4 minute read

Uma geração desperdiçada

A BBC News Brasil publicou uma matéria explicando um novo fenômeno em que a geração atual está demonstrando um QI (Quociente de inteligência) mais baixo do que a anterior. Conhecidos como "nativos digitais", esses são os primeiros filhos com QI inferior aos pais e estão sendo registrados em diversos países ao redor do mundo, incluindo Noruega, Dinamarca, Finlândia, Holanda, França, etc. De acordo o neurocientista francês Michel Desmurget, o QI diminui proporcionalmente ao uso da TV e videogame. Os testes de QI têm apontado que as novas gerações são menos inteligentes que as anteriores, mas ainda não há uma comprovação do porquê isso está acontecendo. Desmurget diz que a poluição e exposição a telas podem ser fatores muito influentes atualmente. A saúde, concentração e memória, que contribuem para um QI mais alto, podem ser facilmente prejudicadas por pesticidas inalados no ar e perturbação do sono, respectivamente. (fonte: https:// mundoconectado.com.br/noticias/v/16093/pela-primeiravez-na-historia-nova-geracao-tem-qi-mais-baixo-que-antecessores)

Amigo leitor, de fato nós pais estamos desperdiçando uma geração toda. Na história da humanidade, nunca uma geração teve o desenvolvimento inferior a geração antecessora, mas infelizmente está acontecendo. As crianças maratonam séries mas não leem mais, não rabiscam mais no papel, não fazem bonequinhos de argila, não se penduram em cipó, não soltam pipa, não criam arapucas, não batem pregos, não projetam carrinhos de pau nem bonecas de palha. Não faz muito tempo, nossas mães brigavam para virmos para dentro de casa, hoje a gente briga para as crianças saírem de dentro de casa. Escravizados pela informação fácil, não precisam mais pensar, buscar soluções, não precisam mais raciocinar. Convivendo com as crianças jovens, eu humilde colunista, percebo um vocabulário limitadíssimo, desconhecimento da linguagem pátria que gera a incapacidade de redigir um texto corretamente ou interpretar o que em algum venha escrito.

Advertisement

Nós estamos testemunhando o aparecimento de uma geração com distúrbios na concentração, aprendizagem e impulsividade, não sabem lidar com sentimentos de frustração porque não convive com pessoas pois fecha-se em mundo fantasioso onde tudo parece fácil, além do sedentarismo que pode afetar a maturação cerebral. Este texto não é uma condenação a tecnologia, aliás, ao extremo oposto, a tecnologia nos gera conforto e possibilidades até ontem inimagináveis, mas, nós humanos, precisamos compreender que o comodismo seja físico ou mental, leva a prevalência de uma regra da evolução das espécies: O que não usamos, atrofia!

O vereador Alex Padilha, de Fazenda Rio Grande, apresentou nesta semana, projeto sugerindo a prefeitura, construção de portal em uma das entradas da cidade. Excelente sugestão do nobre edil, mas vale lembrar, que lá atrás, o vereador Claudinei Messias Lebedieff, o Homem do Chapéu apresentou algo parecido, mas não prosperou.

Apesar da importância de um portal, a empresa que administra o pedágio na BR-116, que corta Fazenda Rio Grande, segundo consta, nunca deu resposta positiva para um pórtico na cidade fazendense. Pelo menos, o Foca não tem conhecimento neste sentido. Importante salientar, que a Autopista Planalto Sul é quem autoriza construção de portais nas cidades.

A propósito. Por onde anda o vereador Homem do Chapéu? Tem loja de materiais de construção no Bairro Eucaliptos!

Qualquer projeto apresentado por vereador, passa por algumas comissões antes de ir a plenário para deliberação e votação. Sendo assim, chega para debate com várias informações. Só discutir e bater o martelo. Porém, em alguns legislativos, quando o documento chega para votação, o autor pede a retirada para melhor análise. O Foca fica P da vida com isso. Fica o registro para os devidos fins.

Em Fazenda Rio Grande, o plenário aprovou a admissibilidade de denúncia envolvendo o vereador Alex Padilha, acusado de postar imagens nada convencionais em redes sociais. Agora, uma comissão irá investigar alguns fatos. Dependendo do andar da carruagem, o vereador, pode ser cassado.

Em discurso na Tribuna, que demorou cerca de 40 segundos, Alex disse que aprovou a criação da Comissão, pois terá a oportunidade de mostrar sua inocência. O espaço está aberto ao vereador, para suas explanações.

Após quase dois anos travado, projeto que libera o funcionamento da Adimax, em Mandirituba, foi finalmente desossado. Por 7 votos favoráveis, vereadores deram o sinal verde para que a empresa de ração animal passe a produzir. O vereador Gima se absteve de votar e Fernando Teixeira, com problemas pessoais, não esteve na sessão.

A Adimax, deve gerar perto de 200 empregos, atendendo moradores de Mandirituba. O espaço físico da empresa já foi levantado em área junto ao Parque de Rodeios. Os moradores da city, que procuram emprego, agradecem a aprovação do projeto, que estava em avaliação desde meados de 2021.

"Quem for contra o projeto é contra o povo". Da vereadora Edina da Rocha, sobre instalação da Adimax

Mais de 200 prefeitos de todo o Estado participaram da Assembleia de eleição da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) na segundafeira (20). O eleito, o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Aparecido dos Santos. O prefeito de Agudos do Sul, J esse Zoellner é o único da região na diretoria. Integra o Conselho Fiscal!

Em Agudos do Sul, o vereador Monsa (com S), apresentou Projeto de Resolução, com a intenção de levar sessões itinerantes do Legislativo para as comunidades. O edil entende que levar as reuniões para várias regiões do município, aproxima a população dos vereadores. Boa Monsa!

Se discute na esfera estadual, o pedágio em estradas do Paraná. O governador Ratinho Junior quer a menor tarifa e os usuários concordam com isso. Mas, o questionamento que se faz é em torno dos aumentos anuais. De nada adianta definir um valor baixo e, a cada ano, o reajuste ficar salgado. Caso isso aconteça, logo voltaremos a ter um pedágio caro nas rodovias do Paraná. Bela observação do Foca.

Próximo feriado, dia 7 de abril: Finados! A todos e todas, um ótimo final de semana!

CNPJ:

36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora

Travessa Manacá, 85 Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

DIRETOR DE JORNALISMO

Pedro E. Silva

TELEFONES 41 3797-7304 (41) 99679-6053

COLABORADORES Márcio Camargo

Aleks Tizon

Wallysson Silva

Priscila Silva

Luiz Augusto

Clara Bonvechio

Marcello Kaique

DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva (41) 996796053

DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br

IMPRESSÃO Press Aternativa

TIRAGEM DESTA EDIÇÃO 7.000 Exemplares

CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba

As matérias assinadas, bem como mensagens publicitárias, não expressam necessariamente a opinião do jornal.

This article is from: