Jornal O Repórter - Edição 657

Page 1


Salário dos servidores de Contenda tem novo reajuste

Página 8

TV O Repórter e Tizon Mídia transmitindo ao mundo todo

Página 9

Hospital inaugurado em Fazenda Rio Grande

Em solenidade Em solenidade Em solenidade Em solenidade Em solenidade de inauguração de inauguração de inauguração de inauguração realizada realizada realizada realizada esta semana, esta semana, esta semana, esta semana, esta semana, Governo Governo Governo Governo Governo anunciou que anunciou que anunciou que anunciou que anunciou investimentos investimentos investimentos investimentos investimentos aumentarão aumentarão aumentarão aumentarão aumentarão em mais de em mais de em mais de em mais de mais 20 vezes para para 20 vezes para para 20 vezes para com o Hospital com o Hospital com o Hospital com o Hospital Hospital

Página 7

ARAUCÁRIA

Acolhimento noturno para quem está na rua: Operação Inverno

Página 4

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Inauguração da subprefeitura Murici será no próximo dia 03/06

Página 11

PIÊN

Moradores recebem as primeiras matrículas da regularização fundiária

Página 13

Com a nova estrutura, o hospital conta com 95 leitos, maternidade de risco habitual e intermediário, duas portas de entrada para urgência e emergência 24 horas

Saidinha para quê?

No último dia 28, o congresso derrubou a vontade do presidente Lula que fossem mantidas as saidinhas temporárias para presos em feriados e datas comemorativas. É sério, não é fake news, está aqui o link para quem quiser conferir (https:// www.cnnbrasil.com.br/politica/saidinha-de-presos-veja-como-votaramos-parlamentares-sobre-veto-de-lula/ ). Óbvio que no PSOL, PV e PT, todos votaram a favor das saidinhas acompanhando o interesse de Lula, mas a derrota foi esmagadora.

O que incomoda é pensar: que tipo de gente é a favor de presos saírem belos e formosos em feriados? Tem gente que diz "mas é humanidade, são gente, tem filhos, tem mãe", e blá blá blá, e outros dizem que diminui o custo carcerário. Primeiro que quem está preocupado com família e sente falta de casa não comete crime, pensa bem antes. O segundo ponto é que o lance do custo, até faz sentido, porque eu também me preocupo com o custo dos presos, tanto que defendo que se o preso quer comer, tem que trabalhar para isso. Ao menos eu que não estou preso e não cometo crime, estou sujeito a esta rotina. Claro que não podemos, por critérios de censura, nem cogitar o motivo do presidente e seu grupo serem a favor dos benefícios aos bandidos, mas que isso é estranho, isso é né?!

Assim a gente trabalha de cedo até a noite, praticamente vira visita em casa para manter os filhos alimentados, quentinhos, com o mínimo de conforto. Paga imposto que só falta penhorar um rim e usa gasolina a preço de ouro para ir trabalhar. A vida aqui fora do presídio é uma dureza, dia após dia o sistema sufocando e a gente trabalhando de forma honesta. Qual benefício temos? Madrugada na fila para pegar ficha para o médico, liga na polícia e não é atendido porque não tem polícia, meses esperando exame de saúde, medicamentos gratuitos escassos e de péssima qualidade, educação sucateada e professores desmotivados por falta de salário e estrutura para trabalhar, sai de casa para o trabalho se atolando no lamaçal e buracos. Aqui fora do presídio é assim, a gente se arrebenta, mas encara de frente. Então por que o preso, que fez coisas erradas, tem que ter benefício?

CNPJ: 36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora

Travessa Manacá, 85

Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

E a semana começou com a inauguração do Hospital de Fazenda Rio Grande, uma obra que era tão sonhada e aguardada por todos os moradores. Apesar da chuva, muita gente compareceu na solenidade, seja para apreciar a inauguração, ou porque o governador Ratinho Junior havia confirmado presença. No fim, Ratinho não compareceu. Segundo os organizadores, foi devido ao mau tempo. Mas o Foca ficou na dúvida: será que o governador viria de jatinho e as chuvas não permitiram? Ou será que chegaria atrasado de carro? Professores de Fazenda Rio Grande organizavam-se para realizar uma manifestação em frente ao hospital, devido às mudanças anunciadas na educação estadual. Para o Foca, esse foi um dos possíveis motivos para o não comparecimento do governador. Será?

Sem defesa de lados, falando em greve, no programa Café com o Bala recebemos, na última quinta, a presidente da APP Sindicato, Simone Barbosa, que falou um pouco do lado ruim da privatização das escolas estaduais. Inclusive, ela disse que a greve marcada para segunda-feira (3) está bastante forte e com muita adesão. Os professores do Paraná, mais uma vez, marcham para o Governo em busca de mudanças. Questionada quanto a soluções para os atuais problemas enfrentados nos colégios, Simone disse que a APP já deu várias alternativas à Secretaria de Estado de Educação, mas que nunca foram ouvidos, nem recebidos por Ratinho Junior.

Em contrapartida, o governador anunciou recentemente que as faltas da semana que vem, em prol da greve, serão descontadas da folha de pagamento de cada professor que não comparecer. Para Simone, isso não passa de uma ameaça e ela diz que não é preciso ter medo, já que as aulas são repostas, de modo que os alunos não terão prejuízo, e que a greve é constitucional, ou seja, a Lei prevê como direito dos profissionais a manifestação. Eita que o Foca está ansioso para ver os próximos capítulos! De que lado vocês estão?

Ainda em Fazenda Rio Grande, nesta semana, o vereador Gilmar Petry apresentou um requerimento

DIRETOR DE JORNALISMO Pedro E. Silva

TELEFONES 41 3797-7304 41 99679-6053

na Câmara solicitando que haja uma semana municipal de incentivo à educação política na cidade, e que esse programa seja voltado aos alunos, em especial os alunos pequenos da rede municipal. Para ele, enquanto futuros profissionais da cidade, é imprescindível que os estudantes saibam como funcionam os três poderes e a democracia do País.

Concordando com o vereador, mas indo além, o vereador Professor Léo disse que ao invés de uma única semana em outubro, este projeto deveria ser permanente e apresentado de forma interdisciplinar, ou seja, aplicado nas disciplinas já existentes, como geografia e sociologia, de diferentes formas. Já o vereador Caio, que tem sido bastante crítico nas últimas semanas, disse que esse seria mais um projeto para ficar guardado nas gavetas. Mas o que é que o vereador Caio está tentando tanto dizer? O Foca segue de olho!

Outro assunto discutido na Câmara, foi quanto ao novo projeto de moradias populares do Minha Casa Minha Vida que a Prefeitura está implantando. O vereador Zé Carlos está pedindo informações, pois crê que é preciso haver mais transparência. No passado, segundo ele, houve divergências e falta de transparência quanto ao modelo de distribuição das moradias, o que teria resultado na concessão de imóveis a pessoas que já tinham uma casa, ou seja, não precis avam! Zé Carlos disse que quer entender melhor o processo para ficar de olho e também poder orientar a população quanto aos próximos passos. Está de parabéns!

Complementando o assunto, o vereador Caio que encabeçou o projeto quando estava na secretaria de Governo, disse que já há 6 mil inscritos no programa e que esse é um investimento que não existia na cidade há muitos anos!

Viajando agora para Quitandinha, lá pela Câmara, o povo esteve ativamente esta semana cobrando um asfalto na localidade do Água Verde. Segundo o vereador Galo, esta é uma grande atitude, e o povo tem que mostrar a força que tem.

Quem foi criticado, em um comentário na live, foi o vereador Purungo, que apenas orientou às pessoas que vão procurar os vereadores quando precisarem de algo. Do conforto do seu sofá, o morador comentou que era uma vergonha o vereador dizer isso, e que ele é que deveria ir às comunidades. Em partes, o Foca até concorda. É trabalho do vereador comparecer nos bairros, ver a situação de tudo, fiscalizar. Mas ora! Vereador também não é adivinha, nem lê tarot para saber de tudo! Se a população se une e vai cobrar seus direitos, não só é mais fácil conseguir mudanças, como também é muito mais honroso do que reclamar do seu sofá. Opinião do Foca...

Outro assunto em Quitandinha, é que teria saído uma lista, recentemente, das cidades mais suscetíveis a alagamentos, como foi no Rio Grande do Sul. Quitandinha está entre elas! O vereador José Ribeiro foi um dos que cobrou melhorias, dizendo que estar na lista, mostra o quanto o município precisa ter um programa de prevenção a desastres naturais. É isso! Só divulgar uma lista não muda nada, queremos ações!

O vereador Amilton do Banco também solicitou a limpeza de bueiros na cidade. Segundo ele, nas últimas chuvas, a rua onde fica a loja Quero-Quero alagou e pessoas perderam seus móveis! Na gestão anterior, da prefeita Maria Julia, ele lembrou que foi feita uma limpeza, por meio de uma empresa, para escoar a água, e que isso manteve a zona segura por algum tempo.

Os vereadores também falaram dos motoristas de ônibus escolares de Quitandinha, que estariam ficando, das 8h30 às 11h30, enquanto esperando pelos alunos, na rua. E principalmente nesse frio que vem fazendo nos últimos dias, nada mais justo que os nossos profissionais tivessem uma sala para poder ficar, para se aquecer! O vereador Galo disse que os motoristas estariam levando mantas para o trabalho, para não passar frio. E aí, prefeito Quirera, que tal dar mais dignidade aos seus funcionários?

Uma boa leitura a todos e nos vemos semana que vem!

COLABORADORES Aleks Tizon

Cristiano Vaz

Dayanne Wozhiak

Márcio Camargo

Priscila Silva

Wallysson Silva

DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva - 41 99679-6053 DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br

IMPRESSÃO Press Aternativa

CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba

Jornal Filiado à

Acolhimento noturno para quem está na rua: Operação Inverno inicia dia 10 de junho em Araucária

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária (SMAS) informa que a Operação Inverno deste ano está programada para iniciar em 10 de junho. Antes dessa data, pode ocorrer atendimento conforme demanda espontânea em noites com previsão de temperatura igual ou abaixo de 9°C, ou em caso de sensação térmica baixa ou chuvas intensas. O objetivo da Operação Inverno é reforçar e ampliar o atendimento às pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas em Araucária, principalmente no período da noite. Na Casa de Passagem é ofertado pernoite no abrigo, produtos de higiene pessoal, alimentação e atendimento humanizado. Os usuários poderão acessar a Casa de Passagem durante a Operação Inverno em todos os dias da semana, preferencialmente das 17 horas às 18h30 por demanda espon-

tânea (atendimento de forma imediata), via encaminhamento do Centro Pop, encaminhamentos das equipes de abordagem social e plantão técnico social. A SMAS reforça que fora desse horário pode-

rão ser encaminhados através do serviço de abordagem social e plantão técnico social, e, excepcionalmente, por demanda espontânea considerando o risco de vida de baixas temperaturas.

A capacidade de atendimento da Casa de Passagem para a Operação Inverno será de até 50 pessoas. Os usuários poderão permanecer no local até as 07h30 do dia seguinte, após esse horário, conforme desejo dos mesmos, poderão se deslocar até o Centro Pop para tomar café e se beneficiar de outros serviços ofertados para atendimento de pessoas em situação de rua.

CASA DE PASSAGEM

Endereço: Rua Rosália Kaminski 55 - Porto das Laranjeiras

Horário preferencial de entrada na Casa de Passagem: das 17 h às 18h30

Encerramento do pernoite: 7h30

Telefone da equipe para abordagem social: 0800 642 5250 (escolha o ramal 1 - DENÚNCIA / 1PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA. Avise caso encontrar alguma pessoa em situação de rua que esteja precisando de abrigo nos dias mais frios).

Antes dessa data, pode ocorrer atendimento conforme demanda espontânea

Que tal dar um UP no seu negócio?

Microempreendedores individuais (MEI) de Fazenda Rio Grande podem fazer diversos cursos e consultorias gratuitas na Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor de Fazenda Rio Grande convida todos os microempreendedores individuais (MEI) e população que deseja empreender para participar das palestras e consultorias da programação de junho.

Somente neste próximo mês, a agenda preliminar já conta com duas consultorias, uma no dia 7, sobre acesso a crédito, e outra no dia 27, sobre gestão econômica e financeira. As consultorias são individuais e duram meia ou uma hora. Já as duas palestras já programadas acontecem nos dias 12 e 26, e serão sobre "como comprar bem e com bons fornecedores" e "gestão visual de loja", respectivamente (confira arte de divulgação). De acordo com a coordenadora da Sala do Empreendedor no município, Fabiane Barossi, todo mês há diferentes eventos acontecendo de forma gratuita e aberta a todos. São palestras, consultorias, oficinas, workshops e cursos. A procura é grande, mas a participação, porém, ainda é bastante baixa. São cerca de 30 a 40 vagas por palestra, mas apenas 20 pessoas chegam a ocupar as cadeiras disponíveis.

"É importante que o empreendedor desperte para a necessidade de

se qualificar, se preparar para o negócio dele continuar crescendo. E sem esse preparo, sem essa busca de melhoria e qualidade de informação, será muito mais difícil", destaca Fabiane.

Segundo ela, o objetivo da Sala do Empreendedor é ajudar o MEI a crescer de forma coerente, para que ele deixe de ser micro e se torne um grande empreendedor, dando muitos frutos e, inclusive, podendo contratar funcionários a fazer parte do crescimento do município também.

Para quem ainda não é MEI, mas

tem um interesse, ela disse que há também uma palestra especial, que trata de todos os assuntos referentes ao microempreendedor, como direitos e deveres, bem como orientações iniciais.

Segundo Fabiane, muitas pessoas já empreendem, mas não têm noção disso. Outras, poderiam usar o seu talento p ara empreender.

"Por exemplo, aquele jovem que está se formando no ensino médio, acha que o único caminho é trabalhar de carteira assinada. Mas ele pode ter um talento que pode se

tornar um grande negócio. Temos qualificação focada para adolescentes também", explica.

Para participar dos eventos, basta fazer uma inscrição diretamente pelos links disponibilizados nas redes sociais da secretaria do trabalho de Fazenda Rio Grande (@trabalhofazendariogrande), pelo telefone 3608-7784 ou WhatsApp 3627-8505. A Sala do Empreendedor fica no Plaza Fácil, à Avenida das Araucária, 142 - Eucaliptos. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 16h, de segunda à sexta.

Eventos como workshops, cursos, palestras e consultorias acontecem todo mês

Hospital inaugurado em Fazenda Rio Grande

Em solenidade de inauguração realizada esta semana, Governo anunciou que investimentos aumentarão em mais de 20 vezes para com o Hospital

Após anos de espera, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida foi reinaugurado com diversos serviços para a população. A solenidade foi realizada na última segunda-feira (27) e contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, bem como de deputados, vereadores e do prefeito Marco Marcondes.

No último ano, o hospital realizou um total de 14 mil atendimentos ambulatoriais. A capacidade, hoje, é de 10 mil por mês. Além disso, com a ampliação, agora será possível, mensalmente, a realização de 20 mil exames, 530 cirurgias eletivas e 200 cirurgias de urgência e emergência. Com a nova estrutura, o hospital conta com 95 leitos, maternidade de risco habitual e intermediário, duas portas de entrada para urgência e emergência 24 horas (para cirurgia geral e ginecológica, ortopedia e urologia), ambulatório de especialidade médica e multiprofissional com 12 consultórios e centro diagnóstico para realização de exames.

De acordo com o prefeito Marcon Marcondes, uma pesquisa feita anteriormente com a população revelou que 98% dos fazendenses sentiam falta de um hospital na cidade. Logo que assumiu a prefeitura, ele, então, foi até a secretaria estadual de Saúde para fazer os primeiros estudos e tratativas para encabeçar e agilizar o processo de ampliação do espaço já existente que, segundo ele, era subutilizado.

"É algo que a cidade solicitava e precisava muito. Era um sonho da população. Nós sofríamos muito sem o hospital aqui na cidade. E agora nós teremos uma megaestrutura", afirma, destacando ainda que gestores anteriores prometeram o mesmo, mas não tiraram a ideia do papel. "Sensação de dever cumprido", pontua.

INVESTIMENTOS

Representando o governador Ratinho Junior, o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto pontuou que os investimentos por parte do Governo do Estado aumentarão significativamente para garantir a ampliação dos atendimentos. O valor do repasse, anteriormente, era de R$ 1,7

Com a nova estrutura, o hospital conta com 95 leitos, maternidade de risco habitual e intermediário, duas portas de entrada para urgência e emergência 24 horas

milhão ao ano. Agora, será R$ 1,8 milhão ao mês somente para custeio. Além disso, o Estado também investirá outros R$ 18 milhões anuais por meio do programa Opera Paraná para a realização de cirurgias eletivas. Com os R$ 21 milhões de custeio, serão R$ 40 milhões ao ano de investimentos por parte do Estado. Já o município deve investir em torno de R$ 2,4 milhões ao mês para serviços de urgência, emergência e plantões. "Aumentam os investimentos, o contrato é maior. E teremos atendimentos de mais cidadãos paranaenses que moram em Fazenda Rio Grande e na região. É um passo enorme para o futuro, além de garantir uma maternidade mais forte. Enquanto secretário de estado da equipe do governador Ratinho Junior, é um grande orgulho de estar aqui hoje", disse o secretário ao Jornal O Repórter.

Segundo ele, a ideia do governo é levar serviços de saúde para mais perto da população, de modo que os fazendenses, por exemplo, não precisarão mais se deslocar a outros municípios para fazer cirurgias, bem como cidades da região também poderão utilizar a nova estrutura.

O prefeito de Agudos do Sul, Jesse Zoellner, esteve na solenidade e destacou o objetivo de que o novo hospital atenda também à população de Agudos, que hoje leva em torno de 2h para ir até cidades como Campo Largo, Curitiba

e Campina Grande do Sul. O trajeto até a Fazenda é de apenas 30 minutos. "Vai ser o hospital mais próximo de Agudos do Sul com toda a estrutura. Nosso objetivo é que possamos operar os nossos munícipes aqui, ter consultas especializadas nesse hospital. Vai salvar muitas vidas", comenta. O Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida funciona, desde o final de 2023, por meio de um contrato que autoriza a empresa CIS a administrar o espaço. De acordo com o prefeito Marco Marcondes, o assunto gerou fake news na internet, onde pessoas disseram que haverá cobranças para consultas, exames e cirurgias. Ele frisou, porém, que isso não é verdade e que o hospital é totalmente gratuito, sendo 100% SUS. Para atendimento, pacientes devem ser encaminhados pela UPA, Unidades de Saúde, SIATE ou SAMU.

Também estiveram presentes no evento de inauguração o deputado federal Toninho Wandscheer, os deputados estaduais Alisson Wandscheer, Alexandre Amaro e Márcia Huçulak, o secretário de Justiça e Cidadania do Estado Santin Roveda, a secretária estadual das Cidades Camila Scucato, o secretário municipal de Saúde Beto Rocha, a primeira-dama da cidade e secretária municipal de Assistência Social Giuliana Marcondes, o diretor do hospital Glauber Garbin, vereadores de Fazenda Rio Grande e o vereador de Curitiba Mauro Bobato.

DA ASSESSORIA

Maio Laranja: alunos de Mandirituba recebem palestra sobre combate ao abuso e exploração sexual infantil

Na última semana, a Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com o CREAS, promoveu uma ação intensiva do Maio Laranja nas escolas municipais. A campanha, que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, foi direcionada aos alunos do 4º e 5º ano. Durante o evento, os estudantes assistiram a uma palestra educativa e receberam materiais informativos sobre o tema.

A palestra abordou questões essenciais, como a identificação de situações de abuso e a importância de denunciar tais casos. Os alunos foram orientados sobre os canais disponíveis para a denúncia e a proteção.

A identificação de situações de abuso e a importância de denunciar tais casos foram abordados

A distribuição de materiais informativos reforçou as orientações passadas, proporcionando às crianças e suas famílias recursos adicionais para lidar com possíveis situações de risco.

Salário dos servidores de Contenda tem novo reajuste

Funcionários públicos e do magistério do município de Contenda recebem, nesta quarta-feira (29), o salário com recomposição inflacionária. O prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, já havia anunciado esse reajuste no mês de março.

Conforme a Prefeitura de Contenda, para este mês de maio houve a recomposição de 3,86% para servidores públicos ativos e inativos, pensionistas, servidores ocupantes de cargos de provimento em comissão e conselheiros tutelares. Já para os profissionais do magistério a recomposição é de 3,62%. Essa é a quinta recompo-

Essa é a quinta recomposição inflacionária concedida pela atual administração de Contenda

sição inflacionária concedida pela atual administração de Contenda. Em 2022 foram concedidos dois reajustes que totalizaram 20,21% para os servidores ativos, aposentados e pensionistas, enquanto que para o magistério foi de 25,21%.

Já em 2024 esse é o terceiro reajuste para o magistério, enquanto que os demais foram contemplados com dois. Em janeiro foi lançado para todos os servidores o reajuste de 5,47%, enquanto que em março os profissionais do magistério receberam mais 5,47%. No total, a atual gestão já repassou 39,77% em reposição para servidores do magistério, enquanto que os demais receberam 29,24%.

