7 minute read

Massa ao pomodoro, Parma e gorgonzola

Do programa Estrelas da Rede Globo em que o convidado era o ator Paulo Goulart

Olá, leitores do nosso Jornal Regional. Essa semana, eu trago uma receita que eu aprendi quando eu era chef do programa Estrelas, da Rede Globo, em que o convidado era o ator Paulo Goulart. É uma receita muito prática, deliciosa e leva poucos ingredientes, além de se harmonizar muito bem com vinho tinto.

Advertisement

Eu utilizei a massa parafuso, mas você pode utilizar a de sua preferência ou a que tiver em casa.

Vamos aos ingredientes

400 gramas de massa cozida 600 gramas de molho de tomate 300 gramas de gorgonzola 100 gramas de presunto de Parma 6 dentes de alho Azeite e sal a gosto

Modo de preparo

Refogue os dentes de alho no azeite. Eu gosto deles laminados. Junte o molho de tomate e a massa previamente cozida.

Coloque na travessa de serviço, pique o gorgonzola por cima e adicione tiras do presunto Parma. Leve para o forno por 5 minutos e sirva.

Gente, isso é uma delícia… Aproveitem.

Escreva para a gente contando como ficou sua receita para redacao@jornalregional.rio ou pelo WhatsApp (24) 98857.9872. Sua experiência pode virar uma reportagem

Arnaldo,

Outro dia me lembrei daquele episódio do filho da Nilza. O garoto tinha uns 4 ou 5 anos e tinha ganho da mãe um daqueles carros de metal em que dá pra entrar.

Nilza chegou da rua e o garoto, com um porrete na mão, marretando todo o carro.

A mãe, indignada, mandou o filho parar, quando se deu o seguinte diálogo:

- Meu filho, você está amassando o carro todo!

- Mãe, você me deu esse carro?

- Sim!

- Então ele é meu?

- Sim, meu filho, ele é seu...

- Tá bom...

E continuou a marretar o carrinho. Décadas mais tarde, esse garoto se transformou no genial maestro, mundialmente conhecido, Tom Jobim.

Essa e outras deliciosas histórias, inclusive de sua infância em Miguel Pereira, estão no livro da irmã, Helena Jobim.

Pode isso, Arnaldo!?...

Fatos e flashes da região

A advogada de Paty, Mayra Santana, na Universidade de Coimbra, Portugal, que foi fundada em 1290.

Parabéns!

A mega empresária Fabiana Fiorese completou mais uma volta ao rodor do sol. Parabéns.

Nosso Ivan Alves completou mais um niver. Nosso respeito e admiração.

Tião Rocha, super cirur gião do açougue dos Irmãos Rato, completou mais um niver. Parabéns!

Nossa homenagem ao genial fotógrafo, Marcelo Cateysson, que retrata nossa região com extrema maestria. Na foto, o caminho para Lagoa das Lontras, em Miguel Pereira.

EPISÓDIOS ESPECIAIS DO PASSADO DE MIGUEL PEREIRA – 09

O barão de Mentzingen teve estreita ligação com a fazenda Monte Líbano, no alto de Vera Cruz. Como já vimos em texto anterior, ele dirigiu um grupo de homens para a limpeza da estrada de acesso à propriedade quando da visita do Conde d’Eu à região. Por outro lado, a pedido de Manoel Peixoto de Lacerda Werneck, filho do Barão de Paty e então dono daquelas terras, Mentzingen fez a medição oficial da Monte Líbano, conforme consta da transcrição abaixo (com ortografia e sintaxe de época):

“ATTESTO E FAÇO CERTO Que fui convidado pelo DR. MANOEL

PEIXOTO DE LACERDA WERNECK, proprietário da Fazenda denominada do Monte Líbano, sita na Freguesia de Sant´Anna das Palmeiras, Município de Iguassú, para aviventar os rumos antigos de sua fazenda e medir para levantar a planta da mesma juntamente com o calculo superficial.

Para esse fim fomos ao Marco angular das terras compradas a BENTO ANTONIO MOREIRA DIAS, para o lado do Norte, na linha divisoria das terras que foram compradas ao fallecido DUARTE, deste Marco segui na divisão de 58º 30´ do Quadrante Sudoeste por meio de um cafesal da mesma fazenda, accompanhando depois uma cerca de espinhos na divisa com o Commendador FELÍCIO AUGUSTO DE LACERDA, encontrando depois uma matta virgem, passando sempre por vestigios da medição antiga, chegando-se com 1.500 braças ou 3.300 metros, ao fim da linha a qual estava assignalada com um Marco de pedra bruta.

Deste lugar se seguiu em direção de 31º 30´ Sudoeste, e se mediu a divisa com terras devolutas 586 braças, ou 1.289 metros, aonde estava fincado outro Marco que faz canto das terras de JOSÉ DA ROCHA CHAVES; deste Marco se chegue a uma linha parallela à da primeira 58º 30´ Noroeste, pela divisão do mencionado ROCHA, e se mediu até o canto 1.500 braças, ou 3.300 metros, aonde se tem um Marco de pedra bruta, de cuja pedra se segue na direção de 31º 30´ Noroeste e se mediu até uma cerca de espinhos 66 braças, ou 145, 20 metros, accompanhando esta cerca de espinhos, pelas diversas direcções, conforme mostra a planta junta, se seguindo no fim da mesma cerca, o ribeirão denominado de Prata, até a proximidade do rio Santana, aonde se encontra a linha divisoria dos terrenos

O Barão de Mentzingen e a Fazenda Monte Líbano

EU, PEDRO EVANGELISTA DE CASTRO, TABELLIÃO Subscrevo e assigno em Pubblico e razo.

Em testemunha da verdade (estava o signal pubblico), PEDRO EVANGELISTA DE CASTRO

Nada mais se continha em a Pubblica Forma que me foi apresentada para ser reproduzida em copia legal e authentica, tendo da mesma feito extrahir a presente Pubblica Forma que, depois de conferida e arrestada por Tabellião companheiro, achada em forma, entreguei o original ao portador e esta que subscrevo e assigno nesta cidade do Rio de Janeiro, Capital Federal dos Estados Unidos do Brasil, em 30 de maio de 1920.

EU, ARTHUR CARDOSO DE OLIVEIRA, TABELLIÃO INTERINO, QUE SUBSCREVO E ASSIGNO. (15º TABELLIÃO T. MOREIRA)” pertencentes aos herdeiros do finado VICENTE FERREIRA, cujo rumo corre na direcção de 74º Noroeste, e seguindo este rumo e medindo 816 braças, isto é, 1.795,20 metros, se chegou no canto dos terrenos que são hoje de JOSÉ JOAQUIM DA FONSECA, onde se achou cravado um Marco de pedra bruta. Desse marco segue o rumo antigo da Sesmaria do Padre Werneck, hoje dividindo com o Commendador FELÍCIO AUGUSTO DE LACERDA, e mediu na divisão de 69º Sudoeste, e até encontrar o rumo do princípio da nossa orientação 560 braças ou 1.232 metros.

Formando desta forma a configuração deste terreno uma configuração toda irregular com uma área de 1.163.966 braças quadradas, equivalentes a 563 hectares, mais 30 ares e 96 centiares (m2). E por me ser pedido, passo o presente por mim feito e assignado.

MONTE LÍBANO, 22 DE SETEMBRO DE 1877 GUILHERME DE

MENTZINGEN

Como testemunhas, José Joaquim da Fonseca, A ROGO de D. Margarida Joaquina de Almeida Fonseca; Joaquim Teixeira Portella; José da Rocha Chaves;

Anna de Jesus Rocha; Manoel Vicente Pereira da Silva; Paulina Maria da Silva; Luiz Quirino da Rocha Gomes; Thereza de Jesus Maria Gomes; João Nicoláo Pereira da Silva; Indelvinda Lucinda da Rocha Silva; Pp. Commendador Felício Augusto de Lacerda, Affonso da Costa Braga A ROGO de D. Maria da Piedade Ribeiro de Lacerda.

IGUASSÚ, 23 DE NOVEMBRO DE 1877

Estavam selladas e devidamente utilizadas 2 estampilhas do valor total de 400 réis.

Nada mais se continha e nem declarava do que dou fé, apontado em seus autos de medição e aviventação dos rumos da Fazenda do Monte Líbano, que correu pelo Cartório do Escrivão, JOAQUIM IGNÁCIO BUENO DE FARIA, da VILA DE IGUASSÚ, em que são Supplicantes o Dr. MANOEL PEIXOTO DE LACERDA WERNECK e sua mulher D. EVELINA TEIXEIRA DE MACEDO WERNECK, de cujo apontado EU, TABELLIÃO, fiz pedido da parte extrahir a presente PUBBLICA FORMA que conferi, achei-a em tudo conforme e subscrevo-a e assigno em pubblico e razo, nesta cidade do Rio de Janeiro, Capital Federal da República dos Estados Unidos do Brasil, em 16 de janeiro de 1897.

Inventariada após a morte do Barão de Paty (ocorrida em 22 de novembro de 1861), Monte Líbano, portanto, coube a seu quarto filho, o Dr. Manoel Peixoto, que recebeu terras e mais os bens de raiz com 350 braças (cerca de 770 metros) de testada em quadra. A fazenda, situada numa das faldas mais ensolaradas e férteis das montanhas que circundam Vera Cruz, bem a cavaleiro do rio Santana, foi grande produtora de café na metade do século XIX, mas hoje restam ali apenas os destroços de seu naufrágio. Manoel faleceu em 23 de março de 1898, um ano depois de receber toda a documentação relativa à posse de sua fazenda, deixando viúva Evelina Teixeira de Macedo Werneck e órfãos os filhos Olívia, Sérgio e Francisca.

A propriedade Hoje

Lá pela metade do século XX, um empresário de Miguel Pereira tentou transformar a velha Monte Líbano num Hotel Fazenda, nela alocando inclusive um pequeno cassino, mas tal empreendimento revelou-se um fracasso. Hoje, a propriedade pertence ao espólio da família de Ivo Pontes, de Miguel Pereira.

Na próxima edição: Estradas Pioneiras e a Fazenda São João da Barra – Parte 1

AEducação de Paty do Alferes volta a ser notícia. Esta semana, o prefeito Juninho Bernardes anunciou a construção de mais uma nova escola no município - a unidade educacional vai funcionar na Aldeia de Arcozelo, numa área cedida pela Funarte. A obra, já iniciada, envolve um investimento de R$ 4.587.517,70.

No total, são 1.842,81m² de obra que vão compor um complexo educacional e cultural. O espaço vai ter 10 salas de aula, sala de professores, sala de multimeios, laboratório de robótica, biblioteca, secretaria, dispensa, banheiros, além de sala de dança, música e auditório.

O projeto de Arquitetura apresenta soluções para que seja garantida a segurança do prédio e de seus usuários, bem como preservada a identidade colonial da construção. A obra faz parte do projeto de restauração da Aldeia de Arcozelo, um dos maiores patrimônios culturais e históricos de Paty do Alferes. É fato que o prefeito Juninho Bernardes vem trabalhado intensamente para recuperar este espaço relevante não só para a história do município, mas de todo o país.

Prefeito

“Desde o início de minha gestão, tenho feito diversas reuniões e buscado parcerias para recuperarmos a nossa Aldeia. Ela é palco da primeira insurreição pela liberdade dos escravizados que aqui viviam em 1838, liderada por Manoel Congo e Marianna Crioula, e, depois, se tornou um importante Centro Cultural do nosso estado, fundado por Paschoal Carlos Magno. Este espaço é um dos mais relevantes que conta a história de nossa cidade. No ano passado, foi entregue à população pela Funarte a reforma

This article is from: