


Período pré eleitoral, "politicada se assanhando", reunião pra cá, reunião pra lá, fotografias nas redes socias, Instagram bombando, amigos novatos aparecendo nas mídias para almejar espaço, e velhas cobras trocando de pele para parecer novas e tentar seu espaço. Paralelo a isso, atuais mandatários trabalhando "com o turbo ligado" para mostrar algum serviço a qualquer preço para tentar reeleição e garantir mais quatro anos de sustento aos seus grupos. Interessante, é que neste período, aparece gente beijando criança, andando de bicicleta no campinho, aparece gente com mãos sujas de terra, povo que nós sabemos como ninguém que nunca fizeram isso, mas o negócio e ficar bem na fotografia. Existe um sujeito chamado Waldez Luiz Ludwig que é um psicólogo, consultor em gestão empresarial e palestrante brasileiro, cujo qual eu gosto muito das palestras , que usa um termo bastante contundente, mas que resume muita coisa do período pré eleitoral: Maquiar o cocô! Nós cidadãos sabemos o que cada um fez, vereadores por exemplo estão bem próximos de nós, fica fácil de saber o que fez, pelo que brigou, o quanto ajudou a população, e ainda tem no portal da internet um resumo da sua atuação. Existem os que estão sempre na luta, e existem os que estão terminando o mandato sem apresentar sequer um projeto de nada, só andou de carona em ideias alheias e saiu na foto. E andando aí pelas cidades da região tem desses, como tem.
Tem a galera que "vira inaugurar obras", aliás esses dias vi um prefeito tirando foto com a novo pilar que foi trocado na cabeceira da ponte que fica entre dois municípios. Me poupe né! Primeiro que ele não fez sozinho, e segundo, é não ter mais nada para tirar foto que tem que tirar foto agarrado em um pau? Isso é básico, é rotina, não é notícia, é obrigação diária! É muita coisa sem graça e medíocre sendo levada à mídia para fazer conta que fez alguma coisa. Se fez é claro que é justo divulgar, mas ficar pintando abóbora de branco para tirar foto e fazer de conta que criou uma abóbora nova, isso é fiasco, e o pior, tem eleitor que vai acreditar!
CNPJ: 36.445.706\0001-04
O Repórter Gráfica e Editora
Travessa Manacá, 85
Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br
O Foca está atento às definições políticas pela região. Em Campo do Tenente, esta semana foi anunciado o nome de Fuscão, Paulo Renato Quege, como pré-candidato a prefeito da cidade. À nossa redação, ele disse que seu vice ainda não foi definido, mas especulamos que esteja entre os vereadores Solange e Beto Maurer, o empresário Rivaniido Cavalheiro e até o próprio irmão de Fuscão e ex-prefeito Jorginho Quege. Outro nome também cogitado é o ex-prefeito Cleomar Komarcheswki. E aí, será que o Foca acerta em uma das suposições ou novo nome deve surgir? Fato é que Fuscão é um grande nome na corrida eleitoral de Campo do Tenente. Isso, não podemos negar!
Em Fazenda Rio Grande, o prefeito Marco Marcondes entregou, nesta semana, duas obras para a população do Santa Maria, no bairro Estados - um CMEI e a ordem de serviço para pavimentação de 18 ruas. Enquanto falava das obras, ele comentou que os "blogueiros" do município, que gostam de dizer que a Prefeitura só faz obras pelo centro, deviam estar tendo um péssimo dia. Eita, prefeito! Como dizem os mais jovens: ele "hablou mesmo".
Inclusive, na terra Capocu, já sabemos que a disputa ficará entre o atual prefeito Marco Marcondes, que tem o apoio do deputado Toninho, e Irani Santos, que vem apoiada por nomes como Nassib, Márcio Wozniack e Chico Santos. O apoio de Toninho deve, inclusive, ser crucial na definição de um vice para compor a chapa de Marcondes. Quem será que vem aí?
Na corrida da capital, já temos dois grandes nomes para a prefeitura. De um lado, o ex-governador Beto Richa, que foi réu em oito ações penais incluindo corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. De outro, o ex-prefeito de Pinhais Luizão Goulart, que já foi considerado o melhor prefeito do País. Beto tem o apoio de Bolsonaro, que foi o candidato a presidente mais votado na capital. E aí, será que apoio vence a boa fama? Vamos saber em breve!
Nos bastidores da pré-campanha em Agudos do Sul, chega a ser engraçado como alguns vereadores querem o poder a todo custo. Onde passam, pedem pra tirar uma foto com as pessoas. Essas fotos são depois postadas e, sem saber,
esses vereadores dizem, que estes moradores da foto, se filiaram aos seus partidos. Usam também espaços de atendimento para fazer palanque eleitoral. Inclusive, há alguns dias, um desses vereadores foi renovar o aluguel do prédio do sindicato e o dono do prédio saiu em uma dessas fotos, como se estivesse filiado ao partido em questão. Este me smo senhor, segundo o Foca, costuma tentar aprovar leis sem passar pelo Executivo e enviar processos de prefeitos anteriores em grupos de Whatsapp, para tentar atingir o atual. Outro vereador da cidade também tem usado um jornal de outra cidade para propagar fake news no município. Que vergonha, hein? Se mente assim agora, imagina depois... Sem contar que fake news é crime, viu?
O Foca acompanha a dança das cadeiras dos vereadores em Fazenda Rio Grande. Inclusive, já levantou que o PST e o Republicanos deverão ter o maior número de vereadores ainda este ano. Tudo isso visando as eleições de 2024.
Ainda em Fazenda Rio Grande, a dúvida que não sai da cabeça do Foca é quem será o vice de Marco Marcondes. O que o Foca conseguiu levantar, é que a disputa está entre Sandro da Proteção e Serjão. Para quem vocês torcem, pessoal?
Do lado de Quitandinha, um requerimento chama a atenção do Foca. O vereador Hélio Figura quer, que a partir de agora, seja informado quem é o responsável pela indicação de cada um dos cargos comissionados. Ou seja, se um advogado for trabalhar na Prefeitura, e for indicação do Fica, o prefeito Zé Quirera deverá informar quem indicou esse profissional aos Vereadores. Tá certo isso?
Outro fato que chama a atenção por aqui, vem da capital das batatas, Contenda. Recentemente, o jornalista Isaque Almeida, do Programa Nossa Cidade, esteve no município fazendo uma cobertura sobre a entrega de um caminhão, emenda do deputado Toninho Wandscheer. Na reportagem, aparece o prefeito Mostarda, inclusive agradecendo o deputado pela entrega. Até aí, tudo bem. Porém, poucos dias atrás, quem esteve na frente da Prefeitura foi o vice-prefeito Carpejane. Só ele e um grupo de amigos. Mostarda não participou do vídeo! Eita politicagem!
DIRETOR DE JORNALISMO
Pedro E. Silva
TELEFONES 41 3797-7304 41 99679-6053
COLABORADORES
Aleks Tizon
Cristiano Vaz
Dayanne Wozhiak
Luiz Augusto
Márcio Camargo
Priscila Silva
Wallysson Silva
DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva - 41 99679-6053
DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br
IMPRESSÃO Press Aternativa
CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba
Com 400 cadeiras e pipoca de graça para o público projeto leva sessões de filmes gratuitamente a cidades que não tem salas de cinema. O Cinema na Praça já passou por 6 cidades do litoral e até outubro terá percorrido 65 em todo o estado
O projeto CINEMA NA PRAÇA já levou sessões gratuitas ao ar livre para mais 10 mil pessoas no litoral paranaense e agora irá desembarcar em Piên, na próxima quinta-feira, dia 21. A programação começa às 19 horas com o filme infantil dirigido pelo brasileiro Rafael Ribas. "LINO - UMA AVENTURA DE SETE VIDAS" narra a história de um jovem que ganha a vida como animador de festas infantis. Cansado da rotina maçante e cheio de acidentes, ele busca ajuda mística para mudar de vida.
As 21 horas acontece a projeção de "O PALHAÇO". O filme é dirigido pelo ator Selton Mello e mostra as aventuras de Benjamim; um jovem que trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar - vivido pelo ator Paulo José. Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue que fazem a alegria da plateia.
As sessões são gratuitas e contarão com som e telão de cinema, cadeiras para todos os telespectadores e distribuição de pipoca.
SOBRE O PROJETO:
O projeto Cinema na Praça da Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Paraná em sua quarta edição é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal e executado pelo Casa do Verbo Assessoria em Gestão Cultural.
A Caravana Cultural mobiliza uma grande equipe de profissionais que até o mês de outubro de 2024 levarão sessões de cinema a espaços públicos de 65 cidades paranaenses que possuem salas de cinema. Uma carreta baú equipada com um moderno
sistema de exibição cinematográfica, contendo painel de Led de 2,5m x 6m, iluminação e sistema de som de alta qualidade estacionará no local escolhido para a realização do projeto. O "Cinema na Praça" também pensou na comodidade do público, e oferecerá 400 cadeiras e cinquenta tatames. Uma barraca inflável com a identificação visual do projeto servirá de espaço para que o público faça fotos para postar em redes sociais.
O público que comparecer às exibições do "Cinema na Praça", também vai poder ter pipoca de graça, e para recolher os resíduos produzidos, a
organização disponibilizará oito lixeiras que serão dispostas em pontos estratégicos. Entre outras medidas que visam respeitar o meio-ambiente, está a divisão das rotas que limita a distância máxima entre todas as cidades a serem percorrida em 60km
As medidas de acessibilidade para pessoas PCD, também serão respeitadas. As projeções do projeto "Cinema na Praça", contarão com equipamento para audiodescrição para atender o público cego ou com visão reduzida e também com legendas descritivas para o acesso de pessoas com deficiência auditiva.
