
3 minute read
Quem quer dinheiro Quem quer dinheiro Silvio Santos 60 anos de Alegria aos domingos S

ilvio Santos (Senor Abravanel) é, sem dúvida, além de o maior apresentador da televisão brasileira, uma das celebridades mais queridas e consagradas do país. Nascido no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1930, Silvo fez suas primeiras apresentações em público no circo em que trabalhava como animador em São Paulo, além de ter a função de distrair a plateia, que esperava pelos artistas atrasados, ele tinha a missão de colocar o sorriso no rosto das pessoas.
Advertisement
Silvio também começou cedo seu trabalho na televisão. Em 1962, ele apresentou seu primeiro programa, "Vamos Brincar de Forca", na TV Paulista. Daí pra frente, Silvio Santos comandou os mais variados tipos de atrações, tornou-se dono do SBT e bateu recorde em 1993 com o Programa Silvio Santos, como "o programa mais duradouro da televisão brasileira". Conhecido por sua irreverência e criatividade, Silvio Santos interage com o público de forma única - sua marca registrada nesses longos anos de carreira.
De origem humilde, Silvio Santos ergueu um império que reúne emissoras de TV, empresa de cosméticos e hotel. De origem humilde, Silvio Santos ergueu um império que reúne emissoras de TV, empresa de cosméticos e hotel.
Qual brasileiro nunca ouviu falar de Silvio Santos? Um dos rostos mais conhecidos do país, o carismático apresentador é tão popular que já esteve prestes a se candidatar à presidência. A simpatia, no entanto, está longe de ser o único trunfo de um dos homens mais ricos do Brasil. Por trás do sorriso que alegra as tardes de domingo de milhões de brasileiros está um dos mais talentosos empreendedores da história do país, que soube, como poucos, explorar o potencial da economia popular e dos meios de comunicação de massa para criar um império empresarial que vai muito além do SBT.
Filho de dois imigrantes judeus nascidos no antigo Império Otomano (seu pai, Alberto, era de uma região que hoje pertence à Grécia, enquanto sua mãe, Rebecca, era de uma cidade que atualmente fica na Turquia), Senor Abravanel, nome de batismo de Silvio Santos, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.
Filho primogênito de um casal de imigrantes vindo em 1924 para o Brasil: Alberto Abravanel (1897-1976), um imigrante judeu sefardita nascido na cidade de Tessalônica (hoje parte da Grécia), e Rebecca Caro (1907-1989) também judia de origem sefardita nascida na cidade de Esmirna (hoje parte da Turquia).
Ambos os pais eram súditos do Império Otomano. Silvio possui outros cinco irmãos: Beatriz (a mais velha), Perla, Sara (Sarita), Leon (Léo) e Henrique (o mais novo). Seus pais estão sepultados no Cemitério Comunal Israelita do Cajú, Rio de Janeiro.
Senor e o irmão Léo frequentaram, juntos, a Escola Primária Celestino da Silva, na rua do Lavradio, perto de onde moravam (nessa época haviam mudado para a rua Gomes Freire). Terminado o primário, estudaram na Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado, onde Senor se formou em técnico em contabilidade. O primeiro tipo de produto que começou a comercializar foi capa para título de eleitor (o Brasil entrava numa fase de redemocratização após a ditadura do Estado Novo).
No dia 22 de outubro de 1975, o presidente Ernesto Geisel assinou o decreto 76.488, outorgando a Silvio Santos o canal 11 do Rio de Janeiro. Silvio passou a transmitir seus programas simultaneamente na Tupi e na TVS (TV Studios). Depois da falência da Rede Tupi, em 1980, o Programa Silvio Santos, em São Paulo, foi transferido para a TV Record. Durante a década de 80, Silvio chegou a ser dono de 50% da emissora do empresário Paulo Machado de Carvalho. Todavia, Silvio planejava ter uma rede nacional de televisão, produzir uma programação completa e usar o canal para seus sorteios e promoções.
Em 1981, através de um lobby com a primeira-dama Dulce Figueiredo, com quem tinha longas conversas por telefone, Silvio Santos obteve a licença para operar o canal 4 de São Paulo, que se tornou a TVS da capital paulista. Leia mais na página 4 www.rossileiloes.com.br

Expediente
Jornal Primeiro Lance é editado pela Agência de Notícias Igaratá

Av. José Prianti Sobrinho, 705 - CEP: 12.350-000 - São Paulo jornalprimeirolance@gmail.com - redacaobirojpl@gmail.com passoscamargos@gmail.com www.jornalprimeirolance.com.br


: (0xx11) 95424-0821 - 98373-3020

DIRETOR RESPONSÁVEL E REPORTAGEM: Mauro Candido Camargos
DIREÇÃO EXECUTIVA: Vanilda Candido da Silva
EDITOR : Passos Camargos
Jornalista Responsável: Terezinha F. dos Santos - MTB 25816/SP
Diretor Jurídico: Dr. Jorgiano Nogueira - OAB/SP n.º 50.326
Consultor : Joaquim De’Carli de Paula
O JPL também utiliza os serviços da agência Brasil, de Brasília/DF. As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião deste jornal. As artes finais dos anúncios e editais de divulgação publicados nas edições do jornal são de responsabilidade dos anunciantes. Circulação: Internacional

