5 minute read

Polícia Militar reforça seu efetivo com 544 novos soldados já aptos a missões de patrulhamento

Agentes estão habilitados para atuar nos programas de proximidade Patrulha Escolar e Bairro Presente

Em uma semana, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro reforçou seu efetivo com 544 novos soldados, já aptos a exercer o policiamento preventivo e ostensivo em todo o território estadual. Na manhã desta sexta-feira (17/3), foi realizada a cerimônia de formatura de 230 policiais no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Na sexta-feira passada, foram formados outros 314 novos policiais. Durante a solenidade de formatura desta sexta-feira, o vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, reiterou a importância do ingresso dos novos soldados na corporação. - É um contexto complexo que nos exige a segurança pública em um estado desafiador como o Rio de Janeiro. Reconhecer a importância e o esforço de cada soldado que se forma aqui hoje é fundamental. Não vamos economizar recursos, dedicação e trabalho para que a posição de melhor polícia do Brasil se mantenha e cresça a cada dia - discursou Pampolha, que representou o governador Cláudio Castro na cerimônia. O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, lembrou que a cerimônia de formatura concluiu um ciclo de recomposição do efetivo da Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciado há quase dez anos, referindo-se à última turma regular do concurso de 2014. Depois de parabenizar a gestão do governador Cláudio Castro por ter recolocado o Rio de Janeiro no caminho do desenvolvimento econômico e social, o coro- nel Henrique enfatizou os investimentos na área de segurança, citando o exemplo do Cfap: - O nosso Cfap passou por obras de recuperação e, hoje, está em condições de receber quatro novas turmas ao mesmo tempo, um total de 1.760 alunos. E estamos construindo uma nova companhia para ampliar ainda mais essa capacidade - disse o oficial, lembrando a realização de um novo concurso, este ano, para selecionar mais dois mil candidatos.

Advertisement

Além da formação teórica e prática oferecida pelos instrutores do Cfap, os novos policiais dessas duas turmas já estarão habilitados para atuar em dois programas específicos da corporação de polícia de proximidade: Patrulha Escolar e Bairro Presente.

Também fizeram parte da grade curricular das duas turmas noções básicas sobre a Lei Maria da Penha, uma forma de preparar os novos policiais para atuar no enfrentamento de casos de violência contra mulher, hoje uma das maiores demandas recebidas pelo Serviço 190.

Paraty ganha equipe da Patrulha Maria da Penha

Após a formatura, foi realizada a cerimônia de entrega de quatro novas viaturas - picapes Ford Ranger blindadas e com tração nas quatro rodas - ao programa Patrulha Maria da Penha Guardiões da Vida (PMP-GV). Uma das viaturas vai operar na 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, localizada em Paraty, na Costa Verde, que acaba de ganhar uma equipe especializada do programa preventivo de enfrentamento à violência contra mulher.

A partir de agora, o programa Patrulha Maria da Penha passa a contar com 46 equipes especializadas, atuando em todo o território estadual. Com o novo núcleo do programa na 2ª CIPM, para o atendimento às mulheres de Paraty, a Patrulha Maria da Penha do 33º BPM (Angra dos Reis) terá melhores condições de atender as demandas nos municípios de Angra e Mangaratiba.

Desde que foi lançado, há pouco mais de três anos e meio, o programa Patrulha Maria da Penha já realizou 160 mil atendimentos a mulheres em situação de violência, principalmente em ações de acompanhamento das medidas protetivas.

Feminicidio

Advogado mata ex-mulher a tiros em garagem no litoral de SP e depois tira a própria vida

Polícia encontrou dois celulares e um revólver calibre 38, usado no momento do crime

APolícia Civil investiga a morte de uma mulher, de 27 anos, identificada como Michelli Stefani do Nascimento, ocorrida na noite de terça-feira (14), na rua Alexandre Martins, em Santos. Logo depois, o autor do crime, o advogado e ex-companheiro da vítima, Vicente Nogueira Gumbis de Souza, de 48 anos, deu um tiro na própria boca e morreu no local. Policiais militares foram acionados e encontraram a mulher ferida dentro de um carro e o homem caído no chão, em um estacionamento.

A arma do crime, um revólver calibre 38, e dois celulares foram apreendidos.

