Jornal O Repórter - Edição 646

Page 1


Coisa para pensar:

O Brasil tem uma cultura maldita que é a do pacto com a mediocridade, nós somos treinados para ser pobres desde a nossa primeira infância. Isto é, desde o tempo de escola, média 6 está bom, um pouco mais da metade é considerado suficiente. Brasileiro com pouquíssimas exceções sempre opta pelo mais fácil e mais barato. Na escola, mandam um aluno fazer uma redação de máximo 20 linhas, ele vai fazer 20 linhas, nenhuma a mais, e não vê a hora de chegar nas 20 linhas para acabar logo com aquilo. Mandar uma aluno ler, é como se estivesse dando um castigo, e este aluno chega na faculdade, com objetivo único de pegar o certificado e não necessariamente aprender alguma coisa. Nós brasileiros quando vamos trabalhar, raramente fazemos um pouco mais do que é nossa obrigação, afinal "não somos pagos por isso!" Nossos políticos são acalentados pelo princípio "rouba mas faz", e por isso continuam roubando, sim, porque não acontece nada com quem faz errado. Neste país fazer coisas erradas é barato e tranquilo. Neste país, nós só cumprimos a regra por medo ou se tiver alguém olhando, diferente, nossa consciência não pesa, não somos treinados desde crianças para ter disciplina. Não somos preparados para ver a vantagem de fazer o certo, não conseguimos enxergar que o futuro é fruto da minha escolha neste momento. Estamos condenados ao terceiro mundo, porque no terceiro mundo, é construída a cultura da dependência, do "tá ruim mas tá bão" , a cultura do pão e circo, onde o cidadão é alimentado e se diverte enquanto seus representantes fazem um amontoado de bobagem. No terceiro mundo se oferece muita coisa de graça, porque o de graça ninguém reclama da qualidade e o povo é condicionado a viver com mínimo, sem sequer ser estimulado a sonhar com mais, e sabe por que não é condicionado a sonhar com mais? Porque o mínimo o governo consegue dar, fazendo com que o cidadão fique dependente por medo e carência e mantenha o governo no poder com medo de perder este mínimo. Se o camarada descobrir que pode crescer na vida, ele não vai mais depender do governo e o governo não controla mais ele.

Este país tem conserto, mas é projeto para 30 anos, e começa agora com seu filho dentro de casa, na disciplina, no respeito, na educação que não é obrigação da escola, pois escola é para conteúdo pedagógico, ela não pode sacrificar o tempo do ensino tendo que fazer a parte da família. O caminho da salvação segue pelos profissionais tentando ao menos fazer um trabalho de excelência, segue pelo cidadão não se contentando com lixo só porque o lixo é de graça. Se não tivermos um choque de realidade logo, não vai sobrar muita coisa de conteúdo para os nossos filhos e netos, e aí, se inclui conteúdo intelectual. Regra da natureza: Tudo o que não usamos, atrofia, inclusive a mente.

CNPJ: 36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora

Travessa Manacá, 85

Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

A política em Tijucas do Sul está esquentando. Boatos dizem que em reunião de lideranças, na última semana, foi apontando o nome do ex-vereador Silvio Valoski como possível candidato a prefeito, com apoio forte de lideranças locais, que estariam insatisfeitos com a atual gestão. A candidatura tende a começar ganhar força. Será que teremos três chapas na corrida pela cobiçada vaga de prefeito?

Em Tijucas, quem também já declarou que será candidato a prefeito é Amarildo Carvalho, que esteve recentemente no Café com o Bala falando de seus planos para a cidade. A entrevista está disponível em nosso canal no Youtube! Amarildo já foi, inclusive, secretário de Indústria e Comércio do atual prefeito Gringo, que deve ser candidato a reeleição!

Nos bastidores de Piên, o Foca ouviu que, a portas fechadas, foi realizada uma reunião entre Hélio Taborda e João Padeiro, acertando uma possível candidatura dos dois juntos para a Prefeitura. Do outro lado, Gilberto Dranka também tem feito seus movimentos, reunião daqui e dali, organizando grupos... o que o Foca ficou sabendo é que, se ele não sair, provavelmente soltará alguém de seu grupo. Mas acredita-se que ele tome a frente! Será que Piên iria gostar de algum desses retornos?

Outros nomes fortes para as eleições são os vereadores Juma e Seandra. A vereadora, inclusive, que é a única mulher do Legislativo, parece ser uma das vozes mais ativas da Câmara de Vereadores. O Foca ouviu por aí que ela é um baita nome para encabeçar uma chapa ou, mesmo, ser vice de alguém. Já o Juma apesar do destaque, deve ficar na zona de segurança e se candidatar a vereador novamente. E o eleitor, já tem seu favorito para as próximas eleições?

Já em Fazenda Rio Grande, chegou aos

ouvidos do Foca que um dos nomes a concorrer pela Prefeitura é Irani Santos. Irani foi secretária de saúde no município por muitos anos, ao lado do prefeito Marcio Wozniack. Em Agudos do Sul, ela também assumiu a pasta e agora está como diretora da 2ª regional de Saúde do Estado do Paraná. Ela vem unindo forças de nomes relevantes como Marcio, Chico Santos e Nassib. Será que finalmente Fazenda Rio Grande terá sua primeira mulher como prefeita da cidade?

O vereador Joãozinho Ribeiro de Pinhais anunciou que está de saída do MDB e que está à procura de um novo partido. Na sessão da última terça-feira, o edil disse que tem convite de dois partidos de oposição à prefeita Rosa Maria. O detalhe é que Joãozinho está condenado em segunda instância a 8 anos de prisão e tenta uma nova cartada em Brasília. Caso não consiga, ele vai ter cumprir a pena junto com a sua esposa e seu filho. É eita atrás de vixe!

Ainda falando de eleições, no município de Agudos do Sul, tudo indica que teremos quatro candidatos a prefeito nas próximas eleições. Na próxima quinta-feira, estará concedendo uma entrevista ao Programa Café com o Bala, Jair Batista (Podemos). Ele deverá lançar, ali, a sua pré-candidatura a prefeito de Agudos do Sul. Por outro lado, o filho do vice-prefeito, Genésio Ferreira da Luz, também pretende concorrer ao cargo máximo em Agudos.

Em uma terceira via, Diego Teixeira, filho da ex-prefeita Luciane, também deverá concorrer às eleições no município. Fechando aí uma quarta chapa, deverá sair ainda o atual prefeito Jesse Zoellner, juntamente com o empresário Mauro Negrelli, como seu vice-prefeito.

Lembrando que nem sempre o que está nessa coluna é 100% verdade. Podem ser meros boatos! Bom fim de semana a todos!

DIRETOR

TELEFONES

COLABORADORES

Aleks Tizon

Cristiano Vaz

Dayanne Wozhiak

Luiz Augusto

Márcio Camargo

Priscila Silva

Wallysson Silva

DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva - 41 99679-6053 DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br

IMPRESSÃO Press Aternativa

CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba

Jornal Filiado à

Valorização da mulher: Agudos do Sul tem mais mulheres nas secretarias municipais

Um dos municípios que mais se destaca na região, pela valorização das mulheres na política, é Agudos do Sul. Das oito secretarias municipais com cadeiras ocupadas, o prefeito Jesse Zoellner reservou cinco para mulheres competentes que estão à frente de pastas.

Para o prefeito, essa nem foi uma questão à qual ele se atentou. A ideia, desde o início, foi de valorizar bons profissionais, que já apresentavam resultados positivos em seus locais de trabalho. Tanto é que, das cinco secretárias municipais, três já eram funcionárias efetivas do município.

São elas: Eliza Pazda na Educação e Cultura, Lucineia Camargo na Saúde e Eliane Panfil, de Administração e Finanças. Além das secretárias que são funcionárias efetivas, o município também tem Mayara Nogueira na Assistência Social e Larissa Martins na Agricultura e Meio Ambiente.

"A gente tenta valorizar as servidoras públicas que se destacam no seu trabalho para estar à frente das secretarias. Sempre olhei pela competência, indiferente do gênero, mas sim pela possibilidade de evolução, de nos ajudar, de nos fortalecer", destaca o prefeito.

Prova dessa competência, é que duas de suas antigas secretárias, Jaqueline Ribas de Administração e Finanças, e Irani Santos de Saúde, foram convidadas a ocupar cargos em outros locais. Jaqueline ficou um bom tempo ao lado de Jessé e hoje é secretária de Obras no município de São José dos Pinhais; já Irani, que esteve quase dois anos em Agudos, foi convidada pelo Governador Ratinho Junior para ser diretora da 2ª regional de saúde do estado.

"A mulheres contribuem de uma forma diferenciada pelo olhar que elas têm, um olhar para poder atender, para fazer o trabalho com carinho. Algumas coisas que o homem não consegue enxergar, elas enxergam", ressalta Jesse.

"E nem é uma questão, porque quando a reportagem me procurou para esta matéria, eu nem tinha me tocado que tinha mais mulheres na

gestão. A nossa intenção não é de querer fazer o 'politicamente correto', mas sim, valorizar quem é competente, porque elas nos ajudam, abraçam a causa, resolvem os problemas e atendem bem à população. E se não fosse assim, a gente tirava e colocava outra pessoa. Mas essas mulheres estão com a gente há bastante tempo e tem mostrado muita competência", complementa o gestor.

Secretaria de Cultura do Paraná acompanha

novo Plano de Cultura de Agudos do Sul

No dia 1º de março, o Prefeito Municipal de Agudos do Sul, Jessé da Rocha Zoellner e o diretor de cultura do município, Diego Luca, receberam a visita da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná. Representada pelo agente regional de Cultura das regiões Leste e Litoral do Paraná, Leonardo Ferresschi, a Secretaria marcou o início dos trabalhos e confirmou seu apoio na elaboração do Plano Municipal de Cultura de Agudos do Sul.

O Plano, que será desenvolvido em conjunto com a Conferência Municipal da Cultura, previamente agendada para o mês de abril, visa impulsionar o desenvolvimento cultural e artístico do município. A iniciativa tem como

objetivo principal valorizar os artesãos e artistas de diversas áreas locais, promovendo o fortalecimento da identidade cultural da região. Um dos marcos desse esforço é a próxima inauguração de um novo centro cultural, que promete conferir uma nova dinâmica à cena cultural de Agudos do Sul. Este centro será um espaço vital para a expressão artística local, além de ser um ponto de encontro e intercâmbio cultural para a comunidade. A presença da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná sinaliza um comprometimento significativo com o desenvolvimento cultural não apenas de Agudos do Sul, mas de toda a região. Espera-se que essa parceria resulte em iniciativas duradouras e impactantes para a vida cultural da comunidade local.

do município
ASSESSORIA
Eliane PanfilMayara Nogueira
Lucineia CamargoEliza Pazda Larissa Martins

Araucária promoverá Feira de Adoção de Cães

Promover o bem-estar animal, incentivar a adoção responsável e diminuir a população de cães nas ruas, além de desafogar protetoras independentes que estão com canis lotados: esses são alguns dos motivos que levaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) a organizar uma feira de adoção de cães que estão sob tutela de protetoras cadastradas em Araucária.

De acordo com a SMMA, a feira acontecerá no Parque Cachoeira, entre os dias 21 a 28 de março, de segunda a sexta das 15 h às 19 h e no sábado e domingo das 13 h às 17 horas. E atenção para o alerta de spoiler, pessoas que queiram ajudar a causa animal e aproveitar para adotar um cãozinho, já podem ir preparando o coração, pois haverá diversos animais no evento - 15 por dia.

Vários protetores independentes cadastrados na SMMA devem participar e já estão sendo procurados para organização do evento.

Com mais de 200 animais resgatados, esse é o caso da protetora independente Lenir Aparecida Assis de Souza, de General Lúcio, que atua na causa animal há mais de 15 anos.

"Achamos que vai ser uma oportunidade bem boa porque tem bastante circulação de pessoas no parque. A colab oração entre a sociedade civil organizada, comunidade e o governo é fundamental para enfrentar o desafio dos animais abandonados. É um problema de todos", comenta a protetora responsável pelo perfil nas redes sociais Salvando Dogs.

GUARDA RESPONSÁVEL

Os animais serão doados apenas mediante assinatura de termo de responsabilidade, ato extremamente importante, pois define cláusulas que estabelecem compromissos ao adotante e servem de garantia de que o animal terá seu bem-estar e suas necessidades básicas atendidas pelo adotante. A guarda responsável vai muito além de apenas fornecer comi-

da e um espaço para os animais dormirem. Ela consiste em um conjunto de medidas básicas que devem ser seguidas pela família ou responsável que decida ter um animal de estimação. A prática da guarda responsável implica no comprometimento do tutor em garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar do novo membro da família. Além disso, esse cuidado evita problemas para toda a sociedade.

Nesse sentido, é importante lembrar que castrar os pets ajuda a controlar a superpopulação de animais nas ruas e pode evitar algumas doenças para eles. Outra questão a se considerar é de que deixar os animais "darem uma voltinha pela quadra sozinhos", pode comprometer a segurança deles e de outras pessoas na rua, havendo risco de acidentes de trânsito, intoxicação por ingestão de veneno, disseminação de doenças etc. Ou seja, passeios, apenas com o dono e com uso de guia e, dependendo do porte, com focinheira. Jamais abandonar! Lembre-se, adotar é um ato de amor, mas também requer responsabilidade e consciência. Seja um tutor responsável e proporcione uma vida feliz ao seu novo companheiro de 4 patas,

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente convida para visitarem a Feira de Adoção de Cães

Mulheres na política: uma minoria

Mesmo correspondendo à maioria eleitoral, as mulheres ainda são poucas em candidaturas e eleições no cenário político, tanto aqui na região, quanto estado e País.

Em 2024, o direito ao voto feminino nas eleições completa 92 anos. Mas quando o assunto é participação política, as mulheres ainda têm muito o que conquistar. Em 2022, as eleições para os Governos Estaduais e Federal contaram com 9,8 mil candidaturas femininas, e somente 311 mulheres foram eleitas, correspondendo a 18,2% do total de eleitos.

No que se refere às 13 cidades da região em que circula o Jornal O Repórter, somente três têm mulheres no Poder Executivo. São elas: Nina Singer como prefeita de São José dos Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo como prefeita de Pinhais e Hilda Lukalski Seima, que é vice-prefeita de Araucária. Já nas Câmaras Legislativas, são apenas 17 vereadoras em um total de 179 cadeiras. Esses dados não correspondem ao eleitorado, nem ao número de filiadas a partidos políticos. 52,59% dos eleitores no Brasil são

mulheres e 46,2% dos filiados a partidos também são mulheres. Se o público feminino é maioria, o que falta então para uma maior participação?

Para a prefeita Nina Singer, a carga sobre a mulher costuma ser maior, com jornadas duplas e até triplas. "As mulheres muitas vezes enfrentam desafios adicionais ao assumir cargos públicos, devido às expectativas sociais de que elas sejam responsáveis pelas tarefas domésticas e pelo cuidado com a família. Isso pode criar uma carga adicional de trabalho e dificultar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional", destaca a prefeita.

A chefe do Executivo de Pinhais, Rosa Maria, compartilha dessa dificuldade, e complementa dizendo que, ao formar uma rede de apoio, é possível conciliar as coisas. "Podemos, sim, continuar tendo nossas ações enquanto mulher, mãe, dona de casa e também contribuir ocupando espaços de decisões e levando nosso olhar, inclu-

sive, dessa mulher que carrega toda essa demanda como ser plural, que trabalha com tantas frentes", afirma Rosa. Hilda Seima, vice-prefeita de Araucária, acredita que as dificuldades são diferentes pela questão de gênero. "Ainda hoje, vejo [a participação feminina na política] como um número muito baixo, porém já avançamos significativamente. Existem grandes estereótipos de gênero na política, as mulheres enfrentam dificuldades que podem limitar sua participação", comenta. Nina foi a primeira mulher a assumir a administração municipal, ainda que São José dos Pinhais tenha 333 anos de emancipação política. Hilda Seima, em um período de férias do atual prefeito, assumiu o cargo temporariamente sendo também a primeira prefeita interina de Araucária, onde ainda não houve uma mulher eleita para o cargo. Já a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, é a segunda mulher eleita como prefeita de uma cidade bastante jovem - apenas 25 anos. Segun-

do Rosa Maria, incentivar as mulheres a participar da política é primordial. "A representatividade da mulher, hoje, ainda é muito inferior ao potencial e ao número de mulheres que temos na sociedade. E é muito importante o olhar feminino em espaços de decisões".

Sendo a primeira de sua cidade, Nina sabe que é um modelo por lá e diz acreditar ser possível fazer a diferença enquanto mulher. "Encorajo outras mulheres a se envolverem na política e a lutar pelos seus ideais, sabendo que podemos fazer mudanças significativas em suas comunidades e trabalhar priorizando o bem-estar da população. A presença de mulheres na política contribui para a diversidade de ideias, promove a igualdade de gênero e inspira outras mulheres", continua.

Confira o levantamento realizado pelo Jornal O Repórter para esta matéria, das cadeiras ocupadas por vereadoras nas Câmaras da região.

É LEI

Desde 1997, a partir da Lei 9.504/ 97 (Lei das Eleições), todos os partidos e coligações devem reservar, no mínimo, 30% de suas candidaturas para cada gênero - feminino e masculino. Além disso, a mesma Lei também estipula que o Tribunal Superior Eleitoral deve promover, nos anos eleitorais, propagandas incentivando a participação feminina na política. Dois anos antes, em 1995, a Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos), determinou que parte dos recursos provenientes do fundo partidário fosse aplicada na criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres.

POLÍTICA DO DIA A DIA

Para muito além de partidos e dos três Poderes constituídos - Executivo, Legislativo e Judiciário, política se faz no dia a dia. E é preciso lideranças

para pensar o futuro das cidades. Nesse sentido, a Acinfaz - Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande também tem, como sua presidente, uma mulher. Delmira de Lourdes Ramos é a segunda mulher eleita em 30 anos da Associação e dá continuidade ao trabalho da presidente anterior, também mulher, Maria Lucélia Pelanda. Para ela, ao enxergar uma mulher em um espaço de poder, outras acabam se inspirando a estar lá também.

"As mulheres são muito rápidas. Os homens têm um papel importante, até porque foi dado pra eles esse papel. Mas as mulheres não, então quanto mais mulheres envolvidas, melhor. Eu acredito muito nas mulheres!", diz. Ela ressalta ainda que a ACINFAZ tem um projeto chamado Mulheres Empreendedoras, que hoje tem 120 mulheres, que se tornaram protagonistas de suas histórias.

Prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo
Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais
Hilda Lukalski Seima, vice-prefeita de Araucária
DIVULGAÇÃO
POR: DAYANNE WOZHIAK

Tijucas do Sul melhora atendimento de saúde no município

aconteceu na última semana de fevereiro tares e com os órgãos governamentais.

Tijucas do Sul agora conta com um ônibus e quatro novos veículos para a saúde do município. Os veículos somam um grande investimento e chegam através de contrapartida do município e emendas parlamentares dos deputados Alisson Wandescheer, Mara Lima, Alexandre Amaro e Maria Vitória; já o ônibus de cerca de R$ 700 mil é um presente enviado por emenda parlamentar do deputado Alisson.

De acordo com o vice-prefeito de Tijucas do Sul, professor Claudemir Pereira, os bons resultados se são graças ao bom relacionamento entre a Prefeitura e os demais poderes, incluindo os deputados e o Governo Estadual. Para ele e o prefeito José Altair Moreira (Gringo), é imprescindível manter esse vínculo com parlamen-

Segundo os gestores, os veículos serão utilizados na Atenção Primária, para deslocamento da Equipe de Saúde da família, em ações domiciliares, campanhas, busca ativa e atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. "Nós precisávamos desses veículos, considerando nossa extensão territorial e o perfil rural da população; além de priorizarmos o atendimento de qualidade ao nosso usuário, o que indica muitas visitas domiciliares", destaca o vice professor Claudemir. O ônibus enviado pelo deputado Alisson Wandscheer conta com 32 lugares e acessibilidade para cadeirantes. Segundo Claudemir, ele será utilizado no transporte de munícipes para tratamentos especializados, que são realizados em hospitais de outros municípios da região metropolit ana.

Prefeito e vice levam o nome de Tijucas do Sul Paraná a fora

Enquanto o vice-prefeito Claudemir marcou presenca no Forum dos Gestores, na presenca do Governador Ratinho Junior

A administração de Tijucas do Sul continua com a mesma sintonia que apresentava no início da gestão. Na última semana, enquanto o prefeito José Altair Moreira (Gringo) participava de tratativas importantes para o município na Agência de Assuntos Metropolitanos - Amep, o vice-prefeito Professor Claudemir Pereira marcou presença no Fórum Estadual dos Ges-

tores Públicos, em Foz do Iguaçu, com a presença do Governador Ratinho Junior e secretários do Paraná. Segundo o vice-prefeito Professor Claudemir, ele e Gringo se revezam para participar de tudo o que pode vir a somar para o município de Tijucas do Sul. "Estivemos nos revezando em prol da articulação e engajamento com lideranças e órgãos governamentais, a fim de cumprir as metas estabelecidas no plano de governo", destaca Claudemir.

No mesmo dia, prefeito Gringo esteve na Amep discutindo projetos para Tijucas do Sul

Na Amep, o prefeito Gringo foi sanar algumas dúvidas para elaboração de projetos para o município, junto ao Governo do Estado. Já no Fórum dos Gestores, Claudemir participou de palestras sobre os assuntos mais diversos, como planejamento e sustentabilidade a longo prazo, desenvolvimento das cidades e tecnologia na administração pública. No fórum, estiveram presentes além de lideranças políticas importantes, também representantes de empresas como a

Microsoft e Google e o famoso palestrante e economista Ricardo Amorim.

Para Claudemir, além do aprendizado em reuniões como essas, o município também ganha ao ser lembrado pelo Governo e outras lideranças da região: "Essa boa relação contribui significativamente para a credibilidade, facilitando o angariamento de recursos e emendas parlamentares", ressalta.

DA REDAÇÃO
Ônibus enviado pelo deputado Alisson Wandscheer é um investimento de R$ 700 milEntrega
Veículos foram comprados por meio de emenda dos deputados Alisson Wandescheer, Mara Lima, Alexandre Amaro e Maria Vitoria, alem de contrapartida da Prefeitura

Sessão Solene Honra o Dia Internacional da Mulher: Reconhecimento e Fortalecimento

DA ASSESSORIA

Na última quinta-feira (7) o que preencheu o Plenário da Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande foi uma atmosfera de reconhecimento e celebração, tudo isso durante a Sessão Solene especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

No evento que lotou a casa de leis, os parlamentares puderam homenagear as mulheres mais importantes de suas vidas, além de completar o espaço com sorrisos, abraços e discursos inspiradores. Ao todo foram 26 mulheres homenageadas escolhidas pelos vereadores.

O presidente da Câmara, vereador

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADA EXECUTIVA INCORPORADORA E EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA, CNPJ: 18.071.121/0001-90 torna público que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais, a Licença Simplificada para Construção a ser implantada Rua Barão do Cerro Azul, 1565 - Centro - 83005-430 - São Jose? dos Pinhais/PR

Sandro do Proteção (Solidariedade), enfatizou a relevância de valorizar as mulheres não apenas em ocasiões especiais como esta. "Todo dia é dia da mulher. Reconhecemos os desafios diários que todas elas enfrentam e o quanto é exigente ser mulher. Esta homenagem é apenas um lembrete do quão extraordinárias e inestimáveis elas são", ressalta.

SOBRE O DIA

INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 8 de março de cada ano, celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma ocasião especial para honrar as conquistas delas em todo o mundo. Essa data tem origem nos

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA MEGAPAV - CONSTRUTORA DE OBRAS LTDA, CNPJ: 02.152.117/ 0001-16 torna público que irá requerer ao Instituto Água e Terra, a Licença Ambiental Simplificada para Indústrias diversas, Usina de asfaltomóvel a ser implantada PR 340, km 1,2, s/n - Viúva Borba - 83370-000Antonina/PR

movimentos históricos de luta das mulheres por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.

Foi lá no início do século XX, que as mulheres começaram a exigir melhores condições de trabalho, salários justos e direitos políticos. Em 1908, 15.000 mulheres marcharam pelas ruas de Nova York pedindo por essas melhorias.

Em 19 de março de 1911, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela primeira vez em vários países europeus.

Desde então, essa data se tornou um momento para reconhecer as realizações das mulheres e destacar as questões de desigualdade de gênero,

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA METALÚRGICA CORTESA LTDA, CNPJ:76.673.151/0001-72 torna público que irá requerer ao Instituto Água e Terra, a Licença Ambiental Simplificada para Ind. metalúrgica a ser implantada Rua Henrique Coelho Neto, 1358 - Vargem Grande - 83321-030Pinhais/PR.

discriminação e violência contra as mulheres. É uma oportunidade para valorizar o papel fundamental que as mulheres desempenham em nossa sociedade e reafirmar o compromisso com a luta pela igualdade de gênero. Atualmente, o Dia Internacional da Mulher é celebrado de diversas maneiras ao redor do mundo, incluindo marchas, eventos culturais, debates e programas educacionais. É uma ocasião para celebrar suas conquistas, ao mesmo tempo em que refletimos sobre os desafios que ainda precisam ser superados. É também uma oportunidade para inspirar ações que promovam o reconhecimento das mulheres e a igualdade.

Vereador Professor Hélio homenageou a Professora Simone, Cleuza Munaro e Marili Marques
Vereador Sandro do Proteção e as mulheres que homenageou

Avanço na Segurança Municipal em Mandirituba

Mandirituba celebra mais uma conquista com a chegada da nova viatura para a Guarda Municipal. Uma imponente caminhonete Mitsubishi L200 Triton GLS, 4x4, automática e a diesel, acaba de ser entregue, 0 km e totalmente equipada para atuar em emergências. A viatura, proveniente do Ministério da Justiça e Segurança

Pública, foi recebida com entusiasmo pelo Secretário de Segurança Pública, Renato Guimarães Bueno, e pelo Supervisor da Guarda Municipal, Alan Silva, em Brasília. Equipada minuciosamente com mídia, giroflex, sirenes, strobes, banco de couro, cela humanizada, compartimento de equipamentos, parachoque de impulsão e outros acessórios indispensáveis para veículos de emergência.

Esta conquista representa a quinta viatura recebida por Mandirituba em apenas dois anos, reafirmando o compromisso incessante com a segurança e o bem-estar da comunidade.

O prefeito Luis Antonio Biscaia destacou a importância desse investimento em prol da proteção dos cidadãos mandiritubenses. "Estamos orgulhosos de mais essa conquista para nossa cidade. A chegada desta

nova viatura fortalece nosso compromisso com a segurança, garantindo que a Guarda Municipal esteja equipada e pronta para agir em situações de emergência. Investir na segurança é investir no conforto e na qualidade de vida de nossa comunidade. Continuaremos trabalhando incansavelmente para proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para todos." disse o prefeito.

Mais pavimentação para Mandirituba

Em um passo prático em direção ao desenvolvimento urbano, Mandirituba celebrou mais uma assinatura de um contrato para pavimentação de duas importantes vias no Centro da cidade. As ruas contempladas são a Rua Vereador Olímpio Caetano e a Rua Francisco Batista Cordeiro, que se beneficiarão de uma melhoria estrutural considerável.

O investimento total para a pavimentação dessas ruas é de R$ 441.548,93, através de um convênio com SECID, cobrindo uma área de 1.670,35 m². As obras têm previsão para começar na próxima semana, marcando uma etapa prática para o progresso de Mandirituba.

O investimento total para a pavimentação dessas ruas é de R$ 441.548,93

O prefeito Luis Antonio Biscaia destacou a importância do projeto para a comunidade, enfatizando a necessidade de investimentos em in-

fraestrutura. "Estamos cumprindo com nosso compromisso de melhorar a infraestrutura da cidade. Essa pavimentação é uma resposta às de-

mandas dos moradores, visando proporcionar melhores condições para todos." Disse o prefeito.

O Secretário de Obras e Urbanismo, Bernardo Júnior, reforçou a importância das obras de pavimentação como parte de um plano estratégico para a infraestrutura da cidade. "Estamos iniciando esta obra de pavimentação com o objetivo claro de proporcionar melhorias tangíveis para a comunidade. A obra não apenas transformará visualmente as ruas, mas também terá impactos práticos no dia a dia dos moradores", afirmou o Secretário.

Com a pavimentação em andamento, espera-se que as vias não só ofereçam uma melhor experiência de tráfego, mas também contribuam para a valorização das propriedades locais.

DA ASSESSORIA
Esta é a quinta viatura recebida por Mandirituba em apenas dois anosCaminhonete Mitsubishi L200 Triton GLS, 4x4, automática e a diesel

Iniciada a aplicação de asfalto em Gramados

Com os serviços em andamento em várias comunidades do perímetro urbano e rural, o município de Piên vive um verdadeiro canteiro de obras.

Uma das frentes trabalhadas é a pavimentação asfáltica da rua principal do bairro de Gramados, o qual recebeu nesta semana a aplicação dos primeiros metros de asfalto.

Nesta primeira etapa, foram pavimentados os primeiros 680 metros da via, a qual receberá cerca de 2,3 qui-

lômetros de asfalto. O investimento contempla calçadas, drenagem e sinalização, onde estão sendo aplicados cerca de R$ 4,6 milhões. "A obra está seguindo o cronograma e a pavimentação deve ser feita em etapas conforme for sendo concluída a base e a colocação dos meio-fio", explica o engenheiro da prefeitura, Emerson Gonçalves. Nas próximas semanas, a expectativa é que uma nova extensão seja pavimentada.

Acompanhando os trabalhos, o prefeito Maicon Grosskopf destacou

mais este importante avanço para a comunidade de Gramados. "Por décadas esse importante bairro reivindicou este investimento, o qual já não acreditava mais ser possível realizar. Agora, visitar esta obra e vivenciar a mudança que esta melhoria está causando na vida das pessoas me alegra muito", destaca o prefeito.

Além das obras em Gramados, outras comunidades estão com serviços em andamento como a Campina dos Crespins, Avencal, Poço Frio e Lageado. "Vamos iniciar em breve na

Aterrado do Alto, Trigolândia, Centro, Palmitos, Boa Vista e Campo Novo. Além disso, estamos desenvolvendo projetos para outros bairros para futuramente captar novos recursos", explica o prefeito, enaltecendo as parcerias que o município tem tido. "Agradeço ao apoio do governador Ratinho Junior, dos deputados, em especial do Ademar Traiano e do Luciano Ducci, e dos vereadores. Também destaco toda dedicação da equipe da prefeitura para que estas obras saiam do papel", finaliza o prefeito.

DA ASSESSORIA
Serão realizados cerca de 2,3 km de pavimentaçãoO investimento contempla calçadas, drenagem e sinalização

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.