Bem uma coisa ou bem outra
Chega a época de campanha , aparecem os velhos candidatos das falácias achando ou que o povo é idiota, ou será que na concepção deles, eles tem certeza disso? Quem não viu o vídeo onde Geraldo Alckmin discursou afirmando que o Lula "após quebrar o Brasil, agora quer voltar à cena do crime," e de repente, assim como em um milagre, ou acometido por galopante Alzheimer, aparece o Alckmin na chapa candidato como vice do cara que quebrou o Brasil, e agora juntos pretendem voltar a cena do crime.
Amigo leitor e eleitor, nesta semana vi uma imagem de um socialista convicto, o tal Freixo, carioca da gema, dentro de uma igreja pedindo ajuda de Deus para a campanha. Tudo bem, acredito de forma veemente na capacidade humana de se redimir e no poder Divino do perdão e de salvar os pecadores, mas...(como sempre diz a grande rede global de TV), poxa, a doutrina política que ele prega, defende por exemplo o aborto, e que cristão defende o aborto? Sinceramente acho que Deus é muito bacana, mas não imagino Ele como uma divindade hipócrita a tal ponto de ajudar quem prega a destruição da Sua criação. Aborto legal é outro papo, já está na lei brasileira, aliás, esta semana participei de um fórum, e experimentei falar o que aprendi na faculdade, onde a professora nos falou que aborto é questão de saúde pública, o pessoal da saúde gargalhou, me disseram que é mais barato e eficiente a distribuição de contraceptivos e as cartilhas de orientação sexual, que ainda previnem DST's , do que o Estado ficar bancando cirurgias para remediar consequências de sexo irresponsável. Em 17 de abril de 2016 o Freixo mesmo falou na sua mídia social: "Incrível como Deus é citado nos piores discursos. Parece a busca do perdão antecipada. Jesus! Credo! Quanta hipocrisia!" Dois corpos não cabem no mesmo espaço, mas é puro comportamento "alckimiano" em busca de poder, fala mal depois abraça!
Cada um defende o que quer, acredita no que quiser e em quem quiser, ou mesmo tenho minhas convicções políticas, mas não só nestas eleições, bem como todas as que virão pela frente, tome algum cuidado para não assinar seu atestado de jumento, pois ´exatamente o que este tipo de político espera de você para depois poder montar no seu lombo!
Candidatos à Presidência da República, aos governos dos estados e aos cargos de senador, deputado federal, estadual e distrital, desde a terça-feira, dia 16, buscam conquistar votos nas eleições deste ano. A propaganda foi liberada. Nas redes sociais, centenas, milhares vem postando "posts", anunciando suas candidaturas.
O Foca, observa que nos "stories" já viu muitos candidatos de Fazenda Rio Grande anunciando suas candidaturas. E, olha que são muitos. Resta saber em quem o eleitor vai votar. Se nos candidatos locais ou nos de fora. A federal, são 3 a 4 candidatas.
E ainda, segundo o Foca, grande parte dos candidatos, ao menos em suas redes sociais, anunciam suas candidaturas, sem, no entanto, citar quem apoia para presidente, governador e Senado. Será que vão fazer campanha solo?
Pela legislação eleitoral, desde a terça-feira, os candidatos estão autorizados a fazer caminhadas, carreatas com carro de som e distribuir material de campanha até as 22h. A campanha vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno. Dia 26 começa no rádio e TV, a propaganda gratuita.
Em uma cidade da região, prefeito e vereadores não se entendem. A edilidade já tentou dar rasteira no Chefe do Executivo, sem êxito. A última informação, de cocheira, é que o alcaide bloqueou os vereadores oposicionistas. Se a moda pega, hein!
Em Araucária, os cadeirantes recebem atenção especial no trânsito. Em cada sinaleiro, tem uma sinalização ao chão, onde aparece as cores verde, amarelo e vermelho. Não precisam (cadeirantes) olhar para o alto e, sim para o chão, para saber o momento que podem atravessar a rua. Bela iniciativa do prefeito Hissam.
Não é a toa que Hissam, em pesquisas junto aos moradores, aparece com mais de 90 por cento de aprovação pela população. O seu mandato é
diferenciado. Sai fazer visitas, aos finais de semana, de bicicleta. Popularidade de Hissam bate recorde e chega a 94%, aponta levantamento recente.
Dia desses, este Semanário informou o número de eleitores em cidades da região. Em Fazenda Rio Grande, segundo o TSE, são 83.645 votantes. Só? Mas, os políticos da "city" afirmam que o município tem perto de 150 mil moradores. Por este número, deveriam ser mais eleitores. Certo?
Mas onde estão os demais? Fácil responder. Acontece que, nos últimos anos, moradores de diversas regiões do Paraná e, mesmo de outros Estados, aportaram na Fazenda Capocu. Só que, a maioria, não transferiu seus títulos para o município.
De muitos anos, muito se fala em fazer uma ampla divulgação, por meio de "outdoors", jornais, rádios, internet, chamando os novos moradores a transferirem domicilio eleitoral para cá (leia-se Fazenda Rio Grande). O Foca pergunta o motivo deste chamamento ainda não ter iniciado. Quem sabe, isso possa acontecer, né senhores vereadores. Quem tal um projeto ou coisa parecida neste sentido.
Agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relatam dificuldade para coletar informações para o Censo 2022 no município. Desde 1º de agosto, quando os trabalhos nas casas começaram, alguns não conseguem obter informações básicas, como sexo dos entrevistados. É uma pergunta que precisa da resposta, por mais que ela seja óbvia.
Os responsáveis, pela contagem da população fazem um apelo, para que recebam os agentes e passem as informações perguntadas.
Contagem regressiva: Faltam 44 dias para a eleição de 2 de outubro. Vote em candidatos comprometidos com o seu município. Boa semana leitores!
CNPJ: 36.445.706\0001-04
O Repórter Gráfica e Editora
Travessa Manacá, 85
Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br
DIRETOR DE JORNALISMO Pedro E. Silva
TELEFONES 41 3797-7304 (41) 99679-6053
COLABORADORES
Márcio Camargo
Aleks Tizon
Wallysson Silva Priscila Silva
Luiz Augusto
Clara Bonvechio
DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva (41) 996796053
DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br
IMPRESSÃO Press Aternativa
TIRAGEM DESTA EDIÇÃO 7.000 Exemplares
CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba
As matérias assinadas, bem como mensagens publicitárias, não expressam necessariamente a opinião do jornal.
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 2 2 2 2
Jornal Filiado à
OPINIÃO ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 3 3
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 4 4 4 4
Mandirituba e Fazenda Rio Grande realizam estudos para pavimentar rodovia vicinal entre municípios
DA REDAÇÃO
Uma antiga obra, do chamado corredor metropolitano e que deve dar novo impulso ao desenvolvimento econômico de Araucária, Mandirituba e Fazenda Rio Grande vem sendo executada. Trata-se da continuação da PR-423, ligando Araucária com os municípios fazendense e mandiritubense com a BR-116. Do lado de Araucária, a estrada se encontra praticamente pavimentada, faltando pouco mais de 2 quilômetros.
O projeto original da via é de 2012. Desde então, recebeu algumas sugestões de alterações, num processo de revisão e atualização da proposta. "É uma grande obra e que vai impulsionar o progresso da região. Certamente o turismo rural vai crescer, já que no trecho tem muitas propriedades que planejam investir na atração de turistas", disse Diogo Meira, que passa pela estrada com frequência.
A editoria de O Repórter, buscou informações com os setores de obras de Fazenda Rio Grande e Mandirituba sobre o projeto de ligação entre os três municípios. Segundo o secretário Caio Szadkoski, o projeto já é avaliado e para 2023 o, asfaltamento de estradas vicinais serão implementadas, incluindo a ligação com Araucária. Segundo ele, além desta via, que vem sendo utilizada por motoristas, a Rua Lucinir Franco da Rocha vem sendo pavimen-
tada e, quando concluída, vai beneficiar empresários de madeireiras e outras empresas que tem unidades ao longo da via. Esta rua, liga vilas da região sul de Fazenda Rio Grande com a BR-116, na altura do pedágio. "São cerca de 200 funcionários que trabalham na região e o asfalto vai beneficiar muita gente, além dos moradores", comenta o secretário de obras.
Em Mandirituba, o engenheiro Alysson, da Se-
cretaria de Obras, afirma que a administração planeja asfaltar o trecho de cerca de 5 quilômetros, entre o centro e a junção com Araucária e Fazenda Rio Grane. "Estamos promovendo levantamento topográfico da estrada e assim que este estudo estiver concluído, vamos orçar a pavimentação e buscar os recursos necessários. É uma ligação importante e vamos buscar asfaltar o trecho", concluiu Alysson.
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 5 5 MANDIRITUBA / FAZENDA RIO GRANDE
Trecho asfaltado no município de Araucária da PR-423
DIVULGAÇÃO
Alunos do Projeto Parlamento Jovem participam de sessão no legislativo de Quitandinha
DA ASSESSORIA
Na sessão ordinária desta semana, na Câmara de Vereadores de Quitandinha, a presença de alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Eleutério Fernandes de Andrade, que estão participando do Projeto Parlamento Jovem. O plano foi realizado por meio de parceria entre o colégio, a Câmara Municipal e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Os alunos se candidatam e foram eleitos pelos colegas na eleição que ocorreu no dia 23 de junho de 2022. Desta forma, se tornaram Jovens Vereadores e, desde então, estão desenvolvendo várias atividades que visam aperfeiçoar a formação destes jovens sobre o processo eleitoral e aumentar o conheci-
Sessão do parlamento jovem de Quitandinha nesta semana mento deles sobre política. Para dar mais um passo nesta formação e para incentivar o projeto, eles foram convidados para estarem presentes na
sessão da Câmara Municipal. Durante a sessão os alunos receberam diplomas das mãos dos vereadores e, logo depois, os jovens vereadores assumiram os lugares no Plenário onde puderam se apresentar e fazer suas considerações sobre o projeto que estão participando. Na sessão estiveram presentes os responsáveis pela organização do projeto no colégio e também os familiares dos alunos que puderam acompanhar a participação dos jovens vereadores na sessão da Câmara. Após a participação deles, os vereadores reassumiram seus lugares no Plenário e, durante a palavra livre, exaltaram a importância deste projeto na formação dos alunos, pedindo que eles façam a diferença na política do município.
Mandirituba realiza campanha de luta pelo fim da violência contra a mulher
Neste mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Secretaria de Assistência Social, através do CREAS de Mandirituba, realizou um encontro de conscientização a respeito do tema na manhã de hoje (17) no Salão Paroquial da Igreja, que recebeu em torno de 70 participantes. O evento contou com a presença das palestrantes e especialistas no assunto, Dra. Paula Chedid Magalhães, Juíza da Vara Criminal, e Chrisellen Larissa Saqueto, escrivã da delegacia de polícia do Cartório da Mulher de F.R.G. A Dra. Paula, promoveu uma roda de conversa abordando as principais questões que envolvem a violência contra a mulher, desde como identificar um parceiro(a) violento em um relacionamento, até como proceder após a ocorrência dos atos, eluci-
dando as dúvidas das participantes, e a escrivã Larissa, esclareceu o passo a passo que envolve a tomada das medidas protetivas e a realização das denúncias.
