Amigo leitor, acompanhando o imbróglio de Ellon Musk com o judiciário brasileiro, claro o Sr. Musk batendo na tecla da ditadura, e é, na maior cara de pau, os embates ficam mais acalorados, a mídia, parte dela não noticia por causa dos embargos, e outra parte não noticia nada por causa da dependência econômica, que aliás, é uma ferramenta de controle da mídia, vemos desenhando cada vez mais o novo modelo de ditadura
Na ditadura antiga, que nossos pais e avós conheceram, as ferramentas de controle e de "cala boca" eram mais simplistas. Ali rolava a tortura física, o chá de sumiço, pipocavam uns tiros na casa do contraventor, até porque os meios de controle eram esses. Na ditadura moderna, levando em consideração o acesso à informação que é quase que incontrolável, é necessário realizar o controle de forma criativa e claro mais moderna e tecnológica. Entram em jogo os algoritmos, a legislação duvidosa que permite diversas interpretações de propósito, entra no jogo o controle via coronelismo, que é aquele em que o chefe manda e seus empregados obedecem para não serem remanejados de cargo, sofrer sanções, serem deslocados para trabalhar em postos de trabalho no confim do mundo, aliás esses dias foi engraçado, um chefe fez uma transmissão, quando a gente entrou para ver quem estava assistindo, - a metade eram seus subordinados obrigados a assistir para dar audiência (risos), ou como aconteceu com este humilde colunista, ter sua conta de rede social censurada porque postou em tempo real um ente governamental falando contra o governo, e assim disseram que era fake news, mas fake news em tempo real? Tenho um amigo vereador que usa uma expressão contundente, ele sempre diz que quem deveria cuidar da ordem e defender a constituição, está na quadrilha legislando ao invés de executar sua função, já o senado segundo ele, está "acadelado" num canto, inerte assistindo aos desmandos sem nenhuma ação. E os militares? Procurem no Youtube o que o deputado catarinense Marcel Van Hatten falou para eles e veja a expressão facial dos militares e me contem. Em resumo: Estamos sendo censurados e torturados sem ter para quem gritar!
CNPJ: 36.445.706\0001-04
O Repórter Gráfica e Editora
Travessa Manacá, 85
Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br
Nesta semana, o Foca está sem palavras! Literalmente, assim como os vereadores de Fazenda Rio Grande, que pouco renderam a esta coluna na última sessão na Câmara. As sessões, que costumam durar em torno de duas horas, apesar da ligeireza com que os projetos e requerimentos são lidos, nesta última terça, durou apenas 22 minutos. Com exceção de duas ou três participações dos vereadores comentando uma coisa ou outra, nada mais foi dito. Vereadores inscritos à tribuna livre eram vários, mas todos se abstiveram da palavra. Será que foi piriri coletivo?
Bom, do pouco que foi dito, conseguimos salvar duas indicações. A primeira, do vereador Gilmar Petry, que apresentou um anteprojeto solicitando ao Executivo a isenção do IPTU para pessoas em tratamento de doenças graves, como câncer e nefrologia. O vereador comentou como cada real no fim do mês faz diferença para essas pessoas, que ficam impedidas de trabalhar e ainda têm que arcar com remédios caros e transporte constante ao médico. Além disso, bem como disse o edil e o Foca já ficou sabendo também, outros municípios já têm esse projeto de Lei. Nada mais justo que Fazenda Rio Grande também tenha!
Já o vereador enfermeiro Zé Carlos solicito também ao Executivo que os nossos profissionais da educação passem por treinamentos práticos e teóricos de primeiros socorros, na intenção de ajudar os alunos caso acidentes ocorram dentro das escolas. E como ocorrem! Criança correndo pra lá e pra cá, não é raro se machucarem. Além disso, o vereador acredita que este seria um trabalho de formiguinha, já que os professores poderiam passar esses ensinamentos aos alunos que, por sua vez, em casa, poderiam colabo-
DIRETOR DE JORNALISMO
Pedro E. Silva
TELEFONES 41 3797-7304 41 99679-6053
rar em acidentes domésticos. Quem dera todos nós tivéssemos essas aulas, vereador!
E lembrando das sessões comuns aqui por Fazenda Rio Grande, que costumam ser mais longas, o Foca também deve comentar que não são raros os atrasos. As sessões ficam marcadas para as 9h, mas começam lá por 9h30. E a doença parece estar passando para outras cidades. A sessão de Quitandinha, nesta semana, também atrasou em meia hora. Tradição brasileira, tudo normal.
Falando em Quitandinha, o que aconteceu na transmissão ao vivo de terça? A voz de uma criança parecia interferir a todo momento durante a sessão. Enquanto projetos eram lidos, podíamos ouvir, em paralelo, coisas como "seja jogado nas covas dos leões". Será voz do além? Eu, hein!!
Um assunto bastante discutido por lá esta semana, foi a manutenção da PR-511, que faz divisa com a cidade de Contenda. Os vereadores solicitaram respostas quanto à estrada, que segundo eles, não teve manutenções.
Na bronca, o vereador Amilton do Banco lembrou que, nas últimas eleições, o atual prefeito Zé Quirera gravou vídeos na estrada falando que, no ano seguinte, teria café no bule. Café no bule, pelo que se sabe, destacou o vereador, significa que o problema será resolvido. E não foi! Amilton disse que precisam saber o que aconteceu, para que nesse ano de eleição não tenham mais ninguém indo fazer vídeo dizendo que vai ser resolvido, se depois não for. Briga aqui, briga de lá, quem paga o pato é sempre a população!
Pelas bandas de Mandirituba, o vereador Guilherme Gelatti, que já
é considerado um pré-candidato na cidade (não se sabe a que, exatamente), falou na tribuna livre, esta semana, alegando que a Câmara havia recebido uma denúncia quanto a supostos crimes na Prefeitura. E ele solicitou, então, que a denúncia fosse lida, diferente de uma denúncia anterior, que teria chegado à Casa sem ser lida até o momento. Bom, agora de forma bastante fria, o que o Foca pensa, é que, muitas vezes, essas supostas denúncias, nada mais podem ser do que as famosas fakenews. E uma vez propagada, não importa o quanto se desminta a história. Na mente de muitos, ela vai permanecer sendo verdade. O Foca quer acreditar que, antes de ler e propagar algo sem o menor cuidado, as comissões da Câmara estão investigando as denúncias em si. E se assim for, estão fazendo seu trabalho corretamente. Mas uma coisa é certa... a curiosidade talvez mate o gato por aqui! Eita, nóis!
Em uma cidade da região, a qual o Foca não quer mencionar, parece que estão sendo contratadas muitas pessoas para cargos comissionados na Prefeitura. Um vereador dessa cidade falou na sessão da Câmara sobre o assunto, dizendo que isso não pode ser feito, já que é ano eleitoral. O Foca está confuso! Nesta semana ficamos sabendo, por um advogado da área política, que o que não pode é mexer com cargos concursados após o dia 6 de julho (três meses antes do 1º turno da eleição). Então, acho que antes dessa data, e em se tratando de cargos comissionados, não haveria um grande problema. Por favor, parceiros advogados, nos ajudem nessa aqui! Bom, sendo permitido ou não, a questão é: será que esses cargos eram mesmo necessários nessa cidade? Aí fica para a população julgar!
Uma boa semana a todos!
COLABORADORES
Aleks Tizon
Cristiano Vaz
Dayanne Wozhiak
Luiz Augusto
Márcio Camargo
Priscila Silva
Wallysson Silva
DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva - 41 99679-6053
DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br
IMPRESSÃO Press Aternativa
CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba
Jornal Filiado à
"Temos que retomar o protagonismo da nossa capital", diz o pré-candidato à Prefeitura Luizão Goulart
Tendo sido eleito o melhor Prefeito do Brasil quando estava à frente da Prefeitura de Pinhais, Luizão agora quer disputar a principal cadeira na capital e resolver os problemas da cidade.
DA REDAÇÃO
Professor de formação, mas com uma larga história política que começou em 1996, quando se elegeu como vereador de Pinhais, Luizão Goulart (Solidariedade) é um dos pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba nas próximas eleições. Ele já foi prefeito de Pinhais por dois mandatos (2009-2016), tendo deixado o cargo com 94% de aprovação. Ele também ocupou os cargos de deputado estadual e federal no Paraná.
Agora buscando a cadeira máxima da capital paranaense, Luizão garante que experiência é o que não lhe falta. "Se você comparar os candidatos, você vai ver que tem gente que nunca passou por uma administração pública e não tem experiência. Eu tenho uma experiência bem-sucedida. Fui prefeito de uma cidade importante da região metropolitana e a população dessa cidade aprovou o meu trabalho. Eu saí com aprovação de 94% e eu tive isso de votos também na reeleição", destaca.
Outro ponto importante, segundo o pré-candidato, é que ele conhece bem todas as cidades da região metropolitana. Ele acredita que o prefeito à frente de Curitiba deve levar em conta também as necessidades da RMC.
Em seu currículo, Luizão também já foi presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). Ele ainda destaca que conquistou seu espaço com muito trabalho, já que não é filho de políticos, como muitos nomes conhecidos no estado. Com seu currículo, Luizão
diz que quer disputar o cargo na Prefeitura de Curitiba para resolver problemas.
Apesar de acreditar que muitos bons projetos já foram colocados em prática, ele acha que é preciso fazer mais: "Curitiba tem muitos problemas. Estão sendo feitas muitas coisas? Estão. Estou vendo agora muitas obras no ano de eleição! Que bom, essas obras eu não vou precisar fazer. Eu vou investir onde não está sendo feito. É para isso que eu venho para Curitiba".
SAÚDE PÚBLICA
Uma das áreas que mais precisam de investimentos, para o professor, é a saúde. Segundo ele, aumentou em quase 40% a procura por saúde pública na capital. A estrutura, porém, ele afirma que não acompanhou esse desenvolvimento. Tanto que 37% dos curitibanos afirmam que o maior problema na cidade é a área da saúde. "Quando não se tem planejamento, tem gente na maca, no corredor, na calçada...", pontua. Além
de valorização dos servidores, ele diz que é preciso infraestrutura: "Quantas unidades de saúde foram construídas nos últimos anos? Duas? É isso que foi construído nos últimos 8 anos? Quanto aumentou a população nos últimos 8 anos?", questiona.
ALAGAMENTOS
Para ele, planejamento é palavra de ordem, assim como foi durante sua gestão em Pinhais. Graças a muito planejamento e trabalhos de prevenção, ele acabou com os problemas de alagamentos que existiam em Pinhais. A cidade era uma das que mais sofriam com o problema na região.
"Em Curitiba tem alagamentos no Centro, no Batel, no Alto da XV, são problemas históricos e eu quero enfrentar esses problemas. Quero resolver, assim como resolvi [em Pinhais]", enfatiza.
SEGURANÇA PÚBLICA
Outro problema enfrentado por Pinhais era a segurança. Segundo
Luizão, a cidade era uma das mais violentas do Paraná. Ele ajudou a resolver a questão ao criar a Guarda Municipal em um ano e meio, formar parcerias com as Polícias Militar e Civil, o Poder Judiciário e o Ministério Público.
Outra grande realização na segurança pública foi a instalação de câmeras de monitoramento por toda a cidade, criando o Plano Muralha Digital. Para a capital, Luizão defende a implantação de câmeras de segurança e salas de monitoramento nos bairros. "O morador dos bairros tem que ter a mesma segurança que o morador do centro", diz.
EDUCAÇÃO
Já no que se refere à Educação, um dos setores de maior defesa do pré-candidato, ele lembra que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Pinhais, para os anos iniciais, era 5,3 quando assumiu a Prefeitura (2009), e foi pra 6,7 em seu último mandato (2017), nota acima da que havia sido projetada. Além de professor, Luizão também já foi diretor escolar e conhece de perto as dificuldades de alunos e professores.
Acesse o QRCODE e assista a entrevista no youtube
JORNAL O REPÓRTER
Luizão Goulart esteve no Programa Café com o Bala na última quarta-feira, 24
Contenda terá ponto do Tribunal de Justiça
DA ASSESSORIA
E-FÓRUM deve aproximar os trabalhos da justiça à população da cidade
Com objetivo de trazer a justiça mais próxima do seu cidadão, a Administração de Contenda anuncia para os contendenses que o município terá um ponto de atendimento do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). O Projeto EFórum, como é conhecido, será instalado ao lado do Centro de Geração de Rendas.
O E-Fórum, segundo o prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, dará condições para que o cidadão se dirija até esse local e tenha um atendimento qualificado, que possa se comunicar de forma online com o juiz, o promotor ou até realizar uma audiência com o seu advogado.
"Essa é mais uma grande conquista para os contendenses. Agradecemos a OAB por nos informar deste projeto. Esse é um trabalho
que foi realizado pela nossa Procuradoria Jurídica que permitirá que os cidadãos de Contenda tenham acesso de forma mais prática do TJPR. Isso é revolucionário e inovador para todos nós", comemora Mostarda.
De acordo com o Procurador Ge-
ral de Contenda, Eliezer Lima Reis, o E-Fórum é instalado em cidades que não são sedes de suas comarcas e, portanto, estão mais distantes dos fóruns tradicionais. Atualmente a com arca de Contenda é a Lapa. Com esse ponto no município, o cidadão terá será aces-
so aos serviços prestados pelo Poder Judiciário sem a necessidade de desloca mento até a cidade da Lapa.
Lançado no início do ano pelo TJPR, o E-Fórum deve começar a ser instalados a partir do segundo semestre de 2024 e será feito no modelo de construção modular. Os módulos serão fabricados de forma separada e conectados no local para formar a estrutura, possibilitando a instalação, o deslocamento ou até uma expansão de maneira mais simples.
Na parte interna, o E-Fórum contará com computadores para que a população tenha acesso, de forma online, aos mesmos serviços oferecidos nos fóruns tradicionais. O objetivo é que o espaço seja de uso colaborativo.
Outras informações na sede da Prefeitura de Contenda ou pelo telefone 3625-1212.
O Projeto E-Forum será instalado ao lado do Centro de Geração de Rendas
Nova Ambulância Adquirida para o Município de Agudos do Sul
Investimento de R$ 250 mil foi viabilizado com apoio do vereador Monsa
e deputados Alisson e Toninho
DA ASSESSORIA ras do poder público. Estamos felizes em poder oferecer um serviço de qualidade à nossa comunidade", afirmou o vereador.
