anunciantes.

TABLOIDE

Para anunciar ligue: (11) 2801 - 1213

anuncie@jornaltabloide.com.br


www.jornaltabloide.com.br

1ª Quinzena de Agosto de 2012

FOCO

++ +

TABLOIDE - Jornalismo Regional

Reportagem especial da semana

Procurador-Geral de Justiça fala sobre a importância do poder de investigação do MP, em palestra no CIEE Márcio Elias Rosa apresentou um panorama sobre as atribuições do Ministério Público, ampliadas com a Constituição de 1988, e as peculiaridades da Instituição na sua tarefa constitucional de fiscal da lei.

Saiba

“Crime do Bar Bodega” O “Crime do Bar Bodega” ocorreu no dia 10 de agosto de 1996, em São Paulo. Durante a madrugada, quatro homens armados ingressaram no estabelecimento, com a finalidade de praticar roubos, e mataram a estudante Adriana Ciola e o dentista José Renato Pousada Tahan. A Polícia apresentou à imprensa, 15 dias após o crime, os primeiros suspeitos - todos negros, pobres e moradores da periferia da cidade. O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da atuação do Promotor de Justiça Eduardo Araújo da Silva, realizou investigações paralelas à polícia, concluindo que homens diferentes aos apresentados pela Polícia foram os autores do crime. Em consequência, os primeiros suspeitos acabaram soltos e os verdadeiros culpados pelo crime foram condenados pela Justiça.

Cloves Ferreira Reportagem Especial O Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, ministrou, em julho, palestra sobre o Poder de Investigação do Ministério Público. O evento foi realizado no teatro do Centro de Integração EmpresaEscola (CIEE), em São Paulo. “A grande característica do MP é a sua independência em relação aos três poderes. O MP serve exclusivamente à sociedade”, disse o Procurador-Geral de Justiça à platéia de estudantes, professores e operadores do Direito. O Procurador-Geral ressaltou que o texto constitucional não reserva exclusividade da prática investigatória às polícias, o que legitima a apuração criminal a outras instituições no Estado. “O Parlamento pode criar Comissões Parlamentares de Inquérito para conduzir investigações. O próprio Judiciário pode realizá-las, portanto, o MP também tem esta atribuição”, afirmou. “A sociedade hoje não se defende sem o Ministério Público. Não se trata de um poder que se impõe, mas que é constituído”. Márcio Fernando Elias Rosa apresentou exemplos de investigações capitaneadas pelo Ministério Público que foram decisivas para o esclarecimento de diversos casos emblemáticos, como o do assassinato do prefeito Celso Daniel, os crimes do médico Roger Abdelmassih, do “Esquadrão da Morte” na década de 70, e o histórico “Caso do Bar Bodega”, no qual o MP, por meio de investigação própria, descobriu os verdadeiros autores do crime, inocentando cidadãos injustamente acusados de assassinato (Leia quadro abaixo). “Também é para proteger o homem da ação do Estado que o MP deve

.03

investigar”, afirmou Márcio Elias Rosa. O Vice-Presidente do Conselho do CIEE e Presidente do Instituto Brasileiro Giovanni Falconi, Walter Maierovitch, falou sobre outras tentativas frustradas de silenciamento do Ministério Público no País, entre elas, o Projeto de Lei que ficou conhecido como “Lei da Mordaça”, que prevê punição aos procuradores e promotores que entrarem com ação contra políticos. O jurista e ex-desembargador do Tribunal de Justiça, que trabalhou com o juiz italiano Giovanni Falconi, citou a importância da atuação do Ministério Público Italiano para o desbaratamento da Máfia na Itália e para o sucesso da Operação Mãos Limpas, deflagrada em Milão, que desvendou casos de corrupção no alto escalão político daquele país. “Caso a PEC 37 seja aprovada, vamos nos enterrar em um grande buraco. Será um grande retrocesso”, afirmou Walter Maierovitch, ao citar o projeto de emenda constitucional que retira do MP o poder de investigação criminal, em tramitação no Congresso Nacional. “O Brasil é o único País no mundo onde se questiona a legitimidade de investigação do Ministério Público”, advertiu. Também prestigiaram o evento a Professora de Direito da PUC-SP, Maria Garcia; o Desembargador Antônio Carlos Malheiros; os Subprocuradores-gerais de Justiça Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior (Relações Externas) e Mágino Alves Barbosa Filho (Gestão); o Diretor-geral do Ministério Público, promotor de Justiça José Carlos Bonilha; e o Procurador de Justiça aposentado Antônio Visconti.