O encontro, que foi a segunda edição do evento realizado pela atual gestão, foi uma das ações da programação do agosto lilás, que também contou com a distribuição de panfle-
tos nas farmácias e com a realização de palestras para profissionais das escolas da rede municipal.
O Prefeito Luis Antonio Biscaia esteve presente no encontro e ressaltou a importância que o município destina a segurança e ao bem estar de todos, pois a vida é bem mais precioso que os seres humanos possuem. Além disso, a equipe da Guarda Municipal de Mandirituba também esteve presente durante a programação.
A abertura desse espaço de conversa e debate com a população, nesse caso em específico com as mulheres, contribui diretamente para combater essa violência instaurada na sociedade, fornecendo escuta e informações especializadas que orientam as mulheres que sofrem com algum tipo de violência a procederem da melhor forma possível.
Projeto de música brasileira para crianças é realizado em Mandirituba
Na quarta-feira (10), Mandirituba recebeu o projeto "Almanaque da Música Brasileira para Crianças", no Teatro Municipal da cidade. Em torno de 50 professores, de todas as unidades da Rede Municipal de Ensino, participaram das oficinas de capacitação promovidas pelo projeto. As atividades desenvolvidas durante o evento puderam despertar e incentivar a formação educacional na área da música dos profissionais participantes das oficinas, que futuramente beneficiará também diversos alunos.
O Almanaque da Música Brasileira para Crianças tem como objetivo fortalecer a identidade sonora brasileira. O pro-
jeto de cunho social, artístico e educativo utiliza a história da música brasileira de concerto como ferramenta para a inclusão de crianças na apreciação desse gênero musical, através de obras de compositores atuantes desde o período colonial, quando a música de câmara chegou ao Brasil até os dias de hoje. Assim, cumprindo com as determinações da Lei 13.278/16 (substituta da 11.769/08) de Ensino de Música e outras linguagens artísticas nas escolas de Educação Básica, contribuímos com a elaboração e acesso de um material qualificado.
Em 2018, esse projeto ganhou corpo com o incentivo do grupo Positivo, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, além do apoio da
Secretaria Municipal de Educação. A Diversa Produções e a Duonovo, junto com mais 10 especialistas envolvidos, criaram um livro ilustrado que conta a história da música de concerto no Brasil, oficinas de capacitação para professores, concertos didáticos em escolas públicas municipais de ensino fundamental, além do registro de um curta documentário, fotografias das ações e gravação de CD.
Somente na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, foram atendidas diretamente mais de 300 professores e 5000 crianças nas ações desenvolvidas pelo projeto, expandindo sua atuação por todo o estado do Paraná. O município de Mandirituba, uma das 10 cidades com
até 50 mil habitantes escolhidas pelo "Almanaque da Música Brasileira para Crianças" para receber o projeto, teve uma recepção positiva e proveitosa entre os profissionais da educação do município que participaram das atividades. A programação terá continuidade no próximo dia 19, no qual serão realizados concertos musicais para todas as turmas de duas escolas municipais, a Escola Alice Machado Ferreira e Escola Nossa Senhora do Rocio, na parte da manhã e da tarde. Uma das participantes do Almanaque da Música, a pedagoga Jucimara relatou que "os professores participaram ativamente das oficinas, e que gostaram muito, pois foi uma atividade muito produtiva".
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 6 6 6 6 QUITANDINHA / MANDIRITUBA
DA ASSESSORIA
ASSESSORIA
Mandirituba realiza campanha intensificada, na luta pelo fim da violencia contra a mulher
DA
DA ASSESSORIA
DA ASSESSORIA
Grupo Antropofocus apresentou espetáculo teatral em Mandirituba
O Antropofocus é um grupo com 21 anos de atividades contínua na pesquisa teatral, que trabalha com a Improvisação nos processos de criação e como linguagem dos espetáculos apresentados, além de oferecer cursos de teatro, improvisação e palhaçaria. A peça de comédia, apresentada pelo grupo na cidade de Mandirituba, foi composta por quatro cenas curtas, sem que os atores dissessem uma palavra sequer. Eles utilizaram som, efeitos sonoros e música, mas sem nenhum diálogo. No elenco, os atores Anne Celli, Andrei Moscheto, Edran Mariano e Marcelo Rodrigues, e o ator convidado Bruno Lops. O espetáculo ocorreu no Teatro Municipal de Mandirituba, e recebeu em torno de 1.250 pessoas durante as apresentações que foram realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite. Alunos de diferentes turmas dos Colégios Estaduais Joaquim de Oliveira Franco, Maria Se-
nek Wosnhaki e João Afonso de Camargo, estiverem presentes ao longo das apresentações, que também foi aberta ao público geral no período da noite. Após o período de pandemia, no qual eventos com a participação do grande público foram cancelados, o incentivo à cultura e a utilização
das dependências do Teatro Municipal continua sendo ampliado no município, proporcionando aos jovens e a população em geral uma aproximação com o meio cultural e suas diferentes representações artísticas.
Todas as cenas do espetáculo aconteceram em ambientes onde pessoas
desconhecidas se encontram, mas raramente iniciam uma conversa: uma marquise num dia de chuva, um banheiro público, dentro de um ônibus. Lugares que parecem absolutamente "normais", mas que, dentro da linguagem do Antropofocus, acabam revelando situações fantásticas. Como o espetáculo não possui texto, pode ser assistido por pessoas com deficiência auditiva, que podem acompanhar e aproveitar a apresentação sem a necessidade da presença de intérprete de Libras. Além disso, programação também contempla a realização de uma oficina de improvisação, ofertada gratuitamente para atores e não atores. A atividade foi desenvolvida a partir da pesquisa artística do grupo, e visa promover o autoconhecimento por meio de exercícios teatrais e de criatividade, em que os participantes são, simultaneamente, intérpretes e dramaturgos. As oficinas acontecerão nos dias 17, 18 e 19 de agosto, das 19:00h as 22:00h, no Teatro Municipal de Mandirituba.
Câmeras de segurança são instaladas em Contenda
DA ASSESSORIA
A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Administração, iniciou nos últimos dias o serviço de instalação das câmeras de monitoramento no município. O projeto faz parte do Programa Cidade Segura, o qual prevê a instalação inicial de 21 câmeras de segurança em vários pontos estratégicos da cidade. Segundo o secretário de Administração, Jaime Kfiatkoski, a implantação deste projeto prevê um sistema de gestão de segurança, monitoramento urbano em alta resolução, despachos, atendi-
mento e segurança colaborativa de Contenda. O investimento será de aproximadamente R$ 251 mil, sendo pagos em parcelas de cerca de R$ 21 mil ao mês, por 12 meses.
Neste projeto está previsto a implantação de câmeras com três modelos distintos, sendo a Speed Dome (permite o giro em 360º), câmeras de leitura de placas e alertas de roubo, além das câmeras fixas. Também então inclusos no investimento uma TV de 50 polegadas para o monitoramento, postes para fixação das câmeras, kits de instalação, mesa controladora, assistência 24 horas, entre outros
dispositivos. As imagens capturadas ficarão armazenadas por 15 dias, durante 24 horas por dia, sete dias por semana, as quais serão operadas pela Polícia Militar.
O sistema implantado em Contenda, segundo Kfiatkoski, também contará com o APP Cidadão, que permitirá que o aplicativo fornecido aos usuários do município compartilhe informações com as autoridades ou vizinhos, abrir chamados e visualizar imagens das câmeras de segurança. Já o APP Atendente é o aplicativo destinado para as equipes de atendimento externo.
Nele, as informações perante os chamados aberto poderão ser acompanhadas de dados do solicitante e localização da ocorrência, com possibilidade de abertura de mapa para apoio no deslocamento permitindo interação entre o atendente e o local demandante.
Em Contenda, o sistema está sendo implantado pela Intersept, uma empresa especialista em segurança. Localizada em Curitiba, a empresa atende todo o Paraná, além de atuar nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e região Nordeste do Brasil.
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 7 7 MANDIRITUBA / CONTENDA
DA ASSESSORIA
Equipamento sendo instalado na área central de Contenda
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA
Peça Antropofocos recebeu publico expressivo em Mandirituba
DA ASSESSORIA
Ben Hur quer ser o representante
Vereador destaca 'grande aceitação' como uma das m
DA REDAÇÃO
O vereador Ben Hur Custódio, de Araucária, é candidato a deputado federal pelo Cidadania. Com dois mandatos de resultados no legislativo, ele confia na "boa aprovação" da população araucariense para concorrer na eleição deste ano. Tem a confiança do prefeito Hissam Hussein Dehaini na disputa e fala em "renovação" e "trabalho sério" como marcas principais da campanha. Como vereador em Araucária, Ben Hur, que tem 52 anos, sempre ganhou destaques com propostas focadas na valorização do empreendedorismo, do primeiro emprego das mulheres e dos jovens. Agora, ele promete levar as mesmas características de trabalho para à Câmara Federal em caso de eleição.
Quando é perguntado das motivações para concorrer ao cargo de deputado federal, Ben Hur destaca que a ideia saiu em decorrência da grande aprovação que tem no município e na região. "Na Câmara de Vereadores, sempre ouvi a população, pautando as demandas e buscando transformar cada pedido em indicação, requerimento ou projeto de lei. O nosso nome tem uma boa aprovação junto aos moradores e, a aceitação das pessoas, na questão da renovação, também está sendo importante. Nós temos na Ben
região, bons representantes, mas com todo respeito, a mai oria está no poder há muito tempo. Na conversa com as pessoas, observamos que o p ovo tem essa visão. Como grande parte pede mudanças, nos colocamos a disposição do povo e, com apoio do prefeito Hissam, dos vereadores locais e, grande parte dos moradores, estamos nesta caminhada rumo à Brasília", destaca.
Na Câmara de Vereadores, Custódio foi um dos responsáveis pela diminuição da passagem de ônibus. Quando o governo de Hissam assumiu a prefeitura, a passagem custava perto de R$ 5 reais. Com investimentos em ônibus novos, os moradores passaram a usar mais o transporte coletivo e, isso possibilitou sete reduções. "Hoje grande parte da população usa este tipo de serviço, a R$ 1,50. A intenção é reduzir ainda mais e, quem sabe chegar a custo zero", destaca Ben Hur. O vereador ganhou destaque no legislativo no barateamento e, junto ao prefeito Hissam, garantiu passagem mais barata. Sendo deputado federal, Custódio quer levar passagem menor para todos os municípios da Região Metropolitana. Ainda, como vereador, o candidato contribuiu para melhorias na Guarda Municipal, na instalação de lâmpadas leds, asfalto de qualidade em bairros e vilas de Arau-
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 8 8 8 8 POLÍTICA
Hur e prefeito Hissam trabalham pelo povo de Araucária
de Araucária e região em Brasília
motivações para a disputa e apoio do prefeito Hissam
cária e, lutou e luta para que o quadro de funcionários municipal melhore a cada dia. "Os servidores precisam estar qualificados, como forma de oferecer um atendimento aos moradores que precisam de algum tipo de serviço na prefeitura", acentua.
