1 minute read

Saúde pública de Araucá

A pauta da reunião foi colher informações sobre os problemas relacionados ao atendimento demorado no Pronto Atendimento Infantil e avaliar as condições dos atendimentos do Hospital Municipal de Araucária. Porém a equipe gestora da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes não compareceu na reunião, que foi agendada mediante o requerimento feito pelo vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Ben Hur Custódio.

O secretário de saúde, Dr. Adilson Suguiura iniciou sua fala fazendo uma avaliação profunda sobre o atendimento primário nas Unidades Básicas de Saúde e esse momento de diminuição dos casos de covid19 no município. Ressaltou ainda que durante a pandemia, as unidades básicas ficaram focadas aos atendimentos relacionados aos casos de coronavírus, e com a retomada das atividades sociais, há um natural aumento dos atendimentos clínicos, principalmente nesse período do ano pela mudança de estação e clima.

Advertisement

O secretário ainda afirmou que existe um efetivo de 25 pediatras na rede pública, dispo- nibilizados de segunda a sexta para atendimento de até duas crianças a mais em cada unidade básica de saúde, ou seja, existe disponibilizado mais 50 vagas pediátrica a mais do que já estão disponibilizadas nas Unidades de Saúde todos os dias, que podem e devem ser procuradas.

Outro fato apontado pela nossa reportagem, e reforçado durante a reunião e pelos membros da secretaria, é justamente a falha existente por parte de alguns profissionais do atendimento primário, que estão encaminhando diretamente para o PAI, UPA e HMA paci- entes que são de baixa complexidade e deveriam ter atendidos nas unidades básicas de saúde. Isso aliado a cultura de procura direta pelas famílias ao Pronto Atendimento Infantil, tem gerado a parte da sobrecarga.

Araucária também recebe diariamente inúmeras pessoas de outros municípios que passam pelo atendimento médico na cidade. São famílias de Fazenda Rio Grande, Quitandinha, Campo Largo, e até de Curitiba que buscam atendimento na rede municipal de saúde araucariense. E não há o que impeça o atendimento desse público

This article is from: