3 minute read

Encenação da Paixão de Cristo mobiliza a Paróquia Nossa Senhora das Dores

O Grupo Teatral Arte de Viver (GTAV), da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Taipas, Setor Jaraguá, realizou na noite da Sexta-feira Santa, 7, a encenação da Paixão de Cristo. A produção envolveu mais de 60 pessoas, entre atores, convidados do Grupo Gattu de teatro, membros da comunidade, dançarinos e capoeiristas.

Realizada pela 26a vez, a encenação já se tornou um marco na Região Brasilândia. O ator Clayton Lima, integrante do

Advertisement

GTAV há mais de 20 anos e que interpretou Jesus Cristo, diz que é uma responsabilidade muito grande participar a cada ano. Dom Carlos Silva, OFMCap., esteve no evento, assim como os Padres Walter Merlugo, Administrador Paroquial, e Pedro Ricardo Pieroni, Vigário Paroquial. Na abertura, eles abençoaram a todos. Após a apresentação, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia reforçou a mensagem da Páscoa: “Esta belíssima peça nos faz refletir a vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo por meio da arte. Leva-nos a crer na esperança que Jesus traz para continuarmos a caminhada”, Por fim, Dom Carlos pediu que todos continuem acreditando na vida e voltou a abençoar as pessoas: “A esperança sempre é maior que a dor, não importa o que passemos, a esperança sempre irá vencer”.

Em missa presidida pelo Padre Rafael de Araújo Nolli, Administrador Paroquial, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Souza, celebraram o Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, 9, e renderam graças pelos 53 anos de evangelização da Capela Cristo Ressuscitado. Na homilia, o Sacerdote exortou os fiéis a proclamarem e serem testemunhas da Ressurreição de Cristo. Destacou ainda a importância da Capela, que desde 1970 ajuda a promover o Reino de Deus no bairro. “Sejam anunciadores da Boa-Nova do Ressuscitado em todo o tempo. Coragem!”, motivou. Ao final da missa, foi distribuído o tradicional bolo da Páscoa. (por Priscila Araújo)

Mais de 200 pessoas participaram na Sexta-feira Santa, 7, nas ruas próximas à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Zatt, da procissão com o Senhor Morto, recordando Sua dor e a de sua Mãe. O Cônego José Renato Ferreira, Pároco, conduziu a procissão, reforçando atitudes como amor, justiça e fé.

(por Priscila Rocha)

Atenta ao lema da Campanha da Fraternidade 2023 – “Dai-lhes vós mesmos de comer” - a Paróquia Santos Apóstolos realizou no Domingo de Páscoa, 9, um almoço para os irmãos de rua. Durante a Quaresma, o Padre Sílvio Oliveira, Pároco, motivou os paroquianos a doar um pouco do seu almoço, feito em suas casas, para que os irmãos, nesse Domingo de Páscoa, pudessem comer o tempero diferente de cada um, feito com amor. Os irmãos de rua tomaram café, cortaram os cabelos, fizeram a barba, se banharam, puderam vestir roupas limpas e almoçar bem. (por Pascom paroquial)

Aconteceu na Sexta-feira Santa, 7, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, realizada pelos grupos de jovens da comunidade paroquial, Jovens Unidos Pelo Amor de Cristo (Jupac) e Jovens Renovados em Cristo (Jorc). “A arte sempre foi para nós um meio de evangelização. A dança, o teatro, a música e tantas outras manifestações artísticas sempre devem ser usadas para levar os outros a conhecer Jesus. A encenação da Paixão de Cristo deste ano foi mais uma oportunidade de levar o público a viver e meditar os mistérios do sacrifício de Jesus de maneira mais profunda e tangível”, explicou Luiz Henrique Aguiar, um dos coordenadores do Jupac.

(por Eva Nascimento)

As celebrações do Tríduo Pascal na Área Pastoral São Domingos, que pertence à Paróquia Santa Cristina, Setor Cursino, foram presididas por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, que participou, também, da via-sacra pelas ruas do bairro, com a encenação da Paixão. Concelebrou o Padre Rodrigo Felipe da Silva, Pároco, com a assistência do Diácono Orlando Luciano da Silva e a participação do seminarista Leonardo de Oliveira, dos agentes de pastoral e dos fiéis. (por Karen Eufrosino)

Na Sexta-feira Santa, 7, a Paróquia Santa Cândida, Setor Ipiranga, realizou, pela primeira vez, a encenação da Paixão de Cristo. Conduzida pelo Padre Anderson Marçal, Pároco, a atividade permitiu à comunidade paroquial meditar nas sete frases de Jesus na cruz e refletir mais profundamente sobre o mistério pascal. (por Tatianna Porto)

Na Sexta-feira Santa, 7, movimentos populares e entidades sociais estiveram reunidos com a Pastoral da Moradia para celebrar a via-sacra pelas ruas do Jardim São Savério. Com início na Comunidade Nossa Senhora da Moradia, cada estação retratou um sofrimento vivido pelo povo. Uma das estações foi em frente à casa de uma família em que 11 membros perderam a vida nos recentes desastres do Litoral Norte paulista. O encerramento da atividade se deu no Projeto Dandara, um mutirão que atende cerca de 60 famílias. (por Solange Cervera)

A Comunidade Nossa Senhora da Guadalupe, na Chácara Klabin, celebrou seu primeiro Tríduo Pascal. Moradores das imediações do terreno em que está instalada uma tenda e onde será construída a futura Paróquia têm participado das celebrações e da vida comunitária. O Frei José Maria Mohomed Junior, Coordenador de Pastoral regional e responsável pela articulação da nova comunidade, tem envolvido os futuros paroquianos nas atividades, o que já permitiu formar um conselho de obras e equipes de finanças e de acolhida. (por Karen Eufrosino)

Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, presidiu no domingo, 9, a missa solene da Páscoa da Ressurreição do Senhor na Comunidade Nossa Senhora da Moradia, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Mãe de Jesus, Setor Cursino. (por Karen Eufronsino)