Ben Hur, desde que ingressou na vida pública, procura ser transparente. "Quem me conhece e acompanha o nosso trabalho sabe disso. Não sou muito de ficar fazendo propostas e promessas, porque sabemos que, historicamente, muitas promessas foram água abaixo e são somente para iludir os moradores. Eu prefiro sempre trabalhar, mostrar a 'cara a tapa', porque se você faz a promessa, tem que cumprir essa promessa, cumprir a palavra. Eu sou uma pessoa que anda na rua, não fico atrás de gabinete, atrás de um segurança, atrás de um assessor. Sempre tive esse perfil de ir para a rua e conversar com as pessoas. Você sempre vai me ver em todos os cantos do município, na igreja, caminhando pelas ruas da cidade, ouvindo os moradores. Eu estou junto com a comunidade e não me escondo disso. Então, temos que ter coerência no momento de fazer as propostas e promessas, porque temos que ter responsabilidade. Chega de 'estelionato eleitoral' que no Brasil existe. As pessoas tem que ter responsabilidade e respeito
com o leitor. Portanto, nosso perfil é muito junto com a comunidade. Como vereador, fiz muito pela população de Araucária. Em Brasília, nosso comprometimento com o Paraná será ainda maior" observa. "É muito gratificante ver o crescimento de Araucária, em todos os aspectos. Primeiro de tudo, tenho que destacar a gratidão. Pessoas como o prefeito Hissam nos dando total apoio, aumenta a nossa responsabilidade. Mas essa gratidão tem que ser retribuída com muito trabalhado e muita dedicação. Essa confian-
ça e essa estrutura de ser candidato a deputado federal, numa região tão importante, é maravilhosa. Vamos trabalhar e fazer com que essa esperança se torne em algo positivo para a nossa Araucária e, toda a região". "Sempre falo que a maior ação social que se pode dar a uma pessoa é a oportunidade de trabalho. Quando você consegue auxiliar alguém na busca de emprego, você muda a vida dela e de uma família. É isso que o Brasil tem que pensar. No meu modo de ver, temos que dar oportunidades para
as pessoas. Dessa forma, você melhora a qualidade de vida, a saúde e a vida da pessoa como um todo. A questão do emprego foi algo que sempre 'bati' e vou continuar 'batendo', aonde eu puder. Então, isso é uma bandeira minha e sempre levarei comigo. Não só isso, mas temos diversas outras bandeiras. O esporte, a questão da saúde também, da segurança, infraestrutura. Vou honrar cada voto recebido e a promessa de uma luta constante na Câmara dos Deputados em Brasília", finaliza Ben Hur.
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 9 9 DESTAQUE
Ben Hur, ao lado do prefeito Hissam, baratearam as passagens de ônibus e serve de exemplo no Brasil
Prefeitura define área para implantar distrito industrial 2
Nova área industrial fica às margens da PR 281, no bairro de Aterrado Alto
DA ASSESSORIA
Além de buscar fortalecer as empresas e comércios já existentes, a prefeitura de Piên vem implantando uma forte e importante política de atração de novos investimentos para a cidade. Neste sentido, o poder público municipal finalizou a compra do terreno para efetivação do segundo distrito industrial, que estará localizado as margens da PR 281, no bairro de Aterrado Alto.
Após mapear uma série de possibilidades ao entorno da rodovia, a prefeitura localizou uma área rural inicial de 16 mil metros quadrados que já pertencia ao poder público, localizada na comunidade de Aterrado Alto. Com amplo espaço ao lado, a municipalidade abriu conversa com os proprietários e adquiriu, ainda no ano passado, pouco mais 31 mil metros quadrados, onde investiu R$ 466.952,53, recursos próprios da prefeitura. Paralelo a compra desta área, a prefeitura realizou as correções necessárias no plano diretor, inclusive com audiência pública na comunidade, onde foi transformado o imóvel
Área rural tem16 mil metros quadrados, que já pertencia ao poder público de área rural em urbano. Visando expandir ainda mais o imóvel, a municipalidade adquiriu nesta semana mais 30 mil metros quadrados, onde foram investidos R$ 570.000,00, recurso aprovado em financiamento pelos vereadores. "Este foi um processo complexo, onde houve uma sig-
nificativa valorização imobiliária neste período, somado as alterações do uso do solo que eram necessárias para que empresas tivessem liberação de instalação. Agora contamos com uma área total de aproximadamente 78 mil metros quadrados, toda regularizada e que em breve será preparada para
Prefeitura de Agudos do Sul
realiza melhorias em cemitério
DA ASSESSORIA
O cemitério municipal de Agudos do Sul está recebendo investimentos. Conforme apontou a prefeitura, o local está recebendo a instalação de postes, luzes de led, troca de portões e limpeza. O trabalho tem sido realizado em parceria com as Secretarias de Urbanismo e Obras. Moradores do centro e do Ribeirão Grande serão beneficiados.
O secretário de Urbanismo, We-
llington Foggiato afirmou que estão sendo feitos os pisos no cemitério e esses investimentos devem melhorar o local, deixando-o mais bonito e organizado. "Hoje temos um chão furado, com muitas valetas. Novos pisos serão feitos e temos o objetivo de deixar o cemitério mais adequado para toda a nossa população", disse. Quando o serviço for concluído, os trabalhos no Ribeirão Grande devem continuar, informou Foggiato.
receber novas empresas. Debateremos amplamente a política de utilização deste espaço para que o município avance ainda mais na geração de emprego e renda", destaca o secretário de desenvolvimento econômico, Marcos Aurelio Melenek.
Para o prefeito Maicon Grosskopf, a compra desta nova área é fundamental para expandir o desenvolvimento do município. "Temos recebido frequentemente empresas que tem o interesse em se instalar na cidade, impulsionado pelo bom momento que o Estado e o município estão vivendo. A falta de um terreno adequado era um grande entrave, o que agora será um impasse superado", destaca o prefeito. No imóvel ao lado, a empresa Inkor comprou uma área de 30 mil metros quadrados e vai se instalar. "Houve um atraso no cronograma, mas os trabalhos estão sendo retomados e nos próximos meses teremos mais uma empresa de referência em nossa cidade. Todo empreendedor, seja da cidade ou de fora, é muito bem-vindo para crescer com o município, propiciando oportunidade e renda a nossa gente", finaliza.
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 10 10 10 10 PIÊN / AGUDOS DO SUL
DA ASSESSORIA
Servidores promovem melhorias no cemitério do município
DA ASSESSORIA
JORNAL O REPORTER LTDA CNPJ: 36.445.706/000104 TIRAGEM DESTA EDIÇÃO 7 MIL EXEMPLARES VALOR DESTE ANUNCIO R$ 2.100,00
Obra de R$ 1 milhão vai garantir melhoria na UBS da Lagoinha
A maioria da população, especialmente de municípios pequenos, procura as Unidades Básicas de Saúde para receber atendimento. Em Tijucas do Sul, não é diferente. Diante da grande procura, a Secretaria de Saúde procura oferecer serviços básicos para a população, reforçando ainda mais a necessidade de buscar melhorias na gestão da saúde pública.
O prefeito José Altair Moreira, o Gringo, entende que otimizar os recursos existentes e aumentar a eficiência dos serviços fornecidos ao público, é fundamental. "Temos o dever de investir em estratégias práticas, que ajudem a aprimorar a gestão e os atendimentos existentes na saúde pública. Afinal, a população carece desse atendimento e estamos investindo na melhoria das unidades", destaca o prefeito.
O prefeito Gringo, juntamente com o vice, Claudemir Pereira, secretários de Urbanismo Fernando, Finanças Alan, estiveram em visita as obras de construção da Unidade Básica de Saúde da Lagoinha.
O empreendimento terá custo aproximado de R$ 1 milhão, sendo que R$ 650.000,00 será disponibilizado através de uma resolução da SESA, através de indicação do deputado Francisco Bührer, sendo o res-
tante viabilizado por meio de emendas impositivas da Câmara de Vereadores. "Juntamos esforços e entende-
mos a necessidade de viabilizar a obra, que será benéfica para toda a comunidade. Será um local de gran-
de importância a Unidade Básica de Saúde da Lagoinha", finaliza o Chefe do Executivo.
São José dos Pinhais está preparada para estrutura de
internet 5G
DA ASSESSORIA
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) desde o início deste ano regulamentou a legislação municipal e infraestrutura (instalação de estações) dos serviços de telecomunicações, transmissoras, repetidoras ou reforçadoras de sinais de radiofrequência. O intuito do Decreto Municipal n.º 4.636 / 2022 de 24 de janeiro é incentivar a chegada de novas tecnologias de telefonia móvel e acesso à internet 5G. A regulamentação facilita a implantação dessa nova tecnologia e contribui com o desenvolvimento socioeconômico da cidade.
Para tanto, o Decreto regulamenta o inciso VIII, do art. 53, da Lei Complementar n.º 105, de 09 de março de 2016, que institui o Códi-
go de Obras e Edificações do Município de São José dos Pinhais, quanto aos procedimentos para emissão de Alvará de Autorização para instalação de estações de telecomuni-
cações, transmissoras, repetidoras ou reforçadoras de sinais de radiofrequência. O documento está disponível na íntegra no Portal da Prefeitura (www.sjp.pr. gov.br), com todos os
procedimentos necessários para obter a autorização, além documentação necessária - que deve ser instruída - pelas empresas interessadas em oferecer tais serviços no município. De acordo com o Decreto Municipal n.º 4.636 / 2022, o Alvará de Autorização será emitido, às empresas, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT), que autoriza na cidade a execução de obras sem caráter precário. Segundo o documento, a autorização para instalação de estações deverá ser solicitada por meio de requerimento próprio, protocolado e endereçado à SEMUTT, ou por meio de sistema on-line quando disponível. A estação somente poderá ser instalada, conforme o documento, após emissão do respectivo alvará de autorização, assim como da concessão de licença pelos órgãos competentes, esclarece a SEMUTT.
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 11 11 11 11 11 TIJUCAS DO SUL / SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
REDAÇÃO COM ASSESSORIA
DA
DA ASSESSORIA
Prefeito Gringo e equipe com funcionários da obra
IMAGEM DIVULGAÇÃO
Unidade de Saúde do Jardim Industrial em Araucária é entregue
A nova Unidade de Saúde Silvio Roberto Skraba, no Jardim Industrial em Araucária, foi entregue a comunidade nesta quinta-feira (18). O local ficou fechado para atendimentos por conta da mudança. Em um espaço amplo, moderno e bem equipado, a unidade atenderá de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. O novo prédio conta com uma estrutura com dois pavimentos e mais de 1.400m². Para se ter uma ideia, o antigo prédio tem praticamente um terço do tamanho do novo. "Essa nova UBS irá melhor atender a demanda da região
do Industrial, visto que a área de abrangência conta com, aproximadamente, 20 mil usuários. O antigo prédio é relativamente antigo e já não estava mais suportando a demanda. Além disso, a nova Unidade também irá proporcionar um melhor ambiente profissional aos servidores", destaca o Secretário de Saúde, Adilson Suguiura.
A nova unidade conta com acesso separado para o serviço de farmácia, 7 espaços de espera, de acordo com o serviço que o paciente utilizará seguindo os protocolos de distanciamento social. A estrutura tem também elevador, rampa e escadas para
acesso ao andar superior. Em relação às salas individuais de cada serviço, a unidade oferecerá: salas para atendimento odontológico (contendo 4 box para atendimento individual), central de esterilização e guarda de materiais, sala de vacina, sala de curativo, sala de observação, sala de coleta de exames, consultórios de pediatria, consultórios clínicos, consultórios de ginecologia com banheiro, consultórios de enfermagem, sala de emergência, fraldário, banheiros com acesso para cadeirante e estacionamento para a população com vagas para cadeirantes e idosos.
Com objetivo de melhorar o aten-
dimento dos usuários da região, a Prefeitura decidiu que a estrutura antiga da UBS Industrial será reformada para dar apoio a serviços da nova unidade. Com isso, além dos 1.439m² da nova estrutura, a unidade ainda terá mais 598m² para serviços aos usuários e melhoria na parte administrativa da unidade. O projeto da reforma foi realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e, conforme o projeto, a reforma possibilitará a existência de um ambiente adequado para ações coletivas de promoção e prevenção em saúde e uma área específica para os trabalhos dos agentes comunitários de saúde.
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 12 12 12 12 ARAUCÁRIA
DA ASSESSORIA
Comitiva de Minas Gerais visita Araucária para conhecer detalhes da operação do TRIAR
A comitiva mineira teve contato com técnicos de diferentes áreas em busca de detalhes que possam ser de interesse para o processo licitatório (sobre transporte coletivo) que estão preparando.
A prova de que Araucária se tornou referência nacional pelas melhorias no seu sistema de transporte coletivo (TRIAR) está nas frequentes visitas de comitivas e solicitações de informação sobre a experiência local por municípios de diferentes cantos do país. Nesta semana, um grupo de Brumadinho-MG (município a 60km de Belo Horizonte) foi recebido pela equipe que gerencia o TRIAR para levantar informações detalhadas sobre o transporte coletivo.
A comitiva mineira teve contato com técnicos de diferentes áreas em busca de detalhes que possam ser de interesse para o processo licitatório (sobre transporte coletivo) que estão preparando. Quando não é por meio de visita, o contato com Araucária para informações do TRIAR tem ocorrido via telefone, por exemplo.
A visita em questão ocorreu nesta terça e quarta-feira (16 e 17/08) e a comitiva mineira foi composta pelo secretário municipal de Transporte e Trânsito, Sérgio Mendes, e duas técnicas da secretaria, Daniela Rezende Silva (pós graduada Transporte e Trânsito) e Giovana Duarte de Magalhães (engenheira). Dentro do compromisso de transparência, a Prefeitura de Araucária colocou à disposição dos visitantes informações detalhadas sobre a operação das linhas do TRIAR, bem como sobre a planilha de custo.
Não custa lembrar que Araucária tem se destacado não apenas pela sequência de reduções na tarifa no
transporte coletivo (hoje em R$ 1,50), mas também por, com custo menor que há alguns anos, oferecer uma série de melhorias e benefícios aos usuários.
O exemplo da visita da equipe de Brumadinho é apenas um dos muitos contatos que municípios brasileiros têm feito com Araucária em busca de entender como foi possível tantas melhorias no transporte coletivo nos últimos anos. Recentemente, dois municípios gaúchos também enviaram representantes para conhecer a operação do TRIAR: São Leopoldo e Sapucaia do Sul.
DESTAQUE
A sequência de reduções na tarifa, as muitas gratuidades (incluindo a gratuidade para todos aos domingos - mediante uso do cartão TRIAR), o sinal de internet em toda a frota, a integração temporal ("Integração ponto a ponto") são alguns dos pontos que têm chamado a atenção na imprensa nacional. Araucária foi citada em uma reportagem do jornal O Globo (novembro de 2021) como exemplo de "alguns municípios menores chegaram a reduzir o valor das passagens, como forma de incentivar mais pessoas a usarem os ônibus,
ampliar a receita e até reaquecer a economia". Foi destaque também no Zero Hora, de Porto Alegre por duas vezes (setembro de 2021 e abril de 2022).
A experiência de sucesso também rendeu convites para eventos importantes, como uma Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que debateu sobre a possibilidade de um subsídio estadual para o transporte coletivo em diversas regiões do Paraná e a apresentação também na Smart City Business Brazil Congress 2022, na cidade de São Paulo.
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 13 13 13 13 13 ARAUCÁRIA
DA ASSESSORIA
IMAGEM: FREEPIK
Araucária adota valor do piso nacional aos servidores do magistério municipal
Araucária, 588 profissionais da rede municipal serão beneficiados
Por meio da lei 3.945/2022, publicada na tarde desta quarta-feira (17) no Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Araucária confirmou que passa a adotar o valor do piso nacional da educação básica pública para os servidores do quadro do magistério municipal (professores de educação infantil). Assim, o salário para jornada semanal de 40 horas passa a ser de R$ 3.845,63. A iniciativa da Prefeitura garante a segurança jurídica para adequar o salário-base desses profissionais tendo como referência o valor proposto no piso nacional. Com isso, em Araucária, 588 profissionais da rede municipal serão beneficiados.
