

Os extremos são agressivos
Brasil passando por dias turbulentos onde a sociedade não se entende diante de alguns novos conceitos e entendimentos, aliás nem faz muita questão de se entender mesmo, assim vemos o tempo todo agressões, muitas extremistas em relação a outras pessoas que exercem o direito de pensar diferente. Talvez aí a chave da questão: Tenho o direito de pensar diferente, de agir diferente, mão não tenho o direito de impor meu modo de agir e pensar como se fosse verdade absoluta. Esta imposição é um tipo de agressividade!
Nelson Rodrigues já dizia que "toda unanimidade é burra", e vamos concordar, afinal, já pensou se todo mundo pensasse igual, que coisa sem graça e parada seria viver? Pensar diferente eu posso, o que não posso é impor meu modo de pensar diferente, posso pedir que seja respeitado, mas ao impor, estou invadindo a prerrogativa de liberdade pensamento ou de comportamento que seja, aí passo a me tornar agressivo, entra então aquela coisa dos "fóbicos. " Esses dias gargalhei sozinho quando vi uma senhorinha que frequenta regulamente a academia e por isso exibe certa boa forma (isto não inclui boa forma cerebral), falando das pessoas que praticam "gotosofobia." Pior que tem essa modinha das fobias inventadas, e tudo isso por que? Intolerância e necessidade de impor verdade e que virou uma indústria processual lucrativa. Amigo leitor, imponha respeito pelo comportamento respeitoso. Não sou obrigado a concordar com ninguém, tenho meus conceitos bem definidos, uso a liberdade de expressão aqui na coluna muitas vezes, mas concorde quem quiser, leia quem quiser. Tem gente que tem raiva de rico porque acha que todo rico é mau. Tem quem sinta raiva de pobre porque acha pobre chato. Já vi quem tem raiva de dinheiro porque acha que o dinheiro é do diabo. Tem quem sinta asco de negros porque considera sub raça. Já vi gente com que não suporta gays, bem como vi gays que não suportam héteros. Problema de cada um, pode remoer sua raiva por dentro, escrever artigos, fazer vídeos sobre o que pensa, afinal, você tem o direito de pensar, você não tem o direito de impor de forma agressiva o que você acha que é verdade. Enquanto ninguém me agredir, viveremos bem obrigado!
Menos de três meses das eleições, nove nomes confirmam a pré-candidatura ao Governo do Paraná. Mas, quem são eles? O Foca, deu uma fuçada aqui e ali e descobriu os précandidatos. Esse levantamento foi feito na última segunda-feira e, pode ter mudado até o dia de hoje. Na listagem nomes conhecidos dos paranaenses, outros que surgem agora.
Pré-candidatos ao governo do Paraná: Ratinho Junior (PSD), Ângela Machado (PSOL), Emerson Miguel Petriv, o conhecido Boca Aberta, Cesar Silvestri Filho (PSDB), Filipe Barros (PL), Moisés Ricardo Scariotte (sem partido), Roberto Requião (PT), Solange Ferreira Bueno (PMN) e José Maria Boni (AGIR). Será que tem mais candidatos? Se faltou algum na lista, por gentileza informar o Foca.
Aliás, os candidatos comunicadores, já não estão mais fazendo programas de rádio, TV, etc e tal. De acordo com a lei eleitoral, os profissionais são vedados, o que é uma verdadeira sacanagem, na humilde opinião do Foca. Até mesmo nomes de programas, com nomes de candidatos, devem ser riscados da programação. No Paraná, são dezenas de pretendentes que fazem programas em rádios, TVs e afins.

Levantamento da IRG Pesquisa, divulgado na segunda-feira (4) traz o governador Ratinho Junior (PSD) na frente da corrida eleitoral pelo governo do Paraná em dois cenários pesquisados. No primeiro, ele aparece com 46,4% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Roberto Requião (PT), que tem
19,6%, e o ex-ministro Sergio Moro, com 12,9%.
No segundo cenário, sem Moro no páreo, Ratinho segue em primeiro, mas com 56,5% das intenções. Requião aparece na sequência com 23,5%. Em ambas as simulações, Ratinho se elegeria já no primeiro turno se as eleições fossem hoje, pois reúne mais de 50% dos votos válidos nos dois cenários.
Na disputa pela única cadeira do estado no Senado nas eleições de 2022, o senador Alvaro Dias (Podemos) aparece na dianteira, com 32% das intenções de voto. Sergio Moro vem em segundo, com 22%. Os demais candidatos não alcançaram dois dígitos. A pesquisa merece crédito, pois foi apresentada pelo portal Gazeta do Povo.
Os números apresentados: Ratinho Junior (PSD) - 46,4, Roberto Requião (PT) - 19,6%, Sergio Moro (União Brasil) - 12,9%, Flavio Arns (Podemos) - 4,6%, César Silvestri Filho (PSDB) - 2,9%, Professora Ângela Machado (Psol) - 0,9%, Nenhum - 7% e Não sabe/não respondeu - 5%, Claro, que todos os nomes, serão oficializados após as convenções partidárias. Boa sorte candidatos!
Uma situação grave, sentida por moradores do entorno do aterro sanitário de Fazenda Rio Grande. O cheiro horrível, que vem sendo registrado, após o desmoronamento ocorrido no dia 25 último. A população pede socorro. Muita gente ficou doente, com sintomas diversos.
Pelo que foi levantado, caminhões carregaram dejetos do aterro para levar para lugar incerto e não sabido. Na viagem, derrubaram lama no asfalto e, com o sol, causou forte odor. Na linguagem popular: mal cheiro. E agora tia Chica?
Ainda repercute a premiação Líderes e Vencedores, na noite do último dia 1º, de iniciativa do jornal o Repórter. Este ano, o evento foi mais abrangente, com outorgas para pessoas de outras regiões do Paraná. A noite reuniu, principalmente políticos do Estado, como prefeitos, vereadores e deputados. Certamente, no cardápio deles, a eleição que se aproxima.




Muitas histórias, vivenciadas e relatadas pelos homenageados aos repórteres de O Repórter. No evento. Uma chamou a atenção. O homenageado Osni Minotto, qu ando policial, em uma ação, determinou a prisão de um médico, que dormia no plantão. Claro, que o Foca, sabe o nome do detido, mas vai resguardar a identificação. Se a moda pega hein?
Mas, quem é Osni Francisco Minotto? Por 25 anos, serviu e protegeu a comunidade, como Policial Militar. Neste tempo, promoveu a detenção do médico dorminhoco. Ele, atualmente, trabalha com construção de casas populares em toda a região e, merecidamente recebeu o prêmio Líderes e Vencedores.
Perguntar não ofende. Qual o resultado da CPI que investigou o prefeito Zé Quirera, de Quitandinha? Relatório será votado hoje, dia 8.
CNPJ: 36.445.706\0001-04
O Repórter Gráfica e Editora
Travessa Manacá, 85
Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br
DIRETOR DE JORNALISMO Pedro E. Silva
TELEFONES 41 3797-7304 (41) 99679-6053
COLABORADORES
Márcio Camargo Aleks Tizon Wallysson Silva Priscila Silva

Luiz Augusto Clara Bonvechio
DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva (41) 996796053

DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br
IMPRESSÃO Press Aternativa
TIRAGEM DESTA EDIÇÃO 7.000 Exemplares
CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba
As matérias assinadas, bem como mensagens publicitárias, não expressam necessariamente a opinião do jornal.




Inscrições abertas para o concurso Rainhas e Princesas da Camomila

A Prefeitura de Mandirituba, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promove o concurso da "Escolha da Rainha e Princesas da Camomila, no dia 22 de julho de 2022. Neste mês de julho, Mandirituba comemora 62 anos de emancipação política. Cidade localizada na Região Metropolitana de Curitiba, é conhecida como "Terra das Abelhas", além de ser conhecida nacionalmente como maior produtor latino-americano de camomila, erva medicinal mais consumida no Brasil e conhecida pelas propriedades relaxantes.
Valorizando essas riquezas da cidade, foi elaborado o 1º Concurso da Rainha da Camomila, o evento tem como finalidade enaltecer a femini-
lidade e elegância das moças, além de valorizar a cultural local. Até dia 13 de julho, estarão abertas as inscrições para o Concurso. As interes-
sadas podem se inscrever gratuitamente através do formulário online, no site da prefeitura, ou presencialmente, com a candidata apresentan-

do documentos pessoais no Teatro Municipal / Departamento de Cultura, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Podem participar mu-
lheres com idades entre 18 e 25 anos, moradores de Mandirituba.
O concurso acontecerá no dia 22 de julho, às 19h00, no Parque Municipal de Eventos. As candidatas se apresentarão e serão avaliadas por um corpo de jurados. A mais votada será eleita Rainha da Camomila de 2022, a segunda melhor colocada receberá a faixa de 1ª Princesa da Camomila e a terceira melhor colocada receberá faixa de 2ª Princesa da Camomila. O evento faz parte da Festa de aniversário de 62 anos de Mandirituba e as eleitas participarão das festividades do município ajudando a deixar o palco principal do evento, ainda mais elegante! Para mais informações acesse: www.prefeiturademandirituba. pr.gov.br ou pelo telefone 41.3633-1342.

Rua de Trigolândia recebe obras de infraestrutura

Com uma densidade populacional grande e carente de investimentos há décadas, a rua João Hanusch, em Trigolândia, vem recebendo importante obra de infraestrutura. O local, conhecido como a Baixada, está tendo a via principal sendo pavimentada em concreto. Os trabalhos iniciaram com a confecção do projeto de engenharia, passando para a implantação da drenagem e a substituição da rede de água, seguindo para a preparação da base. Agora os trabalhos estão em andamento com a colocação de meio-fio e a aplicação do concreto. Ao todo, serão 450 metros de pavimentação, sendo investido cerca de R$ 500 mil, destes R$ 220 mil foram obtidos por meio de emenda parlamentar do deputado Aroldo Martins, intermediados pelo vereador Dori Ritzmann, e o restante de contrapartida municipal.
Em visita a obra nesta semana, o vereador Dori Ritzmann destacou o volume de investimentos que o município vem recebendo. "Todos os legisladores estão trabalhando em parceria com a prefeitura, intermediando recursos e tendo respaldo nas indicações onde a emenda será aplicada. Isso tem possibilitado avanços em várias comunidades", salientou Ritzmann, enaltecendo o apoio do deputado Aroldo Martins. "É um parlamentar que tem ajudado muito a cidade e tem sempre se colocado à disposição", ressaltou.
O prefeito Maicon Grosskopf enalteceu a realização desta importante obra para a comunidade.
Prefeito Maicon Grosskopf e o vice Pedrinho da Silva estiveram acompanhando os trabalhos de pavimentação "Estamos avançando significativamente em várias localidades, até mesmo naquelas em que as pessoas estavam descrentes do poder público. A Baixada sofria com uma infraestrutura precária, a qual passará a ter uma nova realidade, porque trabalhamos com compromisso e não com promessas", destacou o prefeito, enfatizando a participação dos vereadores. "Cada um tem o seu representante e pede que o município seja contemplado com re-

cursos. Esta parceria é respaldada de respeito e diálogo, por isso as coisas estão acontecendo e gradativamente vamos levando investimentos para todos os bairros", acrescentou. Com a aplicação do concreto, a via está interditada pelos próximos dias, sendo impossibilitado o tráfego de veículos e motos pelo local até a cura do produto. A prefeitura está monitorando este processo e em estará divulgando todos os passos desta obra.

Jornal O Repórter premia os destaques de 2022 no evento Líderes e Vencedores







DA REDAÇÃO
Na última sexta-feira (1º), aconteceu no Jóquei Clube de Fazenda Rio Grande, a 3ª edição do prêmio Líderes e Vencedores, iniciativa e organização do Jornal O Repórter. O evento se tornou tradição no município e região e, neste ano, destacou personalidades de outras regiões do Paraná.




Na noite de gala, presenças de personalidades, como políticos (prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federal), advogados, comunicadores, empresários de diversas áreas. Foram quase 80 pessoas homenageadas, que receberam o reconhecimento pelo esforço de seu trabalho. O idealizador, Pedro Bala, disse ter ficado satisfeito por mais um ano do evento. "É trabalhoso, mas gratificante poder reconhecer o esforço de cada um dos nossos homenageados. Agradeço a equipe, que não mediu esforços em poder promover um evento de grandeza. Já pensamos na quarta edição do prêmio Líderes e Vencedores", finalizou. As fotos mostram o brilho do evento.

Jornal O Repórter premia os destaques d


















de 2022 no evento Líderes e Vencedores


















Jornal O Repórter premia os destaques de 2022 no evento Líderes e Vencedores
















Município de Contenda fez mais de 11 mil atendimentos na saúde
DA ASSESSORIA avanço da fila de espera", explicou. O Departamento de Odontologia também fez a divulgação dos números de atendimentos feitos pelo órgão. No total, foram realizados neste primeiro semestre 2.099 consultas e 3.022 procedimentos. No mesmo período, em 2021, foram 967 atendimentos e 1.423 procedimentos. Atualmente a prefeitura de Contenda conta com três profissionais em odontologia. Nas segundas e terças-feiras, os atendimentos acontecem na UBS do Jardim Planalto, enquanto que nas quartas e quintas-feiras os profissionais atendem em Catanduvas do Sul. Na Unidade de Saúde do Centro Social o serviço de odontologia é feito de segunda à sexta.
A prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta semana, um balanço em atendimentos realizados apenas no mês de junho. Os números apresentados são referentes as consultas que aconteceram no Hospital Municipal Miquelina Franco e Elisa Padilha, além das unidades básicas de saúde. O Departamento de Odontologia também apresentou números do primeiro semestre. Se tratando em consultas médicas, no total, foram realizados 11.038 atendimentos só no mês de junho. Enquanto que no Hospital Municipal Miquelina Franco e Elisa Padilha houve 5.212 consultas, nas unidades de saúde ocorreram 5.826 atendimentos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o aumento dos atendimentos se deve ao crescimento no número de casos de Covid-19. "Junho foi um mês atípico com viroses, influenciado ain-
Número de atendimentos na saúde de Contenda
da pelo avanço do coronavírus. A pedido do prefeito Mostarda, a determinação é que no momento de pico um terceiro médico seja convocado para atendimento da população no hospital", explicou o secretário Paulo Sérgio da Silva.
Além disto, segundo Paulo Sérgio, o município também segue dando andamento nos atendimentos de pediatria e ginecologia. "Estamos atendendo a fila de espera, porém, o índice de ausentes nas datas marcadas ainda é alto. Isso tem atrapalhado o
A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde, lembra que gestantes e crianças menores de cinco anos podem agendar o serviço de odontologia sem fila de espera. Outras informações sobre este serviço pelo WhatsApp 99679-4716.
kits do Educatron são entregues à educação contendense
DA ASSESSORIA
O município de Contenda recebeu no último mês, 34 kits do Educatron que estão à disposição de cinco instituições de ensino da cidade. Os equipamentos foram adquiridos e repassados pelo Governo do Estado. O prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, esteve presente na solenidade junto do vice-governador Darci Piana.
Os kits Educatron são compostos por smart TV de 43 polegadas, computador, webcam, microfones, teclado com "mouse pad" e pedestal regulável. Em Contenda, foram contemplados com os equipamentos os colégios Miguel Franco Filho (centro), Ziloah de Moura Carvalho (centro), Francisco Cordeiro (loteamento), Doutor Adhelmar Sicuro
SÚMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO IS INDÚSTRIA METALÚRGICA
LTDA, CNPJ: 07.293.002/0001-65 torna público que recebeu do Instituto Água e Terra, a Licença de Instalação - LI, com validade de 05/07/2024, para Ind. metalúrgica Rua Francisco Alves de Lima, 52, Barracão 1, Costeira, São José dos Pinhais, PR.
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO IS INDÚSTRIA METALÚRGICA
LTDA, CNPJ: 07.293.002/0001-65 torna público que irá requerer ao IAT, a Licença de Operação para Ind. metalurgica instalada Rua Francisco Alves de Lima, 52, Barracão 1, Costeira, São José dos Pinhais, PR

SÚMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA PRÉVIA TRANSPORTES ERONIDES LTDA, CNPJ: 84.801.547/0001-86 torna público que recebeu do Instituto Água e Terra, a Licença Prévia - LP, com validade de 05/07/2024, para Transporte de carga em geral e de resIduos Rua Antonio Singer, 2257, Campo Largo da Roseira, São José dos Pinhais, PR
(Catanduvas do Sul) e Professor Pedro José Puchalski (Serrinha). De acordo com o município, os equipamentos podem ser usados, por exemplo, para apresentação de conteúdo multimídia em sala de aula e para videochamadas com outros professores ou palestrantes. O investimento na compra destes equipamentos, segundo o Governo do Estado, chegou a quase R$ 122 milhões. Dos 25 mil kits, 22,5 mil estão sendo instalados em todas as salas de aula de cada um dos mais de 2 mil colégios da rede estadual de ensino. Os demais serão armazenados como reserva. Também acompanharam a entrega dos equipamentos o chefe de gabinete Fernando Gomes, além de Emanoel de Souza e membros da Secretaria de Educação de Contenda.
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO TRANSPORTES ERONIDES LTDA, CNPJ: 84.801.547/0001-86 torna público que irá requerer ao Instituto Água e Terra, a Licença de Instalação para Transporte de carga em geral e de resIduos a ser implantada Rua Antonio Singer, 2257, Campo Largo da Roseira, São José dos Pinhais, PR

Moradores do entorno de aterro sanitário de Fazenda Rio Grande reclamam de mau cheiro
Estre Ambiental foi notificada pela prefeitura e prometeu providências
DA REDAÇÃO
Quase duas semanas, depois do deslizamento que matou um operador de retroescavadeira no aterro sanitário de Fazenda Rio Grande, os moradores continuam reclamando do cheiro forte que se espalhou na região, nas imediações do terrifico. O acidente aconteceu no final da tarde do sábado, 25 de junho, quando um homem, que trabalhava no local, caiu com o maquinário em um barranco do aterro, no bairro Santa Terezinha. Seu corpo foi localizado, dois dias após o acaso. A Prefeitura de Fazenda Rio Grande notificou extrajudicialmente a empresa Estre Ambiental, gestora do Aterro Sanitário de Fazenda Rio Grande, devido ao aumento do mau cheiro.
Segundo especialistas, o mau cheiro é decorrente de resíduos orgânicos em decomposição, expostos após o deslo-
DIVULGAÇÃO
Grande quantidade de lixo deslizou no desmoronamento
camento de uma das células do aterro. Moradores da região, especialmente dos bairros Santa Terezinha e Iguaçu dizem que o mau cheiro, após máquinas terem mexido o lixo, para procurar o corpo do
operário morto no acidente, foi muito forte. Muita gente afirma ter ficado com náuseas pelo forte cheiro. "O cheiro se tornou comum para os moradores, mas após o acidente, se tornou ainda mais
insuportável", comentou Juarez dos Santos, que mora a poucos metros do aterro. Em nota, a Estre confirma que foi notificada pela prefeitura e informa que o odor no entorno do aterro sanitário é consequência do impacto do deslizamento de resíduos ocorrido último sábado. Drones, segundo informações, foram usados para amenizar o odor, por meio da umidificação das vias nas proximidades do aterro e bairros adjacentes. Outro problema enfrentado por moradores, especialmente das ruas que dão acesso ao aterro, que caminhões foram usados para transportar lixo e, que material foi derramado no asfalto. Com o sol, o cheiro foi intenso. "Alguma coisa precisa ser feita e, de forma emergente. Entendemos que foi um acidente, mas a empresa deveria tomar as medidas para evitar este tipo de situação. Estamos enfrentando dificuldades respiratórias com esses problemas", comentou Juarez.
CEI é criada no Legislativo para investigar Estre Ambiental
Após o acidente na Estre Ambiental, a Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande criou uma CEI - Comissão Especial de Inquérito, para apurar responsabilidades. É composta pelos vereadores Enfermeiro Zé Carlos (presidente), relator professor Leo e membros, Alex Padilha, professor Hélio e Maciel do Dog. No inicio desta semana, os vereadores estiveram reunidos para definir os primeiros passos da investigação.

Vereadores integrantes da CEI legislativa
A CEI, que tem o poder de investigação, pretende buscar uma série de esclarecimentos junto a Estre, buscado ao longo dos anos, por meio de requerimentos, a maioria não respondida. Uma das metas da Comissão é descobrir se a empresa cumpre os itens contratuais. O prazo para concluir a investigação é de três meses, prorrogáveis por mais dias, havendo necessidade.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
O Presidente da Cooperativa Agroindustrial De Produtores De Cogumelos E Demais Produtos De Tijucas Do Sul E Região, inscrita no CNPJ:18.347.084/0001-08, através do seu presidente Sergio de Oliveira Brito, em cumprimento às disposições legais e estatutárias (Lei nº 5.764/1971, MP 931, a Lei Nº 14.030/20, a IN 79/2020 e IN 81/2020 e art. 35 do Estatuto Social), convoca os associados para se reunirem em ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DIGITAL a realizar-se no dia 14 de julho de 2022, 17:00 horas em primeira convocação as 18:00 em segunda e as 19:00 em terceira convocação com a presença mínima de 10 (dez) associados. O Acesso a AGE Digital será no endereço eletrônico da plataforma ZOOM link https://us02web.zoom.us/j/ 81438201292?pwd=SUlIQTlLblVSMGpTemU2bC9Ba2k5QT09 ID da reunião: 814 3820 1292 Senha de acesso: 12345678


ORDEM DO DIA:
1-Relatório da Gestão
2-Balanço Geral

3-Demonstração de Sobras ou Perdas
4-Parecer do Conselho Fiscal
5-Destinação das sobras apuradas/rateio de perdas
6-Plano de Atividades para o ano de 2022
7-Eleição de cargos vagos do conselho de Administração;
8-Eleição do Conselho Fiscal;
9-Projeto Coopera Paraná;

10-Assuntos Gerais
OBS : Para fins de quórum até a data e de 21 sócios
Tijucas do Sul, 05 julho de 2022.
de Oliveira Brito - Presidente
Culpado ou inocente?
Relatório da CPI que investiga Zé Quirera será votado hoje DA REDAÇÃO

Os vereadores de Quitandinha, se reúnem na manhã desta sexta-feira, dia 8, para votar o relatório final da CPI, formada para investigar supostas irregularidades no pagamento de dívidas do prefeito de Quitandinha, José Ribeiro de Moura, conhecido como Zé Quirera. A investigação serviu para apurar se o gestor usou o REFIQ, criado na atual gestão, para quitar uma multa judicial.


A função da Comissão, foi descobrir se o prefeito Zé Quirera teria usado o REFIQ (Programa de Recuperação Fiscal de Quitandinha) para pagar multa judicial por meio de um terreno, considerado pela promotoria, como "negócio jurídico inexistente". Levantamento de que Zé Quirera, deve ou devia, em torno de R$ 900 mil em impostos atrasados e, ao criar o programa, se auto beneficiou, com a dívida caindo para aproximadamente R$ 290 mil. Em três meses de atuação, a Comissão ouviu várias pessoas, especialmente testemunhas a favor do gestor municipal. O processo montado é consequência de uma condenação de Zé Quirera, quando ele foi prefeito pela primeira vez (1997 a

Relatório final será votado nesta sexta-feira 2000). A ação determinou a devolução ao município, do valor devido. Em paralelo, o Ministério Público abriu procedimento para investigar o REFIQ. A promotoria viu indícios de irregulari-
dades nas transações, já que o prefeito teria utilizado da cessão de 25% de um imóvel para quitar a multa judicial, mas, segundo o Ministério Público, o imóvel já estaria penhorado.
A reunião, desta sexta-feira, será para votar o relatório final da CPI, que tem como presidente Carlinhos Moura, aliado do prefeito Zé Quirera.
Projeto aprovado por vereadores garante vagas de estágio para pessoas com deficiência
tes com transtorno do espectro autista (TEA).
Os vereadores de Tijucas do Sul, aprovaram o projeto de lei 20/2022, que assegura às pessoas portadoras de deficiências, o percentual mínimo de 10% (dez por cento) das vagas de estágio, em conformidade com a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, oferecidas por cada ente do poder público municipal, independentemente da realização ou não de processo seletivo.
O projeto ainda prevê que das vagas ofertadas, ficam reservadas, uma vaga de estágio para nível superior e, uma vaga para nível médio a estudan-
DA ASSESSORIA
De autoria do vereador Sidinei José de Lima (Cebola) e, com aprovação de todos os demais vereadores, o projeto constitui uma importante política pública na inclusão de estudantes com algum tipo de condição especial, seja ela física, mental, intelectual ou sensorial.

Atualmente a poder público municipal é o principal empregador de estagiários no município de Tijucas do Sul e, nada mais justo, de que tais vagas sejam também ofertadas a este público que vem cada dia mais buscando seu espaço na sociedade.