Um importante passo foi dado na última semana, em direção à melhoria dos serviços de saúde em Agudos do Sul, com a aquisição de uma nova ambulância para o município. O investimento total de R$ 250 mil foi possibilitado graças ao esforço conjunto do Vereador Monsa, juntamente com os Deputados Alisson e Toninho, que alocaram recursos para tornar essa conquista uma realidade.
A nova ambulância representa um avanço significativo para a comunidade, pois proporcionará um atendimento mais eficiente e seguro aos cidadãos em situações de emergência médica. Com equipamentos modernos e adequados para o transporte de pacientes, a ambulância está pronta para servir a população de Agudos do Sul em momentos críticos.
O Vereador Monsa expressou sua
vai garantir um atendimento mais eficiente e seguro aos cidadãos em situações de emergência médica satisfação com a concretização desse projeto, destacando o compromisso com a saúde pública e o bem-estar
dos munícipes. "Esta nova ambulância é resultado do trabalho árduo e da colaboração entre diferentes esfe-
Os Deputados Alisson e Toninho também ressaltaram a importância desse investimento para a região. "É fundamental apoiar iniciativas que visam melhorar a infraestrutura de saúde nos municípios. Estamos orgulhosos de contribuir para essa importante conquista em Agudos do Sul", declararam os deputados.
A nova ambulância já está disponível para uso e irá fortalecer o sistema de saúde local, garantindo um atendimento mais ágil e eficaz para todos os cidadãos de Agudos do Sul.
Este investimento representa um passo significativo na busca por uma saúde pública de qualidade e acessível, demonstrando o compromisso das autoridades locais e regionais com o bem-estar da população.
Ambulância
Prefeitura de Agudos é destaque em reunião na Invest Paraná
A cidade de Agudos do Sul busca parcerias estratégicas na Invest Paraná para impulsionar seu desenvolvimento econômico
DA ASSESSORIA
Agudos do Sul, município localizado no estado do Paraná, esteve em destaque em uma reunião estratégica realizada na sede da Invest Paraná. O encontro teve como objetivo apresentar as potencialidades econômicas da região e buscar parcerias que impulsionem o seu desenvolvimento.
O prefeito de Agudos do Sul, Jesse Zoellner, juntamente com representantes municipais, apresentou os recursos naturais, infraestrutura e mão de obra qualificada disponíveis na região. Zoellner ressaltou o compromisso da administração municipal em promover um ambiente propício para investimentos e o desenvolvimento econômico sustentável do município.
Na sede da Invest Paraná, o Diretor Presidente Eduardo Bekin recebeu a delegação de Agudos do Sul e expressou interesse nas oportunidades apresentadas. Ele reafirmou o com-
promisso da agência em apoiar iniciativas que promovam o crescimento econômico do estado.
"Estamos empenhados em buscar
parcerias que beneficiem tanto o município quanto os investidores", declarou Bekin. "Agudos do Sul possui um potencial notável, e estamos
animados com a possibilidade de colaborar para o seu desenvolvimento econômico."
Os representantes do município saíram otimistas da reunião, confiantes de que as discussões iniciais estabeleceram uma base sólida para futuras colaborações. A expectativa é que a aproximação com a Invest Paraná resulte em investimentos significativos que impulsionem a economia local e proporcionem novas oportunidades para os moradores de Agudos do Sul.
Com um ambiente favorável para negócios e uma administração comprometida com o progresso, Agudos do Sul se posiciona como um destino atrativo para investimentos, oferecendo não apenas recursos naturais e infraestrutura, mas também uma liderança municipal proativa e uma comunidade acolhedora e empreendedora pronta para receber novos empreendimentos.
Agudos do Sul recebe visita de Mauro Moraes
O Deputado Estadual e Secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Estado do Paraná esteve no município para tratar de cursos oferecidos
à população
Na última quarta-feira (24), Agudos do Sul teve a honra de receber a visita ilustre do Deputado Estadual e Secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes.
A visita teve como objetivo discutir os cursos de qualificação e renda recentemente disponibilizados para o município. Nos últimos meses, aproximadamente 30 alunos foram beneficiados por esses cursos, cuja formatura será realizada sob a coordenação do Secretário.
Além disso, o Deputado Estadual anunciou uma iniciativa significativa para o município: a disponibilização de um veículo que estará à disposição dos moradores que buscam oportunidades de trabalho nas regiões pró-
A BIOMA INDÚSTRIA COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO LTDA, CNPJ 14.833.690/0001-74 torna público que irá requerer ao Instituto Água e Terra, a Licença Prévia para Armazenadoras de Produtos Agrotóxicos, seus componentes e afins a ser implantada na Estrada Rural Adão Roik, 1636, Área Rural, município de Fazenda Rio Grande/ PR.
ximas. Comprometido com o desenvolvimento econômico de Agudos do Sul, o Deputado também se comprometeu a auxiliar na atração de investimentos para a cidade. Nesse sentido, anunciou a intenção de trazer uma nova empresa para a região, visando a geração de emprego e renda para os cidadãos locais.
Este compromisso firmado entre o Deputado Mauro Moraes, com o apoio do Governador do Estado do Paraná, representa um passo importante para o crescimento econômico e social de Agudos do Sul, fortalecendo a comunidade e abrindo novas perspectivas para seus habitantes. O prefeito Zoellner agradece a visita e coloca o município à disposição no radar de novos investimentos trabalhistas na cidade de Agudos do Sul.
SÚMULA DO PEDIDO DA LICENÇA AMBIENTAL SIMONE MAAS de CPF 031.992.89932 torna público que requereu à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais - SMMA a Licença Ambiental Simplificada (LAS), para atividade de FABRICAÇÃO DE LATICÍNIOS - AGRO-INDUSTRIA FAMILIAR situada à RUA JOÃO BORTOLAN, 2765 - COLÔNIA MURICI, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/ PR - CEP: 83085-460
Agudos do Sul se posiciona como um destino atrativo para investimentos
Cerca de 30 alunos já foram beneficiados com cursos oferecidos pela secretaria
Gente nova em Campo Magro: conheça Nelson Zonato
Empresário quer mudar os rumos da cidade que escolheu para ser sua. Por isso, se apresenta como pré-candidato à Prefeitura.
DA REDAÇÃO
Pré-candidato pelo PL no município de Campo Magro, Dr. Nelson Zonato concedeu uma entrevista ao Programa Café com o Bala na última quinta-feira (25). Ele que não é político de carreira, mas atua como advogado e empresário na cidade, e também já foi secretário de Administração na Prefeitura, vê a missão de cuidar de Campo Magro como uma forma de retribuir à população que o acolheu 40 anos atrás.
Zonato é natural de Santa Felicidade, Curitiba, mas mora em Campo Magro há bastante tempo e tem visto a cidade regredir nos últimos anos. Comparando-a com municípios emancipados em anos próximos, Zonato diz que a cidade já poderia ter evoluído muito, o que não aconteceu, segundo ele, por falta de vontade daqueles que a administraram.
"Nosso povo é um povo humilde, um povo trabalhador, que não tem o respeito das autoridades. Então para a dignidade do povo, eu tomei essa decisão de sair pré-candidato e vou até o final", declara.
Segundo Zonato, diferente de outros municípios da região, Campo Magro ainda depende de favores, emendas e legislações para pagar até mesmo a folha de pagamento da Prefeitura, o que não é nada favorável e só demonstra a falta de projetos que promovam o desenvolvimento econômico da cidade.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
Um dos primeiros focos de sua gestão seria, então, a atração de em-
presas, já que a cidade ainda é considerada cidade-dormitório pelo baixo índice de empregabilidade: 3 mil, para uma população de 30 mil habitantes. "Tem condições, sim. O que não tem é boa vontade política", pontua. Segundo ele, as empresas não chegam por falta de apoio do município. Realidade que ele pretende mudar, se eleito.
AGRICULTURA
Na agricultura, importante fonte de renda no município, ele diz que pretende investir bastante. Tanto na manutenção das estradas, quanto na criação de uma cooperativa. "Não adianta eu colocar meia dúzia de asfalto [no centro] e deixar o pessoal do interior sem estrada", afirma o précandidato. A cooperativa ainda, segundo ele, poderia definir como utilizar melhor as produções, para não desperdiçar e gerar maior renda para os agricultores.
TURISMO
Zonato acredita que Campo Magro poderia gerar muitos empregos e economia através do turismo, que foi deixado de lado nas últimas gestões. Ele afirma que há restaurantes rurais muito bons na cidade, mas que estes precisam de infraestrutura para atrair clientes. "Pelo menos em frente [a esses restaurantes] fazer um quilômetro de asfalto, para que o pessoal almoce com tranquilidade e não com poeira", diz.
REGULARIZAÇÕES FUNDIÁRIAS
Muitas pessoas ainda aguardam o documento regulamentando sua moradia em Campo Magro. Segundo Zonato, a lei já existe, mas não foi colocada em prática. E isso é uma urgência por lá, já que além de dar dignidade aos moradores, eles também irão dar sua contrapartida ao município, pagando os devidos tributos. "O povo não quer nada de graça, o
povo quer pagar seu IPTU e ajudar o município a crescer", comenta.
SAÚDE
Se eleito, Zonato diz que não aceitará que, em seu mandato, a população tenha que aguardar dois anos para a realização de um exame. Para resolver o problema, ele diz que é preciso investir primeiro em profissionais qualificados, mas também valorizar aqueles que atuam na Saúde Pública, que quando bem tratados, naturalmente prestarão um bom serviço à população.
EDUCAÇÃO
Na pasta da educação, o pré-candidato defende o ensino em tempo integral, para que os pais se sintam mais seguros ao deixarem os filhos na escola e saírem para trabalhar. Além disso, ele quer fomentar o esporte na cidade, para garantir uma atividade extra aos jovens. Em sua fala, ele ainda destaca que não pretende ir à reeleição, pois acredita que é preciso haver um rodízio. Quanto aos secretários que pretende contratar, se eleito, ele diz que serão pessoas de dentro do município, comprometidas e que atendam à população a qualquer momento.
Acesse o QRCODE e assista a entrevista no
Nelson Zonato tomou seu Café com o Bala no programa transmitido na quinta-feira, 25
Adolescentes de Tijucas do Sul terão absorventes gratuitos
A proposta surgiu na Câmara Legislativa da cidade e, através de projeto da Prefeitura Municipal, tornou-se Lei em benefício do público feminino. DA
Em uma inciativa de grande relevância para o público feminino tijuquense, a Prefeitura Municipal acaba de lançar o Projeto Ciclo Livre, que tem como objetivo distribuir absorventes íntimos gratuitamente às adolescentes.
O lançamento foi feito no Núcleo Ceia, na última semana. "Agora as adolescentes de Tijucas do Sul poderão receber kits com absorventes íntimos gratuitamente. Isso trará mais dignidade, para esse momento que sempre é delicado para a mulher", comenta o prefeito Gringo.
A proposta foi feita na Câmara de Vereadores. E em
Projeto deve beneficiar diversas adolescentes que não podem pagar pelos absorventes
uma sintonia com a Prefeitura, o projeto tornou-se lei e agora beneficiará as adolescentes de Tijucas do Sul.
A adolescente pode requerer o benefício através do site Meu Sus Digital, imprimindo
a guia e retirando em qualquer estabelecimento do Farmácia Popular. A gestão agradece a todos os envolvidos e reforça o compromisso de sempre buscar o melhor aos cidadãos tijuquenses.
Caminhada Internacional na Natureza
Circuito Caminho dos Ambrósios
Venha se juntar a nós em uma jornada revitalizante pela natureza ao longo do deslumbrante Circuito Caminho dos Ambrósios! Esteja preparado para explorar paisagens incríveis, trilhas desafiadoras e momentos de conexão com a natureza que rejuvenescem a alma. Participe desta experiência enriquecedora e contribua para uma causa nobre!
A inscrição é simples: traga 1kg de alimento não pe-
recível, que será destinado a ajudar aqueles que mais precisam. Prepare-se para uma jornada inesquecível e faça parte deste movimento em prol da natureza e da solidariedade. Aguardamos você!
SERVIÇO
Data: 05 de maio
Ponto de Partida: Capela Nossa Senhora de Fátima - Postinho
Início: às 08h
Tijucas do Sul realiza castração de animais de rua
Além da castração, Prefeitura também quer garantir um pós operatório seguro aos pets, solicitando apoio da população
A Prefeitura de Tijucas do Sul está empenhada em promover o bem-estar animal e a responsabilidade social. Nesse sentido, o Poder Executivo elaborou um pré-cadastro destinado aos tutores de cães de rua que desejam oferecer cuidados durante o período pós-operatório desses animais.
Essa iniciativa não apenas fornece assistência médica aos cães em situação de rua, mas também garante que recebam os cuidados após procedimentos cirúrgicos.
Ao envolver os tutores locais, a Prefeitura está fortalecendo laços com a comunidade e promovendo
uma cultura de proteção aos animais.
Os detalhes para participar desse programa podem ser encontrados antecipadamente. Para a gestão, esse projeto demonstra o seu comprometimento em oferecer um ambiente seguro para os cães em recuperação. "Juntos, podemos fazer a diferença na vida desses animais e construir uma cidade mais humana e solidária", pontua o vice-prefeito Professor Claudemir.
DA ASSESSORIA
DA ASSESSORIA
DA ASSESSORIA
Alunos do 3º ano da Escola Cecília Meireles visitam o Poder Executivo em Agudos do Sul
A Prefeitura recebeu uma visita na última terça feira (23) da rede municipal de ensino: os alunos da Escola Cecília Meireles estiveram na repartição pública juntamente com os professores.
Na manhã da última terça-feira, (23) a Prefeitura Municipal ganhou um ar da juventude e curiosidade, com a visita dos alunos do 3° ano da Escola Cecília Meireles.
Sob a orientação dos professores, os estudantes tiveram a oportunidade única de explorar de perto o fun-
cionamento do Poder Executivo e dialogar diretamente com o prefeito Jesse Zoellner.
Na conversa, os alunos falaram com o gestor sobre todas as conquistas do município, conhecendo como funcionam os trâmites em cada setor, como a abertura de licitações, para início de pavimentações asfálticas.
Ao abrir as portas da Prefeitura
Festa do Trabalhador já tem artistas confirmados
Festa do Trabalhador terá show de humor e de música para todas as idades
Como já é tradicional, o dia 1º de Maio é dia de comemoração em Piên. Neste ano a secretaria de Esportes, Cultura e Lazer está programando duas grandes atrações para reunir a comunidade pienense na Praça da Paz, com um show de humor e de música para todas as idades.
A primeira atração é com a dupla de humoristas "Tio & Sobrinho", que sobe ao palco da Praça da Paz já às 17 horas. Com um estilo irreverente e caipira, a dupla retrata de uma forma humorística o dia a dia da vida no campo, bem como interpreta com maestria piadas que arrancam um sorriso do público por ondem passam.
A segunda atração da noite é com PF no Bailão. Paulinho e Fábio, ex-integrantes da renomada banda San Marino agora estão juntos em um novo projeto onde relembram os sucessos da carreira artística de mais de 20 anos. Músicas como "Diga Locutor", "Anjo na Balada", "Ta Rolando um Flaschback", "Um Homem Quando Chora", entre outros fazem parte do repertório de sucesso dos artistas. A Festa do Trabalhador está em sua terceira edição e acontece na próxima quarta-feira, dia 1º na Praça da Paz. Além das atrações haverá toda a estrutura da Feira da Lua à disposição da comunidade e a entrada é totalmente gratuita. Traga sua família e no dia 1º de Maio vem comemorar o Dia do Trabalhador na Praça da Paz.
para os jovens, o prefeito Jesse não apenas fornece uma oportunidade única de aprendizado, mas também demonstra o compromisso da Administração Pública em promover transparência, engajamento e proximidade com a comunidade.
Ao destacar a importância da participação e do conhecimento, o prefeito Jesse destacou que está contri-
buindo para preparar as crianças para um futuro em que elas possam ser cidadãos ativos, informados e responsáveis.
"Essa experiência certamente deixará uma marca positiva nas mentes dos alunos, inspirando-os a se envolverem ativamente na construção de uma sociedade mais justa e democrática", enfatizou.
Prefeito Jesse vê a participação dos jovens como muito importante
Alunos acompanharam os trabalhos do Executivo em visita
DA ASSESSORIA
Mandirituba oferece equoterapia para crianças com autismo
Objetivo é oferecer uma experiência que se complemente às terapias já oferecidas no município.
DA ASSESSORIA
Mandirituba está introduzindo uma nova abordagem terapêutica para crianças com autismo: a Equoterapia. Essa iniciativa, liderada pela Prefeitura, visa oferecer uma experiência única de tratamento para promover o desenvolvimento e o bem-estar dessas crianças.
Enquanto complementa outras te-
rapias já disponíveis, a Equoterapia se destaca por oferecer uma experiência diferenciada. A interação com os cavalos tem demonstrado benefícios notáveis, como melhoria das habilidades sociais, empatia, comunicação e autoconfiança.
Além disso, ajuda no desempenho escolar, concentração e redução do estresse e ansiedade, enquanto estimula a coordenação motora e
o início do projeto, a vida de oito crianças já foi impactada positivamente
muito mais. Desde o início deste projeto, já estamos impactando positivamente a vida de 8 crianças, oferecendo atendimento no Centro de Equoterapia Ivo Cl emente, com o compromisso de continuar expandindo e aprimorando esse serviço tão valioso.
"Estou extremamente orgulhoso de ver o progresso que estamos alcançando com a Equoterapia em Man-
dirituba", afirmou o prefeito Luis Antonio Biscaia. "É emocionante testemunhar como essa abordagem está fazendo diferença na vida das nossas crianças autistas. Estamos comprometidos em expandir esse programa e garantir que mais crianças tenham acesso a essa terapia transformadora. É um passo significativo em direção à inclusão e ao cuidado com nossa comunidade."
Areia Branca dos Assis recebe mais obras de pavimentação
Além de mais conforto e segurança, a pavimentação eleva a saúde e qualidade de vida
DA ASSESSORIA
Mais uma grande obra finalizada em Mandirituba! Foi concluída nesta semana a pavimentação de quatro ruas em Areia Branca dos Assis, marcando um avanço significativo para a comunidade local.
Essa conquista vai muito além de apenas transformar o visual do bairro. A pavimentação das ruas José Ribeiro, Rai Gabriel Bastos, Salvador Bastos de Lima e Alcides Gomes de Oliveira eleva consideravelmente a qualidade de vida dos moradores, proporcionando mais segurança, conforto e acessibilidade para todos.
Um dos beneficiados diretos dessa obra são os estudantes do Colégio Estadual João Afonso de Camargo,
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO PAULO ALVES DA COSTA torna público que irá requerer ao Instituto Água e Terra (IAT), a Licença de Instalação , para atividade de comércio varejista de combustíveis para veículos automotores a ser implantada na Rua Marcelino Jasinski, 1210, Sabiá, Araucária/PR.
Quatro ruas tiveram a pavimentação concluída na última semana
SÚMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA PRÉVIA PAULO ALVES DA COSTA torna público que recebeu do Instituto Água e Terra (IAT), a Licença Prévia , para atividade de comércio varejista de combustíveis para veículos automotores a ser implantada na Rua Marcelino Jasinski, 1210, Sabiá, Araucária/PR.
SÚMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO
S2 METAIS RESPONSABILIDADE
AMBIENTAL LTDA torna público que recebeu do Instituto Água e Terra, a Licença de Operação - LO, com validade de 06/07/2024, para Tratamento e/ou disposição final de resíduos sólidos Avenida das Américas, 829Eucaliptos - 83820-023 - Fazenda Rio Grande.
dos moradores
que agora contam com ruas pavimentadas em frente à instituição, facilitando o acesso e tornando o ambiente escolar mais seguro.
"Estamos muito satisfeitos em entregar mais essa importante obra para a população de Mandirituba", afirmou o prefeito Luis Antonio Biscaia. "A pavimentação dessas ruas não só melhora o aspecto visual da região, mas também impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores. É gratificante saber que estamos proporcionando mais segurança e comodidade para todos, especialmente para os estudantes. Seguiremos trabalhando para realizar mais melhorias em nossa cidade e garantir um ambiente mais digno e acolhedor para todos os cidadãos."
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO S2 METAIS RESPONSABILIDADE
AMBIENTAL LTDA torna público que irá requerer ao Instituto Água e Terra, a Renovação da Licença de Operação - RLO para Tratamento e/ou disposição final de resíduos sólidos a ser implantada Avenida das Américas, 829 - Eucaliptos - 83820-023Fazenda Rio Grande.
O atendimento acontece no Centro de Equoterapia Ivo ClementeDesde
Próxima campanha de castração de cães e gatos de Araucária atenderá animais da região do Capela Velha
Objetivo da ação é dar prioridade a animais da região e o cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
A próxima campanha de Castração Solidária de Animais ocorrerá em Araucária entre os dias 07 a 10 de maio, para animais pré-cadastrados no mutirão da Prefeitura.
Podem ser inscritos de maneira prioritária gatos e cachorros de tutores que morem no Capela Velha, incluindo Jardim Itaipu, Jardim Industrial, Jardim Ipês, Jardim Condor, Arvoredo, Jardim Israelense, Santa Cruz e região.
A ação visa priorizar animais da região e caso algum morador das redondezas tenha alguma dificuldade em fazer a inscrição pelo aplicativo Atende.Net*, é possível fazer o cadastro do animal presencialmente na Secretaria de Meio Ambiente, no Parque Cachoeira (em dias úteis das 9h às 12h e das 13h às 16h).
Os tutores serão avisados sobre dia e horário agendado por meio de ligação telefônica alguns dias antes do evento.
Após o agendamento, a Secretaria de Meio Ambiente entrega um papel ao tutor com as principais orientações
sobre a cirurgia, como o dia, horário e local do mutirão, além de uma lista com lembretes para o evento:
- Comprovante de endereço: Esteja com seu comprovante de endereço em mãos (pode ser impresso ou no celular);
- Lacre as caixinhas: Os gatos precisam estar em caixa de transporte adequadamente lacrada. Confira se a travinha está bem firme,
orienta-se reforçar com uma trava de arame ou até um fitilho de presente. Lembre-se que os animais podem tentar fugir, então seja prudente. Para dar mais segurança ainda pode-se colocar um lençol ou uma cobertinha sobre a caixinha do gato, para que não fique assustado com o movimento e nem se sinta ameaçado por outros animais;
- Coleira adequada ao tamanho do seu pet: Lembre-se que os cães precisam estar com guia e coleira adequada ao seu tamanho, um fiozinho não vai segurar seu cachorro se ele é grandão. O animal pode ser quietinho em casa, mas na castração haverá muitos animais e pode haver disputa de território e brigas. Então esteja com guia adequada e se necessário equipe seu animal com focinheira.
- Jejum Correto - É necessário que o animalzinho esteja com privação de comida e de água de exatas 8 horas antes da cirurgia. Não adianta ir com animal há 15 horas sem comer que ele poderá correr risco de morte, os veterinários não aceitam. Na folha com as orientações sobre a castração, além do horário e dia da cirurgia, também indica-se o horário EXATO que o animal precisa comer e tomar água por último. Vai estar destacado com caneta marca texto o horário exato que o animal precisa comer e beber pela última vez. O tutor deve-se atentar a isto, pois em caso de erro nesse preparo há risco de óbito durante a cirurgia.
É possivel fazer o cadastro do animal presencialmente na Secretaria de Meio Ambiente