Imagens do circuito interno do prédio mostraram a chegada da vítima ao estacionamento do edifício, parando o carro e retirando duas malas do porta-malas de seu carro, enquanto Vicente já a aguardava no local. Minutos antes de ela estacionar, o advogado aparece andando de um lado para o outro. Após a vítima colocar as duas malas no chão e entrar novamente no carro dela, o advogado foi até o lado do motorista e atirou duas vezes contra a vítima. Posteriormente, ele colocou a arma na direção de sua boca, apertou o gatilho e caiu ao lado da ex-companheira. O caso foi registrado como feminicídio e suicídio pela Delegacia de Defesa da Mulher - DDM de Santos que solicitou perícia parao local e exames de IML.

PF prende homem por fraude no auxílio emergencial e encontra mais de R$300 mil escondidos

Investigação apontou que dinheiro era retirado das contas das vítimas que deveriam receber o benefício social

Elijonas Maia

A Polícia Federal prendeu na cidade de Bacabal, no Maranhão, um homem suspeito de fraudar o auxílio emergencial e encontrou em sua casa cerca de R$ 300 mil em sacolas plásticas.

As investigações apontam que o dinheiro é ilícito e não declarado. A prisão é preventiva e sem tempo determinado.

A PF também apreendeu documentos falsos e equipamentos utilizados para falsificação, munições e pássaros da fauna silvestre, mantidos no local sem autorização.

Foram decretadas ainda medidas de sequestro de bens, como imóveis, e bloqueio judicial de contas do investigado para ressarcimento do prejuízo aos cofres públicos.

A investigação apontou que os valores dos benefícios eram retirados das contas das vítimas e destinados ao pagamento de boletos bancários em nome do investigado.

Polícia Federal

O nome da operação, “Baluarte”, faz referência à residência do investigado, que chamava atenção por ser protegida por modernas câmeras de vigilância, em uma espécie de “fortaleza”.

O Auxílio Emergencial foi um benefício financeiro criado pelo Governo Federal durante a gestão de Jair Bolsonaro para garantir renda mínima aos brasileiros em situação vulnerável durante a pandemia da Covid-19.

Um homem identificado como João Lucas

Mota Dias, de 24 anos, foi preso na tarde desta quinta-feira (16), no bairro de Jardim Palmeiras, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Ele é suspeito de agredir a namorada, fraturando o pé e o braço da vítima.

A jovem compareceu na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Iguaçu com os membros imobilizados e precisou de ajuda para se locomover. Aos policiais, ela relatou que sofreu as agressões durante uma briga com o namorado. Após desconfiar de uma traição, a vítima confrontou o rapaz, que negou. Nervosa, ela quebrou o celular dele. João Lucas, então, disse que iria “quebrar tudo em casa”. A moça correu para impedi-lo, mas recebeu um chute nas pernas.

Ao cair no chão, ela fraturou o pé e o braço. Mesmo com os pedidos de socorro, o suspeito deixou o local afirmando que não acreditava nos ferimentos da namorada.

Uma amiga da vítima chegou na casa e prestou socorro à moça. Ela foi encaminhada a um hospital da região, onde foi medicada. Após a alta hospitalar, ela se encaminhou à Deam de Nova Iguaçu para registrar a ocorrência.

Após a denúncia, os policiais encontraram João Lucas em um estabelecimento comercial no bairro de Jardim Palmares. Ele foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Grupo Entre Elas de volta ao

Renascença Clube

O sucesso foi tanto que o Grupo Entre Elas retorna ao palco do Renascença Clube, neste domingo, 19/03. O show de abertura está marcado para 15h, com o Samba do Xoxó.

O Entre Elas existe há 17 anos e foi fundado em Florianópolis/SC, se tornando conhecido no Brasil inteiro pelas rodas de samba que viraram sucesso na internet. A consagração veio no audiovisual gravado no Cacique de Ramos, onde as meninas receberam as bênçãos do Bira Presidente. Hoje, elas ultrapassam a marca de 10 milhões de visualizações nesse audiovisual.

Vale conferir o talento de Gi Guedes (voz principal e tantã), Manoela Pires (violão e voz), Jéssica Antunes (cavaquinho e voz) e Juh Percussão (percussão e voz).

This article is from: