Com feriado em plena quarta-feira, o Foca esta semana ficou com pouco material. Algumas das Câmaras não realizaram sessão e as Prefeituras também tiveram seu expediente alterado. O que vimos, porém, foram vários eventos bonitos pela região em homenagem ao Dia do Trabalhador. Em Fazenda Rio Grande e em Araucária, por exemplo, foram feitos encaminhamentos para empregos (o mais importante!). Na Fazenda, também teve apresentação da Banda Escola, Exposição de Carros Antigos, massagem, entre outras atrações!
Mas o que deu o que falar em Fazenda Rio Grande na última sessão, foi um comentário do vereador Enfermeiro Zé Carlos. Ele estava falando sobre os atendimentos na UPA da cidade e, segundo ele, estes estariam demorando de 5 a 7 horas nos últimos dias, devido ao acrescimento de 40% em consultas por dia com o aumento dos casos de dengue em todo o estado. Porém, segundo o deu a entender o vereador, o ideal seria mesmo procurar a UPA em casos de dengue, já que, segundo ele, os testes seriam realizados mais rapidamente por lá. Em Unidades de Saúde, porém, pelo que comentou o vereador, esses atendimentos e testes demorariam alguns dias para serem marcados.
Até aí tudo bem, o problema é que a Secretaria de Saúde emitiu uma nota desmentindo o que disse o vereador. Não há testes rápidos de livre demanda para dengue na UPA da Fazenda Rio Grande. Segundo a nota, há atendimentos e, se necessário, internações, medicamentos e encaminhamentos
CNPJ: 36.445.706\0001-04
O Repórter Gráfica e Editora
Travessa Manacá, 85 Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br
DIRETOR DE JORNALISMO
Pedro E. Silva
TELEFONES 41 3797-7304 41 99679-6053
para realizar esses testes nas Unidades de Saúde. Somente em casos mais graves, é que é realizado um teste diferente para dengue, Zika e Chicungunha, juntamente com teste de sangue na Unidade de Pronto Atendimento. Pessoal, vamos lá! Mais uma vez o Foca explica aqui: UPA é para atendimentos de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA. Então, somente para esses casos, é que os pacientes são internados e os testes são feitos por lá. Não tem choro nem vela e achávamos que isto já estava mais o que explicado...
Confira a nota enviada pela Secretaria de Saúde do Município:
COLABORADORES
Aleks Tizon
Cristiano Vaz
Dayanne Wozhiak
Luiz Augusto
Márcio Camargo
Priscila Silva Wallysson Silva
DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva - 41 99679-6053
DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br
Ainda comentando o assunto, o vereador Caio Szadkoski lembrou que foi muito procurado, no final de semana, para fazer reportagens sobre as demoras nos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento. Devido à grande demanda por atendimentos em casos de gripe e dengue, Caio destacou que, infelizmente, isso é normal, assim como está sendo em Curitiba e outras cidades. E como bem lembrou Szadkoski, paciente não é pastel que você vira de um lado, vira de outro no óleo, e está pronto. Atendimento médico exige análise e isso pode levar mais tempo. Caio ainda elogiou a administração e diz que está confiante de que apesar da grande demanda, o trabalho está sendo bem realizado.
Já lá pelas bandas de Mandirituba, o que tem dado pano pra manga são supostas denúncias que chegaram à Câmara há algum tempo. O Foca já havia trazido aqui essa informação e, inclusive, defendeu a possibilidade de essas denúncias estarem sendo investigadas antes de suas leituras. Bom, o problema é que, conforme comentou o vereador Fernando Teixeira durante a última sessão, essas denúncias deveriam ter sido lidas imediatamente nas sessões, uma vez que a denúncia fosse escrita e apresentasse os respectivos fatos e provas. Além disso, após apresentada/lida, essa denúncia deveria ser encaminhada para uma comissão de investigação. Os vereadores estão no pé do presidente da Casa para que leia as respectivas denúncias e proceda com os trabalhos. Eita!! Será que ainda vai longe a discussão?
Bom, a gente deseja mais informação, e um ótimo final de semana a todos!
IMPRESSÃO Press Aternativa
CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba
As matérias assinadas, bem como mensagens publicitárias, não expressam necessariamente a opinião do jornal.
Jornal Filiado à
Mais 266 matrículas de regularização fundiária entregues em Mandirituba
Prefeitura
de Mandirituba já entregou 828 matrículas de regularização desde
2019 no município, garantindo mais dignidade aos moradores
DA ASSESSORIA
No último sábado (27), o Parque Municipal de Eventos foi palco de um evento histórico, onde 266 matrículas de terrenos foram entregues, fruto dos esforços da gestão municipal. Os contemplados, residentes nos bairros Vila dos Pereira (110 matrículas), Campo do Capão (136 matrículas) e Vila Portes (20 matrículas), agora têm em mãos a garantia legal de suas propriedades.
Desde 2019, a administração municipal tem se dedicado à regularização de lotes, já totalizando 828 regularizações até o momento. Mesmo diante de desafios, o município trabalhou incansavelmente para viabilizar a titulação dos ocupantes.
Com projetos em andamento e bairros em análise, a cidade segue seu compromisso em integrar núcleos in-
Ratinho
As regularizações garantem mais dignidade aos moradores, além de seguranca jurídica
formais ao ordenamento territorial urbano.
O prefeito Luis Antonio Biscaia celebrou o marco, ressaltando o impacto positivo para a comunidade: "Ver tantas famílias conquistando a segu-
rança e a dignidade de terem a posse definitiva de seus lares é o cumprimento de um compromisso que assumimos com nossa cidade. Em breve, mais comunidades serão beneficiadas." A regularização fundiária não
Junior recebe lideranças
apenas proporciona segurança jurídica, mas também abre portas para o crescimento socioeconômico do município, permitindo o acesso ao crédito financeiro e impulsionando o desenvolvimento local.
da Marcha Para Jesus, que será no dia 18 de maio
Em sua 29ª edição na capital paranaense, a marcha reúne todos os anos milhares de fiéis que oram pelas ruas de Curitiba. O convite ao governador foi entregue pelo Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná (Comep) durante café da manhã no Palácio Iguaçu.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quintafeira (3) líderes de igrejas evangélicas que entregaram a ele o convite para a Marcha de Jesus, que será realizada no próximo dia 18. Em sua 29ª edição na capital paranaense, a marcha reúne todos os anos milhares de fiéis que oram pelas ruas de Curitiba. O convite foi entregue pelo Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná (Comep) durante um café da manhã no Palácio Iguaçu.
O governador destacou que a Marcha Para Jesus é um evento tradicional do calendário cultural e turístico do Estado. Ratinho Junior também destacou o apoio que as igrejas evangélicas prestam ao trabalho social no Paraná.
"O apoio não é só no campo espiritual, que é muito importante, na questão da fé, mas também no apoio a instituições de caridade, como orfanatos, asilos, instituições de dependentes químicos", disse. "Esse papel é tão importante quanto o do Estado de estar presente para colaborar naquilo que muitas vezes o próprio Estado não conse-
gue fazer, mas as instituições religiosas fazem". A Marcha Para Jesus já faz parte do calendário oficial de Curitiba e do Paraná, com leis estadual e municipal vigentes. O evento acontece sempre no terceiro sábado de maio, atraindo milhares de moradores e turistas. A concentração será na Praça Santos Andrade, no Centro. A saída será às 9h em direção à Praça
Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, onde acontecerão apresentações com músicas gospel, orações e projetos sociais. A marcha encerra a Semana Cultural das Igrejas Evangélicas, que será organizada na Ópera de Arame de 14 a 18 de junho com pregações, louvores e apresentações de artistas renomados no mundo gospel, como
os cantores Paulo César Baruk e Thales Roberto. Neste ano, o título da marcha será "Deixo-vos a Paz".
Conforme explica o presidente do Compe, bispo Cirino Ferro, o tema é oportuno pelo momento que o mundo vive, com os conflitos bélicos na Ucrânia e no Oriente Médio. "Estaremos nas ruas de Curitiba orando pela paz não só do Brasil, mas do mundo, pelo fim das guerras. Queremos derramar a paz em nosso povo", afirmou.
PRESENÇAS
Participaram do café da manhã do governador com os líderes evangélicos o vice-governador Darci Piana; o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário-chefe da Casa Militar, tenentecoronel Marcos Tordoro; o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; o assessor especial do Governo, Paulo Martins; os deputados estaduais Alexandre Amaro, Alexandre Curi, Cantora Mara Lima e Fábio Oliveira; e o secretário municipal de Curitiba da Defesa Civil e Trânsito, coronel Péricles de Mattos.
Vila dos Pereira, Campo do Capão e Vila Portes foram os novos beneficiados
ROBERTO
DZIURA
JR/AEN
Ratinho Junior recebe lideranças da Marcha Para Jesus, que será no dia 18 de maio
Com 36 mil vagas, Paraná liderou contratação de jovens no 1º trimestre na região Sul
Em comparação ao mesmo período em 2023, quando 26.370 jovens foram colocados no mercado de trabalho, o avanço foi de 36%. O número representou 51% das 69.618 colocações com carteira assinada registradas no Estado no primeiro trimestre deste ano.
DA ASSESSORIA
De janeiro a março de 2024, trabalhadores com idade entre 18 e 29 anos ocuparam 36.059 vagas de trabalho no Paraná, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. O número representou 51% das 69.618 colocações com carteira assinada registradas no Estado no primeiro trimestre deste ano.
Em comparação ao mesmo período em 2023, quando 26.370 jovens foram colocados no mercado de trabalho, o avanço foi de 36%.
Com esse saldo, o Paraná liderou a contratação nesta faixa etária na região Sul do Brasil no primeiro trimestre, à frente de Santa Catarina (31.230 ) e do Rio Grande do Sul (26.118). No cenário nacional, o Estado ocupa a 3ª colocação, atrás de São Paulo (122.727) e Minas Gerais
Com 36 mil vagas, Paraná liderou contratação de jovens no 1º trimestre na região Sul
(48.312). Apenas um estado (Alagoas) não registrou saldo positivo no período. Os setores que mais empregaram mão de obra jovem no Paraná nos três primeiros meses do ano foram serviços (19.939), indústria (10.135), construção (3.066), comércio (1.808) e agropecuária (1.111). Para o secretário de Estado do Traba-
lho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a juventude no Paraná tem demonstrado sua força e importância no mercado de trabalho com excelente desempenho no Caged, superando a maior dificuldade enfrentada pelas faixas etárias mais jovens como a falta de experiência. "O Paraná tem investido em ações pontuais, como muti-
rões de estágio e do primeiro emprego, para garantir a inserção de trabalhadores jovens em vagas formais. Na maioria dos mutirões procuramos contratantes que dispensam a exigência de experiência. Isso facilita sobretudo a contratação da juventude", explicou.
MARÇO
Somente no mês de março, 11.330 jovens entre 18 e 29 anos conseguiram um emprego formal no Estado, o melhor desempenho da região Sul. Santa Catarina e Rio Grande do Sul empregaram 8.286 e 6.471 trabalhadores nesta faixa etária, respectivamente. São Paulo (47.347), Minas Gerais (22.945) e Rio de Janeiro (14.641) lideram o ranking. Apenas nesse mês, os setores que mais empregaram jovens foram serviços (4.866), indústria (3.430), comércio (1.866), construção (826) e agropecuária (342).
Requião diz como pretende trabalhar, se eleito em Curitiba
Pré-candidato à prefeitura na capital, o ex-governador, ex-senador e ex-prefeito é bastante respeitado em todo o estado e falou de suas propostas ao programa Café com o Bala. DA REDAÇÃO
Ainda buscando o apoio da população, o ex-governador do estado Roberto Requião (Mobiliza) apresenta-se como pré-candidato a prefeito de Curitiba nas próximas eleições. Requião já foi prefeito da cidade em 1985, na primeira eleição após o fim da ditadura militar. Em 1990, elegeu-se como governador. Em 1994, tornou-se Senador e retornou ao estado em 2003, ficando como governador até 2010, quando saiu novamente para regressar ao senado.
Em entrevista ao programa Café com o Bala na terça-feira (23), Requião disse que está disposto a disputar as próximas eleições, pois pretende ver Curitiba novamente caminhando em prol de toda a população.
Ele lembra que, quando foi prefeito da capital, buscou trabalhar pelos que mais precisavam. "O centro está bem cuidado. Mas é preciso levar [benfeitorias] para a periferia. Água, esgoto, escola, saúde... Não é difícil. Eu fui prefeito já, e eu fiz isso", destaca.
Logo após sair da Prefeitura, ele diz que foi eleito como governador, mostrando que ele prestou um bom serviço. O que também é prova disso, segundo ele, foi uma pesquisa divulgada pelo Data Folha, na época.
"Fui considerado o melhor prefeito do Brasil. Porque eu cuidava das pessoas, do centro e da periferia. Fui eu que levei políticas que
mudaram a vida do pessoal da periferia. Eu fiz com que eles sentissem que tinha prefeito em Curitiba, que tinha uma Prefeitura que era a favor deles. Escolas integrais, mercadão popular, administrações regionais, hospitais, centros de saúde. É isso que a gente tem que fazer", pontua o pré-candidato, que é jornalista e advogado por formação. Requião acha que Curitiba é uma cidade linda, mas que precisa também ser justa para todos, de forma que essa beleza fique não apenas no centro da cidade, mas em todos os bairros. Outro ponto levantado pelo ex-governador, no qual é preciso intervir, é o valor do transporte público que, segundo ele, está "rigorosamente absurdo", apesar do subsídio concedido. "A mobilidade é importante. As pessoas precisam ter condições de se
mexer, de transitar na cidade. E com preço que está, para as pessoas mais pobres, isso é impossível. Temos que progressivamente melhorar o serviço com frota pública, chegando ao momento em que se possa ter uma tarifa gratuita", aponta. Quanto à possibilidade da continuidade da atual gestão, já que o vice-prefeito Eduardo Pimentel é um dos pré-candidatos a prefeito, Requião comenta que a população precisa de uma mudança de ares.
"Eu não tenho nenhuma animosidade contra o menino Pimentel. Mas eu acho que a Prefeitura de Curitiba precisa de solidariedade do prefeito com o povo e de experiência. Por aí, eu acho que não seria o mais indicado o Pimentel. Todos estão mesma linha, a linha de direita, a linha de desprezo à população", critica.
GOVERNO
Pelo currículo político amplo, Requião tem uma boa visão da política a nível de estado e país. Dessa forma, ele aproveitou a entrevista para criticar as privatizações que estão sendo feitas no estado, lembrando que, quando foi governador, teve a tarifa de energia elétrica e de água mais baratas do Brasil, investindo na infraestrutura e na valorização dos funcionários. "Os funcionários sempre foram respeitados. E o povo, mais respeitado com tarifa baixa".
Bastante admirado pelos profissionais da educação do Paraná, ele lembra que muito se deve ao fato dele ter acreditado nos professores, quando outros políticos não acreditavam. Requião promoveu a formação continuada à classe, mexeu no plano de cargos e salários para que os profissionais tiverem mais estágios para crescer e ainda elevou o nível de ensino no estado. Enquanto era gestor, o Paraná chegou a ficar em primeiro lugar na qualidade de ensino do Brasil.
Roberto Requião concedeu entrevista ao programa na última terca-feira (23)
JORNAL O REPÓRTER
Presidente do Conselho Municipal de Saúde de São José dos Pinhais morre após sérias denúncias feitas através de uma live
DA REDAÇÃO
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de São José dos Pinhais, Robson Vieira da Silva (Jamaica), apresentou, na última terça-feira (30), uma série de denúncias contra a atual gestão através de uma live na página do Facebook do Conselho. Cerca de duas horas depois, ele foi encontrado morto.
As denúncias feitas contra a prefeita Nina Singer insinuaram supostos repasses de 10% a 15% dos contratos de licitação, além de negligência geral na Saúde do município, como a falta de transporte para pacientes e falta de caixas térmicas para canetas de insulina.
Ele acusou ainda o Ministério Público em sua fala, desabafando, por quase cinquenta minutos, sobre a perda da filha, que não teria tido atendimento adequado em seu tratamento contra o câncer. Jamaica disse que São José dos Pinhais sofre pela falta de logística de distribuição de medicação da cidade, o que dificulta não somente o recebimento mas a entrega para cada cidadão que depende dos remédios para a manutenção da sua saúde ou cura de quadros clínicos diagnosticados neste período de sazonalidade. Ele citou, entre outras coisas, o caso da mãe com a criança de apenas três anos diagnosticada com pneumonia, que não conseguiu pegar o antibiótico amoxicilina na
farmácia da UPA. Segundo ele, ela teria sido orientada a procurar a medicação nas 28 unidades de saúde. Antes de sua morte, o saojoeense ainda falou sobre a falta de ambulâncias na cidade. Segundo ele, as famílias ligam solicitando o transporte e recebem a orientação de colocar a pessoa enferma no próprio carro ou ir de carona para o hospital.
PREFEITA FANTOCHE
"O que a senhora escreve, não se lê no dia seguinte!", disse Jamaica. De
acordo com ele, foram diversos casos problemáticos da saúde apresentados por ele enquanto presidente do conselho de saúde, os quais a prefeita afirmava que não poderia resolver.
O presidente ainda afirmou que Nina Singer não conhece direito a própria cidade, mas que já está em pré-campanha, lutando por sua possível reeleição.
Jamaica acusou a atual gestão de mentir para a população. Segundo ele, a gestão afirma que as crianças estão sendo atendidas por pediatras, mas
que apenas uma criança ou outra têm passado pelo atendimento do especialista.
De acordo com ele, de ambulância a exames de alta complexidade, estaria faltando tudo para a saúde de São José dos Pinhais, e que a prefeita simplesmente ignora a situação da população.
CÂMARA OMISSA
Jamaica atacou duramente os 21 vereadores, alegando que a verba aprovada para gastos com festividades deveria ter sido negada, de forma que o montante fosse destinado para a solução do atendimento médico de cada cidadão. Ele ainda chamou os vereadores de covardes por não terem coragem de seguir a lei e agir de acordo com a mesma, e ainda insinuou que isso está ligado com a précampanha dos atuais vereadores.
NEGOCIATAS
Jamaica ainda acusou a gestão de negociar os contratos de licitação e destacou a "dança das cadeiras" da secretaria de saúde, que teve até o momento seis secretários desde o início dessa gestão.
As investigações com relação à morte de Robson serão dirigidas ao delegado e vereador Dr. Michel Carvalho, que em seu papel de vereador, juntamente com os demais, também poderá abrir uma CPI sobre as denúncias apresentadas.
Câmara Municipal lamenta morte de presidente do Conselho de Saúde, Robson “Jamaica”
DIVULGAÇÃO
A Câmara Municipal de São José dos Pinhais lamenta a morte do presidente do Conselho Municipal de Saúde Robson Vieira "Jamaica" da Silva. Ele faleceu na noite desta segunda-feira (29) aos 52 anos, em sua casa, no bairro Cidade Jardim. Jamaica nasceu em 5 de janeiro de 1972 em Votuporanga (SP), mas foi em São José dos Pinhais que se destacou pela luta sindical e pela saúde pública.
Jamaica foi metalúrgico da Renault, diretor e assessor do Sindicato, da Força Sindical do Paraná e da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Paraná (Fetim). O sindicalista dedicou-se à bandeira da saúde atuando no Departamento de Saú-
da Silva
de e Segurança do Trabalhador do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e nas assessorias da Fetim e da Força Sindical. Participou e promoveu de ações de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; lutou pelo fortalecimento da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (Cist) nos municípios e dos Centros de Referência na Saúde do Trabalhador (Cerest).
Em 2020, Jamaica foi empossado como presidente do Conselho Municipal de Saúde de São José dos Pinhais, onde representava os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sua marca registrada era o eketé, gorro litúrgico usado por seguidores de religiões de matriz africana no Brasil, como Umbanda e Candomblé.
DIVULGAÇÃO
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Vieira da Silva, conhecido como Jamaica
Robson “Jamaica” da Silva, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de São José dos Pinhais
São José dos Pinhais: uma fábrica de escândalos?
Contrato bilionário para roçadas, falta de atendimento no Hospital, crianças sem ir à escola e até o roubo de uma retroescavadeira no município. População e lideranças políticas cobram respostas do Poder Executivo.
DA REDAÇÃO
Denúncias nos mais diversos setores da Administração Pública têm circulado pela cidade de São José dos Pinhais. Reclamações feitas pela própria população com relação à falta de atendimento no Hospital e Maternidade somam-se às discussões realizadas no Legislativo Municipal, que trataram, recentemente, do roubo de uma retroescavadeira utilizada no serviço público, além de um suposto contrato com empresa terceirizada que chegou à Câmara Federal.
O recente contrato na casa de R$ 1,7 bilhão seria para a realização de roçadas na cidade por um tempo de 30 anos. O compromisso entre Poder Executivo e uma empresa terceiriza-
da que duraria três décadas, geraria um ônus de até R$ 58,5 milhões por ano ao município somente no serviço de roçadas.
O assunto gerou diversas discussões no município, chegando até mesmo à Câmara Federal, sendo comentado em vídeo pelo deputado federal Geraldo Mendes (União Brasil), que deve ser adversário da atual Prefeita Nina Singer (PSD) nas próximas eleições. No vídeo, ele se mostrou fazendo roçadas pela cidade.
O contrato entraria para licitação neste mês, mas o secretário de Recursos Materiais e Licitações Municipal, Rafael Rueda, teria suspendido o processo depois de afirmar serem necessárias revisões no Edital e seus anexos.
CADÊ A MÁQUINA
QUE ESTAVA AQUI?
Na 18ª sessão ordinária da Câmara Legislativa de São José, realizada na terça-feira (16), o vereador Zé Vieira (MDB) denunciou o roubo de uma retroescavadeira da Prefeitura no município. Ele comentou, em sua fala, não vê responsabilidade por parte da gestão. E chegou a dizer que isso demonstra incompetência e deve ser investigado. "Uma vergonha, uma falta de responsabilidade. Dá impressão, não estou afirmando, mas dá impressão que facilitaram. Dá impressão que tem um complô".
"Deixar roubar uma retroescavadeira? Rapaz do céu! Você não consegue empurrar aquilo, tem que funcionar, senão colocar em cima de um
caminhão. Vergonha pra vocês e vergonha pra nós também, que somos vereadores! Vergonha pra todo mundo. Eu me sinto envergonhado de saber que em nosso município estão sendo roubadas até as máquinas."
Já na última sessão, na terça-feira (23), diversos vereadores se juntaram para apresentar o requerimento nº 78, no qual pedem informações ao Executivo com relação ao roubo do maquinário.
Complementando a fala de Zé Vieira, o vereador José Possebon (Podemos) sugeriu que o roubo da retroescavadeira teria sido planejado. Segundo ele, assaltos acontecem e todos estão sujeitos a isso.
"Agora, uma retroescavadeira, é um pouco mais complexo. Você não
pega uma máquina e sai andando com ela pelas ruas da cidade. Qual a outra forma de levar uma máquina desse porte? Só se for em cima de um caminhão, mas da mesma forma demanda um tempo", disse. Ainda segundo ele, seria necessário ter um caminhão especial para fazer o transporte. O vereador ainda questionou por que essa retroescavadeira, em especial, não tinha rastreadores se todos os maquinários da Prefeitura, segundo ele, têm.
Ainda comentando o requerimento, o vereador Wilson Cabelo (PT) disse que todos na cidade tinham interesse em saber sobre o ocorrido. Segundo ele, "Não tem como aceitar o papel de sumir material público e ficarmos calados", disse.
Já o vereador Prof. Abelino (Pode-
mos) destacou que esta não parece ser a primeira vez que some um maquinário público na cidade. "Tô com um olho no gato, outro no peixe aqui. Tô com medo de sumir minha retroescavadeira. Porque aqui na cidade de São José dos Pinhais, se não tiver rastreador e seguro, você perde".
(FALTA) ATENDIMENTO NO HOSPITAL
Nas redes sociais, a população tem reclamado com frequência da falta de atendimento no Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais. Segundo relatam alguns dos cidadãos, a demora nos atendimentos tem estado cada vez maior devido à falta de comprometimento de alguns servidores. Uma das reclamações que chegou a esta redação dizia exatamente: "Ve-
nho aqui reclamar dos atendimentos da maternidade na segunda-feira, levei minha esposa pra consulta, a demora estava grande e vi gestante chorando pq ninguém atendia, na verdade muitas estavam com dor até minha esposa ninguém sai de casa no feriado porque não tem o que fazer".
CRIANÇAS SEM FREQUENTAR A ESCOLA
Em recente reportagem publicada no Jornal do Meio Dia, alguns pais de alunos com deficiência física relataram não estarem enviando os filhos à escola devido à situação dos ônibus escolares em São José dos Pinhais.
Vídeos e relatos dos responsáveis mostram que além da poeira excessiva e falta de cortina nas janelas para proteger os estudantes do sol, os ele-
vadores de alguns ônibus não estão funcionando, impossibilitando o transporte de alunos cadeirantes. Além disso, também não há travas para as cadeiras, nem cintos de segurança. Outro problema relatado foi com relação à demora no trajeto de casa para escola e vice-versa. Conforme divulgado no programa, o percurso que deveria ser de até 40 minutos, estaria levando em torno de 1h30. Devido aos diversos problemas, alguns pais não estariam, então, enviando os filhos à escola por não confiarem no serviço prestado de transporte.
A gestão foi procurada por esta redação para apresentar sua versão, mas até o fechamento deste jornal, não houve retorno.
A demora nos atendimentos no Hospital de São José dos Pinhais é uma das reclamaçõesOutra denúncia é de uma licitação que custaria valor bilionário ao município e seria para roçadasAs reclamações na saúde são tantas, que o presidente do Conselho Municipal teria cometido suicídio
Formatura: Projeto Qualifica Paraná 2024 capacita 34 profissionais em mecânica automotiva
Na noite da última terça-feira (30), a Prefeitura Municipal teve a honra de celebrar a formatura dos alunos que participaram do Projeto Qualifica Paraná 2024, com destaque para o Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Mecânica Automotiva. O evento, com 34 formandos, divididos em duas turmas e dois cursos: "Mecânico de Freios, Suspensão e Direção de Veículos Leves" e "Mecânica de Automóveis".
Essa iniciativa, fruto da parceria entre o Governo do Estado do Paraná, a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR) e a Prefeitura Municipal, foi um verdadeiro marco para a qualificação profissional local. Os participantes receberam um suporte abrangente do projeto, incluindo aulas teóricas e práticas, uma apostila completa, jaleco profissional e uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600.
Mais do que simplesmente capacitar os profissionais do município, o Projeto Qualifica Paraná 2024 proporcionou condições adequadas para a prática e um incentivo financeiro valioso aos participantes. Com isso, não apenas se promoveu o avanço da comunidade, mas também se abriu portas para oportunidades e aprimoramento no mercado de trabalho.
A Prefeitura Municipal parabeniza calorosamente todos os formandos por essa conquista signifi-
ÚLTIMA CHAMADA:
cativa e deseja a eles muita sorte e sucesso nesta nova etapa de suas vidas profissionais. Que este seja apenas o começo de uma trajetória repleta de realizações e crescimento contínuo.
Cartório Eleitoral aberto e TRIAR gratuito no fim de semana para regularização da situação eleitoral
DIVULGAÇÃO
Os eleitores de Araucária têm até 8 de maio para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. O Cartório Eleitoral de Araucária terá atendimento especial neste fim de semana (04 e 05/ 05). No sábado (04), o atendimento ao público será das 9h às 17 horas e no domingo (05), o atendimento será das 9h às 13 horas.
Atendendo a uma solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Prefeitura garantirá o transporte gratuito a todos os usuários e em todas as linhas do TRIAR tanto no dia 04 quanto no dia 05 de maio. Trata-se de uma oportunidade para que jovens de 15 a 18 anos façam seu título de eleitor, bem como os demais eleitores regularizem sua situação eleitoral antes do prazo final de 8 de maio. Para o atendimento no Cartório Eleitoral é necessário apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de endereço e quitação do serviço militar (homens nascidos em 2005).
Além disso, de segunda a sexta, o Cartório Eleitoral de Araucária está funcionando em horário estendido até o dia 08 de maio: das 09h às 18 horas. O eleitor também pode agendar o seu atendimento pelo link: https://apps.trepr.jus.br/agendamento/publico/index. jsp. O Fórum Eleitoral (Central de Atendimento ao Eleitor) fica à rua Francisco Dranka, 1079, Vila Nova, próximo ao Tribunal de Justiça de Araucária (Fórum).
os usuários e em todas as linhas do TRIAR neste final de
TRIAR
Nos dias 04 e 05 de maio (assim como ocorreu no fim de semana de 13 e 14 de abril) o embarque e o desembarque ocorrerão via portas traseiras dos veículos e sem necessidade de ter o cartão trans-
porte do TRIAR. Vale lembrar que, de segundafeira a sábado, a tarifa das linhas do TRIAR é de apenas R$ 1 e de que, aos domingos, os que utilizam o cartão TRIAR já contam com gratuidade. Mais informações sobre o TRIAR:(41) 3614-7520.
Prefeitura garantirá o transporte gratuito a todos
semana
Foram 34 formandos, divididos em duas turmas e em dois cursos
Quitandinha adere a projeto que leva para alunos ações de valorização de atrativos locais
Iniciativa do Governo do Estado, o projeto Turismo na Escola capacita professores do município para trabalhar com os alunos do ensino fundamental, buscando identificar potencial turístico na região e cuidar dos atrativos. É o segundo município a aderir o projeto neste ano. O primeiro foi Rio Negro.
O município de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba, formalizou nesta sexta-feira (3) a adesão ao projeto Turismo na Escola, do Governo do Estado. Desenvolvido pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), em parceria com municípios e as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), a iniciativa capacita professores para trabalhar com os alunos do ensino fundamental, com foco no turismo local.
A próxima etapa será a definição das escolas municipais que adotarão o projeto. Pertencente à Região Turística Rotas do Pinhão, Quitandinha é a segunda cidade a aderir ao Turismo na Escola neste ano. A primeira foi Rio Negro, na região Sul, que também pertence à região Rotas do Pinhão e onde 13 escolas municipais participam da iniciativa.
"O Turismo na Escola é uma maneira de despertarmos na comunidade local a capacidade de identificar o potencial deste atividade na sua região", disse a diretora-geral da Setu, Camila Aragão.
"Dessa forma, estudantes e professores aprendem sobre a importância do setor para a economia da cidade e também há aquele despertar sobre o cuidado que precisam ter com atrati-
AUTORIZAÇÃO FLORESTAL
AGENCIA DE ASSUNTOS METROPOLITANOS DO PARANAAMEP, CNPJ: 07.820.337/0001-94 torna público que irá requerer ao IAT, a Autorização Florestal para corte de Arvores Isoladas, para implantação do complexo viário CWB - Pinhais que ira ser implantado entre Curitiba e Pinhais.
Quitandinha adere a projeto que leva para alunos ações de valorização de atrativos locais
vos, especialmente os de natureza".
No ano passado, 1.370 alunos de oito escolas municipais da Região Turística Vales do Iguaçu (no Sudoeste do Estado) foram impactados com o desenvolvimento de 30 projetos dentro dessa temática.
Os temas trabalhados em sala de aula estão ligados ao ecoturismo, turismo cultural, turismo religioso, turismo náutico, turismo de aventura, turismo rural, turismo de negócios e eventos, turismo de esportes, pertencimento, gastronomia, e patrimônio histórico e cultural.
CADASTUR
A assinatura do acordo entre a Setu e Quitandinha ocorreu durante o 1º Workshop de Turismo da cidade. O evento tem como objetivo sensibilizar profissionais do setor, empreendedores locais e gestores municipais sobre a importância de ter as atividades ligadas ao turismo cadastradas no Cadastur. Trata-se de um sistema criado pelo Ministério do Turismo com o objetivo de formalizar, ordenar e promover a qualidade dos serviços turísticos, fomentar o desenvolvimento do setor e facilitar o aces-
so ao crédito a empresas e profissionais credenciados. Até o final do mês de abril, mais de 10,5 mil empreendimentos e profissionais do Paraná já constavam no sistema. O Cadastur é obrigatório para as empresas que atuam diretamente com a atividade turística em diversas modalidades, como acampamentos, agências, guias, meios de hospedagem, organizadores de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Mesmo para atividades em que o cadastro não é obrigatório, como bares e restaurantes e locadoras de veículos, é importante que ele seja feito. Entre as vantagens de estar registrado no Cadastur figura, além do acesso a financiamento, também oportunidades de qualificação exclusivas, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo e do Governo do Paraná, além de visibilidade nos sites do governo federal e do próprio Cadastur.
ROTAS DO PINHÃO
A Região Turística Rotas do Pinhão que compreende Curitiba e grande parte da RMC, tem forte influência da imigração europeia, principalmente polonesa, ucraniana, italiana e alemã. Traços distintivos das culturas mineira, paulista e do tropeirismo também ajudam a formar um caleidoscópio de sotaques, sabores e tradições.
Reforma de UBS é entregue em Contenda
Prefeitura realizou a reinauguração da Unidade de Saúde do Centro Social na última quinta-feira (2)
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (2), a solenidade de reinauguração da Unidade Básica de Saúde do Centro Social. O evento contou com a presença do prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, demais autoridades, servidores e população em geral. Com um investimento de R$ 93.835,75, foram realizados os serviços de melhorias do piso, troca parcial da cobertura e forro, além da readequação da acessibilidade dos acessos. Foi investido, ainda, na pintura, feitos reparos elétricos e a limpeza externa.
"Ficou muito bonita essa Unidade de Saúde. A UBS do Centro Social é uma unidade que recebe uma grande demanda da população e precisava passar por essa reforma. E, em breve, outras estruturas de saúde também passarão por reformas como essa", explicou Mostarda.
O prefeito destacou ainda a importância da revitalização. "Essa é uma obra que conta com recursos do Governo do Estado. Com certeza é algo que deixa o local mais humanizado, onde os servidores poderão trabalhar em uma estrutura mais aconchegan-
te, além da população, que poderá ser atendida em um ambiente muito melhor", concluiu o prefeito de Contenda. Além desta obra, a Prefeitura de Contenda também investe na reforma da Unidade Básica de Saúde da Comunidade do Campestre. Lá estão sendo investidos R$ 98.316.33. A expectativa é que a obra seja entregue nas próximas semanas.
Ao mesmo tempo que a Prefeitura de Contenda investe na revitalização
Concluída pavimentação da Rua Jaime Good
No total, o investimento realizado pela Prefeitura de Contenda foi de quase R$ 200 mil
A Prefeitura de Contenda concluiu na última semana as obras de pavimentação da rua Jaime Good, que fica na região dos Pepes. No local, a empresa responsável pelas obras realizou o último serviço do contrato, que era a pintura e a implantação das sinalizações horizontal e vertical. De acordo com o Departamento de Engenharia, foram pavimentados aproximadamente 162 metros de extensão em sextavado daquela via, que correspondem a 976,45m² de infraestrutura. No total, o investimento realizado pela Prefeitura de Contenda foi de R$ 199.891,94, sendo executado pela AACS Engenharia e Empreendimento LTDA. A obra contou com emenda do deputado federal Luciano Ducci. Além desta obra, a Prefeitura de Contenda irá realizar outra pavimentação na região dos
Pepes. Em breve mais duas ruas receberão pavimentação em blocos de concreto sextavado. De acordo com o prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, receberão a pavimentação as ruas João Maria de Lara Pepes e também um trecho da Leopoldo Bazia.
Para a pavimentação destas ruas, segundo o Departamento de Engenharia, o município irá utilizar a estrutura que hoje está na rua Maria do Carmo Cordeiro Santos, via que em breve será pavimentada com asfalto em CBUQ.
"Vamos remanejar a estrutura que hoje está na rua Maria do Carmo Cordeiro Santos para atender a região dos Pepes. Esse é mais um passo importante na ampliação das obras de pavimentação em Contenda", comunicou o prefeito Mostarda. Outras informações no Departamento de Engenharia ou pelo telefone 3625-1212.
dos prédios públicos de saúde, o município segue com as obras de construção de uma nova UBS. Uma nova estrutura é construída na Avenida João Franco e tem o custo de aproximadamente R$ 930 mil.
Com 311m², a nova unidade de saúde de Contenda contará com salas de administração, imunização, de inalação, consultórios médicos e odontológico, copa, lavanderia, além do espaço de saúde, recepção, ba-
nheiros com acessibilidade, entre outras áreas. Também participaram da reinauguração a primeira dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Ângela Mayer de Souza Digner, o procurador geral Eliezer Lima Reis, a secretária de Finanças, Nayara Baumel Bello Malinovski, além dos vereadores Márcio Rogério Francisco e Alexsandro Miguel Tulik de Freitas, o Goiaba, e do Pastor Jorge, que fez a benção do local.
Para esta reforma foram investidos pelo municipio mais de R$ 90 mil
Premiação dos Jogos Escolares 2024 lota o Ginásio Gurizão
Colégio Estadual Abílio Lourenço ficou em primeiro lugar na classificação geral, seguido do CE Cunha Pereira e C.E. Jorge Andriguetto.
A cerimônia de premiação para os primeiros colocados das competições realizadas durante os Jogos Escolares 2024 de Fazenda Rio Grande levou muita gente para o ginásio Gurizão na tarde desta terça-feira, 30. Além das medalhas e troféus, também foi anunciado o grande vencedor geral dos Jogos, que neste ano foi o Colégio Estadual Abílio Lourenço.
O Abílio fechou a competição com quase o dobro da pontuação do segundo colocado, o Colégio Estadual Cunha Pereira. Na classificação geral, as três primeiras colocações ficaram desta forma: 1º Lugar Geral C.E. Abílio Lourenço, com 923 pontos; 2º Lugar Geral C.E. Cunha Pereira, com 586 pontos; e o 3º Lugar Geral C.E. Jorge Andriguetto, com 286 pontos.
O ótimo desempenho do colégio campeão se deu principalmente pelo brilhante rendimento nas modalidades com provas individuais, como o Karatê e o Atletismo, onde subiram no local mais alto do pódio na maioria das categorias.
Destaque para os atletas e alunos do C. E. Abílio, Heloiza Aparecida e Luan Rafael de Lima, que ficaram na primeira posição nas duas modalidades do Karatê B, Kata e Kumite. E para a atleta Yasmin Vitória, também do mesmo colégio, que garantiu 4 pri-
meiros lugares nas provas de atletismo, sendo nas modalidades: salto em distância, arremesso de peso, corrida de 100m e de 3.000m.
Nas provas coletivas, o destaque foi para o time feminino de futsal do Colégio Estadual Cunha Pereira, que ficou com o primeiro lugar nas categorias A e B.
Para o diretor do C.E. Abilio Lourenço, esse é o resultado de um trabalho contínuo e que em 2023 rendeu o vice-campeonato e neste ano
trouxe o resultado maior. "Investimos em materiais e horários de treino extra para os nossos estudantes, além de uma equipe de professores dedicados que conseguiram um resultado tão expressivo e que nos enche de orgulho."
"O esporte é algo que muda e transforma a vida dessas crianças e adolescentes. É a partir do esporte que eles desenvolvem inúmeras habilidades cognitivas e sociais e se tornam pessoas de caráter adequado,
que prezam por cumprir regras e regulamentos onde estiverem. É algo que faz muita diferença na vida deles." completou o diretor. Esta edição dos Jogos Escolares envolveu cerca de 2 mil atletas, que representaram 17 instituições de ensino, públicas e particulares do município. Ao todo, foram 206 equipes competindo, divididas em 8 modalidades e 44 categorias. Parabéns a todos os envolvidos nesse verdadeiro festival do esporte em Fazenda Rio Grande.
SINE Araucária realiza mutirão de emprego
Foram 312 encaminhamentos para entrevistas de emprego durante o evento na cidade
DA ASSESSORIA
A Agência do Trabalhador de Araucária realizou um mutirão de vagas de emprego na terça-feira (30), com 512 atendimentos no total, sendo 18 a respeito do segurodesemprego, 5 sobre cursos, 2 sobre carteira de trabalho e resultou em 312 encaminhamentos para entrevistas de emprego. De acordo com o Sine, havia 8 empresas na data no local, realizando entrevistas de emprego.
Foram registradas vagas para auxiliar de cozinha, motorista, operador de caixa, fiscal, recursos humanos, vendas, auxiliar de logística, auxiliar contábil, comprador, técnico em secretariado, auxiliar de faturamento, vistoriador veicular, costureiro, servente de obras, pedreiro, carpinteiro, técnico em mecânica, eletromecânica, técnico em se-
Foram registradas vagas para auxiliar de cozinha, motorista, operador de caixa, entre outras
gurança do trabalho, auxiliar de limpeza, dentre outras. "Podemos avaliar como bem positivo o resultado da ação. Havia 409 vagas disponíveis, muitas oportunidades sem requisito de experiência, quem não pegou cartas de encaminhamento foi porque
não apresentou interesse pelas vagas oferecidas ou tinha um perfil profissional diferente do ofertado", avalia o gerente do Sine Araucária, Fernando Zimmermann. Segundo o profissional, cerca de 70% dos candidatos às vagas eram mulheres.
DADOS EXPRESSIVOS
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados na terça (30), mostram que Araucária foi o 8º município do Paraná na lista de saldo de geração de emprego nos 3 primeiros meses do ano. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) trazem Curitiba (20.390), Maringá (3643), Londrina (3643), Cascavel (2831), Ponta Grossa (2523), São José dos Pinhais (2255), Toledo (1738) e Araucária (1646).
INFORMAÇÕES
O Sine de Araucária está localizado na Rua Álvaro Linhares Ehlke, 333. Sabiá/ Araucária, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Telefone/whatsapp (41) 3614-1650.
Alunos receberam troféus e medalhas por seu desempenho
5ª Caminhada pela Preservação Ambiental em Agudos do Sul
Encanta Participantes com Belezas Naturais e Gastronomia Local
No dia 28 de abril, Agudos do Sul se tornou palco da 5ª Caminhada pela Preservação Ambiental, um evento que combinou a beleza da natureza com os sabores autênticos da região, proporcionando uma experiência imperdível para os participantes.
O evento teve início às 6h30 com um check-in e foi seguido por um delicioso café colonial, preparando os participantes para um dia repleto de aventuras e descobertas. A largada ocorreu às 8h10, após um breve alongamento, dando início a um trajeto de 12 km que levou os participantes por paisagens deslumbrantes, incluindo rios cristalinos, cachoeiras exuberantes e matas nativas preservadas. O percurso também passou por lavouras locais de milho, soja, feijão, tabaco e batata salsa, oferecendo uma visão completa da diversidade agrícola da região. Destaque especial foi dado ao maior pinheiro do Paraná, uma preciosidade natural que encantou os participantes durante o trajeto.
Após a caminhada revitalizante, os participantes foram agraciados com um delicioso almoço, com destaque para o prato principal de Vaca
Caminhada em sua quinta edição atraiu cerca de 1,5 mil pessoas
Atolada, proporcionando uma verdadeira experiência gastronômica da culinária local.
Além das atividades ao ar livre, a caminhada também ofereceu aos participantes a oportunidade de explorar a feira de artesanatos e pro-
dutos coloniais locais, bem como exposições de tratores e máquinas agrícolas, enriquecendo ainda mais a experiência cultural e turística.
A 5ª Caminhada pela Preservação Ambiental em Agudos do Sul foi muito mais do que uma simples
atividade física; foi uma celebração da natureza, da cultura local e da importância da preservação ambiental. Que eventos como este continuem a inspirar a comunidade a cuidar e apreciar os tesouros naturais que cercam nossa região.
Sucesso da 3ª Edição do Mini Atletismo da Apae em Agudos do Sul promove inclusão e espírito esportivo
Na última sexta-feira, dia 26 de abril, Agudos do Sul foi palco da 3ª edição do Mini Atletismo da Apae, um evento que encantou pela sua combinação de esporte, educação e inclusão.
Alunos participaram ativamente de diversas atividades, incluindo corrida de revezamento e salto a distância, promovendo não apenas a prática esportiva, mas também a integração e o desenvolvimento pessoal.
O evento contou com a presença ilustre do prefeito Jesse Zoellner e representantes do município, demonstrando o apoio e reconhecimento da importância de iniciativas como essa para a comunidade. Além disso, destacou-se a participação
Um dos
e o
Um dos pontos altos do Mini Atletismo foi a premiação dos alunos, que recebeu troféus e medalhas, incentivando não apenas a competitividade saudável, mas também o reconhecimento do esforço e dedicação de cada participante. Mais do que simplesmente uma competição, o evento estimulou o espírito esportivo e promoveu valores de inclusão e superação.
A 3ª edição do Mini Atletismo da Apae em Agudos do Sul foi mais do que um evento esportivo; foi uma celebração da diversidade, da capacidade de superação e do poder transformador do esporte. Que iniciativas como essa continuem a inspirar e unir comunidades em prol de um futuro mais inclusivo e igualitário.
das escolas Apae de cidades vizinhas, ampliando ainda mais o al-
cance
impacto positivo do evento.
pontos altos do Mini Atletismo foi a premiação dos alunos, que receberam troféus e medalhas