Presidente do STF é a favor do poder de investigação do MP Carlos Ayres Britto, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu o poder de investigação do Ministério Público na sede da entidade em São Paulo. “Quanto mais diversificadas as instâncias de fiscalização e cobrança, melhor. Por isso que reconhecer o poder investigatório do Ministério Público é servir à cidadania, um dos conteúdos mais eminentes desse continente que é a democracia”, disse o ministro, em palestra na sede do MP paulista. A realização de investigação e apurações criminais por promotores e procuradores públicos é atacada principalmente pelas associações de classe das polícias. 4 a 2 é o placar do julgamento do STF sobre o poder de investigação do MP – no caso, a favor do Ministério Público. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Luiz Fux.


www.jornaltabloide.com.br

04.

REGIÃO

1ª Quinzena de Agosto de 2012

TABLOIDE - Jornalismo Regional

Segurança

Clima de insegurança cresce na região e população fica assustada com os recentes índices de criminalidade

Da redação

Apesar da tranqüilidade das autoridades estaduais e municipais, com relação a segurança pública da região, a população tem sentido na pele a sensação de insegurança que a região oeste de SP tem vivido nos últimos anos, se agravando mês a mês. É o que revela os dados oficiais dos órgãos de segurança pública. Algumas cidades como Cotia, os índices oficiais apontam queda em crimes comuns, uma realidade bem diferente da constatada nas ruas, por nossos jornalistas junto à população, que vive acuada e com medo da violência de marginais em suas residências e comércios. O luxuoso bairro da Granja

Viana tem enfrentado uma onda de assaltos semelhantes aos ocorridos em bairros grandes da capital paulista. Os moradores cobram mais efetivos e agilidade da policia, que por sua vez dizem estarem atentas as áreas de maior vulnerabilidade. Mas o que realmente falta para mudar este panorama na região é mais investimento em inteligência de segurança pública, em efetivo policial, e também na compra de novos equipamentos e no treinamento dos novos agentes policiais. Pelo levantamento realizado pelo departamento de jornalismo investigativo do Jornal Tabloide, apenas com os dados oficiais da

Zoonoses reforçam equipes no combate à dengue em Taboão da Serra

Da redação Novos agentes de controle de vetores e zoonoses foram contratados para intensificar o Plano Municipal de Contingência para atendimento a epidemias de dengue na cidade. Os novos agentes foram selecionados por concurso público e tomaram posse em junho. Após o treinamento os agentes fizeram um levantamento de densidade larvária para que seja definido como está o nível de infestação pelo Aedes Aegypti no município. Atualmente o Centro de Controle de Zoonoses conta com 43 profissionais. Esse reforço atende o cumprimento de algumas metas impostas pelo Ministério da Saúde para investimento no Programa Municipal de Combate à Dengue. Entre as metas estão atividades como o casa a casa, uma ação de campo com caráter educativo, que visa orientar o morador a assumir suas responsabilidades no combate ao mosquito. Ainda atendendo a essas exigências a prefeitura ajustou a estrutura física, o uso regular de equipamentos de proteção individual e manutenção de bombas e veículos de campo,

além de adotar estratégias para redução de pendências (casas fechadas e recusas). Os fluxos de notificações de casos suspeitos foram aprimorados com coletas de exames, sendo que quase 80% dos casos de 2012 foram definidos por resultado de sorologia conforme é indicado pelo Programa Nacional de Controle da dengue (PNCD). Ainda dentro desse planejamento está a assistência ao paciente com suspeita de Dengue. Também faz parte do planejamento o recém concluído Plano de Educação em Saúde, que foi elaborado por uma equipe multiprofissional e multisetorial para dar suporte e continuidade às ações de combate a dengue. Em caso de suspeita o paciente recebe toda a assistência necessária para o tratamento. De acordo com a Secretaria de Saúde de Taboão, já foram registrados 156 casos, sendo 73 confirmados, porém 23 são importados de outros municípios e 79 casos foram descartados porque não eram Dengue.

Secretaria Estadual de Segurança Pública na cidade de Cotia, do primeiro semestre do ano passado comparado ao deste ano, constatamos que alguns crimes tiveram um crescimento expressivo. Entre eles o maior crescimento registrado foi para os roubos, que cresceram assustadoramente. No primeiro semestre do ano passado, foram registrados 458 roubos, e neste ano 625, um aumento de quase 40%. Os roubos

Notas Jandira abre inscrições para programa federal Projovem Urbano

Jandira - A Secretaria Municipal da Educação abre até dia 15 de agosto inscrições para o Programa Federal Projovem Urbano. As aulas do Programa já tiveram inicio no último dia 5 de julho, estão sendo ministradas na EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Edison Alves dos Santos. O Projovem Urbano é um programa para jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e, que não tenham concluído o Ensino Fundamental, onde os inscritos receberão aulas de informática, auxílio mensal de R$ 100 e sala de acolhimento para os filhos dos estudantes do programa, crianças que tenham de zero à oito anos. Os interessados poderão se inscrever até o dia 15 de agosto na própria EMEB das 9h às 13h e das 14h às 20h de segunda a sexta. Mais informações na Secretaria da Educação pelos telefones 4789-4956 ou 47072074.

Educação convoca escolas privadas para recadastramento Jandira - A Secretaria Municipal da Educação convoca os proprietários ou responsáveis por unidades educacionais privadas do município para o recadastramento de suas instituições. Os responsáveis deverão comparecer a Secretaria Municipal da Educação, situada a Via expressa Mauri Sebastião Barufi, 171 - Centro, das 8h00 às 18h00 com todos os dados cadastrais da instituição. Mais informações pelos telefones 4707-4956 ou 47072074.

de veículos também cresceram. Já foram roubados este ano mais de 210 carros, sendo que nos seis primeiros meses do ano passado registrou- se cerca de 130, um aumento de mais de 60%. Outro crime que assusta muito, não só a população, mas também as autoridades são os homicídios, que também teve uma alta significativa. No ano passado, cerca de 10 pessoas foram assassinadas no município, fazendo este número saltar para mais de 15, um crescimento de mais de 50%. Os dados também apontam queda com relação a crimes de estupros, Roubo de carga, tentativa de homicídios, lesão corporal e furtos, que tiveram uma boa diminuição, noticia comemorada pelas autoridades locais.

Barueri abre inscrições para o Prêmio de Literatura Esta aberta às inscrições para o IX Prêmio Barueri de Literatura, nas modalidades conto e poesia. O concurso tem como objetivo incentivar e premiar escritores e poetas em suas produções literárias. O concurso é aberto à participação de munícipes de Barueri e moradores de outras cidades, escritores profissionais ou não, nas categorias “autores locais com até 13 anos”, “autores locais maiores de 18 anos”, e autores não residentes em Barueri. Este ano a novidade é nova categoria destinada para autores locais de 14 até 17 anos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de agosto, no Ganha Tempo, nas onze bibliotecas municipais distribuídas pela cidade e no posto de informações localizado no bulevar central. Os vencedores ganharão prêmios em dinheiro e publicação dos contos ou poesias. Mais informações 4199-1600

Barueri abrirá inscrições para curso gratuito de Padaria Artesanal “Curso de Padaria Artesanal oferece oportunidade de reforço na renda familiar” A cidade de Barueri abrirá a partir do dia 1º de agosto inscrições para o curso gratuito de Padaria Artesanal na região do Jardim Esperança. O curso de Padaria Artesanal faz parte do programa “Gera Renda”, que já formou mais de 3.200 pessoas carentes em diversos bairros, e tem como objetivo dar ao barueriense a oportunidade de geração de renda com o trabalho por conta própria, reforçando a renda familiar. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de agosto em dois endereços, na ONG Conhecendo a Família, que fica na Rua Serra do Mar, 88 – Jardim Esperança, e na Secretaria de Governo, que fica na Rua Professor João da Matta e Luz, 84 – Centro da cidade. Mais informações no telefone 4199-2800


www.jornaltabloide.com.br

1ª Quinzena de Agosto de 2012

ENTRETENIMENTO

Olimpíadas na concorrente! Fato histórico: Rede Globo começa exibir imagens da TV Record sobre os jogos olímpicos Da Redação

A emissora da família Marinho preferiu não exibir a logomarca da Record, e sim um texto com: “Imagens cedidas pela TV Record”

A Rede Globo de Televisão exibiu no “Jornal Nacional” imagens da transmissão do jogo entre Brasil e Camarões, que aconteceu no dia 25, e foi exibida exclusivamente pela sua principal concorrente, a Rede Record, detentora dos direitos de transmissão das Olimpíadas. A repercussão foi tanta que os nomes “TV Record” e “Imagens cedidas pela TV Record”, foram os assuntos mais comentados nas redes sociais.

“Tiozinho charmoso” Luan Santana inova ao lançar seu primeiro clipe atuando como protagonista

No último domingo (29) o programa dominical fantástico da Tv Globo, lançou o clipe de Luan Santana, que de forma inovadora investiu em um videoclipe com histórias. Longe dos vídeos gravados nos palcos, com cenas de shows ao vivo, o músico atuou no trabalho feito para “Te Vivo”.

Para a gravação, Luan usou muita maquiagem e ficou irreconhecível na pele de um idoso. Na história, o casal supera barreiras de distância, problemas de saúde e o tempo. A música, que já é para lá de romântica, ganha um toque especial com o vídeo.

.05

TABLOIDE - Jornalismo Regional Horóscopo Aries

21/03-20/04

Áries terá uma semana tranquila, sem acontecimentos muito marcantes. Ainda que se sinta cansado há que manter os seus hábitos, não é uma boa hora para alterar as suas rotinas.

Touro

21/04-20/05

Touro passará por situações em que vai sentir necessidade de crescer mais a nível interior. É um bom período para os que vão iniciar uma formação profissional.

Gêmeos

21/05-20/06

Gêmeos terá uma semana exigente e agitada, tendem a surgir algumas dificuldades e terá de dar sempre uma resposta rápida e acertada. Tenha paciência, no final da semana tudo vai melhorar.

Câncer

21/06-21/07

Câncer terá uma semana calma em que estará muito virado para os seus pensamentos, fará uma avaliação da sua vida, dos seus projetos, dos objetivos que alcançou até agora e dos que desejaria alcançar.

Leão

22/07-22/08

Leão terá uma semana exigente em que terá de ser prudente em relação a algumas situações, pense duas vezes antes de agir ou falar para não sair prejudicado, pois andará ansioso.

Virgem

23/08-22/09

Virgem fará tudo para gerir e até evitar conflitos, mas nem sempre o vai conseguir. Terá de agir com disciplina e fazer uso da sua maturidade para que tudo termine bem.

Libra

23/09-22/10

Libra terá tendência para isolar-se e afastar-se das pessoas de quem gosta, pois sente que precisa de tempo para si. Aproveite esses momentos a sós para por os seus pensamentos em dia

Escorpião 23/10-21/11

Escorpião terá uma semana muito positiva, mas por vezes não vai valorizar os momentos bons, tende a sentir falta de motivação e dinamismo. Mostre uma atitude alegre e confiante.

Sagitário 22/11-21/12

Sagitário terá uma semana com boas evoluções e progressos, vai conseguir dominar todos os setores da sua vida e saberá como agir em todas as situações. Tire algum tempo para tratar de si e melhore a sua imagem.

Capricórnio 22/12-20/01

Capricórnio está passando por um período de boas influências, mas é necessário saber aproveitá-las não se entregando ao passado e a coisas que antes não correram bem.

Aquário

21/01-19/02

Aquário terá uma semana benéfica em que a sua autoconfiança fará com que dê pouca importância às dificuldades e conseguirá valorizar mais os acontecimentos positivos, essa forma de estar perante as situações fará com que se sinta realizado.

Peixes

20/02-20/03

Peixes não vai parar durante esta semana, terá muitas solicitações e por vezes nem saberá por onde começar. O cansaço pode ser o seu obstáculo, mas nada o vai impedir de alcançar os seus objetivos.


06.

www.jornaltabloide.com.br

POLÍTICA

1ª Quinzena de Agosto de 2012

TABLOIDE - Jornalismo Regional

Eleições 2012

Notas

Cidadão tem papel fundamental na fiscalização do processo eleitoral, diz secretário - geral do TSE

Ivan Richard Repórter da Agência Brasil Personagem central do processo eleitoral, o cidadão também deve desempenhar papel decisivo na fiscalização das eleições, segundo o secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o juiz Carlos Henrique

Braga. Segundo ele, apesar de a Justiça Eleitoral estar presente em todo o território nacional, ela não consegue estar ao mesmo tempo nos 5.568 municípios onde serão escolhidos prefeitos, viceprefeitos e vereadores no próximo dia 7 de outubro. Segundo ele, desde o início do processo, o eleitor deve acompanhar os passos dos candidatos e colaborar para a lisura do pleito. “O grande desafio da Justiça Eleitoral é garantir o processo de escolha completamente isento, sem qualquer mácula”, disse. “Então, temos ressaltado a importância do eleitor. Portanto, após deflagrado o processo eleitoral, o eleitor tem como utilizar de mecanismos que possibilitem a fiscalização”, completou Braga. “Se o eleitor vir um cartaz colado em uma árvore, por exemplo, ele já pode acionar a Justiça Eleitoral. Em todos os  sites  da Justiça Eleitoral estamos ressaltando isso, em todos os estados temos os tribunais regionais, em todos os tribunais no estados temos as ouvidorias e os links para as reclamações. No TSE, por exemplo, temos a Central do eleitor no site www.tse.jus.br/eleitor, muito utilizada para essa finalidade”, exemplificou o secretáriogeral do TSE.

Nas eleições municipais, o juiz eleitoral de cada cidade tem papel fundamental na fiscalização do processo. Ele é responsável por receber as denúncias e aplicar as penalidades. A comunicação ou denúncia à Justiça Eleitoral também pode ser feita por e-mail e diretamente ao promotor de Justiça Eleitoral. Além dos canais disponíveis no âmbito da Justiça eleitoral, o cidadão também pode fazer denúncias às polícias Civil e Militar. Os tribunais regionais eleitorais também atuam na fiscalização, como uma espécie de segunda instância. Para facilitar a interação com o eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, por exemplo, desenvolveu um sistema que permite ao eleitor fotografar irregularidades e enviá-las ao órgão para que sejam tomadas as devidas providências. “Neste momento, a fiscalização do eleitor já pode ser nas campanhas”, ressaltou Braga. Como órgão máximo da Justiça Eleitoral, o TSE também fiscaliza todo o processo. Mas nas eleições municipais, cabe ao órgão dar a palavra final aos recursos que chegam à corte. Por isso, o secretário-geral do TSE recomenda aos eleitores que, primeiramente, façam suas eventuais denúncias ao juiz eleitoral ou ao promotor da Justiça Eleitoral para que a respostas ocorram de forma mais célere.

Aceo fortalece o Comércio Exterior na Região Oeste

A Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO) foi palco, no mês de julho, do Fórum de Comércio Exterior Gerra dos Portos: Impactos da Resolução 72. O Encontro é mais uma etapa de consolidação do Comitê de Incentivo ao Comércio Exterior da Região Oeste (Cicero). Empresários exportadores e importadores de todo o Estado de São Paulo puderam debater acerca da Resolução 72, que unifica a alíquota do ICMS em 4% nos portos nacionais e  tirar suas dúvidas com o coordenador do Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos de São Paulo, José Cândido Senna. O encontro contou com apoio do Unifieo, do Ciesp, da Prefeitura de Osasco, do Sebrae/SP, da América Expert, América Assessoria, do Banco do Brasil e MDIC/APEX/PEIEX.

Censurado! Em Cotia, o jornalista do JT, Cloves Ferreira, foi agredido por um agente do Demutran, ao tentar registrar imagens de uma confusão na Estrada do Morro Grande, localizada no bairro Atalaia. O repórter teve que solicitar apoio da PM e registrou boletim de ocorrência por agressão, no DP Central da cidade.


1ª Quinzena de Agosto de 2012

.07

www.jornaltabloide.com.br

ESPORTE

TABLOIDE - Jornalismo Regional

Jogos Olímpicos 2012

No terceiro dia, vitórias no vôlei, vôlei de praia, handebol e no boxe nos Jogos Olímpicos Fábio Massalli Agência Brasil Na ultima segunda-feira (30), o Brasil começou cedo pela disputa das medalhas. Às 5h25 a judoca Rafaela Silva entrou no tatame para lutar contra a húngara Hedvig Karaka na categoria até 57kg, e vencia a luta porém, devido a um golpe ilegal, a brasileira foi desclassificada dos Jogos Olímpicos. Também no judô, Bruno Mendonça perdeu a luta após duas punições por falta de combatividade e foi eliminado na categoria até 73kg. Na natação, Kaio Márcio de Almeida e Leonardo de Deus participaram dos 200 metros borboleta e foram eliminados da prova. Kaio foi o 17º, com tempo de 1 minuto 56 segundos e 99 centésimos e Léo de Deus, ficou em 21°, com 1 minuto 58 segundos e 03 centésimos. Já, Joanna Maranhão, se classificou para as semifinais dos 200 metros medley, porém chegou em último e ficou fora das finais. No vôlei de praia, as duplas femininas e masculinas se saíram bem. Ambos ganharam por 2 sets a 0. Ricardo Santos e Pedro Cunha ganharam dos britânicos GarciaThompson e Grotowski e as Juliana Silva e Larissa Franca derrotaram as alemãs Holtwick e Semmler. Nas quadras, o vôlei feminino do Brasil perdeu das americanas por 3 sets a 1. Com a

vitória da estreia e a derrota desta segundafeira, o Brasil soma dois pontos e ocupa a quarta posição do Grupo B. O próximo jogo será na quinta-feira (2), contra a Coreia do Sul. No boxe, o Brasil terminou o dia com bom resultado. O peso-mosca Julião Neto derrotou Pak Jong Chol, da Coreia do Norte. Já o meio-pesado Yamaguchi Falcão venceu o indiano Sumit Sangwan. Eles voltam ao ringue na sexta-feira (3) para a disputa das oitavas de final. Julião enfrenta Jeyvier Cintron Ocasio, de Porto Rico, e Yamaguchi encara o chinês Fanlong Men. No basquete a seleção feminina perdeu por 69 a 59 para a Rússia e, com dois pontos, ocupa a quarta posição do Grupo B. No handebol feminino, as brasileiras venceram Montenegro por 27 a 25. Foi a segunda vitória do time nas Olimpíadas. O Brasil chegou a quatro pontos, mesma pontuação da Rússia, e ocupa a segunda colocação do grupo A. Na canoagem, a mais nova atleta da delegação brasileira com apenas 16 anos, Ana Sátila foi eliminada na prova classificatória de canoagem slalom K1 1.000m. Ela ficou a pouco mais de um segundo da classificação às semifinais e acabou com a 16ª colocação, com o tempo de 110 segundos e 83 centésimos. Quinze atletas avançaram para as semifinais.

Medalhas no judô e na natação dão ao Brasil 12º lugar nos Jogos Olímpicos

Nádia Franco Agência Brasil Com três medalhas, até o momento, o Brasil está em 12° lugar nos Jogos Olímpicos de Londres. O país abriu o quadro de medalhas sábado (28) com duas medalhas no judô – bronze para Felipe Kitadai e ouro para  Sarah Menezes – e uma de prata na natação, conquistada por Thiago Pereira, na prova de 400m medley. Domingo (29), o Brasil não subiu ao pódio, mas conquistou algumas vitórias. O basquete masculino, que ficou 16 anos sem participar dos Jogos Olímpicos, venceu a Austrália por 75 a 71 e se prepara para o próximo jogo, terça-feira (31), contra a GrãBretanha. No futebol masculino, o Brasil obteve a segunda vitória, de 3 a 1 sobre a Bielorússia. O vôlei masculino estreou com vitória de 3 a 0 sobre a Tunísia. No iatismo, os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada venceram de forma apertada a segunda prova da classe Star e fecharam o dia inicial liderando a categoria. Na primeira rodada do vôlei

Seleção brasileira de basquete vence na estréia dos Jogos de Londres Davi Oliveira Agência Brasil Após 16 anos sem participar de Olimpíadas, a seleção brasileira de basquete estreou nos Jogos de Londres com vitória sobre a

de praia, a dupla feminina Talita e Maria Elisa venceu com tranquilidade as holandesas Meppelink e Van Gestel por 2 sets a 0. No masculino, Alisson e Emanuel precisaram suar muito para derrotar os austríacos Doppler e Horst por 2 a 1. O domingo (29) trouxe também algumas derrotas para a delegação brasileira: a equipe feminina de ginástica foi eliminada das competições. No masculino, Diego Hypolito foi eliminado após uma queda. No tênis, Thomaz Belucci perdeu para o francês Jo-Wilfried Tsonga por 2 sets a 1. No boxe, Myke Carvalho perdeu por 16 a 10 para o americano Errol Spence e Róbson Conceição para o escocês Josh Taylor, por 13 pontos a 9. No judô,   Érika Miranda perdeu na primeira luta contra a sul-coreana Kyung-Ok Kim e Leandro Cunha foi derrotado pelo polonês Pawel Zagrodnik. Na natação, Fabiola Molina não conseguiu ir às semifinais dos 100m costas. E a equipe do revezamento 4x100m ficou em nono na classificação geral, sem vaga na final.

seleção da Austrália. O placar de domingo (29) foi de 75 a 71, mas durante o jogo o Brasil chegou a colocar 13 pontos de diferença. Para o técnico Ruben Magnano, o nervosismo atrapalhou o Brasil. “Foi um momento muito importante do jogo, que não soubemos aproveitar convenientemente. Falei com os jogadores no vestiário, depois da partida, que precisamos ter inteligência emocional. Cometemos muitos erros no final simplesmente porque, emocionalmente, não estávamos bem”, disse o treinador ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

TABLOIDE Para anunciar ligue: (11) 2801 - 1213 anuncie@jornaltabloide.com.br


08.

www.jornaltabloide.com.br

1ÂŞ Quinzena de Agosto de 2012

TABLOIDE - Jornalismo Regional


Jornal Tabloide ed.03/Agosto2012