
2 minute read
RIO DE JANEIRO Governo do Estado apoia primeiro ensaio técnico das escolas de samba do Grupo Mirim
Evento, realizado no domingo na Sapucaí, coroou a primeira-dama, Analine Castro, como embaixadora da Liga Mirim, e a secretária de Cultura, Danielle Barros, madrinha
Apassarela da Marquês de Sapucaí abriu alas, pela primeira vez em quase 40 anos, para o ensaio técnico das escolas de samba do Grupo Mirim do Rio de Janeiro. Ao todo, 16 agremiações com cerca de 45 crianças fizeram bonito na avenida e abriram passagem para os desfiles da Portela e Salgueiro, que aconteceram logo em seguida. O evento conta com apoio do governo estadual e, durante as apresentações dos pequenos foliões, a primeira-dama do Estado, Analine Castro, foi nomeada embaixadora da Liga Mirim, enquanto a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, recebeu o título de madrinha.
Advertisement
- É uma grande honra para mim ser embaixadora de uma Liga tão importante como a Mirim. É nela que o futuro começa e podemos ver a continuidade das nossas tradições culturais, por meio do samba. Quantos talentos não começaram ou são revelados nas escolas mirins? Com a participação nas escolas, essas crianças desde cedo geram o sentimento de pertencimento ao local onde que vivem, defendendo a bandeira das suas agremiações - pontuou a primeira-dama e nova embaixadora da Liga Mirim, Analine Castro. O evento inédito contou com o reforço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que auxiliou com a logística e transporte dos pequenos foliões, e foi promovido pela Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro (Aesm-Rio). Na avenida, as apresentações tiveram direito até a corte do Carnaval mirim, formada por Rei Momo,
Rainha e Princesas da folia infantil.
- Nossa gestão é pautada na democratização da cultura e na garantia de acesso a experiências novas para quem mais precisa. Poder auxiliar a Liga Mirim a realizar o inédito ensaio técnico de carnaval aqui na avenida é uma grande alegria e a certeza de que estamos no caminho certo. Me sinto honrada por ter sido escolhida como madrinha - destacou a secretária Danielle Barros.
O presidente da Aesm-Rio, Edson Marinho, agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio e destacou que o Carnaval é uma ferramenta de inclusão para as crianças.
- Para nós esse dia vai ficar na história. O sorriso estampado no rosto de cada criança mostra que consegui- mos atingir o nosso objetivo. Agradeço ao Governo do Estado pelo suporte para que a gente pudesse realizar esse ensaio. Usamos o Carnaval como uma ferramenta de inclusão e para dar dignidade às nossas crianças, que são a maioria de comunidades. Daqui saem muitos talentos. Para se ter ideia, 70 a 80% dos ritmistas que tocam em escolas de samba vieram da mirim - disse Marinho.
Crianças dão show na Sapucaí
As 16 agremiações deram um show de samba no pé e gingado e levaram seus casais de mestre-sala e porta-bandeira, passistas e ritmistas. Enquanto os desfiles aconteciam, o público nas arquibancadas pôde re- lembrar sambas-enredos que marcaram época no Carnaval carioca, pelas vozes de intérpretes mirins. Apesar da pouca idade, para a Rainha da corte do Carnaval Mirim, Ana Gabriela Teixeira, de 10 anos, o nervosismo para desfilar já virou um desafio vencido.
- Não estou com frio na barriga hoje, pois já acostumei. Sambo desde os 2 anos de idade e meu sonho é continuar sambando e estudando. Nunca mais pretendo parar de sambar - comemorou a Rainha do Carnaval Mirim, Ana Gabriela Teixeira. O desfile oficial das escolas de samba mirins acontece no dia 21 de fevereiro de 2023, com entrada gratuita nos setores das arquibancadas do Sambódromo.