Câmara de Vereadores de Tijucas do Sul homenageia atleta de jiu-jitsu

A Câmara de Vereadores de Tijucas do Sul realizou, na noite de quinta-feira (30), uma homenagem para Peco Lima, em reconhecimento ao seu trabalho no esporte, destacando-se na categoria jiu-jitsu. Peco, da equipe Checkmat Tijucas do Sul, que recebeu um diploma do parlamento, foi campeão em diversas competições pelo país.
Em sua manifestação, Peco agradeceu a homenagem realizada pela Câmara Municipal e relatou a experiência que teve com o esporte desde o início da carreira. Ele começou a treinar em 2015, e em 2019 começou a dar aula já na faixa roxa, pela escola Checkmat Tijucas do Sul.
Desde a faixa branca, em 2015, participou de eventos estaduais nacionais e internacionais de jiu-jitsu, tendo ao longo dessa jornada,
xa branca em 2015; vice Sul americano em 2017 na faixa azul ; campeão internacional Open Curitiba 2020 faixa roxa; campeão sul brasileiro na faixa roxa em 2020; campeão faixa marrom Balneário Camboriú Open em 2021; campeão sul americano AJP Tour Balneário Camboriú 2022 faixa marrom; campeão Open Floripa 2022 m2 marron leve e terceiro colocado campeonato brasileiro de jiu-jitsu 2022 CBJJ (maior evento de jiu-jitsu do mundo) faixa marrom.
Alguns alunos competidores, também se destacaram e continuam se destacando em vários eventos pelo Brasil. A Checkmat Tijucas do Sul não visa somente formar atletas, mas cidadãos de bens, que podem fazer a diferença na sociedade. A moção de congratulação é de autoria do vereador Everaldo Schlosser, com aprovação e todos os demais parlamentares.

Com projeto, estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), ganham vagas específicas.Vereadores de Tijucas do Sul em sessão plenária Atleta tijuquense durante homenagem pelo legislativo MARCELLO CAVALLI ganhou diversos prêmios como exemplo: bi campeão paranaense, cam- peão open Floripa 2015 na faixa branca; terceiro sul americano na fai-
Novos servidores são empossados em pastas importantes de Araucária
Foram nomeados 55 novos servidores, sendo 28 novos Agentes de Trânsito
Na manhã da quarta-feira, 06 de julho, 28 Agentes de Trânsito, da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), foram empossados no anfiteatro da Prefeitura de Araucária. Além deles, nesta semana também estão recebendo a posse mais 27 novos servidores públicos, sendo a grande maioria para integrar a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Também foram empossados: Agente Comunitário de Saúde, Arquiteto, Engenheiro Civil, Auditor Fiscal, Contador, Assistente Social e Educador Social. Amanhã, 07 de julho, devem passar a fazer parte do quadro de servidores do município de Araucária mais 6 Técnicos de Administração.

Em 1º de julho, receberam a posse um Assistente Social, Psicólogo, Professor de Educação Infantil e nesta terça-feira foram também empossados um Médico Plantonista, Médico Pediatra, Fiscal de Obras Rodoviárias, Auxiliares de Consultório Odontológico, Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro Eletricista, Farmacêutico e Agente Comunitário de Saúde. Essas novas contratações refletem o investimento que vem
sendo feito no funcionalismo público municipal e, consequentemente, na melhora e qualidade no atendimento à população. Dos novos em-
possados, apenas os Agentes de Trânsito não terão atuação imediata nas ruas, já que precisam passar por curso de formação.
Prefeitura de Araucária atendeu a 5.086 pedidos de coleta
Itens como móveis, eletrodomésticos da linha branca (fogão, geladeira, máquina de lavar, TVs), pneus e galhos são recolhidos gratuitamente mediante solicitação do morador.

A Prefeitura de Araucária tem um serviço de coleta agendada de materiais volumosos. Itens como móveis, eletrodomésticos da linha branca (fogão, geladeira, máquina de lavar, TVs), pneus e galhos são recolhidos gratuitamente mediante solicitação do morador. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no primeiro semestre de 2022 foram realizados 5.086 atendimentos. Somente no último mês de junho foram 819 atendidas. Entre os benefícios dessa ação está o de dar o destino correto a esses materiais evitando o descarte irregular em terrenos ou rios (prática que configura crime ambiental).
O morador que precisa descartar algum desses tipos de material deve telefonar para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para agendar a retirada dos itens. O contato pode ser feito pelo número (41)3614-7480 ou via aplicativo Atende.net (Android ou IOS).

A coleta pela equipe de Meio Ambiente ocorre em até 05 dias úteis. Assim que agendado, o morador pode colocar o material a ser coleta-
do do lado de fora do portão. A Secretaria de Meio Ambiente conta com três caminhões que fazem essa coleta (de segunda a sábado).
É importante destacar que este serviço de co-
agendada de materiais volumosos no 1º semestre de 2022

