CAMPANHA
10 MARÇO 2011 ANO 97 - N.º 4850 FUNDADOR José Ferreira Lacerda DIRECTOR Rui Ribeiro
PREÇO: 0,80 euros (IVA incluído) SEMINÁRIO DIOCESANO – 2414-011 LEIRIA TEL. 244 821 100/1 • FAX 244 821 102 E-MAIL: jornal@omensageiro.com.pt WEB: www.omensageiro.com.pt
P. 11
ECONOMY DE00982011SNC/GSCCS
MENSAGENS PARA A QUARESMA 2011
D. António Marto
QUARESMA COM AS CORES DA CARIDADE
Eis-nos de novo na Quaresma que nos prepara e conduz à celebração da Páscoa da Ressurreição. É um tempo litúrgico muito precioso e importante para cuidar da qualidade da nossa vida espiritual; tempo especial de recolhimento e de oração para discernir a presença de Deus na nossa vida, para aferir a verdade e a autenticidade das nossas opções, dos nossos comportamentos, do nosso estilo de vida à luz da Palavra de Deus e dos desafios do nosso tempo. Hoje corremos o risco de nos deixar seduzir pelo estilo consumista, na busca de um bem estar meramente material, que um autor descreve de modo acutilante: “O consumismo converteu-se na ‘nova religião’ do homem moderno. A meta absoluta consiste em possuir e gozar: eis a sua doutrina. Para isso é necessário trabalhar e ganhar dinheiro: eis a sua ética e os seus valores. As grandes superfícies são as novas catedrais: eis os seus lugares de culto. Os praticantes acodem à sua compra semanal: eis o preceito de fim de semana. Vivem com devoção intensa as grandes festas (Natal, Ano Novo, férias, casamentos, dia do pai, da mãe, dos namorados...)... Temos de tudo e carecemos de paz e de alegria interior” ( J. A. Pagola).
...continua na p. 2
CULTURA Comemorações | P. 4
Aniversários do rancho Rosas do Lena e Museu Etnográfico
“Humanização dos serviços e intervenção da família” no HSA
De 14 a 16 de Março | P. 4
Angariação de fundos | P. 6
Semana da Jantar para a Leitura em Leiria Cruz Vermelha de Leiria
No Teatro José Lúcio | P. 5
Abrunhosa & Comité Caviar em Leiria
A Quaresma, que nos conduz à celebração da Santa Páscoa, é para a Igreja um tempo litúrgico muito precioso e importante, em vista do qual me sinto feliz por dirigir uma palavra específica para que seja vivido com o devido empenho. Enquanto olha para o encontro definitivo com o seu Esposo na Páscoa eterna, a Comunidade eclesial, assídua na oração e na caridade laboriosa, intensifica o seu caminho de purificação no espírito, para haurir com mais abundância do Mistério da Redenção a vida nova em Cristo Senhor (cf. Prefácio I de Quaresma).
Papa Bento XVI
SEPULTADOS COM ELE NO BAPTISMO, FOI TAMBÉM COM ELE QUE RESSUSCITASTES (cf. Cl 2, 12)
“Eco-Cidade” | Última
Menos carros no centro de Leiria
1. Esta mesma vida já nos foi transmitida no dia do nosso Baptismo, quando, «tendo-nos tornado partícipes da morte e ressurreição de Cristo» iniciou para nós «a aventura jubilosa e exaltante do discípulo» (Homilia na Festa do Baptismo do Senhor, 10 de Janeiro de 2010). São Paulo, nas suas Cartas, insiste repetidas vezes sobre a singular comunhão com o Filho de Deus realizada neste lavacro. O facto que na maioria dos casos o Baptismo se recebe quando somos crianças põe em evidência que se trata de um dom de Deus: ninguém merece a vida eterna com as próprias forças. A misericórdia de Deus, que lava do pecado e permite viver na própria existência «os mesmos sentimentos de Jesus Cristo» (Fl 2, 5), é comunicada gratuitamente ao homem.
VISITA PASTORAL
SOCIEDADE Encontro de Psiquiatria |P. 6
DESTAQUE
Entrevista ao padre Alcides Rocha Neves, pároco da Ortigosa | P. 8 e 9
...continua na p. 3
ECLESIAL Testemunhos | P. 8
Converter-se Vigararias promovem | P. 11
Grande Oração Vocacional Peregrinação a pé | P. 11
“A SEARA HÁ-DE SURGIR, ESPERAMOS QUE O TEMPO AJUDE”
Pastoral Juvenil convida jovens de Leiria-Fátima: “Vem connosco fazer os passos de Santiago”