No último domingo, 10, várias famílias fazendenses puderam finalmente chamar o imóvel que vivem de "seu". O município de Fazenda Rio Grande conseguiu fazer a regularização fundiária de 111 imóveis na localidade de Vale Verde, dentro do bairro Santa Terezinha. Muitas destas famílias tinham posse do imóvel há mais de 25 anos, porém, por dificuldades administrativas e burocráticas, nunca haviam conseguido lavrar as escrituras, o que garante perante a justiça, que realmente são proprietárias do imóvel. Agora, em posse de suas escrituras, as famílias poderão ser incluídas pelo município em projetos de desenvolvimento, assim como está acontecendo em outros vários pontos da cidade. Isso representa não só a possibilidade da região se desenvolver, mas também, trazer dignidade à comunidade com obras de
Com o documento em mãos, Luciano afirma que agora terá acesso a outros beneficios do Poder Público saneamento básico, asfalto e iluminação pública, entre outros. Assim explica o Luciano Mecânico, como é conhecido no Vale Verde. "Aqui era pra ser um condomínio de
chácaras, isso há quase 30 anos atrás, quando compramos os terrenos. Mas devido a débitos tributários, nossas famílias nunca puderam regularizar o imóvel. Durante todo esse tempo,
essa é a única gestão que conseguiu resolver essa situação. Um momento que vai ficar gravado em nossa história".
Luciano também completou que agora o bairro poderá ser ouvido pelos órgãos públicos. "Daqui para frente vamos poder pedir por asfalto, tratamento de esgoto e até termos a chance de ter uma Unidade de Saúde mais perto de nós."
Com a regularização será possível viabilizar inúmeras obras, e acima de tudo, garantir dignidade a esses fazendenses que por quase três décadas estiveram à margem dos programas sociais.
E é apenas a primeira parte das regularizações fundiárias previstas para este ano. Estão em andamento mais quatro lotes de imóveis que têm direito a este processo nas localidades da Morada dos Nobres, D'Itália e Boa Esperança, . É a Fazenda que cuida e que gera oportunidades para o cidadão.
Referência na fabricação de pisos laminados, a Unilin atualmente tem sua estrutura fabril anexa à Arauco
Uma das principais indústrias em atividade no município de Piên, a multinacional Unilin do Brasil está ampliando mercados em toda a América Latina. Na última terçafeira, representantes da empresa visitaram Piên e avançaram no debate sobre a possibilidade de construção de uma nova fábrica. Referência na fabricação de pisos laminados no mundo, a Unilin atualmente tem sua estrutura fabril em anexo com a multinacional Arauco. Com projeto de expansão, a pretensão da Unilin é construir
sua própria fábrica. Na pauta do encontro, esteve a visita a possíveis locais de instalação, como o terreno industrial adquirido recentemente as margens da PR 281, na comunidade de Aterrado Alto.
Gerente geral e representante da Bélgica, Dieter D'hondt, reforçou a intenção da Unilin em ampliar as atividades em Piên. "Para os próximos anos, temos um plano de expansão bastante expressivo para toda a América Latina e está nova estrutura é uma peça fundamental neste processo", destacou Dieter, elogiando o município de Piên. "Já temos um relacionamento com a
Grupo visitou possíveis locais de instalação da fábrica
cidade e sentimos segurança em investir aqui por tudo o que nos foi apresentado", ressalta. A visita também foi acompanhada dos gerentes Carlo Rego, Reinaldo Júnior e Renê Oliveira.
O prefeito Maicon Grosskopf reforçou que o município fez toda a tarefa de casa para que a Unilin escolha o município para instalar sua nova fábrica. "Com recursos próprios e apoio dos vereadores, adquirimos uma área de 78 mil metros para o nosso segundo distrito industrial, a qual está regularizada e apta para receber indústrias. Com o apoio do Estado, temos uma po-
lítica de desenvolvimento interessante e isso é um diferencial na atração de empresas", enfatizou.
Após superar uma severa pandemia, o município agora vive um bom momento na geração de empregos. "Temos empresas já instaladas se fortalecendo, outras como a Inkor que vai iniciar em breve as atividades. Temos olhado para todos os empreendedores, buscando incentivar e sabemos que a possível ampliação da Unilin afetará positiva mente toda uma cadeia produtiva da cidade, gerando emprego e renda", finaliza o prefeito.
DA ASSESSORIA
A Prefeitura de Mandirituba, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está promovendo melhorias substanciais na rede de água potável da comunidade do Guapiara. Essa iniciativa é resultado de um esforço conjunto com a Associação da Água do Guapiara, visando modernizar a infraestrutura e atender de forma mais eficiente às crescentes demandas da população.
Uma das principais ações em andamento é a substituição da rede antiga em diversos pontos estraté-
gicos da região. Essa medida tem como objetivo garantir uma distribuição mais uniforme e eficaz da água potável, proporcionando benefícios diretos aos moradores locais. A expectativa é que essa intervenção resulte em um abastecimento mais estável e de melhor qualidade.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem se dedicado intensamente aos trabalhos de aprimoramento do abastecimento de água em várias comunidades do município. Em 2023, mais de 450 famílias foram diretamente beneficiadas por essas melhorias.
Atualmente vereador na cidade, ele quer agora alçar voos mais altos e concorrer para a Prefeitura de seu município
POR: DAYANNE WOZHIAK
O Partido Progressista (PP) anunciou, nesta última semana, a pré-candidatura de Paulo Renato Quege (Fuscão) a prefeito de Campo do Tenente. Eleito como o vereador mais votado em seu município por seis mandatos, Fuscão está na Câmara Legislativa desde 2000, inclusive ocupando a cadeira de presidente da Casa por diversos anos.
O anúncio de sua pré-candidatura foi realizado na página de Facebook do Deputado Federal Antonio Wandscheer (Toninho), que juntamente com o também Deputado Federal Ricardo Barros, apoia o companheiro de partido.
Essa boa relação com grandes nomes da política brasileira, como os deputados Toninho e Barros, inclusive, é algo que Fuscão acredita que levaria grandes benfeitorias para Campo do Tenente. Enquanto vereador, ele já garantiu muitos projetos, mas como prefeito, poderia fazer ainda mais.
"Vejo que, nesses mandatos como vereador, através dos amigos do município, que são deputados federais e estaduais, senadores e governadores, pude trazer quase R$ 30 milhões em investimentos que hoje já são reali-
dade no município, e que podemos ver andando pela cidade", destaca o pré-candidato.
Para ele, Campo do Tenente é um município pequeno, mas que já passou por muitas situações, boas e ruins. Fuscão acredita que é chegada a hora de uma mudança significativa no município, em prol de toda a população.
"Tivemos épocas boas, de grande valorização e desenvolvimento; e épocas ruins, que fizeram com que o município fosse esquecido. Campo do Tenente precisa urgentemente voltar a crescer. Já estamos colocando em pautas, propostas concretas para va-
lorização de nossa cidade. Uma das pautas principais que estamos estudando é um projeto para melhorias estruturais, com o objetivo de atrair empresas e, com isso, gerar empregos. Sem isso, município nenhum prospera!", ressalta.
Segundo o pré-candidato, vários desafios devem ser enfrentados nos próximos meses, mas sua experiência o torna confiante. Fuscão acredita que a população está desesperançosa quanto à gestão do município, mas garante que conhece a realidade da população, seus anseios e suas dificuldades; e que levará isso em conta se eleito. "Vamos trabalhar e mos-
trar para toda a população que Campo do Tenente pode voltar a ser o melhor município da região para se viver", frisa.
Sua chapa ainda não está formada. Vários nomes são cogitados para compor a dupla, enquanto vice, mas nada ficou ainda decidido.
Com histórico político de familiar em Campo do Tenente, Fuscão acredita ter o que é preciso para assumir o principal cargo do Poder Executivo Municipal. Seu pai, Alcides Mário Quege (in memorian) foi vereador do município, vindo a falecer em 1984 durante o seu mandato. Além dele, o irmão de Fuscão, Dr. Elói Quege também se elegeu vereador aos 18 anos em 1988 e posteriormente vice-prefeito em 1992, mesmo ano que o outro irmão, Jorginho Quege, também se elegeu vereador, aos 19. Elói foi o político mais jovem do Paraná, na época. Já Fuscão, soma hoje 24 anos de história política na cidade. "Campo do Tenente é a cidade que amo, e muito me preocupo. Cidade na qual nasci, cresci e me viu crescer. Tenho carinho enorme pela população e sei do carinho que essa população tem por minha família", aponta.
Empresário e agricultor, ele também já foi secretário municipal de Saúde em Piên e terá a pasta como uma de suas prioridades, que também incluem geração de empregos e pavimentação.
POR: DAYANNE WOZHIAK
Agudos do Sul se prepara para novas eleições aos cargos de prefeito e vereadores municipais, assim como as demais cidades da região. Neste cenário, se apresentou, na última semana, como pré-candidato à principal cadeira do Poder Executivo, o empresário e agricultor Jair Batista, que também já foi diretor de multinacionais e secretário de Saúde no município de Piên, mesmo morando em Agudos do Sul.
Vindo como uma nova via, Jair diz que quer quebrar com a tradição de eleger, ano após ano, as mesmas famílias em seu município. "Agudos do Sul vem de mais de quatro décadas em um sistema de gestão pública dominado por famílias. Isso, por si só, não é ruim. Se os resultados que os gestores apresentam são resultados positivos, eu não vejo nenhuma restrição de que as famílias permaneçam no poder.
Mas o fato é que o resultado efetivo dessas gestões não tem sido eficiente", comentou em entrevista na última quinta-feira (14), no Programa Café Com o Bala.
Com uma carreira bastante estruturada, Jair diz que quer entrar para a política por não aguentar mais ver o sofrimento da população Agudosulense. Para ele, enquanto outros municípios da região já evoluíram em, pelo menos, questões básicas, sua cidade acaba ficando atrás até mesmo nesse quesito.
"Nós temos, em Agudos do Sul, 28 localidades. Em várias delas já
chegou fibra ótica e acesso às redes sociais, mas não chegou a estrada com pedra, não chegou a iluminação pública, nem o atendimento das equipes de saúde da família nas residências", destaca.
SAÚDE
Defensor da saúde, por já ter estado à frente da pasta em Piên, ele diz que é necessário estruturar melhor a pasta, o que vai garantir a captação de recursos dos Governos Estadual e Federal; estruturação esta que se estende às demais secretarias.
Além disso, ele ressalta a necessidade de ampliação nos atendimentos de Saúde. Segundo Jair, devido à larga extensão territorial de Agudos, muitas casas ficam distantes da Unidade de Saúde, impossibilitando o acesso de muitas pessoas, principalmente as que tem mais dificuldade de locomoção.
O pré-candidato destaca a refe-
rência que Piên se tornou em Saúde, o que se deu "graças a um trabalho de planejamento. O foco da gente precisa ser planejamento, definição de metas e controle das atividades da equipe", diz. Segundo ele, os funcionários de saúde de Agudos são muito eficientes, mas precisam de um prefeito líder que defina metas e garanta a estrutura necessária para o bom atendimento.
Para o empresário, Agudos do Sul não atrai novas empresas por não ter um plano estratégico, de modo que as empresas sequer sabem onde poderiam se instalar. Segundo ele, o primeiro passo é esse planejamento; depois, a atração de empresas. A pavimentação, para ele, é fundamental também, mas só será possível com esse planejamento do futuro da cidade. Jair acredita ainda que poderia
aproveitar o perfil turístico do município investindo na atração de redes hoteleiras e turismo rural, que gerariam muitos empregos na cidade. Outro divisor de águas nesse sentido, para ele, seria valorizar o agricultor local, que já é, por si só, um empreendedor e precisa de uma atenção do Poder Executivo, para poder crescer.
SOBRE JAIR BATISTA
Jair é nascido em Agudos do Sul, criado em uma família de agricultores, dedicada ao plantio de milho, soja e feijão. Proprietário de uma empresa de tecnologia no município de Agudos do Sul, ele diz que não deixou de lado o amor pela terra onde vive, e ainda possui atividades agrícolas. Jair tem duas graduações, em Direito e Informática, além de quatro pós-graduações - em Administração, Informática, Gestão e Marketing, e um MBA nos Estados Unidos, pela Universidade da Califórnia.
Confira a entrevista com Jair Batista em vídeo acessando o QR Code
Cidade tem quase 30 atrações no mês de seu aniversário,
POR: DAYANNE WOZHIAK
Pinhais completa 32 anos de emancipação política no dia 20 de março. Para comemorar o aniversário, a Prefeitura organizou uma programação completa com eventos, entrega de obras importantes e até mutirões de saúde para a população.
A cidade jovem, emancipada de Piraquara em 1992, foi considerada uma das melhores 100 cidades brasileiras para se fazer negócio, de acordo com a revista Exame. Em 2023, também foi eleita a cidade mais sustentável do Brasil, pelo Prêmio Band Cidades Excelentes. Destaque no estado e no País, Pinhais é um importante polo de serviços e comércio da região.
Neste aniversário, a prefeita Rosa Maria seguiu a linha de anos anteriores, promovendo realizações o mês inteiro. Assim, segundo ela, quem não pode se fazer presente em uma atração, pode comparecer em outra. "Muitos presentes já foram dados, mas ainda temos muito pela frente. É um mês recheado de ações, de produtos e presentes. 32 anos sendo comemorados com muita coisa para a população", ressalta a prefeita.
Para ela, Pinhais é uma cidade em evolução. Referência em diversos sentidos, Pinhais também é Selo Diamante em transparência. "Somos referência em diversas áreas, porque hoje nós
temos servidores muito qualificados, temos uma profissionalização dos serviços, temos uma população que também agrega, que participa e cobra. Somos uma cidade em evolução, que se moderniza, que se prepara para o futuro e que inspira a nossa população". Rosa Maria parabeniza a cidade e convida a todos os moradores a se fazerem presentes nos eventos que ainda estão por vir. "Quero convidar a todos a participar dos eventos. Teremos muita coisa boa acontecendo nessa cidade. Nossas praças, parques e bosques estão organizados para receber à população. E o convite está em pé até para quem não é de Pinhais, porque nossa cidade é muito acolhedora", convida.
O mês começou com a realização do Justiça no Bairro, no dia 2 de março. Também já foi realizado o casa-
mento coletivo, Caminhada da Mulher no Parque das Águas e Aulão para o público feminino, lançamento dos programas Família Acolhedora e Qualifica Paraná, inauguração do Parque dos Dinossauros (aberto até o dia 17/ 3), Festival da Cerveja, Mutirão de Limpeza no Atuba II e inauguração da Biblioteca Sylvia Orthof.