Transmitindo para o mundo todo

A Copa Mundo do Futsal, transmitida pela TV O Repórter e Tizon Mídia na última semana, chegou a diversos países do mudo, que torciam por seus times através do nosso canal

DA REDAÇÃO

Da segunda-feira (20) até domingo (26), a TV O Repórter a Tizon Mídia estiveram em Paranaguá acompanhando e transmitindo, para o mundo todo, os jogos da Copa Mundo de Futsal Sub 21. Times brasileiros enfrentaram atletas da Rússia, Japão, Canadá, Estados Unidos, Argentina e Colômbia. Além do canal O Repórter no Youtube, as imagens coletadas pela equipe da TV O Repórter também foram para a TVCI e a Band TV, além de canais internacionais.

Quem falou do nervosismo de transmitir para tantos canais diferentes, foi o Aleks Tizon, da Tizon Mídia. Segundo ele, todo campeonato tem suas peculiaridades, mas a equipe estava preparada para resolver qualquer problema.

Uma das peculiaridades, desta vez, foi cumprir o horário estabelecido pela Band, já que, ao vivo pelo YouTube, é possível começar e terminar os vídeos a qualquer momento. Na TV, porém, é diferente: tudo tabelado.

"Mas foi só essa questão de horário mesmo, porque a equipe é bem treinada. Todo mundo desempenhando um papel muito bom. De parte téc-

nica estava tudo resolvido. Era só a questão da pressão do horário e o nervosismo", comenta. O grande vencedor da Copa foi o time Jec/Krona, que jogou a última partida contra o time Torpedo, da Rússia. O placar ficou em 4 a 2 para o time de Joinville, que tentou o troféu pela terceira vez. Técnico do time, Herick Montibeller falou da felicidade em levar o troféu para casa: "Querendo ou não, é uma competição que tem uma visibilidade muito grande e ela pode ser divisor de águas para esses meninos. E eles merecem tudo de melhor", pontuou, orgulhoso.

Segundo o presidente da federação de Futsal, Anderson de Andrade, a Copa Mundo do Futsal é a maior competição no esporte e isso certamente movimenta a cidade de Paranaguá, além de gerar um grande impacto social: ele disse alunos da rede municipal e da Apae puderam tirar fotos com atletas do mundo todo.

Narrador e comentarista da Copa, Elisio Junior pontuou que fica muito feliz em fazer parte das transmissões, pois vê em nossa equipe profissionais competentes e uma grande estrutura. "O Canal O Repórter já é consolidado como um dos principais canais de

futsal do Paraná e também do Brasil. Tive a oportunidade de conversar com a organização e indicar o Canal O Repórter. O Futsal vem crescendo muito e é muito importante esse trabalho", salienta.

Representando a TVCI, o jornalista Pierre Andrade falou da relevância de transmissões no Futsal. Segundo ele, além de levar o nome de Paranaguá, a Copa inspira muitos jovens. "Essa copa inspira muito atletas, jovens talentos do mundo inteiro. Eu tenho certeza de que leva o nome de Paranaguá aos diversos cantos do planeta e também incentiva muitos jovens a começar na prática esportiva", declara.

ENTREVISTAS INTERNACIONAIS

Aproveitando a oportunidade, nossa redação entrevistou atletas e representantes de times da Argentina e dos Estados Unidos. As falas foram traduzidas para o português, mas a entrevista, na íntegra, pode ser vista em nosso Canal no Youtube.

O melhor goleiro da rodada, Santiago Rodgers, da Argentina, falou que parte da sua família, que não o acompanhou, pode ver todos os jogos de perto, por meio das transmissões.

Quanto ao título de melhor goleiro, ele disse que foi uma surpresa: "Estou muito feliz, é um reconhecimento enorme que eu não esperava e é muito importante para mim", disse. Já o Diego Basílico, que é gerente do Futsala (Argentina), comentou que as transmissões eram de muita qualidade e todos os torcedores de seu país puderam acompanhar: "Transmissões são excelentes, todos os argentinos puderam ver o torneio com muito entusiasmo, muito otimismo", afirmou, destacando que a Copa foi linda, um espetáculo como sempre.

Jogador do NY/Ecuador, Kyle Parks falou à nossa equipe que gostou muito da experiência no Brasil "Foi uma grande experiência, a atmosfera, o ambiente, o ginásio, tudo tem sido maravilhoso", destacou.

Seu colega de time, Osbin Mendez falou bem dos jogadores brasileiros: "É um nível alto. Então vir aqui e competir com jogadores profissionais é muito legal". Sentindo saudades de casa, ele disse que retornaria logo e que sua família o viu pelo YouTube: "Eles estavam acompanhando os jogos pelo YouTube, então é muito legal ter isso disponível para a minha família".

Equipe de narração e jornalismo Pedro Bala, Patrick, Jackson e Elisio Junior Aleks Tizon e Wallyson nas transmissões
DIVULGAÇÃO

Mutirão da Defensoria Pública em São José do Pinhais

Câmara de São José dos Pinhais realiza novo mutirão para demandas de Família, incluindo teste de DNA

Quem estiver com pendências como divórcio, pensão, guarda de filhos, ou até mesmo reconhecimento de paternidade (DNA) poderá ter atendimento jurídico gratuito na Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

Acontece novamente na Casa o mutirão da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), no dia 12 de junho, a partir das 9 horas. No ano passado, cerca de 400 pessoas estiveram na Câmara Municipal procurando atendimento em dois dias de mutirão.

O "Concilia Paraná" é um programa de atendimento itinerante da DPE-PR focado na resolução "amigável" de demandas na área de Família, como divórcio, guarda de filhos, partilha de bens, pensão e dissolução de união estável, ou seja, sem a necessidade de um processo judicial.

Para ser atendido, basta comparecer ao local no dia do evento com documentação pessoal, comprovante de endereço e comprovante de renda, além de documentos relacionados ao caso (confira mais no fim da matéria). O atendimento é por ordem de chegada. A

mobilização começa às 9h e termina às 16h.

A ação também contará com oferta gratuita de exame de DNA para o reconhecimento voluntário de paternidade ou maternidade de filho(a). Caso a documentação de todos os envolvidos esteja completa, a coleta do material genético pode ser realizada na hora. A Defensoria Pública também realizará agendamentos para pessoas que precisarem retornar à instituição e dar continuidade ao atendimento.

O presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, vereador Allax Siqueira, ressalta que a parceria com a Defensoria se fortaleceu para oferecer serviços gratuitos. "São José dos Pinhais é uma cidade grande, de extensão e de população, e há famílias com uma

série de demandas jurídicas. Olhando pelo aspecto social, é nesse momento, quando não se tem condições de pagar advogados, que o trabalho dos defensores públicos do Paraná se faz valer", diz o presidente.

"Esse mutirão é uma forma simples, rápida, gratuita e desburocratizada para resolver diversos problemas relacionados à área do direito de Família que as pessoas podem estar enfrentando. Basta que as partes estejam em comum acordo para a realização do acordo e a resolução da demanda de forma eficiente", afirma Flavia Palazzi Ferreira, defensora pública e coordenadora da Assessoria de Projetos Especiais da DPE-PR, responsável pela organização do Concilia Paraná.

ANO PASSADO

Em julho de 2023, a DPE-PR atendeu a 307 pessoas e realizou 16 coletas de exames de DNA. Para o presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, as equipes da Defensoria Pública e do Legislativo estão, mais uma vez, ordenadas e dispostas a alcançar os bons números do ano passado. "Para esse segundo mutirão, temos certeza de que vamos ajudar muitas famílias a saírem daqui com as situações jurídicas resolvidas", ressalta Allax Siqueira.

SERVIÇO

MUTIRÃO "CONCILIA PARANÁ" EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Data: 12 de junho de 2024

Horário: 9h às 16h

Local: Câmara Municipal de São José dos Pinhais - Rua Veríssimo Marques, 699 - Centro Documentos necessários: CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda. A depender do caso, é necessário levar outros documentos. Por exemplo: certidão de casamento para casos de divórcios e documentação relativa a bens e imóveis para divisão dos mesmos.

Inauguração da subprefeitura Murici de SJP será na próxima segunda-feira (03/06)

DA ASSESSORIA

A data da solenidade de inauguração da subprefeitura - administração regional Murici, em São José dos Pinhais, foi mudada para a próxima segunda-feira (03/06), às 9 horas.

A comunidade é convidada a participar desse momento importante para a região, pois a nova unidade descentralizará diversos serviços oferecidos pelas secretarias municipais facilitando o acesso dos moradores.

A descentralização dos serviços públicos municipais ampliará a capacidade de atendimento da Prefeitura de São José dos Pinhais e diminuirá a distância entre os cidadãos e as soluções das suas demandas, encurtando caminhos e ampliando possibilidades. Esta é a quinta subprefeitura de São José dos Pinhais. Além da Colô-

sobre cursos e Seguro Desemprego, além de captação de vagas de emprego;

MEIO AMBIENTE: Agendamentos para coleta de entulhos, galhos e óleo vegetal, podas de árvores, roçadas em vias públicas, solicitação de denúncias para fiscalização e informações gerais;

OBRAS: Solicitações de tapa buraco, melhorias em vias públicas, recuperação de calçadas, manutenção de bueiros, limpeza de galerias, valetas e reparos da iluminação pública.

SERVIÇO

FINANÇAS: Emissão da 2ª via e atualização de guias do carnê de IPTU;

TRABALHO: Cadastro de trabalhador, encaminhamento para entrevistas de emprego, informações

nia Murici, a subprefeitura - administração regional Murici também facilitará a vida dos residentes da Colônia Mergulhão, Barro Preto, Costeira, Cruzeiro, Ouro Fino, Quissisana, Rio Pequeno, Jurema, Academia e áreas rurais próximas. Dentre os serviços disponibilizados, os são-joseenses poderão ter acesso:

EVENTO: INAUGURAÇÃO DA SUBPREFEITURA MURICI.

Data: 03 de junho de 2024. Horário: 9 horas.

Local: Doutor Murici, n.º 3.421 (Antiga UBS CAIC)mos.

Evento será no dia 12 de junho, na Câmara de São José dos Pinhais
Prefeitura de São José dos Pinhais tem várias outras subprefeituras, como a de São Marcos

Piên recebe as primeiras matrículas da regularização fundiária

DA ASSESSORIA

O maior programa de regularização fundiária já desenvolvido em Piên propiciou a entrega das primeiras matrículas registradas ao bairro da Ponte Alta. Em cerimônia realizada na última sexta-feira, dez famílias receberam seus títulos por meio do programa Moradia Legal, que é idealizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), em parceria com a prefeitura. Nesta primeira etapa, foram entregues dez títulos de propriedade, no

entanto, outras três ações estão em fase final de tramitação na justiça, as quais englobam mais 364 famílias dos bairros de Ponte Alta e Trigolândia. Em virtude das restrições do período eleitoral, a entrega destes documentos acontecerá após as eleições de outubro, quando a expectativa é de que todos os trâmites estejam conclusos.

Representando o Tribunal de Justiça, o desembargador Evandro Portugal destacou a importância deste projeto. "Famílias que moram a déca-

das nestes terrenos agora passam a ter a propriedade de fato. Este momento é histórico para a cidade, marca o início de um novo ciclo para estas famílias e tantas outras que ainda serão contempladas", enfatizou.

Para o prefeito Maicon Grosskopf, este programa de regularização fundiária trará vários benefícios para a população. "Além da propriedade regularizada, haverá uma valorização dos imóveis em até 40%. Somado a estes fatores, as famílias terão também acesso ao crédito com melhores

condições para reformas, ampliações ou mesmo construção de casa nova", pontua. A entrega destas primeiras matrículas marca o início de um amplo programa, o qual foi priorizado pela prefeitura. "Não deixa de ser um processo burocrático e com várias etapas, mas o município acompanha e chancela para que a população tenha segurança na adesão. Paralelamente, estamos estendendo este programa para mais bairros e pretendemos atender milhares de famílias", finaliza o prefeito.

Comunidades terão linhas alternativas ligando ao Centro de Piên

Bairros de Boa Vista, Fragosos / Paranazinho, Trigolândia, Ponte Alta e Campina dos Crespins serão atendidos por essa linha que está sendo implantada em caráter de teste

DA ASSESSORIA passageiro sinaliza e o ônibus para, da mesma forma para descer do mesmo.

Atendendo à solicitação feita pela Prefeitura de Piên, a empresa Lancatur, detentora da permissão de exploração do Transporte Coletivo de Passageiros em Piên, irá implantar a partir da próxima semana duas linhas alternativas para atender a região leste do município, uma demanda antiga, que vinha sendo solicitada pelas comunidades desta área. A rota, organizada pela empresa em caráter de teste, acontecerá dois dias por semana, sendo nas terças e sextas-feiras, saindo da rodoviária do Centro às 9h da manhã passando pela localidade de Boa Vista às 9h08 e seguindo pela rodovia PR 281 até a localidade de Fragosos / Paranazinho, chegando às 9h20, em frente a Unidade Básica de Saúde do bairro. Na sequência, o

Comunidades terão linhas alternativas ligando ao Centro de Piên

ônibus retorna ao bairro de Trigolândia passando em frente ao Colégio Alfredo às 9h25, seguindo assim a Avenida Paraná até o bairro de Ponte Alta às 9h30. Dando sequência, o veículo seguirá ao bairro de Campina dos Crespins

passando em frente a Escola Santa Izabel às 9h35 e assim, se dirigindo ao Centro da cidade com previsão de chegada às 9h45 no Terminal Rodoviário Pedro Mielke. Está linha, segundo a empresa, irá operar em formato "ligeirinho", onde o

O mesmo itinerário será repetido às 15h30, saindo do terminal do Centro. O valor das passagens será de R$6,00. "Acreditamos que esse transporte ajudará em vários fatores, primeiro para dar oportunidade de locomoção às famílias, principalmente para as pessoas mais carentes, depois incentivará que os serviços e o comércio da cidade possam ser prestigiados ainda mais, haja visto, que o comércio de Santa Catarina tem pinçado muitos clientes de Piên e pensando em fortalecimento da economia local, isso não é favorável. Agradeço a empresa por este esforço e contamos com as comunidades para prestigiar este modal", disse o prefeito Maicon Grosskopf.

Piên recebe as primeiras matrículas da regularização fundiária10 famílias foram contempladas neste primeiro momento

Paranaguá terá cartilha infantil sobre a cidade

Após o sucesso de cartilha infantil que conta a história dos tropeiros da Lapa, Marcio Assad lançará material sobre cidade litorânea

DA ASSESSORIA

Depois do sucesso no lançamento nacional do volume 2 de sua cartilha didático-pedagógica "Pipa a Mulinha que Conta Histórias", Marcio Assad traz mais uma novidade encantadora para o universo da literatura infantil. Desta vez, é Paranaguá que ganha seu personagem especial: "Parnangueijo", o caiçara que conta histórias!

A nova criação de Assad promete divulgar as ricas histórias, a cultura, a memória, o turismo e a gastronomia de Paranaguá através do carismático Paranangueijo, um caranguejo da espécie Pirabacarcinus iara. Este personagem, inspirado em registros científicos que indicam a existência da espécie há 20 milhões de anos nos antigos mares brasileiros, terá muitas histórias fascinantes para contar, abrangendo desde a evolução do meio ambi-

Pregão Eletrônico Nº 02/2024

ente e do ser humano até as tradições gastronômicas da região.

Assad expressa grande felicida-

AVISO DE LICITAÇÃO

Órgão: Câmara Municipal de Tijucas do Sul Processo Administrativo Nº: 19/2024

Objeto: Contratação de empresa para prestação de serviços terceirizados de limpeza predial, com fornecimento de mão-de-obra.

Valor total estimado: R$ 125.015,04 (Cento e vinte e cinco mil, quinze reais e quatro centavos). Recebimento de propostas: 03/06/2024 às 08:00h à 18/06/2024 às 09:00h

Abertura de propostas: 18/06/2024 às 09:01h

Abertura da sessão pública: 18/06/2024 às 09:05h

O certame será realizado por meio da plataforma Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil – BLL - https://bll.org.br/, estando o edital disponível no endereço https:// www.tijucasdosul.pr.leg.br/

Contato: Contato para esclarecimento de dúvidas: licitacao@tijucasdosul.pr.leg.br

Andréia de Fátima Silveira do Vale Pregoeira

de com essa nova iniciativa, especialmente considerando o sucesso de seus programas educativos an-

teriores, como "Aprendiz de Tropeiro" em sua terra natal e "Aprendiz Ferroviário" em Curitiba. Em Paranaguá, ele planeja implementar de forma colaborativa com entidades locais dois novos programas: "Aprendiz Portuário" e "Aprendiz Marinheiro".

Marcio Assad é reconhecido por suas contribuições significativas na área de patrimônio histórico e educação. Com sua vasta experiência e paixão pela história e cultura brasileira, Assad continua a criar projetos inovadores que educam e inspiram tanto crianças quanto adultos. Seu trabalho não apenas preserva a história, mas também promove um entendimento mais profundo e um apreço pelas tradições culturais e ambientais do Brasil. Preparem-se para embarcar nas aventuras de Parnangueijo e descobrir as riquezas escondidas de Paranaguá!

Câmara de Agudos realiza evento sobre autismo

O 1º Encontro Presencial do Programa AMP ITAIPU do Autismo é um marco significativo na jornada em direção à inclusão e compreensão do autismo na região.

Na última quinta-feira (23), a Câmara Municipal de Agudos do Sul foi palco de um evento marcante: o 1º Encontro Presencial do Programa AMP ITAIPU do Autismo, uma iniciativa do curso de Pós-Graduação em Autismo. Com o intuito de promover a conscientização e oferecer suporte à comunidade, este encontro representou um marco significativo na jornada em direção à inclusão e compreensão do autismo na região. Sob a liderança do renomado docente Fábio Terreiro, o evento proporcionou uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências. A presença de pais, profissionais da área da saúde, educadores e membros da comunidade em geral demonstrou o in-

Durante a aula, os participantes puderam explorar diversos aspectos relacionados ao autismo teresse e o engajamento crescente em torno dessa questão vital. Durante a aula ministrada por Terreiro, os participantes puderam explorar diversos aspectos relacionados ao autismo, desde suas características fundamentais até estratégias de intervenção e suporte. Com uma abordagem inclusiva e empática, o docente destacou a importância de compreender e valorizar as diferentes formas de expressão e experiência associadas ao espectro autista. Além disso, o evento serviu como plataforma para o lançamento de futuras inicia-

Jovem talento do karatê de Agudos do Sul conquista duas medalhas de prata em campeonato em Curitiba

DA ASSESSORIA

No último final de semana (25), Curitiba foi palco de um emocionante campeonato de Karatê Schubu-dô. Entre os competidores, um nome se destacou pela sua destreza e determinação: José Eduardo Cardoso de Oliveira da Luz, um jovem de apenas 12 anos de idade.

Apesar da sua pouca idade, José Eduardo impressionou a todos ao conquistar duas medalhas de prata em categorias distintas do campeonato. Sua performance nas competições demonstrou não apenas sua habilidade técnica, mas também sua resiliência e dedicação ao esporte.

O campeonato foi uma verdadeira prova de fogo para os competidores, com desafios que exigiram tanto força física quanto mental. No entanto, José Eduardo mostrouse à altura, enfrentando cada desafio com determinação e foco.

O projeto de karatê de Agudos Sul tem sido uma fonte de inspiração para jovens como José Eduardo, oferecen-

O campeonato foi uma verdadeira prova de fogo para os competidores, com desafios que exigiram tanto forca fisica quanto mental

do não apenas treinamento técnico, mas também orientação e suporte para o desenvolvimento pessoal e atlético dos alunos. Sob a liderança da professora Kauanny, os alunos têm a oportunidade de explorar seu potencial no karatê, adquirindo habilidades físicas e mentais valiosas ao longo do caminho.

O Prefeito Jesse Zoellner destacou o excelente traba-

lho realizado pela professora Kauanny, que tem sido fundamental na formação e no treinamento dos alunos de karatê. "A dedicação e o profissionalismo da professora têm sido cruciais para o sucesso dos jovens atletas, como José Eduardo", disse o prefeito, que expressou sua gratidão pelo impacto positivo que ela tem causado na comunidade.

tivas e projetos destinados a promover uma maior conscientização e inclusão na comunidade de Agudos do Sul. A colaboração entre instituições locais, profissionais qualificados e membros da sociedade civil emergiu como um elemento essencial nessa jornada coletiva. O 1º Encontro Presencial do Programa AMP ITAIPU do Autismo em Agudos do Sul não apenas marcou um passo importante na promoção da inclusão, mas também inspirou esperança e determinação em todos os envolvidos. Com o compromisso contínuo de educar, capacitar e sensibilizar, a comunidade está preparada para enfrentar os desafios e celebrar as conquistas em prol de um futuro mais inclusivo e acolhedor para indivíduos no espectro autista.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal O Repórter - Edição 657 by jornal oreporter - Issuu