Jornal O Repórter - Edição 644

Page 1


A meta é prender

Enquanto não acontece nada relevante para o cidadão em termos político administrativo, a pseudo justiça trabalha de vento em popa para articular formas para colocar na prisão o ex-presidente Jair Bolsonaro. Tentativas em procurar argumentos não faltam, pois tudo começou na Mariele, que diga-se de passagem, morreu o assunto quando descobriram que o mandante foi um deles mesmo, passou pelas joias, passou pela carteirinha de vacina, tentativa de espionagem, acusação de uso indevido do WhatsApp e assim segue. É o famoso plano de vingança sendo colocado em ação, enquanto o governo não funciona. Pergunte a um cidadão o que o governo fez em um ano que impactou positivamente na vida dele?

Não é novidade alguma que para os atuais mandantes, prender o ex-presidente uma espécie de banho na alma, visto que o atual presidente saiu da cadeia por manobra para ser colocado no cargo. Sim o CEP da sentença condenatória estava errado (risos). Toda investigação, provas juntadas, delação das testemunhas que fizeram parte do esquema, condenação em 3 instâncias, nada serve se o CEP estiver errado. Para os aliados do atual presidente, o vexame é como se fosse culpa do ex-presidente.

Parece que é questão de horas para esta prisão sair, já prenderam o passaporte, ele já marcou algo como uma espécie de despedida com carreata, até porque ele como ninguém conhece o modo de operar do crime organizado. O que me preocupa como cidadão, é onde isso vai parar, não há precedentes, a perseguição está instalada, a retaliação está instalada, e é bem provável que saindo a prisão, o caos vai se instalar e o governo não resista. Quem viver verá!

CNPJ: 36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora

Travessa Manacá, 85

Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

Na semana passada, enquanto nossa equipe trabalhava na cidade de Piên junto ao prefeito Maicon, o gestor foi assediado em plena PR-281. "Eu te amo, prefeito", gritou a pessoa enquanto dirigia e recebia sorrisinhos de Maicon. Calma, primeira-dama! Calma, população! Era só um trabalhador, um senhor, que do alto de sua máquina agrícola, quis explanar seu carinho pelo jovem prefeito! O Foca não perde uma!

Ainda lá pelas bandas de Piên, ficamos sabendo que parte da população está reclamando da chegada de uma estação de tratamento no município. Ora, pois! Será que temos que regredir para a idade da pedra, fazer nossas necessidades em buracos na terra e conviver com o fedor? Tratamento de esgoto é necessidade BÁSICA para a população!

E ainda tem quem ache, por lá, que dá pra alocar a futura estação em qualquer canto aleatório do município. Pessoal, o local foi escolhido anos atrás, em gestões anteriores, e quem escolheu foi a Sanepar. Se a empresa que tem aaaaaanos de experiência na área acha que o local escolhido será bom, é porque deve ser! Além disso, não se preocupem: já ficamos sabendo que o método de tratamento é moderno e o negócio todo que chega na estação vai ficar tampado. Saúde e qualidade de vida que fala, né?

Já em Agudos do Sul, o Foca

DIRETOR DE JORNALISMO

Pedro E. Silva

TELEFONES 41 3797-7304 41 99679-6053

foi informado que nosso querido prefeito Jesse Zoellner, formado em Direito, agora também passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nossos mais sinceros parabéns ao gestor municipal, que agora também detém de muito conhecimento necessário no que se refere a Leis! E se alguém se questionava pra onde iria nosso prefeito caso saia da vida política, bem, agora temos uma pista! Parabéns, Dr. Jesse!

Ainda percorrendo a região, ficamos tristes em saber que alguns prefeitos caíram em um golpe que tem circulado pelo WhatsApp. Passando-se por funcionários do Senador Oriovisto Guimarães, os criminosos dizem estar dispostos a enviar cestas básicas e até peixes para os municípios, desde que os gestores se comprometam em pagar apenas pelo frete das encomendas. Uma bagatela de pouco mais de R$ 1000. E prefeito que quer ajudar a população, mas tem ainda pouca malícia na rede social, acaba caindo! Uma pena, né? Fiquem avisados, gestores e servidores!!

Em Fazenda Rio Grande, o Foca ficou sabendo de uma reunião, envolvendo um grupão de ex-prefeitos, deputados, vereadores, assessores, políticos em geral. O objetivo era discutir sobre a futura disputa que define a sucessão na Prefeitura da cidade. Nesse encontro, estavam os exprefeitos Nassib Kassem Hammad, Chico Santos, Márcio Woz-

niack e Celso Rocha, além do exDeputado Federal Geraldo Cartário, a ex-secretária de saúde do município Irani Aparecida (que é inimiga de Nani Hammad) e o ex-secretário de Obras, que foi candidato a vice-prefeito, Marcelo Pelanda.

Segundo o que foi dito para o Foca, a princípio, o grupo investe no nome de Nassib para disputar novamente as eleições para prefeito de Fazenda Rio Grande. Mas algumas perguntas ficam no ar! Por exemplo: Estaria Nassib elegível, tendo em vista sua cassação pela Câmara Municipal? E neste grupo, seria ele o cabeça da chave, o candidato a prefeito? Quem seria seu vice? Ou seria Cartário o candidato a prefeito? Ou quem sabe Chico Santos, Irani, Nani, Celso Rocha? Que dúvida na cabeça do Foca!

Ali no município que é considerado a capital das abelhas, o Foca foi informado que há um jovem trabalhando bastante nos bastidores, conversado com muita gente e recebendo muito apoio. E tudo indica que ele deverá ser o novo prefeito de Mandirituba. Até porque, até o momento, não apareceu nenhum outro candidato que caia no gosto da população como o jovem Felipe Machado.

Atenção! Informamos, para os devidos fins, que as informações contidas nesta coluna não condizem com a verdade. Ou, pelo menos, com 50% delas.

COLABORADORES

Aleks Tizon

Cristiano Vaz

Dayanne Wozhiak

Luiz Augusto

Márcio Camargo

Priscila Silva

Wallysson Silva

DEPARTAMENTO

IMPRESSÃO Press Aternativa

CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba

Jornal Filiado à

Contenda registra o primeiro caso de dengue

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde, comunica o registro do primeiro caso de dengue no município. De acordo com o órgão, trata-se de um caso importado, onde uma mulher, moradora do município, contraiu a doença em Ponta Grossa. O quadro dela foi definido como caso leve e ela faz tratamento na unidade básica de saúde.

Apesar do primeiro registro ser um caso importado, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Contenda pede à população que intensifique os esforços de prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O município alerta que a dengue é uma doença que pode levar à morte e a única forma de prevenção é eliminando os criadouros do mosquito. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, a prevenção é a melhor forma de combate ao mosquito. O cidadão deve colocar areia em vasos e pratos de

Ao menor sinal de contato com o mosquito, procure o posto de saúde mais próximo

plantas, evitando acumular água em pneus, latas e garrafas, limpar e manter fechada a caixa d´ água, além de receber os agentes de endemias. Já os principais sintomas da doença é febre alta a partir de 38 graus, dores pelo corpo e nas articulações; mal-estar; falta de apetite; dores de cabeça; manchas vermelhas; podem aparecer em até 15 dias depois da in-

fecção pelo mosquito conhecido cientificamente por Aedes aegypti. Com febre e outros dois sinais citados, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Confira abaixo as principais medidas de prevenção contra o Aedes aegypti. Outras informações na Secretaria de Saúde ou pelos telefones 3625-1013 ou 98404-8041.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO RECOMENDADAS:

1.Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;

2.Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;

3.Não jogue lixo em terrenos baldios;

4.Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo;

5.Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas;

6.Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;

7.Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;

8.Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;

9.Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;

10.Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência;

11.Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas.

Guajuvira ganha capela mortuária perto do Horto Municipal

Atendendo a um antigo anseio dos moradores de Guajuvira, região rural de Araucária, a Prefeitura de Araucária, através da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), reformou o imóvel localizado na entrada do Horto Municipal, em frente à pracinha da igreja local. O espaço agora dispõe de uma capela mortuária de aproximadamente 65 m², facilitando a realização de velórios na região.

A estrutura conta com uma sala para velórios, banheiro, antessala e cozinha. De acordo com a SMMA, para facilitar o acesso ao local em horários diferenciados, como madrugada e finais de semana, uma cópia da chave será mantida com um morador local.

Diversas melhorias foram realizadas no ambiente para sua funcionalidade e conforto dos familiares em momento tão delicado. O beiral da estrutura foi substituído, um toldo de policarbonato foi instalado na parte externa, um novo forro de PVC foi colocado, uma calçada foi construída ao redor, os banheiros foram reformados e alguns reparos necessários foram feitos no telhado. Além disso, o local recebeu pintura interna e externa. Algumas adaptações foram feitas reutilizando elementos de outros espaços, como a porta, janela e pia, dentre outros móveis ali presentes.

DA ASSESSORIA
Melhorias foram realizadas para dar maior conforto aos familiares enlutados

Lançamento do novo manto!

Fazenda Futsal estreia na série Prata do Campeonato Paranaense com uniforme na cor branca. Lançamento oficial foi na última quinta (22).

O Fazenda Futsal lançou, nesta quinta-feira (22), a camisa oficial a ser usada pelo time na série Prata do Campeonato Paranaense.

O time, que fará sua estreia em 16 de Março contra o time Medianeira, na cidade do adversário, já tem também desafios marcados e escolheu a cor branca para ser a sua cor oficial em campo.

A camisa número 1 do time, na cor branca, foi escolhida como forma de dar mais destaque aos patrocinadores, que tornam possível o sonho de cada atleta defendendo a equipe. O uniforme número 2 é no tom azul celeste, o mesmo que fez sucesso na temporada de 2023. Os goleiros entram em jogo com a cor preta e, para os treinos diários no Ginásio Gurizão, ficaram escolhidas as cores preta e azul.

O lançamento foi realizado no Centro Multieventos e contou com a presença da população, que pôde comprar a camisa oficial para torcer pelo time durante as partidas. No evento também foi possível conhecer todo o elenco que vai representar Fazenda Rio Grande pelo estado, bem como a comissão técnica, categoria de base e os patrocinadores do time.

Durante a solenidade, as empresas e sócios torcedores que acreditaram no time receberam agradecimentos. Além da disputa no Campeonato Paranaense - Série Prata, o

secretário de Esportes Dudu Santos fala que existem no total 260 atletas inseridos no Projeto Fazenda Futsal, nas categorias de base.

Fazenda Rio Grande é um dos poucos municípios do Estado do Paraná com um projeto desse mesmo tamanho. A grande novidade é

que haverá equipes em todas as competições do calendário de futsal em 2024, sendo elas: o Campeonato Paranaense Sub 06 a 18 e o Sub 20, Campeonato Paranaense Sub 17 Feminino, Campeonato Metropolitano em todas as categorias, Taça Curitiba, Liga Metropolitana, Grand Pix de Futsal, Brasil CUP, Circuito Paranaense de Menor, Golden Kids, Copa Litoral, Copa Mundo, Copa América e NFP. A grande estreia do Fazenda Futsal na série Prata do Campeonato Paranaense será no dia 16 de Março, às 20h, no Ginásio Antônio Lacerda Braga, em Medianeira, contra o time local.

DIVULGAÇÃO
Elenco do Fazenda Futsal e nosso colaborador Gabriel Carriconde à direita
Time expõe todos os uniformes que serão usados em 2024
DIVULGAÇÃO

Prefeito Hissam recebe título de Cidadão Honorário

O gestor municipal de Araucária foi indicado ao título pelo presidente da Câmara, Ben Hur Custódio.

O presidente da Câmara Legislativa Municipal de Araucária, Ben Hur Custódio, indicou e teve aprovado pelos colegas vereadores o Projeto de Lei por meio do qual será entregue, ao prefeito do município, Hissam Hussein Dehaini, o título de Cidadão Honorário de Araucária. O evento de entrega da honraria ocorreu na última quinta-feira (22), na Unifacear da cidade.

No Projeto de Lei que indica a concessão do título ao atual prefeito, Ben Hur justifica que Hissam promoveu e trabalhou pela evolução e o crescimento de Araucária, apresentando e aprovando projetos em benefício da população.

O município de Araucária tornou-se referência nacional na gestão de Hissam, que trouxe projetos inovadores, bem como semáforos com faixa de LED, estacionamento rotativo e a redução da tarifa no transporte coletivo, que é a mais baixa da região metropolitana.

QUEM É HISSAM?

Hissam é um empresário, natural de São Paulo e descendente de família libanesa. Morando há mais de 40 anos em Araucária, ele se candidatou a prefeito do município em 2012, não obtendo êxito na eleição. Foi em 2016 que Dehaini se tornou o gestor municipal, com pouco mais de 50% dos votos. Em 2020, ele se reelegeu com quase 70% dos votos, sendo o primeiro prefeito a ser reeleito na cidade.

Discreto, ele não costuma dar entrevistas, mas seu trabalho na Prefeitura é notado e reconhecido

pelos moradores e também Paraná afora. Hissam é lembrado pelo trabalho de gestão, realizando cortes de custos onde julgou necessário e investimento pesado no que era mais preciso para a população.

Ainda segundo o Projeto de Lei apresentado na Câmara, o prefeito sempre teve um olhar especial às pessoas que mais precisavam, e mais se encon-

travam "esquecidas" pelo Poder Público; tendo como foco a promoção da qualidade de vida de toda a população.

Além disso, o bom relacionamento e o reconhecimento do Prefeito com os servidores das secretarias municipais e com a Câmara Legislativa, foi fundamental para que diversos projetos saíssem do papel da melhora forma.

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Prefeito encerra seus dois mandatos na Prefeitura nesse ano
Hissam é natural de São Paulo, mas mora em Araucária há mais de 40 anos
Ben Hur foi indicado pelo prefeito para compor a chapa que irá suceder o gestor em 2025
Presidente Ben Hur e prefeito Hissam Hussein

Como acabar com as enchentes?

Alguns moradores de Curitiba se viram debaixo d'água na última semana. Pinhais, que passava por dificuldades semelhantes dez anos atrás, já não passa. O ex-prefeito Luizão Goulart comenta o que é preciso nessas situações.

Cajuru, Água Verde, Boqueirão e Uberaba. Esses são alguns dos bairros afetados pelas fortes enchentes em Curitiba nos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil, nenhuma pessoa ficou desabrigada até o momento. Ainda assim, o transtorno é grande. Pinhais, que sofria com situações similares anos atrás, já não enfrenta alagamentos. E isso se deve ao trabalho de planejamento e obras iniciadas pelo ex-prefeito Luizão Goulart em 2010.

Luizão foi prefeito da cidade entre 2009 e 2017 e tinha esse como um de seus objetivos: acabar com os alagamentos. "A gente conviveu muito com isso em Pinhais. Muitos e muitos anos. Até o momento que tive oportunidade de assumir a Prefeitura e encarar esse problema com seriedade, planejamento e muito investimento para poder, hoje, dar uma tranquilidade para a população",

AUTORIZAÇÃO FLORESTAL

INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MINÉRIOS BACAETAVA LTDA EPP, CNPJ: 14.886.160/0001-94 torna público que irá requerer ao IAT, a Autorização Florestal para corte de USO ALTERNATIVO DO SOLO - UAS no IMÓVEL DE MATRÍCULA 22.722, EM COLOMBO/PR, COORDENADAS UTM: E ou X (m) = 678.500 m N ou Y (m) = 7.208200 m.

destaca o professor, que já foi também Deputado Federal. Ele afirma que esse é um problema que tem que ser resolvido antes das chuvas. Segundo Luizão, assim como havia em Pinhais, Curitiba tem manilhamentos que foram feitos há aproximadamente 30 anos atrás, o que não acompanhou o crescimento populacional do município. "A cidade cresceu, impermeabilizou o solo, e isso deve ser substituído com novas manilhas, pra poder dar vazão às águas", ressalta.

O ex-prefeito diz que está acompanhando a situação na capital paranaense, que tem sido muito procurado por seu conhecimento no assunto, e lamenta o que os moradores de Curitiba têm enfrentado. "A pessoa tem diversos tipos de prejuízo. Ela tá lá no serviço, não sabe se vai chegar em casa e ainda vai ter que tirar água de dentro de casa, se vai ter prejuízo com os móveis, com o carro, a rua em condições que não dá pra trafegar...", comenta, complementan-

Moradores do bairro Cajuru queimaram pneus em protesto contra as enchentes

do: "Isso não é resolvido de uma hora pra outra. Infelizmente, na hora que acontece a chuva, não tem muito o que fazer. Isso tem que ser feito com planejamento, [leva] muitos anos, muito investimento e vontade de resolver."

MODELO ESTADUAL

Anos antes da gestão de Luizão, Pinhais era um dos municípios que mais sofria com alagamentos na Grande Curitiba. Isso porque rios como o Bacacheri e Atuba deságuam na cidade. Assim como há três represas de divisa com Piraquara. Hoje, a cidade já não enfrenta essa dificuldade.

Mas foi necessário todo um trabalho de prevenção, por parte do ex-prefeito, para dar fim aos alagamentos por lá. Para ele, duas ações são fundamentais: a primeira é facilitar o escoamento das águas para os rios, com substituição de manilhas e obras nesse sentido; a segunda é o trabalho de afundamento do rio, com

a dragagem (remoção de solo) e reconstrução das margens.

Além disso, também é preciso um trabalho social, de ir até as áreas próximas de rios e afluentes e verificar a necessidade de realocar possíveis moradores da região. No espaço onde hoje há o famoso Parcão de Pinhais, um parque especial para quem tem cachorros, existiam famílias vivendo. Por ser nas margens de um rio, Luizão enquanto gestor municipal da época, realocou os moradores para outro espaço, onde há melhores condições de moradia.

Luizão é reconhecido por seu trabalho em Pinhais. Tanto que se reelegeu como prefeito da cidade com 93,7% dos votos em 2012. Na época, seu desempenho virou notícia em todo o País. Seus passos são ainda seguidos através da atual prefeita municipal, Rosa Maria de Jesus, que deu continuidade ao trabalho de Goulart, incluindo a prevenção de alagamentos.

Luizão Goulart disse ao Jornal O Repórter que esse problema se resolve com planejamento
DIVULGAÇÃO

Rádio Iguassu migra para a FM

A Rádio fundada em 1950, em Araucária, continuará apresentando-se pela AM A Rádio fundada em 1950, em Araucária, continuará apresentando-se pela AM em p p p p or um t or um t or um t or um t or um temp emp emp emp empo o o o , mas t mas t , mas t mas t , mas também e ambém ambém e ambém ambém es s s s t t t t t ar ar ar ar ará, em br á, em á, em br á, em á, em bre e e e e v v v v e e e e , em uma no , em uma no , em uma no , em uma no nov v v v va fr a fr a fr a fr

A renomada emissora de rádio da Grande Curitiba, Radio Iguassu AM 830, está prestes a realizar uma mudança significativa ao migrar para a frequência modulada (FM). A emissora já tem definido o seu novo endereço, e os ouvintes poderão sintonizá-la em 82,9 na faixa estendida.

A decisão de migrar para o FM é parte de um processo que teve início há mais de uma década, quando foram estabelecidas as regras para a extinção do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias de caráter local, referindo-se às transmissões em AM. Movimento este, que visa acompanhar as mudanças tecnológicas e proporcionar uma experiência auditiva mais avançada aos ouvintes.

"Para nós, é interessante porque nós vamos ficar com um meio a mais de comunicação. Nós temos um prazo, pelo que o Ministério estabelece, para manter a AM no ar. E a FM vai

abranger uma região grande, então vai trazer um benefício, que é a qualidade do som, comparando a AM", explica o diretor superintendente da Rádio Iguassu, Carlos César, lembrando que além das faixas AM e FM, é possível acompanhar a Rádio pelos canais digitais, através do site www.radioiguassu.com.br

A equipe disse que ainda não há um prazo quanto à mudança e que aguarda, do Ministé rio das Comu-

nicações, os próximos passos a serem seguidos. "Essa demanda quem estabelece é o Ministério das Comunicações. Nós apenas estamos nos adequando a esse novo processo. E o nosso sentimento é de satisfação e alegria, de ver que a gente está migrando. É um esforço muito grande para gente fazer isso, não só nosso, mas de todas as outras emissoras", define o diretor superintendente.

SOBRE A RÁDIO IGUASSU

Classificada como A1 com potência de 50 kW, a Rádio Iguassu se destaca como uma emissora de grande alcance, cobrindo toda a região metropolitana de Curitiba com qualidade e nitidez. Fundada em 1950 e inicialmente chamada Rádio Cambiju, a Rádio recebeu o nome Iguassu aos 21 anos. Com uma programação rica e muita história, a Iguassu é considerada a voz católica do Paraná, pertencendo à fundação São Vicente de Paulo, dos padres vicentinos. O carrochefe hoje é o programa Boca no Trombone, que soma 46 anos de existência e é apresentado por Eduardo Kampa. A programação também inclui o Festa sertaneja, que tem já seus 60 anos, Rancho Alegre, Hora Polonesa, Galpão Gaúcho e Clube da Viola, apresentado por Zé da Enxada, da dupla com Nhô do Rodo. Outros programas com grandes nomes da comunicação também são apresentados e a ideia é manter a lista na nova frequência.

Os estúdios da Rádio Iguassu ficam na Rodovia do Xisto, Araucária DA REDAÇÃO
DIVULGAÇÃO

Dupla definida!

Prefeito Hissam, de Araucária, escolhe sua dupla para a eleição municipal: sua vice Hilda e seu líder do Executivo na Câmara, Ben Hur.

Encerrando, em 2024, dois mandatos de muitas benfeitorias para Araucária, o prefeito Hissam Hussein Dehaini anunciou, nesta quarta-feira (14), os seus escolhidos para dar continuidade aos trabalhos no município. Sua vice, Hilda Lukalski Seima (PSD) foi a escolhida pelo prefeito para substui-lo no Executivo. Para compor a chapa como candidato a vice-prefeito, Hissam escolheu o atual vereador e presidente da Câmara Legislativa, Ben Hur Custódio.

A decisão sobre aqueles que darão continuidade ao legado de Hissam em Araucária, foi dada pelo próprio prefeito em reunião com seu círculo político mais próximo. Para o prefeito, Hilda é quem poderá, de fato, manter o ritmo em que se encontra o município, com obras, benfeitorias e inovação por todo lado. Além disso, ele acredita

que essa é uma forma de retribuir à companheira por sua lealdade ao longo de dois mandatos.

Recentemente, na inauguração do CMEI Plínio, a vice e futura candidata a prefeita, dona Hilda, demonstrou seu respeito ao trabalho de Hissam e de todo o funcionalismo público municipal: "Ninguém faz nada sozinho. E temos o auxílio e a parceria de todas as secreta-

rias que trabalham em conjunto com o prefeito", disse. Como atual presidente do Poder Legislativo, Ben Hur tem se destacado. A atual gestão, que tem ele como líder, foi a que mais apresentou proposições na história da Casa de Leis em Araucária. Foram 2,3 mil projetos e requerimentos aprovados no último ano. Além disso, somente em 2023, a Casa economi-

zou R$ 19, 5 milhões - dinheiro este que foi revertido em projetos para a população, como é o caso da redução da tarifa no transporte coletivo para R$ 1.

Em entrevista ao Jornal O Repórter, o presidente disse que Araucária é hoje referência no estado, o que consequentemente fez também o estado ser referência no País. Para 2024, antes do anúncio do prefeito Hissam, ele já garantia que os araucarienses poderiam esperar muito trabalho de sua parte: "A população pode esperar muito trabalho, voltado sempre às pessoas que mais precisam do Poder Público", disse recentemente.

Apesar do anúncio de apoio do prefeito à dupla, os partidos ainda não definiram seus candidatos, o que deve ocorrer em convenção partidária na metade do ano. Ao que tudo indica, no entanto, Hilda e Ben Hur ainda serão os nomes indicados.

DA ASSESSORIA
A convenção partidária que dará a última decisão deve ser na metade do ano

Natal Luz 2023 de Piên gera discussões

Prefeito Maicon Grosskopf explica as motivações para a realização do evento, que gerou discussões na Câmara Legislativa recentemente.

A última semana antes do Carnaval foi de discussões referentes ao investimento realizado pela Prefeitura Municipal de Piên no evento Natal Luz 2023. Na última sessão ordinária da Câmara Legislativa, na terça-feira (6), a vereadora Seandra Cordeiro de Olivera apresentou o Requerimento nº 001/2024, no qual questiona o Poder Executivo sobre o assunto. Segundo a vereadora, ela teria sido procurada por moradores querendo saber qual teria sido o valor gasto no evento.

"Na hora da festa, quando todo mundo tá se divertindo, não é conveniente você bater no ombro do amigo e falar 'ó, tô pagando tanto por essa festa', mas agora que passou, acho que é importante a gente ponderar sobre isso", explicou a edil.

Segundo ela, um grande gasto foi com o show da dupla Di Paullo & Paulino, que ela acredita ter sido organizado às pressas: "ele foi contratado uma semana antes. Então, assim 'ah,

tá sobrando dinheiro aqui, vamos contratar essa banda'. Não precisava, na minha opinião", comentou. O prefeito municipal explicou, à nossa redação, que para realizar o show foi necessário todo um planejamento. Segundo ele, não se trata apenas do cachê da dupla, mas de toda a estrutura de palco, sinalizações, segurança etc.

Para arcar com todas as demandas, a Prefeitura investiu R$ 240 mil. "A gente fez toda uma análise, que revelou o desejo da população de ter um show nacional. Era uma reivindicação, já que todos os municípios da região já tinham feito. E achamos oportuno ter esse show na abertura do Natal, para aquecer ainda mais esse evento", comenta Maicon Grosskopf. Segundo ele, esse foi o maior show já realizado em Piên e até mesmo pessoas que estavam acamadas foram para acompanhar o evento.

"Para uma pessoa que tem condições financeiras de ir pra Curitiba, é fácil. Mas para uma pessoa que mora no interior e não tem essa condição, talvez tenha sido a única oportunidade

que ela teve de acompanhar um show nacional", complementa o chefe do Executivo. Maicon detalha, ainda, que o Natal Luz começou a ser desenhado após um período traumático da Pandemia da Covid-19, que além de tirar a vida de muitas pessoas, deixou outras doentes física e emocionalmente.

Para a moradora Rosa Honório de Castro, que é aposentada e mora em Piên, o show foi ótimo. Ela que já tinha ido à Araguari, Minas Gerais, só para ver a dupla, ficou muito feliz em participar da apresentação perto de casa e ainda poder encontrá-los no camarim, acompanhada da filha Eva de Castro, que pela primeira vez participou de um show como este. "Foi muito maravilhoso, foi uma benção. Aqui é bom que venham sempre eventos, porque não é todos que podem sair. Eu fui lá em Araguari, Minas Gerais, ver Di Paullo & Paulino, mas não é todos que vão. Quantas duplas vierem aqui, é muito bem-vindo", relatou dona Rosa. Quanto ao evento do Natal em geral, ela citou que havia

pessoas de outras cidades visitando Piên no Natal e que achou tudo muito bonito. Outro questionamento partiu do vereador e presidente Giomar da Rosa (Juma), que diz não compactuar com a decisão de alugar piscapiscas ao invés de comprá-los. Ele acredita que a compra geraria economia aos cofres públicos.

O prefeito Maicon explica haveria muita burocracia e gastos para garantir a decoração, efetivo, e até espaço para armazenamento nesse caso. "A Prefeitura não tem efetivo de pessoal pra ir lá montar. Nós íamos ter que contratar um eletricista para fazer todo o projeto, tem que ter um engenheiro. A estrutura metálica das árvores, nós não temos, então teríamos que fabricar. E todo mundo sabe que os materiais de pisca-pisca, boa parte a empresa descarta, porque no outro ano não vai ser possível aproveitar. E veja, quantos piscas-piscas novos foram colocados. Então, todo ano, estamos sempre trazendo algo novo. Isso é possibilitado através do serviço terceirizado", relata.

DA REDAÇÃO
Abertura do Natal Luz reuniu mais de 15 mil pessoas em Piên
Dona Rosa e a filha Eva cumprimentaram a dupla em seu camarim
DIVULGAÇÃO

Agudos do Sul realiza 1ª Pedalada da Natureza

O percurso Circuito do Bufalo tem 25 km e contou com a presença de mais de 180 participantes.

No último domingo, dia 18 de fevereiro de 2024, o município de Agudos do Sul testemunhou o emocionante lançamento da primeira Pedalada da Natureza. O ponto de partida foi a histórica Capela Santo Antônio, localizada no pitoresco bairro Taboão. O percurso, intitulado Circuito do Bufalo, estende-se por 25 km, proporcionando aos participantes uma experiência de tirar o fôlego, repleta de adrenalina e belezas naturais.

A energia contagiante do evento atraiu mais de 180 entusiastas, ansiosos por explorar a paisagem deslumbrante e desfrutar de uma jornada revigorante. Desde o início até o término do dia, a atmosfera foi marcada por entusiasmo e camaradagem, com momentos de pura diversão e aventura.

Além da pedalada, os participantes foram agraciados com um delicioso café da manhã e um almoço repleto de iguarias locais. O evento também ofereceu uma variedade de atrações, garantindo que todos os presentes desfrutassem de uma experiência inesquecível, celebrando a beleza e a vitalidade da natureza em Agudos do Sul.

PEDALADA DA NATUREZA

A Pedalada é um esporte não competitivo, que visa o passeio turístico de contemplação do ambiente natural e rural. A atividade faz parte do Circuito Internacional de Caminhadas e Pedaladas na Natureza, da Confederação Brasileira de Esportes não CompetitivosAnda Brasil.

da natureza

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO DO TENENTE

Sessão Ordinária N° 2751 no dia 15 de fevereiro do ano de 2024, realizada na sede da Câmara Municipal estiveram presentes o Senhor Presidente Roberto Carlos Maurer e os vereadores, Paulo Renato Quege, Lucie Christine Cavalheiro, Solange Maria de Lima Fávaro, Gustavo Brun Ribas Pinto Vizentin, Josemar Veiga, Juliano da Silva e Marcos Weley Lazarino. Após lida e aprovada à ata da sessão Solene N° 2750 do dia 06 de fevereiro, entrou em pauta:

LEGISLATIVO

Projeto de Resolução Nº 001/2024 que Regulamenta procedimento para pequenas compras e prestação de serviços de pronto pagamento, na forma da Lei Federal n° 14.133 de 01 de abril de 2021, e dá outras providências. (Aprovado)

Projeto de Resolução Nº 002/2024 que Altera o valor da bolsa-auxílio dos estagiários do Poder Legislativo previsto no Anexo I da Resolução 002/2022. (Aprovado)

Projeto de Lei 001/2024 Autoria - Poder Legislativo que Concede a recomposição inflacionaria e aumento real para adequação de vencimentos dos cargos efetivos e comissionados da Câmara Municipal de Campo do Tenente - PR (Encaminhado para Parecer das Comissões)

Projeto de Lei 002/2024 Autoria - Poder Legislativo que Altera o anexo II da Lei Municipal nº 1.076/2022, modificando as atribuições do Cargo de Diretor Geral. (Encaminhado para Parecer das Comissões)

EXECUTIVO

Projeto de Lei 001/2024 Autoria - Poder Executivo que Autoriza o Poder Executivo a Conceder Auxílio-moradia e auxílio-alimentação aos profissionais do Programa "Mais Médicos" do ministério da saúde e dá outras providências. (Encaminhado para Parecer das Comissões)

Projeto de Lei 002/2024 Autoria - Poder Executivo que Autoriza o Poder Executivo a celebrar termo de convênio com a Agência de assuntos metropolitanos do ParanáAMEP, para fins de implementação de linha de ônibus metropolitana (Encaminhado para Parecer das Comissões)

Projeto de Lei 003/2024 Autoria - Poder Executivo que Concede revisão geral Anual aos servidores efetivos e empregados públicos municipais da Administração Direta e Indireta, Ativos, Inativos com e sem paridade, pensionistas, comissionados e conselheiros Tutelares (Encaminhado para Parecer das Comissões)

Projeto de Lei Nº 021/2023- Autoria Poder Executivo que Autoriza o Poder Executivo a desmembrar e doar imóvel para indústrias

A pedalada é de caráter não-competitivo e visa a contemplação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal O Repórter - Edição 644 by jornal oreporter - Issuu