16/03: Festival PET - Um encontro no Parcão, das 11h às 17h; e Celebração Evangélica no Cenforpe, às 18h.
17/03: Passeio Ciclístico, com concentração às 8h30, no Bosque Municipal.
18/03: Inauguração Biblioteca Carolina Maria de Jesus, às 15h.
20/03: Missa de Ação de Graças, às 20h, na Paróquia Nossa Senhora da Luz.
22/03 - 31/03: Circuito Inflável no
Parque das Águas. Segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h; Sábado e domingo das 10h às 18h.
23/03: Lançamento do Programa Consultório Virtual - Especialidades, às 10h, na Secretaria de Saúde. 23 e 24/03: Feira de Páscoa, das 14h às 21h, no Bosque Municipal.
23/03: Teatro de Páscoa no Ginásio Perdizes, às 20h.
24/03: Teatro de Páscoa no Bosque Municipal, às 19h.
23/03: Inauguração 2ª fase do Parque das Águas / Esporte na Praça / Ação Socioambiental - das 13h às 17h, no Parque das Águas.
25 a 29/03: Mutirão de Limpeza II, no Alto Tarumã I.
26/03: Lançamento das obras da nova Unidade de Saúde Perneta, às 10h.
27/03: Inauguração da Biblioteca Maria Clara Machado, às 10h.
27/03: Apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, às 19h30, no Cenforpe (inscrições no site da Prefeitura de Pinhais).
03 a 05/04: Feira ExpoEdu, sobre a história de Pinhais. Aberto às escolas nos dias 3 e 5 e ao público no dia 4, no estacionamento da Secretaria de Educação, das 17h30 às 21h.
Mutirão de Saúde: durante todo o mês de março.
(Confira a programação completa, em detalhes, no site da Prefeitura de Pinhais).
Investimento de R$ 169 milhões soma recursos próprios da Prefeitura e do Governo do Estado do Paraná
DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA AEN PR
A população de São José dos Pinhais vai poder contar, em breve, com um novo hospital. O anúncio foi dado, oficialmente, na última quarta-feira (13) pela prefeita do município, Nina Singer, e o governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior. O Hospital e Maternidade terá 300 leitos e será um investimento totalizado em R$ 169 milhões, sendo R$ 109 milhões do município e outros R$ 60 milhões do Governo do Paraná.
Os leitos incluem enfermaria, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e neonatal, leitos de maternidade cirúrgico, banco de leite, cuidados paliativos, pediátricos e psiquiátricos. O Hospital será construído na Avenida Rui Barbosa, em um terreno adquirido pela Prefeitura. Serão mais de 22 mil metros de área construída e o projeto da obra é uma doação da Renault do Brasil.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde - Sesa, espera-se aumentar as cirurgias em 50% e os internamentos em 36% assim que o novo hospital estiver em funcionamento. O prazo para conclusão da obra é de 48 meses, mas o atual
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA INTEGRAL COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA, CNPJ: 12.347.701/0001-80 torna público que irá requerer ao Instituto Água e Terra, a Licença Ambiental Simplificada para Transportadora de produtos perigosos a ser implantada Rua Humberto de Alencar Castello Branco, 1000 - Jardim Amélia - 83330-200Pinhais/PR
hospital deve permanecer em funcionamento enquanto a construção do novo espaço não é finalizada.
"Esse talvez seja o maior anúncio dos últimos 30 anos para São José dos Pinhais, em especial na área da saúde, que é a construção do novo Hospital Municipal. Estamos falando de um hospital moderníssimo, com mais de 300 leitos que serão construídos aqui, com equipamentos de ponta para atender os paranaenses", disse o governador do Estado durante o anúncio dos investimentos.
Além de São José, também Colombo, Pinhais, Rio Branco do Sul e Fazenda Rio Grande receberão no-
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA
NELSIMAR APARECIDA CHEMIN
ZANINI LTDA, CNPJ: 09.624.631/ 0001-56 torna público que irá requerer ao Instituto Água e Terra, a Licença Prévia para Armazenamento temporário e transbordo de resíduos não perigosos a ser implantada Rodovia PR - 508, 10282, Colônia Viscondi di Nacar, Paranaguá - PR.
vos hospitais com auxílio do Governo do Paraná. Nos municípios de Telêmaco Borba, Guarapuava, Ivaiporã, Toledo e Cafelândia, o Estado já inaugurou novos equipamentos de saúde nos últimos anos.
D acordo com a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, a estrutura atual, com mais de 70 anos, já não comportava o crescimento de atendimentos. "Essa é uma obra muito aguardada e desejada pela população, que hoje se torna realidade com uma parceria com o Governo do Estado. Aqui será um grande centro médico, com o hospital, o Ambulatório de Especiali-
dades Médicas aqui do lado, a base do Samu, heliponto, tudo para bem atender à nossa população pelas próximas décadas", destacou. Após concluídas as obras, o Governo do Paraná ainda deve ajudar na compra de mobiliário e custeio da manutenção do novo Hospital. Além do Hospital, o Governo também colaborou com o município na aquisição do novo Ambulatório de Especialidades Médicas (AME), o Viaduto do Bradesco, as novas sedes do Bope e Rone e o novo Terminal de Ônibus Metropolitano da cidade. Algumas das obras estão em execução e logo devem ser entregues à população.
DA ASSESSORIA
Agudos do Sul testemunhou mais uma emocionante edição do Pedala Mulher, um evento ciclístico dedicado à promoção da saúde, lazer e solidariedade. Organizado pelas equipes de ciclismo NoBrakeGirls e NoBrake, em colaboração com a Associação de Ciclistas de Agudos do Sul (ACAS), o evento atraiu ciclistas de todas as idades e níveis de habilidade.
O evento, realizado no último sábado (9), contou com uma série de parcerias locais que contribuíram para o sucesso do Pedala Mulher. A APAE assumiu a responsabilidade pelas vendas na cozinha e no bar, oferecendo aos participantes um café da manhã reforçado com café e cuques, seguido de um almoço especial com entreveiro. A equipe AgudoLama, conhecida por suas trilhas emocionantes, prestou apoio durante o trajeto do pedal e também ajudou na preparação do entreveiro.
Além disso, diversas entidades e empresas locais se uniram ao evento, incluindo a Prefeitura, que ofereceu apoio logístico e ajudou na divulgação, e o comércio local, que forneceu brindes e auxiliou na promoção do evento. A Cabanha Tio Zico gentilmente cedeu o espaço
para a realização do evento, enquanto a Thiagão Bike ofereceu suporte aos ciclistas durante o percurso, além de proporcionar música ao vivo para animar o ambiente. Os participantes tiveram a opção de escolher entre duas rotas: uma de 10 km, considerada leve, e outra de 28 km, com nível moderado a pesado. O café da manhã foi servido a partir das 7h, seguido
pela largada da rota de 28 km às 8h30 e da rota de 10 km às 8h40. Durante o almoço, os participantes foram agraciados com música ao vivo de Pop Rock e MPB, enquanto um bingo beneficente em prol da APAE ofereceu a chance de ganhar diversos brindes, gentilmente doados pelo comércio local.
O 2º Pedala Mulher não apenas promoveu a prática do ciclismo fe-
minino em Agudos do Sul, mas também demonstrou a força da união comunitária e o compromisso em apoiar causas sociais importantes.
O sucesso do evento só foi possível graças à colaboração de todos os envolvidos, destacando o espírito de solidariedade e cooperação que caracteriza a comunidade de Agudos do Sul.
DA ASSESSORIA
Na última semana, a Secretária de Assistência e Promoção Social de Agudos do Sul, Mayara Nogueira, teve a honra de receber a visita de representantes da Deputada e Secretária da SEMIPI Paraná, Leandre Dal Ponte. Durante o encontro, foi efetuada a entrega de um cheque simbólico no valor de R$ 45 mil, destinado especificamente para a realização de ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres.
A generosa doação, agora nos cofres da secretaria, será um recurso crucial na implementação
de programas e iniciativas direcionadas a proteger e fortalecer as mulheres em nossa comunidade. A violência de gênero é uma preocupação séria e persistente, que exige esforços coordenados e recursos adequados.
A secretaria e a Prefeitura agradecem à Deputada e Secretária Leandre Dal Ponte e à Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa - SEMIPI Paraná, pelo seu compromisso inabalável em apoiar e proteger os direitos das mulheres. Este gesto solidário é um passo significativo em direção a uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.
DA ASSESSORIA
A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Agudos do Sul está passando por um processo de ampliação e obras que prometem trazer grandes benefícios à comunidade local. Com a criação de novas salas e a expansão das
instalações, a unidade básica está prestes a alcançar um novo patamar em termos de capacidade e qualidade de atendimento.
Recentemente, o prefeito Jesse Zoellner, acompanhado dos secretários de Saúde e Urbanismo, realizou uma visita de supervisão para acom-
panhar de perto o andamento das obras. Essa iniciativa demonstra o comprometimento da administração municipal em garantir a melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população. A ampliação da UBS de Agudos do Sul representa um grande progresso e será de grande ajuda para
atender às demandas crescentes da comunidade local. Com um novo espaço em breve disponível, a unidade estará mais bem equipada para enfrentar os desafios de saúde do município e proporcionar um atendimento mais eficiente e abrangente aos seus habitantes.
Kits escolares contém diversos materiais que serão necessários para o ensino durante o ano letivo
DA ASSESSORIA
Assim como ocorreu nos anos anteriores, a Prefeitura de Tijucas do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação, está realizando a entrega de kits escolares gratuitos para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Segundo a gestão, os materiais são de altíssima qualidade e foram selecionados de acordo com a faixa-etária dos estudantes. Os kits de cada aluno contêm cader-
nos, agenda escolar, lápis de cor, lápis grafite, apontador, borracha, massa de modelar, giz de cera, tubo de cola, tesoura escolar e régua.
Os materiais adquiridos atendem ao planejamento pedagógico da rede de ensino e vão ao encontro às necessidades do educando e do professor, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. Nos próximos dias a Prefeitura deverá distribuir aproximadamente 2,2 mil kits. Essa é mais uma ação em prol da educação!
refeitório e espaços multiuso
Na manhã de terça-feira (12), a comunidade do Santa Maria, no bairro Estados, presenciou a entrega do novo Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Professora Ezilda Machado Moletta, que possui capacidade para atender até 182 crianças de 4 meses a 4 anos.
Uma antiga reivindicação da população do bairro, a unidade de ensino foi viabilizada com recursos próprios da prefeitura, em um investimento de 2 milhões e 27 mil reais. Com 913m², o CMEI é composto por
seis salas de aula referência, para atender crianças de 0 a 3 anos de idade. A estrutura também contempla uma sala de amamentação, uma sala multiuso, dois banheiros infantis, um banheiro com fraldário e um banheiro adaptado para pessoas com necessidades especiais.
São disponibilizados ainda, quatro banheiros para adultos, destes, dois adaptados para garantir acessibilidade, um pátio coberto, refeitório, cozinha, dispensa, copa, lavanderia, sala de professoras e sala de administração. Cabe ainda mencionar os solários e outros espaços dedicados ao de-
senvolvimento integral das crianças. Com cerca de 40 profissionais que atuaram diretamente na Unidade, a Prefeitura de Fazenda Rio Grande não poupou esforços para garantir que o CMEI Professora Ezilda Machado Moletta seja uma referência em termos de infraestrutura, tecnologia e educação pública de qualidade, com uma equipe profissional altamente capacitada. Assim, fazendo jus a essa mulher extraordinária que ficou marcada na história de Fazenda Rio Grande, sendo lembrada como um ícone da educação infantil e uma pessoa que inspirava todos ao seu redor.
No mesmo evento, foi assinada a ordem de serviço para pavimentação de 18 ruas na localidade, com um investimento no valor de R$6 milhões. E sem a necessidade de contrapartida dos moradores, os quais não terão que pa gar valor algum pelo serviço.
Também foi assinada a ordem de serviço para o início imediato da construção da Praça Santa Maria, localizada na esquina das Ruas Natal e Caxias do Sul. Um espaço para prática de esportes e lazer.
Solenidade será no dia 25 de março e deve ser uma noite bastante frutífera para os empresários de toda a região. DA ASSESSORIA
Reunindo todo o PIB empresarial e expoentes políticos da região, o evento de posse da nova gestão da ACINFAZ - Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande já tem data marcada para acontecer. A se realizar na chácara Encanto das Areias, no dia 25 de março, a solenidade promete ser uma noite de muito networking, prestígio e, certamente, comemorações.
Encerrando o mês das mulheres, o evento coroa a ascensão de uma figura feminina à frente da administração. A associação, agora, empossa Delmira de Lourdes Ramos, que participa ativamente das diretorias desde 2005.
Delmira foi eleita em chapa única pelos associados, em assembleia geral de finalidade eleitoral, e sua gestão assinada como ACINFAZ SOMOS MAIS encabeçará as tomadas de decisões para o próximo biênio 2024/ 2025.
Em seu speech, ela revela que já cogitava ser presidente, mas que anteriormente não se sentia preparada
o suficiente para a candidatura. Nesse momento, Delmira se vê qualificada para esta função e seus desafios. Empresária do ramo de construção civil, Delmira ressalta que seu mandato será guiado por um sentimento de gratidão pela conexão que estabeleceu com a ACINFAZ. A presidente acredita no cooperativismo entre a
sociedade civil organizada e julga começar sua gestão em um momento oportuno - o da colheita. Delmira destaca que a diretoria tem sido atuante, e que tem agora uma compreensão mais clara do propósito da ACINFAZ, o que colabora para um saldo positivo. Nesse sentido, um dos planos para o início do biênio, é mostrar às pes-
soas o papel da associação comercial.
"A ACINFAZ faz conexões para somar com o poder público. Aqui os empresários se juntam para tratar de desafios, trocar experiências, em prol das empresas e do município. Mas é muito mais que isso. Nós cuidamos do social, planejamos a cidade, fortalecemos o ambiente de negócios e mantemos atividades de qualificação profissional", entre outras pautas, detalha.
Sobre o evento, Delmira diz que há bastante expectativas. Além do protocolo de posse que deve ser seguido, também haverá networking entre o empresariado e figuras políticas presentes, lançamento de produtos da ACINFAZ e a entrega de um documento de proposições e propostas estruturantes para a Fazenda Rio Grande ao governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior ou o vicegovernador Darci Piana, que devem estar presentes na solenidade. A ideia deste objeto é mostrar as necessidades do município através da opinião da sociedade civil organizada, conforme descreve a presidente.