O salário-base do último concurso público da Prefeitura foi de R$ 2.582,43. O valor de acréscimo para cada profissional pode variar para atingir o valor discutido no piso nacional (R$ 3.845,63). Há situações em que menos de R$ 100 já serão suficientes para atingir o patamar do piso nacional. Mas, em outros casos, pode ocorrer acréscimo no salário-base de até R$ 850.
VALORIZAÇÃO
É importante lembrar que esses mesmos professores de educação infantil tiveram outra novidade importante para a carreira há poucos meses. Por
iniciativa da Prefeitura, houve o reenquadramento dos educadores infantis II no Quadro Próprio do Magistério, que passaram a ser denominados professores de educação infantil.
A mudança não foi apenas no nome. Cerca de 700 profissionais da rede municipal de ensino passaram a ter plano de carreira, calendário letivo, possibilidade de aposentadoria especial (25 anos de
contribuição) e outros benefícios semelhantes aos que já ocorrem com professores de docência I e II e também pedagogos. Em 2021, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (SMED), contratou uma empresa de consultoria para avaliar essa pauta. O resultado desse trabalho resultou na elaboração do projeto de lei enviado à Câmara e aprovado na sequência.
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 14 14 14 14 ARAUCÁRIA
IMAGEM: FREEPIK
ASSESSORIA
DA
Audiência pública apresenta detalhes sobre projeto do loteamento Esperança III
A Cohab Araucária realizou uma audiência pública para apresentar à comunidade o projeto do loteamento Esperança III, no bairro Costeira, dentro do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Araucária. O evento, realizado no Anfiteatro do Paço Municipal, cumpre o estabelecido pela lei municipal n° 2485/2012 (Zonas Especiais de Interesse Social). O projeto atende a lei complementar n° 19/2019 (Plano Diretor), lei complementar nº 22/2020 (Parcelamento do Solo) e lei complementar nº 25/ 2020 (Zoneamento). As moradias serão destinadas a famílias inscritas na Cohab Araucária.
Conforme o Plano de Urbanização previsto para o Loteamento Esperança III, a área em questão poderá ter
DA ASSESSORIA diferentes tipos de habitação: habitação unifamiliar geminada ou não, conjunto habitacional e possibilidade de algumas unidades com uso misto com comércio e serviço. Considerando dados do IBGE, sobre composição familiar, é possível estimar que este loteamento possa ter em torno de 230 habitantes; pessoas que estão cadastradas na Cohab Araucária e que atendam o perfil a ser definido. Estão estimados cerca de 40 lotes. O projeto contemplará pavimentação e calçadas. A audiência é a primeira etapa para esclarecer a todos os interessados sobre esse amplo trabalho. Já foram realizadas consultas prévias a diferentes órgãos que devem ser consultados para aprovação do projeto. A Cohab Araucária está à disposição para esclarecimentos a interessados pelo (41) 3031-3939.
Neste sábado (20) tem "Dia D" para multivacinação nas Unidades de Saúde
Todas as Unidades de Saúde da área urbana de Araucária abrirão neste sábado (20) das 09h às 16h, para vacinar crianças e adolescentes de até 15 anos. O Dia D da campanha visa a multivacinação, ou seja, tem o objetivo de colocar em dia todas as vacinas que estejam em atraso, inclusive as doses contra a covid-19. A Secretaria Mu-
nicipal de Saúde (SMSA) reforça que todas as crianças de 1 ano até menores de 5 anos devem fazer a vacina contra a poliomielite.
Para quem não puder comparecer no dia 20, a campanha seguirá até o próximo dia 09 de setembro em todas as Unidades de Saúde do município. Para mais informações, no SOU SU, pelo telefone 0880.6425250.
CMEIs de Araucária terão profissional exclusivo para lavanderia a partir de segunda-feira (22)
A Secretaria Municipal de Educação confirmou para a próxima segunda-feira (22) o início do trabalho de profissionais capacitados em serviços de lavanderia em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A novidade garantirá que, uma ou duas vezes na semana (conforme o porte do estabelecimento), haverá um profissional terceirizado exclusivamente para realizar o processo de limpeza e secagem de itens que compõem o enxoval utilizado pelas crianças. Neste primeiro momento, serão 12 trabalhadores terceirizados. Ter um profissional capaci-
tado e exclusivo para esse trabalho era uma necessidade recorrente nos CMEIs e que, agora, foi possível garantir.
Para organizar o atendimento, cada profissional encarregado dos serviços de lavanderia terá uma escala, elaborada pela SMED, com o grupo de CMEIs sob sua responsabilidade, bem como a definição dos dias em que estará em cada um desses CMEIs. Esta não é a única novidade nos CMEIs em 2022. No último mês de janeiro, todas as unidades educacionais vinculadas à rede municipal de ensino (escolas e CMEIs) passaram a contar com, pelo menos, um inspetor de aluno; um total de 84 contratados. Esse profissional também foi contratado por uma empresa terceirizada que venceu o processo de licitação da Prefeitura.
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 15 15 15 15 15 ARAUCÁRIA
DA ASSESSORIA
CARLOS
Saúde de Araucária chama para a vacinação neste sábado
POLY
DA ASSESSORIA
DA ASSESSORIA
Audiência sobre detalhes do Loteamento Esperança III
EDIÇÃO 573 - 19 DE AGOSTO.2022 16 16 16 16