1 minute read

Ligações telefônicas realizadas entre municípios serão taxadas como chamadas locais

Juatuba e Mateus Leme serão contempladas com incorporação de abrangência dos municípios

Novas áreas locais de telefonia fixa foram definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações e a mudança vai permitir que ligações telefônicas entre os municípios incorporados tenham tarifa local em vez de tarifa de longa distância, já que os usuários dessas localidades não precisam usar DDD em chamadas para municípios da mesma região.

Advertisement

Na revisão atual, foram incorporadas alterações das regiões metropolitanas ou de desenvolvimento integrado, o que beneficia mais de 490 municípios brasileiros. Há, assim, redução de custos para os consumidores, especialmente para aqueles que têm planos tarifados por chamada. No entanto, ainda é necessário usar DDD em chamadas para municípios de outras regiões.

As concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado têm 180 dias para adequarem suas redes. Além disso, devem comunicar e orientar os usuários sobre os benefícios da revisão. Minas Gerais é o Estado brasileiro com mais áreas unificadas: são 774, para 853 municípios. Rio Grande do Sul, que está em segundo lugar, tem 445. São

Paulo é o terceiro colocado, com 421 áreas integradas. Na nova revisão, a mudança contemplou além da grande BH, os municípios de Juatuba, Mateus Leme, Florestal, Igarapé e Itatiaiuçu, que passaram a ter a tarifa de longa distância, reduzida para local. Foram incorporados 13 municípios, com a composição ao todo de 47 cidades. Já a região de Caratinga terá 17 municípios ao incorporar 16 localidades.